setembro 2014 - edição em português

36
PERI ÓDICO DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA agairupdate.com Edição em português SETEMBRO 2014 INCLUINDO Entendendo as vantagens de um avião agrícola maior A Aerodol foi formada em 1992 A Excursão Sul-Africana 2014 Parte 5 / Natal Aerial Spray Relatório da recente visita ao engenho de Açúcar Monte Rosa Uma empresa de terceira geração faz o flutuar

Upload: agair-update

Post on 02-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

AgAir Update, periódico de aviação agrícola. Setembro 2014 - Edição em português.

TRANSCRIPT

Page 1: Setembro 2014 - Edição em português

P E R I Ó D I C O D E A V I A Ç Ã O A G R Í C O L A

agairupdate.comEdição em português

SETEMBRO 2014

INCLUINDO

Entendendo as vantagens de um avião agrícola maior A Aerodol foi formada em 1992

A Excursão Sul-Africana 2014 Parte 5 / Natal Aerial Spray

Relatório da recente visita ao engenho de Açúcar Monte Rosa

Uma empresa de terceira geração faz o flutuar

Page 2: Setembro 2014 - Edição em português

2D agairupdate.com

A História não estáapenas sendo feita,está sendo voada.O lendário Thrush 510P estabelece o padrão para baixa manutenção, grande manobrabilidade e o maior desempenho em sua classe. Isso porque o 510P motorizado pela Pratt & Whitney vem continuamente evoluindo para tirar vantagem das mais avançadas tecnologias. De monitoramento do motor digital pelo MVP até a avançada proteção contra colisões com fios, o 510P é projetado e construído para trabalhar tão duro quanto você – e, como todo Thrush, render a produtividade, segurança e valor superiores que você se acostumou a esperar do mais inovador fabricante no mercado.

Descubra como o histórico Thrush 510P pode levar sua empresa para o futuro. Visite-nos on-line, ou ligue para Jim Cable em 62-3316-0000.

Onde a inovação não é nenhuma novidade.

ThrushAd_History AGAIRUPDATEportuguese.indd 1 4/22/13 9:52 AM

Page 3: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 3D

AGNAV

Page 4: Setembro 2014 - Edição em português

4D agairupdate.com

P E R I Ó D I C O D E A V I A Ç Ã O A G R Í C O L A

P.O. Box 850 • Perry, GA 31069 USA475 Myrtle Field Rd. • Perry, GA 31069 USA

FONE: 478-987-2250FAX: 478-987-1836

[email protected] • agairupdate.com

EDITOR: Bill [email protected]: Graham [email protected]: Sandy [email protected] ADMINISTRAÇÃO: Casey [email protected]: Ernie Eggler—[email protected] Conner—[email protected]ÇÃO: Deborah [email protected]ÇÃO: Brittni [email protected] CONTRIBUINTES: Alan McCracken - [email protected] McCurdy - [email protected] Drescher - [email protected] SUL AMERICANOS: Ernesto Franzen - [email protected] Hickmann - [email protected] Jazun - [email protected] Kornegay - [email protected]

Direitos Autoriais 2014 AgAir Update mantém todos os direitos para a reprodução de qualquer material apresentado, incluindo mas não limitado a artigos, fotografias, e-mails e mensagens. Todos os materiais continuam a ter os direitos de autoria para AgAir Update. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, em parte ou na totalidade, sem o consentimento por escrito do editor. O editorial publicado não necessariamente reflete as opiniões do editor. Acredita-se que o conteúdo dentro do AgAir Update seja verdadeiro e preciso e a editora não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. Editoriais manuscritos não solicitados e fotos são bem-vindas e incentivadas. Nós não somos responsáveis por algum retorno a menos que os registros sejam acompanhados de um envelope selado e auto-endereçado. O prazo da publicidade é às 12 horas, no 1 º dia do mês anterior ao da sua publicação.

AgAir Update (ISSN 1081-6496) Publicada mensalmente por AgAir Update, LLC, Myrtle Field Road, Perry, GA 31069, por US$ 39 por um ano nos EUA; assinaturas internacionais custam US$ 39 por ano. Postagem periódica paga em Springfield, MO e outras agências de correio.

Correio: Envie mudanças de endereços para P.O. Box 850, Perry, GA 31069.

