setor de h&p enfatiza segurança em segurança e eficiência ... filebosch rexroth em projetos...

30
02 | 2013 26 A indústria do futuro: máquinas dotadas de inteligência artificial irão ditar a nova indústria 4.0 10 Mar aberto para os negócios do século: a excelência da engenharia brasileira nas operações offshore O Magazine do Distribuidor Industrial Rexroth Setor de H&P enfatiza segurança e eficiência energética 06 Segurança em máquinas: entrada para o mundo 20 Banco de imagens Bosch Rexroth

Upload: vantu

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013

26 A indústria do futuro: máquinas dotadas de inteligência artificial irão ditar a nova indústria 4.0

10 Mar aberto para os negócios do século: a excelência da engenharia brasileira nas operações offshore

O Magazine do Distribuidor Industrial Rexroth

Setor de H&P enfatiza segurança e eficiência energética 06

Segurança em máquinas: entrada para o mundo 20

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 2: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

Pássaros com bracelete

Bosch Rexroth [email protected]

A norma alemã de proteção das espécies exige que todos os pássaros mantidos em cativeiro sejam identificados, desde as

espécies raras do zoológico até periquitos domésticos. O novo sistema de gravação de anéis para pássaros, da empresa

Borries Markier Systeme GmbH, é capaz de gravar anéis de alumínio anodizado de 5 mm de largura em apenas 20 segundos.

Isto só é possível através da manipulação extremamente rápida e precisa no processo de gravação, garantida pelos compo-

nentes pneumáticos Rexroth, que incluem desde o sistema de válvulas, sensores de curso, unidades de manutenção, até os

eixos dos atuadores com mini-guias e rotativos. É a tecnologia Rexroth à serviço da preservação das espécies.

Page 3: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 3

Editorial

Caro leitor,

Temos a satisfação de trazer a você a segunda

edição de 2013 do magazine Duoinfo.

Aqui você encontrará uma matéria chave

sobre as tecnologias Rexroth aplicadas às

desafiadoras operações offshore. Conhe-

cerá também aplicações de sucesso da

Bosch Rexroth em projetos internacionais

como o Museu pré-histórico Gondwana, na

Alemanha, onde nossa tecnologia de ponta

movimenta os “dinossauros do futuro”.

Também há novidades sobre os produtos

da linha Rexroth - adotando uma geometria

inovadora, o novo terminal de válvulas

AV03 concilia um tamanho compacto com

alta eficiência. Em destaque a participação

das nossas tecnologias no LabOceano que

nos dá o privilégio de contribuir para a

construção de um novo Brasil.

Nossos distribuidores também estão aqui.

Desta vez narramos a história da parceria

com a Hannover Automation e falamos da

cidade de Contagem, sede da empresa, e

do estado de Minas Gerais que, embora

distante do nosso precioso mar, tem

encantos que todos os brasileiros devem

conhecer.

A missão do Duoinfo é reunir matérias téc-

nicas e institucionais, projetos, eventos,

histórias de parcerias, novidades e muitas

outras informações relevantes para você,

distribuidor!

Boa leitura!

Valdevir MangiliGerente Rede Distribuidores Industrial

“A participação das tecnologias Rexroth no Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ nos dá o privilégio de contribuir para a operação do maior tanque oceânico do mundo e para a construção de um novo Brasil”

Page 4: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

Índice

4 Duoinfo

06 Setor de H&P enfatiza segurança e eficiência energética A exemplo de muitas outras áreas, o setor hidráulica e pneumática (H&P) tem focado seus esforços no desenvolvimento de produtos e soluções.

08 Laboratório de Tecnologia Oceânica completa 10 anos A instalação, que é parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o tanque oceânico mais profundo do mundo.

10 Mar aberto para os negócios do século A excelên-cia da engenharia brasileira e exigências de conteúdo local colocam a indústria nacional como fornecedora estratégica para o setor offshore do Brasil.

12 Marca histórica No dia 21 de junho de 2013, a Bosch Rexroth Brasil atingiu a marca de três milhões de bombas de engrenagens produzidas na planta de Pomerode, SC.

08

10 16

13 Concreto para a indústria da mineração Do Chile para o mundo: máquinas especiais - equi-padas com componentes Rexroth - melhoram a segurança em instalações subterrâneas.

14 Na lata! Inédito no mercado mundial, o forno rota-tivo para alumínio com funcionamento totalmente hidráulico foi desenvolvido pela Metal Américas em parceria com a Bosch Rexroth.

16 Pré-histórico... e mais moderno do que nunca Em uma cidade chamada Schiffweiler, não muito distante da fronteira com a França, localiza-se o Gondwana, um gigantesco parque temático que abriga o maior espetáculo de dinossauros do mundo.

18 TOP FIVE: o sucesso continua A Bosch Rexroth foi, novamente, reconhecida pelo mercado industrial brasileiro como Fornecedora TOP FIVE.

18 Sucessos de público e tecnologia Nas feiras Feimafe e Fispal os visitantes puderam conhecer de perto os equipamentos desenvolvidos em parceria com os distribuidores autorizados Fluipress e Redutep.

Page 5: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 5

ÍndicE

19 No clima do verão... Em 1989 a Unilever iniciou a comercialização do Magnum, o primeiro assim chamado “sorvete premium”, em palito, e destinado especialmente a consumidores adultos.

20 Segurança em máquinas: entrada para o mundo Um novo modelo de negócios abriu-se para a Bosch Rexroth em relação à segurança de máquinas.

22 Capacitação é parte do sucesso A Bosch Rexroth apresenta seu programa de treinamentos 2014.

23 Facebook: um ano de comunicação e informação Com resultados expressivos, a fan page da Bosch Rexroth no Brasil comemora um ano.

23 A Bosch Rexroth também está presente no Youtube! Este é um canal global, e nele são postados vídeos com aplicações, produtos, novas tecnologias e muito mais. Não deixe de nos visitar.

26

22

25

24 Sinônimo de excelência Localizada em Contagem, MG, uma região em pleno desenvolvimento industrial, a Hannover Automation iniciou suas atividades em junho de 2011.

25 Contagem progressiva De pequeno povoado à cidade referência para o país.

26 A indústria do futuro No futuro, produtos e máquinas dotados de inteligência artificial se comunicarão uns com os outros e com o seu ambiente de produção. Está nascendo a Indústria 4.0.

28 Terminal de Válvulas AV03 da Rexroth Nova geração, nova geometria e nova tecnologia!

29 Tecnologia na vitrine O ano de 2013 foi bastante dinâmico para a Bosch Rexroth no que diz respeito às feiras de negócios.

Page 6: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

6 Duoinfo

Buscam-se tecnologias que reúnam também outros atributos como conectividade, modularidade, flexibilidade, simplicidade operacional, robustez e leveza. De modo geral, agrega-se cada vez mais a eletroeletrônica à mecânica, hidráulica e pneumática,

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Setor de H&P enfatiza segurança e eficiência energética

criando produtos mais “inteligentes” e sistemas autocontroláveis, que executam suas funções comparando-as a padrões pré-deter-minados e, se necessário, ajustando-as automaticamente. Neste cenário as palavras de ordem são velocidade e precisão.

A exemplo de muitas outras áreas, o setor hidráulica e pneumática (H&P) tem focado seus esforços no desenvolvimento de produtos e soluções que resultem em aumento da produtividade, segurança e, principalmente, eficiência energética.

Page 7: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 7

Atualmente os temas de maior evidência são eficiência energética e segurança de máquinas. A eficiência energética é um dos fato-res principais de competitividade. Produzir com menor custo é uma meta constante em todos os setores. Assim, a busca por maior eficiência energética, por produtos e soluções que redu-zam o consumo, é prioridade máxima.

