sexta 13 12 13

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livree Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 3 | Edição 140 | Sexta, 13 de Dezembro de 2013 | Viamão |Rio Grande do Sul >> VELOCIDADE Guerreiros viamonenses Guerreiros viamonenses Guerreiros viamonenses FOTOS: Daniel Jaeger Marques Trio de pilotos de Viamão, completou as 12 Horas de Tarumã com o Fusca Hot #55. Jorginho e Leonardo Flores e Rogério Bareta ficaram na 11ª colocação no geral e em 4º na Categoria V | PÁGINA 13 Atenção Funcionário Municipal. Temos uma ótima notícia pra você. Leia a contracapa

Upload: fabio-salvador

Post on 12-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição com o editorial da vergonha na cara, e as inúmeras teses sobre o futuro da Secretaria dos Transportes;

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta 13 12 13

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 3 | Edição 140 | Sexta, 13 de Dezembro de 2013 | Viamão |Rio Grande do Sul

>> VELOCIDADE

Guerreiros viamonensesGuerreiros viamonensesGuerreiros viamonenses

FO

TO

S:

Dan

iel Jaeg

er M

arq

ues

Trio de pilotos de Viamão, completou as12 Horas de Tarumã com o Fusca Hot

#55. Jorginho e Leonardo Flores eRogério Bareta ficaram na 11ª

colocação no geral e em 4ºna Categoria V | PÁGINA 13

Atenção Funcionário Municipal. Temos umaótima notícia pra você. Leia a contracapa

Page 2: Sexta 13 12 13

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal SextaEmpresa JornalísticaLivre e Atuante |Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

JornalistaResponsável:Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário(sextas-feiras)Tiragem: 5 mil

exemplares

DiagramaçãoEletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe deReportagem:Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta deComunicação de

Viamão/RSTELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião

do JornalSexta de Viamão.

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 13 de Dezembro 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Agora, acabou-se de vez todo o resquício de pudorque o atual governo municipal pudesse ter. Queremcobrar uma taxa de iluminação pública.

Alguns andam dizendo que esta taxa já existe, naconta de luz. Outros acham que é algo diferente. Vamosaos fatos.

A Prefeitura Municipal mantém um cadastro das ruasque têm lâmpadas instaladas. Ela informa à CEEE quan-tas lâmpadas tem, a potência e o tipo delas. Com isso, éfeito um cálculo de quanta energia essas lâmpadas gas-tam, e o custo é “loteado” entre os consumidores quemoram nas ruas iluminadas.

Então, na conta de luz, pagamos pela ENERGIA. Ataxa que o prefeito quer inventar, pagaria a MANU-TENÇÃO. Como se as pessoas já não pagassem IPTU eoutros impostos! Se bobear, até quem não tem ilumina-ção na sua rua, vai pagar.

E quem não tem luz normalmente são os moradoresdas vilas mais pobres da zona urbana, e dos cantões dazona rural. Ou seja, os pobres pagando por um serviçoque atende à classe média e aos ricos.

Aí está o engodo. Um plano maquiavélico, só con-cebível pela mente de pessoas sórdidas, mal intencio-nadas: os pobres pagarão mais do que os ricos.

Outro truque inventado pelo governo da Mudançade Mentira é a TAXA DO LIXO, essa sim, um golpe demestre. Cada imóvel pagaria essa taxa, seja a humildecasinha da idosa sozinha, que mal produz alguns resí-duos, ou o supermercado, a loja, que produzem tonela-das de dejetos diariamente.

Como o custo dessa taxa não levaria em conta aquantidade de lixo produzido pelo imóvel, claro que ospobres acabarão pagando mais do que devem - e osgrandes empresários do comércio, menos.

O prefeito Bonatto prova mais uma vez que é umRobin Hood invertido, que tira dos pobres para dar aosricos.

As pessoas normalmente não percebem a relaçãode uma coisa com a outra, mas é tudo muito simples: porexemplo, o fechamento do galpão da reciclagem na Es-talagem - a quem interessou aquilo? Ao grande empre-sário, oras. Há uma empresa que recolhe lixo nas ruasde Viamão, e ela ganha por tonelada de entulhos entre-gues no lixão da cidade.

Se há galpão de reciclagem, há catadores trabalhan-do. E catadores (essas pessoas aparentemente sem im-portância, malvestidas, despenteadas, que puxam carri-nho pelas ruas) são ótimos para o meio ambiente. Re-movem toneladas de lixo todos os dias, das ruas dacidade. Mas, fazendo isso, acabam tornando-se umador de cabeça para quem, ao dar destino bem menosecológico para o lixo, lucra milhões.

Tudo se encaixa. Tudo faz sentido. No governo daMudança de Mentira, o sentido é um só: encher osbolsos dos grandes barões do dinheiro. Bonatto go-verna para os seus, para sua classe. E nem se dá aotrabalho de esconder. Acabou-se mesmo a vergonha nacara.

ACABOU-SE

A VERGONHA

NA CARA

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br>> CÂMARA DE VEREADORES

Câmara se manifesta contrárioà volta do imposto da luzBonatto propõe a volta de taxa de iluminação pública. Vereadores

são contra e pretendem derrubar iniciativaA Câmara deve analisar nos próximos dias, o projeto de lei (PL) 231/2013, de autoria do prefeito

Valdir Bonatto (PSDB), que prevê uma nova matriz tributária para o município, o chamado CódigoTributário. Entre os pontos polêmicos da proposição está a possibilidade da Prefeitura voltar acobrar a taxa de iluminação pública, popularmente chamado de imposto da luz, que era cobrada em2005 (Lei Municipal 3428), mas que foi invalidada devido à inconsistência da legislação.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Armando Azambuja (PT), a falta deregulamentação na época e uma emenda de sua autoria, isentando contribuintes viamonenses doimposto da luz, foram determinantes para que a taxa de iluminação pública não vingasse, o que foibastante positivo e que beneficiou milhares de contribuinte.

COBRANÇA É ABUSIVA E EM DUPLICIDADE - “Não há razão para a cobrança. A comuni-dade já contribui para a manutenção da iluminação pública através da taxa de serviços públicos,vinculada ao pagamento anual do IPTU. Aprovar uma nova taxa, atrelada à conta de luz, é desneces-sário e constitui em duplicidade de cobrança que é considerada abusiva. Este novo imposto seria umretrocesso”, destaca o vereador Armando.

RECURSIS FEDERAIS SÃO UTILIZADO EM MELHORIA - Para o vereador Armando, astributações federais sobre a distribuição de energia, que já incide nas contas de luz têm sido respon-sáveis pela qualificação dos serviços de iluminação pública em todo o país, através do ProgramaReluz, do Governo Federal, cabendo aos municípios apenas a manutenção, como a troca de lâmpadasqueimadas e reatores danificados, já são custeados com recursos oriundos do IPTU.

“O governo federal tem dado suporte aos municípios e tem sido assim em também em Viamão.Fomos contrários à taxação em 2005, e conquistamos a isenção para milhares de consumidores deViamão. Estamos novamente defendendo, não somente a isenção, mas a extinção definitiva destataxa”, concluiu Armando. A votação do PL 231/2013 está prevista para os próximos dias. Emendas devários vereadores pretendem suprimir a cobrança da taxa da proposta do novo código tributário entreoutras modificações e adaptações que causem menos impacto no orçamento dos contribuintes.

ARMANDO CONTRA PROPOSTA DE BONATTO QUE REAJUSTA EM MAIS DE 500%A TAXA DE LIXO NO IPTU - Uma série de modificações na matriz tributária municipal, junto aoprojeto de lei (PL) 231/2013, o chamado Código Tributário, proposta pelo prefeito Valdir Bonatto(PSDB), tem preocupado os vereadores pela possibilidade de criar um abismo tributário, gerandoinjustiça social na cobrança de impostos. OPL 231/2013 esta para ser votado nos próxi-mos dias pela Câmara com diversos pontospolêmicos onde a Prefeitura além trazer devolta a taxa de iluminação pública, popular-mente chamado de imposto da luz, ainda rea-justa diversos índices do mercado de indica-dores de impostos de Viamão, como a Unida-de de Referência Municipal (URM), o ITBI(Imposto de Transmissão de Bens ImóveisInter-Vivos), o IPTU (Imposto Predial Terri-torial e Urbano) e as taxas de coleta de lixo e de serviços urbanos, além do ISS (Imposto SobreServiços). Também está prevsita a atualização dos valores venais dos imóveis, principal indicadorpara cobrança do IPTU, entre outras taxas e tributações municipais. Reunido com os demais vereado-res, o presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja (PT), propôs projeto de emenda paramanter os mesmos valores e parâmetros atuais para o exercício de 2014, como forma de garantir ummodo justo de cobrança.

MAIS DE 500& A TAXA DE LIXO NO IPTU - De acordo com o vereador Armando, a implan-tação da Unidade de Referência Municipal (URM), também vai gerar uma injustiça social, realizandoum reajuste superior à realidade no município e da infraestrutura oferecida. Para ele, os valores dereferência pretendidos pelo projeto do Executivo vão onerar os contribuintes viamonenses, porquedesta maneira nivela-se as taxas cobradas. “Pela proposta, independente do tamanho da edificaçãoresidencial, o contribuinte vai pagar R$ 270 reais, onde hoje é cobrado R$: 47,00 reais, como taxa decoleta de lixo. Para um contribuinte de uma região com infraestrutura completa e com uma casa acimade 400 metros quadrados, talvez isso não represente muito, mas para o morador de uma casa de 60metros quadrados, onde o esgoto corre a céu aberto e as ruas são esburacadas, isso é demasiado eabusivo, pois somando aos valores do IPTU o aumento pode chegar a 500% dos valores atuais ”,enfatizou Armando. Armando vê como natural a manifestação de alguns vereadores contrários Àvotação imediata do projeto de lei, fato que irritou a bancada governista. “Da maneira como foiapresentado, não vemos a possibilidade de aprovação, pois onera de forma significativa os tributos.Não leva em consideração os princípios de justiça social, e a realidade do povo viamonense”, disse overeador. “É preciso discutir com a comunidade de maneira mais aprofundada. Assim como estáproposto, não concordamos e nem podemos coplocar em votação”, concluiu o presidente da CâmaraMunicipal, vereador Armando Azambuja (PT).

Page 3: Sexta 13 12 13

PÁGINA 3Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Na próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro, circulará a EdiçãoESPECIAL DE NATAL do SEU Jornal Sexta.

PARTICIPE! Após o Natal de 2013 nossa próxima edição é apenas no dia10 DE JANEIRO DE 2014 . . .

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA

“SUCULENTO MOCOTÓ”, omelhor da cidade ! ! !

