setembro / 2018 relatório -...

10
SETEMBRO / 2018 Relatório de Atividades

Upload: phungnhi

Post on 11-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

SETEMBRO / 2018

Relatório de Atividades

Page 2: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Índice

. Resultados Gerais 03

. Gestão de Risco e Desastre 04

. Educação e Saúde 05

. Programas Comunitários 07

. Juventude 08

. Restabelecimento de Laços Familiares 09

. Expediente 10

Page 3: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Resultados Gerais

SETEMBRO

10.457atendimentos

15.595 kg de doações entregues

3.216 horas de trabalho voluntário

Foto: Divulgação CV

Page 4: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Foto: Divulgação CV

Gestão de Risco - Visita a comunidade do Vietnã

DOAÇÕES EMERGENCIAIS

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo enviou cobertores, por meio de colaboradores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), para atender 45 pessoas de uma comunidade em situação de vulnerabilidade localizada nas proximidades do Educandário Dom Duarte, na Zona Oeste de São Paulo.

Doações: 27 kgAtendimentos: 45

MAPEAMENTO DE RISCOS

Os voluntários do Departamento de Gestão de Risco e Desastre visitaram, em duas oportunidades, a comunidade do Vietnã, localizada no Jabaquara, para realizar oficinas de percepção e mapeamento de riscos. A iniciativa visa futuras ações preventivas com os moradores para riscos hidrológicos e tecnológicos.

ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS

Durante o mês de setembro, voluntários e colaboradores da Cruz Vermelha de São Paulo que atuaram no atendimento aos moradores do Edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou em 1º de maio, se reuniram para compartilhar lições aprendidas com a ação da instituição e percepções sobre o atendimento.

Os voluntários também realizaram uma reunião para revisar protocolos do sistema de distribuição de doações em emergências a fim de implementar e melhorar o processo.

Total do DepartamentoDoações: 27 kg

Atendimentos: 45

Gestão de Risco e Desastre

Page 5: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Educação e Saúde

MUTIRÃO DE SAÚDE E CIDADANIA NO JARDIM PERI

O Jardim Peri recebeu o “Mutirão de Saúde e Cidadania” da Cruz Vermelha de São Paulo. O evento promovido pela instituição aconteceu no Centro Social Nossa Senhora Aparecida, marcando o fim da Campanha do Agasalho deste ano.

Foram realizados 840 atendimentos em diversos serviços, como aferição de pressão e glicemia, atendimento nutricional, exames oftalmológicos e oficina de primeiros socorros, corte de cabelo, orientação jurídica e financeira, consulta de INSS, emissão de carteira de trabalho e indicação para vagas de emprego. Para realizar a ação, a Cruz Vermelha contou com a participação dos parceiros: INSS, CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), Provisa, Teruya e Bain & Company.

A Cruz Vermelha também beneficiou os moradores com doação de roupas. Cada pessoa pôde escolher uma quantidade determinada de peças de vestuário, entre centenas de calças, camisetas, agasalhos, saias, shorts e peças íntimas.

Para as crianças foi montado um espaço recreativo com brincadeiras de corda e bambolê, desenho livre e pintura facial. Os pequenos também receberam livros infantis.

Atendimentos: 840

Foto: Divulgação CV

Page 6: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Treinamento da Cruz Vermelha de primeiros socorros no Colégio Pentágono

Foto: Divulgação CV

MUTIRÃO DE SAÚDE COMUNIDADE DO LIMÃO

A Cruz Vermelha também beneficiou os moradores do bairro do Limão, na Zona Norte, com aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), orientação nutricional e terapias complementares.

Atendimentos: 70

PRIMEIROS SOCORROS

Em setembro, a Cruz Vermelha de São Paulo capacitou 350 pessoas em primeiros socorros. O treinamento de suporte básico à vida foi realizado em 4 locais, além de preparar os novos voluntários da instituição para agirem corretamente em casos de emergência.

O projeto “Primeiros Socorros para Todos”, que consiste em capacitar os participantes para serem instrutores do tema, formou 21 pessoas. O curso teórico/prático tem carga horária de 60 horas e ensina aos participantes práticas eficazes em situações de emergência, a fim de atenuar os danos à vítima até a chegada do socorro especializado.

Atendimentos: 371

CASA DO ACONCHEGO

A “Casa do Aconchego”, projeto contínuo da Cruz Vermelha de São Paulo que visa promover a saúde e o bem-estar da terceira idade, realizou 831 atendimentos.

Os idosos participantes contaram com serviços de enfermagem, terapias complementares, aulas de dança circular, violão e coral, além de atendimentos com psicólogos e nutricionista.

Atendimentos: 831 Total Educação e SaúdeAtendimentos: 2.112

Educação e Saúde

Page 7: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Foto: Sérgio Savastano

Processo de triagem dos nossos donativos - Equipe CV

Projeto Parceria Ativa – Doações

Em setembro, a filial paulista da Cruz Vermelha doou 15.568,07 kg de itens, entre roupas, sapatos, mantimentos, água, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Os donativos beneficiaram 20 instituições/comunidades em situação de vulnerabilidade de diversas regiões da cidade.

