seu site na frente - hostnet.com.br · gadgets, cerveja & futebol coluna guanabara.info seo...

9
Seu site na frente Entrevista com Guga Alves Tudo para WordPress Parceiros Tecnologia, dicas e informação Atualidades Gadgets, cerveja & futebol Coluna Guanabara.info SEO fácil com WordPress

Upload: hadung

Post on 09-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Seu site na frente

Entrevista com Guga Alves

Tudo para WordPress

Parceiros

Tecnologia, dicas e informação

Atualidades

Gadgets, cerveja & futebol

Coluna Guanabara.info

SEO fácil com WordPress

Quando descobri as técnicas de SEO, tentei aplicá-las no meu blog pessoal e em alguns outros blogs que eu mantenho, incluindo o ComoCriarMeuSite.com.br. No início, tudo era um pouco mais complicado, já que as coisas eram feitas manualmente, e toda mudança deveria ser feita diretamente nos arquivos PHP, no .htaccess ou manipulando conteúdo em XML.

Hoje em dia, fazer a otimização do seu blog é algo muito simples, basta dedicar algumas horas para instalar e configurar corretamente alguns plugins no seu WordPress.

O WordPress é o melhor para isso?Sou um tanto quanto suspeito para falar, mas o WordPress é melhor

para fazer qualquer coisa! Hoje, eu hoje crio blogs, sites de notícias, pequenas lojas, redes sociais e jornais online com o WordPress. Tudo depende se você sabe que conjunto de plugins utilizar em cada situação.

Não acredita? Então aí vai um segredo que quase ninguém sabe e que eu vou revelar só pra você, leitor do RuaWeb: o site da Hostnet (www.hostnet.com) é completamente feito em WordPress. A mágica é criar um template personalizado e todos vão achar que você desenvolveu um grande portal em poucos dias.

O Super WordPress, exclusividade da Hostnet também é um grande facilitador, pois além de toda a estrutura básica para a construção de blogs simples, os clientes que utilizarem o Instalador Automático já recebem um ambiente totalmente configurado e com os plugins mais utilizados já instalados e prontos para serem ativados. Simples assim!

Como fazer SEO em sites WordPress?A otimização de sites criados com o WordPress pode ser feita da

maneira que eu expliquei anteriormente, com todos os processos feitos manualmente. Porém, por ser um gerenciador com alto grau de personalização e bastante popular, já existem vários plugins que desempenham funções importantes na otimização do site para máquinas de busca.

Como gosto muito do assunto, já experimentei várias opções de plugins para fazer SEO em sites WordPress, e cheguei a uma lista que utilizo até hoje no Guanabara.info.

Dá pra ser MAIS simples?Mesmo com todas as definições acima, nem todos estão acostumados

a instalar novos plugins e gerenciá-los no WordPress. Para facilitar ainda mais a vida dos donos de sites, a Hostnet disponibiliza uma versão especial do Instalador Automático: o Super WordPress.

Se você é cliente Hostnet e quer ter um site ou blog turbinado, instale o WordPress diretamente do painel de controle - o processo não leva mais de 2 minutos - e todos esses plugins já estarão devidamente instalados, basta habilitar aqueles que você deseja usar.

E para complementar ainda mais a ajuda, eu mesmo estou criando tutoriais exclusivos no ComoCriarMeuSite.com.br com dicas de SEO para WordPress. Neles eu mostro o passo-a-passo de habilitação e utilização dos plugins mais importantes e como apresentar seu site aos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

Mais fácil que isso, só se eu fizesse o site pra você ;)

RUAWEB.COM02

EDITORIAL

Só se fala nisso durante as reuniões de planejamento para criação de sites em todo país: “As URLs precisam ser mais amigáveis”, “Falta conteúdo interativo que agregue relevância para os buscadores”, “Os sites precisam de mais links externos, parcerias se fazem necessárias para chegar ao topo”, “Se você não tiver um bom marketeiro, não vai conseguir ficar bem nas pesquisas”. Por trás do panos, os fins justificam os meios.

Sobram “Soluções” em forma de pitacos para todos os gostos. Promessas de campanha, gurus e até dinheiro na cueca. Vai dizer que você também não sabia de nada? Link Farm? Conteúdo clonado? Texto repetido com a mesma cor de fundo? Link comprado? Bem... eu também não sabia de nada até descobrir, através de um dossiê encomendado a um site famoso de SEO, o que alguns de meus concorrentes andam fazendo.

Praticar SEO se transformou na técnica que mistura achismo e repetições para posicionar um site à frente nos buscadores, e que, como um mantra, tem ditado as regras de criação de conteúdo online. Em uma fase da Internet onde as busca online se tornaram o maior negócio virtual dos últimos anos, é inegável a necessidade se enquadrar nos padrões “amigáveis”.

Mas, como tudo na vida, SEO pode ser utilizado para o bem ou para o mau e para enganar ou para se dar bem. Então, faça bom proveito e pense bem em quem você vai votar, pois suas escolhas podem fazer uma grande diferença em quem estará no topo das pesquisas. Você ou seu concorrente.

EU voto SEO!

SEO para presidente!