Apenas com ingredientesselecionados . . .

(51) 9972-4488 e (51)3493-7080 c/ Clóvis ou Néca

A nova empresa de limpeza e manutenção do Parque de Itapuã, aqui em Viamão, deve começar atrabalhar até a semana que vem.

A empresa anterior, a Terra e Mar, que rescindiu o con-trato no início do mês de outubro, também era responsá-vel pelo atendimento aos visitantes do belo parque via-monense.

O fato levou a necessidade de fechamento da Praia daPedreira. Hoje, apenas a Praia das Pombas está aberta aopúblico visitante.

Ambas podem receber ao todo 700 visitantes por dia.Para garantir a manutenção, funcionários administrati-

vos e guarda-parques fazem a limpeza e o atendimento ao público.

>> MANUTENÇÃO

Limpeza de parte fechada do Parquede Itapuã começa na próxima semana

A empresa anterior, a Terra e Mar, que rescindiu o contrato no início de outubro,também era responsável pelo atendimento aos visitantes . . .

NOTA DE ESCLARECIMENTOA PL30 Soluções - Correspondente do Banco

Daycoval no convênio firmado com o Municípiode Viamão para concessão de empréstimos

consignados a servidores - informa que, desde odia 22 de novembro, a empresa Ideal Soluções não está autorizada a intermediar a concessão de

empréstimos consignados a servidores municipais para este Banco, nem prestar quaisquer informaçõesacerca dos empréstimos já concedidos.

Os servidores interessados em obter informações sobre os empréstimos contratados junto ao BancoDaycoval devem entrar em contato com a PL30 pelos fones 3054.3130 e 3286.5300 ou na Rua

Marechal Deodoro, 175, Loja 101, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Tinha uma pedra no caminho...Penso que todos escreveram sobre Mandela e por isso

tudo ou quase tudo já foi dito. Mas sei que "tudo" não foi lidopor todos e, portanto, fica aqui uma esperança de que esseartigo vá valer a pena para quem está me lendo agora. Especi-almente por que alguém, no futuro, imaginemos daqui a 95anos, a idade que Mandela tinha, queira investigar os jornaisde Viamão para ver como os principais acontecimentos mun-diais repercutiram na nossa população local, e lá encontrarão,na edição do Sexta-Feira dessa semana, este registro.

O que havia pensado dizer, neste turbilhão de coisas es-critas e ditas sobre Madiba, o carinhoso apelido de Mandelana África, foi escrito hoje pela manhã (quinta, 12 de dezem-bro) pelo Luís Fernando Veríssimo. Uma dúvida que atraves-sa os tempos desde Cristo: quem faz quem? A história faz osgrandes homens ou os grandes homens fazem a história?Dúvida que valeria para Mandela, para Martin Luther King,para Ghandi e para muitos outros líderes mitológicos, demenor ou maior vulto, que marcaram a história como símbo-los dos ideais de justiça e liberdade.

Mesmo que a resposta a essa pergunta seja "não"! Nãosão os homens que fazem a história, mas a história que opor-tuniza aos homens que se façam mitos... Mesmo que sejainteiramente verdadeiro - embora de uma frieza torpe - queregimes como o apartheid não precisam de outros homenspara sucumbir, a não ser aqueles mesmos idiotas que os cria-ram, que tais regimes estão fadados ao fracasso e ao vexameuniversal, que mais cedo ou mais tarde acabam despencandocomo laranja podre do alto de sua própria arrogância e prepo-tência, há sempre, na verdade, e sempre haverá, no caminhopor onde a história parece caminhar sem olhar para os lados,uma pedra, um pau, um paralelepípedo, um Ghandi, um Lu-ther King, um Mandela a fazê-la tropeçar, alterando-lhe arota implacável. Mandela colocou-se como uma pedra nocaminho da história do apartheid da África do Sul quando,ainda estudante de direito, iniciou a longa batalha contra oregime segregacionista que os ingleses africanos aplicaram apartir de 1948. Esses ingleses (aliás, onde está o pedido dedesculpas que a Inglaterra deveria ter feito à humanidade faztempo?...) eram 3,5 milhões de habitantes, contra mais de 11milhões de negros em 1960. E essa minoria impôs à maioria(sem contar que os negros eram de lá mesmo e não imigran-tes!) uma das mais absurdas subjugações racistas que a histó-ria já havia registrado, em plena era moderna, quase vinteanos depois de Hitler. De novo, Mandela foi pedra na prisão.Pedra no sapato do apartheid. Diante do mundo, tornou-seinaceitável 27 anos de prisão para alguém que tinha sido con-denado por simplesmente não aceitar o inaceitável. E essapedra foi crescendo, até que se transformou em uma esperan-ça, um ideal, um símbolo de todo o povo negro africano, edepois, por último um exemplo para o mundo.

Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Aca-bou eleito Presidente depois da destituição do regime racista- o que ocorreu após forte bloqueio econômico internacional.Restituiu a democracia no país e devolveu um pouco da dig-nidade ultrajada aos negros africanos. Mas só governou ummandato. Por que Mandela recusou-se a se perpetuar no po-der, como geralmente querem todos os políticos?

Talvez seja porque tenha tido medo da história, que as-sim como pode ela tropeçar em uma pedra e desviar-se do seurumo, pode ela também esmagar a pedra ao passar célere comseus grandes pisantes do tempo.

Talvez seja, na verdade, porque o que deve perpetuar sãoos ideais de justiça e liberdade e os homens somente o temponecessário para que, no poder, dêem a sua contribuição.

* Vitor Oriz é viamonense, foi vereador e Secretário

de Cultura de Viamão, Secretário de Cultura de Porto

Alegre, Diretor da Funarte no Rio de Janeiro e Secretá-

rio Executivo do Ministério da Cultura.

Envie seu artigo para o [email protected] .

Ele poderá ser publicado no JornalSexta, neste espaço . . .

Vitor

[email protected]

Page 4: Sexta 13 12 13

9645-5142 / 9398-0566

Aqui você encontraestrutura, orientaçãoqualificada, e respeito

pelo cliente.

Página 4 viamaoagora.com.br 13 de Dezembro de 2013jornalsexta.com.br

VENDE-SEVENDE-SEVENDE-SEVENDE-SEVENDE-SEFFFFFororororord Del Rd Del Rd Del Rd Del Rd Del Reeeeey GLX azul,y GLX azul,y GLX azul,y GLX azul,y GLX azul, em bom estado de conser em bom estado de conser em bom estado de conser em bom estado de conser em bom estado de conservvvvvaçãoaçãoaçãoaçãoação..... VVVVValoraloraloraloralor::::: 5 mil r 5 mil r 5 mil r 5 mil r 5 mil reaiseaiseaiseaiseais,,,,, a a a a a

nenenenenegggggociarociarociarociarociar..... Conta Conta Conta Conta Contato com Marto com Marto com Marto com Marto com Marcelo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.celo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.celo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.celo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.celo - (51)9884-7000 ou (51) 3498-4341.

ESCOLAESCOLAESCOLAESCOLAESCOLA EST EST EST EST ESTADUALADUALADUALADUALADUAL SETEMBRINA SETEMBRINA SETEMBRINA SETEMBRINA SETEMBRINATTTTTerças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.erças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.erças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.erças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.erças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.

ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.(em cima do Banrisul) Seg e Qua - a partir das 16:00.

Informações: (51) 9214-8709Informações: (51) 9214-8709Informações: (51) 9214-8709Informações: (51) 9214-8709Informações: (51) 9214-8709

MONOGRAFIAS, TESES, TCCsFormatação nas normas ABNT, correção, digitaçã[email protected] - (51) 8475-7989.

Karate

No último caNo último caNo último caNo último caNo último capítulopítulopítulopítulopítulo,,,,, vimos que Luiz “Barbar vimos que Luiz “Barbar vimos que Luiz “Barbar vimos que Luiz “Barbar vimos que Luiz “Barbaroti”oti”oti”oti”oti” Pr Pr Pr Pr Preusseusseusseusseuss,,,,, secr secr secr secr secretário metário metário metário metário municipal dosunicipal dosunicipal dosunicipal dosunicipal dosTTTTTrrrrransporansporansporansporansportestestestestes,,,,, tir tir tir tir tirou uma licença médica e fou uma licença médica e fou uma licença médica e fou uma licença médica e fou uma licença médica e foi visto no Rio de Joi visto no Rio de Joi visto no Rio de Joi visto no Rio de Joi visto no Rio de Janeiraneiraneiraneiraneirooooo,,,,, na beir na beir na beir na beir na beira da pra da pra da pra da pra da praia.aia.aia.aia.aia.

MAS MAS MAS MAS MAS AAAAA P P P P PARARARARARTE ESTRANHATE ESTRANHATE ESTRANHATE ESTRANHATE ESTRANHA É... É... É... É... É...Nessa viagem, o Sarico e sua namorida Cris foram junto com Babaroti e sua esposa.Nessa viagem, o Sarico e sua namorida Cris foram junto com Babaroti e sua esposa.Nessa viagem, o Sarico e sua namorida Cris foram junto com Babaroti e sua esposa.Nessa viagem, o Sarico e sua namorida Cris foram junto com Babaroti e sua esposa.Nessa viagem, o Sarico e sua namorida Cris foram junto com Babaroti e sua esposa.

As fAs fAs fAs fAs fotos saírotos saírotos saírotos saírotos saíram no Fam no Fam no Fam no Fam no Faceaceaceaceacebook da Crisbook da Crisbook da Crisbook da Crisbook da Cris..... Ela não sa Ela não sa Ela não sa Ela não sa Ela não sabia que ia dar prbia que ia dar prbia que ia dar prbia que ia dar prbia que ia dar proboboboboblema? Ou isso flema? Ou isso flema? Ou isso flema? Ou isso flema? Ou isso foioioioioicalculado? Se fcalculado? Se fcalculado? Se fcalculado? Se fcalculado? Se foi calculadooi calculadooi calculadooi calculadooi calculado,,,,, qual a f qual a f qual a f qual a f qual a finalidade? inalidade? inalidade? inalidade? inalidade? A causa,A causa,A causa,A causa,A causa, moti moti moti moti motivvvvvooooo,,,,, r r r r razão ou cirazão ou cirazão ou cirazão ou cirazão ou circunstância?cunstância?cunstância?cunstância?cunstância?