AgAir Update, uma publicação ganhadora de vários prêmios, é um jornal tablóide de 12,25 pol. de altura por 9,5 pol. de largura em um formato de 4 colunas de 2,25 pol. Valores por contrato disponíveis a pedido.

keep turning...nesta edição

A Excursão Sul-Africana 2014Parte 5 / Natal Aerial Spray

Air Turbine empresa homologada na América do Sul

Situada em Sorocaba - SP

É tempo de dizer adeusAero Engines se despede

Entendendo as vantagens de um avião agrícola maior

A Aerodol foi formada em 1992

Thrush lança “Celebrando a Aviação Agrícola” em Oshkosh

a EAA Air Venture em Oshkosh

Relatório da recente visita ao engenho de Açúcar Monte Rosa, Nicarágua

161920222631

F08 Papo de cabineF10 Uma empresa de terceira geração faz o Fire Boss flutuarF13 Aviões e pilotos sem igual

Uma seção especial devotada ao combate aéreo a incêndios e ao reflorestamento.

agairupdate.com | Edição em português | setembro 2014

Na capa e nesta página: Jesse Weaver faz um carregamento com o Fire Boss no rio Savannah, Savannah, GA. O artigo na página 10.

Page 5: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 5D

Page 6: Setembro 2014 - Edição em português

6D agairupdate.com

está por acontecer27-28 de Maio 2015SNA

Cachoeira do Sul, Brasilwww.aviacaoagricola.com

13-14 de Agosto 2015SNA

Primavera do Leste, Mato Grosso, Brasilwww.aviacaoagricola.com

23-26 de Outobro 2014V Expo Congreso de Aviación Agrícola 2014

Paradisus Cancun ResortCancun, Mexico(55) 55 71 [email protected]

8-11 de Dezembro 2014NAAA Congresso e Exposição

Louisville, KYFone: 202-546-5722 [email protected]

Centro Integrado de Formação Especializada

Desenvolvimento profissional

Soluções para a Aviação Agrícola

Formação de Agrônomo CoordenadorFormação de Técnico Executor

Desenvolvimento empresarial

Assessoria técnicaPalestras técnicas e motivacionais para equipesAssessoria em gestão da segurança operacionalTestes e calibração.Treinamentos.

Apoio em

www.cife.com.br

Responsável técnico: Eng. Agr. Msc Marcelo Drescher

Page 7: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 7D

Air Tractor

AIR TRACTOR, INC. • OLNEY, TEXAS 76374 • 00 1 940.564.5616 • AIRTRACTOR.COM

AGSUR AVIONES, S.A.

Central e América do Sul

+54 (247) 743-2090

[email protected]

FROST FLYING, INC.

Central e América do Sul

00 1 870 295 6213

[email protected]

LANE AVIATION, INC.

México, Central e América do Sul

00 1 281 342 5451

[email protected]

AIR TRACTOR DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS

Manda vir. Onde quer que você trabalhe, como quer que você trabalhe, há um Air Tractor pronto para

trabalhar tão duro quando você. E a capacitada e competente rede global de revendedores

Air Tractor está sempre pronta para apoiá-lo. Nosso trabalho é fazer seu trabalho mais

produtivo. E somos bons em nosso trabalho.

Page 8: Setembro 2014 - Edição em português

F-8

Marc

Rocky Mountain HighA temporada de incêndios do verão de 2014 está indo bem e na maioria das regiões do país está sendo um começo lento. Em comparação com a média de 10 anos, está 50% menor, tanto no número de incêndios quanto em hectares queimados. Serviços de previsão disseram durante todo o ano que a temporada seria normal ou abaixo do normal em todas as partes do país, exceto para a Califórnia e noroeste do Pacífico. A partir de agora, tem sido a temporada mais lenta em uma década. Mas vamos esperar e ver o que a Mãe Natureza nos guardou.

A primeira semana de julho é um período que tem um significado especial para bombeiros florestais. Dois incidentes diferentes, 19 anos atrás, tiraram a vida de trinta e três bombeiros. Em 1994, o South Canyon Fire, logo saindo de Glenwood Springs, Colorado queimou após a passagem de uma forte frente fria. Mais de quarenta bombeiros estavam na Storm King Mountain naquele dia, quando o evento ocorreu. Alguns literalmente correram para salvar suas vidas em um terreno íngreme e difícil, enquanto outros abriram abrigos de incêndio e esperaram pelo melhor. Quando a fumaça diminuiu, quatorze homens e mulheres jovens estavam desaparecidos. Apenas em julho passado, 2013, dezenove membros do Granite Mountain Hotshots foram mortos quando um temporal causou um incêndio no local onde estavam caminhando logo saindo de Yarnell, Arizona.

Os novos contratos dos SEAT de uso exclusivo parece estar funcionando muito bem. As aeronaves estão sendo levadas para onde são mais necessárias e não estão vinculadas a qualquer área geográfica. Trinta e três aviões foram colocados estrategicamente em todo o país para o início do contrato e eles têm o oeste americano coberto. Os que não viram qualquer ação nas primeiras semanas foram transferidos para onde havia ocorrência de incêndio. Eu realmente gosto da programção de seis dias de trabalho e um dia de folga. É muito melhor para descansar e trabalhar do que o antigo doze e dois. Mesmo que qualquer aeronave possa funcionar com vários gestores SEAT na temporada, cada módulo de contrato é agora atribuído a um Inspetor de Projetos (IP). Esse indivíduo serve como um “escritório de compensação” para toda a documentação associada com o seu avião particular. Isto resume em uma única fonte de informação, em vez de ir atrás de vários gestores espalhados por todo o país.

