setor de ciÊncias da saÚde hospital de clÍnicas diretoria de … · 2014-11-19 · e) para...

13
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - COREMU Edital n° 03/2014 COREMU - Prova Específica 09/11/2014 204 - ATENÇÃO HOSPITALAR FISIOTERAPIA INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova. 2. Confira, abaixo, seu número de protocolo e nome. Assine no local indicado. 3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 6. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo- se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação. 7. No cartão-resposta, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasuras e o preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação poderão anular a questão. 8. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento. 9. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso. 10. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso. 11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para devolver o caderno da prova e o cartão-resposta, devidamente assinados, e a ficha de identificação. 12. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova. 13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve- o consigo. DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 HORAS Geral Específica INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO ............................................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 41 - 46 - 02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 42 - 47 - 03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 43 - 48 - 04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 44 - 49 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 - 45 - 50 -

Upload: others

Post on 13-Apr-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – HOSPITAL DE CLÍNICAS

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - COREMU

Edital n° 03/2014 – COREMU - Prova Específica – 09/11/2014

204 - ATENÇÃO HOSPITALAR – FISIOTERAPIA

INSTRUÇÕES

1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova.

2. Confira, abaixo, seu número de protocolo e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

6. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

7. No cartão-resposta, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasuras e o preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação poderão anular a questão.

8. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento.

9. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

10. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para devolver o caderno da prova e o cartão-resposta, devidamente assinados, e a ficha de identificação.

12. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 HORAS

Geral

Específica

INSCRIÇÃO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................................

RESPOSTAS

01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 41 - 46 -

02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 42 - 47 -

03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 43 - 48 -

04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 44 - 49 -

05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 - 45 - 50 -

Page 2: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

2

Utilize os dados abaixo para ter acesso ao seu desempenho individual no site do NC (www.nc.ufpr.br).

nº de inscrição: _____________________________ senha de acesso: ___________________________________

Page 3: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

3

GERAL 01 - Assinale a alternativa cujos itens são considerados atributos centrais da Atenção Primária à Saúde (APS).

a) Acesso, coordenação do cuidado, vigilância em saúde. b) Abrangência do cuidado, orientação comunitária, atenção programática. ►c) Longitudinalidade, acesso ou primeiro contato, abrangência do cuidado. d) Competência cultural, saúde da mulher, centralidade na família. e) Controle social, educação em saúde, prevenção e promoção.

02 - Sobre a Atenção Primária à Saúde (APS) assinale a alternativa correta.

a) É o primeiro nível do sistema de saúde porque lida com os casos mais simples. ►b) Deve ser a porta de entrada obrigatória ou preferencial do sistema de saúde. c) A função de filtro do sistema (gatekeeper) diminui os custos, mas não melhora os indicadores de saúde. d) A proporção de médicos generalistas e especialistas em um sistema de saúde não tem relação com a morbimortalidade. e) Deve centrar-se na promoção de saúde e não nas doenças.

03 - A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) adotado no Brasil. Sobre a ESF, assinale a alternativa correta.

a) É responsável pelo cuidado programado das pessoas do seu território enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) atendem à demanda espontânea.

b) É mais efetiva quando prioriza as atividades coletivas em detrimento das individuais. c) A atenção domiciliar é uma de suas atividades e deve ser realizada em função do planejamento da equipe e não de acordo

com a demanda dos usuários. ►d) Produz melhores indicadores de saúde quando comparada às unidades básicas tradicionais. e) É uma estratégia voltada para as populações de baixa renda e de maior vulnerabilidade social.

04 - Sobre o financiamento da Atenção Básica no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) O Piso de Atenção Básica (PAB) fixo é repassado do fundo nacional para os fundos municipais de saúde de acordo com o número de unidades básicas de saúde de cada município.

b) O PAB variável é o valor repassado do Ministério da Saúde (MS) para os municípios de acordo com resultados de indicadores de saúde.

►c) O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) repassa mais recursos para os municípios de acordo com a avaliação do trabalho das equipes das UBS.

d) A responsabilidade pelo financiamento da Atenção Básica é do Ministério da Saúde. e) Os municípios que implantam equipes de saúde da família devem estabelecer remunerações diferenciadas para esses

profissionais.

05 - Sobre o financiamento da saúde no Brasil, é correto afirmar:

►a) O gasto público com o SUS é menor do que a soma dos gastos privados com planos, seguros-saúde e desembolso direto. b) Na maioria dos países com sistemas nacionais universais de saúde, o gasto privado é maior do que o gasto público. c) Os dois modelos principais de financiamento de sistemas públicos de saúde são o bismarckiano, que recebe recursos de

impostos gerais, e o beveridgeano, que utiliza os seguros-saúde como fonte. d) A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é a principal fonte de recursos para o SUS. e) Apenas o governo federal deve aplicar, por lei, um percentual mínimo no SUS. Não há a mesma exigência para estados e

municípios.

06 - Em relação ao trabalho em equipe e às atribuições de cada categoria profissional na Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa correta.

a) O objetivo do trabalho multiprofissional na ESF é permitir que todas as categorias possam atender todos os tipos de problemas.

b) O enfermeiro da ESF deve evitar o atendimento individual de problemas comuns e centrar-se nas atividades administrativas.

c) O médico deve centrar-se no atendimento individual e evitar atividades educativas ou de gerenciamento da UBS. d) O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o representante da comunidade na UBS e não faz parte da equipe de saúde da

família. ►e) O trabalho em equipe pode ser definido como um conjunto de pessoas com conhecimentos diversos que se unem em

objetivos comuns.