BORORÓ DEIXABORORÓ DEIXABORORÓ DEIXABORORÓ DEIXABORORÓ DEIXA TUDO MAIS ESQUISITTUDO MAIS ESQUISITTUDO MAIS ESQUISITTUDO MAIS ESQUISITTUDO MAIS ESQUISITO O O O O AINDAAINDAAINDAAINDAAINDACom a queda previsível de Barbaroti, cogitava-se que o vereador Bororó assumiriaCom a queda previsível de Barbaroti, cogitava-se que o vereador Bororó assumiriaCom a queda previsível de Barbaroti, cogitava-se que o vereador Bororó assumiriaCom a queda previsível de Barbaroti, cogitava-se que o vereador Bororó assumiriaCom a queda previsível de Barbaroti, cogitava-se que o vereador Bororó assumiria

a pasta.a pasta.a pasta.a pasta.a pasta. Mas Bor Mas Bor Mas Bor Mas Bor Mas Bororó escroró escroró escroró escroró escreeeeevvvvveu no Feu no Feu no Feu no Feu no Faceaceaceaceacebook que não tem essa intençãobook que não tem essa intençãobook que não tem essa intençãobook que não tem essa intençãobook que não tem essa intenção.....O PMDB continO PMDB continO PMDB continO PMDB continO PMDB continua no contrua no contrua no contrua no contrua no controle da Secrole da Secrole da Secrole da Secrole da Secretaria de etaria de etaria de etaria de etaria de TTTTTrrrrransporansporansporansporansportestestestestes..... Isso equi Isso equi Isso equi Isso equi Isso equivvvvvale a dizale a dizale a dizale a dizale a dizer que oer que oer que oer que oer que o

Sarico continuará com o poder de indicar o ocupante. Quem assumirá a vaga?Sarico continuará com o poder de indicar o ocupante. Quem assumirá a vaga?Sarico continuará com o poder de indicar o ocupante. Quem assumirá a vaga?Sarico continuará com o poder de indicar o ocupante. Quem assumirá a vaga?Sarico continuará com o poder de indicar o ocupante. Quem assumirá a vaga?

UM UM UM UM UM ABRAÇO E BOAABRAÇO E BOAABRAÇO E BOAABRAÇO E BOAABRAÇO E BOA SOR SOR SOR SOR SORTE PTE PTE PTE PTE PARAARAARAARAARA O BARBAROTI O BARBAROTI O BARBAROTI O BARBAROTI O BARBAROTIBarbarBarbarBarbarBarbarBarbaroti aoti aoti aoti aoti agggggororororora assumirá como a assumirá como a assumirá como a assumirá como a assumirá como VVVVVererererereador! Eu o acompanho essa luta pareador! Eu o acompanho essa luta pareador! Eu o acompanho essa luta pareador! Eu o acompanho essa luta pareador! Eu o acompanho essa luta para ser va ser va ser va ser va ser vererererereadoreadoreadoreadoreador

há pelo menos uma década. Agora, vai ter três anos do tão sonhado mandato nohá pelo menos uma década. Agora, vai ter três anos do tão sonhado mandato nohá pelo menos uma década. Agora, vai ter três anos do tão sonhado mandato nohá pelo menos uma década. Agora, vai ter três anos do tão sonhado mandato nohá pelo menos uma década. Agora, vai ter três anos do tão sonhado mandato noLeLeLeLeLegislagislagislagislagislatititititivvvvvooooo..... Desejo boa sor Desejo boa sor Desejo boa sor Desejo boa sor Desejo boa sortetetetete..... Um ca Um ca Um ca Um ca Um cavvvvvalo encilhado desses só passa uma valo encilhado desses só passa uma valo encilhado desses só passa uma valo encilhado desses só passa uma valo encilhado desses só passa uma veeeeez na vida.z na vida.z na vida.z na vida.z na vida.

COISA ESQUISITA ESSE CASO DO BARBAROTI

O DRAMA DO VALDIRVVVVValdir da Craldir da Craldir da Craldir da Craldir da Cruz Doruz Doruz Doruz Doruz Dornelles é mais umnelles é mais umnelles é mais umnelles é mais umnelles é mais um

viamonense vítima do descaso com aviamonense vítima do descaso com aviamonense vítima do descaso com aviamonense vítima do descaso com aviamonense vítima do descaso com asaúde. Ele precisa de um medicamentosaúde. Ele precisa de um medicamentosaúde. Ele precisa de um medicamentosaúde. Ele precisa de um medicamentosaúde. Ele precisa de um medicamentode uso contínuo, e já vem tentandode uso contínuo, e já vem tentandode uso contínuo, e já vem tentandode uso contínuo, e já vem tentandode uso contínuo, e já vem tentandoconseguir há dois meses.conseguir há dois meses.conseguir há dois meses.conseguir há dois meses.conseguir há dois meses.

A fA fA fA fA farararararmácia mmácia mmácia mmácia mmácia municipal não tem,unicipal não tem,unicipal não tem,unicipal não tem,unicipal não tem, mas mas mas mas masa do Porto Alegre, sim. Bastaria oa do Porto Alegre, sim. Bastaria oa do Porto Alegre, sim. Bastaria oa do Porto Alegre, sim. Bastaria oa do Porto Alegre, sim. Bastaria oMunicípio rMunicípio rMunicípio rMunicípio rMunicípio requerequerequerequerequerererererer,,,,, que r que r que r que r que receeceeceeceeceberia parberia parberia parberia parberia paraaaaadoar ao paciente necessitado.doar ao paciente necessitado.doar ao paciente necessitado.doar ao paciente necessitado.doar ao paciente necessitado.

Mas, pelo que parece, escrever umaMas, pelo que parece, escrever umaMas, pelo que parece, escrever umaMas, pelo que parece, escrever umaMas, pelo que parece, escrever umarequisição está sendo difícil.requisição está sendo difícil.requisição está sendo difícil.requisição está sendo difícil.requisição está sendo difícil.

ADEUS AO JOSÉ PAULO CORREA LOPESQuero homenagear ao Jornalista José Paulo Correa Lopes,Quero homenagear ao Jornalista José Paulo Correa Lopes,Quero homenagear ao Jornalista José Paulo Correa Lopes,Quero homenagear ao Jornalista José Paulo Correa Lopes,Quero homenagear ao Jornalista José Paulo Correa Lopes,

dirdirdirdirdiretor do joretor do joretor do joretor do joretor do jornal nal nal nal nal A A A A A TTTTTribribribribribuna por mais de 20 anosuna por mais de 20 anosuna por mais de 20 anosuna por mais de 20 anosuna por mais de 20 anos,,,,, mor mor mor mor morto háto háto háto háto háalguns diasalguns diasalguns diasalguns diasalguns dias..... P P P P Polêmicoolêmicoolêmicoolêmicoolêmico,,,,, implacáv implacáv implacáv implacáv implacável,el,el,el,el, colecionou pr colecionou pr colecionou pr colecionou pr colecionou processosocessosocessosocessosocessos,,,,,inimiginimiginimiginimiginimigososososos,,,,, e admir e admir e admir e admir e admiradoradoradoradoradoreseseseses..... Desmascar Desmascar Desmascar Desmascar Desmascarou mou mou mou mou muita coisa em uita coisa em uita coisa em uita coisa em uita coisa em VVVVViamãoiamãoiamãoiamãoiamão.....Irritava-se com a mediocridade intelectual, chegava a serIrritava-se com a mediocridade intelectual, chegava a serIrritava-se com a mediocridade intelectual, chegava a serIrritava-se com a mediocridade intelectual, chegava a serIrritava-se com a mediocridade intelectual, chegava a serccccchahahahahatototototo,,,,, mas er mas er mas er mas er mas era boa ga boa ga boa ga boa ga boa genteenteenteenteente..... F F F F Foi campeão estadual de xadroi campeão estadual de xadroi campeão estadual de xadroi campeão estadual de xadroi campeão estadual de xadreeeeez,z,z,z,z,corria, deu muito incentivo ao esporte. Aparecia, do nada,corria, deu muito incentivo ao esporte. Aparecia, do nada,corria, deu muito incentivo ao esporte. Aparecia, do nada,corria, deu muito incentivo ao esporte. Aparecia, do nada,corria, deu muito incentivo ao esporte. Aparecia, do nada,com cacom cacom cacom cacom capas e mancpas e mancpas e mancpas e mancpas e manchetes bombásticashetes bombásticashetes bombásticashetes bombásticashetes bombásticas,,,,, sempr sempr sempr sempr sempre bem infe bem infe bem infe bem infe bem infororororormadomadomadomadomado.....

Eu comecei a escrever no jornal dele.Eu comecei a escrever no jornal dele.Eu comecei a escrever no jornal dele.Eu comecei a escrever no jornal dele.Eu comecei a escrever no jornal dele.Embora andasse meio sumido nos últimos anos, ninguémEmbora andasse meio sumido nos últimos anos, ninguémEmbora andasse meio sumido nos últimos anos, ninguémEmbora andasse meio sumido nos últimos anos, ninguémEmbora andasse meio sumido nos últimos anos, ninguém

com memória nesta cidade poderá discordar: o jornalismocom memória nesta cidade poderá discordar: o jornalismocom memória nesta cidade poderá discordar: o jornalismocom memória nesta cidade poderá discordar: o jornalismocom memória nesta cidade poderá discordar: o jornalismoviamonense perde uma de suas figuras mais folclóricas, ácidasviamonense perde uma de suas figuras mais folclóricas, ácidasviamonense perde uma de suas figuras mais folclóricas, ácidasviamonense perde uma de suas figuras mais folclóricas, ácidasviamonense perde uma de suas figuras mais folclóricas, ácidase um dos melhores colunistas que já escreveram nesta cidade.e um dos melhores colunistas que já escreveram nesta cidade.e um dos melhores colunistas que já escreveram nesta cidade.e um dos melhores colunistas que já escreveram nesta cidade.e um dos melhores colunistas que já escreveram nesta cidade. AdeusAdeusAdeusAdeusAdeus,,,,, pr pr pr pr profofofofofessoressoressoressoressor.....

TTTTTem gem gem gem gem gente que aente que aente que aente que aente que até há pouco tempo tinha enorté há pouco tempo tinha enorté há pouco tempo tinha enorté há pouco tempo tinha enorté há pouco tempo tinha enormememememepoder na Prefeitura. Fazia e acontecia, pisava em cimapoder na Prefeitura. Fazia e acontecia, pisava em cimapoder na Prefeitura. Fazia e acontecia, pisava em cimapoder na Prefeitura. Fazia e acontecia, pisava em cimapoder na Prefeitura. Fazia e acontecia, pisava em cimados coledos coledos coledos coledos colegggggasasasasas..... AgAgAgAgAgororororora,a,a,a,a, que está “por baix que está “por baix que está “por baix que está “por baix que está “por baixo”,o”,o”,o”,o”, tentou uma tentou uma tentou uma tentou uma tentou umaeleição na eleição na eleição na eleição na eleição na ASMVASMVASMVASMVASMV..... Fica a Fica a Fica a Fica a Fica até cté cté cté cté chahahahahato sua cto sua cto sua cto sua cto sua chahahahahapa - perpa - perpa - perpa - perpa - perdeudeudeudeudeude lade lade lade lade lavvvvvada.ada.ada.ada.ada. Essa é uma ar Essa é uma ar Essa é uma ar Essa é uma ar Essa é uma armadilha do podermadilha do podermadilha do podermadilha do podermadilha do poder ::::: a pessoa a pessoa a pessoa a pessoa a pessoaesquecer queesquecer queesquecer queesquecer queesquecer que,,,,, de de de de depois de um dia,pois de um dia,pois de um dia,pois de um dia,pois de um dia, v v v v vem o outrem o outrem o outrem o outrem o outrooooo.....