À medida que mais e mais aeronaves de combate à incêndio de nova geração estão em serviço, estou tendo mais oportunidades para trabalhar com eles e devo dizer que estou impressionado. Outro dia, eu trabalhei em um incêndio no nordeste de Utah que tinha quatro SEAT, um P2V, dois BAe-146 e um DC-10 designado. Os 45, 50 minutos de tempo de traslado para mim foi apenas doze ou dezoito minutos para os jatos. Assistir o DC-10 alijando é

simplesmente fantástico. Com uma carga de retardador, o T-910 quase fechou um flanco de um incêndio de 1.012 hectares. Os três MD-87 Erickson estavam em contrato por algumas semanas quando foram recolhidos porque os motores estavam ingerindo retardador durante alijamentos ocasionado estol por perda do compressor. A empresa está trabalhando para corrigir isso e esperam tê-los de volta ao serviço em breve. Dentro de poucos anos, poderemos ter uma frota totalmente de aeronaves pesadas de combate à incêndio.

Eu sempre desejei passar o verão nas Rocky Mountains e parece que finalmente estou realizando meu desejo. Eu estou no Colorado por mais de 10 semanas e não vejo sinais de sair tão cedo. Eu amo as montanhas e as temperaturas moderadas. Espero que todos tenham uma temporada segura e próspera, e talvez um dia eu encontre você aqui nas Rocky Mountains.

(nota do tradutor: “Rocky Mountain High” é o título de uma música de John Denver que fala do “barato” que as montanhas provocam nas pessoas)

papo de cabine

Marc Mullis [email protected]

Page 9: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 9D www.agsuraviones.com

amarelaoo

Se pensa no melhor...Então pensa em Air Tractor. O avião mais procurado, por quem entende de Aplicação Aérea.

AgSur Aviones, vem se preocupado em suprir as necesidades dos compradores dos aviões Air Tractor. Desfruta de uma excelente pós-venda, compra sua próximo Air Tractor com AgSur Aviones. Caso precisar de maiores informações relativas à aquisição de um Air Tractor, peças de reposição, ou alguma outra necessidade, entre em contato conosco, será um honra em servir-lo.

[email protected]+1 817.478.9933

[email protected]+55 11.2221.2665

AgSur Aviones Distrbuidor Autorizada - Air Tractor, Inc.

Para America Latina

Page 10: Setembro 2014 - Edição em português

F-10

Uma empresa de terceira geração faz o flutuar

por Graham LavenderO famoso Fire Boss é um avião difícil de esquecer. A massiva estrutura do AT-802 fica no topo dos flutuadores modelo Wipline 10000A, os quais podem muito bem passar por embarcações de pequeno porte, e impõe sua presença carregando água em um incêndio ou parado na rampa, esperando a próxima chamada.

Ben Wiplinger, fundador da atual Wipaire, esteve envolvido na aviação desde muito cedo. Depois de frequentar a Universidade de Minnesota, ele se mudou para a Califórnia e voava para o trabalho em uma aeronave Aero Sport com motor Ford V-8. Ele serviu na Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu um sistema de pré-lubrificação para bombardeiros com motor radial. Após a guerra, ele começou um negócio de reparação e manutenção de aeronaves chamado Wiplinger Aircraft Service. Em 1951, ele comprou seu primeiro hidroavião, um Piper Super Cub sobre flutuadores Edo 1400. Ele teve problemas com o sistema elétrico de recolhimento do trem terrestre do Edo no conjunto de flutuadores anfíbios em um Cessna 180, então, ele projetou um sistema hidráulico e vendeu mais de 100 conjuntos. (Coincidentemente, este avião é ainda de propriedade de Bob Wiplinger, CEO da Wipaire, e usa agora flutuadores anfíbios Wipline 2100).

Em 1959, Ben vendeu seu negócio e colocou todas as suas idéias e projetos na fabricação do seu próprio conjunto de flutuadores, que viria a ser o início da série de flutuadores Wipline. Ele formou a Wipline, Inc. em 1960 e, em 1961, Ben comprou um Cessna 185 para usar como plataforma de teste para o seu primeiro conjunto de flutuadores. Depois de três anos e mais de oito mil dólares investidos, ele entregou o seu primeiro conjunto de

flutuadores com recursos inovadores: um topo plano para facilitar a entrada e saída da aeronave e uma técnica patenteada de colagem de metal especial que reduziu o número de rebites necessários para construir os flutuadores, resultando em um flutuador mais aerodinâmico e leve.

