setor em alta - frota & mercado · entre 1999 e 2010, fez parte da leaseplan, o que envolveu a...

48

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Job: 00059-553 -- Empresa: Publicis -- Arquivo: 00059-553-AFG-GM-Vendas Diretas-21x28cm_pag001.pdfRegistro: 192061 -- Data: 17:41:57 11/05/2018

“Mas tu, por que julgas teu irmão ? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão ?

Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus... Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”

Romanos 14:10 e 12

A Revista Frota & Mercado é uma publicação trimestral da

C & G 12EDITORA EIRELI – ME.

Telefone (PABX):(11) 3873-1525

Fax: (11) 3801-2195

[email protected]

/frotaemercado | @FrotaeMercado frotaemercado

Diretor Responsável - Editor

Rodrigo Antonio Rosso

Reportagem

André Del Lachini

Thiago de Christo

Redação | Redes Sociais

Fernanda Souza

Marketing

Fabio Prates

Administrativo/Financeiro

Juliana Gerazi

Diagramação

Rodrigo Martins

www.rodrigomartins.it

Comercial

Etiane Bastos

[email protected]

[email protected]

Colaboradores

Cleber Kouyondjian

Luiz Marins

Rodrigo Amaral

Rodrigo Moronta

Circulação

José Faustino

Tiragem

10 mil exemplares

Redação e Comercial

Caixa Postal: 60.113

CEP 05033-970

São Paulo - SP

É permitida a reprodução de qualquer artigo ou matéria publicada na Revista FROTA & MERCADO, desde que seja citada a fonte.

*Os artigos assinados não expressam necessariamente aopinião deste veículo, sendo assim, de responsabilidade

exclusiva de seus autores.

Rodrigo Antonio RossoDiretor/Editor

Editorial

Setor em alta !

Já passamos pelo pior ! Isso é inegável... É nítida a recuperação do mercado, não só no nosso segmento, mas em todos os níveis de negócios. Já não era sem tempo. Passamos por um período de pelo menos 4 anos de penúria, numa recessão que parecia não ter mais fim. Acabamos nos acostumando tanto com as más notícias, que quando uma boa notícia chega até custamos a acreditar nela ou, acabamos não

dando o devido valor. Mas algumas notícias acabam não só influenciando positivamente o nosso setor, como

impactam todos os outros setores envolvidos direta ou indiretamente com ele. E o setor automobilístico tem sim esse poder: quando o mercado de automóveis vai mal... tudo na economia parece que acompanha. Porém, quando o mercado do carro vai bem, tudo reflete positivamente no quadro econômico nacional.

Pois é... as últimas notícias foram boas: a ANFAVEA acaba de anunciar que a produção de veículos teve alta anual de 40,4 % em abril !

Esse é o lado bom. Isso é animador ! Apesar do recuo de 0,5 % entre março e abril. Mas temos que levar em conta o ponto positivo: mesmo assim, a produção brasileira de veículos comerciais leves, caminhões e ônibus subiu 40,4 % em comparação com abril de 2017.

Isso perfaz um total de unidades produzidas no mês passado de 266,1 mil veículos, tota-lizando 965,9 mil apenas nos 4 primeiros meses de 2018, o que representa uma alta real de 20,7 % em relação ao mesmo período do ano passado. Isso, num mar de penumbra em que estávamos “boiando”, é uma luz de esperança e motivação.

Uma coisa impulsiona a outra. As vendas também cresceram. Foi um aumento de 4,8 % em relação ao mês de março e 38,5 % em comparação a abril de 2017. 

Sabem o que isso quer dizer ? Que estamos saindo dia a dia, pouco a pouco, do estado letárgico que estávamos vivenciando nos últimos tempos. Que depois da tempestade vem o sol e com ele os brotos começam a aparecer no campo devastado. E é isso que nos impul-siona, que nos dá forças e perseverança para continuar acreditando no Brasil e no futuro de nossa terra. Mesmo em meio a tanta sujeira, corrupção, roubalheira... mesmo com nossa política e nossos políticos, o Brasil está mostrando que é maior que tudo isso e com trabalho e perseverança estamos conseguindo virar o jogo.

E falando nisso, em virar o “jogo”, teremos dois eventos que tem ligação direta com esse jargão acontecendo este ano: Copa do Mundo e Eleições !

Por isso, quero deixar aqui um alerta a Todos: para que não percamos o nosso “foco” durante os jogos na Copa, não nos deixemos levar pela emoção tirando a atenção do nosso trabalho e do nosso dia a dia. Os jogos acontecem lá na Rússia, mas nossa vida continua aqui todo dia e temos que continuar correndo atrás. E nas Eleições, teremos a oportunidade de mudar, de pelo menos iniciar uma mudança que, se não vai acontecer do dia para a noite, pelo menos teremos a chance de dar o primeiro passo: votando certo ! De forma consciente ! Ponde-radamente, sem emoção, com a razão. Se é que isso é possível com o cenário de candidatos que estamos tendo. Mas, cada um de nós, dentro de suas convicções, tem que fazer a sua parte, votando certo, tanto no cargo maior – presidência da República – como deputados e senadores. Como também, para governador e deputados dos nossos Estados.

Vamos em frente, sem deixar a bola cair !

Job: 00059-553 -- Empresa: Publicis -- Arquivo: 00059-553-AFG-GM-Vendas Diretas-21x28cm_pag001.pdfRegistro: 192061 -- Data: 17:41:57 11/05/2018

Entrevista

O Grupo VW começou a investir em uma nova empresa, a Fleet Solutions, que chegou ao Brasil em julho de 2017 e já conta com mais de 45 clientes corporativos. Estará presente em mais de 40 concessionárias da marca em 2018, que funcionarão como canais indiretos de

comercialização dos seus produtos. Com investimento inicial bas-tante relevante, o grupo alemão trouxe para o mercado brasileiro seu conceito que deu certo na Europa: uma empresa de Terceirização de Frotas, que fornecerá, não apenas o aluguel de veículos leves às empresas, mas também serviços de gerenciamento de frotas, gestão de manutenção, entre outros.

No Brasil o índice de terceirização de frotas ainda é muito baixo comparado com outros países da Europa, desta forma o espaço

para o crescimento da empresa é enorme, diz o admi-nistrador de empresas Manuel Messias, de 50 anos,

escolhido pela matriz para ser o executivo-chefe - CEO de operações - da Fleet Solutions

no Brasil.Manuel Messias passou o ano de

2016/2017 montando o início das ope-rações da Fleet Solutions no Brasil, que conta com sua sede em Curitiba/PR, e escritório de vendas em São Paulo/SP.

A Fleet Solutions pretende fechar o ano de 2018 com uma frota de mais de 3 mil carros, dos quais,

2 mil serão de terceirização e Gestão de Frotas. Os planos da empresa são ambiciosos, e no futuro pretende ampliar sua oferta de produtos conside-rando outros tipos de veícu-los (comerciais leves, elé-tricos etc). Os planos da empresa consideram uma frota superior a 25.000 carros em 5 anos.

Manuel MessiasSob seu comando, a Fleet Solutions Brasil, empresa do Grupo Volkswagen, avança no mercado de terceirização e Gestão de Frotas

Formado em Administração de Empresas e com Especialização em Liderança Executiva, Manuel Messias trabalhou mais de 15 anos no mercado de terceirização de frotas brasileiro. Entre 1999 e 2010, fez parte da LeasePlan, o que envolveu a chegada e o crescimento da multina-cional no Brasil. Trabalhou na Brink’s - empresa de transportes de valores, e também na Brasif com aluguel de empilhadeiras e máquinas para a indústria. Em processo de mudança para Curi-tiba/PR, com a mulher e os dois filhos, Messias recebeu a Revista Frota & Mercado para uma conversa exclusiva, sobre a chegada da Fleet So-lutions ao Brasil:

Revista Frota & Mercado – Quanto a Fleet Solutions investe no Brasil e quais são os pla-nos da empresa para o mercado frotista e de terceirização no País ?

Manuel Messias – Só posso comentar que o investimento é bastante relevante e bem superior ao que empresas semelhantes fizeram até agora no início das operações. Nossos planos envolvem a criação de um processo de vendas baseado na rede de concessionárias do grupo (com potencial superior a 400 pontos de venda), aliados à pros-pecção direta aos potenciais clientes, através de nosso time de consultores. Nosso compromisso está altamente relacionado ao nível de serviços

entregue aos clientes, desta forma a utilização da rede de concessionárias da marca para execução dos serviços de manutenção é sem dúvida um dos nossos diferenciais.

RFM – A Fleet Solutions trabalhará com automóveis e comerciais leves só do Grupo Volkswagen ou também de outras marcas ?

MM – Nossa oferta básica contempla as marcas do grupo (Volkswagen, Audi e Porsche), mas se houver um pedido específico do cliente por um veículo de outra marca, não teremos dificuldade para atender, visto que nosso espírito é vender e prestar o melhor serviço aos clientes de tercei-rização de frotas.

RFM – E o mercado frotista de caminhões ?MM – O mercado de Aluguel de caminhões

não está nos planos iniciais da empresa, no futuro poderá fazer parte dos negócios, visto que o grupo possui marcas importantes no segmento.

5Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

RFM – Uma montadora de automó-veis e comerciais leves entrar no mercado brasileiro de terceirização e Gestão de Frotas, bem como de aluguel de carros é algo diferenciado. Acredita que outras montadoras também lançarão empresas neste mercado ?

MM – Eu acredito que é um movimento natural, que já aconteceu no mercado eu-ropeu há mais de 15 anos e que agora che-ga ao Brasil. A indústria automotiva passa por mudanças visando sua preparação para a nova realidade em termos de mobilida-de urbana. Veículos elétricos, autônomos, compartilhados e pagos pela utilização, são temas de um futuro bem próximo. Desta forma uma empresa de Gestão de Frotas e mobilidade, como é a Fleet Solutions Brasil se encaixa perfeitamente neste con-texto. Iniciativas semelhantes provenien-tes de outras montadoras é algo previsível.

RFM – Então, o que acontece aqui no Brasil é a mudança do mercado como um todo ?

MM – Sim e é natural que aconteça.

O mercando está migrando de uma sim-ples venda, para fornecimento de serviços e mobilidade. O pacote de serviços que será vendido compreenderá as principais necessidades dos clientes em relação à sua mobilidade, e a rede concessionárias terá um papel muito importante neste cenário, atuando com um dos principais pilares na entrega do serviço.

RFM – Esta é uma mudança compor-tamental ?

MM – Terceirizar a frota é uma mudan-ça comportamental e também de caráter financeiro. Se você comprar um carro, terá que pagar os impostos, fazer o seguro, depois pagar a manutenção, além de ou-tros custos e serviços. Se você alugar um carro com um pacote de serviços incluído, um especialista vai cuidas de todos os itens para você ou sua empresa, com um impacto financeiro bem menor. Ao final do período, você simplesmente devolve o carro e escolhe outro que melhor aten-da às suas necessidades, em um processo bastante simplificado.

Entrevista

RFM – Na Fleet, Solutions o pe-ríodo mínimo para o Aluguel é de 12 meses ?

MM – Sim, 12 meses. Este é o período mínimo contratual para o cliente ficar com o carro. O destaque é que toda a manutenção é feita na rede de concessio-nárias da marca. A Fleet Solutions tem como premissa básica utilizar sempre a rede de concessionárias autorizada pe-las marcas para realizar as manutenções, garantindo segurança e qualidade para seus clientes.

RFM – Os serviços da Fleet Solutions então são positivos para as concessioná-rias das marcas ?

MM –Exatamente, nosso produto tam-bém contribui para o aumento do volume de pós-venda na rede de concessionárias autorizada, criando uma sinergia interes-sante dentro da cadeia. O concessionário tem benefícios ao comercializar nosso produto, e o cliente também tem benefí-cios pelo nível de serviços e atendimento recebido.

6 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

por Rodrigo Moronta

Rodrigo Moronta é CEO da Cred Tudo, empresa desenvolvedora de software para combater fraudes no setor automotivo e histórico veicular. Iniciou sua carreira em uma distribuidora AMBEV no interior de Mato Grosso e lá era responsável pelo pátio, estoque em solo e controle de gastos da frota própriaE-mail: [email protected]

a visão econômica

8 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Gerenciamento

Há muitas discussões sobre as vantagens de se ter uma Frota Própria ou usar uma Frota Terceirizada, o que sempre deixa o gestor cheio de dúvidas.

Neste artigo vamos analisar os dois cenários para que você, leitor, faça a melhor escolha para o seu negócio.

Aqui vamos apresentar uma visão exclusiva sob a ótica tributária que, embora importante, não pode se equiparar à econômico-financeira como um todo.