A ARMADILHADE UM FG

Parabéns ao professorParabéns ao professorParabéns ao professorParabéns ao professorParabéns ao professorArArArArArtur Gatur Gatur Gatur Gatur Gattinottinottinottinottino,,,,, que f que f que f que f que feeeeezzzzzaniversário na última sexta,aniversário na última sexta,aniversário na última sexta,aniversário na última sexta,aniversário na última sexta,dia 6. São 61 anos de vida, edia 6. São 61 anos de vida, edia 6. São 61 anos de vida, edia 6. São 61 anos de vida, edia 6. São 61 anos de vida, e42 de política, atuando na42 de política, atuando na42 de política, atuando na42 de política, atuando na42 de política, atuando naAssembléia Legislativa. AlémAssembléia Legislativa. AlémAssembléia Legislativa. AlémAssembléia Legislativa. AlémAssembléia Legislativa. Alémde trabalhar na AL, Gattinode trabalhar na AL, Gattinode trabalhar na AL, Gattinode trabalhar na AL, Gattinode trabalhar na AL, Gattinofoi eleito vereador aos 19 anosfoi eleito vereador aos 19 anosfoi eleito vereador aos 19 anosfoi eleito vereador aos 19 anosfoi eleito vereador aos 19 anos(o mais jovem da história de(o mais jovem da história de(o mais jovem da história de(o mais jovem da história de(o mais jovem da história deViamão), na época em queViamão), na época em queViamão), na época em queViamão), na época em queViamão), na época em quenem hanem hanem hanem hanem havia saláriovia saláriovia saláriovia saláriovia salário,,,,, e f e f e f e f e ficou duasicou duasicou duasicou duasicou duasdécadas na Casa, até 1992.décadas na Casa, até 1992.décadas na Casa, até 1992.décadas na Casa, até 1992.décadas na Casa, até 1992.

Ouvi dizer que o prefeitoOuvi dizer que o prefeitoOuvi dizer que o prefeitoOuvi dizer que o prefeitoOuvi dizer que o prefeitotinha posto a decoração detinha posto a decoração detinha posto a decoração detinha posto a decoração detinha posto a decoração deNatal da cidade, e que ela tinhaNatal da cidade, e que ela tinhaNatal da cidade, e que ela tinhaNatal da cidade, e que ela tinhaNatal da cidade, e que ela tinhacustado 55 mil rcustado 55 mil rcustado 55 mil rcustado 55 mil rcustado 55 mil reaiseaiseaiseaiseais..... Então Então Então Então Então,,,,, saí saí saí saí saírodando por aí para ver, e tentarrodando por aí para ver, e tentarrodando por aí para ver, e tentarrodando por aí para ver, e tentarrodando por aí para ver, e tentarffffficar admiricar admiricar admiricar admiricar admiradoadoadoadoado..... Mas Mas Mas Mas Mas,,,,, olha... olha... olha... olha... olha... par par par par paraaaaaquem já achava a decoração doquem já achava a decoração doquem já achava a decoração doquem já achava a decoração doquem já achava a decoração doAlex mequetrefe, eu confessoAlex mequetrefe, eu confessoAlex mequetrefe, eu confessoAlex mequetrefe, eu confessoAlex mequetrefe, eu confessoque até me impressiona - achoque até me impressiona - achoque até me impressiona - achoque até me impressiona - achoque até me impressiona - achoque agora chegamos no fundoque agora chegamos no fundoque agora chegamos no fundoque agora chegamos no fundoque agora chegamos no fundodo poço do mau gdo poço do mau gdo poço do mau gdo poço do mau gdo poço do mau gostoostoostoostoosto.....

PrPrPrPrProntoontoontoontoonto,,,,, f f f f falei.alei.alei.alei.alei.

NATAL NATALINO

Page 5: Sexta 13 12 13

PÁGINA 5Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

TERNO DE REIS >> >> Estamos chegando ao fim do ano e uma das tradições do nossopassado era o Terno de Reis quando uma grupo de músicos chegava de repente nas casas de madru-gada, cantando cantigas referentes ao Natal e eram bem recebidos pelos moradores. A foto mostrauma turma de Terno de Reis, provavelmente na década de 60. Vemos na foto: Darcy Goularte;Betinho; Paulo; Canelinha; Valdir; Juarez Veiga; Aldo e Juca Gattino

NATAL LUZ

Uma leitora que votou e fezcampanha para os carecas, dis-se o seguinte esta semana a res-peito do NATAL LUZ de Via-mão: "Estou encantada com adecoração de Natal que a pre-feitura fez na cidade, pareceGramado". Deixando de lado otom irônico da nossa leitora te-mos que admitir que as vezes agente sente vergonha de ser vi-amonense.

O Natal é uma data de feli-cidade, alegria e confraterniza-ção, mas a Prefeitura conseguiutransformar o Natal de Viamãonuma grande pobreza de espíri-to. É ridícula a decoração quefizeram na cidade.

Na Volta da Figueira, para-da 42, tem uma árvore de Natalcom um Papai Noel morto emcima da árvore, teria sido uminfarto ou desgosto do pobre ve-lhinho com a mediocridade dadecoração natalina do governoda Mudança de Verdade.

DEPUTADO FEDERAL

O viamonense, Vitor Ortiz,está de volta ao Rio Grande doSul.

Está trabalhando em váriosprojetos na área da cultura, mascomo é um cachorro ovelheiro,talvez concorra a uma vaga naAssembléia Legislativa ou paraa Câmara Federal.

ENTREVISTA DO ANDRÉ

Na próxima semana vamosreproduzir no Jornal Sexta umaentrevista que o vice prefeito,André Pacheco, deu ao jornalno dia 11 de abril de 2011, criti-cando o governo do PT e fazen-do promessas para o futuro.Aguardem.

20 MIL OU 500 REAIS?

O Zé Dirceu é um cara es-tranho mesmo. Desistiu de umsalário de R$ 20 mil reais comogerente administrativo em umhotel em Brasília para R$ 500reais numa ONG que luta con-tra a desigualdade social e con-tra a criminalidade, vou repetir,contra a criminalidade.

Já o tesoureiro do PT, Delú-bio Soares, vai trabalhar naCUT. Só no Brasil mesmo acon-tecem estas coisas.

MADIBA"O ódio ofusca a

mente. Os líderes nãopodem se dar ao luxo de

odiar".

ANIVER DO MILTINHO DIA 20 NO CAFÉ ORTIZ

Nascido na margem do mato do "Granato" na parada42, no Beco do Lava Pé, da parceria do Gerino com Ma-ria em 12.12.66, mas registrado no 20.12, portanto aindasagitariano e identificado com a 40 parada, não por sim-plesmente se exibir, epor ser IMORTAL TRI-COLOR.... Daqui foifazer a faculdade deagronomia em Pelotas,foi morar e fazer omestrado na Suiça, tra-balhou na Secretaria deAgricultura de Viamão,e trabalhou também noAcre - comoção municipal pela perda do filho - mas vol-tou... E agora, 4+7 no Café Ortiz, dia 20/12, sexta-feira.

PT DE VIAMÃO EM FESTA

No dia 6 de dezembro, o PT de Viamão fez uma festa para cele-brar a nova direção partidária, que tem como representante sua Pre-sidente Estela Vilanova.

O evento contou com a presença de filiados e simpatizantes, erepresenta um divisor de águas para o partido. Como foco principalda nova direção, está a reestruturação do Partido dos Trabalhadores,buscando a unidade e o resgate dos princípios ideológicos que fazemdo PT um grande partido.

A candidata a vice de Garal-dinho na úl-tima eleição,G i s l a i n eP a c h e c o(PCdoB) es-teve no últi-mo final desemana noCafé Ortiz.Jogou atéxadrez

Café Ortiz

Page 6: Sexta 13 12 13

Página 6 13 de Dezembro de 2013viamaoagora.com.br jornalsexta.com.br

Aumento na Taxa de lixo, que vemjunto com o IPTU, pretendida porBonatto será dos atuais R$ 47,00 paraR$ 270,00. Aumento de 530%.

Bota mudança nisso. E depois dizemque o nosso sistema nãopossuifinanciamento público de campanha.

ISSO É QUE ÉMUDANÇADEVERDADE

SHOPPING ICom todo o respeito que me merecem, mas aquilo que foi construído na

entrada de Viamão e queterá um McDonald’s, emnada tem haver com umShopping.

SHOPPING IIEstá confirmado um Shopping para o lugar aonde é hoje a empresa Viamão.

Empreendimento trará ainda conjuntos residências e comerciais. Proprietáriosde áreas no entorno da Empresa já se preparam para, também, fazereminvestimentos em prédio de apartamentos.

SHOPPING IIIO tão anunciado shopping do Alex, aquele na frente do Seminário, pelos

próximos anos, está descartado.

Está na câmara o Projeto de Lei em que o Bonattobusca instituir mais um Tributo para os viamonenses, aTaxa de Iluminação Pública que virá inserida na conta deluz. Taxa essa, que já existiu em governos anteriores doPMDB e foi derrubada. Aumento da carga Tributária.

Com a palavra, a ACIVI.

HO! HO! HO!PRESENTÃO

DE NATAL!

Com saída iminente da câmara para dar lugarao titular Russinho ou Barbaroti, o VereadorBororó resolveu solicitar e teve aprovado peloplenário, a coletânea de todas as leis, Projetos deleis, emendas à lei Orgânica e inclusive, osrequerimentos que eu fiz em todos os mandatosque exerci. A ideia é passar as férias que terá atéo seu retorno à Câmara aprendendo um pouquinho.

BORORÓ VAIESTUDAR

Vereadores, lamentavelmente, tendem aaprovar Projeto de Lei que autoriza a instalaçãode novos postos de gasolina quase dentro dasescolas, creches, hospitais e postos de saúde. Hojea legislação do município diz que só a 500 metrosde distância. Porto Alegre, em 2010, aumentou adistância mínima de 300 para 700 metros.