Nos dez anos seguintes, a Wipline, Inc. construiu e vendeu mais de 30 conjuntos de flutuadores. Bob Wiplinger, o filho de Ben, começou a trabalhar na Wipline em 1970 depois de se formar na Universidade de Minnesota com um diploma de engenharia aeronáutica. Em 1971, a Wipline comprou 160 hectares ao longo do rio Mississippi e mudou sua fábrica para lá, abrindo sua base de hidroaviões. Desde então, a Wipaire faz um churrasco semanal nesta base.

Em 1974, Bob expandiu a gama de serviços da empresa, fundando a Wipaire, Inc para a realização de manutenção homologada pela FAA e centro de serviços Cessna em Fleming Field. A Wipline, Inc. e a Wipaire, Inc.

fundiram-se em 1979 quando Bob comprou a Wipline, Inc de seu pai.

Durante a década de 80, a Wipaire introduziu os flutuadores Wipline 6000 para o Havilland Beaver e os flutuadores Wipline 8000 para o Cessna Caravan. Uma oficina de manutenção de aviônicos homologada pela FAA foi inaugurada em 1989 juntamente com um departamento de acabamento. Em meados da década de 80, a Wipaire tinha 35 funcionários e vendeu mais de 700 conjuntos de flutuadores.

A década de 1990 viu a introdução de várias séries novas de flutuadores, incluindo o maior deles, o Wipline 13000 para o Twin Otter, bem como o menor, o Wipline 2100. O Wipline 13000 surgiu em 1992 e tornou-se a primeira incursão da Wipaire em combate aéreo à incêndios após uma colaboração com a Província de Ontário para criar um flutuador para uma aeronave Twin Otter de combate à incêndios. Vários Certificados Suplementares de Tipo foram concluídos, incluindo extensões de ponta de asa,

Uma vista aérea dos escritórios corporativos da Wipaire no Hangar 1 em Fleming Field, em South Saint Paul, Minnesota.

Page 11: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com F-11

modificações da porta e o Boss Beaver a turbina. A oficina de interiores personalizados foi aberta tornando a Wipaire um prestador de serviço completo para seus clientes. Em 1992, o fundador Ben Wiplinger faleceu.

Durante a década de 2000, a Wipaire mudou-se para a sua sede no Hangar 1 em Fleming Field. Em 2003, o Fire Boss foi introduzido com os seus flutuadores Wipline 10000A, criados a partir da já conhecida série de flutuadores Wipline 13000. Desde então, cerca de 70 conjuntos de flutuadores Wipline 10000A foram vendidos em todo o mundo. Quarenta e um conjuntos foram entregues ao principal distribuidor do Fire Boss, a Air Tractor Europe SL, em Valência, Espanha,

quatro nos EUA para a Aero Spray e 16 para o Canadá, indo a maioria para a Conair. A Wipaire criou a Fire Boss, LLC para garantir que a qualidade e o serviço necessários à indústria de combate aéreo à incêndios sejam atendidos com prioridade.

Em 2008, o Fire Boss de cabine dupla foi homologado, juntamente com a conversão do motor 1600 SHP para o AT-802.

Para ser capaz de servir a crescente demanda, o departamento de manutenção da Wipaire expandiu sua capacidade através da criação do seu primeiro centro de serviços em 2013, em Leesburg, Flórida. Instalação de flutuadores, manutenção em geral, instalação de

A Wipaire fabricou mais de 2.000 flutuadores, desde a sua formação, em 1960. Os preços dos flutuadores Wipline variam de US $30.000 à US $1 milhão. Os flutuadores do Fire Boss são os mais caros e complexos pela sua capacidade de carregamento de água.

O trem de pouso de mola dos flutuadores Wipline 10000A para o Fire Boss são feitos de materiais compostos. Os flutuadores têm bequilha de cauda dupla.

interiores personalizados, instalação de aviônicos e de selecionadas modificações de Wipaire são realizados nesta unidade central da Flórida.

Hoje, a Wipaire tem 176 funcionários e fabrica 50 a 70 conjuntos de flutuadores por ano. Com mais de 16.723 metros quadrados de espaço para a fábrica, engenharia, administração e manutenção, ostentando grandes portas de hangar de 7.5 metros x 21 metros, a empresa oferece grandes modificações para muitos tipos de aeronaves como: abastecimento de um único ponto, atualizações de motor /

Estatística do Desempenho do FIRE BOSS

Distância entre

o incêndio e a fonte de água

Tempo médioda volta

Média da carga

de água porcarregamento

Tempo de combateentre abastecimento

Água alijadano incêndio

por hora

(em kilômetros)

(em minutos) (em litros) (horas) (em litros)

1.6 2 2.460,5 2.7 71.922,8

8 3 2.460,5 2.7 49.210,4

16 5 2.460,5 2.7 29.526,2

24 8 2.555,2 2.7 19.161,8

32 10 2.555,2 2.7 15.330,9

Este gráfico mostra os litros de água que o Fire Boss é capaz de alijar no incêndio baseado na distância entre o incêndio e a fonte de água mais próxima. Presume-se que o Fire Boss tenha tanques com capacidade de combustível de 1.438,5 litros e manterá pelo menos 151,4 litros de combustível reserva com o incêndio estando a 30 minutos de traslado da base de abastecimento, deixando 2.7 horas para executar o ciclo de carregamento/alijamento. Presume-se que o carregamento comece com 2.460,5 litros e chegue a 3.028,3 com o uso de combustível. Presume-se que 280,1 litros de espuma esteja a bordo quando da saída e seja usado quando as cargas são alijadas.