VOCÊ SABIA? EXPEDIENTE

Direção GeralKauê [email protected]

ConteúdoTuiuiu ComunicaçãoEditor ChefeAlexandre Fontoura MTB: 24.885 [email protected]

RedaçãoJanaína [email protected]

EstagiárioLayla [email protected]

Criação e DiagramaçãoDaniel [email protected]

Rafael [email protected]

Lisane [email protected]

IlustraçãoSandro [email protected]

ComercialLeandra [email protected]

Impressão e AcabamentoJornal do Commercio

Fotos sxc.hu

O Jornal RUAWEB é uma publicação da Digirati Informática Serviços e telecomunicações, CNPJ 004.371.843/0001-55, Rua do Mercado, 34, sl. 1401, Centro. Rio de Janeiro - RJ CEP: 20010-120 Telefone (21) 2233-5950

Como fazer para meu site aparecer no Google ?Caso o seu site seja novo ou não possua links apontados para ele, È necessário cadastrá-lo manualmente. A Hostnet disponibiliza uma ferramenta para clientes no painel de controle que realiza esse cadastro automaticamente, além do Google, seu site È cadastrado em mais de 40 buscadores.

Quanto tempo leva para o meu site aparecer no Google, Bing e Yahoo ?Não existe um prazo certo para que isso ocorra, seu site pode ser indexado em alguns dias ou pode levar um pouco mais de tempo. Esse prazo varia de acordo como seu site foi construído, otimizado e de quantos links apontam para ele.

Kauê LindenDiretor de Marketing da Hostnet

RUAWEB.COM06

Olá, Amantes da Tecnologia! Essa edição especial do RuaWeb vem recheada de dicas sobre otimização de sites para mecanismos de busca, um conceito que cresce a cada dia. O problema é que muita gente acha só podemos (ou precisamos) aplicar técnicas de SEO em grandes portais ou em sites corporativos.

SEO é mais fácil no

WordPress

Gustavo GuanabaraEspecialista em Ciência da Computação, pesquisador em novas

mídias e interação humano-computador e diretor do site Guanabara.info (http://www.guanabara.info), parceiro da Hostnet.

ATUALIDADES

Qual o item mais importante de SEO ?O item mais importante de SEO È o título da página localizado na tag HTML “<title>”. O título deve possuir um conte˙do descritivo sobre seu site e fazer sentido para quem ler. AlÈm de ser exibido no topo do navegador, ele também È exibido na página de resultados de uma busca.

O que são e para que servem as “Meta Tags” ?Meta Tags são linhas de código HTML onde são inseridas as palavras que dizem aos buscadores o assunto da página.A Hostnet disponibiliza uma ferramenta chamada “Gerador de meta tags” que facilita a inserção destas tags no site.

Platinum SEO Pack - http://migre.me/IRjQVamos começar com chave de ouro! Esse plugin, na verdade desempenha boa parte das tarefas que você vai ter que habilitar no seu site WordPress. O Platinum é um verdadeiro canivete suíço do SEO.

Google XML Sitemaps - http://migre.me/IRypAlém de criar o primeiro sitemap, este plugin faz a atualização constante do arquivo e mantém os novos conteúdos sempre em dia. Basta instalá-lo, habilitar e não se preocupar com mais nada.

SEO Smart Links - http://migre.me/YGCRReferências internas são muito bem vistas pelo Google. O Smart Links faz isso de forma automática, criando links para as categorias mais acessadas.

Ultimate Google Analytics - http://migre.me/YIiKAté na hora de analisar as visitas do seu site o WordPress dispõe de plugins especialmente criados para integrar o ambiente ao Analytics do Google. Basta inserir o seu código no formato UA-999999-9 e os códigos de monitoramento serão incluídos no lugar específico.

W3 Total Cache - http://migre.me/YIX2Um dos melhores sistemas de cache é o Total Cache, que possui várias opções de personalização. Seu site vai literalmente voar.

Link Within - http://migre.me/YJbCEle analisa o conteúdo dos posts e procura por outos conteúdos que falem sobre o assunto, criando uma lista com direito a miniaturas das imagens da postagem.

404 SEO Plugin - http://migre.me/YJ1oEsse plugin vai criar uma solução muito inteligente para sua página de erro. Ele analisa a URL passada e faz uma busca no site, a procura de outros conteúdos que falem sobre o assunto. Assim você não perde o visitante, que vai ganhar muitas outras opções no lugar de apenas ver um “Erro 404”.

RUAWEB.COM04 SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB 05

ENTREVISTA

Idealizador do site Tudoparawordpress.com, que nasceu em setembro de 2008 com o intuito de agregar conteúdo sobre a maior e mais poderosa ferramenta para criação de blogs e gerenciamento de sites, Guga é também consultor de Search Enginee Optimization (SEO) da Hostnet, onde, em poucos meses, conseguiu uma grande melhora no posicionamento dos principais termos trabalhados. Guga também preenche seu tempo com o projeto CorpoPerfeito, realização ligada ao esporte sobre a qual faz certo mistério, mas que, segundo ele, tem tudo para revolucionar e virar uma grande referência para os amantes da prática. Ganhador do último desafio de SEO promovido pelo site MestreSEO, Guga Alves fala ao RuaWeb sobre o presente e o futuro da técnica de otimização de sites de buscas, ou SEO, além de dar dicas para quem quer usar a ferramenta, entre outros assuntos, como versão 3.0 do WordPress.

Jovem

mestre em SEOFormado em Análise de Sistemas com pós graduação em Gestão Estratégica em Marketing Digital, Gustavo Alves, ou simplesmente Guga Alves, tem apenas 26 anos, mas uma bagagem no universo da Tecnologia da Informação que impressiona.

são importantíssimas, assim como o conteúdo do site. Saiba escrever o que o usuário de seu nicho quer saber, afinal, seu objetivo é ser referência nele. Acompanhe as dicas dos profissionais de SEO pelo twitter, pois grande parte deles está sempre compartilhando informações e ajudando a quem precisa. No meu twitter (@gugaalves) existem listas de profissionais brasileiros e internacionais. Não deixe de ler tambem sites como Seomoz.org, MestreSeo.com.br e BrasilSeo.com.br. E, se possível, crie um site para testar o que aprendeu e monitorar seu posicionamento.