Doações: 15.568 kg Atendimentos: 8.228

DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO

Foram realizadas visitas a organizações parceiras e potenciais parceiras, a fim de mapear necessidades e desenvolver projetos e ações voltadas a elas. Entre os locais visitados está o conjunto habitacional Residencial São Caetano, que atende famílias de baixa renda e em situações de vulnerabilidade social e/ou habitacional; o Centro de Apoio Especial Maria, que presta serviço de atendimento de longa permanência para acolhimento de mulheres, solteiras e mães e filhos em vulnerabilidade social; o Centro Educacional da Criança e do Adolescente Ademir de Almeida Lemos, que presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculo para as famílias das crianças e jovens com atividades de esporte, arte e cultura, lazer, inclusão digital

e curso de espanhol; e a Sementes do Amanhã, fundada para apoiar e proporcionar a crianças em situação de vulnerabilidade algumas horas por dia totalmente diferentes do que elas têm o costume a viver, incentivando o aprendizado e a diversão e contribuir para a educação delas nas mais diversas áreas.

Total Programas ComunitáriosDoações: 15.568 kg

Atendimentos: 8.228

Programas Comunitários

Page 8: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES – MÊS DAS CRIANÇAS

Os voluntários do Departamento de Juventude realizaram mutirão para montar kits presentes que serão entregues nas atividades do “Mês das Crianças”, em outubro. Também foi realizada uma ação de arrecadação de alimentos no supermercado, na qual foram arrecadados 1.603 itens para preparar os lanches dos pequenos beneficiados pelas ações do “Mês das Crianças”.

EMBAIXADORES DA JUVENTUDE

Em setembro, foi realizado o quarto encontro do “Embaixadores da Juventude”, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Campo Limpo. A ação consistiu em uma visita externa junto aos jovens do projeto que fazem parte do Instituto Favela da Paz, que tem mais de 25 anos de existência e se destaca por ser um dos raros espaços culturais dentro de uma favela. O encontro foi de muito aprendizado e abriu portas para parcerias futuras.

Atendimentos: 25

PROJETO PIÁ

Todas as quintas-feiras, a Cruz Vermelha participa do “Projeto Piá”, um projeto do Departamento de Juventude no “Comunidade Viva”. A instituição acompanha cerca de 12 crianças da comunidade do Vietnã em uma formação artística, musical e educacional no Centro de Culturas Negras do Jabaquara. A formação dura cerca de duas horas, disponibilizamos o transporte para as crianças e o voluntário que acompanha as aulas.

Atendimentos: 12 Total JuventudeAtendimentos: 37

Juventude

Foto: Divulgação CV

Embaixadores da juventude atuando com os jovens do Instituto Favela da Paz

Page 9: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Foto: Maína Fantini

Participação da equipe Cruz Vermelha na Copa dos Refugiados

COPA DOS REFUGIADOS

Ao longo do mês de setembro, o Departamento de RLF (Restabelecimento de Laços Familiares) participou na final da “Copa dos Refugiados”, organizada pela ONG África do Coração, oferecendo vídeo mensagens e chamadas telefônicas aos familiares dos jogadores.

ANDAMENTO DE CASOS

Os voluntários deram continuidade nos casos de transmissão de Mensagens Cruz Vermelha e Solicitações de Busca encaminhados pelo CICV (Comitê internacional da Cruz Vermelha) e outras Sociedades Nacionais, assim como realizaram visitas aos Centros de Acolhidas para Imigrantes da cidade de São Paulo. Ao todo, foram visitadas 4 instituições de acolhimento.

REUNIÕES E PARCERIAS

Com o intuito de monitorar o trânsito de imigrantes e os processos de acolhimento no Estado de São Paulo, RLF participou também de reuniões nos COETRAE (Comitês Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo) e CETP (Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), no Comitê Estadual para Refugiados e no encontro da Rede de Saúde para Imigrantes e Refugiados organizada pela Missão Paz.

Total Restabelecimento de Laços FamiliaresAtendimentos: 35

Restabelecimento de Laços Familiares

Page 10: SETEMBRO / 2018 Relatório - cruzvermelhasp.org.brcruzvermelhasp.org.br/relatorios/setembro-2018.pdf · Atendimentos: 2.112 Educação e Saúde. Foto: Sérgio Savastano Processo de

Junta de Governo EstadualJorge Wolney Atalla Junior (Presidente)Minorou Wada (Vice-Presidente)Gilberto Gomes de Oliveira (Diretor Tesoureiro)Alexandre Winkler GodoyAna Lúcia Maria RussoAntônio DemarchiEvandro Guimaro SpinelliGerson de Andrade NogueiraIlaria MittigaJoão Adamo JuniorLeonardo ChiavoneLuís Alberto de Fisher AwazuLuís Antonio de Mello AwazuLuiz Alberto Maktas MeichesLuiz Fernando HernándezMarina Calife DauarMiguel NassifMilton Julião MarcondesOlavo Sant’Anna Filho

PARCEIROS:

Expediente

Renato Bauab DauarRicardo Elias NarchiSami Arap SobrinhoSilvio Balangio JuniorWilson Marques Spinelli

Secretário Geral:Fernando Ricardo Garzon Gerente de Projetos Sociais e Voluntariado:Aline Gomes da Rosa Texto:Natália Scarabotto Projeto Gráfico: Estúdio Loah

Diagramação:Gabriel Henrique

Supervisão:Tiago Santos

Foto de Capa:Tiago Santos

Utilidade Pública Internacional pelo Decreto Federal nº9.620, de 13/06/1912. Utilidade Pública Federal Pela Portaria MJ nº 1.308, de 05/06/2012. Utilidade Pública Municipal pelo Decreto nº 51.613/2010

[email protected]: 11 5056-8710