sexualidade À luz da doutrina espÍrita.04.2011

30
SEXUALIDADE À LUZ DO ESPIRITISMO

Upload: irabeni-nunes-de-oliveira

Post on 17-Feb-2015

176 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

SEXUALIDADE À

LUZ DO ESPIRITISMO

Page 2: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Espiritismo e a ignorância sexualEspiritismo e a ignorância sexual

Diante do que o Espiritismo nos oferece no campo do esclarecimento sexual a visão das criaturas humanas sobre a missão sagrada do sexo ainda é muito limitada e obscura, reinando profunda ignorância.

Para uma grande maioria o sexo está restrito às suas manifestações primárias, onde surgem o desequilíbrio, a viciação e a devassidão moral.

Page 3: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Para estudar e compreender sexo com Doutrina Espírita, é necessário deslocarmos nossa visão do campo estritamente fisiológico e projetá-la no campo ilimitado do Espírito imortal.

Page 4: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

O Sexo na Vida Universal

• Sexo é fundamento da Vida Universal. Encontra-se nas origens da própria vida, a qual é emanada do Criador.

• “ Criação, vida e sexo são temas que se identificam essencialmente entre si, perdendo-se em suas origens no seio da Sabedoria Divina.” (in Ação e Reação, Cap.15)

Page 5: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

• A energia sexual está intimamente ligada a todo princípio de vida em todos os graus evolutivos, tanto no planeta Terra como em todos os recantos do Universo.

• O sexo, na essência, é energia divina. Força da vida, encontra-se na base de todos os processos de evolução dos seres.

Page 6: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

É através dos recursos magnéticos do sexo que as criaturas humanas e todos os seres dos reinos inferiores se atraem uns aos outros formando os casais e conseqüentemente as famílias, garantindo a preservação da vida no planeta e no Universo.

Segundo o Espírito Emmanuel, os estímulos genésicos são ingredientes da vida e da evolução, criados pela mesma Providência Divina para a sustentação e a elevação de todos os seres”. (Vida e Sexo, Cap. 25)

Page 7: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Constituição da criatura humana

Para a Doutrina Espírita, a criatura humana não é somente matéria, pois ela é formada de corpo físico, corpo espiritual e espírito.

Page 8: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

• Dessa trindade o ESPÍRITO é o comandante, o gerente absoluto da organização psicossomática. Este que sobrevive após a destruição do corpo. È o ESPÍRITO com sua sensibilidade e os recursos morais, intelectuais, caráter e hábitos.

Page 9: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

As qualidades do Espírito não são o produto do mecanismo do corpo físico, através das glândulas e hormônios

Page 10: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

• Segundo o Espírito André Luiz: “A personalidade não é obra da usina interna das glândulas, mas produto da química mental.”. (No Mundo Maior, Cap. 11).

Page 11: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

UNIÃO FISIOLÓGICA

• Para entendemos melhor o assunto “sexo” com Doutrina Espírita, não podemos limitarmos a sua função sagrada simplesmente à união fisiológica. Segundo André Luiz:

• “(...) na terra é vulgar a fixação do magno assunto no equipamento genital do homem e da mulher. Contudo, é preciso não esquecer que mencionamos o sexo como força de amor nas bases da vida, totalizando a glória da Criação”. (Ação e Reação, Cap. 15).

Page 12: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

SEXO NO CORPO FÍSICO E NO ESPÍRITO

• Tem sexo os Espíritos?• A individualidade do Espírito após a morte.

• Subconsciência: arquivo profundo da personalidade;

Page 13: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Segundo Emmanuel:(in Emmanuel,Cap. 14)

• “ (...) é o acervo de experiências realizadas pelo ser em suas existências passadas. O Espírito, no labor incessante de suas últimas existências, vai ajuntando as séries de suas conquistas, de suas possibilidades, de seus trabalhos; no seu cérebro espiritual Organiza-se, então, essa consciência profunda, em cujos domínios misteriosos se vão arquivando as recordações (...)”.