RW: Quais os erros mais comuns que alguém comete quando vai trabalhar o SEO de um site?Guga: Usar palavras-chave em excesso, não otimizar seu conteúdo de acordo com o que o usuário busca, usar técnicas Black hat. Em geral, pensar no robô e esquecer do usuário.

RW: Recentemente você ganhou o desafio MestreSEO. Quantos competidores participaram e como foi o desafio?Guga: Não sei dizer exatamente, mas no dia do resultado mais de um milhão de páginas haviam sido indexadas pelo Google. O desafio era otimizar um site para uma palavra-chave inventada pela organização do concurso. Criaram o termo “nanuki kokoritu” e uma pequena história que dizia que esta era uma raça de cães provenientes do Nepal. Um mês após o lançamento do desafio, a página que estivesse em 1º lugar no Google proclamaria o vencedor. Resolvi participar e criei um pequeno blog em nanunikokoritu.blog.br, para poder aplicar as técnicas que eu estudava e testar algumas outras. Usei até algumas técnicas de Black hat já que o desafio permitia, mas nunca faria tal coisa em meus sites de trabalho. Meu foco inicial era estudar SEO. Fui criando conteúdo, divulgando pelo twitter e vi que o site estava subindo de posição a cada

dia. Só resolvi levar a sério quando vi que o site estava na primeira página e tive a felicidade de ter sido o vencedor. Quem quiser mais detalhes, pode ver aqui: http://migre.me/ERR8

RW: O que te motivou a criar o site TudoParaWordPress?Guga: A criação do site coincide com a época em que comecei a estudar o WordPress um pouco mais a fundo. No começo ele era apenas um local de testes, mas aos poucos foi ficando conhecido e percebi a necessidade de passar um conteúdo diferenciado para os leitores, já que as dicas mais

comuns são facilmente encontradas por aí. Uma grande característica do site é que ele também é um portal colaborativo, onde qualquer um que queira transmitir seus conhecimentos pode se cadastrar

e também postar matérias. Só faço uma leve moderação para evitar SPAMs e postagens de conteúdo não relacionado a WordPress, desenvolvimento ou Marketing Digital. Aqueles que quiserem colaborar com o site serão muito bem vindos.

RW: Como você mede o retorno das suas técnicas de SEO?Guga: Monitorando o posicionamento das palavras-chave trabalhadas no site e

mensalmente realizo uma análise de quais matérias mais tem agradado os visitantes, analisando não só a visitação de cada uma mas também o número de comentários recebidos. Tal medição é uma ótima forma de detectar o que o público gosta e também me dá muitas ideias para novos projetos ou categorias no site. Em breve teremos novidades exclusivas, como o desenvolvimento de alguns plugins diferenciados e novas seções.

RW: Quais os diferenciais do WordPress em relação a SEO?Guga: São os plugins. No WordPress já é possível encontrar uma série de plugins criados para cada função básica, como criação de sitemap.xml (Google XML Sitemaps), configuração de títulos, description e keywords de categorias, páginas e posts (Platinum SEO Pack), otimização de imagens (Seo Friendly Images), entre outros.

RW: Os grandes portais que usam WordPress têm bom retorno?Guga: Como o WordPress já foi criado de acordo com as guidelines das search engines, ele ajuda muito a dar um bom posicionamento, mas somente este fato não lhe garantirá nada. É preciso gerar um conteúdo de qualidade e saber configurá-lo corretamente para tal.

RW: Quais as principais ferramentas para fazer SEO?Guga: Os sites SeoMoz.org e MestreSeo.com.br possuem ótimas ferramentas para análise de links que apontam para seu site, monitorar o posicionamento, otimização de títulos e meta tags. Costumo utilizar também o Rank Tracker, da Link Assistant, para monitorar posicionamento e gerar relatórios por palavras-chave, para avaliar o resultado de cada técnica aplicada e enviar para os clientes. E fundamental cadastrar seu site no Google Webmasters Central para ver a quantidade de páginas indexadas em seu sitemap.xml,

Um dos grandes fatores de posicionamento é “de fora para dentro“ (links externos apontando para o seu site).Guga Alves

a manutenção de um site bem posicionado sai muito mais barato do que ficar todo mês pagando por milhares de cliques em anúncios. Sendo assim, SEO a longo prazo pode ser mais vantajoso.

RW: Pode exemplificar algum caso de grande repercussão envolvendo site que tenha sido banido pelo Google?Guga: Foi em 2006, quando o Google anunciou que havia removido de seus resultados o site oficial da BMW, que usava uma técnica totalmente contra a política de qualidade da empresa chamada Doorway, que forçava a Search Engine a cair em uma página HTML com uma grande repetição de palavras-chave, enquanto os usuários eram normalmente direcionados para o site principal. Quem quiser mais detalhes sobre este caso, pode ler no site Brasil Seo, através deste link: http://migre.me/EP2Z

RW: Pode citar algum caso em que você trabalhou e que tenha virado um exemplo de sucesso?Guga: O meu melhor case até hoje ainda é o TudoParaWordPress. Fico feliz ao ouvir alguns amigos relatando que já estão “cansados” de procurar alguma dúvida sobre WordPress no Google e acabarem caindo nele. Mas com certeza o trabalho de SEO que estou desenvolvendo na Hostnet será, daqui alguns meses, o melhor case em meu curriculum, pois ele tem fluído de forma muito boa e também porque os profissionais de lá têm uma ótima visão do que o SEO pode lhes trazer de bom e seus programadores fazem um excelente trabalho, entendendo e aplicando muito bem tudo o que temos alinhado.