Page 4: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

4

07 - Em relação às estratégias de prevenção populacionais e as de alto risco, assinale alternativa correta.

►a) As estratégias populacionais referem-se às ações que envolvem mudanças culturais e de modos de vida, inclusive das pessoas que não apresentam a doença ou o fator de risco.

b) As estratégias populacionais, por lidarem com pessoas com baixo risco para um determinado problema de saúde, apresentam piores resultados.

c) As estratégias de alto risco referem-se às ações de mudanças de estilo de vida de um grupo mais vulnerável, mas não envolve o tratamento medicamentoso.

d) As estratégias de alto risco, por lidarem com as pessoas com maior chance de sofrerem o evento indesejado, produzem os melhores resultados globais.

e) O chamado paradoxo da prevenção refere-se ao fato de que cada indivíduo é beneficiado pela intervenção preventiva, mas a comunidade como um todo é pouco beneficiada.

08 - Em relação ao papel dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), assinale a alternativa correta.

a) O objetivo principal dos profissionais dos NASF é atuar na prevenção de doenças e promoção de saúde. b) Os profissionais dos NASF devem centrar sua atuação nos atendimentos coletivos. ►c) Foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua

resolubilidade. d) O acesso da população ao atendimento com os profissionais dos NASF deve ser preferencialmente direto, sem regulação

das equipes de saúde da família. e) A atuação dos profissionais do NASF deve ocorrer somente na unidade básica de saúde.

09 - Um dos principais motivos de consulta nas unidades básicas de saúde é o rastreamento (check-up). Sobre esse tema,

assinale a alternativa correta.

a) O objetivo principal do rastreamento é antecipar o diagnóstico, por isso é recomendável. ►b) Para a maioria dos problemas de saúde, aplicar testes de rastreamento não diminui a morbimortalidade; o sinal ou sintoma

clínico deve ser o convite para a investigação e tratamento. c) A maioria das pessoas que participam de programas ou testes de rastreamento são beneficiadas. d) Para qualquer problema de saúde a ser rastreado, o número de beneficiados é maior do que o número de prejudicados

pelos testes, exames ou intervenções. e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais são mais

importantes do que os populacionais. 10 - Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, em mulheres assintomáticas, assinale a alternativa correta.

a) É um exame recomendado a partir do momento em que iniciam a vida sexual. b) É um exame recomendado para as mulheres sexualmente ativas e deve ser feito anualmente dos 18 anos ao fim da vida. c) Independentemente da idade de início do exame, este deve ser feito anualmente. d) A periodicidade do rastreamento varia se a mulher apresenta ou não queixas ginecológicas. ►e) É um exame recomendado entre os 25 e 65 anos e, após dois exames anuais normais, deve ser realizado de 3 em 3 anos.

11 - Em relação às atribuições dos profissionais da equipe de saúde bucal, assinale a alternativa correta.

►a) O auxiliar de saúde bucal (ASB) pode atuar em atividades coletivas e educativas, no auxílio e instrumentação nas intervenções clínicas, preparo de modelos em gesso e processamento de filme radiográfico.

b) O cirurgião-dentista deve dedicar a maior parte do seu tempo às atividades coletivas. c) O técnico em saúde bucal pode realizar a atenção coletiva, mas não tem competência técnica ou legal para a atuação

individual. d) As atividades educativas e coletivas são exclusivas do auxiliar e do técnico em saúde bucal. e) A realização de radiografias e a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares não fazem parte da carteira

de serviços da saúde bucal na atenção primária. 12 - Em relação às equipes de consultório na rua, assinale a alternativa correta.

a) Prestam atendimento aos problemas mais comuns da área de Saúde Mental, como uso de substâncias psicoativas e transtornos mentais leves e graves.

b) O objetivo central são os procedimentos de enfermagem como avaliação inicial, vacinas e curativos. c) É um serviço de atenção às urgências e emergências da população de rua. d) Deve evitar atendimento clínico e atuar como um ponto de articulação entre a população de rua e a rede de serviços de

saúde e de assistência social. ►e) Deve atuar como uma equipe de atenção básica, prestando atendimento generalista a sua população.

13 - Em relação à gestão da clínica na Atenção Primária à Saúde (APS), assinale a alternativa correta.

a) A divisão da agenda dos profissionais em função dos programas, como saúde da criança, mulher, hipertensos e diabéticos, melhora o acesso na APS.

b) Tempos de consulta fixos facilitam o atendimento centrado nas necessidades da população. c) O pré-agendamento de consultas e de retornos a longo prazo facilita o controle dos problemas de saúde da população e

melhora o acesso na APS. ►d) A organização da agenda dos profissionais da APS deve ser flexível e privilegiar o atendimento para o mesmo dia ou dia

seguinte. e) O agendamento de consultas por telefone ou internet não apresenta bons resultados de satisfação do usuário na APS.