Page 14: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

A MENTE É A SEDE REAL DO SEXO

• Embora os Espíritos não possam se reproduzir, conservam no seu arquivo mental todos os reflexos resultantes de suas atividades praticadas aqui na Terra, na sucessão das reencarnações, vivenciando as funções masculinas ou femininas que o corpo físico lhes ofereceu.

Page 15: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

• Personalidade sexual: soma de milênios de experiências;

• A sexualidade nos órgãos genitais:- Os órgãos genitais são instrumentos passivos,

obedecendo ao comando mental. Não são eles que decretam a nossa sexualidade, mas sim a nossa estrutura psicológica;

- Um exemplo de que o sexo é mental é o problema da homossexualidade!

Page 16: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

A bissexualidade na estrutura psicológica do Espírito

• “(...) através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade,mais ou menos pronunciada, em quase todas as criaturas”. (Vida E Sexo, Cap. 21).

Page 17: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

• O fenômeno da bisssexualidade é a pessoa apresentar em sua personalidade, em seus hábitos, em suas aptidões e tendências, qualidades tanto femininas quanto masculinas.

• Quanto mais virtudes de ambos os sexos possuir o Espírito, maior será o seu grau de evolução na hierarquia espiritual.

Page 18: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Aquisição de Qualidades“Compreendemos, destarte, que na variação de nossas experiências

adquirimos, gradativamente, qualidades divinas,como sejam a energia e a ternura, a fortaleza e a humildade, o poder e a delicadeza, a inteligências e o sentimento, a iniciativa e a intuição, a sabedoria e o amor, até lograrmos o supremo equilíbrio em Deus.” (No Mundo Maior, Cap. 11)

Page 19: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

De todas as perturbações que experimenta a Humanidade, nenhuma é tão grande e tão devastadora na sua repercussão quanto os desequilíbrios do sexo

INQUIETAÇÃO SEXUAL

Page 20: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Ignoram as criaturas humanas que as emoções descontroladas, os desejos inferiores acalentados, os pensamentos infelizes cultivados, os sentimentos de posse exclusiva e os excessos de prazeres sexuais prejudicam e danificam profundamente a vida íntima, a organização mental, o nosso corpo espiritual e, conseqüentemente, o corpo físico.

Page 21: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Estados psíquicos do sexo torturado. Fixação da mente na subconsciência

• (...) Fixar o pensamento no sexo torturado , com desprezo dos demais departamentos da realização espiritual, através do cosmo orgânico, é estacionar, inutilmente, no trilho evolutivo; é entregar-se, inerme, à influência de perigosos monstros da imaginação, quais o despeito e a inveja, o desespero e a amargura, que abrem ruinosas chagas na alma e que cominam ao exclusivismo, pena que pode avultar até a loucura e à inconsciência. (No mundo Maior, cap. 11)

Page 22: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

ENFERMOS DA INQUIETAÇÃO SEXUAL

• Encontram-se em todos os ambientes de sofrimento do mundo: gabinetes de psiquiatras e sexólogos, grande parte nos hospitais de recuperação da saúde mental e, enorme legião de enfermos psíquicos encontram-se em seus próprios lares, exigindo muita compreensão e amor dos familiares para ajudá-los na reabilitação espiritual.

Page 23: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Libertação do desequilíbrio sexual.O amor espiritualizado.

• É indispensável que a criatura humana, tanto o homem como a mulher, deixe seu coração ser inundado pela luz suave e aquecedora do Evangelho de Jesus, a fim de aprender a trabalhar na eliminação de suas próprias deficiências afetivas.

O amor espiritualizado é o remédio mais importante na recuperação dos desequilíbrios do sexo, pois com ele aprenderemos a dirigir nossas afeições com educação, responsabilidade, discernimento e fidelidade, na reconstrução de nossa felicidade, fazendo, antes de tudo, os outros mais felizes, principalmente a alma que nos entregou o próprio coração na vida a dois.