RW: Quais as dicas básicas para quem quer usar SEO?Guga: Vou dar dicas rápidas e diretas. Um bom conhecimento de HTML e css irão sempre ajudar. A arquitetura e usabilidade do site

RW: Quais as diferenças entre o mercado SEO internacional e o mercado brasileiro?Guga: O mercado brasileiro ainda tem dois grandes diferenciais em comparação ao mercado internacional: a competitividade dos termos ainda é muito menor e tanto clientes quanto agências ainda apresentam, em média, menos maturidade. Entretanto, ano após ano, o mercado brasileiro vem crescendo e cada vez mais percebendo a importância do uso de SEO.

RW: Como você vê o futuro dos profissionais de SEO e Links Patrocinados no Brasil?Guga: Vejo com muito bons olhos. O mercado nacional

ainda tem muito a crescer e muitos jovens profissionais têm demonstrado interesse nessas duas cadeiras.

RW: E quanto à procura do profissional de SEO e de Links Patrocinados pelas empresas? Qual o mais requisitado e por quê?Guga: Os profissionais de Links Patrocinados ainda são os mais requisitados, pois as empresas pensam que assim vão poder medir, de forma mais eficaz, o retorno do investimento. Mas deixam de enxergar que através do SEO elas poderão ter suas palavras-chave bem posicionadas sem precisar pagar por cada clique. Lembre-se que

quais são as principais keywords que seu site se posiciona, e também o Google Analytics.

RW: Alguma vez, após trabalhar o SEO do site, você sentiu necessidade de começar a utilizar também os Links Patrocinados? (SEO inclui também links patrocinados, link building, campanha no adwords?)Guga: Grande parte dos profissionais de SEO na verdade são profissionais de SEM (Search Engine Marketing), que engloba tanto o SEO quanto o PPC (Pay Per Click – Links Patrocinados). Não necessariamente o profissional de SEO precisa dominar o PPC, mas ele deve ao menos saber muito bem como funciona e como ele pode impactar os usuários através dos Links Patrocinados. É interessante usar Links Patrocinados em conjunto com SEO pois sempre existirão áreas que o SEO não conseguirá atingir. Por exemplo, você pode não conseguir um link do site X, mas pode anunciar nele se ele estiver na rede de conteúdo do Adwords, impactando assim os usuários que você deseja.

RW: Precisa entender de programação para fazer SEO?Guga: O ideal é entender pelo menos de HTML e CSS. Mas muita coisa se aprende estudando e metendo a mão na massa.

RW: Você consideraria uma outra plataforma para desenvolvimento de sites sem o WordPress?Guga: Vejo com bons olhos o Joomla, mas atualmente não vejo porque abandonar o WordPress. Um sistema com uma comunidade bem engajada e ouvida nas atualizações só tende a crescer cada vez mais e dinamizar nosso trabalho a cada atualização. O WordPress 3.0 é uma grande prova disso, pois alguns dos recursos adicionados, como o gerenciamento de menus, tiveram seu desenvolvimento feito por seus usuários, além do grande apoio da comunidade no relato e correção de bugs do sistema.

www.tudoparawordpress.com

RUAWEB.COM06 SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB 07

PREPARE SEU SITE E CHEGUE NA FRENTE

A maneira mais comum de encontrar alguma coisa na web é através dos motores de busca, em sites como Google, Yahoo!, Bing e outros. Aí então surge uma outra necessidade: estar bem posicionado nessas páginas. Diversas pesquisas já provaram ser um comportamento quase automático e instintivo dos ususários clicar, no máximo, nos três primeiros resultados que aparecem. Mas o que determinou o posicionamento dessas páginas e por que devemos confiar nesses resultados?

CAPA

A resposta para essas perguntas está num termo relativamente novo, porém, vital para quem entende a necessidade de ser encontrado “logo de cara” nos sites de busca. Trata-se do SEO (Search Engine Optimization) ou otimizador de máquina de busca.

Otimizar alguma coisa significa, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “tornar ótimo”, ou ainda “aproveitar, utilizar, ou realizar melhor, ou de forma mais produtiva”. É exatamente o que as técnicas de SEO fazem: aumentam a visibilidade e relevância dos sites. Utilizadas pela primeira vez na Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, de acordo com o site MestreSEO (o primeiro da lista quando a procura é pela sigla), as técnicas de otimização para sites de busca nasceram da exigência de tornar o site do Grupo mais famoso.

Voltando um pouco no tempo, antes da descoberta desse novo meio de ser visto na web, os sites eram cadastrados no Yahoo! (à época o principal site de buscas) quase que manualmente. Era preciso apresentar o site na empresa e aguardar que ele fosse analisado num processo que levava de dois a três meses para ser concluído. Nesse interim surgiu o Google, que começou a achar os sites sozinho através de uma técnica relativamente simples, segundo o especialista em Ciência da Computação, pesquisador em novas mídias e editor do site Guanabara.info, parceiro da Hostnet, Gustavo Guanabara. “Quando o Google descobre o meu site, por exemplo, automaticamente ele descobre também os sites dos meus amigos que estão linkados ao meu e depois os sites dos amigos dos meus amigos e por aí vai. A expansão não para, porque todo mundo conhece todo mundo, chegando num tempo em que o Google passou a conhecer todos os sites”.