Page 5: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

5

14 - Mariana, de 35 anos, é atendida pela enfermeira Adriana na Unidade de Saúde da Família Gama. Vem para renovar a receita do contraceptivo oral. Adriana pergunta se precisa de mais alguma coisa. Mariana respira fundo, olha para baixo, treme os lábios e chora. Adriana olha com atenção. Ela continua, pede desculpas por chorar e começa a falar que está muito difícil, sente-se sobrecarregada no trabalho, acha que não está dando conta. E que, desde a separação há 1 mês, é tudo com ela, trabalho, a casa, os dois filhos pequenos. Chora novamente. Em relação ao caso de Mariana, assinale a alternativa correta sobre a melhor abordagem na APS:

a) Não são situações comuns na APS e, por isso, devem ser encaminhadas para um serviço de saúde mental. ►b) Ouvir com atenção, fazer perguntas abertas, compreender as ideias e expectativas da pessoa em relação ao problema e

usar a continuidade do cuidado são ferramentas valiosas nesses casos. c) É um caso que precisa da avaliação imediata do médico e, provavelmente, de antidepressivos. d) É uma questão social que deve ser resolvida no âmbito dos Serviços Sociais. e) Por ser uma situação individual específica, os profissionais do NASF não poderiam contribuir muito nesse caso.

15 - Prevenção Quaternária é um termo da década de 1980 cada vez mais utilizado para se referir à ação feita para identificar

uma pessoa ou população em risco de supermedicalização, protegê-las de uma intervenção de serviços de saúde invasiva e sugerir procedimentos científica e eticamente aceitáveis. Na origem, prevenção quaternária se referia àquelas situações em que o paciente se sente enfermo, mas os profissionais de saúde não encontram uma doença. Nos últimos anos tem sido compreendida como sinônimo de medicalização, da progressiva incorporação de situações cotidianas pelas profissões e indústria da saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Prevenir uma medicalização excessiva significa, nesse caso, evitar o uso de medicamentos desnecessários. b) A pessoa que se preocupa em fazer exames preventivos (check-up) diminui os riscos de medicalização. c) Os principais responsáveis por esse fenômeno são os meios de comunicação. ►d) Saber lidar com a incerteza, ouvir mais do que fazer e compartilhar as decisões com os pacientes são ações de prevenção

quaternária. e) Atividades coletivas e multiprofissionaisprotegem de medicalização ou intervenções desnecessárias.

ESPECÍFICA 16 - Para o treinamento de força muscular para idosos, assinale a alternativa correta:

►a) Monitorar sinais vitais antes, durante e após a sessão de exercícios; as contrações isométricas podem ser prescritas entre 5-10 s de duração de cada contração; a manobra de valsalva deve ser evitada; iniciar entre 5-10 repetições com 50% da resistência máxima.

b) Monitorar sinais vitais antes e após a sessão de exercícios; as contrações isométricas podem ser prescritas entre 20-30 s de duração de cada contração; a manobra de valsalva deve ser evitada; iniciar entre 10-20 repetições com 70% da resistência máxima.

c) Monitorar sinais vitais somente durante a sessão de exercícios; as contrações isométricas podem ser prescritas entre 10-15 s de duração de cada contração; a manobra de valsalva deve ser evitada; iniciar entre 15-20 repetições com 60% da resistência máxima.

d) Monitorar sinais vitais somente após a sessão de exercícios; as contrações isométricas podem ser prescritas com 20 s de duração de cada contração; a manobra de valsalva deve ser evitada; iniciar entre 10-20 repetições com 50% da resistência máxima.

e) Monitorar sinais vitais somente após a sessão de exercícios; as contrações isométricas podem ser prescritas com 30 s de duração de cada contração; a manobra de valsalva deve ser evitada; iniciar entre 10-20 repetições com 80% da resistência máxima.

17 - Sobre o tratamento fisioterapêutico imediato no pós-operatório de artroscopia de ombro, para o reparo de lesão do

manguito rotador, na fase hospitalar, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Proteger e evitar tensão no local reparado.

2. Efeito analgésico e anti-inflamatório. 3. Ganhar ADM de ombro. 4. Manter e/ou ganhar força muscular. 5. Manter ADM de articulações adjacentes.

( ) Exercícios de ADM ativa de cotovelo, punho e mão. ( ) Exercícios isométricos submáximos dos músculos escapulares. ( ) Crioterapia. ( ) ADM passiva de ombro restrita e em cadeia cinética aberta. ( ) Uso de tipoia.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 3 – 4 – 1 – 2 – 5. b) 5 – 1 – 2 – 3 – 4. ►c) 5 – 4 – 2 – 3 – 1. d) 3 – 4 – 5 – 2 – 1. e) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.

Page 6: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

6

18 - A doença de Alzheimer (DA) tem papel relevante entre as demências, devido à sua alta incidência na população idosa, com grave comprometimento da memória e consequente comprometimento motor. Com relação à DA, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A DA pode cursar com outros sintomas, como bradicinesia, rigidez e tremor, consequência da destruição da substância negra.

( ) A fisioterapia pode intervir no tratamento do declínio cognitivo e motor, estimulando a participação do paciente nas atividades diárias.

( ) Na fase inicial da doença, é importante manter a funcionalidade através de exercícios de fortalecimento e equilíbrio.

( ) O fato de se desenvolverem atividades cognitivas e/ou motoras aproveitando-se das capacidades íntegras do paciente com DA retarda a perda das funções, mantendo o paciente mais independente, reduzindo a possibilidade de quedas.