Quanto à segurança, as Normas Regulamentadoras, também conhe-cidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre pro-cedimentos obrigatórios relacionados à segurança do trabalho no Brasil. São elaboradas e modificadas por comissões tripartites espe-cíficas, compostas por representantes do governo, empregadores e empregados. A NR-12 estabelece os procedimentos obrigatórios nos locais destinados a máquinas e equipamentos, como pisos/áreas de circulação, além dos dispositivos de partida/parada e a manuten-ção/operação de novos e usados. Com essa exigência, há a necessi-dade de adequação, principalmente do grupo de máquinas desti-nado a operações de prensagem, corte, dobra e injeção. Por conta de suas características construtivas, estas máquinas realizam seus principais movimentos acionadas com a tecnologia hidráulica.

De modo geral, o setor de H&P desenvolve-se no ritmo da econo-mia, do nível de investimento aplicado em setores específicos da indústria, seja na ampliação da capacidade de produção ou na automatização e controle dos processos, e, principalmente, no ritmo da indústria brasileira de máquinas e equipamentos, que é a principal demandante de produtos e soluções dessa área.

A hidráulica, por suas características de força e robustez, está intimamente ligada ao desempenho da indústria de base, como os setores da siderurgia, mineração, geração de energia, agri-cultura e construção. A pneumática, que tem seu maior con-sumo nas aplicações que requerem esforços menores e de maior velocidade, é impulsionada, principalmente, pela indústria de alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, veículos e autopeças.A economia nacional, que nos últimos anos tem gerado muitas expectativas, não tem conseguido traduzir os projetos em negó-cios reais. O crescimento médio tem sido inferior ao da maioria dos países com economia parecida com a brasileira e até mesmo inferior aos dos países da América do Sul. Observam-se alguns setores com níveis de crescimento elevados, mas, no geral, esta-mos aquém do patamar esperado e necessário.

Sob esse cenário, o setor de H&P, como outros, enfrenta difi-culdades. O volume de negócios alcançados em 2013 está pra-ticamente no mesmo nível do ano de 2008, com o agravante de hoje enfrentarmos maior concorrência externa. Assim, supe-rar essas adversidades e buscar a evolução dos negócios, agre-gando maior valor e competitividade à indústria brasileira, deve ser o objetivo e dever de todos. v

Fonte: Revista NEI

“Atualmente os temas de maior evidência são eficiência energética e segurança de máquinas. A eficiência energética é um dos fatores principais de competitividade.”

Alguns exeMplos dA eVolução:

uso da comunicação serial: rede elétrica para transmissão

de dados que possibilita a substituição de muitos cabos elétri-

cos por apenas um cabo, pelo qual se pode interligar e contro-

lar centenas de produtos, dispositivos e ferramentas.

sistemas modulares/combinados: integram tecnologias da

eletroeletrônica, hidráulica, pneumática e mecânica em um só

produto ou solução. É possível usar sistemas modulares em

funções específicas, execução de tarefas/movimentos e con-

troles complexos de forma fácil e amigável.

eficiência energética: produtos e sistemas aplicados isola-

damente ou combinados, que proporcionam maior eficiência

energética a máquinas e equipamentos. Exemplo: sistemas com-

binados de servoacionamento (servomotor) com bombas

hidráulicas que proporcionam economia de até 60% de energia

em injetoras de plásticos.

segurança de máquinas: produtos e soluções dedicados à

segurança de máquinas (prensagem, corte, dobra e injeção),

evitando acidentes na operação.

Page 8: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

8 Duoinfo

Laboratório de Tecnologia Oceânica completa 10 anosA Bosch Rexroth orgulha-se de fazer parte desta história.

Ban

co d

e im

agen

s C

OP

PE

/UFR

J

Page 9: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 9

O Laboratório de Tecnologia Oceânica - LabO-ceano - da COPPE/UFRJ completou dez anos de operação. A instalação, que é parte do Pro-grama de Engenharia Naval e Oceânica da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro, possui o tanque oceânico mais profundo do mundo. Nada menos que 40 metros de comprimento, 30 de largura, 15 de profundidade e 10 metros adicionais em seu poço central. São 23 milhões de litros de água tratada, ou 10 vezes mais que uma piscina olímpica.

Estes números impressionantes estão por trás de um trabalho mais impressionante ainda. O laboratório é usado principalmente para pesquisas relacionadas à exploração de petróleo em águas profundas, ele foi dese-nhado para reproduzir as principais caracte-rísticas do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.

Em escala 100 vezes menor, todas as condi-ções climáticas e marítimas podem ser repro-duzidas, incluindo ondas de até 50 metros de altura e ventos de até 400 km/h. Isso permite aos pesquisadores e às empresas que também “vivem no mar”, como a Petrobras, simular situações extremas e aprender com elas, sub-sidiando a construção de navios, plataformas e outros equipamentos.

Movimentar essa quantidade de água requer mais que energia, requer alta tecnologia! E a Bosch Rexroth está presente neste desafio. São as tecnologias Rexroth as responsáveis pela geração de ondas deste incrível pequeno oceano e pela movimentação das platafor-mas onde são feitos ensaios relacionados ao transporte de gases liquefeitos.

Antes da instalação do LabOceano, que nes-tes 10 anos já realizou mais de 100 ensaios para empresas nacionais e estrangeiras, a finalização dos projetos era realizada em laboratórios na Europa. Conseguir simular no Brasil estas dramáticas forças em um ambiente controlado tem feito a diferença - e o sucesso - do país no competitivo mercado internacional de óleo e gás. v

� Os acionamentos Rexroth produzem as ondas do maior tanque oceânico do mundo

“Todas as condições climáticas e marítimas podem ser reproduzi-das, incluindo ondas de até 50 metros de altura e ventos de até 400 km/h”

Assista ao vídeo e conheça o LabOceano

Page 10: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

10 Duoinfo

As operações offshore, representadas principalmente pela atividade de extra-ção de petróleo e gás, possuem desafios diários que, nos últimos anos, com o iní-cio da exploração das reservas do pré-sal, ficaram ainda maiores. As recen-tes descobertas adiaram bastante o ble-caute energético tão temido nos anos 70. Agora, a questão não é mais o fim das reservas globais de petróleo, mas sim o fim daquele petróleo que, por assim dizer, é mais fácil de extrair. Sem trocadi-lhos, o pré-sal é um divisor de águas na economia brasileira. As estimativas de reservas, conforme o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que chegam a 150 bilhões de barris de petróleo podem

colocar o Brasil como sexto maior deten-tor de reservas do planeta, perdendo apenas para Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes. Ou seja, o país que, nos anos 70, viu-se obrigado a limitar em 80 km/h a velocidade nas suas rodovias como forma de economizar combustível, agora planeja duplicar sua produção até 2023. Conside-rando o valor estratégico dessa meta, bem como as difi-culdades e os custos relacio-nados; na moderna “batalha” do petróleo há mais uma demanda crítica: desempe-nho e confiabilidade. Em outras palavras, os equipa-

mentos usados na extração do petróleo, que podem estar a milhares de metros abaixo da superfície do mar, simples-mente não podem parar.

Alta tecnologia nas profundezas das

águas brasileirasSeja em águas rasas ou ultraprofundas

as tecnologias para o segmento offshore tem sempre que resistir aos mais severos, extremos e agressivos ambientes. Como par-ceira das indústrias naval e offshore, com mais de 50 anos de experiência, a Bosch Rexroth entende essas necessidades. Para as mais diversas atividades do

Mar aberto para os negócios do séculoA excelência da engenharia brasileira e exigências de conteúdo local colocam a indústria nacional como fornecedora estratégica para o setor offshore do Brasil.