 Frota Alugada

Dentre as muitas vantagens da Frota Alugada, uma delas está na previsibilidade nos gastos, pois estes estão previstos em contrato, o que facilita o processo de planejamento financeiro da companhia e, por consequência, também o planejamento tributário.

Outro fator relevante ao se utilizar uma Frota Alugada é que, no caso de empresas de médio e pequeno porte, investir quantias na aquisição de frotas pode dificultar a constituição de uma reserva de capital de giro adequada, comprometendo assim a saúde financeira da empresa. Embora os veículos da frota sejam classificados como bens, eles não podem ser transformados novamente em capital de maneira rápida sem algum prejuízo.

A despesa com o aluguel da Frota é 100 % dedutível, desde que seja comprovada a utilização do mesmo em atividades relacionadas à operação da empresa. A maior difi-culdade, neste caso, é a comprovação dos gastos com veículos utilizados por sócios da empresa. Caso não existam evidências claras e contundentes de que os veículos alugados e utilizados por sócios foram usados para benefício da empresa, estes passarão a fazer parte da remuneração dos mesmos, se tornando objeto de tributação do Imposto de Renda Retido na Fonte e do INSS a título de Pró-Labore.

 Frota Própria

As principais vantagens de uma Frota Própria estão principalmente ligadas ao con-trole de sua gestão, facilidade e imparcialidade nos processos decisórios. No ponto de vista operacional, a velocidade e versatilidade que medidas emergenciais podem ser tomadas, garantindo sempre o foco no cliente (na entrega) é outro grande chamariz para este modelo.

Diferente do modelo anterior, a Frota Própria requer normalmente um grande in-vestimento inicial, por isso é um modelo adotado apenas por empresas de grande porte ou com saúde financeira completamente estável. Após este grande investimento, que vai desde a compra até a implantação dos processos relativos à gestão, o custo para se manter a frota tende a ser menor que os custos de uma Frota Alugada.

Do ponto de vista tributário o modelo de Frota Própria apresenta diversas vantagens tributárias, garantindo assim uma redução no imposto pago. Caso o veículo da frota

Frota Própria x Frota Alugada

9Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

seja utilizado para entrega de mercadorias, poderá ser gerado um crédito de ICMS (chamado CIAP ou Crédito de ICMS sobre Ativo Permanente) a ser abatido da apuração do ICMS mensal, seguindo regras específicas. Outro fator importante é que todas as despesas em relação à frota são 100 % dedutíveis, em que é valido salientar a despesa com depreciação do bem. Do ponto de vista da gestão, a despesa com depreciação não causa prejuízo econômico (não existe desembolso de caixa) e esta diminui a base de cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social diretamente.

Qual a melhor opção ?

Depende... Do ponto de vista tributário, o modelo de Frota Própria é mais favorável, pois suas deduções apre-sentam um maior impacto na apuração do Imposto de

Renda e Contribuição Social (isso sem contar o caso do CIAP, caso seja aplicável). Diferente da Frota Alugada, a comprovação dos gastos para garantir a dedutibilidade no Imposto é muito mais simples. Por outro lado, como mencionado anteriormente, o investimento para imple-mentação de uma Frota Própria é muito grande e, se não for devidamente mensurado e planejado, pode comprometer a saúde financeira da empresa no que tange o fluxo de caixa.

Vale lembrar que a organização financeira é essencial, pois apenas com todas as informações na mão será pos-sível obter tal crédito tributário. Deste modo, primeiro pense se realmente está pronto para esse desafio: a análise correta do retorno sobre o investimento é o que realmen-te deve ser levado em contato na difícil decisão de optar por uma Frota Alugada ou Frota Própria.

Desejo que você, Gestor, tome sempre a melhor de-cisão para o seu negócio !

10 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Test-Drive Premium

MERCEDES GLA 200Compacto da montadora alemã é fabricado no Brasil, agrada em cheio os amantes dos modelos SUV ou crossover de luxo e é ótima relação custo x benefício

Já faz algum tempo que a Mercedes-Benz vem produzindo no Brasil alguns de seus principais modelos de entrada, na fábrica de Iracemápolis/SP.Hoje, o modelo GLA 200 é o mais vendido da marca no Brasil e um dos responsáveis pela

nova aposta de conceito da marca em todo o mundo, buscando um público mais jovem para se juntar aos já tradicionais consumidores da MB.

No Brasil, só em 2017, foram emplacados mais de 12 mil unidades de automóveis da marca Mercedes-Benz, e destes, os produzidos em Iracemápolis/SP, como o MB GLA 200, representam mais de 60% do volume total.

O SUV compacto da marca recebeu uma atualização nos elementos de design interior e exterior, que impres-sionam por uma linguagem mais agressiva.

Mais uma vez, numa parceria entre a fábrica da MB e a Revista Frota & Mercado, foi enviado para nossa redação para que fosse realizada essa matéria especial, um modelo GLA 200 Automático – Flex. Esse é um dos modelos muito bem aceitos tanto na terceirização de frotas executivas, como também no rent a car, pelos consumidores, justamente pela categoria e relação custo x benefício.

Desing e tecnologia impressionantes

Não dá para passar despercebido nas ruas dentro de um GLA 200. Ele por fora parece até maior do que é realmente por dentro, e suas linhas robustas e marcantes, faz do seu design único, representa bem a força da marca. Não é por menos que o modelo é um dos mais vendidos da MB no Brasil.

A grade dianteira perfurada e o aplique metalizado na base do para-choque dão um tom harmônico ao símbolo da “estrela” que sobressai aos faróis de full led do modelo. As rodas esportivas têm 18 polegadas e os pneus são 235/50. Já na traseira, a lanterna tem um efeito brilhante e controle automá-tico do brilho da iluminação noturna. Por dentro, a tecnologia impera. A alavanca de câmbio com apenas 3 funções, fica do lado superior direito do volante e mais parece uma alavanca de limpador de para-brisas, para quem não conhece. Discreta e bastante funcional, ela facilita e muito a condução, pois o motorista não precisa tirar as mãos do volante para executar qualquer mudança de marcha. Os comandos dos limpadores foram para a alavanca esquerda, a mesma que da seta e faróis altos, não atrapalhando em nada, pelo contrário.

Os materiais utilizados no acabamento, como os tecidos dos bancos e a porção central do painel em alumínio escovado, são

simplesmente lindos. A iluminação interna do veículo com pontos de luz indiretos, fazem com que o motorista se sinta abra-çado pelo carro e pelos bancos. O banco do motorista tem ajustes elétricos. A central multimídia fica destacada do painel, como se fosse um tablet. Ela possibilita conectar um smartphone com Apple CarPlay e An-droid Auto, com comandos de voz, leitura de mensagens, conexão com streaming de áudio, como Spotify, e os sistemas de nave-gação Waze e Google Maps. A câmera de ré tem uma resolução fantástica e o GLA possui ainda, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A partida do mo-tor é acionada por botão e não pela chave. Além disso, tem assistência de partida em rampas de série. O modelo conta também com 7 airbags, controles de estabilidade e tração, e freios com pré-carregamento, para situações onde o veículo identifica uma frenagem de emergência.

Conforto e desempenho

O GLA é perfeito dentro da cidade e nas estradas, com retomadas ágeis e velocidade final bastante interessante em circuitos ur-banos e rodoviários. Isso se deve ao câmbio de 7 marchas. Nas curvas o modelo tam-bém se comporta muito bem, é firme e não sai de lado. A suspensão traseira multilink ajuda a manter o carro grudado ao chão até mesmo em altas velocidades. A suspensão e o visual aventureiros não só fachada. O GLA 200 se comportou muito bem tam-bém em trechos com buracos, lombadas e desníveis, tanto no asfalto, quanto na terra. Macio, absorve bem os impactos sem passar o desconforto para os ocupantes. A opção de modos de condução do veículo: Sport, Eco, Comfort e Individual oferecem opção certa para cada situação. Um pouco mais alto, ele oferece excelente visibilidade e conforto ao dirigir.

12 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Corporativo

Solera: 20 anos presente e investindo no Brasil !

Fundada e liderada continua-mente pelo inventor e em-presário Tony Aquila, a Solera é líder mundial em tecnologias digitais

que gerenciam e protegem os ati-vos, que como seus diretores gos-tam de frisar, são os mais importantes da vida: nossos carros, casas e identida-des. Hoje, a Solera processa mais de 300 milhões de transações digitais anualmente para aproximadamente 235 mil parceiros e clientes em quase 90 países, com foco na Ásia, América Latina e África, além de Europa e EUA.

A Solera foi fundada como companhia em 2005. “Somos uma holding de com-panhias que trabalham com software de solução digital para o mundo automobi-lístico. Somos um ‘google’ do mundo au-tomotivo, para ajudar os nossos clientes desde o momento em que o carro sai da

montadora. Nosso foco no mundo é cuidar dos ‘ativos’ como um todo, automóveis e imóveis, em todos os pontos do começo ao fim da cadeia”, conta o espanhol José Ma-nuel Domingues, diretor interino da Solera no Brasil. Ele faz questão de enfatizar que o objetivo do Grupo junto aos seus clientes é que os seus processos passem a ser pelo menos 80 % digitais e apenas 20 % manuais.

A sede do Grupo Solera fica em Dallas, no Texas (EUA). No mundo, várias empre-sas fazem parte do Grupo. No Brasil, atuam apenas a Audatex, a InPart e a AUTOon-Line. “A Audatex iniciou suas operações em nosso País em 1997, ainda antes de ser adquirida pela Solera em 2005. Depois veio a InPart – que tem origem no Brasil – e a partir daqui se expandiu para Colômbia, México, Espanha e outros países... e em

2010 a AUTOonLine. Essas são as três unidades de negócios

que a Solera tem no Bra-sil hoje. Estamos há 20 anos no País”, comenta afirma Alexandre Pon-ciano, diretor comer-

cial do Grupo no Brasil. “Nosso linha de atuação é

junto das seguradoras e ofici-nas. No Brasil, o mercado automobilístico passou por uma retração nos últimos anos e isso se reflete diretamente no seguro. A fro-ta com isso foi envelhecendo e os seguros também perdem sua força de atuação nesses veículos, o que causa uma reação em cadeia no setor. Basta citar que no Brasil nem 30 % da frota de automóveis existente pos-sui seguro. E os sinistros também caíram, principalmente nas grandes cidades, pelo fato da redução da velocidade em grandes vias e pela própria segurança que os veícu-los novos de hoje oferecem”, diz Ponciano.

À esquerda, Douglas Pecoraro.

Ao centro, o espanhol José Manuel

Domingues e do seu lado, o diretor

comercial Alexandre Ponciano

“Com isso, os negócios mudaram um pouco nos últimos anos e o segmento frotista de veículos, também com órgãos públicos, acabou sendo e é, hoje, uma fatia importante e em crescimento para nossa empresa”, afirma o diretor comercial. Ressaltando o ótimo relacionamento mundial que o Grupo tem com as montadoras de veículos, que são os grandes fornecedores da “matéria-prima” dos produtos da empresa, com os dados dos veículos. “Nosso produto principal é um grande banco de dados de informações sobre todos os mo-delos, suas peças etc”, diz Domingues, enfatizando que em breve o Grupo trará para o Brasil outras de empresas, que atuam em mercados diferentes e com liderança e expertise.

“No Brasil temos mais de 500 órgãos públicos utilizando nossas ferramentas na gestão de suas frotas. No ano passado crescemos mais de 56 % nesse segmento. A ideia é trazer soluções mais específica para orçamentação para esse perfil de cliente frotista, assim, trazendo ainda mais clientes para nossa base”, afirma Douglas Pecoraro, gerente comercial da Solera no Brasil.

A Solera é americana e atua muito forte também na Europa, isso faz com que o Grupo enxergue o potencial de futuro do Brasil com outros olhos. “Muitas coisas estão mudando e ainda vão mudar no Brasil no universo dos carros e queremos ser um agente antecipador e facilitador dessa mudança, saindo na frente e estando preparados para atender as necessidades desse setor de ponta a ponta, com mais tecnologia, melhor serviço e com menor custo para o mercado e por consequência, para o consumidor final”, afirma José Manuel Domingues.

A compra do CESVI Brasil

A Solera Technology Center GmbH (“STC”), assinou um acordo definitivo para adquirir o CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária. Porém, a aquisição ainda está sujeita a condições de fechamento, incluindo a aprovação pela autoridade reguladora brasileira, o que deve ocorrer dentro de alguns meses, de acordo com declarações do diretor interino José Manuel Domingues.