Três gerações da família Wiplinger: Bob Wiplinger, CEO, e o filho Chuck, presidente e COO, posando com uma foto de tamanho real do falecido Ben Wiplinger, fundador da Wipaire.

Page 12: Setembro 2014 - Edição em português

F-12

GARFIELD, WA • Fone: 00xx1 509-635-1212 • Fax: 00xx1 509-635-1477www.cascadeaircraftconversions.cominfo@cascadeaircraftconversions.com

Aviões Air Tractor & Thrushcom motor GE / Walter• 751 hp de potência a preços razoáveisCarenagem pressurizada para PT6• Reduz a ITT de 50 a 70° • Reduz o consumo de combustível em até 4 galões/hora.

hélices, conjuntos de asas STOL, inúmeras modificações de estruturas, extensões de ponta de asa e conjuntos de aumento de peso bruto, bem como seis modelos de esquis Wipline AirGlide para operações na neve. Peças novas e usadas, equipamentos, aviônicos, vendas de aeronaves e outros serviços, tais como abastecimento, armazenamento e carrinhos de alimentação também são oferecidos pela Wipaire nas suas instalações em Fleming Field, em South Saint Paul, Minnesota.

A Wipaire projetou mais de 100 modificações com Certificado Suplementar de Tipo para melhorar o desempenho, conveniência e confiabilidade. Estas modificações aprovadas pela FAA abrangem o espectro incluindo instalação de flutuadores Wipline, instalação de esquis Wipline AirGlide, instalação da porta do lado direito do Cessna 206, atualização de motor / hélices, aumento do peso bruto, extensões de cabine, relocação de baterias, painéis de instrumentos, e muitos mais. O seu departamento de manutenção é um centro de serviços para Cessna monomotor e Caravan, centro de serviços aprovado pela fábrica Viking, centro de serviço Quest autorizado pela Kodiak, além de ser um centro de instalação de modificações de vários outros terceirizados. O mais recente Certificado Suplementar de Tipo obtido pela Wipaire é para a instalação de geradores de vórtices em todos os modelos do AT-802. Os geradores de vórtice diminuem a velocidade de estol e melhora as manobras em baixa velocidade do AT-802.

Tanques opcionais de espuma em cada flutuador dão 265 litros de produto de extinção de fogo no sistema do avião. O tanque desliza para fora para facilitar o acesso aos componentes internos do flutuador.

Um modelo de flutuador 10000 Wipline no processo de fabricação para o Fire Boss que já foi vendido. Os conjuntos são fabricados de acordo com a entrada de pedidos. Um processo especial de fabricação é necessário para ambientes de água salgada conhecidos.

Através de anos de inovação, a Wipaire deixou sua marca nas indústrias agrícola e de combate aéreo à incêndio ao fazer o Fire Boss flutuar.

Eu carreguei em nossa pasta FTP algumas fotos para você dar uma olhada. Estas imagens são maiores. Para acessar o FTP, vá ao ftp://173.165.232.19. O login é Marketing01 e a senha é creat1ve.

Page 13: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com F-13

Jesse Weaver posando com o AT-802F usado pela Aero Spay, Inc no Deer Park Helibase. Foto: Robyn Broyles, BIA - NIFC / Comm - Ed Especialista.

por Marc MullisDesde seu lançamento pela Wipaire em 2003, o Fire Boss vem sendo um grande sucesso na comunidade de combate a incêndios. Ele é basicamente um Air Tractor AT-802F equipado com um conjunto de flutuadores anfíbios altamente modificados, baseados nos flutuadores que a Wipaire faz para os Twin Otter. O Fire Boss preenche um nicho na forma especializada de combate a incêndios conhecida como “scooping”. Esta técnica consiste em taxiar um hidroavião em alta velocidade em um corpo d’água, coletando água para encher seu hopper. O processo, que não é bem voar nem bem pousar, exige muita perícia e concentração da parte do piloto. Quando as condições certas são encontradas, o “scooping” pode ser muito efetivo para colocar bastante água na fogueira. Com um corpo d’água adequado por perto, os lançamentos podem ocorrer a cada dois ou três minutos. Uma vez, operei com um avião terrestre em um fogo próximo ao rio Columbia, no estado de Washington, junto com um hidroavião Canadair CL-215. Enquanto ele lançava 20 cargas de água por hora fazendo o “scooping”, eu penava para conseguir lançar uma carga de retardante por hora.