Page 11: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 11

setor, como as operações de perfura-ção, descomissionamento e minera-ção subsea a empresa desenvolve soluções específicas de acionamento e controle. Essas soluções podem variar de produtos padronizados, como motores e cilindros hidráulicos de grande porte, a sistemas completos como jack up e sistema de compensa-ção de ondas. O MAHCS (Sistema Modular de Compensação Ativa do Movimento), por exemplo, usa unida-des sensoras e atuadoras para reduzir a movimentação indesejada das car-gas em até 90%. Isso economiza ener-gia, aumenta a produtividade e contri-bui enormemente para a segurança das operações. A competência das tecnologias Rexroth para as aplica-ções offshore é resultado de uma engenharia de excelência e de inova-ções constantes: em 2012, a empresa investiu mundialmente cerca de 374 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento.

produção nacional com tecnologia

mundialAs dificuldades técnicas não são os únicos desafios do setor de petróleo e gás do Brasil. Agora a nacionaliza-ção dos recursos também é parte dos

requisitos legais das operações offshore. Os contratos de concessão celebrados com as empresas vence-doras das licitações incluem uma cláusula de conteúdo local - ou seja, equipamentos produzidos no Brasil - que se aplicam às fases de explora-ção e desenvolvimento da produção.

A proposta da legislação é aumentar a participação da indústria nacional e fortalecer o mercado offshore brasi-leiro como um todo, com foco no desenvolvimento tecnológico, na capacitação de recursos humanos e na geração de emprego e renda. O con-ceito funciona. Segundo Graça Foster, presidente da Petrobras, em entre-vista coletiva concedida para a comu-nicação do Plano de Negócios 2013-2017, as empresas brasileiras têm ido além de suas metas de conteúdo local.

E neste cenário, a Bosch Rexroth tam-bém se destaca. A empresa não ape-nas oferece um dos mais amplos portfólios de produtos e serviços para o setor, atuando desde o projeto até o comissionamento do equipamento, mas também oferece altos índices de conteúdo local (certificado de acordo com as normas da ANP), criando uma

grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Mesmo com os altos custos inerentes a qualquer setor da fabricação nacional, a oferta offshore da Bosch Rexroth é alta-mente competitiva.

um mar de oportunidades

Contornando o primeiro país do mundo a explorar as reservas de petróleo e gás presentes na camada do pré-sal, a costa brasileira abriga a atividade econômica que poderá determinar o rumo do planeta no século XXI. Grandes como nosso pró-prio litoral, os desafios que agora se apresentam são enormes, para estes o Brasil poderá sempre contar com o apoio da Bosch Rexroth, uma empresa comprometida com a excelência, com o desenvolvimento do país e com o sucesso dos clientes. v

A costa brasileira abriga a atividade econômica que poderá determinar o rumo do planeta no século XXI

Ban

co d

e im

agen

s S

hutt

erst

ock

Page 12: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

12 Duoinfo

Marca históricaNo dia 21 de junho de 2013, a Bosch Rexroth Brasil atingiu a marca de três milhões de bombas de engrenagens produzidas na planta de Pomerode, SC.

O início da produção destas bombas deu-se em janeiro de 1997. Desde então, investimentos em equipamentos e ins-talações de última geração possibilitam à Bosch Rexroth Brasil oferecer aos mercados nacional e internacional um produto de tecnologia mundial. Atual-mente são produzidos na planta de Pomerode bombas e motores de engre-nagens que podem ser aplicados princi-palmente em máquinas e equipamentos

mobil, máquinas-ferramenta e máqui-nas industriais em geral.

Esta marca deve-se também às práticas e ferramentas do Sistema Bosch de Produ-ção (BPS), que é focado na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua. O BPS é sustentado e integrado por um sis-tema de garantia de qualidade certifi-cado segundo a norma ISO 9001:2008, pelo sistema de gestão ambiental ISO

14001:2004 e ainda pelo sistema de ges-tão de saúde e segurança ocupacional OHSAS 18001:2007.

Para celebrar esta conquista, a Bosch Rexroth reuniu os colaboradores envolvi-dos nesta linha de produtos para a monta-gem das bombas de números 3.000.000 e 3.000.001. Confira as fotografias. v

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 13: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 13

Concreto para a indústria da mineração Do Chile para o mundo: máquinas especiais - equipadas com componentes Rexroth - melhoram a segurança em instalações subterrâneas.

A bandeira aparece de surpresa. No extremo Sul da capital chilena de Santiago, onde a cidade de seis milhões de habitantes começa len-tamente a desaparecer, a bandeira azul e branca da Finlândia movi-menta-se na frente de um discreto prédio industrial. Do lado de fora o nome que aparece é “Normet”.

“Eles são grandes especialistas”, diz Kai Rothgießer, gerente de ven-das da Bosch Rexroth do Chile. Ele e seu colega Raul Reyes foram visitar a planta deste fabricante de equipamentos especiais que veio do distante Norte Europeu. “Normet é líder mundial no forne-cimento de máquinas e veículos para mineração e construção de túneis”, explica Rothgießer. E o Chile é um dos principais mercados de minera-ção, completa Reyes: “A indústria da mineração planeja investir em torno de 100 bilhões de dóla-res aqui nos próximos anos”.

Os veículos que a Normet produz anualmente em Santiago (cerca de 100) – às vezes com exigentes especificações de seus clientes – são enviados para todo o mundo. “A maioria para China e Índia”, diz o gerente da planta, Marcelo Anabalón del Campo. “A principal área de aplicação dos nossos equipamen-tos é o processamento de concreto em instalações subterrâneas. Alguns de nossos veículos transpor-tam o concreto, enquanto outros usam tecnologia de pulverização para fornecê-lo diretamente às galerias ou seções dos túneis”, continua Anabalón.Condições extremamente difíceis impõem requi-sitos exigentes sobre as tecnologias utilizadas. “É por isso que, por anos, temos confiado na Bosch Rexroth e, em conjunto, desenvolvido o conceito hidráulico para o distribuidor subterrâ-neo de concreto.”

Assim, os veículos especiais são agora equipados com diversos componentes Rexroth. “Fornecemos

componentes hidráulicos robustos, acumuladores e componentes para os freios e controle”, diz Roth-gießer. “Nossa entrega também inclui bombas para uso pesado, filtros e sensores”.

A robustez dos componentes é certamente uma característica importante, diz Anabalón, que há muitos anos adquire produtos Rexroth. “Em ins-talações subterrâneas os reparos representam grandes desafios e dificuldades, por isso os clien-tes estão interessados, primeiro e principal-mente, em veículos extremamente confiáveis. E esse é o grande diferencial de qualidade dos componentes Rexroth”.

Aplicações como as da Normet mostram que, acima ou abaixo da terra, Rexroth é sinônimo de confiabilidade. v

� Componentes Rexroth para tecnologia de pulverização.

� Anabalón, Rothgießer e Reyes em frente de um veículo para pulverização de concreto.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 14: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

14 Duoinfo

O processo de mineração e refino do alumínio - que é extraído da bauxita - requer gastos altíssimos de eletricidade. Ao mesmo tempo, sua reciclagem utiliza apenas 5% da energia necessária para sua produção, segundo dados publicados no site da Associa-ção Brasileira do Alumínio (Abal). O alumínio está entre os materiais mais reciclados atualmente e, ainda segundo a Abal, em 2010 o Brasil reciclou 439 mil toneladas, ficando acima da média mundial, que é de 27%. Quando se trata de latas de alumínio para bebidas, o número é ainda mais surpreen-dente, em 2010 foram recicladas 239,1 mil toneladas de sucata, o que corresponde a 17,7 bilhões de unidades, ou 48,5 milhões por dia ou, ainda, 2 milhões de latas por hora!