( ) Problemas com a linguagem, mudanças de humor e comportamento e perda de iniciativa são alguns dos sinais e sintomas que o paciente com DA pode apresentar na evolução da doença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – F – V – F – F. b) V – F – F – V – F. c) V – V – F – V – V. d) F – F – V – F – V. ►e) F – V – V – V – V.

19 - A artroplastia total de joelho (ATJ) tem como objetivos primários aliviar a dor e melhorar a função física e a qualidade de vida do paciente com osteoartrite de joelho. Assinale a alternativa correta com relação ao tratamento fisioterapêutico no pós-operatório.

a) Nas artroplastias cimentadas e não cimentadas do joelho, deve-se evitar a descarga de peso sobre o membro inferior operado por seis semanas, pelo risco de soltura dos componentes femoral e/ou tibial.

b) Na fase de proteção máxima (1 a 4 semanas de pós-operatório), o paciente deverá permanecer em repouso, com o membro inferior operado em posição de degravitação, realizando exclusivamente exercícios de contração isométrica de quadríceps e prevenção mecânica de trombose venosa profunda, através de exercícios de bombeamento de tornozelos.

c) Na fase de proteção máxima (1 a 4 semanas de pós-operatório), deve-se iniciar o restabelecimento da ADM normal, realizando-se exercícios em cadeia cinética fechada, tais como agachamento até 60º e bicicleta ergométrica utilizando o assento na posição mais baixa, favorecendo maior ganho de amplitude articular.

►d) Técnicas de facilitação e inibição neuromuscular que diminuem a “defesa” muscular, principalmente do quadríceps, ajudam a aumentar a ADM do joelho operado.

e) No pós-operatório de ATJ, o posicionamento do joelho operado em semiflexão, colocando-se, por exemplo, um travesseiro embaixo do joelho, auxilia na inibição muscular, relaxa a cápsula articular e consequentemente alivia a dor, propiciando uma melhor e mais tranquila recuperação do paciente.

20 - A hemofilia é uma coagulopatia hereditária, ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência de fator de

coagulação VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B), afetando quase exclusivamente indivíduos do sexo masculino. Uma das alternativas recentes de tratamento cirúrgico para a artropatia hemofílica na articulação do tornozelo é a artroplastia total de tornozelo (ATT). Sobre a ATT, assinale a alternativa correta.

a) A cirurgia de ATT requer uma avaliação acurada por parte do cirurgião ortopedista e do fisioterapeuta e muita colaboração por parte do paciente no pós-operatório, podendo-se, com esse implante, corrigir as deformidades em flexão plantar e de eixo.

b) A cirurgia de ATT pode ser realizada em pacientes com grandes destruições articulares, má qualidade óssea ou infecções. ►c) A ATT tem como objetivo melhorar a dor articular e proporcionar melhora no padrão de marcha do paciente com hemofilia. d) Por ser a ATT uma cirurgia minimamente invasiva, não há a necessidade de administrar fator de coagulação ao paciente

pré-operatoriamente, pois o sangramento intraoperatório será mínimo. e) Após a ATT, sangramentos intra-articulares do tornozelo são frequentes nos primeiros meses, devendo o paciente fazer a

reposição do fator de coagulação durante esse período, prescrita pelo hematologista. 21 - Com relação às características dos exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) e cadeia cinética fechada (CCF), numere

a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Cadeia cinética aberta. 2. Cadeia cinética fechada.

( ) Exercício realizado em posição sem apoio de peso. ( ) A resistência é aplicada simultaneamente a múltiplos segmentos em

movimento. ( ) Uso de carga axial. ( ) Movimento articular independente, sem movimento das articulações

adjacentes. ( ) Movimento dos segmentos corporais distais à articulação que se move. ( ) Ocorre ativação muscular em múltiplos grupos musculares, distais e

proximais à articulação que se move.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2. b) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1. ►c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2. d) 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1. e) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1.

Page 7: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

7

22 - Assinale a alternativa correta.

►a) A desorganização do movimento, especialmente do movimento rápido, e a diminuição do equilíbrio e do controle postural são sinais da disfunção cerebelar que podem ser observados em doenças específicas, como no trauma, nos acidentes vasculares cerebrais e na esclerose múltipla.

b) A instabilidade postural é um problema sério no parkinsonismo que leva ao aumento de episódios de queda e suas sequelas. A espasticidade é o sinal mais característico da doença de Parkinson, sendo responsável pelo bloqueio dos movimentos durante a marcha, ou “freezing”.

c) A distrofia muscular se refere a um grupo de miopatias hereditárias caracterizadas por fraqueza muscular progressiva e deterioração, destruição e regeneração das fibras musculares. Durante o processo, essas fibras musculares são substituídas por novas fibras musculares, que sofrem uma pseudo-hipertrofia.

d) A progressão típica da fraqueza nas distrofias musculares é simétrica, evoluindo de distal para proximal, com fraqueza acentuada nos músculos do tronco e dos membros precedente a fraqueza da musculatura pélvica e escapular.

e) A bradicinesia e acinesia são caracterizadas por uma incapacidade em iniciar e realizar movimentos propositais e estão associadas a uma tendência de assumir e manter posturas fixas. Essas características estão presentes em pacientes com a doença de Huntington, doença degenerativa dos gânglios da base.

23 - Considere as seguintes afirmativas:

1. A síndrome de Guillan-Barré ou polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda é a forma mais comum da doença, que afeta as raízes dos nervos periféricos, levando a neuropatia motora e paralisia espástica.