POSTOS DEGASOLINA

Está forte o atrito do vereador Russinho com o líderSarico. Além de ter sido preterido por esse, tanto paraser o candidato a deputado estadual pelo PMDB, comocandidato a Prefeito nas próximas eleições, que seráo André Pacheco, lhe foi determinado que deverácolocar a Secretaria de Obras integralmente a serviçoda campanha de Bennech. O que não aceita. ParaSarico emplacar o seu pupilo, Bororó, foi parceiro emassumir, no primeiro ano de governo, uma Secretariasucateada numa cidade com muitos problemas, maspara “as boas” não é lembrado.

RUSSINHO NACÂMARA EM

2014

Xandão, do PRB, Agusto, do PSOL e Eda, doPDT, são exemplos de atuação coerente em defesada população. Foram contra as mudanças no PlanoDiretor e a Baldeação, são contra a alteração dadistância mínima entre postos de gasolinas e escolase são contra a criação da Taxa de Iluminação.Partidos pequenos, mas, de grande valia para acidade.

IMPECÁVELATUAÇÃO

NA CÂMARAMUNICIPAL

Page 7: Sexta 13 12 13

PÁGINA 7Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARA

OS JOVENSPor Gabriel Rocha

[email protected] ouFone: (51) 9956-4969

Bodas de SangreAlunos do segundo ano da Escola Açorianos aqui de Viamão, apresentaram a peça

Bodas de Sangre. Assisti apena duas turmas de cinco, e fiquei satisfeito. A turma 203 seeu não me engano, fizeram uma adaptação da obra, que já foi filme, peça de teatro e atélivro. Resolveram montar a cena em que o filho se despedia da Mãe. Foi super bemfeito. Eu adorei, em apenas 4 minutos e 55 segundos eles passaram uma emoção muitogrande. Foi um "dramalhão", e muito bem feito. Alunos do segundo ano e a Professoraresponsável pela ideia Jandira estão de Parabéns!!!

Quinta da EstânciaVocês já foram na quinta da estancia? É muito bom, principalmente para nós, jovens.

Tem tirolesa, banho de açude, ponte suspensa, strike e mais um MONTE de coisas...Sem falar nos animais, A COMIDAAA que é a melhor parte (to brincando) entre outrasmilhões de coisas bacanas!! É o segundo ano que minha turma da escola vamos...Adoramosss!!!!!

OxigênioGente do céu... Vai ser o melhor filme/série da tv brasileira do SÉCULO!!!!!! Uma

mega produção, e a história é simplesmente DE-MAIS!!!!!! Fiquei impressionado, sim,pois eu que vivo inventando filmes, vídeos, peças, pra mim foi uma das melhoresexperiências que eu já tive na vida. Agora sim, vejo que temos que ser super pacientese detalhistas... Uma cena, que com a edição, imagino ter uns 10 segundos, levamos 9horas para gravar! E isso não é cansativo...

O tempo VOAAA!!!! Fiquei impressionado também, como eles são perfeccionis-tas... Uma caneta que estava no chão, o pessoal da continuidade veio dar uma olhada,e moveu aquela caneta uns 2 milímetros para a direita... A cortina, eles colocaram umpouquinho para cima... Um vaso de flor, ele deu uma viradinha de nada e estava "Perfei-to" ... Fiz apenas uma figuração, "desmaiei" umas 2432523 vezes, fiquei até com dor nacoluna, mas valeu a pena!!! Sem falar nas queridíssimas Beth-Ana (Betânia Dutra) eDani Fogliato, que são as produtoras de elenco mais top do mundo!! Fiquei com ogostinho de quero mais!

Vivendo entre livrosbyAylaDreschSou uma amante de livros, e apesar de ter entrado em uma ressaca literária em 2013,

os universos contidos nas folhas de papel são para mim como mel para uma abelha.Certa vez, lendo "Coração de Tinta", um dos personagens principais fala que "os livrostêm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles." Nunca esqueci estacitação, e é provavelmente uma das mais verdadeiras que já ouvi. Lendo as páginas deum livro podemos viajar o mundo, visitar o passado, o presente e o futuro sem deixar anossa cama, ou nosso sofá - esse processo fica ainda mais aconchegante quando estáchovendo. Os escritores criam mundos complexos e bem estruturados em que nosfazem querer mergulhar! Acompanhe meus textos em:www.imaginarydreams.blogspot.com/

Down e AbandonoEsses são os temas dos curtas que farei no ano que vem. Pelo menos, espero fazer.

A Escola Açorianos, na qual eu estudo, estará recebendo uma verba no ano que vempara comprar filmadoras, microfones, iluminação, tudo necessário para uma produçãocinematográfica.

Essa verba vem de um projeto que o Vice-Diretor Tanuri inscreveu a Escola. Isso,ajudará muito em nossas produções. Aparências e Êxtase, foram gravados com umacâmera que mal filmava HD. Com esses novos materiais, os curtas ficarão muito melho-res!!!!!!!!!!! Aguardemmmmmm!

Natal chegando...O natal já tá quase aí... E os presentes?? Fico boquiaberto em ver como os brinque-

dos, aparelhos eletrônicos, domésticos e TUDO subiram de preço! Antigamente, eu iano shopping com 100 reais e comprava um monte de coisas, ás vezes sobrava até pracomprar aquelas balinhas que ficam num stand no meio dos shoppings... Hoje em dia?Vou no mesmo shopping, nas mesmas lojas, e com esses 100 reais compro uma camisa...Acho um absurdo... Seria bacana, se ao aumentar os preços, aumentassem o nossosalário...

Porque daí, ninguém ficaria na "merda". Não que seja o meu caso, porque graças adeus não é, mas fico pensando... E aqueles pais, que ficam com o coração na mão, pornão poder dar o que o filho quer, pelo fato do valor ter subido tanto... Eu me indignocom isso! Hahaha! Tem que rir pra não chorar!!!!

Nani Goulart!"Toda uma vida desenvolvendo técnicas sofisticadas pra fingir que não vi gente

chata na rua.Aí me vem o Facebook, me exigindo toda uma cautela pra não visualizar conversas

indesejadas no chat." ... "Fale mal ou fale bem, mas fale sem cuspir" ... "Vai chegar umdia que vão acabar todas as versões possíveis dessa vinheta de fim de ano da Globo,e ela vai ter que ser cantada em aramaico."

Essa é algumas, das milhões de frases que Ariane Goulart posta em seu facebook...Se tem uma coisa que eu gosto, é entrar no facebook e não me deparar com funkeiroscolocando letras de funk, e sim a Nani, colocando seus sábios pensamentos... É, nemvem tentando adicionar ela no facebook, porque se eu bem conheço ela, se tu não forbonito, ela vai clicar em... DELETE!!!!!!!

SABEDORIA

DO GAMERPor Jonas Medeiros

[email protected]

Final Fantasy é vida

Fala galera! Pois é, natal chegando, e eu nem acredito que já se faz mais deum ano que estamos gravando lá no canal. É realmente muito importante pra mimquanto pra vocês, afinal são 365 dias pra mais de puro entretenimento pra vocêsque assistem meus vídeos no Youtube! Então, além desse discurso de um jogo quesou um grande fã e que também faço detonados (vídeos auto explicativos de comopassar de uma parte que vocês não estão conseguindo), que é o Final Fantasy.Sim, aquele jogo que tirou a Square Enix da falência na primeira geração de conso-les, e se tornou um mito por tal motivo.

Esse jogo é demais! Além de ter uma bela história (sendo ela bem complexaas vezes), é considerado como um dos games pioneiros do mundo do RPG (obri-gado Square Enix). O jogo consiste em um sistema de turnos, onde você jogador,decide quais serão seus movimentos e atos durante as batalhas, possibilidade decada personagem fazer seus próprios movimentos.

A história dele que é uma das partes mais legais da franquia, porque nãoexiste uma história principal. A cada jogo criado, o enredo é diferente, os persona-gens também. O que mudou um pouco são as continuações de alguns que é o casodo Final Fantasy X e XIII. Tirando isso, o game sempre vem acompanhado dedrama e emoção em todos já criados. É isso que me faz tornar um grande fã dessejogo, recomendo muito que joguem esse jogo, não é preciso ter um Xbox One ouum PS4, o jogo pode ser reproduzido por um emulador qualquer, afinal ele é mul-tiplataforma, pode se jogar até mesmo em um Nintendo 8 Bits (Nintendinho)

Falando em emulador, como eu sou legal com vocês, vou recomendar umsite pra baixar o emulador e o jogo caso quiserem jogar no computador (a

versão é de gameboy advance, pois essa é a que estou jogando e gravando nocanal, ficaria mais fácil pra vocês). Espero que vocês joguem, gostem e se

preciso de algo, vejam os vídeos do detonado lá no canal, toda a semana procu-ro manter vocês atualizados com as gameplays e os detonados desse grande

jogo. Caso estiverem jogando e não tiver o vídeo no canal (estarem adiantadosno caso), me mandem um e-mail falando onde estão que eu faço a assistência

para vocês passarem com muito mais facilidade! Semana que vem eu irei falarde um jogo que acho que todo mundo já jogou e com certeza gosta muito de

jogar, que é o Super Mario World. Curioso? Continua lendo aqui a minha colunae o jornal que muita novidade vem por aí! Forte abraço!

>> TRANSPORTE

O Dia D da Empresa ViamãoNos dias 7 e 8 de dezembro, a Empresa de Transporte Coletivo Viamão realizou, no centro

cultural do Colégio Marista Graças, sua tradicional festa de final de ano. Chamada de 'Dia D', esta foia 18ª edição do evento. Participaram da confraternização os empregados e seus cônjuges.

Foi preparado um churrasco superespecial e a música ficou por conta do DJ Everton da SocietySom e Luz, além do sorteio de diversospresentes. Também houve apresentaçãodo conhecido e reconhecido Grupo Tea-tral da Empresa Viamão, que homenageouos 60 anos de fundação da Empresa, apre-sentando um esquete que relembrava fa-tos e colegas que fizeram parte da empre-sa em décadas anteriores.

Duas TVs de LCD 47' foram sortea-das dentre aqueles que participaram dotreinamento de atendimento ao cliente, re-alizado durante o mês de novembro de2013 e começo de dezembro deste ano.Outros dois televisores e muitos brindesforam sorteados entre todos que compa-receram à festa.