Com a porta de lançamento FRDS de vazão constante da Air Tractor instalada, o Fire Boss maximiza o uso do retardante lançado ao solo graças à vazão constante e precisa gerada pela porta. A combinação dos flutuadores Wipaire e da porta de lançamento FRDS de vazão constante da Air Tractor transformou o robusto AT-

802F no que talvez seja a solução mais efetiva e de custo mais baixo no combate aéreo ao fogo, em termos de custo por litro de retardante lançado.

Há atualmente mais de 70 Fire Bosses em operação em todo o mundo. Eles foram aceitos e se tornaram muito populares no oeste do Canadá, em vários países europeus e na Argentina e na Austrália, como uma das principais ferramentas na frota de combate aéreo a incêndios. Apesar desta aceitação generalizada, pode ser surpreendente saber que há apenas quatro Fire Bosses sob contrato nos Estados Unidos desde que o programa começou. Uma das razões é que as agências de combate ao fogo americanas tem tradicionalmente confiado em aviões terrestres como bombeiros. Outra razão para o início devagar dos Fire Boss nos EUA é que na realidade, há poucos lugares no país que sofrem incêndios e tem corpos d’água adequados para operações de “scooping”. Duas regiões que atendem a estes critérios são os estados de Washington e Minnesota. Estes são atualmente as únicas áreas que empregam o Fire Boss em suas atividades de supressão de fogos nos EUA atualmente. Porém, há várias outros locais nos estados do Idaho, Oregon, Oklahoma, Texas, Carolina do Norte, Michigan, Flórida e Califórnia que também seriam adequados a operações de “scooping”. A Fire Boss LLC, uma empresa-irmã da Wipaire, Inc., foi criada para explorar oportunidades em outras partes do país e para promover o

uso do Fire Boss por outras agências de combate ao fogo nos níveis federais, estaduais, de condado e municipais.

A única operadora de Fire Boss nos EUA até agora é a Aero Spray, baseada em Appleton, Minnesota, de propriedade de John Schwenk. John não é nenhum novato em combate aéreo ao fogo, atuando no programa de bombeiros aéreos monomotores há muitos anos. Seus primeiros contratos para Fire Boss apareceram graças a um relacionamento de trabalho próximo com Bob Wiplinger, CEO da Wipaire, Inc. e da Fire Boss, LLC. O estado onde John vive é conhecido como a Terra dos 10.000 Lagos (na verdade, 11.842 que tem mais de quatro hectares) e assim seria o lugar perfeito para pôr o Fire Boss à prova. Minnesota

Aviões e pilotos sem igual

Page 14: Setembro 2014 - Edição em português

F-14

Especializados em revisões gerais dePratt & Whitney R-985 e R-1340

FALAMOS ESPANHOLOFICINA DE MANUTENÇÃO NRO. CT2R754K HOMOLOGADA PELA FAA

9311 East 44th St. North Tulsa, Oklahoma 74115

918-838-8532Fax: 918-838-1659 • [email protected]

AG Aircraft peças em estoque!

Descontos que variam de 25% a 85% de desconto!

Novas peças de aeronaves excedente em estoque para: Cessna, Piper, AG Cat G164A/B-600 e muitos outros, fixa e asa rotor!

• partes de fuselagem • Acessórios e peças • Peças do sistema de dispersão • Rodas, freios e peças • Hélices, lâminas e peças • Velas de ignição, filtros de todos os tipos • Peças do motor, pistão e turbina • Equipamento: AN, MS, NAS

Inventário de Pesquisa

online gratuito!

www.preferredairparts.com

800-433-0814Toll free, U.S. & Canada

Tel. 330-698-0280 - Fax. [email protected]

Nós compramos de todo o mundo! Inventario de houas peças por preço minimo

PAreferred

irpartsChosen for value and service

tem uma temporada de fogo curta mas geralmente intensa na primavera, acontecendo após o degelo e antes da vegetação se recuperar.

Nenhum dos pilotos da Aero Spray eram habilitados para operação de hidroavião, então o primeiro passo de John foi fazê-los voar hidro. Ambos experientes pilotos de SEATs (Single Engine Air Tankers = bombeiros aéreos monomotores) nos AT-802F, John e Jesse Weaver cursaram uma escola na Flórida especializada em hidroaviões. Depois de completar este requerimento, John comprou um Bellanca Scout com flutuadores anfíbios para que eles pudessem fazer as horas de voo exigidas pelas seguradoras e agências de combate ao fogo para pilotar o Fire Boss. Jesse levou o Scout para o estado da Luisiana, onde mora, naquele inverno. Ele passou meses pousando nos pântanos e lagos que cobrem a parte sul do estado, acumulando horas e ganhando confiança em operação na água.