2. Um ponto comum entre diferentes diagnósticos, como acidente vascular cerebral, trauma cerebral, lesões da medula espinhal, doença de Parkinson, disfunção cerebelar, síndrome de Guillan-Barré e outras, é a presença de desequilíbrio nos pacientes afetados. Pacientes com diferentes diagnósticos podem ter as mesmas deficiências de equilíbrio, enquanto pacientes com os mesmos diagnósticos podem apresentar diferentes deficiências de equilíbrio, dependendo de quais partes do sistema de controle postural estão envolvidos.

3. Quando a medula espinhal permanece intacta abaixo do nível de lesão medular congênita (mielomeningocele), o efeito é uma área de paralisia flácida imediatamente abaixo da lesão e possíveis reflexos espinais hiperativos distais àquela área. Essa condição é muito similar ao estado neurológico da medula lesada gravemente vista no dano traumático. Esse segundo tipo de envolvimento resulta em deformidades ortopédicas, dependendo do nível da lesão, da espasticidade presente e dos grupos musculares envolvidos.

4. A manifestação clínica de pacientes com tumores cerebrais assemelha-se à de pacientes com outros problemas no sistema nervoso central. A localização do tumor ou do acidente vascular determina as deficiências que o paciente vai apresentar. Tumores no lobo frontal podem levar a hemiparesia e dificuldades na marcha.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

24 - Sobre a esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa fatal, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as

seguintes afirmativas:

( ) Afeta ambos os neurônios motores, superior e inferior, e é caracterizada por fadiga, câimbras nos músculos, fraqueza e atrofia.

( ) A manutenção da força e da resistência requer atividades diárias e contrações musculares repetidas. ( ) A insuficiência respiratória progressiva está relacionada à fraqueza dos músculos diafragma, intercostais e

acessórios da respiração. ( ) O programa de fisioterapia deve ser ajustado conforme a doença progride, a fim de evitar danos por causa da falta

ou excesso de exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – F – V. b) V – V – F – F. c) F – F – F – V. ►d) V – V – V – V. e) F – V – V – F.

Page 8: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

8

25 - Em relação as disfunções do movimento associadas à problemas cerebelares, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Ataxia. 2. Dissinergia. 3. Dismetria. 4. Disdiadococinesia. 5. Disartria.

( ) Deficiência em definir a direção, extensão, força, tempo do movimento do membro de forma precisa.

( ) Dificuldade de realizar movimentos alternados rapidamente. ( ) Sinal de disfunção cerebelar mais associado a distúrbio na marcha. ( ) Incapacidade de regular a força dos movimentos, observada quando o

examinador remove de maneira repentina uma força de um membro que se contrai de forma isométrica.

( ) Nesse distúrbio, a gramática ou a seleção de palavras não á alterada durante a fala, mas sim a qualidade melódica e o ritmo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 4 – 3 – 1 – 5 – 2. b) 3 – 2 – 4 – 1 – 5. c) 4 – 3 – 2 – 1 – 5. d) 5 – 4 – 3 – 2 – 1. ►e) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.

26 - Com base nos conhecimentos acerca da abordagem fisioterapêutica na doença de Parkinson, identifique as afirmativas

a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Considerando as características da doença de Parkinson, bem como os recursos fisioterapêuticos utilizados no seu tratamento, é possível afirmar que a fisioterapia pode reverter o quadro progressivo dessa afecção.

( ) Ganho ou manutenção das habilidades motoras, do equilíbrio, da coordenação motora e do condicionamento cardiovascular são importantes objetivos fisioterapêuticos no tratamento da doença de Parkinson.

( ) O déficit de coordenação motora pode impossibilitar o uso de dispositivos auxiliares da marcha. ( ) Atividades de equilíbrio com transferência de peso e o treino de marcha progressiva são importantes maneiras de

favorecer as reações de endireitamento e aumentar a funcionalidade dos pacientes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

►a) F – V – V – V. b) V – F – V – V. c) F – V – F – V. d) V – V – F – F. e) V – F – V – F.

27 - A hemiplegia caracteriza-se pelo déficit de controle motor, dificultando os movimentos normais contra a gravidade de

um hemicorpo. Tendo em vista os conhecimentos sobre a abordagem fisioterapêutica na hemiplegia, considere as seguintes afirmativas:

1. O correto posicionamento dos segmentos paralisados é uma estratégia relevante para evitar lesões ou mesmo minimizar os efeitos da espasticidade sobre o membro acometido.

2. A cinesioterapia visa facilitar a reeducação motora, no entanto não possui repercussão sobre a funcionalidade. 3. Uma das formas de avaliar a capacidade funcional é observar a movimentação do paciente, levando em conta os

estágios do desenvolvimento motor, como rolar, sentar e assim por diante. 4. A mobilização passiva visa manter a amplitude de movimento e aliviar a dor, sendo normalmente utilizada em

pacientes restritos ao leito ou que estejam impossibilitados de realizar exercícios ativamente.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

28 - O ar passa pela faringe, onde os músculos esqueléticos se contraem durante a deglutição, para evitar a aspiração de

alimento ou líquido no nariz. Além de servir como conduto, é correto afirmar que a faringe:

a) não se comunica com o sistema respiratório. b) não é essencial para a articulação da fala. ►c) não participa da respiração. d) não permite a interação de olfato e paladar. e) é ativa como parte importante nas trocas dos gases.