Também foi sorteado um notebookdentre todos que doaram brinquedos paraa Campanha Ganhei Um Brinquedo Neste Natal. Esta ação demonstra que a empresa se mobiliza, emobiliza seus funcionários, em prol da sociedade viamonense. De acordo com o gerente de operação,Sr. Silvio Leão, a avaliação de todas as atividades é muito positiva. "Fico feliz por este evento deconfraternização, no qual a Empresa Viamão, além de comemorar, se mobiliza em prol das demandassociais, contando sempre com a cooperação de seus colaboradores", comenta.

Os brinquedos arrecadados, além de outros doados pela empresa, serão distribuidos para criançasque vivem nas comunidades mais carentes do município. Creches comunitárias, associações de bairroe clubes de mães fazem a identificação e intermediam a entrega dos presentes, formando uma rede desolidariedade. A homenagem especial a todos aqueles que completaram 15, 20, 25 e 30 anos deempresa foi um dos pontos altos da festa. Os homenageados receberam a parabenização da direção daempresa pelos anos de dedicação ao transporte e foram premiados com um lindo relógio com ologotipo dos 60 anos da Empresa e certificado.

Na oportunidade a direção também apresentou os projetos da empresa para o próximo ano."Queremos continuar sendo uma empresa de referência, na qual os viamonenses pensam em trabalhare aqui se aposentar um dia", pondera Leão.

Page 8: Sexta 13 12 13
Page 9: Sexta 13 12 13
Page 10: Sexta 13 12 13

PÁGINA 10Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

Evolução e ViamãoMídia reúnem clientesno Tecnopuc ViamãoA agência de propaganda e marketing Evolução e a Viamão

Mídia realizaram, no último dia 05 de dezembro no TecnopucViamão, um evento de confraternização de final de ano, reunindoclientes do ano de 2013

No dia do evento foram apresentados todos os planos de açãoque a agência está planejando para 2014, principalmente com rela-ção às estratégias de comunicação digital e gerenciamento de redessociais, que já foram amplamente exploradas nesse ano em algunsclientes. Também foi apresentado, pela primeira vez, o projeto demensuração de resultados em marketing, que será desenvolvidojunto a clientes da Evolução a partir de 2014, aplicando métricas etestando resultados de todas as ações planejadas de comunicação.O objetivo principal do projeto é mensurar e dar destino corretoaos investimentos em marketing com foco em seus públicos-alvo,com alto nível de eficácia nas campanhas e planos de ação na área.

Outro momento especial da noite foi o sorteio de uma viagempara Bento Gonçalves entre os clientes presentes. O grande sortu-do foi o Sr. Itamar Frohlich, proprietário do Supermercado Grenal,que recebeu duas diárias no Hotel Dall'Onder, com direito ao fa-moso passeio na Maria Fumaça. Um reconhecimento aos investi-mentos e confiança na empresa Viamão Mídia durante o ano de2013. A iniciativa prioriza o networking e relacionamento entre osclientes da Evolução e Viamão Mídia, servindo também como ummomento de ouvir e entender melhor a diversidade de segmentos etipos diferentes de negócios, para que cada cliente possa ser aten-dido de forma única e customizada.

SOBRE A EVOLUÇÃO - A Evolução é uma agência especi-alizada em comunicação de resultado, que utiliza modelos tradici-onais da comunicação dirigida e atende às plataformas dinâmicasdas redes sociais. Sua história, atrelada aos nove anos da ViamãoMídia, traz experiência no atendimento aos diversos segmentos domercado, principalmente na prestação de serviços. Os profissio-nais da Evolução, com parcerias estratégicas com outras empresasde assessoria, tornam a agência focada no resultado do cliente,aliando atendimento e disponibilidade.

O principal diferencial da Evolução é a utilização de métodose análises para mensurar os resultados dos projetos que desenvol-ve, criando processos e métricas que se aplicam conforme cadacenário de negócio. Cada cliente é entendido e inserido no contextode evolução do seu negócio, focando em resultados.

www.vmevolucao.com.br

>> MÍDIA

CDL Viamão divulgapesquisa de compra

de Natal em ViamãoA câmara de Dirigentes Lojistas de Viamão (CDL) em par-

ceria com a AGV - Associação Gaúcha para o Desenvolvi-mento do Varejo aplicou uma Pesquisa de Mercado para sa-ber a intenção de compra dos consumidores viamonenses,em relação ao Natal. Os itens mais procurados foram Roupas,eletrônicos e brinquedos.

O público que esteve presente no balcão de atendimentoda CDL respondeu à pesquisa e 62% dos entrevistados darápresentes para mais de 4 pessoas, entre elas 29% para osfilhos, 18% para o Cônjuge e 16% para os avós.

Os fatores decisivos na hora da compra foram destaca-dos por eles: Desconto no preço (30%), Localização (16%),Marca (13%) ea t e n d i m e n t o(11%). Os itensmais procuradospara as comprasforam Roupas(38%), eletrôni-cos (18%) e Brin-quedos (17%).Dos consumido-res entrevista-dos, 43% preten-dem investir até R$ 50,00 nos presentes, 23% investirá de R$50,00 a R$ 100,00 e 16% de R$ 100,00 a R$ 200,00.

Na pesquisa, também foi perguntado o período que ospresentes serão comprados e a forma de pagamento e 53%dos consumidores comprarão até o dia 15 de dezembro eoutros 15% na última semana do Natal, quanto ao pagamen-to, à maioria do público pagará a vista totalizando 55% e nocartão de crédito, 29%.

Um pouco dos costumes dos viamonenses também po-dem ser identificados, visto que foi questionado o períodoque as pessoas geralmente montam a árvore e decoram suascasas onde 40% o fazem no final de novembro e 28% até asegunda quinzena de dezembro.

Um total de 88% das pessoas prefere passar o Natal coma família, 60% na capital, 24% no interior e 11% no litoral.

OUTRAS AÇÕES NO NATAL - A CDL Viamão está de-senvolvendo diversas ações neste natal, além de premiar amelhor vitrine Natalina em 2013 em campanha pelo facebook,a entidade estará colando cartazes nos comércios, com carrode som nos principais bairros e papai Noel na praça nos dias18, 19 e 20 de dezembro.

Confira todas as ações no site www.cdlviamao.com.br

>> EMPRESARIADO

No dia 12 de dezembro de 2011, aBody Training Academia abriu suas

portas ao público da cidade deViamão. ”Parabéns Body Training,

por esses dois anos detrabalho, promovendo a saúde e o

bem estar de seus clientes.Rua: Luis Rossetti 331 – 2º piso –

(prédio do Sindicato Rural)

Page 11: Sexta 13 12 13

Recebo e-mail de um leitor que se identifica como o “Jason de Viamão”. As perguntas delesão muito pertinentes, e confirmam aquilo que eu escrevo aqui quase todas as semanas, quenossa prefeitura está uma esculhambação gigante. Segue o texto na íntegra:

“JASON PERGUNTAMeu caro amigo, nos últimos tempos vejo você criticar muito a Mudança de Verdade, você tem

duvidas que as coisas mudaram? Então tu não estás observando direito. Só para te deixar cientevou te citar algumas mudanças:

1 - Antes o governo anterior maquiava as obras de seus "colaboradores"; agora o governoatual nem se preocupa com isso, afinal, as grandes obras, como o shopping com Mc Donald’s etudo, não tem alvará de construção; a obra da sede da super imobiliária já tem comércio famosofuncionando sem habite-se e sem alvará de locali-zação, fora o famoso PPCI - Plano de Preven-ção Contra Incêndios ou Alvará de Bombeiros- tipo o da danceteria de Santa Maria, que deutragédia, mas como nem a Prefeitura que co-bra de todo comércio pequeno tudo que é tipode papelada, NÃO TEM ALVARÁ DE BOMBEI-ROS, porque seus colaboradores precisam disso?

2 - Antes tinha um bando de CC's que chegavam ase bater nas Secretarias, mas até trabalhavam. Agoratem um bando de incompetentes, mal educados, burros esó querem ficar dando "bandinhas" de carro pra e cima epra baixo, gastando combustível.

3 - Antes os Administradores eram marionetes do "TodosPoderoso", mas pelo menos respeitavam os funcionários con-cursados, com essa porcaria de salário, as vezes até pagavamde arrogante, e davam uns castigos, mas depois passavam amão e diziam: "Não faz mais que papai não gosta"; agora osSecretários e Diretores humilham e perseguem quem eles querem,xingam e fazem questão de mostrar que não tem nenhum respeitopelo funcionalismo. Isso são apenas alguns exemplos meu caroamigo, só te pergunto e gostaria que tu me respondesse, por qualmotivo eles não fiscalizam seus "colaboradores"?

Qual o motivo que a própria prefeitura não tem a mínima se-gurança para seus funcionários contra incêndio acidental, poisnão tem PPCI e não é interditada? Todas as Secretarias têm PPCI? As escolas municipais têm?Porque é permitido carros particulares com adesivos políticos nos vidros serem estacionados den-tro do pátio onde ficam os carros oficiais e os motoristas dos veículos oficiais tem que ficar tentan-do achar vagas aos arredores da prefeitura? Afinal a SMTT não funciona? Pois nosso trânsitoestá horrível. Agradeço desde já a atenção, espero que tu consiga me responder essas dúvidasmano veio, pois na próxima semana te farei perguntas bem mais difíceis...”

PÁGINA 11Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro Octacílio

Seu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

O Jason está perguntandoVereador Xandão (PRB)

está muito triste como Secretário de

Agricultura de Viamão,Canelinha Filho

Recebo um e-mail do meu amigo, o Vereador Pas-tor Xandão Gomes (PRB).

Ele está muito triste com o Secretário de Agricultu-ra de Viamão, o meu outro amigo Canelinha Filho (PP).

Segundo o “Chan-don”, o Canela pro-meteu uma reunião enão compareceu.

O Vereador meconfidenciou que in-clusive, já retirou onome do secretário desuas orações diárias(dizem que a oraçãodo Gomes é uma dasmais poderosas de Vi-amão).

Apenas reproduzoo texto que recebi naíntegra.

“Os moradores de Morro Grande e Capão daPorteira gostariam de saber onde está o Secretario deAgricultura de Viamão, o Canelinha Filho. A comu-nidade procurou o meu gabinete na Câmara de Verea-dores de Viamão, pois os moradores se queixam deboeiros entupidos, que não dão vazão á tanta água, ealguns casos, reclamam de aterros que impedem o es-coamento das enxurradas a até alagamento na entra-da do condomínio Pomar do Morro e comércios aoredor.

Pedi para a minha assessoria falar com o secreta-rio de agricultura, e juntos solucionar o problema da

comunidade, pois omesmo afirmou quenão era de compe-tência da prefeitu-ra, mas sim doDAER.