A CESVI Brasil é um dos principais centros de pesquisa e experimentação automotiva no Brasil, focada em fornecer informações, diretrizes de segurança e transparência, incluin-do treinamento para instalações de reparo de veículos e seus técnicos, seguradoras, fabricantes de equipamentos originais e entidades governamentais. A aquisição é uma parceria entre a Solera e a MAPFRE, acompanhando o que já acontece na relação entre as duas empresas em outros países. “A oportu-nidade para adquirir e investir no CESVI Brasil e sua ótima equipe faz parte da estratégia global da STC para permitir aos mercados não apenas dados inteligentes, mas também ajudar a pesquisa adicional para a tomada de decisões transparentes ao longo do ciclo de vida do veículo, “disse Tony Aquila, fun-dador da Solera, presidente e CEO.” Vamos acompanhar de perto e aguardar os próximos acontecimentos e assim que a venda do CESVI Brasil for efetivada, a Revista Frota & Mercado trará uma matéria completa com informações e detalhes a respeito dessa transação e o que o mercado poderá esperar da nova gestão, bem como as novidades.

Rodrigo Amaral é diretor de Operações da Arval Brasil.

14 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

por Rodrigo Amaral

Opinião

O mantra reduzir custos e aumentar a produtividade é possível também ao terceirizar a frota automotiva, ainda mais quando a gestão do serviço é realizada com o auxílio da teleme-

tria. Com o sistema, chega-se a uma economia de até R$ 3 mil por carro anualmente. E, usado como ferramenta de análise de eficiência, pode--se alcançar ganhos entre R$ 40 mil e R$ 50 mil por usuário/veículo, com um aumento de 5 % nos índices de produtividade do condutor.

A telemetria analisa o uso dos veículos “por dentro”, lendo não apenas os dados das máquinas, mas também os do comportamento dos conduto-res. Suas informações abrangem os parâmetros de funcionamento dos veículos, as trajetórias percor-ridas e as atitudes do condutor, como velocidade, aceleração, frenagem e consumo.

Para comparação, outros softwares têm mera-mente a função de registrar eventos analógicos, como consumo de combustível e quilometragem.

Na Arval, os dados dessa leitura holística viram estatísticas que revelam padrões de uso e riscos inter-nos e externos, além de recomendações de medidas.

Telemetria traz economia na Gestão de Frota

Ao rastrear a agenda de quem usa os auto-móveis por meio da telemetria, por exemplo, as empresas podem planejar adequadamente as atividades das equipes, considerando os relató-rios de compromissos agendados e realizados. Com esses dados em mãos, personaliza-se o mapa de atuação da frota de forma otimizada.

Detalhes, como o histórico do percurso e as paradas de cada veículo, também são acessíveis, o que pode favorecer uma gestão mais acurada das equipes em atividade.

Além das análises, as informações são trans-mitidas em tempo real, o que permite inter-ferências de imediato no percurso. Além do controle de custos, esse aspecto também pode repercutir na segurança dos funcionários e da frota.

São informações qualificadas e analíticas que ampliam as possibilidades de atuação do gestor, como se os olhos dele acompanhassem cada veículo. Se informação é riqueza, além de economia em recursos, a telemetria pode abrir um leque de possibilidades de inovação para uma gestão atenta e criativa.

15Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

O Volkswagen Virtus, sedã compacto da marca alemã lançado no começo des-te ano, teve um crescimento de vendas em abril, chegando a 3.862 automóveis emplacados no mês, atrás apenas do lí-der deste segmento de mercado, o Che-vrolet Prisma, que teve 6.635 unidades vendidas, informou a FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Foi o primeiro mês em que o Virtus apareceu no ranking geral dos 20 automóveis mais vendidos

Com quase 12.500 veículos emplacados no ano de 2017, a Mercedes-Benz se consolidou como líder no mercado premium do Brasil. O crescimento foi 10% superior ao obtido no ano an-terior. Diversos veículos comercializados pela companhia foram líderes de vendas em seus segmentos, a exemplo do Classe A, Classe C, GLC, GLC Coupé, GLE Coupé e SLC. De acordo com a empresa, o resultado também foi impulsionado pela pro-dução em Iracemápolis, no interior de São Paulo, do sedã Classe C e do SUV compacto GLA. Também são estes dois veículos os campeões de emplacamentos em 2017 e representaram mais de 60 % do volume total de veículos negociado pela Mercedes. Foram 4.061 unidades somente do Classe C, modelo mais vendido da montadora. Um dos focos do sedã são as vendas diretas.

Vendas do sedã Virtus crescem, mas Prisma lidera !

Mercedes lidera categoria premium

Notas

no Brasil, em 15º lugar. O Prisma ficou em 4º lugar. Em abril de 2018, o Toyota Corolla manteve a liderança no segmento de sedãs médios, com 5.664 unidades emplacadas. A Fiat liderou com folga o segmento de comerciais leves, com 6.357 picapes Strada e 5.141 picapes médias Toro emplacadas no mês. Nas vendas to-tais, a General Motors continua a liderar em automóveis, seguida pela Volkswagen, enquanto a Fiat lidera as vendas de co-merciais leves, também com a montadora

alemã em segundo lugar. A FENABRA-VE informou que foram emplacados em abril 209.995 automóveis e comerciais leves, uma expansão de 4,95 % sobre o mês de março deste ano e de 37,83 % sobre março de 2017. No acumulado de janeiro a abril de 2018, foram empla-cados 630.027 automóveis e comerciais leves, uma expansão de 20,39 % sobre o primeiro quadrimestre de 2017. Os nú-meros indicam a recuperação da indústria e das vendas no mercado brasileiro.

16 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Mercado

Consolidação em númerosSetor de locação passa por mudança estrutural N

o mercado de automóveis e comerciais leves para locadoras, o número de emplacamentos aumentou de aproxi-

madamente 218 mil em 2016 para 360 mil em 2017. No ano passado, a participação do setor de locação no to-tal de licenciamentos no Brasil atingiu 16,56 %. Estes números foram apresentados pela ABLA no “Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos” e podem ser comparados ao total de produção e emplacamentos – estes sem contar os importados – de automóveis e comerciais leves do mercado brasileiro, respec-tivamente, 2,7 milhões e 2,1 milhões. O carro mais emplacado foi o Chevrolet Onix, que repetiu o desempenho no ranking de 2016.

A frota total do setor de locação brasileiro ultrapassou 709 mil unidades em 2017, contra cerca de 632 mil em 2016. A média de idade da frota caiu: foi de 18 meses no ano passado, diferença de dois meses com relação à medição de 2016. “Nos últimos anos, o setor de locações vem crescendo e acreditamos que a tendência se manterá. O mercado ainda não está total-mente desenvolvido e temos um espaço muito

grande para o crescimento”, diz Paulo Miguel Jr., presidente da ABLA.

Só no Estado de São Pau-lo, são 2.545 locadoras – no Brasil, 8.559 – responsáveis

por mais de 21 mil empregos diretos. Foram emplacados 36.504

leves e comerciais leves para este fim no estado: 55 % das locações foram para a terceiri-zação de frotas; turismo de lazer e de negócios respondem quase igualmente pelos outros 45 % (no País, respectivamente, 58 %, 23 % e 19 %). A frota total de São Paulo ultrapassa 100 mil unidades para locação. Em Minas Gerais, são 421 mil veículos disponíveis; o estado é sede das duas maiores empresas do setor no país, Localiza e Locamerica.

Os grandes players têm se unido com a fusão de empresas, o que vem acelerando a consoli-dação do setor. Na visão de Paulo Miguel, “o que ocorreu foi a sinergia nas atividades dessas empresas. O desempenho não foi afetado. As grandes, com as fusões, compraram ou ocupa-ram espaço no mercado”. O movimento tem feito cair os preços de locação, o que impacta os negócios das pequenas, mas “quando se faz esse

17Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

tipo de movimentação no mercado brasilei-ro, de diminuição de preços, é muito difícil, em curto prazo, recompor os valores ante-riores”, adverte. A maioria dos executivos das grandes e médias locadoras do Brasil afirma que em 2018 e nos próximos anos o mercado de aluguel de carros passará por essas fusões ou aquisições.

As três maiores empresas do setor – Lo-caliza, Locamerica e Movida – dominam cerca de 50 % do mercado. Nos Estados Unidos, as três maiores têm 97 % de participação. Renato Franklin, executivo-chefe da Movida, ana-lisa a conjuntura: “com certeza assistiremos a um forte movi-mento de concentração no Bra-sil nos próximos anos. Não é o nosso caso, pretendemos crescer de modo orgânico”. Para ele, como o mer-cado ainda cresce na faixa dos dois dígitos, muitas locadoras de pequeno porte deverão ser adquiridas pelas médias e empresas de médio porte poderão ser compradas pelas grandes. “O mercado brasileiro, contudo, levará muito tempo para chegar perto do norte-americano”, diz.

“A tendência é que ocorra uma consoli-dação maior no mercado brasileiro, seja por fusões e aquisições de locadoras, seja por crescimento orgânico”, avalia Luís Fernan-do Porto, executivo-chefe da Locamerica. Em 2017, a locadora era a terceira maior do setor; comprou a Unidas, que era a quarta maior.

As empresas de rent a car vêm investindo também no aluguel mensal de veículos para

pessoas físicas, o que deve impul-sionar resultados positivos

neste e nos próximos anos. Semelhante a serviços de assinatura, a ideia é que o cliente possa utilizar o automóvel por perío-

dos mais longos. As taxas e documentação, valores de

seguro e de manutenção são dilu-ídos em parcelas pagas em planos de até 24 meses. “As pessoas físicas utilizam o aluguel de longa duração para que tenham sempre um carro novo sem preocupações. Ele é mais barato do que o preço de financiamento de um carro”, diz Paulo Miguel.

O executivo aponta uma tendência já

consolidada, a terceirização e gestão de frotas realizadas pelas próprias locadoras. “Quando o governo, por exemplo, utiliza aplicativos, acaba perdendo em atendi-mento, porque as locadoras têm expertise nesse atendimento. Um caso exemplar é o de funcionários da Secretaria da Saúde que precisam se deslocar para áreas de risco ou localidades mais afastadas. A maioria dos motoristas de aplicativos evita esses lugares, o que não ocorre nas locadoras de automóveis.”

Sobre o compartilhamento de veículos, pondera que o cenário tem forte influên-cia: “o serviço de sharing funcionará em algumas cidades. É um serviço de nicho e não é para todas as locadoras; uma operação complicada e com diversas restrições no Brasil”. E termina apontando os caminhos das locadoras no sentido da integração dos modais de transporte: “as locadoras saem na frente com relação às atividades e aos serviços que oferecem. Dão melhor aten-dimento e personalizam o relacionamen-to com o usuário. Assim, conseguem uma complementação maior sob o aspecto da mobilidade urbana”.

Cleber Kouyondjian atua há mais de 18 anos no setor de Serviços Financeiros, em empresas Multinacionais líderes de mercado de Leasing Operacional de Veículos, atuando como Diretor e CEO, além de carreira construída em áreas de Operações, Comercial e Marketing. Com ampla vivência internacional, conhece o mercado e as melhores práticas do setor, na Europa, EUA e América Latina. Recentemente fundou a Move-on, uma operadora de Carsharing e Mobilidade Corporativa.

E-mail: [email protected]

18 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

por Cleber Kouyondjian

Ponto de vista

Tenho lido bastante a respeito de mobilidade urbana, tecnologia, redução de acidentes, carros elé-tricos, veículos compartilhados e veículos autônomos, e não con-

sigo deixar de enxergar as inúmeras possi-bilidades de evolução no setor automotivo e também no setor de serviços.

Olhando o tamanho do mercado e consi-derando o segmento de veículo leves, nosso País conta uma frota de aproximadamente 53 milhões.

Regionalmente, 55 % dessa frota está localizada no Sudeste do País, 21 % no Sul, 12 % no Sudeste e o restante na região Centro-Oeste e Norte.

Nos últimos 5 anos essa frota cresceu nas regiões Norte e Nordeste, que apre-sentaram aumento de 34 %, e as demais regiões presentaram crescimento acima de 20 % (23 % Sudeste e Região Sul – 27 % Centro Oeste).

Ainda analisando a mesma segmentação, o volume de vendas de veículos novos tem mostrado uma melhora.

Os números de abril, divulgados essa semana pela ANFAVEA, mostram um crescimento de 37,8 % se comparado ao

O Futuro do Setor Automotivomesmo mês do ano passado e 20,4 % no acumulado do ano. Essa retomada vem des-de 2017, quando foram vendidos 2.172.235 veículos, bem abaixo dos números de 2012, que atingiram mais de 3.6 milhões de veí-culos e chegando ao seu pior desempenho em 2016 que chegou a 1.9 milhões.

Tirando um retrato com um pouco mais de detalhe, percebemos um considerável aumento das vendas de veículos para em-presas, que tinham uma participação de aproximadamente 25 % em 2012, chegando a quase 40 % no ano de 2017.

Com tudo isso, e se olharmos os índi-ces de veículos por habitantes do Brasil e compararmos com outros países, acredito que ainda exista bastante espaço para cres-cimento.