Page 9: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

9

29 - Com base nos conhecimentos sobre as lesões nervosas periféricas, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Lesão do nervo ulnar. 2. Lesão do nervo mediano. 3. Lesão do nervo radial. 4. Lesão do nervo femoral. 5. Lesão do nervo ciático.

( ) Pode haver déficit de força nos músculos pronador redondo, palmar longo, flexor superficial dos dedos, oponente do polegar, abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar e lumbricais.

( ) Apresenta déficit de força em quadríceps (reto-femoral, vastos lateral e medial), sartório, pectíneo e iliopsoas.

( ) Acomete a força dos músculos semimebranoso, semitendíneo e bíceps femoral, afetando o desempenho da marcha.

( ) Pode ocorrer diminuição de força dos músculos braquirradial, tríceps, supinador e ancôneo.

( ) Pode ocasionar hipoestesia/parestesia no cotovelo, mão e dedo mínimo, diminuição na força de preensão e dificuldade para realização de movimentos de pinça e desvio medial do carpo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

►a) 2 – 4 – 5 – 3 – 1. b) 3 – 1 – 2 – 4 – 5. c) 2 – 1 – 3 – 5 – 4. d) 1 – 2 – 5 – 3 – 4. e) 5 – 4 – 3 – 2 – 1.

30 - Existem características arquitetônicas dos alvéolos e das vias aéreas que contribuem para a estabilidade e

uniformidade da expansão pulmonar, entre as quais:

a) a divisão das células respiratórias. b) os brônquios e bronquíolos terminais. ►c) os poros de Kohn dos alvéolos adjacentes e canais de Lambert dos bronquíolos. d) os cílios e a musculatura lisa. e) o volume corrente e residual.

31 - Entre os sons pulmonares patológicos, temos o estridor de origem na região anterior do pescoço na porção supraesternal, o que nos sugere:

a) um quadro de broncoespasmo por pneumopatias. b) secreção brônquica. c) pneumotórax e atelectasia. ►d) edema de glote, com estreitamento de vias aéreas superiores. e) insuficiência cardíaca ou pneumonia.

32 - No pós operatório de cirurgia cardíaca, é bastante comum utilizarmos suporte adicional de O₂ através de máscaras de nebulização. Sobre a aplicação de tal conduta, é correto afirmar:

a) Esse sistema oferece uma FiO2 de no máximo 70%. b) É recomendada para pacientes que requerem altas taxas de O2. ►c) Deve-se usar preferencialmente um fluxo de O2 superior a cinco litros por minuto. d) Ocorre frequentemente reinalação de CO2 por se não usar a máscara. e) Não há controle sobre o fluxo de O2 ofertado.

33 - Sobre a atelectasia atribuída à oclusão completa das vias aéreas por secreções, considere as seguintes afirmativas:

1. Ocorre hipoxemia por distúrbio da ventilação/perfusão. 2. Pode ser revertida por vibração e hiperinsuflação. 3. As aspirações de vias aéreas são contraindicadas após as manobras fisioterapêuticas para total reversão das

atelectasias.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. ►b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

34 - O sistema fechado de aspiração tem como indicação as seguintes situações:

a) secreções em vias aéreas, riscos de broncoaspiração e broncoespasmo. b) pneumonia aspirativa, secreções abundantes e imunossuprimidos. c) hemoptise franca, broncoespasmo grave e pneumotórax. d) pneumonia comunitária, secreções espessas e tosse ineficaz. ►e) altos níveis de PEEP, doenças infecciosas ativas e hipoxemia grave.

Page 10: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

10

35 - O ritmo respiratório de Cheyne-Stokes refere-se a respirações irregulares com ciclos de incursões respiratórias relativamente profundas, que progressivamente se tornam mais superficiais (algumas vezes ao ponto de apneia) e então lentamente se aprofundam. É usualmente associado:

a) à acidose metabólica e doenças cerebelares. ►b) à insuficiência cardíaca e distúrbios neurológicos graves ou a drogas. c) à DPOC e cardiopatias dilatadas. d) a fraturas de arcos costais e traumas abdominais. e) a grandes cirurgias e trombo embolismo pulmonar.

36 - Existem muitas maneiras de realizar o monitoramento respiratório do paciente. Uma delas é através da capnografia e da saturação periférica de oxigênio. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

a) São técnicas não invasivas e para sua mensuração ser precisa é necessária a colaboração total do paciente, além de que só pode ser utilizada em pacientes entubados.

b) Febre, uso de torniquetes e uso de bicarbonato de sódio podem aumentar o ETCO2 (end tidal gás carbônico ou pressão expirada de gás carbônico) mas não alteram débito cardíaco.

c) Através da oximetria de pulso, verifica-se a quantidade de oxigênio ligada à oxi-hemoglobina e é importante para avaliar a troca gasosa.