Assim que Jesse completou o tempo necessário, era hora de passar para o Fire

Boss. Isto era um passo intimidador, do pequeno Scout para a fera de 7.250 kg com uma cabine dois andares acima do solo. O programa de treinamento foi lento e meticuloso, mas em pouco tempo, Jesse estava se sentindo em casa. Na primavera de 2007, o Fire Boss foi testado em um contrato estadual no Minnesota. Embora o contrato não tenha resultado em muitas horas de voo, foi uma boa experiência para todos os envolvidos. O avião também foi usado em outro contrato estadual em 2008.

A temporada do fogo de 2009 foi o primeiro contrato federal do Fire Boss. Depois de completar o contrato na Minnesota na primavera, o avião foi levado para Deer Park, Washington, onde ele serviu em uma missão de 60 dias. O avião foi contratado e gerenciado pelo Escritório de Assuntos Indígenas (Bureau of Indian Affairs - BIA), com verbas fornecidas pelo Departamento de Recursos Naturais de Washington (Washington Department of Natural Resources - WA-DNR). Este arranjo serviu bem para todas as agências envolvidas, já que o avião foi usado em

reservas indígenas do BIA além de áreas estaduais e federais.

Ao final do contrato, o gerente dos SEAT, Bruce Jourdain, informou que o Fire Boss tinha voado em 24 incidentes para quatro agências diferentes, em um total de 49,57 horas de voo. Houve um total de 179 lançamentos com os seguintes quantitativos: 462.440 litros de água, 48.265 litros de Thermo-Gel e 18.360 litros de retardante. Uma missão típica consistia na aeronave decolar da base com uma carga de Thermo-Gel e depois de lançá-la no fogo, começar a operação com carregamente por “scooping”. Um avião sob contrato federal não pode fazer “scooping” em um corpo d’água depois de ter tido retardante no seu tanque. Sempre que Jesse saía da Base de Bombeiros de Omak levando retardante para um fogo, o hopper tinha de ser lavado antes que o Fire Boss pudesse voltar a fazer “scooping”. Todas as agências concordam que o Fire Boss foi um grande sucesso.

Perguntei a Jesse sobre as diferenças entre voar o Fire Boss e um AT-802 com o trem terrestre. Ele me disse que o mais difícil

Page 15: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com F-15

www.micron.co.uk

Atomizadores rotativos(Gotas Controladas) de baixovolume para aplicações aéreas

Saúde pública

Reflorestamentos

Controle de pragasmigratórias

Plantações

Agricultura em geral

RU: Micron Group Tel: +(44) 1885 482397Email: [email protected]

EUA: Micronair Sales & Service Tel: +(1) 512 266 9044Email: [email protected]

Brasil: AgrotecTel: +55 (53) 3026 2903Email : [email protected]

foi se acostumar com a altura do solo ou água até a cabine. O avião fica sessenta centímetros mais alto no chão do que na água.

Outra grande diferença entre os dois tipos é que o Fire Boss é anfíbio e como tal, tem trem de pouso terrestre retrátil. Como um piloto canadense de Fire Boss demonstrou, se você tentar fazer “scooping” com o trem terrestre estendido, você vai acabar de cabeça para baixo na água. Por este motivo, se exige que os pilotos de Fire Boss tenham treinamento de sobrevivência na água. Ao final deste curso, o aluno tem que demonstrar a capacidade de sair da cabine de cabeça para baixo dentro d’água. Jesse completou o curso dado pela Universidade da Luisiana em Lafayette. Os pilotos de Fire Boss também tem que usar um colete inflável durante a operação, e os aviões tem uma pequena garrafa de oxigênio para o piloto respirar por um curto período sob a água.

A operação de “scooping” é bem simples. O piloto seleciona um corpo d’água de pelo menos 1.600 metros de comprimento,

alinhado com o vento e com no mínimo 1,20 metro de profundidade. Uma aproximação normal para pouso é feita, e quando o avião toca a água, as tomadas que levam a água para o hopper são estendidas e toda a potência é aplicada. Leva de doze a quinze segundos para encher o hopper, após o que as tomadas se recolhem automaticamente e o avião pode sair da água.

O Fire Boss é um avião muito pesado, com seu peso vazio de 3.900 quilos superando em quase 900 quilos o peso de seus irmãos que só tem rodas. Para evitar exceder o peso máximo homologado de 7.258 quilos, o piloto tem que selecionar o volume de água a ser carregado. O avião que Jesse voa tem capacidade para 1.438 litros de combustível e 295 litros de concentrado de espuma. Com o concentrado de espuma a bordo, ele faz os primeiros “scooping” coletando cerca de 1.900 litros, e no final chega a encher o hopper de 3.028 litros. Com os tanques de combustível grandes, ele pode ficar na cena do fogo por até quatro horas.