Por fim, analisando o número de veículos por habitantes no Brasil, em 2004 eram 67 veículos por habitantee, chegando a 107 em 2014, que, quando comparamos com outros países como: Argentina, México e França, esse índice é de 311, 285 e 578 veículos por habitantes respectivamente. Entendo que ainda temos bom espaço de evolução (dados: Datamacro).

É por isso que digo que todos os profis-

sionais e empresas devem estar preparadas para esse crescimento e evolução. Sabemos que o ecossistema relacionado ao setor automotivo é bastante competi-tivo, porém muito grande e com importante potencial de negócios. Por isso, gostaria de citar dois setores como exemplo ?

Um deles é o mercado Segurador, que tem mostra-do grandes investimentos na prevenção de acidentes e também na automação dos processos relacionados aos sinistros ou atendimento aos segurados. Algumas já usam tecnologia blockchain para, por exemplo, au-tomatização de transações. E, conforme cita Nuno Ferreira – Head of research da i2s: “A seguradora do futuro irá readaptar-se, fazer parcerias e repensar a sua oferta, tendo em conta as tendências atuais de economia partilhada, como a Uber, Airbnb ou serviços de carsharing, e as tendências futuras como os carros autônomos, o que implica repensar o conceito de ow-nership da responsabilidade.”.

Outro setor que vejo ter grande potencial, é o mer-cado reparador de veículos. Ainda são poucos os dados oficiais, mas conforme estimativa do SINDIREPA - Sindicado da Indústria de Reparação de Veículos, e

da CINAU: “há 121.317 empresas de reparação auto-motiva no país, legalmente estabelecidas. Desse total, 60 % dizem respeito a oficinas de reparação mecânica (72.790 oficinas), 15 % se dedicam a reparos de colisão (18.197 reparadoras) e 25 % (30.329 empresas) se dedi-cam a outras atividades relacionadas à manutenção da frota de veículos. Considerando que 20 % das oficinas de colisão (ou 3.639 empresas) prestam serviços de reparos mecânicos para a linha leve, podemos afirmar que do total de 121.317 estabelecimentos existem 76.429 dedicados à reparação mecânica de automóveis e comerciais leves. Neste contingente, há, ainda, um total de 5.091 concessionárias no país”.

É por isso que, a meu ver, o setor de serviços, ligado a veículos, deve estar preparado tecnologicamente para essa mudança, o “Como fazíamos antes !” deve ser adaptado para essa nova realidade. Novos processos, investimento em tecnologias e capacitação dos pro-fissionais são de extrema importância para garantir os resultados financeiros e qualitativos que surgem todos os dias, e quem não se adaptar, corre risco de extinção.

E você, está preparado para essa nova realidade ?

SISTEMA CREDTUDO

WWW.CREDTUDO.COM.BRACESSE:

CONTROLE O RECEB IMENTO DAS AUTUAÇÕES DE MULTAS EM TEMPO REAL E ECONOMIZE .

VOCÊ GERENCIA COM PRECISÃO AS DATAS DE VENCIMENTO DE MULTAS, GARANTINDO O DESCONTO E ECONOMIA PARA SEU NEGÓCIO.

CONSULTE JÁ

11- 3522-5918

20 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Investimento

CAOA Chery investe na abertura de 57 concessionáriasMontadora sino-brasileira aposta no Tiggo 2, lançado em abril, para alavancar vendas A CAOA Chery, montadora resultante da aquisição do controle da

chinesa Chery pela brasileira CAOA no ano passado, investirá na abertura de 57 concessionárias até o final de 2019. De acordo com a empresa o plano de expansão está contemplado nos investimentos de R$ 2 bilhões anunciados pela marca em novembro de 2017. Em

2018, a CAOA Chery abriu uma concessionária na capital paulista, onde tinha apenas 3 lojas de 2 revendas remanescentes da Chery. O desafio da CAOA, após comprar o controle da Chery, é recuperar a imagem da montadora chinesa e alavancar suas vendas no Brasil. No ano passado, a Chery teve apenas 0,2 % do mercado brasileiro de automóveis. O planejamento do Grupo CAOA é que a Chery conquiste 5 % do mercado até 2022.

O investimento na abertura de novas concessionárias, por enquanto, é feito pela montadora, mas o grupo está aberto a que revendas e empresários sejam representantes da marca. “Concessionários que hoje representem alguma outra bandeira no Brasil poderão candidatar-se a ser concessionário CAOA Chery, sendo que o investimento para uma nova revenda será do grupo econômico interessado”, informou a empresa.

Para atingir o planejamento de mercado que o grupo traçou até 2022, a CAOA Chery precisará de lançamentos. O primeiro foi o Tiggo 2, um SUV compacto que chegou às concessionárias em meados de abril. Anunciado em 2016 no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo pela Chery, o Tiggo 2 teve o lançamento adiado. O carro é construído sobre a mesma plataforma do compacto Celer, primeiro carro a ser produzido pela montadora chinesa em Jacareí/SP, em 2014. Para fabricar o Tiggo 2, a Chery suspendeu no ano passado a produção do Celer, tanto na versão sedã quanto hatch. A fábrica no interior paulista estava ociosa, com a produção de apenas 30 carros por dia, a maioria unidades do popular QQ, modelo que permanece em produ-ção. Segundo a montadora, se houver demanda a produção do Celer pode ser retomada.

As apostas, contudo, estão no Tiggo 2. O SUV está sendo vendido em duas versões: a Look (de entrada, por R$ 59.990) e a ACT (completa, por R$ 66.450). Por enquanto, todas as versões são equipadas apenas com câmbio manual. Uma versão com transmissão automática só será lançada no segundo semestre.

O Tiggo 2 já havia sido lançado pela Chery em 2017 em alguns países da América Latina, como no Chile. Lá os carros são importados da China. Na Argentina, deverá ser lançada a versão brasileira do Tiggo 2, informou a imprensa local. Além do Tiggo 2, a CAOA Chery aposta no lançamento de mais dois veículos no Brasil em 2018. Um será fabricado na fábrica da Chery no interior paulista e outro na fábrica da CAOA em Anápolis/GO. A empresa não informa quais são os modelos. “Estão previstos lançamentos ainda neste ano. Podemos adiantar que estes veículos serão produzidos no Brasil, nenhum será importado”, informou a CAOA Chery.

21Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Negócio

A Locamerica e a Unidas entraram na etapa final do processo de fusão entre as duas empresas e criaram a segunda maior locadora de

veículos do Brasil. Em janeiro deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a opera-ção e em 12 de março houve a troca de ações entre os controladores das duas empresas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A etapa que irá até o final de maio, envolve estudos de mercado feitos por uma

consultoria e definirá se a marca Unidas será mantida nas lojas de locação de carros e nas revendas de

seminovos, bem como todas as sinergias que serão montadas na nova operação, informou Luís Fernando Porto, executivo-chefe da Locamerica.

Uma das possibilidades é que a marca Unidas, mais forte no varejo, seja adotada

em todas as lojas do grupo. “Nós poderemos usar as duas marcas, Locamerica e Unidas, uma

para as frotas e outra para o varejo. Até o final de maio, a consultoria indicará o que nós manteremos e também o que será mudado”, disse Porto. Com a fusão, a Locamerica reforçou sua posição de maior empresa de terceirização de frotas do Brasil em número de veículos, com 72.500 automóveis e comerciais leves. A frota total, somados os 39 mil automóveis, SUV’s e utilitários leves da Unidas que servem o varejo, chega a 111 mil veículos.

Porto afirmou que, agora, a Locamerica-Unidas está presente em todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. “A Locamerica quer um portfólio completo. Antes, como Locame-rica atendíamos apenas as frotas e nosso interesse era atender o

varejo. Agora com a aquisição da Unidas nós vamos atender o rent a car e construiremos um portfólio completo de produtos e serviços”, disse. Com a fusão concluída, a Locamerica-Unidas passou a con-trolar 216 lojas de aluguel de carros

Fusão entre Locamerica e Unidas entra na etapa final

e 76 revendas de seminovos, estas últimas em 14 estados.

A sede da Locamerica é em Belo Horizonte/MG e a da Unidas está em São Paulo/SP. Por enquanto, o centro de operações da Unidas foi mantido na capital paulista.

Porto lembrou que a Locameri-ca partiu para o crescimento com a aquisição de locadoras do varejo em 2016, quando comprou a Auto Ricci, do Paraná, por R$ 54 milhões.

A Auto Ricci, com sede em Maringá/PR, tinha frota de 15 mil veículos, 6 lojas de seminovos e 17 pontos de atendimento em 10 estados brasileiros, embora com presença muito mais forte no Paraná. Com a aquisição da Unidas, a Locamerica ganhou uma escala muito maior, ao mais que dobrar a sua frota – eram 45 mil carros antes da operação – e presença no Brasil inteiro, uma vez que antes atuava em 13 estados.

A aquisição da Unidas, com atuação mais forte nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, elevou o negócio a um novo patamar. A Unidas tem 1.600 funcionários e a Locamerica 800.

No total, a Locamerica pagou R$ 398,6 milhões por 40,3 % do capital da Unidas, que estava nas mãos de quatro fundos bra-sileiros de investimentos: Principal, Vinci, Kinea e Gávea, bem como da locadora Enterprise, dos Estados Unidos. Um outro fundo de investimentos, o Fitpart Capital Partners, comprou 9,4 % de participação na Unidas por R$ 92,9 milhões. A Locamerica emitiu 34,47 milhões de ações para os antigos rivais da Unidas, o que equivale a quase 30 % do seu capital social na BOVESPA.

Com a aquisição, a Locamerica virou a segunda maior empresa do setor. A maior é a Localiza Hertz, com frota superior a 180 mil carros. A terceira maior é a Movida, com f rota ao redor de 80 mil carros. As outras loca-doras e terceirizadoras de f rotas, como: ALD, LM, Arval e Ouro Verde, pos-suem f rotas entre 20 mil e 30 mil carros.

22 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Test-Drive

Hyundai Creta

O modelo da coreana Hyundai, produzido no Brasil, é sem dú-vida nenhuma, um dos SUV mais vistos nas ruas do País. Na medida certa, grande por dentro,

imponente por fora e ótimo porta-malas, sem falar no motor econômico e de bom torque, com câmbio automático confortável e de res-postas rápidas, o modelo agradou e caiu nas graças do mercado.

Numa parceria com a Revista Frota & Mer-cado, a fábrica da Hyundai enviou um modelo do Creta, automático - Flex, para que pudés-semos testar e conhecer um pouco mais do carro. Um dos pontos indiscutíveis do Creta é a sua relação custo x benefício.

No quesito conforto, o SUV tem aspectos muito favoráveis, como a posição de dirigir, que é muito boa, gostosa e confortável, de-vido às regulagens práticas do banco e do volante. A visibilidade é e sempre foi um dos pontos altos dos SUVs compactos e isso não é diferente no Creta. Através dos vidros do

carro, por sua grande área envidraçada, o motorista tem visão de tudo e de todos os pontos. Ele é confortável e silencio-so, mas em alta rotação dá para sentir a vibração do motor. A suspensão é firme e encara bem as ruas esburacadas e irre-gulares de nossas cidades. O modelo é alto por fora, mas por dentro, a impressão é que estamos dirigindo um modelo de tamanho comum. É muito gostoso de dirigir, tanto na cidade como na estrada. O Creta mostrou agilidade e segurança, respostas rápidas e estabilidade nas cur-vas, e freadas precisas. A direção elétrica é leve e auxilia nas manobras e estaciona-mento, já na estrada em alta velocidade, ela fica mais pesada e dá maior segurança para sua condução.

Os comandos de painel do Creta são muito bons e fáceis de usar. O botão de partida ao invés de uso de chaves também é um ponto muito positivo. Assim como o porta-malas bastante grande, que agrada muito aos amantes dos SUV compactos.

Carsharing Corporativo

REDUZA o custo e OTIMIZE o usode veículos da sua Empresa e Funcionários

24 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Sustentabilidade

Cada vez mais viávelElétricos da Porto Seguro se incorporam à cidade

Em três horas e meia, o Twizy recarrega em uma tomada como outra qualquer e parte para mais um atendimento. O azul-claro dos detalhes remete a alguma familiaridade, logo confirmada pelo logotipo impresso no

capô e nas portas: é um elétrico em teste da Porto Seguro. Parece de brinquedo e quem o vê, ou ama ou odeia. É verdade que realizam apenas atendimentos emergenciais simples para automóveis, como recargas e trocas de baterias, além de troca de pneus, mas nos serviços residenciais e nos centros congestionados, onde não há vagas de estacionamento, são imbatíveis. O prestador de serviços não precisa de um automóvel comum para realizar serviços hidráulicos, peque-nos consertos e instalação de equipamentos e eletrodomésticos nas casas dos segurados de uma certa localidade. E todos esses serviços, sejam eles prestados em elétricos ou não, são coordenados pela logística da Porto Seguro: a política da área na empresa é a eficiência.