Mas estes números podem ser potencializados quando se leva em conta os benefícios do processo. A reciclagem não danifica a estru-tura do metal, que pode ser reutilizado indefinidamente na produ-ção de qualquer objeto com o mesmo nível de qualidade do alumí-

“O metal está entre os materiais mais reciclados atualmente e, ainda segundo a Abal, em 2010 o Brasil reciclou 439 mil toneladas, ficando acima da média mundial, que é de 27%”

Na lata! Inédito no mercado mundial, o forno rotativo para alumínio com funcionamento totalmente hidráulico foi desenvolvido pela Metal Américas em parceria com a Bosch Rexroth.

Page 15: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 15

nio recém-produzido. O processo se dá através do derretimento da sucata gerada por materiais de vida útil esgotada, como peças de eletrodomésticos, componentes automotivos e latas de bebidas. Fornecedora para a indústria de reciclagem de alumínio, a Metal Américas, localizada em São José dos Campos, SP, é uma empresa de engenharia com conhecimento e experiência no desenvolvimento e na implantação de fábricas para diversos setores da indústria. Entre os produtos que ela fornece estão os fornos de espera, rotativos e outros equipamentos para o processamento de alumínio.

A empresa foi responsável pela implantação e pelo gerenciamento da mais moderna fábrica de refusão de alumínio da América Latina. Nessa fábrica há hoje dois fornos para o derretimento do alumínio, com sistema totalmente hidráulico. A função principal dos acionamentos Rexroth no forno é o giro. Graças à tecnologia

hidráulica desenvolvida pela Rexroth e Metal Américas - o movi-mento completamente hidráulico - proporciona aos clientes mui-tos benefícios, além da redução dos custos de manutenção, maior controle operacional e segurança ao operador.

Segundo Celso Linguanotto, diretor industrial da Metal Américas, “Este é o primeiro forno deste tipo no mundo com funcionamento totalmente hidráulico e os resultados têm sido altamente positi-vos, trazendo satisfação plena aos nossos clientes. Com isso espe-ramos abrir portas para a exportação destes equipamentos”.As soluções oferecidas pela Metal Américas para a indústria de reciclagem são aplicáveis a instalações de qualquer porte. Além disso, tamanha inovação e qualidade destacam a empresa entre os fornecedores das indústrias de alumínio. v

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 16: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

16 Duoinfo

Pré-histórico... e mais moderno do que nuncaQuando não são usados para designar aqueles

gigantescos e extintos animais, os termos

“dinossauro” e “pré-histórico” às vezes são

utilizados para indicar coisas antigas ou desatua-

lizadas. Na região de Saarland, na Alemanha,

dinossauros são dinossauros mesmo, mas nem

um pouco obsoletos. Lá, a pré-história é uma

lição de futuro… e de tecnologia.

Em uma cidade chamada Schiffweiler, não muito

distante da fronteira com a França, localiza-se o

Gondwana, um gigantesco parque temático que

abriga o maior espetáculo de dinossauros do

mundo, onde os visitantes encontram animais de

até 20 metros de comprimento e 6 de altura. Muito

além de meros modelos estáticos, estes dinossau-

ros “modernos” têm um alto nível de realismo,

movimentam-se e, até mesmo, lutam entre si.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 17: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 17

Os movimentos dos “modernos” dinossauros

são acionados pelas soluções hidráulicas da

Bosch Rexroth, desenvolvidas especialmente

para essa finalidade. Inúmeros sistemas de

acionamentos e comandos estão presentes

nos animais, que são ligados às estações de

controle por centenas de metros de cabos.

Australopitecus, tiranossauros e até mesmo

megalodontes, o tubarão pré-histórico, inacredi-

tavelmente “vivos”, em cenários realistas, a

poucos metros da platéia. Um museu de 12 mil

metros quadrados usando tecnologia do futuro

para ensinar sobre o passado. v

Clique aqui e saiba mais sobre o fantástico Gondwana.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 18: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

18 Duoinfo

TOP FIVE: o sucesso continuaA Bosch Rexroth foi, novamente, reconhe-cida pelo mercado industrial brasileiro como Fornecedora TOP FIVE, sendo indi-cada em mais de 15 categorias de produtos.

Sucessos de público e tecnologia

O reconhecimento é resultado da Pesquisa Nacional de Preferência de Marca de Produtos Industriais, promovida pela Revista NEI, tradi-cional publicação do setor.

Em sua 31a edição, a pesquisa envolveu 439 categorias de produ-tos e foi realizada junto a milhares de profissionais. Este prêmio é um reconhecimento importante no setor industrial brasileiro, uma vez que reflete a percepção e prefe-rência do próprio mercado.v

Em 2013 a Bosch Rexroth participou de diversas feiras. Em duas em particular – Feimafe e Fispal – os visitantes puderam conhecer de perto os equipamentos desenvolvidos em parceria com os distri-

buidores autorizados Fluipress e Redutep. A integração dos produtos Rexroth des-pertou interesse nos visitantes e fez muito sucesso. Confira mais informações sobre estes equipamentos:

O desenvolvimento destas soluções não se dá por acaso. Ele vem da associação dos componentes de alta qualidade da Rexroth

e do know-how e talento dos integradores em benefícios dos clientes finais. v

Feimafe: prensa eletrônicaA prensa eletrônica, criada pela Fluipress, integradora de

sistemas e distribuidor autorizado Bosch Rexroth na região

de Curitiba/PR, possui capacidade de carga de 2 toneladas

(com modelos disponíveis também para 5, 10 e 25 tonela-

das). O equipamento é completamente equipado com

soluções e acessórios Rexroth, incluindo servomotores,

fusos de esferas, IHM e drive com CLP de segurança

incorporado. É um produto com baixo nível de ruído, que

oferece flexibilidade e precisão, além de adequação à NR12.

Fispal: manipulador cartesianoPresente na Fispal 2013, o manipulador cartesiano

construído pela Redutep, integradora de sistemas

e distribuidor autorizado da Bosch Rexroth em

Goiânia/GO, usa a versatilidade do sistema de

manipulação por módulos lineares (Easy Han-

dling) e aplicação do sistema interativo (Open

Core Engineering) - tecnologias que aliam a

simplicidade da montagem em sistemas lineares

com a eficiência dos PLC’s e a modernidade da

tecnologia da informação - o que permite que o

usuário acompanhe e controle os processos

através de tablets ou smartphones. Com veloci-

dade máxima de 2 m/s, capacidade de carga de

até 1,5 kg e cursos de trabalho de 1600/1000/650

mm (eixos xyz), o produto conta ainda com

barreira de segurança integrada e inclui servomo-

tores, acionamentos e controles Rexroth.

www.fluipress.com.br

www.redutep.com.br

Confira a lista completa das categorias e empresas premiadas: clique aqui

Page 19: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 19

No clima do verão...Em 1989 a Unilever iniciou a comercialização do Magnum, o primeiro assim chamado “sorvete premium”, em palito, e destinado especialmente a consumidores adultos. Começava ali uma história de diferentes sabores... e de sucesso.