Ficou entãomarcada uma reu-nião com o Superin-tendente do DAER,comissão de mora-dores, e comigo,pois minha assesso-ria esteve na secre-taria confirmando a

presença do Secretário Canelinha na reunião, e o mes-mo confirmou a presença.

Mas para surpresa de todos, o secretario Caneli-nha não compareceu, e nem deu uma satisfação paraa comunidade. Ele mostrou o descasco com a comuni-dade. Usei meu espaço na tribuna da Casa do Povona quinta feira, para relatar da falta de consideraçãoque o secretario teve com os moradores da Zona Ruralde nosso município. Muito triste isto que aconteceucom um integrante da Mudança de Verdade.”

CHAPA 2 VENCE NA A S M V >> Ontemaconteceu mais uma eleição na Associação dosServidores Municipais de Viamão (ASMV). Foi elei-to Zoé presidente, e o meu amigo Valdomiro vice.

Desejo sorte pra turma da Chpa 2 e que repre-sente, o funcionalismo municipal, e não sentem nocolo do prefeito Bonatto. Uma associação dever-dade tem de ser isenta, lutando apenas pelo benefí-cio dos associados.

N ATAL DA PREFEITURA É UMA PIADA >> Estava vendo a decoração de Natal que a prefei-tura comprou para as ruas da cidade, parece que foi mais de R$ 50 mil o valor gasto. Este absurdo todopara fazer uns circulos, ridículos, com garrafa pet? Queria ver se o Bonatto colocou estas coisas horroro-sas nas escolas dele. Ele não tem o mesmo cuidado com a prefa que tem com os negócios dele.

Page 12: Sexta 13 12 13

PÁGINA 12Viamão - 6 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

PRAÇA >> Oretrato acima mostr anossa bela praça doCentro de Viamão. Naépoca não tinha sidoconstruido ainda, oprédio onde hoje ficaa prefeitura e a Câ-mara de Vereadores .. .

SHOW DE INAUGURAÇÃO DA RÁDIO LI-BERDADE>> Para quem não sabe, a concessãoda Rádio Liberdade é para a cidade Viamão. Noinicio de suas transmissões ela não tocava a músi-ca gaudéria que toca hoje. A música brega ( bemao estilo Caiçara hoje) era o cardápio musical daLiberdade FM, que hoje pertence a Rede Pampa deComunicação. A foto acima é de 8/9/1984, noshow que marcou quando a emissora entrou no ar.Quem abrilhantou o espetáculo foi a dupla Ico (D)e Zico (E) . Na bateria bem no canto da foto, estáo Marcelo Binatti. O show foi no antigo Cine Radar,hoje, o Salão Paroquial da Matriz de Viamão. OZico, que hoje é um dos mais conhecidos veteriná-rios da nossa cidade, tinha apenas 16 anos e disseque não acreditava que o seu som iria sair ao vivona rádio, e saiu.

Quem sabe em 2014 a dupla pode ser reunirpara fazer um show histórico no Café Ortiz ?

Page 13: Sexta 13 12 13

PÁGINA 13Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

AMelhor

Abertosábado

Martinica e Dedo de Dama decidemo Municipal, domingo no Tamoio

Neste domingo, às 16h, Martinica e Dedo de Dama se enfrentarão noEstádio Edgar leitão Teixeira, o Campo do Tamoio, para saber quem vaiconquistar o caneco mais importante do ano dentro do nosso município

Sob o forte calor do domingo passado, Dedo de Dama e Martinica se garantiram na final do Campeonato Munici-pal de Viamão, ao bateram Réus e ABCREI Raceng respectivamente.

A semifinal do Campeonato Municipal de Viamão, organizado pela Secretaria de Cultura e Esporte, reservou aosexpectadores que compareceram ao campo do Tamoio duas ótimas partidas, onde Dedo de Dama e Martinica leva-ram a melhore sobre Réus e ABCREI Raceng.

Na primeira disputa o Dedo de Dama saiu na frente do Réus com poucos minutos de jogo. Na segunda etapa dapartida o Réus chegou a igualar o marcador, mas o Dedo de Dama, com seu ataque muito veloz, marcou mais duasvezes e despachou o time da Vila Esmeralda, 3 a 1.

Já na segunda partida Martinica e ABCREI Raceng fizeram um jogo equilibrado. O Martinica com maior posse debola abriu o marcador em cobrança de falta somente na metade do segundo tempo. Com o placar adverso o Racengbuscou o empate a poucos minutos do fim de jogo. O empate levou a decisão para os pênaltis, onde o Martinica levoua melhor e venceu por 3 a 2.

Neste domingo, às 16h Martinica e Dedo de Dama se enfrentarão no Estádio Edgar leitão Teixeira, o popularCampo do Tamoio, para saber quem vai conquistar o caneco mais importante do ano dentro do nosso município.

A entrada será franca e os portões estarão abertos a partir das 15h.

>> FUTEBOL DE CAMPO

Na noite de terça, dia 10, Atlético Cobreloa e S. E. R. Papão venceram seus jogos e se garantiram nasemifinal, onde já enfrentaram na noite de ontem, simultaneamente, ABCREI Raceng e S. E. R. Imperador.

As quartas de final da Copa AFUVI começou a ser disputada na quinta-feira do dia 05. A primeira equipe agarantir sua passagem à semifinal foi ABCREI Raceng ao vencer o River/Alvorada por 3 a 2 em uma partidamuito equilibrada, onde o gol da classificação foi marcado aos 17min da etapa final. Na seqüência o S. E. R.Imperador confirmou o seu favoritismo ao aplicar 8 a 1 no S. E. R. Pork´s. Já na terça, dia 10, aconteceu noCentro Cultural de Cultura e Esporte de Viamão a definição dos confrontos das semifinais com mais duasmagníficas partidas. O Atlético Cobreloa com sua equipe bem compactada venceu o Ajax/Coletare, 4 a 1. E naúltima partida das quartas de final S. E. R. Papão e De-portivo/Canarinho fizeram um verdadeiro jogo de xa-drez, onde o Papão, equipe do centro da cidade, saiucom a classificação ao vencer o Ajax, time da SantaIsabel, por 2 a 1.

CONHAÇA OS DESTAQUES DAS QUARTAS DEFINAL: Ao final das partidas das quartas de final a co-missão organizadora da Copa AFUVI elegeu os desta-ques de cada embate: Thiagão (ABCREI Raceng), Sér-gio Jr. (S. R. E. Imperador/Auto Brilho), Binga (AtléticoCobreloa) e Choca (S. E. R. Papão).

JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS JÁ FORAMDISPUTADOS NA NOITE DE ONTEM - Os quatrosemifinalistas nem tiveram muito tempo para comemo-rar suas classificações, isso porque na noite de ontem jáiniciaram as disputas dos jogos de ida das semifinais.Jogaram às 21h ABCREI Raceng x Atlético Cobreloa e às 22h S. E. R. Imperador/Auto Brilho x S. E. R. Papão.As partidas de volta estão previstas para a terça, dia 17.

1º CONFRONTO DA FINAL NA CATEGORIA FEMININA - Também iniciou ontem a final da categoriafeminina. Às 23h entraram em quadra Olímpia e S. E. R. Papão, a partida de volta será dia 19, junto com a finaldo masculino.

Os resultados da noite de ontem serão divulgados neste sábado no site Viamão Agora(www.viamãoagora.com.br).

Inicou nesta quinta-feira (12) a disputa dassemifinais da Copa AFUVI, no Ginásio Municipal

>> FUTSAL

Page 14: Sexta 13 12 13

PÁGINA 14Viamão 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> VELOCIDADE

Guerreiros viamonensesnas 12 Horas de Tarumã

Pilotos de Viamão Jorginho e Leonardo Flores, e Rogério Bareta completaram a mara-tona automobilística no Autódromo Internacional de Tarumã no último final de semana

com o Fusca Hot #55

A competição em comemoração aos 15 anosdo ginásio da baixada do Jardim Krahe teve seuponta pé inicial na quinta-feira do dia 05. A fór-mula da disputa permanece a mesma da edição2012, a primeira fase da competição conta comdoze times divididos em duas chaves, os cincomelhores colocados de cada chave avançam paraa segunda etapa, onde os dez times classificadosdisputam em pontos corridos e os oito melhoresse classificam para as quartas de final e assim pordiante.

CHAVE A: Cruzeiro Salseiro, Cazaxilas, PortoViamão, Goleadores Primaz, Absolut e Mansão.

CHAVE B: Só Refugo, Gaúcha, Brahmeiros,União São Benedito, Imperador (Foto Campeãoedição 2012) e Vilas Papão.

Resultados da primeira rodada: Cazaxilas 4 x3 Absolut, Gaúcha 5 x 3 Imperador, Cruzeiro Sal-seiro 8 x 2 Mansão, Só Refugo 6 x 4 União SãoBenedito, Porto Viamão 3 x 3 Goleadores Primaze Brahmeiros 4 x 2 Vilas Papão.

Na noite de ontem aconteceu a segunda roda-da, mas os resultados não foram divulgados até ofinal desta edição.

Jogos da segunda rodada: Porto Viamão xMansão, Imperador x Só Refugo, Cazaxilas xCruzeiro Salseiro, Vilas Papão x Gaúcha, Golea-dores Primaz x Absolut, União São Benedito xBrahmeiros.

Há alguns meses os pilotos de Viamão Jorge Flores e Leonardo Flores, respectivamente pai e filho, preparavamseu Fusca Hot vermelho, para as 12 Horas de Tarumã. Para aguentar a maratona da principal corrida do Brasil, elesconvidaram o também viamonense Rogério "Bareta" Xavier, conhecido piloto da Copa Fusca do Rio Grande do Sul.Bareta não é natural da cidade, mas mora por aqui há mais de 25 anos, se considerando um viamonense de coração.

O fusca vermelho estava com o motor muito bem preparado, mas por volta das 23h15min, há exatos 45 minutospara a largada das 12 Horas do Autódromo Internacional de Tarumã, noúltimo sábado (7), quando Jorginho Flores dava uma volta no circuitopara alinhar no grid, ao estilo Le Mans Series, na curva do laço, o motorquebrou. Flores voltou rebocado aos boxes do mais rápido autódromodo pais, e neste exato momento começou a luta dos integrantes da Equi-pe 55 Racing. Um motor reserva teve de ser colocado no lugar. O carroperdeu muito em potência. Mas em apenas 30 minutos, o "Cascudo" jáestava funcionando. Mas a equipe 55 Racing teria que lidar com umdesafio a mais pelo resto da aventura: nada de motor de arranque novermelhão, pois as peças eram diferentes. Mecânicos, pilotos e a tropacompleta ajudaram a empurrar, com a torcida gritando junto para osimpatico Volkswagen ligar. Na primeira puxada de embreagem, engas-gou e não veio, mas na segunda, lomba abaixo nos pits, surgiu o roncoforte do motor 1.6, com muitos aplausos na área VIP dos boxes e tam-bém da torcida no retão. A largada teve de ser dos boxes, o que deixoua Fusqueta vermelha dos Flores na última posição no grid.