►d) Ambas visam a prevenção da hipóxia e da ventilação inadequada, que podem levar a quadros de hipoxemia e hipercapnia desde que a última seja resultado de acidose respiratória.

e) Um índice depende do outro e só são funcionais juntos. 37 - A utilização da terapia incentivadora da inspiração como recurso fisioterapêutico data de 1970, com Bartlett e Cols, e

consiste na promoção de inspirações sustentadas máximas, além de ser técnica muito difundida e utilizada na fisioterapia respiratória, tanto ambulatorial quanto nosocomial, já que ocorre aumento do volume pulmonar. Em relação a essa modalidade terapêutica, é correto afirmar:

►a) Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica têm pouco e até nenhum benefício com sua utilização, visto que, pela distensão alveolar, aumenta aprisionamento de ar.

b) Tem grande repercussão hemodinâmica, tanto que pacientes instáveis no pós-operatório de cirurgia cardiovascular se beneficiam com essa técnica.

c) Independentemente de serem fluxo-dependentes ou volume-dependentes, o volume total inspirado é o mesmo, de modo que se preferem os de menor custo.

d) Os equipamentos fluxo-dependentes são projetados para encorajar e incentivar os pacientes através do biofeedback visual, ao contrário dos equipamentos volume-dependentes, em que ocorre maior incentivo verbal por parte do terapeuta.

e) Pacientes traqueostomizados ou entubados não são beneficiados e são até contraindicados, visto que nessas situações não há como responder ao comando verbal do terapeuta.

38 - A respiração pode sofrer alterações do seu padrão ou ritmo caso existam situações patológicas ou fisiopatológicas

que afetem o sistema nervoso central ou até mesmo doenças que promovam e alterem o padrão respiratório normal, porém é um item fundamental na avaliação fisioterapêutica à beira de leito. Com relação aos padrões respiratórios, é correto afirmar:

►a) Para se chegar a um consenso a respeito dos padrões respiratórios normais, foram realizados estudos até em pneumotacógrafos, por verificar volume corrente e frequência respiratória.

b) Como a postura do paciente interfere muito na sua avaliação, prefere-se decúbito dorsal e Fowler, que podem aumentar em até 500 ml o volume/minuto.

c) O padrão respiratório de Cheyne-Stokes pode ser observado também em indivíduos saudáveis em grandes altitudes, devido à diminuição da troca gasosa em relação ao tempo circulatório.

d) Quando submetido a ventilação mecânica invasiva, o padrão respiratório do paciente é desconsiderado, contabilizando-se o padrão programado na máquina.

e) Os padrões respiratórios não se alteram com a frequência respiratória. 39 - O fisioterapeuta respiratório consagra-se por sua habilidade na higiene brônquica e melhora do clearance mucociliar

nas vias aeras, e entre seus recursos está a terapia pró-tussígena não farmacológica, já que a tosse é uma manifestação clínica primária do sistema respiratório para proteger as vias aéreas. Sobre a higiene brônquica, assinale a alternativa correta.

a) Apesar dos seus benefícios indiscutíveis, produz muitos efeitos adversos prejudiciais, como insônia e incontinência, porém, por causar síncope, diminui a pressão intracraniana, sendo por isso benéfica em doentes com doenças hipertensivas do SNC.

►b) A musculatura melhor envolvida é a expiratória, por causar maior fluxo expiratório, com consequente aumento da velocidade de expulsão do ar.

c) Depende de duas fases, que são as fases compressiva, em que a glote é fechada, e a fase explosiva, em que ocorre a expulsão do ar após abrupta abertura da glote.

d) O refluxo gastroesofágico apresenta tosse como a única manifestação clínica da doença, e é a primeira doença a apresentar tosse crônica seguida de asma e bronquite crônica.

e) A higiene brônquica é menos eficaz que a aspiração mecânica.

Page 11: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

11

40 - A via aérea artificial consiste na inserção via nasal, oral ou traqueal de um tubo que permite as trocas gasosas, evitando e minimizando quadros de insuficiência respiratória aguda hipóxica ou hipercápnica e crônica agudizada, além de proteção dos pulmões contra a aspiração de conteúdo gástrico, porém sua instituição pode causar alguns efeitos adversos e emergenciais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) É indicada intubação orotraqueal em casos de apneia, nível de consciência diminuído e traqueomalácia. b) Os tubos mais atuais possuem cuff inflável de baixo volume e baixa pressão, o que minimiza lesões traqueais. c) Entre as complicações tardias estão a paralisia de cordas vocais e sinusite, e entre as precoces, estenoses de laringe. ►d) A máscara laríngea é a mais indicada em casos de intubações orotraqueais difíceis, sendo muito útil nas situações de

trauma cervical ou facial. e) Os tubos endotraqueais independem do sexo, existindo apenas diferenciação em relação à idade, sendo de pequeno

calibre para bebês e crianças.

41 - Conhecer a condição de saúde e motricidade do bebê no período neonatal permite ao fisioterapeuta avaliar e

acompanhar seu desenvolvimento motor. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O período neonatal envolve as quatro primeiras semanas de vida do bebê. 2. O desenvolvimento motor acontece no sentido cefálico para caudal e de fora do corpo para centro. 3. O reflexo de Moro perseverando pode indicar que o bebê está com desenvolvimento típico a partir do 5º mês de

vida. 4. A escala de Apgar considera os indicadores de cor, frequência cardíaca, irritabilidade reflexa, tônus musculares

e respiração, sendo 10 o escore total mais alto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ►b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 são verdadeiras.

42 - Na prática clínica do fisioterapeuta, em diferentes ambientes de trabalho com o ciclo da vida da infância e adolescência,

a atualização constante na funcionalidade humana e o conhecimento sobre o desenvolvimento motor atípico traz maior competência profissional. A respeito do assunto, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A funcionalidade e a saúde da criança e do adolescente classificadas pela CIF no contexto de saúde são compostas por só uma parte, que engloba as funções do corpo, as atividades e fatores ambientais.