Entretanto, garantir que este sofisticado produto chegasse ao consumidor nas mesmas condições excelentes em que era produzido foi outra história, tam-bém de sucesso, mas desta vez em parceria com a Bosch Rexroth, que forneceu sete transportadores de correntes VarioFlow para a linha de produção da empresa. Destinada à fábrica da Unilever em Gloucester, na Inglaterra, esta tecnologia fez mais que satisfazer requisitos de confiabilidade e produtividade: ela também atendeu aos rigorosos padrões de higiene que fazem parte da indústria de alimentos. Além disso, o projeto foi conduzido com base em um pedido especial da Unile-ver, que queria, com seus próprios recursos, montar e instalar os equipamentos. Esta solicitação foi atendida através de entregas de grupos pré-montados e configurados de acordo com as especificações do cliente. Estava garantido o “sucesso do verão”.

Steve Cunclife, da Unilever, des-taca: “A Bosch Rexroth tornou pos-sível concluir este projeto em um tempo muito apertado: o sistema de transporte foi fornecido no prazo de cinco semanas contados do pedido - um desempenho de ponta”. Ele também destaca que a Bosch Rexroth entendeu com pre-cisão as necessidades da Unilever desde o início. O processo contou com a ajuda do software de plane-jamento MTpro, fornecido pela Bosch Rexroth em vários idiomas, que permite planejar a automação das instalações industriais sem o uso dos sistemas CAD.Cunclife conclui: “A combinação dos produtos de alto desempenho, know-how tecnológico e o exce-lente suporte dos especialistas Rexroth confirmaram que fizemos a escolha certa”. v

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 20: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

20 Duoinfo

Segurança em máquinas: entrada para o mundoUm novo modelo de negócios abriu-se para a Bosch Rexroth em relação à segurança de máquinas. Cada vez mais, os clientes de todo mundo estão pedindo orientação e informação nesta área e estão se beneficiando do know-how da Rexroth.

Há grande ênfase no tema “Segurança em Máquinas” na Alemanha - tanto em ter-mos de atendimento às normas como dos avanços tecnológicos dos produtos. Isto fica evidente através de um estudo reali-zado pela consultoria Frost & Sullivan, segundo o qual, em 2010 as companhias alemãs representaram a maior participa-ção no mercado de segurança de máqui-nas da Europa, em torno de 23%. Os clien-tes de fora da Europa também esperam

que a Bosch Rexroth, como parceira mun-dial, forneça as soluções integradas mais adequadas para as suas necessidades de segurança e produtividade.

As companhias devem entender todas as regiões do mundo se quiserem, no futuro, desempenhar um papel no mercado glo-bal. Há alguns grandes desafios à frente: muitos países industriais introduziram padrões de segurança que são regular-

mente atualizados e se tornam mais rigo-rosos. Também há uma tendência cres-cente na direção de uma lenta, mas progressiva, harmonização dos padrões internacionais. Os fabricantes de máqui-nas e usuários finais que não aderirem aos precisos termos destes padrões estão assumindo um sério risco dos pontos de vista legal e financeiro e podem, até mesmo, ver barrado seu acesso a determi-nados mercados.

Page 21: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 21

oportunidades

Tais padrões podem ser inicialmente vistos como barreiras, mas um olhar mais atento revela que eles são impulsio-nadores do mercado: normas cada vez mais exigentes estão acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias. Afinal, segurança é um dos principais critérios que os fabricantes de máquinas devem atender se quiserem ter sucesso nos mercados globais. Os clientes da Bosch Rexroth também estão reconhe-cendo que soluções integradas não ape-nas ajudam a proteger os colaboradores, mas também melhoram as operações das máquinas e os processos como um todo. Em todo o mundo, os especialistas em segurança da Rexroth estão aju-dando os clientes a encontrar a melhor forma de implementar padrões interna-cionais e regulamentações locais de

segurança para as suas máquinas - e isso está criando um promissor modelo de negócios.

Brasil: definindo padrões

No Brasil, os especialistas da Bosch Rexroth estão atentos às necessidades individuais de cada cliente. O país temcontinuamente aumentado o rigor na fis-calização e normas que envolvem o tema segurança em máquinas. Em dezembrode 2012, a NR12 foi submetida a uma revi-são completa que exigiu a modernização imediata de centenas de máquinas. Epara este desafio, o apoio da Bosch Rexroth foi imprescindível. Os especialis-tas da Rexroth possuem amplo know-how e estão envolvidos nos comitês que defi-nem os padrões brasileiros de segurança. Além disso, as nossas tecnologias têm sido desenvolvidas para proporcionar alta

segurança aos clientes. Um exemplo é o projeto de segurança em prensas, que está continuamente melhorando a gama de módulos hidráulicos e válvulas monitora-das para prensas hidráulicas. Nos dois últimos anos este projeto permitiu que 400 prensas fossem modernizadas. Desde 2012 também temos oferecido aos clientes o sistema compacto SafeLogic como uma nova solução para o mercadode máquina injetoras.

BASES LEGAISDiretrizes para máquinas

Máquinas e Equipamentos

IEC 61800-5-2Acionamentos elétricos

Padrões de segurança de máquinas IEC 60204Equipamentos elétricos

ISO 4414Pneumática

Transmissãopneumática depotênciaISO 13849

Sistemas de máquinas

Segurança de Máquinas

PADRÕES BÁSICOSPadrões tipo A

PADRÕES GENÉRICOSPadrões tipo B

PADRÕES DE PRODUTOSPadrões tipo C

IEC 62061Sistema elétrico de máquinas

ISO 4413Hidráulica

IEC 61508Sistemas eletrônicos

ISO 12100Avaliação de riscos

Princípios para apreciação de riscos

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Para mais informações sobre o SafeLogic, clique aqui!

Page 22: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

22 Duoinfo

Capacitação é parte do sucessoA Bosch Rexroth apresenta seu programa de treinamentos 2014.

O perfil altamente técnico da oferta da Bosch Rexroth impõe à empresa um comprometi-mento ainda mais alto em relação aos seus treinamentos. Por isso, a Divisão Service – Didática da Bosch Rexroth desenvolve e ministra uma série de cursos para atender às necessidades da indústria.

Os cursos oferecidos, que são direcionados para técnicos em manutenção e para os pro-

fissionais que projetam ou atualizam siste-mas com novas tecnologias, proporcionam uma base sólida e um conhecimento efetivo de conceitos de funcionamento, manuten-ção e prática.

Os treinamentos são oferecidos na unidade de Atibaia e também sob demanda in com-pany, uma opção para muitas organizações capacitarem seus colaboradores desfru-

tando de maior conveniência, flexibilidade de cronograma, conteúdo personalizado e contextualização do aprendizado dentro da realidade do cliente.

Os cursos da Rexroth também são ministra-dos em parceria com a Anacom, distribuidor da linha didática desde 2011 e presente há 25 anos no mercado nacional. v

confira a programação dos cursos para 2014

Hir

Hidráulica Industrial Rexroth

10 a 14/mar 07 a 11/abr 05 a 09/mai 26 a 30/mai 02 a 06/jun 07 a 11/jul 21 a 25/jul

04 a 08/ago 01 a 05/set 22 a 26/set 06 a 10/out 03 a 07/nov 24 a 28/nov 01 a 05/dez

PSr

Proporcionais e Servosistemas Rexroth17 a 21/mar 12 a 16/mai 11 a 15/ago 13 a 17/out 10 a 14/nov 08 a 12/dez

MHr

Manutenção Hidráulica Rexroth17 a 21/fev 19 a 23/mai 14 a 18/jul 08 a 12/set 17 a 21/nov 15 a 19/dez

HMr

Hidráulica Mobil Rexroth14 a 17/abr 10 a 13/jun 19 a 22/ago 21 a 24/out

PHr

Projetos Hidráulicos Rexroth

31/mar

a 04/abr

28/jul a

01/ago24 a 28/nov

Pir

Pneumática Industrial Rexroth22 a 25/abr 16 a 19/set

SaH

Sistemas de Acionamentos com

Motores Hidráulicos Hägglunds

26 e 27/jun 30 e 31/out

ccr

Controle de Contaminação Rexroth25/jun 20/out

Elr

Elementos Lógicos Rexroth16 a 18/jun 27 a 29/out

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

03 a 07/fev

Page 23: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 23

Facebook: um ano de comunicação e informação

Com resultados expressi-vos, a fan page da Bosch Rexroth no Brasil come-mora um ano.