Começa a não fazer sentido, se você tem um

elétrico, seja ele bicicleta, moto ou carro – como é o caso da Porto Seguro, que possui 15 carros elétricos e o total da frota elétrica é de 75 unidades – deslocar a unidade de atendimento a combustão para atendimen-tos em curtas e até médias distâncias nas regiões mais movimentadas. O Twizy, por exemplo, atinge 80 Km por hora, muito mais do que a velocidade média nas ruas de São Paulo, de 25 Km/h. Esse deslocamento é, inclusive, um desperdício tanto de combustível quanto de espaço – problemas comuns nas grandes cidades. O carrinho é até três vezes menor do que um hatch co-mum, não poluente - emite 47 vezes menos toneladas de dióxido de carbono equivalente [TCO2e] - e mo-vido por combustível quase de graça em comparação com os fósseis. Conta com sistema de segurança que atende às especificações da legislação: airbag, freio a disco, também cinto de segurança duplo.

Os Twizys, as bikes e motos elétricas não são novida-de na empresa. Desde 2008, quando começou a utilizar as bicicletas, a companhia ampliou seu Programa Frota Elétrica: primeiramente, estendeu-o às motocicletas e há um ano implantou o sistema com os carros elétricos.

“Eles são um exemplo, pois, além de oferecer um atendimento mais ágil devido ao pe-

queno tamanho, contribuindo para a melhora da mobilidade urbana, emi-tem menos gases poluentes, o que o torna uma opção mais sustentável”, diz Renata Aguiar, gerente de ma-

rketing institucional da Porto Seguro. De acordo com ela, os objetivos visam

25Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Parece de brinquedoEspecificações do Renault Twizy, carro elétrico da Porto

Montadora RenaultMotor 100% elétrico de induçãoRecarga 3h30 em tomadas de 110 VAutonomia 80 kmVelocidade máxima 80 km/hComprimento 2,33 mLargura 1,23 mCâmbio AutomáticoDireção Mecânica

implementar ações que contribuam com a redução do impacto ambiental, integrar cada vez mais os diferentes veículos à utili-zação na frota e ganhar agilidade nos aten-dimentos; os veículos estão posicionados em regiões estratégicas, em que realmente fazem diferença.

Desde a ampliação do programa para os carros elétricos, em 2017, já foram realiza-dos mais de 10 mil atendimentos por essa modalidade de transporte. Aguiar relata uma história curiosa de um cliente que aca-bou comprando um Twizy e pediu auxílio à Porto para utilizá-lo: “os consumidores são surpreendidos com a chegada dos veículos elétricos, tanto o carro quanto a moto. O Twizy chama muito a atenção e é automá-tica a pergunta sobre o seu funcionamento. A percepção é que o futuro chegou: mate-rializamos aquilo que era visto em revistas ou televisão”, diz.

Por enquanto, essa surpresa é restrita a

São Paulo/SP, os carros e motos elétricos da Porto Seguro funcionam só na capital: “eles estão em regiões mais horizontais, em que as distâncias são curtas para o veículo pequeno, mas não permitem que o presta-dor vá caminhando. Com a facilidade de estacionar em qualquer espaço, ele se torna altamente viável. Cada tipo de recurso co-locado em campo é pensado no máximo da eficiência logística”, informa Renata. As bi-cicletas elétricas circulam por regiões como os arredores da Avenida Paulista e o bairro de Higienópolis, “onde há concentração de prédios e estacionar é praticamente impos-sível”, e também estão no Rio de Janeiro/RJ. “Cada veículo é colocado na região onde ele é o melhor recurso”, explica a gerente.

Outro ponto importante é a recarga. Com tão poucos eletropostos instalados na cidade, a solução é “completar” a ba-teria na matriz da seguradora, no bairro de Campos Elíseos, região central da ca-pital paulista. Dependendo da localidade em que o prestador se encontra, também pode utilizar os centros automotivos da empresa, selecionados de acordo com a área de atuação. A comodidade deste tipo de rede de reabastecimento tem influên-cia direta na segurança do prestador com relação à autonomia e o próprio uso já gera essa segurança: em um dia de traba-lho, a média de distância percorrida pelos elétricos da seguradora é de 60 Km, ou seja, 20 Km a menos do que a autonomia máxima do Twizy.

Economia também é diferencial, mas não é a prioridade da companhia com o programa. Renata Aguiar explica que o combustível compõe a tabela de preço pago ao prestador de serviço, mas, em alguns casos, como nos centros com grande aden-samento, o combustível é o menor dos insu-mos. Leva-se em conta o conjunto logístico em que o veículo está inserido, se é viável operacionalmente e eficiente – a empresa estuda se incorporará outros elétricos à fro-ta. De qualquer forma, o barateamento no reabastecimento é sensível.

26 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Novidade

CTF lança cartão e serviços para frotas leves

A CTF, empresa que fornece sistemas e har-dware para a Gestão de Frotas, começou a oferecer o seu Cartão Frota BR, que mantém em parceria com a Petrobras, para as frotas leves. O cartão já está disponível

para as frotas pesadas há um ano e é aceito por 3 mil postos de combustíveis no Brasil. A informação

partiu de Vanessa Viel, diretora comercial da CTF e das outras empresas do Grupo FleetCor no Brasil. Segundo ela, já houve a montagem de uma equipe comercial que terá como objetivo apenas a venda do cartão para as frotas leves em

todas as regiões do Brasil.O cartão permite que o motorista abasteça o ve-

ículo em um posto conveniado e que o frotista tenha o controle de uma série de operações, como da quan-tidade e local do combustível abastecido, da quilo-metragem rodada e dos custos de uma viagem, entre outros fatores. Vanessa Viel afirma que clientes da CTF abasteceram em um ano o total de 50 milhões de litros de combustível usando o cartão. A CTF agora tem uma expectativa maior com a entrada no mercado de frotas leves, principalmente urbanas. O cartão é uma maneira mais barata para o empresário controlar o abastecimento e o uso do veículo da sua frota. Segundo ela, a operação para frotas leves tem como clientes potenciais “supermercados, padarias, indústrias e empresas de turismo e transporte urbano de passageiros”.

Atualmente, a CTF – subsidiária da americana Fle-

etCor – possui 5 mil clientes frotistas no Brasil, ajudando a monitorar e gerir 150 mil veículos pesados ao redor do País. A maioria dos clien-tes usa o UVE – Unidade Veicular - um equipamento que é um microcomputador e sensor instalado no cami-nhão ou ônibus e que controla em tempo real todas as informações sobre consumo de combustível, trajeto, pedágios e outros aspectos da viagem. A sede da CTF fica no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista. No local também funcionam a fábrica dos equipamen-tos UVE e o banco de dados em tempo real da empresa.

Cada equipamento UVE é montado na fábrica na Lapa. Após 10 meses, o equipamento é retirado do veículo e levado para a fábrica da CTF, onde passa por uma manutenção que inclui a limpeza. Depois é reinstalado em um processo simples no veículo, onde continua a monitorar on line todas as viagens e abas-tecimentos. Toda a informação é criptografada.

“Conseguimos entregar para o cliente, em tempo real, não só as informações sobre consumo de combus-tível, mas também do desempenho do veículo, os dias e as horas quando aconteceu o abastecimento e onde o veículo circulou. Isto é muito importante, porque o frotista sabe onde o seu veículo está”, diz Vanessa Viel. “Atualmente nós monitoramos 100 mil veículos com o UVE no Brasil, dos quais 70 mil estão ativos e abastecem frequentemente”, informa.

27Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Investindo e apostando no mercado brasileiro

A FleetCor entrou no Brasil em 2012, quando fez a aquisição da CTF. Na época, a gigante americana, maior fornecedora de cartões de combustí-veis do mundo, pagou US$ 180 mi-lhões na empresa paulista, criada em 1998 pelo empresário Arie Halpern. A CTF já tinha então a liderança nos serviços de processamento de paga-mentos de combustíveis no Brasil, através de tecnologia própria e desen-volvida no país. Em 2013, a FleetCor adquiriu mais duas empresas brasilei-ras, a VB Serviços e a DB Trans, as duas do segmento de vale-transporte e pagamento.

Em 2016, a FleetCor comprou por uma soma estimada em R$ 4 bilhões a STP, então dona da Sem Parar. A STP era controlada pela conces-sionária de rodovias CCR, pela dis-tribuidora de combustíveis Raízen (Shell e Cosan) e pela Arteris.

O Cartão Frota BR é oferecido em parceria com a Petrobras. A VB Serviços possui, contudo, também parceria com a rede de postos Ipiranga em outros cartões.

A FleetCor possui outras três empresas no Brasil que atuam em conjunto com a CTF – a DBtrans, de meio de pagamentos para o transporte de frete rodoviário; a VB Serviços, de cartões e benefícios; e a Sem-Parar, sua aquisição mais recente (em 2016) para pagamento automático de pedágios e estacionamentos. A FleetCor tem atual-mente duas outras concorrentes de peso no Brasil – a MaxiFrota e a Ticket Log, sendo esta última pioneira no mercado de cartões de abastecimento no país, quando lançou em 1990 o Ticket Combustível.

Ficou para dezembro deste ano a obrigatoriedade de que os carros novos adotem o novo padrão Mercosul de emplacamento. O prazo anterior era de setembro. A implantação da me-dida é esperada desde 2014 (a mais recente rodada de conversas ocorreu no começo de maio). A nova placa terá 4 letras e 3 números aleatórios, além de uma faixa azul na parte superior, representando o Mercosul, a bandeira do Brasil e do estado brasileiro onde o carro está registrado, além do brasão do município.

A regulamentação prevê que os carros novos registrados a partir de dezembro, deverão rodar com as novas placas. Os proprietários de veículos usados não precisarão trocá-las, mas se os veículos forem transferidos, a mu-

A Guarda Civil Metropolitana de São José dos Campos/SP trocará toda a sua frota leve a combustão pelos elétricos. Em fase de licitação, aberta no início de abril, o projeto prevê a locação de 30 veículos ao preço má-ximo mensal de R$ 4 mil reais cada um. Segundo cálculos da prefeitura, os benefícios gerados pela iniciativa pagam o custo do projeto, que será bancado totalmente pelos royalties do petróleo. O vencedor será responsável pela infraestrutura de abastecimento, que contará com três postos em localidades estratégicas. Além das vantagens como a economia de combustível e o ganho ambiental (o impacto é equiva-lente à preservação de 3.330 árvores por ano), pretende-se com a ação ampliar as possibilidades de atendimento com os veículos. Enquanto reabastecem, os carros se mantêm operacionais. Ficam à disposição o tempo todo, inclusive em eventos de grande porte. A manutenção é mais barata, rápida e não tem influência na composição da frota. A ausência de ruídos do motor favorece operações específicas.

Placas no padrão Mercosul

A energia de São José dos Campos/SP

Notas

dança é obrigatória. As placas agora têm QR Code e um chip que facilita a identificação do veículo nos países do Mercosul, o que aumenta a segurança. Este chip também poderá ser utilizado no futuro para abrir cancelas em pe-dágios e estacionamentos. O custo da troca é do proprietário, mas os valores ainda estão em discussão.

28 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Evento

Lançamento do Volvo XC40 levou imprensa especializada para Santa Catarina !

A suéca Volvo acaba de lançar no Brasil o seu mais novo SUV compacto, o XC 40, que foi eleito Carro do Ano na Europa. Para isso, realizou um grande evento de lançamento que aconteceu oficialmente na

cidade de Itajaí/SC nos últimos dias 9 e 10 de abril, onde a imprensa automobilística especializada foi con-vidada pela montadora para estar presente. A Revista Frota & Mercado esteve lá e conferiu de perto este que sem dúvida, será um dos principais lançamentos do ano no Brasil, chegando para abocanhar parte significativa da fatia dos Premium e do tamanho certo para atingir o setor frotista e também até o rent a car. Segundo Luis Rezende, presidente da Volvo Cars no Brasil, a pré-venda do modelo contou com apenas 70 unidades e se esgotou em 25 horas. As reservas do modelo já ultrapassam a casa das 1.000 unidades.

O XC 40 é o maior do segmento em sua categoria e traz o motor mais potente, com 252 hp e soluções inovadoras de conectividade, sem falar do excelente espaço interno, sem falar que é o primeiro veículo com direção semiautônoma na categoria.