Após essa reviravolta na maneira de encontrar os sites surgiu então a necessidade de organizá-los por grau de importância. O Yahoo! ordenava com base na quantidade de vezes que se falava numa determinada palavra, como por exemplo, tecnologia. O site que mais falasse sobre o assunto era considerado o mais importante e ia para o topo da página de resultados. Só que os programadores descobriram e passaram a burlar a técnica repetindo a palavra diversas vezes, o que não deixava o conteúdo do site lá muito atraente. Então o Google passou a aplicar outra técnica de otimização, desta vez com base no número de pessoas que estavam ligados àquele determinado site que falasse sobre tecnologia, ou seja, o quanto ele era conhecido. E mais, dando também grande peso ao conteúdo e à relevância que os sites que linkavam possuíam. Nesse contexto, não contribui muito ganhar link de

Desde que a internet se firmou como o importante meio de comunicação como hoje conhecemos, tornou-se praticamente obrigatório ter um site. Não importa se a empresa é pequena, média ou grande ou se o dono do site é pessoa física ou jurídica. Se o objetivo é vender alguma coisa, seja um produto, serviço ou ideia, ele precisa estar na rede. Entretanto, ter um site não é tudo, ele precisa ficar conhecido.

um site que não tem nada a ver com tecnologia, ou seja, o assunto principal precisa ser relativamente igual. Analisados todos esses aspcetos, o Google passou a atribuir um valor a cada site, numa escala que vai de zero a dez. “É como as estrelas que classificam a qualidade e o conforto de um hotel. Não basta ser uma rede grande, tem que ter credibilidade no mercado”, complementa Gustavo Guanabara.

Esse sistema de classificação do Google ficou conhecido como PageRank, que segundo o site BrasilSEO, foi criado pelos fundadores do Google, Larry Paige e Sergey Brin em 1998. Quanto maior o PageRank mais bem posicionada a página estará na internet e isso significa aparecer no topo da lista de resultados, atraindo mais usuários (e cliques) entre milhões de concorrentes. Mas esta é apenas uma das várias medidas que o Google preestabelece para definir que sites merecem estar no topo. Segundo Guanabara, as regras são muitas e variam constantemente, por isso, é imprescindível estar sempre informado das boas práticas exigidas pelo Google, que ficam obsoletas muito rápido. Se não há uma preocupação constante nesse sentido, a tendência é cair de posição e muito rápido, pois o Google está sempre analisando se o site está trabalhando ou se está deixando de lado. Exemplo disso foi a recente oficialização de uma nova métrica baseada no tempo de carregamento do site, onde o Google vai medir desde o tempo em que a página começa a ser carregada até quanto tempo levou para que ela terminasse o carregamento. “O Google não está

interessado se o provedor da pessoa é bom ou não. O que importa para ele é se o site está dando a informação paro usuário e em tempo hábil”.

Para garantir sempre um bom posicionamento no Google é preciso ficar atento às seguintes questões: indexação e relevância. O primeiro diz respeito à ordem do site, ou seja, quanto mais bem indexado ele estiver, mais no topo da lista ele vai estar, ou pelo menos perto do topo. O importante

é estar o máximo possível à frente dos concorrentes. Relevância é o site oferecer ao usuário exatamente aquilo que ele procura,

através de um conteúdo bem feito e organizado. “É simplesmente fazer o visitante gostar do seu site e não sentir necessidade de passar para a página seguinte, atitude que nós chamamos de visita qualificada”, complementa. O SEO deixou de ser boas práticas e passou ser negócio. Por isso as empresas precisam se conscientizar da importância das técnicas de otimização e passarem a investir mais nisso.

Larry Page, Eric Schmidt, CEO da Google inc. e Sergey Brin

Acessibilidade

RUAWEB.COM SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB08 09

CAPA

Principais técnicas de SEO Algo interessante a se fazer e que é

muito bem visto pelo Google em virtude do caráter social, é a utilização de técnicas de acessibilidade no site, que propõe sanar a grande dificuldade que

Segundo Guanabara, SEO é como receita de bolo. Existem basicamente duas formas de implementar as técnicas: a doméstica e a profissional. A doméstica acontece através da melhora do PageRank por meio de técnicas e comportamentos que podem ser aprendidos em sites que oferecem, inclusive, material gratuito. A Hostnet é um deles, com vídeos tutoriais explicativos até para quem não entende muito de linguagem de programação. uma pessoa com deficiência auditiva ou visual encontra para

navegar. O W3C, ou Consórcio World Wide Web, cuja missão é criar padrões para a web, estipula, inclusive, diretrizes nesse sentido e é sempre muito positivo para os sites estar dentro dessas normas.Outra ótima opção é o site MestreSEO, cujo diretor-fundador é

Fábio Ricotta, Bacharel em Computação Gráfica, palestrante e frequentador assíduo de eventos internacionais sobre o assunto. Trabalhando há cinco anos na área, ele ressalta algumas técnicas importantes de SEO, como a utilização de palavras-chave corretas no título e no domínio. “Essa prática aumenta muito as chances do site estar melhor posicionado”. E reforça a importância da relevância no conteúdo do site. “Isso lhe confere autoridade”. Também já é possível encontrar muita coisa sobre o assunto em alguns livros, mas é preciso ter muito cuidado com estas publicações, pois muitas demonstram técnicas ultrapassadas, não mais suportadas pelo Google.