Setembro de 2013, quando a Bosch Rexroth completou 49 anos de Bra-sil, também marcou o aniversário de um ano da empresa no Facebook. Há muito o que falar sobre quase meio século de atuação local de um nome que é sinônimo de alta tecnologia, mas é igualmente importante dar a merecida atenção à mídia social do momento, que tem se mostrado uma poderosa ferramenta de relaciona-mento e, por isso, é parte da estraté-gia global da empresa em relação à comunicação com seus públicos estratégicos. Nos últimos 12 meses foram feitos 300 posts, ou seja, mais de um por cada dia útil. A tarefa de levar ao mercado novidades, informações técnicas, cases de tecnologias e aplicações,

eventos e muito mais, através do Face-book, gerou muita interação com os fãs. Neste último ano, foram mais de 7.000 curtidas, 1.200 compartilha-mentos e mais de 500 comentários, números bastante expressivos quando se considera o perfil alta-mente tecnológico da oferta da empresa e sua atuação B2B, ou seja, diretamente com outras empresas (e não com o consumidor final). Além disso, os fãs da página brasileira representam 72% do total daqueles que curtem as páginas da Bosch Rexroth em todo o mundo, superando até mesmo os americanos e alemães.

E a festa teve convidados: para cele-brar o aniversário, a Bosch Rexroth reuniu os depoimentos de algumas pessoas que fazem a fan page da empresa acontecer! v

Confira o vídeo em: www.facebook.com/boschrexrothnobrasil

A Bosch Rexroth também está presente no Youtube!

Acesse: http://www.youtube.com/user/BoschRexrothGlobal

Este é um canal global, e nele são postados vídeos com aplicações, produtos, novas tecnologias e muito mais. Não deixe de nos visitar.

Page 24: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

24 Duoinfo

Sinônimo de excelênciaLocalizada em Contagem, MG, uma região em pleno desenvolvimento industrial, a Hannover Automation iniciou suas ativi-dades em junho de 2011, emprestando o nome de uma importante cidade alemã que é sinônimo de excelência, internacio-nalmente conhecida por abrigar as maio-res feiras de negócios do mundo. Criada pelo engenheiro Fernando Lima, que foi colaborador da Bosch Rexroth por mais de 10 anos, a empresa conta com uma estru-tura que permite a montagem de bancadas de perfis de alumínio, flow racks, corte

preciso de trilhos e eixos, fornecimento de painéis pneumáticos e serviços de repara-ção em fusos de esferas, cilindros e outros componentes pneumáticos.

A missão da empresa, focada na satisfa-ção dos clientes, tem rendido expressi-vos resultados. O elevador criado para a Fiat Powertrain (FPT), de Betim, e o transportador HABTR001, feito para a Nansen, ambas de Contagem-MG, são bons exemplos da excelente perfor-mance da empresa.

Como distribuidor autorizado Rexroth, a Hannover fornece serviços de alta quali-dade, incluindo treinamentos de mecâni-cos e eletricistas de manutenção na área de pneumática e acionamentos lineares. A empresa também realiza assistência técnica e vendas de produtos pneumáti-cos, fusos de esferas, módulos, guias e rolamentos lineares, esferas transferido-ras, racks tipo kanban, esteiras transpor-tadoras, PLC’s, servomotores, drives e sistemas de parafusamento. v

de Acordo coM A necessidAde do cliente

Considerando as exigentes demandas de

organização e agilidade da indústria

automobilística, o bom funcionamento

dos almoxarifados é essencial para o

sucesso das montagens complexas como

a dos motores a combustão usados em

veículos, que incluem centenas de peças.

Com esse foco e atendendo especifi-

cações precisas da Fiat Automóveis,

localizada em Betim, MG, que incluíram

requisitos relacionados ao conforto do

operador e à agilidade do trabalho, a

Hannover criou uma solução para a auto-

mação do almoxarifado da linha de mon-

tagem de motores da empresa.

O equipamento desenvolvido inclui per-

fis de alumínio, EcoShape, cilindros e vál-

vulas pneumáticos, além de acessórios

Rexroth. Seus benefícios incluem ganhos

em ergonomia e agilidade na produção.

Apesar de ter sido desenvolvido com

base em especificações precisas levanta-

das em reuniões com o cliente e análise

de suas necessidades, a qualidade e pos-

sibilidades de alterações permitem a uti-

lização do equipamento em todos os

setores industriais.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 25: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 25

A história de Contagem, onde está a matriz da Hannover Automation, começou no século XVIII, quando foi instalado um posto de fiscalização de mercadorias no Sítio das Abóboras. Com a transferência da capital do estado para Belo Horizonte, a região ficou mais importante. Finalmente, em 1941, a instalação do Distrito Indus-trial definiu o que viria a ser um município progressista e com perfil industrial.

Mas, como recomenda a cultura mineira, a história tem que ser contada com calma, se possível acompanhada de café e pão de queijo (veja box nesta página).

Contagem tem esse nome justamente por-que abrigou um posto de fiscalização, que a Coroa Portuguesa mantinha para o con-trole das atividades econômicas. Em torno do posto surgiu um povoado e a população ergueu uma capela para abrigar o santo protetor dos viajantes, que era São Gon-çalo do Amarante. Para evitar confusões com outros povoados que também home-nageavam o santo, o nome do local foi defi-nido como São Gonçalo do Ribeirão das Abóboras. E como o povoado abrigava o

posto fiscal que fazia a contagem das mer-cadorias que lá passavam, falava-se tam-bém em São Gonçalo da Contagem. Daí vingou o nome Arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras que, com o tempo, tornou-se apenas Contagem das Abóboras e, finalmente, Contagem.

A industrializaçãoA crise financeira global de 1929 fez a economia mineira entrar nos anos 30 completamente destruída. A industriali-zação foi a forma encontrada para supe-rar o atraso econômico. Por isso, em 1941, foi inaugurado o sistema de distritos industriais que seria gradualmente cons-truído em Minas Gerais.

A criação do Parque Industrial em Conta-gem, foi a primeira medida. A região foi escolhida por ser vizinha da capital, por ter relevo suave e ter bons acessos às estradas para Rio de Janeiro e São Paulo.

O começo foi difícil. Não havia energia elé-trica suficiente para as empresas. O sis-tema era precário e dependia da iniciativa privada. A CEMIG foi criada justamente

para dotar o Estado da energia necessária para se desenvolver.

E funcionou. A primeira grande indústria a se instalar em Contagem foi a Mannes-mann, em 1952. E em pouco mais de 10 anos foi preciso criar mais estrutura, o Centro Industrial de Contagem, conhecido como Cinco.

contagem hojeCom a industrialização a cidade cresceu, ganhou importância econômica e se transfor-mou na segunda maior do estado em número de habitantes. A estabilidade econômica do país permitiu ao município resolver proble-mas antigos, dinamizar a economia e gerar mais empregos.