A versatilidade da plataforma modular permite reu-nir em um só automóvel design refinado, interior sofis-ticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade. As medidas do novo SUV se destacam: entre-eixos de 2,70 m - 1,86 m de largura - 1,65 m de altura - e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

A beleza do design escandinavo, combinando robus-tez com visual elegante e refinado, faz o novo modelo da Volvo lembrar muito seus irmãos mais velhos: o XC60 e o XC90, inclusive em itens de segurança e dirigibili-dade. O interior do carro é um capítulo à parte: espaço funcional e muitos porta-objetos totalmente pensados para uso no dia a dia para os motoristas e ocupantes se misturam com o requinte do acabamento primoroso, já tradicional da marca. O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria, com tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução: Eco, Comfort, Off-road, Dynamic e Individual, que customiza a configuração.

O modelo dispõe de transmissão automática Gear-tronic de 8 velocidades. Além disso, o novo SUV da Volvo oferece abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).

29Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

O encontro em Santa Catarina

Todo o time da Volvo estava presente em Santa Catarina no lançamento

do XC 40, recepcionan-do a imprensa, desde

o presidente Luis Rezende, bem com os diretores de Ven-das e de Marketing:

João Oliveira e Leandro Teixeira.

Além da equipe de marketing e da assessoria de im-prensa, e de todo staff envolvido para proporcionar um evento im-pecável, que iniciou da saída de São Paulo/SP até a chegada no Infinity Blue Risort em Camboriú/SC, onde todos os profissionais de imprensa foram recebidos num coquetel da noite do dia 9 de abril. No dia seguinte, logo cedo após o café da manhã, todos foram levados para conhecer o espaço do Volvo Ocean Race, a mais antiga e conhecida regata em torno do mundo, com escalas, que conta com 7

equipes de países pelo mundo, cuja parada no Brasil está acontecendo 10ª vez e foi até dia 22 de abril, quando as equipes largaram pelo mar a caminho dos EUA, juntamen-te com uma equipe que segue no mesmo momento por terra, com um XC 40, para se juntar aos velejadores lá. No carro a ca-minho de Newport, Estados Unidos, foi o trio de jornalistas formado por: Caio Salles, Israel Coifman e liderado pelo também

piloto Cacá Clauset. Eles partiram de Itajaí/SC

a bordo de um XC40 modelo Momentum e passarão por: Ar-gentina, Paraguai, Chile, Peru, Equador

e Colômbia, rodan-do 8.254 Km. Depois

de despachar o veículo pelo Estreito de Garian Gap até o Panamá, a viagem seguirá por: Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, México e, finalmente, Estados Unidos, numa extensa faixa de asfalto de 7.540 Km pela Costa Oeste até Newport, em Rhode Island. 

Após uma explicação feita pelo CEO e os executivos da Volvo, apresentando o XC 40 e contando do desafio de atravessar as Américas para acompanhar por terra o Volvo Ocean Race, na sequência todos fo-ram visitar e conhecer a exposição. Depois, o grupo foi dividido em duplas para uma experiência de test-drive com o modelo e seguiram dirigindo num verdadeiro com-

boio, cada dupla a bordo de um modelo XC 40, até a cidade de Florianópolis/SC, onde a equipe Volvo aguardava a todos para um delicioso almoço. A volta foi direto para Navegantes/SC, para o aeroporto, onde outra equipe da Volvo recepcionou cada dupla e recolheu os carros para que cada profissional da imprensa retornasse aos seus destinos. O XC40 já está sendo distribuído nas 31 concessionárias da rede nas versões T5 Momentum e T5 R-Design. Em julho chega a configuração T4.

30 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Importados

Venda de importados cresceu 43,9 % até fim de abrilAlta do dólar, contudo, ameaça planos dos importadores A

venda de veículos importados no mercado brasileiro cresceu 43,9 % no primeiro quadrimestre de 2018, com 11.696 unidades licen-ciadas, em comparação a igual período do ano passado, informou a ABEIFA - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Apesar do crescimento, a

ABEIFA mantém sua projeção de vender 40 mil automóveis e SUVs impor-tados neste ano. O otimismo dos importadores com o final do Inovar-Auto cedeu frente à realidade da desvalorização da moeda brasileira ante o dólar, com a taxa de câmbio avançando rapidamente do patamar de R$ 3,15 para

R$ 3,50 apenas em março e abril. O cenário, por isto, é incerto.“Nosso problema agora é o câmbio, o dólar teve uma alta de 6 %

apenas em abril. Estávamos trabalhando com o dólar entre R$ 3,15 e R$ 3,20, agora trabalhamos com a moeda na faixa de R$ 3,55”, diz José Luís Gandini, presidente da entidade. Gandini lembrou que no

caso das empresas associadas à ABEIFA – mesmo das que possuem fábri-cas no Brasil – a variação cambial pode atingir 100 % do faturamento das

montadoras. “É muito diferente de uma situação de uma montadora como a

31Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

Volkswagen, por exemplo, que importa car-ros para vender no Brasil, mas cuja maioria da produção é local. A alta do dólar atinge apenas 9 % do faturamento da Volkswagen porque eles só importam 9 % dos carros vendidos aqui, incluídas importações da Argentina e do México”, destacou.

Gandini afirmou que a alta do dólar pre-judica, mas não chega a mudar a expectativa dos importadores com o cenário brasileiro. “Até agora, abrimos 16 concessionárias e abriremos outras 38 até o final de 2018. Contratamos 245 funcionários e a expec-tativa é fechar o ano com 20 mil empregos diretos”, comentou. O setor emprega atu-almente 15 mil funcionários nas revendas de carros importados.

Rota 2030

Com o Inovar-Auto, a importação de veículos dos países de fora do Mercosul ou do México, com quem o Brasil tem acordo de livre-comércio, era sobretaxada em 30 % no IPI - Imposto sobre Produtos Indus-trializados. A extinção do Inovar-Auto em 31 de dezembro do ano passado eliminou o sobretaxa no IPI. Muitas divergências entre os ministérios da Fazenda e da Indústria e Comércio, desde o final de 2017, impedi-ram que o novo programa para a indústria automobilística brasileira - o Rota 2030 - entrasse em vigor.

Gandini afirma, contudo, que a expecta-tiva agora é que o Rota 2030 entre em vigor até o final de maio. Ele revelou que no final de abril e no começo de maio participou de várias reuniões em Brasília/DF com os ministros das pastas. Os presidentes da Associação Nacional dos Fabricantes de

Veículos Automotores (ANFAVEA) e do Sindipeças também participaram destes encontros e a redação final do Rota 2030 estaria praticamente concluída, pronta para ser assinada pelo presidente da República, Michel Temer.

“No dia 24 de abril nós tivemos uma reunião com o presidente Temer, participa-ram também a ANFAVEA e o Sindipeças. Foram definidas algumas coisas: primeiro, o IPI do carro elétrico cairá de 35 % para 7,25 %”. O presidente da ABEIFA afir-mou também que o Rota 2030 é muito importante para a entidade. “O Rota 2030 é muito importante porque precisamos de previsibilidade. Nosso setor de importa-dores de veículos foi quase aniquilado a partir de 2011 com o Inovar- Auto, nós não fomos consultados naquela época. Agora a situação é diferente, o Rota foi discutido entre o governo, a ABEIFA, a ANFAVE e o Sindipeças”, comparou.

O presidente ressaltou que ainda restam algumas arestas para aparar entre a ANFA-VEA e o governo federal a respeito do Rota 2030 e elas estão no campo tributário. As indústrias querem que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento feitos durante o Rota 2030 sejam devolvidos pelo governo federal na forma de crédito tributário, como acontecia durante o Inovar-Auto. “O Mi-nistério da Fazenda é contra e é inflexível neste ponto, mas acredito que chegarão a um acordo. O governo federal deve propor uma nova ‘Lei do Bem’ para resolver o im-passe”, comenta Gandini.

A Lei Nº 11.196/05, conhecida como “Lei do Bem” criou a concessão de incenti-vos fiscais para as empresas que investiram em pesquisa e desenvolvimento. As empre-sas abatiam os investimentos do imposto de renda. Já no Inovar-Auto, a partir de 2011, o governo devolvia como crédito às monta-doras as isenções a que tinham direito em impostos como o IPI, embora a devolução tenha atrasado durante os últimos anos.

Marcas que mais venderam

Segundo a ABEIFA, as 5 marcas que mais venderam veículos no primeiro qua-drimestre deste ano foram: Kia Motors

(4.115 unidades); Volvo (1.631); JAC Mo-tors (1.430); Lifan (959); e BMW (800). A participação no mercado brasileiro é pequena, em abril os 3.237 veículos im-portados pela ABEIFA significaram apenas 1,5 % das vendas no varejo brasileiro, que emplacou 209.995 automóveis e comerciais leves no mês.

Entre as empresas exclusivamente im-portadoras associadas à ABEIFA, o des-taque ficou com a sul-coreana Kia, cujas

vendas cresceram 66,5 % no primeiro quadrimestre de 2018, frente a igual pe-ríodo do ano passado, com 4.115 veículos emplacados. Em abril, os modelos mais vendidos da marca coreana no Brasil foram o SUV médio Sportage (525 unidades); o sedã médio Cerato (310 unidades); e o comercial leve Bongo (158 unidades). O Bongo é importado do Uruguai.

Entre as empresas importadoras e com fábrica no Brasil (BMW, Caoa Chery, Land Rover, Mini e Suzuki) o destaque ficou com a BMW, que obteve crescimento de 24,4 % na produção e vendas dos sedãs da Série 3, de 1.902 carros no primeiro quadrimestre de 2017 para 2.366 carros em igual período de 2018.

32 Frota & Mercado - Abril/Maio 2018

por Luiz Marins

Corporativo

As 8 horas que fazem a diferença

Luiz Marins é antropólogo e escritor.Site: www.marins.com.br

O dia tem 24 horas para todas as pessoas. Não há ninguém que tenha um minuto a mais. E essas 24 horas, teoricamente, estão divididas em três blocos de 8 horas. No primeiro bloco de 8 horas,

dormimos. No segundo bloco, trabalhamos. E no terceiro bloco de 8 horas ? O que fazemos ?

Aí está a chave do sucesso. É justamente o que fizermos dessas 8 horas restantes que determinará o nosso sucesso ou fracasso. É nesse período que percorreremos o “quilômetro extra”. É nesse período que faremos a diferença.

Veja bem. Ser o melhor, o mais dedicado, o mais competente durante as 8 horas de trabalho, não é mais do que nossa obrigação. Se não formos os melhores nas 8 horas de trabalho, o fracasso é certo, as promoções não virão e poderá até vir o desem-prego. A verdade é que para se ter sucesso na vida e mesmo no trabalho, não basta ser excelente nas 8 horas de trabalho.

É o que fizermos das 8 horas restantes do sono e do trabalho que fará a grande diferença. E, geral-mente, utilizamos mal essas valiosas 8 horas. Não planejamos o que fazer com elas. Simplesmente as perdemos – perdemos tempo – como se diz. E esse tempo jamais voltará. Um minuto mal gasto é um minuto que jamais será recuperado. Vencerá, por-tanto, quem utilizar mais sabiamente essas 8 horas restantes. Seja em atividades desportivas, de lazer ou utilizando-as para o aperfeiçoamento intelectual, fazendo cursos, participando de concertos, indo ao cinema, ao teatro, assistindo a programas educativos

e culturais na televisão, essas 8 horas devem ser motivo de análise e planejamento para todos nós. Elas farão a diferença, acredite !

É preciso que cada um de nós entenda, sem ilusão, que hoje, o mercado só terá lugar para os realmente competentes. E para que sejamos melhores é preciso que façamos mais do simplesmente dormir bem 8 horas e trabalhar bem 8 horas por dia. É preciso que façamos a diferença exatamente utilizando melhor as terceiras 8 horas além do sono e do trabalho.

Fico impressionado ao ver que muitas pessoas não têm consciência da importância desse um terço da vida à nossa disposição. Muitos dirão que seremos sempre reféns de compromissos que não escolhe-mos. Temos exigências sociais que nos obrigam a comparecer a festas que não escolheríamos ir e tantos outros compromissos fora de nossa escolha. Nem sempre somos totalmente donos de nossas 8 horas restantes. Mas também é verdade que temos ainda muito poder sobre elas.

E como usamos esse poder ? O que fazemos com as nossas 8 horas além do sono e do trabalho ? No que estamos empregando esse valioso tempo ? Estamos criando em nós a diferença necessária para que possamos vencer neste mundo competitivo onde só os melhores sobreviverão com dignidade ? Fazemos algum planejamento para a ocupação in-teligente desse tempo livre menos comprometido ? Investimos em nosso desenvolvimento pessoal e profissional ?

Educar nossos jovens e filhos a utilizar bem essas 8 horas é tarefa das mais sérias e urgentes. Vejo jovens vivendo num ócio destrutivo e muitas vezes com pro-blemas de depressão por pura falta de atividade. Pais que não educam seus filhos a utilizar bem as 8 horas além do sono e do trabalho serão mais tarde acusados pelos próprios filhos de não os terem orientado ade-quadamente. Conheço adultos que hoje recriminam a falta de autoridade de seus pais, muitas vezes, já falecidos, por não terem feito com que eles estudassem um idioma estrangeiro ou música ou exigido leituras de qualidade ou mesmo aprendido novas tecnologias, no seu tempo de adolescência e juventude. O mundo competitivo em que vivemos não perdoará e cobrará muito caro dos que não se diferenciarem utilizando bem as 8 horas que fazem a diferença.