Page 24: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

A VISÃO ESPIRITUAL DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – OS BACILOS PSÍQUICOS

• Toda doença do corpo físico está sempre acompanhada de uma desorganização na estrutura profundamente plástica do corpo espiritual.

• Há bacilos físicos e psíquicos agindo simultaneamente de maneira devastadora nos dois corpos.

Page 25: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

BACILOS PSÍQUICOS

São germens de ordem espiritual, originados da viciação sexual, frutos do desequilíbrio mental.

São bacilos psíquicos da tortura sexual;São produzidos pela sede febril de prazeres inferiores;

Incontinência no domínio das emoções;Experiências sexuais variadas;

Contato com entidades grosseiras que o vampirizam.

Page 26: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

HOMOSSEXUALISMO E A LEI MORAL

–Todo ato que desvirtua a Lei Natural é uma transgressão da Lei Divina, trazendo desarmonia na estrutura delicada e sensível da nossa vida mental, da nossa organização perispirítica e, principalmente, na intimidade de nossa CONSCIÊNCIA, provocando enfermidades as mais estranhas, físicas ou psíquicas.

Page 27: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

HÁ TRANSGRESSÃO DA LEI DIVINA DEVIDO AO DESVIO INCONDICIONAL EXISTENTE NA RELAÇÃO, ISTO É, COMPORTAMENTO ILÍCITO, NO SENTIDO DE MODIFICAR A MISSÃO FUNDAMENTAL DOS ÓRGÃOS, COMETENDO UMA ABERRAÇÃO SEXUAL.

O Espiritismo explica o fenômeno da homossexualidade pela inversão do corpo físico, ou seja, em oposição à característica masculina ou feminina registrada profundamente no arquivo mental de cada Espírito, acumulada através das sucessivas experiências reencarnatórias.

A homossexualidade, enquanto manifestação das qualidades masculinas e femininas da estrutura psicológica do ser, independente do corpo que se manifeste, não é considerada transgressão da Lei Divina, ao passo que a prática sexual dos homossexuais, ou seja, o homossexualismo, é transgressão da Lei Divina.

Page 28: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Educação sexual à luz do Evangelho.Medicina preventiva do corpo e da alma.

• Os problemas da sexualidade humana estão profundamente radicadas na estrutura mental ou psicológica.

• A educação do sexo não se faz com a eliminação dos reflexos mentais de feminilidade ou masculinidade, pois já constitui patrimônio internos, adquiridos em reencarnações sucessivas, nos milênios.

Page 29: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

O Espírito tem o dever de aperfeiçoar e purificar as qualidades, isto é, espiritualizar a sua própria personalidade, para dominar os desejos inferiores, conter as aberrações sexuais e distanciar-se da promiscuidade sexual, direcionando suas energias psíquicas com muito ESFORÇO INTERIOR, para a obra da FÉ SUPERIOR, da CARIDADE, da VIRTUDE e das ARTES.

A auto-educação das energias da libido para que possamos conquistar o AMOR ESPIRITUALIZADO, aplicá-la com EQUILÍBRIO e DISCERNIMENTO, expandindo a SENSIBILIDADE para novas fontes de prazeres mais nobres e sutis, muito além do sexo fisiológico.

Page 30: SEXUALIDADE À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.04.2011

Para os espíritas em matéria de sexo:

• Não PROIBIÇÃO, mas EDUCAÇÃO;• Não PRECONCEITO, mas COMPREENSÃO da

individualidade psicológica sexual de cada um;• Não SATISFAÇÃO FÁCIL do DESEJO, mas DISCIPLINA;• Não VICIAÇÃO do instinto sexual, mas uso com

DISCERNIMENTO;• Não ABSTINÊNCIA IMPOSTA, mas EMPREGO DIGNO.