Hoje, Contagem é a terceira cidade mais rica de Minas Gerais e a segunda na geração de empregos. É também maior que muitas capi-tais brasileiras e já é a 25a cidade mais rica do país. Nada mal para uma localidade que, no início, mal tinha energia elétrica suficiente para suas fábricas. v

de MinAs gerAis pArA o Mundo

Graças à Forno de Minas, a tradicional indústria de

alimentos congelados e líder de mercado na comer-

cialização de pães de queijo no Brasil, em 2013,

110 mil caixas de pão de queijo mineiro chegarão

aos mercados dos Estados Unidos, Canadá, Portu-

gal, Inglaterra, Chile, Uruguai e Emirados Árabes. A

conhecida empresa de Contagem espera chegar

em 2016 exportando 25% da sua produção. Novos

países estão no foco, incluindo Holanda, Escan-

dinávia, França, Angola, Colômbia e, quem diria, a

Suíça, uma das mais simbólicas produtoras de

queijo no mundo. Em cada país, a empresa adota

uma estratégia para se adaptar ao mercado e hábi-

tos locais. De um modo geral, a empresa entende

que o grande desafio é criar novos hábitos de con-

sumo. Potencial, há de sobra.

Contagem progressivaDe pequeno povoado à cidade referência para o país

Imag

em A

ltem

iro

Olin

to O

ris

Banco de imagens ShutterStock

Page 26: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

Duoinfo

Máquina: eu estou 100% alocada para as próximas36 horas de produção

Produto: a etapa F da produçãofoi concluída; ainda há umaetapa pendente

Produto:eu preciso serpintado

Máquina: eu precisode manutençãodentro das próximasoito horas

Recebimento de pedidos:um grande pedido que estáchegando e vai precisar alocarcapacidades nas máquinas 2, 4 e 8

Logística: o material A seráentregue com um atrasode 16 horas

No futuro, produtos e máquinas dotados de inteligência artificial se comunicarão uns com os outros e com o seu ambiente de produção. Está nascendo a Indústria 4.0.

A indústria do futuro

Há tempos a interligação entre os mundos digital e real tornou-se fato. Usamos nossos smartphones para descobrir, em tempo real, se um avião está atrasado. Em casa, rastreamos as encomendas que estamos esperando com poucos cliques. Esta rede de dis-positivos de acesso, pessoas e siste-mas de informação está nos prepa-rando para a “internet das coisas”, um tema já popular em discussão. Um aumento na interconectividade não somente afetará nossas vidas pesso-ais, a tecnologia da informação tam-bém levará mudanças permanentes para a indústria. Os especialistas con-cordam: a “Quarta Revolução Indus-trial” logo se tornará realidade.

Já se pode ver os primeiros sinais dessa mudança. Um exemplo é a crescente automatização dos processos de pro-dução. E reforçando esta tendência na Indústria 4.0 está o desenvolvimento dos sistemas inteligentes para monito-ramento e tomada de decisões. Neste contexto, os produtos ficam “cientes” de sua história, de seu estado atual, de como deverão ficar no final e das várias opções que existem para chegar lá. E mais, eles estão ligados aos processos de negócios da companhia.

Isto transforma o produto, que nor-malmente é um objeto passivo, em um agente ativo da manufatura que, por si mesmo, pode “decidir” como deve ser fabricado. Dentro das fábricas do

futuro, tanto os produtos quanto as máquinas serão capazes de comuni-car-se e monitorar-se. Eles descobri-rão se existem falhas e, usando cálcu-los independentes, determinarão quando a manutenção é necessária. Estas mudanças tornarão a produção e

Na Indústria 4.0 a tendência é o desenvolvimento dos sistemas inteli-gentes para monito-ramento e tomada de decisões

Ban

co d

e im

agen

s S

hutt

erS

tock

26

Page 27: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 27

Máquina: eu estou 100% alocada para as próximas36 horas de produção

Produto: a etapa F da produçãofoi concluída; ainda há umaetapa pendente

Produto:eu preciso serpintado

Máquina: eu precisode manutençãodentro das próximasoito horas

Recebimento de pedidos:um grande pedido que estáchegando e vai precisar alocarcapacidades nas máquinas 2, 4 e 8

Logística: o material A seráentregue com um atrasode 16 horas

As quatro revoluções industriais

a logística mais flexíveis, já que a informa-ção não mais será processada por uma única unidade central.

No momento, a questão é, principalmente, criar a tecnologia da informação necessá-ria para a Indústria 4.0. Para isso, os espe-cialistas estão testando diversos métodos para emprestar inteligência aos produtos sendo fabricados. Duas opções em poten-cial são os códigos de resposta rápida (códigos QR) e os chips de identificação por rádio-frequência (RFID). Estes meios de comunicação são somente uma parte dos assim chamados sistemas de produção ciber-físicos (CPPS), que nada mais são que uma rede de produção na qual máquinas inteligentes, sistemas de armazenamento e

recursos de operação, autonomamente, trocam informações e, se necessário, dis-param ações.

Nenhuma decisão foi feita ainda acerca dos padrões de software a serem usados nos CPPS. A comunicação entre máquinas e produtos requer protocolos de comuni-cação completamente novos, porque não é mais uma simples questão de transmis-são de dados. Os novos protocolos terão de ser capazes de descrever os dados de forma que sejam legíveis para as máqui-nas. Isso permitirá que outras máquinas e sistemas realizem ações, baseados nesta informação. Tecnologias semânticas como estas são essenciais para garantir a inte-roperabilidade de cada um dos sistemas.

Mesmo hoje o CPPS está sendo testado em fábricas experimentais. Nos esforços para reduzir a complexidade, os pesquisado-res estão projetando sistemas modulares de produção. Assim eles podem ampliar a fábrica aos poucos, adicionando compo-nentes individuais, conforme necessário. Outra vantagem é que as falhas podem ser localizadas e corrigidas mais facilmente. Para o futuro sucesso econômico da Indús-tria 4.0, especialmente em países com salá-rios altos, um fator é essencial, estas nações não devem apenas adotar a Quarta Revolu-ção Industrial: elas devem também contri-buir para a sua definição e construção. v

primeira revolução industrial (fim do século 18)

Introdução dos sistemas mecânicos de manufatura.

segunda revolução industrial (início do século 20)

Produção em massa incorporando divisão de

trabalho com ajuda da energia elétrica.

terceira revolução industrial (início do século 20)

Automação dos processos de produção com a ajuda

das tecnologias eletrônicas e da informação.

Quarta revolução industrial Integração das tecnologias da internet nos processo

de produção e interligação em rede desses

processos.

Page 28: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

28 Duoinfo

Durante o desenvolvi-mento de uma nova vál-vula pneumática, a solução mais improvável acabou sendo a melhor.O desenvolvimento do revolucionário termi-

nal de válvulas AV03, que foi lançado em

2013 e levou em consideração a tendência

da similaridade dos produtos no mercado,

permitiu a Bosch Rexroth identificar oportu-

nidades para inovações e melhorias no

tamanho e na capacidade de integração.

Através de alterações na geometria e no uso

de materiais de alta tecnologia, os compo-

nentes internos foram otimizados e o resul-

tado foi um produto eficiente, compacto e

leve, que pode ser adicionado a sistemas

novos ou existentes. Seu desempenho de

fluxo de ar e sua eficiência energética são os

melhores em sua categoria.