Pense nisso. Sucesso !

13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha

Feira Simultânea

26-28

2018JUNHO

EXPO CENTER NORTE13h - 20h

SÃO PAULO - SP

Todos oscaminhosdo pneu e

dos negócioscomeçam aqui

Todos oscaminhosdo pneu e

dos negócioscomeçam aqui

• Lançamentos • Manutenção • Reforma • Reciclagem • Equipamentos

13ª Feira Internacional da Indústria de Pneus

DIA 27das 11h às 20h

CREDENCIAMENTO GRATUITO: www.pneushow.com.br #Pneushow2018

Promoção/Organização Cooperação Apoio

TransportadoraO�cial

A�liada àMontadora O�cial Local de RealizaçãoOperadorade Viagem

13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha

Feira Simultânea

26-28

2018JUNHO

EXPO CENTER NORTE13h - 20h

SÃO PAULO - SP

Todos oscaminhosdo pneu e

dos negócioscomeçam aqui

Todos oscaminhosdo pneu e

dos negócioscomeçam aqui

• Lançamentos • Manutenção • Reforma • Reciclagem • Equipamentos

13ª Feira Internacional da Indústria de Pneus

DIA 27das 11h às 20h

CREDENCIAMENTO GRATUITO: www.pneushow.com.br #Pneushow2018

Promoção/Organização Cooperação Apoio

TransportadoraO�cial

A�liada àMontadora O�cial Local de RealizaçãoOperadorade Viagem

34 Frota & Mercado - Abril /Maio 2018

Avis Budget Group

Endereço

Avis Budget Brasil

Rua Tito - Nº 66 - Vila Romana

São Paulo/SP

CEP: 05051-000

www.avis.com.br

Contato Frotista

Luis Tundisi

Tel. 11 3594-4000

[email protected] | [email protected]

ALD Automotive

Endereço

ALD Automotive S/A

Rua Apeninos - Nº 222 - Aclimação

São Paulo/SP

CEP: 01533-000

Tel.: 11 3147-4710

[email protected]

www.aldautomotive.com.br

Contatos Frotista

Alexandre Valadão | 11 98353-2827| [email protected]

Ricardo Formigoni | 11 98442-0611 | [email protected]

Arval Brasil

Endereço

Arval Brasil Ltda

Av. Chedid Jafet - Nº 222 - Bloco A - 2º Andar

Vila Olímpia - São Paulo/SP

CEP: 04551-065

www.arvalbrasil.com.br

/arvalbrasil.br

/company/arval-brasil

/arvalbrasil

Contato Frotista

11 2246-8099

[email protected]

LeasePlan

Endereço

LeasePlan Brasil

Alameda Rio Negro - Nº 500 - 23º Andar - Torre A - Ed. West Towers

Barueri/SP

CEP: 06454-000

www.leaseplan.com.br

Contato Frotista

Edgar Garcia

11 3296-8600

[email protected]

Locadoras / Terceirizadores de Frotas

35Frota & Mercado - Abril /Maio 2018

LM Frotas

Endereço

LM Frotas

Rua da Alfazema - Nº 761 - 4º Andar - Edifício Iguatemi Business & Flat

Caminho das Árvores

Salvador/BA

CEP: 41820-710

www.lmfrotas.com.br

Contato Frotista

Tel. 71 2102-9600 e 11 4122-8410

[email protected]

Let’s Terceirização de Frota

Endereço

Let’s Rent a Car S/A

Escritório SP: Av. Elizeu de Almeida - Nº 808 - Butantã

São Paulo/SP - CEP: 05533-000

Matriz: Av. Eng. Camilo Dinucci - Nº 2.885 - Jd. Arco-Íris

Araraquara/SP - CEP: 14808-100

www.lets.com.br

/company/let-s-rent-a-car

Contato Frotista

Anderson Holanda

11 97166-5820 | 0800 709 00 10

[email protected]

Localiza Gestão de Frotas

Endereço

Localiza Gestão de Frotas

Matriz: Avenida Bernardo Vasconcelos - Nº 377 - Cachoeirinha

Belo Horizonte/MG

CEP: 31150-000

www.localiza.com/frotas

Contato Frotista

0800 979 3003

[email protected]

Locamerica

Endereço

Companhia de Locação das Américas

Av. Raja Gabaglia - Nº 1.781 - 12º e 13º Andar - Luxemburgo

Belo Horizonte/MG

CEP: 30380-457

www.locamerica.com.br | frotas.locamerica.com.br

/LocamericaFrotas

@_Locamerica

/company/locamerica

/locamericafrotas

Contato Frotista

31 3319-1120

[email protected]

[email protected]

36 Frota & Mercado - Abril /Maio 2018

Movida Aluguel de CarrosMister Car

Endereço

Movida Aluguel de Carros

Movida Locação de Veículos LTDA

Rua Doutor Renato Paes de Barros - Nº 1.017 - 9º Andar

Itaim Bibi - São Paulo/SP

CEP: 04530-001

Contato Frotista

Renato Perim

Tel. 11 3528-1102 | 11 99998-2988

[email protected]

Endereço

Mister Car Frotas

Avenida Guilherme Cotching, 985, 1º andar - Vila Maria

São Paulo/SP

CEP: 02113-013

www.mistercar.com.br

/MisterCarFrotas

/company/mistercarfrotas

Contato Frotista

Tel. 11 2082-4584

[email protected]

Ouro Verde

Endereço

Ouro Verde Locação e Serviço S/A

Matriz: Rua João Bettega - Nº 5700 - CIC - Curitiba/PR - CEP: 81350-000

Tel: 41 3239-7000

Escritório SP: Av. Eng. Luiz Carlos Berrini - Nº 1.297 - 5º Andar - Cj. 51

Cond. Edif. Sudameris - Itaim Bibi - São Paulo/SP - CEP: 04571-932

www.ouroverde.net.br

/grupoouroverde

/GrupoOV

/company/871518

Contato Frotista

Miguel Karasiaki Junior (Regional Sul e Telecom) | 41 3239-7141

Raquel Cavalieri (Regional Sudeste) | 11 98525-0257

Adão de Oliveira (Agronegócio) | 41 3094-7261

Celomar Ulian (Telecom) | 41 99735-0333

[email protected]

Rodobens Leasing & Locação

Endereço

Rodobens Locadora de Veículos Ltda

Rua Estado de Israel - Nº 975 - Vila Clementino

São Paulo/SP

CEP: 04022-002

Tel. 11 2192-3000

www.rodobens.com.br

Contato Frotista

Elisangela Buesso

Tel. 11 2192-3000 (ramal 3954)

e-mail: [email protected]

Locadoras / Terceirizadores de Frotas

37Frota & Mercado - Abril /Maio 2018

Tfleet

Endereço

Teclog Fleet Management Tecnologia e Gestão da Informação LTDA

Rua Domingos de Morais - Nº 2.036 B - Vila Mariana

São Paulo/SP

CEP: 04036-000

www.tfleet.com.br

Contato Frotista

Tel. 11 3140-6401

[email protected]

Unidas

Fleet Brasil

Endereço

Unidas S/A

Rua Cincinato Braga - Nº 388 - Bela Vista

São Paulo/SP

CEP: 01333-010

www.unidas.com.br/terceirizesuafrota

/unidasoficial

/unidasoficial

Contato Frotista

Valeria Brogin

[email protected]

Endereço

Fleet Solutions Brasil

Rua Volkswagen, 291 - Térreo – Jabaquara

São Paulo/SP

CEP: 04344-020

Tel.: 0800 899 0001

/company/fleet-solutions-brasil/

www.fleetbrasil.com.br

Contato Frotista

Fernando Klein

0800-899-0001

[email protected]@frotaemercado.com.br

/frotaemercado

@FrotaeMercado

www.frotaemercado.com.br

LIGUE: (11) 3873-1525

ANUNCIE NA REVISTAFROTA & MERCADO

Solicite seu Mídia Kit !

38 Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Audi

BWM

Endereço

Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos LTDA

Avenida das Nações Unidas - Nº 14.261

14º andar - Torre A - WT Morumbi

São Paulo/SP

CEP: 04794-000

Tel. 11 3041-2834

www.audi.com.br

Endereço

BMW Group Brasil

Av. Dr. Chucri Zaidan - Nº 1.240 - 23º Andar

Ed. Golden Tower - Morumbi Corporate

São Paulo/SP

CEP: 04711-130

Tel. 11 5186-0400

www.bmw.com.br

CEO e Presidente do BMW Group Brasil

Helder Boavida

Diretora de Marketing e Produto da BMW

do Brasil

Nina Dragone

Diretor da BMW Motorrad Brasil

Federico Alvarez

Diretor Comercial da BMW do Brasil

Martin Fritsches

Diretor da MINI Brasil

Julian Mallea Negri

Gerente Nacional de Vendas, Produto e

Preço da MINI Brasil

Rodrigo Novello

Diretora de Relações Governamentais

Gleide Souza

Gerente Sênior de Comunicação

Corporativa

João Veloso

Gerente de Vendas Diretas

Michel Araújo

Presidente e CEO

Johannes Roscheck

Diretor de Vendas

Sétimo Spini

Tel. 11 3041-2944

E-mail: [email protected]

Gerente Nacional de Vendas

Alexandre Gaeta

Tel. 11 3041-2834

E-mail: [email protected]

Gerente Regional de Vendas Corporativas

Roberto Cury

Tel. 11 3041-2827

Cel. 9 7087-5836

E-mail: [email protected]

Endereço

Chery Brasil Importação, Fabricação e Distribuição de Veículos LTDA

Rua Harold Barnsley Holland - Nº 1.560 - Rio Abaixo

Jacareí/SP

CEP: 12334-403

E-mail: [email protected]

www.cherybrasil.com.br

Gerente de Vendas Chery Brasil

Filipe Pereira

Tel. 12 3955-2700 R. 551602

Cel. 11 97239-6194

E-mail: [email protected]

Supervisor de Vendas Diretas

Fábio Campos

Tel. 12 3955-2700 R. 551616

Cel. 12 99140-7964

E-mail: [email protected]

Chery Brasil

Dados montadoras

39Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

FCA Fiat Chrysler

Endereço

FCA Fiat Chrysler Automóveis do Brasil LTDA

(Marcas Chrysler | Jeep | Dogde | Ram | Fiat)

Av. Contorno - Nº 3.455 - Paulo Camilo

Betim/MG

CEP: 32669-900

Tel. 31 2123-2111 | 0800 707 1000

www.fiat.com.br

Diretor de Vendas Diretas e Veículos

Comerciais

Fabio Arnoldo Meira Junior

E-mail: [email protected]

Gerente de Veículos Comerciais e Governo

Paulo César Dias Goddard

E-mail: [email protected]

Key Account Vendas Diretas

Darcio Alexandre Pinto

E-mail: [email protected]

Key Account Vendas Diretas

Kenji Ribeiro Wakimoto

E-mail: [email protected]

Marketing Vendas Diretas

Paula Martins

E-mail: [email protected]

GM

Endereço

General Motors do Brasil LTDA

Avenida Goiás - Nº 1.805

São Caetano do Sul/SP

CEP: 09550-900

www.chevrolet.com.br

Gerente Sênior de Vendas Diretas

Nacional

Marcelo Tezoto

Cel. 11 97337-2465

E-mail: [email protected]

Gerente Divisional de Vendas Diretas - Divi-

são Norte, Nordeste, Centro Oeste, MG e RJ

Eric Loretto

Cel. 11 94384 9625

E-mail: [email protected]

Gerente Divisional de Vendas Diretas -

Sul e Sudeste

Guilherme Bianchi Jr.