( ) A deficiência físico-motora pode ter origem congênita ou ser adquirida, alterando estruturas ou funções corporais da criança e do adolescente.

( ) A paralisia cerebral é conhecida como encefalopatia crônica da infância não progressiva, podendo, quanto ao tônus e padrões de movimento, ser classificada em espástica, hipotônica, discinésica, atáxica ou mista.

( ) Considera-se a CIF como instrumento de classificação da condição de saúde também na infância, com objetivos de proporcionar uma base científica, estabelecer linguagem comum na descrição de saúde, permitir comparação de dados e codificar informações em saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F. b) V – F – F – V. c) F – V – V – F. d) V – V – F – F. ►e) F – V – V – V.

*43 - No tratamento fisioterapêutico de patologias em crianças capazes de colaborar com a terapia respiratória, recomenda-

se:

a) utilização de recursos como o peak flow e o treino da Pimáx. b) utilização da espirometria de incentivo a fluxo ou a volume, bem como o uso da pressão positiva contínua nas vias aéreas

(CPAP). c) utilização de manuvacuometria com o ciclo ativo da respiração. d) associação das técnicas de Huffing com percussão torácica manual. e) utilização da expiração lenta e prolongada com freno labial.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

Page 12: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

12

44 - Em relação à asma brônquica do lactente, deve-se ter alguns cuidados para a prevenção do processo desencadeante das crises. Nesse sentido, considere os seguintes cuidados:

1. Prevenção de fatores ambientais. 2. Tratamento da hiperreatividade brônquica. 3. Administração de broncodilatadores. 4. Antibioticoterapia associada a corticoide. 5. Higiene brônquica e treinamento dos músculos respiratórios.

Quais dos cuidados acima previnem o processo desencadeante de uma crise de asma?

a) 1 e 5 apenas. b) 1, 3 e 4 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 2, 4 e 5 apenas. ►e) 1, 2, 3 e 5 apenas.

45 - No tratamento fisioterapêutico por meio das técnicas de higiene brônquica, a expiração lenta e prolongada (ELPr),

descrita por Postiaux, é uma das técnicas não convencionais que está indicada no tratamento dos lactentes. Sobre essa técnica, considere as seguintes afirmativas:

1. É uma técnica totalmente passiva. 2. A manobra pode ser acompanhada de vibrações. 3. É utilizada em crianças até completar a primeira infância. 4. Não deve ser associada a aerossolterapia. 5. O posicionamento das mãos durante a aplicação dessa técnica deve ser simétrica sobre o tórax.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

46 - Entre as doenças que acometem o recém-nascido prematuro está a síndrome do desconforto respiratório. O risco de

acometimento é __________ quanto ___________ a idade gestacional, e ___________ quando a mãe recebe corticoide antenatal.

Assinale a alternativa que corresponde ao correto preenchimento das lacunas.

a) menor – maior – maior. ►b) maior – menor – menor. c) menor – maior – menor. d) maior – maior – maior. e) maior – menor – maior.

47 - Na síndrome do desconforto respiratório neonatal ocorre deficiência do surfactante pulmonar, sendo necessária a

administração de surfactante bovino intrapulmonar. Nessa síndrome, o pulmão apresenta qual característica principal?

a) Obstrução brônquica. b) Aumento da elasticidade pulmonar. ►c) Atelectasias. d) Inflamação brônquica. e) Hiperinsuflação pulmonar.

48 - Na UTI-Neo está internado João, que nasceu prematuro de 30 semanas de idade gestacional e está com idade corrigida

de 34 semanas. Está na incubadora em posição supino com extensão de mmss e mmii e rotação da cabeça para o lado direito. Qual é o reflexo que está influenciando a postura extensora?

a) Não tem influência de reflexos: sua postura primitiva. ►b) Reflexo tônico cervical assimétrico. c) Reação de Balance. d) Reflexo de Moro. e) Reflexo de Gallant.

49 - A displasia broncopulmonar é caracterizada pela necessidade de oxigênio suplementar após 28 dias de vida. Essa

necessidade de oxigênio é decorrente de:

a) hipersecreção + aspirações de rotina + oxigênio. b) hiperreatividade brônquica + pneumonia + oxigênio. c) broncoaspiração meconial + broncoespasmo + oxigênio. d) prematuridade + pneumonia + oxigênio. ►e) ventilação mecânica invasiva + tempo + oxigênio.

Page 13: SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE … · 2014-11-19 · e) Para avaliar as vantagens e desvantagens de um programa de rastreamento, os resultados individuais

13

50 - Sobre ausculta pulmonar em recém-nascidos, considere as seguintes afirmativas:

1. Os ruídos adventícios se manifestam da mesma maneira que em adolescentes e adultos, diferindo apenas quantitativamente.

2. Na prática, a ausculta da boca não indica limpeza das vias aéreas e não deve ser levada em conta. 3. A ausculta pode ser prejudicada por ruídos de obstrução das vias aéreas extratorácicas ritmados pela ventilação

que mobiliza secreções oronasofaríngeas. 4. Nas manifestações de doenças que acometem os pulmões em crianças, a ausculta pode evoluir muito

rapidamente e podem ser avaliadas na mesma sessão de fisioterapia.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.