A complexa tarefa de conciliar alta taxa de

fluxo com tamanho reduzido, dois objetivos

naturalmente contraditórios, ficou a cargo

de duas equipes de desenvolvimento: uma

em Bonneville, na França, e outra de

Schwieberdingen, na Alemanha.

será que cabe?As primeiras (e convencionais) soluções

mostraram que a abordagem tradicional

não prometia avanços significativos. Nem

mesmo a altura máxima especificada pode-

ria ser conseguida. Então, a equipe fran-

cesa fez a pergunta que definiu o desenvol-

vimento: “Não poderíamos usar melhor o

espaço disponível simplesmente colo-

cando o carretel principal na diagonal?”.

No início a dúvida prevaleceu. A impressão

geral era que este posicionamento causaria

dificuldades na fabricação ou na interface

com outros componentes. Mas uma análise

detalhada mostrou que esta era a aborda-

gem adequada para solucionar o problema.

Assim, as dimensões foram ainda mais redu-

zidas usando válvulas piloto desenvolvidas

em Schwieberdingen que, de tão compac-

tas, puderam ser integradas diretamente no

corpo da válvula.

de plástico, menor e melhorO que, de fato, ajudou a viabilizar o posi-

cionamento diagonal do carretel foi o uso

do plástico, cuja aplicação em válvulas a

Bosch Rexroth domina há mais de 30 anos.

O uso do plástico aumenta a flexibilidade

do projeto em relação ao metal usinado.

Ao mesmo tempo, sua resistência estrutu-

ral pode ser aumentada, o que permite

fabricar componentes complexos e de

baixo peso.

A placa de base, por exemplo, foi produzida

em poliamida reforçada de fibra de vidro,

que dificilmente muda de formato quanto

submetida a alta pressão. Os benefícios

são evidentes: em relação aos modelos

similares disponíveis no mercado, a redu-

ção no volume ocupado pela AV03 chega a

45%. Já o peso é 55% menor. Essas carac-

terísticas, além da conformidade com a

classe de segurança IP65, permitem que o

terminal de válvulas AV03 seja usado mais

próximo do atuador, o que permite eliminar

perdas de pressão na linha em até 20%.

desempenho comprovadoPara o desenvolvimento do AV03 foram

usados modelos CAD para a análise do

fluxo, o que permitiu otimizar os diâme-

tros internos e as geometrias das extremi-

dades. Para encontrar a perfeita harmonia

entre a taxa de fluxo e a manufaturabili-

dade, aproveitou-se a posição oblíqua do

carretel. Um ajuste no ângulo das cone-

xões para a tubulação externa minimizou a

perda de pressão. A taxa de fluxo resul-

tante chegou a 300 litros por minuto. Já a

eficiência da válvula resultou 40% mais

alta que em produtos similares.

integração totalOs clientes esperam que um terminal de

válvulas seja facilmente integrável aos seus

sistemas. O conceito da AV03 permite usar

não apenas conectores multipolares mas

também com interfaces fieldbus. A possibi-

lidade de conectar os sensores direta-

mente na eletrônica da válvula significa que

será preciso menos cabos até o gabinete de

controle. Além disso, o conceito modular

permite que o número de válvulas seja gra-

dualmente aumentado.v

Terminal de Válvulas AV03 da RexrothNova geração, nova geometria e nova tecnologia!

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Clique aqui e confira no vídeo mais informações sobre esta novidade tecnológica.

Page 29: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

02 | 2013 29

Tecnologia na vitrineO ano de 2013 foi bastante dinâmico para a Bosch Rexroth no que diz respeito às feiras de negócios. A participação nestes eventos é parte da estratégia da empresa e do objetivo de estar cada vez mais próxima dos clientes, apresentando soluções de ponta e sob medida. Confira algumas das principais participações da Rexroth em 2013.

MdA south America A Bosch Rexroth esteve presente já na primeira

edição desta feira focada em hidráulica, pneumática,

mecânica e elétrica, realizada em São Paulo, entre

19/3 e 22/3. A participação na MDA aconteceu sob

o cenário da modernização da automação industrial

ocorrida nos últimos anos e do avanço tecnológico

relacionado à precisão e integração de tecnologias.

Feimafe A Bosch Rexroth também participou da 14a edição

da Feimafe, a consagrada feira focada em

máquinas-ferramenta e sistemas integrados de

manufatura, realizada em São Paulo, entre 3/6 e 8/6.

Na ocasião a empresa focou na oferta de soluções

produtivas, econômicas, seguras e energeticamente

eficientes, que são requisitos essenciais para um

mercado que, dia a dia, vive o desafio de lançar

novos produtos cada vez mais rapidamente.

Feiplastic A tradicional feira do setor de plásticos, realizada em São Paulo, entre

20/5 e 24/5, contou novamente com a participação da Bosch Rexroth.

Na 14a edição da feira a empresa levou soluções focadas nos principais

desafios deste mercado, que é conciliar elevados níveis de desempenho,

segurança e eficiência energética.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Page 30: Setor de H&P enfatiza Segurança em segurança e eficiência ... fileBosch Rexroth em projetos internacionais como o Museu pré-histórico Gondwana, na Alemanha, onde nossa tecnologia

30 Duoinfo

EXPEDIENTE

supervisão: Cláudia Ramos (Gerente Comunicação e Marketing)coordenação e pauta: Juliana Araujo (Comunicação e Marketing)redação e editoração: Serifa Conhecimento e ComunicaçãoApoio: Valdevir Mangili (Gerente Rede de Distribuidores Industrial)colaborações: Diretoria, Divisionais, Regionais e Distribuidores.

Esta é uma publicação interna de circulação entre a Rede de Distribuidores Industrial Rexroth.

Edição 2l2013 - Publicada no mês de dezembro.

Distribuidor: circule o magazine na sua empresa!Envie sugestões sobre quais assuntos você gostaria de

ser informado ou de comunicar através do Duoinfo para:

[email protected]

Brasil offshore A Bosch Rexroth também esteve presente na feira

que reúne o promissor segmento offshore brasileiro.

Em Macaé, entre os dias 11/6 e 14/6, a empresa

apresentou soluções para controlar cargas pesadas

em circunstâncias difíceis, dar segurança à explora-

ção profunda ou ainda posicionar cargas com

precisão no leito do mar.

Fenasucro Entre os dias 27/8 e 30/8

a cidade Sertãozinho,

localizada no interior de

São Paulo, foi palco da

Fenasucro, a grande e

também importante feira

dedicada ao setor sucro-

alcooleiro. A Bosch

Rexroth participou do

evento para levar a um

setor cujo crescimento

anual está próximo dos

dois dígitos, soluções

energeticamente eficien-

tes, além de precisas,

confiáveis, com altos

níveis de desempenho e

segurança.

Fispal tecnologia A veteraníssima feira do setor alimentício e de embalagens, que

neste ano ocorreu entre os dias 25/6 e 28/6, também contou com a

participação da Bosch Rexroth. A empresa levou soluções para

atender aos requisitos dos ciclos de vida cada vez mais curtos dos

produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.

exposibram A edição 2013 da Exposibram,

Exposição Internacional de

Mineração, foi realizada entre os

dias 23/9 e 26/9, em Belo Hori-

zonte, MG. A Bosch Rexroth levou

ao evento soluções compactas e

sob medida para a indústria da

mineração, que agregam pouco

peso às máquinas, facilitam o

trabalho de exploração e manu-

seio de materiais até mesmo nos

ambientes mais agressivos e, ao

mesmo tempo, asseguram níveis

de desempenho e produtividade

que contribuem para uma opera-

ção segura e lucrativa.

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth

Ban

co d

e im

agen

s B

osch

Rex

roth