Cel. 11 97167-1873

E-mail: [email protected]

Endereço

Honda Automóveis do Brasil LTDA

Estrada Municipal Valêncio Calegari - Nº 777

Rua Interna - Nº 09 - Prédio 1A - Distrito de Nova Veneza

Sumaré/SP

CEP: 13181-903

www.honda.com.br

Supervisor de Vendas Diretas

Ricardo Rodrigues da Silva

Tel. 19 3864-7707

E-mail: [email protected]

Consultor Comercial

Marcelo Antonioli Lourenço

Tel. 19 3864-7708

Cel. 11 98198-9940

E-mail: [email protected]

Honda

40 Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Ford

Endereço

Ford Motor Company Brasil LTDA

Avenida do Taboão - Nº 899 - Rudge Ramos

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09655-900

www.ford.com.br

Diretor de Marketing e Vendas

Antonio Baltar

E-mail: [email protected]

Supervisor Nacional Frotista e Governo

Leandro Borsari

E-mail: [email protected]

Consultora de Venda Direta - Grandes Frotistas/Locadoras

Ivy Borba

E-mail: [email protected]

Consultor de Venda Direta - Grandes Frotistas/Locadoras

Jusley Marques

E-mail: [email protected]

Gerente Regional Sul

Cintia Pelegrina

E-mail: [email protected]

Gerente Regional São Paulo

Ricardo Bianchi

E-mail: [email protected]

Gerente Regional Central

Marcio Pereira

E-mail: [email protected]

Gerente Regional Leste

Mário Callegaro

E-mail: [email protected]

Gerente Nacional de Vendas

Reinaldo Faga

E-mail: [email protected]

Gerente de Operação de Vendas

Marcelo Gagliazzo

E-mail: [email protected]

Consultora de Venda Direta

Michelle Negri

E-mail: [email protected]

Supervisor Regional Seleto

Flávio Meira

E-mail: [email protected]

Supervisor de Vendas Regional Central

Mario Roberto Pereira

E-mail: [email protected]

Supervisor de Vendas Regional Leste

Daniel Sanches

E-mail: [email protected]

Supervisor de Venda Direta

Leandro Borsari

E-mail: [email protected]

Endereço

Hyundai Motor Brasil

Avenida das Nações Unidas - Nº 14.171

21º Andar - Torre C (Crystal)

Vila Gertrudes - São Paulo/SP

CEP: 04794-000

www.hyundai.com/br

Brazilian Fleet & Rental Sales Ass. Manager

Leonardo Silva

Tel. 11 5186-7584

Cel. 11 97348-6345

E-mail: [email protected]

Analista Sênior de Vendas Diretas

Patricia Stival

Tel. 11 5186-7525

E-mail: [email protected]

Hyundai Motor Brasil

Dados montadoras

41Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Hyundai Caoa do Brasil LTDA

Avenida Ibirapuera - Nº 2.822 - Moema

São Paulo/SP

CEP: 04028-002

www.hyundai-motor.com.br

Venda Direta

Elisangela Mello

Tel. 11 5538-1545

Cel. 11 94732-5379

E-mail: [email protected]

Hyundai Caoa

Endereço

JAC Motors

Escritório Central ECEN: Av. Gastão Vidigal - Nº 1087

Vila Leopoldina - São Paulo/SP

CEP: 05314-000

Tel. 11 3839-6000 | 0800 779 33 11

www.jacmotorsbrasil.com.br

JAC Motors

Coordenadora da Administração de Venda Direta

Fernanda Barros

Cel. 11 98841-0216

E-mail: [email protected]

Gerente Regional de Vendas

Wallace de Souza Santos

Cel. 11 99602-9967

E-mail: [email protected]

Endereço

Jaguar Land Rover Brazil & Latin America

Avenida Ibirapuera - N° 2.332 - Torre I - 10º andar

Moema - São Paulo/SP

CEP: 04028-002

Tel. 11 5056-7000

www.jaguar.com | www.landrover.com

Presidente

Frederic Drouin

Diretor Presidente

Divanildo Albuquerque

Gerente de Vendas Corporativas

Mário Paziani

E-mail: [email protected]

Coordenador de Vendas Corporativas Brasil

Ricardo Tartari

E-mail: [email protected]

Coordenadora de Vendas Corporativas Latam

Joyce Ohswald

E-mail: [email protected]

Assistente de Vendas Corporativas

Claudia Marques

E-mail: [email protected]

Jaguar

Land Rover

42 Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Rua Max Mangels Senior, 1.024

Planalto - São Bernardo do Campo - SP

CEP: 09895-510

Tel. 11 3469-0555

www.lexus.com.br

Gerente Geral de Vendas

José Ricardo Silva

Gerente Operacional de Vendas

Adilson Teixeira Rodrigues

E-mail: [email protected]

Analista de Vendas

Arthur Gavilanes

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas

Eduardo Monteiro

E-mail: [email protected]

Lexus

Endereço

Lifan do Brasil Automotores Ltda

Avenida dos Migrantes - Nº 860

Salto/SP

CEP: 13322-170

Tel. 11 2811-8585

www.lifanmotors.com.br

Diretor de Vendas

Jair Leite de Oliveira

Tel. 11 2811-8585

E-mail: [email protected]

Lifan Motors

Endereço

Kia Motors do Brasil

Avenida Francisco Ernesto Fávero - Nº 662

Jardim Rancho Grande - Itú/SP

CEP: 13309-290

Fone: 0800 7711 011 / 11 4024-8000

www.kia.com.br

Presidente

José Luiz Gandini

Diretor de Vendas

Ary Jorge Ribeiro

Tel. 11 4024-8022

E-mail: [email protected]

Diretor de Técnico

Gabriel Loureiro

Tel. 11 4024-8000

E-mail: [email protected]

Kia

Dados montadoras

43Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Mercedes-Benz do Brasil LTDA

Avenida Alfred Jurzykowski - Nº 562

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09680-900

www.mercedes-benz.com.br

Mercedes-Benz

Gerente de Vendas Corporativas

Nivaldo Mattos

Tel. 11 4173-6545

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Corporativas

Thiago M. Favilla

Tel. 11 4173-6545

Cel. 11 99896-0238

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Corporativas

Robson Novaes

Tel. 11 4173-6545

Cel. 11 98964-9897

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas Vans Brasil

Fabio Santos Miranda

Tel. 11 4173-8660

Cel. 11 99195-1755

E-mail: [email protected]

Endereço

HPE Automotores do Brasil LTDA

Avenida Presidente Juscelino Kubtschek - Nº 1.400 - 3º Andar

Vila Nova Conceição - São Paulo/SP - CEP 04543-000

[email protected]

www.mitsubishimotors.com.br

www.mitfrotista.com.br

`

`

Diretora de Vendas Diretas, Planejamento e Operação de Vendas

Kellen Bassi

Vendas ao Governo e Frotistas

Marco Antonio Will Moreira

Tel. 11 5694-2728

E-mail: [email protected]

Mitsubishi

Endereço

Motocargo Indústria e Comércio de Triciclos LTDA

Rua Nilton Coelho de Andrade - Nº 210

Jd. Andarai - São Paulo/SP

CEP: 02167-010

Tel: 11 2795-2182 e 0800 092 3468

www.triciclosmotocar.com.br

Diretor de Vendas e Marketing

Carlos Araújo

Tel. 11 2795-2182

E-mail: [email protected]

Motocar

44 Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Nissan do Brasil Automóveis LTDA

Av. Ibirapuera - Nº 2332 - Torre I - 1º Andar - Cj. 11

São Paulo/SP

CEP: 04028-002

www.nissan.com.br

Diretor de Vendas Diretas

Alexander Ferguson

Tel. 11 98548-0021

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas Diretas

Antonio Alonso Jr.

Cel. 11 98346-5491

E-mail: [email protected]

Coordenador de Vendas Diretas

e Contas Globais

Douglas Torelli

Cel. 11 97415-4322

E-mail: [email protected]

Consultor Comercial

São Paulo e Minas Gerais

Kleber Olah Gonçalves

Cel. 11 98664-4997

E-mail: [email protected]

Consultor Comercial

Centro Oeste, Sul e Interior de SP

Marcelo Boucinha

Cel. 51 99762-1549

E-mail : [email protected]

Consultor Comercial

Rio de Janeiro, Norte e Nordeste

Elder Pari

Cel. 11 99340-7336

E-mail : [email protected]

Nissan

Endereço

GROUPE PSA

Av. Nações Unidas - Nº 19.707 - 2º Andar

Santo Amaro - São Paulo/SP

CEP: 04795-100

Tel. 11 2536-0000

www.peugeot.com.br | www.citroen.com.br

Diretor de Vendas Corporativas e

Seminovos

Luiz Eduardo Pacheco

E-mail: [email protected]

Gerente Nacional de Grandes Contas

Kevin Barreto

E-mail: [email protected]

KAM Grandes Contas

Devincer Miguel

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas PME I Peugeot

André Reche

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas PME I Peugeot

Guilherme Alves

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas PME I Citroën

Douglas Jacobine

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas PME I Citroën

Evandro Perini

E-mail: [email protected]

GROUPE PSA

Dados montadoras

45Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Renault do Brasil S/A

Rua Fidêncio Ramos - Nº 223 - 9º andar - Edifício Palladio

Vila Olímpia - São Paulo/SP

CEP 04551-010

Tel. 11 2184-8300

www.renault.com.br

[email protected]

Renault

Diretor de Vendas a Empresas

Alexandre Souza de Oliveira

Tel. 11 2184-8302

E-mail: [email protected]

Gerente de Frota Proximidade

Raquel Ribeiro

E-mail:[email protected]

Consultor de Marketing

Guilherme Ruibal

E-mail: [email protected]

Supervisor de Frota Proximidade

Pedro Scattone

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota SP

Vitor Sant’anna

E-mail: [email protected]

Consultora de Frota SP

Isadora Freire

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Interior de SP

Igor Oliveira

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Minas Gerais

Helton Silva

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Centro-Oeste

Bruno Gonsales

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Nordeste

Felipe Vitorini

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Norte

Caroline Diniz

E-mail: [email protected]

Consultor PRO+ e utilitários

Edvânia Simões

E-mail: [email protected]

Consultor de Táxi

Valdemir de Oliveira

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas a Empresas -

Grandes Contas

Paulo Figueiredo

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas a Empresas -

Grandes Contas

Eduardo Uchiyama

E-mail: [email protected]

Supervisor de Grandes Contas

Márcio Alves

E-mail: Márcio Alves

Consultor de Governo

Adrian Boquetti

E-mail: [email protected]

Consultor de Locadoras

Jonathas Costa

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Sul

Edilson Santos

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota Sul

Darlan Rodrigues

E-mail: [email protected]

Endereço

HPE Automotores do Brasil LTDA

Avenida Presidente Juscelino Kubtschek - Nº 1.400 - 3º Andar

Vila Nova Conceição - São Paulo/SP - CEP 04543-000

[email protected]

www.suzukiveiculos.com.br

`

`

Diretora de Vendas Diretas, Planejamento e Operação de Vendas

Kellen Bassi

Vendas ao Governo e Frotistas

Marco Antonio Will Moreira

Tel. 11 5694-2728

E-mail: [email protected]

Suzuki

46 Frota & Mercado - Abril / Maio 2018

Endereço

Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores LTDA

Via Anchieta - KM 23,5 - CPI 1271 - Demarchi

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09823-901

Tel. 11 4347-2977

Fax. 11 4347-5735

www.vw.com.br

Endereço

Volvo Car Brasil Importação e Comércio de Veículos LTDA

Rua Surubim - Nº 577 - 10º Andar

Brooklin Novo - São Paulo/SP

CEP: 04571-050

Tel. 11 2348-6650

www.volvocars.com.br

Gerente Executivo de Vendas

Corporativas

Leonardo de Almeida Vergueiro Tosello

Tel. 11 4347-4567

E-mail:

[email protected]

Gerente Operações Vendas

Corporativas

Claudemir Pinto

Tel. 11 4347-5151

E-mail:

[email protected]

Fleet & Special Sales Manager

Claudio Ferreira

Cel. 11 99286-2129

E-mail: [email protected]

Fleet & Special Sales Consultant

Sidnei Pomaro

Cel. 11 9 4529-6050

E-mail: [email protected]

Supervisor Fleet Business

Fábio Ayudarte

Tel. 11 4347-5263

E-mail:

[email protected]

Gestora de Unidade

Gisele Carraro de Oliveira

Tel. 11 4347-5263

E-mail:

[email protected]

Volkswagen

Volvo

Dados montadoras

Endereço

Toyota do Brasil Ltda.

Rua Max Mangels Sênior, 1024 - Jardim Planalto

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09895-510

Fone: 11 4390-5100

www.toyota.com.br

Diretor de Vendas e Pós-Vendas

Evandro Maggio

Gerente de Vendas ao Governo e Frotistas

Ricardo Ribeiro

Cel. 11 94108-9886

E-mail: [email protected]

Vendas a Frotistas e Locadoras

Bruno Rincon

Cel. 11 99623-4276

E-mail: [email protected]

Vendas ao Governo

Paulo Mesquita

Cel.11 99603-1868

E-mail: [email protected]

Pós-Vendas

Nelson Rescalli Junior

Cel.11 97320-1019

E-mail: [email protected]

Diretor de Vendas, Pós-vendas

& Marketing

Vladimir Calvo Centurião

Consultor de Vendos a Frotistas e

Locadoras

Murilo Golfetti

Cel.11 96482-6912

E-mail: [email protected]

Toyota

09/03/2018 - 11:56

505675_TALENT_Honda Automoveis_210x280