Foi assim, de motor reserva, que o guerreiro cumpriu as 12 Horas, com alguns reparos em componentes mecâ-nicos pelo desgaste, mas sem jamais parar de vez na maratona. “O Fusca é muito bom de chão e esse motor 1.6 émuito elastico e resistente. O carro chegou a virar 1min20s no inicio da prova”, destacou Bareta. “Foi muito legal oresultado e poderia ser melhor ainda, se nós tivessemos um plano de corrida. Não faltou empenho de ninguém, faltoufoi experiência”, definiu o piloto.

Jorginho Flores afirma que o carro respondeu bem durante as 12 Horas de peleia: "Só por terminar andandonormalmente é uma vitória para cada um dos carros que cruzam a linha de chegada. Todos que chegam correndo aomeio dia de domingo, são vencedores", afirma o experiente piloto viamonense.

Durante a noite, o único Fusca a participar das 12 Horas de Tarumã, foi ganhando posições e acabou ao meio diado último domingo, dia 8 de dezembro, na 11ª classificação geral, quarto colocado na categoria V.

A equipe 55 Racing tem o patrocínio de Jornal Sexta, Big Odonto, Atelier das Letras, Auto Posto Seminário eCabritos Lanches.

>> FUTSAL

Teve início na quinta-feira do dia 05a Copa 15 Anos do Ginásio Krahe.Ao todo são doze times na briga

pelo título

Iniciou a Copa15 anos do

Ginásio do Krahe

Page 15: Sexta 13 12 13

PÁGINA 15Viamão - 13 de Dezembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Copa do Mundo >> acaba de ser instalado no Gi-gante da Beira-Rio o moderno sistema eletrônico capazde mostrar se a bola ultrapassou a linha do gol. O Da-mião e os perebas do Gladiador e do Barcos não achamnecessário a instalação deste sistema.

1ª Divisão >> Inter, Flamengo, Cruzeiro, São Pauloe Santos nunca foram rebaixados. São Paulo e Santosnão jogaram todas as edições (1971 para cá, não joga-ram 1979), Flamengo e Cruzeiro não tem onde jogar,jogam de favor nos estádios dos outros. Conclusão: timegrande só mesmo o Inter.

Consulado >> o Consulado Colorado de Viamão estámeio sem moral com o clube. Após a bonita recepçãodo Ônibus Colorado que recebeu centenas de torcedo-res, não saiu uma mísera notinha no site do clube.

Campeões >> Victor; Léo, Paulão, Réver e AndréSantos; Gilberto Silva, Léo Gago, Carlos Eduardo e Ro-naldinho; Borges e Marcelo Moreno. Treinador: Cuca.Dirigente: Paulo Pelaipe. Não preciso dizer o que elestiveram que fazer para ganhar um título...

Folha >> de Paulo Vinícius Coelho, o PVC: a melhormaneira de montar um time competitivo para o ano quevem é descobrir onde o talento está, não onde esteve.Concordo.

Na mesma Folha de SP o mestre Tostão, após a dis-pensa do treinador santista (7º colocado e melhor pau-lista): Claudinei é bom e barato. Os clubes não gostamdisso.

Retificação >> Giovani Luigi não é o pior presiden-te de 2013. Roberto Dinamite (Vasco) é pior. Além dementiroso. Até um torcedor ele "matou" para tentar le-var, com aquela briga armada propositalmente, o cam-peonato para o tapetão.

Coligay >> e o Odone deu para os marginais doencoxamento, também conhecida como Geral (Coligaydo Século 21) mais de R$ 1 milhão! Em "cash" e semprestação de contas. Isso é que dá políticos profissio-nais no futebol. Segundo minhas fontes tem gente deViamão no "bolo".

Arena >> ótima esta do Bairrista sobre o Chiqueirode Aluguel da OAS: "Para assinar o novo contrato com aOAS, Grêmio exige que a Arena tenha grama!".

Inter >> definido o novo (nem tão novo assim) de-partamento de futebol do Inter, é hora de trabalhar. Sou-to de Moura só estava ali por barganha político-eleitoral.Marcelo Medeiros tem a desconfiança da torcida.

Não pode errar. São mais de R$ 100 milhões arreca-dados com vendas em 2013. Damião (42), Fred (35),Moledo (12), Dagoberto (6) e Gilberto (7).

Contratações >> vindo Abel, fala-se em Anderson eEdinho (do Flu). No Rio são considerados nulidades.Goleiro e zagueiro tem que ser "gringos". Agora pode 5.Temos 3.

Cena 1 >> N. da Barreta estaciona o carro de suajovem esposa, desce do carro e vibra.

Cena 2 >> L. Salpinkidis estaciona seu flamejanteHyundai, desce e beija o escudo do seu time na camise-ta.

Cena 3 >> Jules Bianchi estaciona sua possante ca-mioneta, desce e pula socando o ar.

Conclusão: gremista só comemora vaga. Até em es-tacionamento.

(51) 9192-0744

VACA NO POSTE >> Algum torcedor do imortalque conversou com o vizinho aí do lado? Parece que avaca ficou mesmo lá no topo do poste, e vai disputar aLibertadores em 2014.

Já o time dele . . .

APOSTAS >> O ano como um todo não foi bompara Barcos e Kleber. Dois dos nomes mais badaladosdo elenco do Grêmio, se envolveram em longos jejunse foram premiados com a desconfiança da torcida, prin-cipalmente o Pirata. Mas a dupla conta com um apoiode peso para virar o jogo e brilhar na Libertadores dopróximo ano: Jardel, Paulo Nunes e Tarciso, todos ído-los do clube gaúcho, todos campeões da Libertadores,principal objetivo da próxima temporada.

Atualmente, os jogadores estão em férias. Mas den-tro de relativamente pouco tempo estarão envolvidosna disputa da competição continental. Kleber passoutodo o segundo turno do Brasileirão sem balançar asredes. Barcos, capitão de Renato, amargou duas sequ-ências de nove jogos de jejum no ano. O trio, compos-to por dois campeões da América em 95 e um compa-nheiro de Renato em 83 aprovam a dupla.

“Dá para apostar sim. Eu acredito muito nos dois.As fases acontecem. Passam muito rápido e volta afase boa. podem sentir no começo, mas não deixam seabater. São experientes. Gosto muito do Kleber, estãocriticando ele, mas já mostrou suas qualidades. É demuita força, e na Libertadores precisa disso, É dar con-fiança aos dois. Só jogando que se pode reverter”, co-mentou o atacante Paulo Nunes.

O Gladiador e o Pirata não tem continuidade 100%garantida na próxima temporada. O Grêmio negociariaambos se aparecessem interessados. No entanto, a ten-dência é que a dupla permaneça. O Tricolor não pre-tendem fazer grande investimento, já que tem uma basemontada desta temporada.

“O Barcos é um bom atacante, e o Kleber um baitajogador também, vimos no Palmeiras, no Cruzeiro.Ninguém desaprende a andar de bicileta. Pode tomarum tombo ali ou aqui, mas sabe andar”, completouTarciso. O consenso de aprovação entre os três ídolostambém passa por outra situação: o treinador. O Grê-mio negocia com Renato Gaúcho, mas ainda não temdefinido quem será o comandante de 2014. Mais queisso, importante será o esquema e a estratégia adotadapara a temporada. O time de Renato priorizou a marca-ção e a intensidade de jogo no meio-campo no Brasilei-rão. Os jogadores de ataque acabaram sacrificados. Oartilheiro da Libertadores de 1995 resume o sentimen-to. “Ajudaram o Grêmio, mas não foram ajudados por-que o esquema não ajudava. São bons jogadores. Semudasse o esquema, eu apostaria neles”, sentenciou ocentroavante, ídolo dos torcedores tricolores.

O clube gaúcho está no Paraguai para o sorteio dosgrupos da Libertadores, que acontece nesta quinta-fei-ra, em Luque. O presidente Fábio Koff irá acompanharde perto a formação dos grupos da competição conti-nental. Com a derrota da Ponte Preta na Copa Sul-Americana, o Botafogo será o sexto brasileiro no cer-tame — Cruzeiro, Flamengo, Goiás e Atlético-MG com-pletam a lista.

>> APAE

[email protected]

Vereador Ronaldo Ribeiro(SDD) entregou homenagem

ao projeto Chuá da APAENa tarde da última quarta-feira, 04, o vereador do Partido Solidarie-

dade Ronaldo Ribeiro promoveu uma Sessão Especial em homenagemao Projeto Chuá da APAE-Viamão. Em parceria com o Clube dos Casa-dos da cidade, o Chuá vem desenvolvendo desde 2004 um estímuloem relação à melhora da psicomotricidade de crianças especiais.

Ministrado pela professora Geneci Wiest, o trabalho que a APAErealiza oferece aos alunos portadores da Síndrome de Down e de autis-mo, aulas e treinamentos em piscinas. Conforme evoluem no aprendi-zado, os estudantes se destacam e participam de diversas competi-ções de natação por todo o país, levando o nome de Viamão a pódiose medalhas. Com a presença de Geneci Wiest, professora e coordena-dora do Projeto Chuá, Jair da Silva, representando a Assistência Socialdos Direitos Humanos do município, Belamar Pinheiro, Secretária daCidadania e Assistência Social de Viamão, Clarice Rodrigues, Secretáriada Educação da cidade, Magda Trindade, Presidente do COMPEDEviamonense, Karla Costa, Diretora da APAE-Viamão e Eloisa de Lima,psicopedagoga, o Projeto Chuá foi debatido em diversas instânciaspara um público de mais de 100 pessoas presentes na plateia doPlenário Tapir Rocha, na Câmara de Vereadores de Viamão, entre pais,alunos, professores e técnicos.

O Vereador Ronaldo Ribeiro, juntamente com o prefeito Valdir Bo-natto, conseguiu verba de 100 mil reais para a escola prosseguir comseu trabalho. Para Ribeiro, "é de extrema importância o investimento daAPAE e do Clube dos Casados na causa" e completou: "O Chuá deveter seu valor reconhecido pela população viamonense por esses quase10 anos de muito empenho, sucesso, alegria e superação.

Page 16: Sexta 13 12 13

Jornal Sexta | Edição 140 | Sexta-Feira,

13 de Dezembro de 2013 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.br

www.viamaoagora.com.br | R$ 1,00