Há duas maneiras de fazer SEO e elas estão relacionadas à questão ética. Trata-se do Whitehat e do Blackhat, termos usados por hackers que significam, respectivamente, chapéu branco e chapéu preto. O Whitehat trabalha inteligentemente e de forma correta, sabendo o que o Google pensa e utilizando estas técnicas a seu favor. O Blackhat, ao contrário, se utiliza de falhas do Google para ter uma indexação melhor. É uma maneira ilícita de ganhar indexação e funciona. O “problema” é quando o Google descobre, gerando uma punição, que é a pior coisa que pode acontecer para alguém que investe num site e precisa

ter visibilidade. A mais grave das penas é a total exclusão do Google. Mas esse é um caso muito extremo. Geralmente o Google oferece a oportunidade de uma retratação através da correção da falha, mas se houver reincidência, as coisas só pioram. No Brasil, as técnicas de Blackhat são pouco utillizadas, mas nos Estados Unidos ela é amplamente executada. “Aqui tem manobra para tudo, até nas técnicas de SEO. O problema é que o cara faz e acha que está abafando e quando se dá conta fez tudo errado, contrariando as normas do Google”.

Links externosTítulos pequenos Usar ALT nas imagens

Posts de convidados

Links internos

Cadastro em diretórios

São muitas as técnicas que podem aumentar a visibilidade dos sites nos mecanismos de busca e a principal delas é a link building, ou construção de links, que consiste em conseguir links externos para o website. “O meu link building basicamente começou com os dois sites mais famosos de download, que são o superdownloads e o baixaki. Eu ofereci as minhas aulas ao pessoal do baixaki e a partir daí consegui links para o meu site, aumentando o meu PageRank”, diz Guanabara. Nesse caso, é aconselhável evitar a troca de links e banners com qualquer site pensando somente em gerar quantidade, pois o Google não enxerga isso como algo aceitável. É importante lembrar que o PageRank leva em consideração a “proximidade” com sites relevantes e de credibilidade.

Outra dica importante é a utilização de um bom título, que não pode ser muito grande (há um número limite de caracteres que varia de acordo com a recomendação do Google em determinada época) e além disso um texto condizente com aquilo que o Google vai ler.

Terceira dica é utilizar links internos que remetam para dentro do próprio site. Por exemplo, digamos que um site de conteúdo sobre tecnologia acabou de publicar uma notícia sobre o novo iPhone, mas que há anos atrás já havia publicado uma notícia falando sobre o que é o iPhone. Usar a inteligência ao próprio favor, nesse caso, é criar um link na palavra iPhone da notícia mais recente que remeta para a notícia antiga, mas que está dentro do próprio site. Isso gera links e links relevantes, de assunto semanticamente igual, acumulando pontos.

Outra dica interessante de SEO é procurar linkar o conteúdo à imagem, ou seja, explicar o que a imagem mostra. Por que isso (interrogação) Simplesmente porque o Google não consegue encontrar imagem, ele só consegue dar relevância pelo texto.

Realizar Guestpost (post convidado) também pode destacar o site na web. A técnica consiste em convidar outros profissionais a postarem artigos no seu blog, o que pode render mais visitantes.

O cadastro em diretórios também é recomendado. Diretórios, segundo o site marketingdebusca.com.br, foram os primeiros sistemas de busca criados. São chamados também de catálogos, pois categorizam os sites em tópicos, diferenciando, com maior facilidade, os sites bons dos ruins.

De uma maneira ou de outra, é preciso primeiro pensar como o possível visitante vai chegar ao site, ou seja, deduzir que palavra-chave ele vai digitar quando quiser encontrar alguma coisa. E estar sempre atualizando isso, pois as necessidades do usuário muda constantemente, assim como as regras do Google.

O papel das redes sociaisConsiderando o tamanho e a

importância que as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin e outros vem conquistando no tocante às relações pessoais e profissionais, tendo se tornado,

inclusive, ferramentas de busca, é muito comum observar, hoje, o uso de técnicas de otimização social especialmente voltadas para essas mídias. Essa prática ficou conhecida como Social Media Marketing (SMM). No entanto, segundo Gustavo Guanabara, elas não são consideradas importantes para indexar, mas para fidelizar os seguidores, o que não deixa de ser relevante. “A maioria das redes sociais sabem que as empresas se utilizarão delas para subir no Google e por isso se utilizam de uma tag chamada no follow, ou, não siga, como se dissesse ao Google que o link existe, mas não

deve ser seguido, então o Google ignora. O Twitter é mestre nisso”.

Mas não é por isso que se deve deixar de utilizar técnicas de SEO no Twitter, afinal, já está mais consolidado que o canal, sendo bem aproveitado, é um grande aliado. Nas palestras que Guanabara ministra por todo o Brasil, ele comprova, estatisticamente, que a primeira grande preocupação, na construção de um site, blog ou rede social, deve ser com usuário. A consequencia disso, segundo ele, será atrair os olhos do Google. “Por isso denomino as técnicas de SEO como sendo de otimização para usuários, porque se a pessoa

cair na paranóia de só agradar o Google, o site dela vai ficar horroroso. Tem que se preocupar com Google, é claro, mas, antes de tudo, com o seu público, pois isso sim vai fazer, mais cedo ou mais tarde, com que o Google exergue o site com bons olhos”.

O mercado de trabalhoO mercado de trabalho em

SEO está fervendo, segundo Fábio Ricotta. As empresas estão investindo bastante no segmento e a demanda por profissionais gabaritados cresce a cada dia. No mesmo ritmo anda a procura por cursos que ensinem as técnicas.

A remuneração é uma atração à parte. Empresas já consolidadas, como a própria MestreSEO não cobram menos de R$ 2 mil reais pelo trabalho, mas esse valor pode variar muito conforme o tamanho do website, das páginas, do cliente e de outros requisitos que influenciam na análise de custos. Há supostas empresas que fazem por menos, mas aí entra a questão da credibilidade e da qualidade do serviço que vai ser desenvolvido. Os cursos também não são baratos, custam em média R$ 500.

Web com criatividade

Parada obrigatória

Dicas para WordPress

Novoolhar tech

Leia também:

O site também oferece notícias atualizadas relacionadas a WordPress e ainda disponibiliza ícones para serem baixados e

Essas aulas se subdividem em subgrupos e, com tutoriais completos, explicam, passo a passo, como criar novas ferramentas para seu site, como a que confecciona álbuns de fotos. Mas antes, apresentando uma

O visitante terá acesso à publicação de artigos sobre as diversas temáticas do mundo da TI, escritos por dois profissionais de TI, uma jornalista e um poeta.

O site oferece também sugestões de livros e revistas sobre gerenciadores de conteúdos vindas de gente que entende do assunto, matérias para webdesigners e importantes dicas para as empresas que desejam desenvolver soluções voltadas para o ambiente Web. Está esperando o que para conhecer o site?

www.criativaweb.com.br

A página traz dicas de livros sobre aplicativos, navegadores, construção de sites, programação, entre outros assuntos, como mídias

RUAWEB.COM SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB10 11

Seja um parceiroSe você tem um endereço web que reúna

conteúdo de atualização, administração, manutenção e divulgação de sites, além de criação, pode ser também um parceiro Hostnet.

O Criativa Web tem como objetivo prover informações sobre o mundo da Tecnologia, além de compartilhar artigos e notícias sobre inovação, Tecnologia da Informação, além de Comunicação.

Como o nome já diz, o Profissionais TI é um ponto de encontro vir tual para profissionais da área, ou simplesmente para quem busca informação sobre o tema.

O Portal WordPress dá várias dicas para diferentes níveis de quem usa esse sistema para atualizar seu site ou blog. Desde fontes, temas, dicas, até vídeos, Plugins e as mais variadas ferramentas, independente de onde sua página estiver hospedada.

Escrito por dois professores que entendem de Tecnologia, Informática e Processamento de Dados, o Visão Digital disponibiliza vídeos aula autorais divididas em grandes grupos como Corel Draw, Flash, Dreamweaver e Fireworks.

Mídias Sociais Blogwww.midiassociais.blog.br

Domicio Netowww.domicioneto.com

sociais, jQuery, SQL e Banco de Dados. O site se preocupa também em manter os profissionais sempre por dentro do que acontece no mercado, divulgando vagas de emprego, datas e locais de eventos, concursos públicos na área, além de cursos e treinamento em TI por todo Brasil, como Gerenciamento de Dados, Oracle, Teste de Software, PHP avançado, entre outros.

No Profissionais TI é possível encontrar ainda reflexões e experiências dos profissionais da área, além de um apanhado de notícias publicadas em jornais e sites sobre o mundo da TI. Confira!

www.profissionaisti.com.br

que podem, em seguida, serem aplicados por você.

Através de vídeos didáticos, o autor não só ensina a usar diversas ferramentas, como sugere novas, apresentando-as, explicando como aplicá-las em seu site de forma breve e fácil e esclarecendo seus benefícios e porque vale a pena

usá-la. O portal oferece ferramentas que vão, passo a passo, otimizando seu espaço virtual.

www.portalwp.com.br

A Hostnet, uma das três maiores empresas de hospedagem do Brasil, abre espaço para parceiros da área de desenvolvimento em internet para agregar um círculo de profissionais do ramo com debates e inovações. Com a

parceria, os sites recebem apoio, visibilidade e credibilidade junto à marca Hostnet.

Nosso interesse é a discussão da tecnologia e o crescimento do mercado web no Brasil. Dentre os parceiros atuais, estão portais

direcionados para suporte, tutoriais e apostilas, cursos online, e outros. Entre em contato e também seja nosso parceiro! Mande sua carta de apresentação para

[email protected]

vídeo-aula dedicada a introdução daquele programa.

Você também fica atualizado com notícias divididas por editorias, como games, celulares, curiosidade de novos gadgets, entre outras.

www.visaodigital.org

Grupo de desenvolvedores PHP de Minas Geraiswww.phpmg.com

RUAWEB.COM SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB12 13

ATUALIDADES

Pendrive

para homem A loja Mulher, Cerveja & Futebol tem vários produtos interessantes,

a começar pelo famoso pendrive de cerveja, que tem versões de 4 ou 8 GB. Seus arquivos e documentos guardados nele vão se sentir muito bem, obrigado! E se você gosta de cerveja e tecnologia, ele é uma aquisição bem divertida A dica é do blog Digital Drops. Confira também outros produtos interessantes em mulhercervejafutebol.com/loja

Notebook

sem tela O designer coreano Won-Seok Lee apresentou um conceito

diferente de notebook: ele não tem tela. Futurista e arrojado, o segredo do B-Membrane, como foi batizado, é um projetor polarizado capaz de direcionar o display em qualquer superfície. De onde veio a inspiração, ainda não se sabe ao certo. O teclado é tão surpreendente quanto o projetor. Ele fica na base e só é exibido quando se precisa dele, como uma membrana que aparece e desaparece - daí o nome. O notebook ainda tem leitor ótico embutido. A dica é do blog Digital Drops.

Máscara humana

quase perfeita A empresa SPFXMasks, uma fábrica de disfarces dos EUA, criou

o que pode ser considerada a máscara humana mais realista já feita. A máscara “Handsome Guy” (“Cara bonito”) cobre a cabeça inteira e o peitoral do usuário, deixando apenas buracos para os olhos, nariz e boca. A textura da “pele”, os fios da barba e bigode, os poros e o cabelo raspado, tudo foi feito de forma minuciosa para se parecer ao máximo com um rosto real. De acordo com a SPFXMasks, o produto foi criado para fins de entretenimento, como festas a fantasia ou para pregar alguma peça em um parente. Um vídeo com uma demonstração da máscara pode ser visto em youtu.be/srcN8Ctvvs8.

Tela flexível

mais fina que fio de cabelo A Sony lançou uma tela

desenvolvida com a tecnologia OLED que promete revolucionar o mercado. Ela tem apenas 80 micrômetros de espessura e é mais fina que um fio de cabelo. a tela pode ser enrolada ao redor de objetos cilíndricos com raio de 4mm, como rolos e até canetas. Para muitos especialistas, as telas de OLED serão as sucessoras das atuais telas de LCD e plasma. Mais finos, leves e duráveis, esses displays poderão ser utilizados em dispositivos moveis. Essa tecnologia utiliza menos matéria-prima e é mais resistente.

iPhone

disfarçado de K7 A Retro Cassette Cover for iPhone é uma capa de silicone para

iPhone idêntica a uma antiga fita cassete de 90 minutos. A capa protege a parte traseira do telefone da Apple e tem um furinho para a câmera. Ela vem com uma caixinha de fita cassete, feita de plástico transparente duro, que além de proteger ainda mais o iPhone, serve também como um display stand para assistir a filmes ou ver fotos. Mais informações em Thumbsupuk.com

Escolher um provedor de hospedagem define o lugar que seu site vai ocupar na internet. A Hostnet sabe disso e reuniu uma série de recursos para facilitar sua vida e ainda garantir a visibilidade da sua mensagem.Fruto da união com a Digirati, uma empresa de desenvolvimento de softwares, a Hostnet mantém uma equipe de programadores que se dedicam 100% do tempo a criar ferramentas novas e melhores para você.A maioria dos recursos foi criado a partir de bases em Software Livre porque a Hostnet acredita que a liberdade para você fazer o que quiser com seu site é uma das premissas de uma boa hospedagem.

SEOSearch Engine Optimization

Quer aumentar suas visitas? A Hostnet é o único provedor que coloca o marketing a serviço do seu site. Inscreva sua página em quase 50 buscadores, conheça as regras de divulgação e aumente sua audiência em poucos cliques.

Domínios Ilimitados

Para quem administra sites, nada melhor do que manter só uma conta com vários domínios. Na Hostnet, você pode ter quantos domínios quiser, sem limite e sem custo adicional.

Gerador de Boleto Bancário

A Hostnet ajuda a administrar o seu negócio disponibilizando uma ferramenta que gera boletos de pagamento. Você insere os dados fornecidos pelo banco e personaliza as outras informações para vender online com muito mais segurança.

Profissionais Web

Os profissionais que fazem a internet estão na Hostnet. Os anúncios do Profissionais Web ajudam quem quer contratar e quem procura trabalho. Basta se cadastrar nas categorias para publicar seu outdoor online.

Audiência emTempo Real

Saber como anda a audiência e quando acontecem as visitas é um critério importante na hora de conquistar publicidade para o seu site. Com a auditoria IMD, você pode conferir as visitas do seu site em tempo real.

Instalador Automático*

Quer incluir um blog ou uma loja virtual no seu site e não sabe como? A Hostnet facilita pra você. O Instalador Automático simplifica a inclusão de oito recursos no seu site como blog Wordpress, os gerenciadores de conteúdo Drupal, Joomla e BlogEngine.NET, o gerenciador de fotos Coppermine, a loja virtual OSCommerce, o sistema de ensino à distância Moodle e o sistema de Fórum PHPBB.

Google AdWords

Uma parceria com o buscador mais usado no mundo garante aos clientes da Hostnet um crédito inicial de até R$100,00 para anunciar junto aos resultados do Google. Você ganha bônus de acordo com o plano e a periodicidade e troca por exibições do seu anúncio.

Administração de Banners

A exibição de anúncios online ganha muito mais atenção quando faz parte de um planejamento de divulgação. Com o Administrador de banners, você não precisa se preocupar com a rotatividade da publicidade na sua página.

Suporte 24h

Profissionais em constante aperfeiçoamento atendem aos chamados no Suporte da Hostnet. Você escolhe se quer ser atendido por email, telefone ou chat e ainda conta com manuais (tutoriais) em texto e vídeo, além de uma seção de perguntas freqüentes para tirar suas dúvidas.

Você pode criar um site com a sua cara em menos de cinco minutos com o WebFácil. A ferramenta tem mais de 3000 opções para você deixar o site do seu jeito e ainda incluir textos e imagens.

Registro de Domínios

A Hostnet faz registro de domínios nacionais e internacionais. Você pode registrar a sua marca .com e .com.br sem intermediários. Também estão disponíveis domínios. net, .edu e vários outros pra garantir sua exclusividade.

Painel de Controle

O Painel de Controle da Hostnet é fácil de usar, totalmente em português e permite muita autonomia na administração de sua conta. Você pode contratar serviços adicionais, mudar de plano, registrar novos domínios e muito mais.

WebmailULTRAMail

Hospedando seu site na Hostnet, você pode criar emails com seu próprio domínio. Além de funcionarem com protocolos POP e IMAP, você terá anti-vírus, filtros anti-spam, assinatura e mensagem automática de férias.

Não fique de fora.

Acesse o site da Hostnet e conheça melhor os recursos que acompanham gratuitamente os planos de hospedagem.

*Os recursos do Instalador Automático são excluxivos para os planos PHP, ASP, MiniPHP e PHP+Perl

RUAWEB.COM SEU INFORMATIVO DE COMUNIDADES WEB14 15

Vantagens que

você só tem com a Hostnet