Os primeiros Fire Bosses eram equipados

com motores Pratt & Whitney PT6A-67AG e lhes faltava um pouco de potência, especialmente nas condições de altas altitudes densidade onde os incêndios muitas vezes ocorrem. Recentemente, a Pratt & Whitney lançou uma versão mais potente deste motor, chamando-a de modelo F. Com mais 300 HP, ele cai bem no grande Fire Boss anfíbio. A potência extra significa que as distâncias percorridas no “scooping” são menores e as razões de subida e a velocidade de cruzeiro são aumentadas. Jesse diz que com o motor PT6A-67F ele alcançou razões de subida de 500 pés/minuto e velocidades de cruzeiro quase iguais às de um AT-802F de trem convencional com motor PT6A-67AG. Ele declarou que agora, com o motor maior, o avião realmente consegue fazer o trabalho para o qual foi criado.

O Fire Boss vem sendo uma grande história de sucesso. Não há dúvida que o número deles irá continuar a aumentar em todo o mundo. Agora, estou esperando para ver quanto tempo vai levar para a Air Tractor e a Wipaire pôr flutuadores anfíbios no irmão maior do AT-802, o AT-1002.

Aplicação Aérea...

Pode ser um desafio e tanto,mas ela ajuda a manter o mundo crescendo.

Na Mid-Continent, nós achamos que é nossa responsabilidade ajudar a manter o mundo crescendo. É por isso que fornecemos aviões agrícolas novos e usados, bem como peças de reposição, para

aplicadores aéreos em qualquer lugar.

P.O. Box 540 - 1601 Hwy 84Hayti, Missouri 63851 [email protected]

Tel: 573-359-0500800-325-0885

Fax: 573-359-0538

Page 16: Setembro 2014 - Edição em português

16D agairupdate.com

A Excursão Sul-Africana 2014 de AgAir Update Rota verde é a anterior

Rota vermelha é a atualRota azul é a futura

Parte 5 / Natal Aerial Spray

por Bill Lavender

No mês passado, na Excursão Sul-Africana 2014 de AgAir Update, eu estava perto de Pietermaritzburg, no sudeste da África do Sul, visitando Eugene Kalafatis na Heli-Tractor. Depois de

uma ida à área de carregamento do Bell 206 Jet Ranger da Heli-Tractor antes do sol nascer, Theunis, meu motorista e eu viramos para o noroeste, para o Vale Dargle, no Planalto de KwaZulu-Natal para visitar a Natal Aerial Spray.

A Natal Aerial Spray é propriedade de Mitch Spall e Ret Orsmond, e é operada por Mitch e Lyn Spall. Mitch é o CEO e Piloto-Chefe, e gerencia a empresa de dois Thrush e um Pawnee tanto no solo como no ar, enquanto Lyn cuida da contabilidade. A empresa fica baseada nas colinas da área rural a cerca de 25 quilômetros de Pietermaritzburg. A maior parte das operações ocorre a 3.500 pés acima do nível do mar, sendo que em alguns locais as aeronaves chegam a operar a 6.000 pés MSL.

Mark Zank é Agente de Segurança de Voo, e voa na Natal Aerial Spray há

mais de 10 anos. Mitch e Mark planejam treinar um piloto novato para sua primeira safra. Iain Rennie cresceu no meio da aviação e tem formação superior em agricultura. Iain voará sobre suas primeiras lavouras para a Natal Aerial Spray em um Pawnee que a empresa comprou recentemente da Orsmond Aviation em Bethlehem, África do Sul.

A Natal Aerial Spray usa dois Thrush turbina, junto com o recentemente adquirido Pawnee. Os Thrushes são um modelo 1974 e um 1976, com hoppers de 1.500 litros, caudas enteladas e motores Walter. Mitch vem operando estes motores Walter há 10 e 15 anos respectivamente, sem maiores problemas. Porém, na próxima revisão geral, ele pensará em uma troca para o motor PT6A, principalmente devido ao seu TBO de 3.500 horas, contra o TBO da Walter, de 1.500 horas.

Um Thrush de quase 40 anos, muito inteiro e com muitos hectares pela frente!

Mitch e Lyn Spall no escritório da Natal Aerial Spray no Vale Dargle, Planalto de KwaZulu Natal. 

Page 17: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 17D

março, quando as aplicações no milho e na soja começam. Cerca de 70% daquele trabalho é milho, 10% soja, 10% cana-de-

açúcar e o restante é de reflorestamento. A temporada do fogo começa em junho e segue até outubro, todos os anos.

O seu Thrush tem este prático degrau para checar o óleo?

Em missões de combate a incêndios, a Natal Aerial Spray frequentemente usa um tonel de 200 litros sob pressão, para o abastecimento. Esta é a tomada de pressão de ar com conexão rápida.

No meio de dezembro, a Natal Aerial Spray começa sua safra pulverizando cana-de-açúcar e reflorestamento até o meio de

Você voará prontamente.

A UTP é o principal fornecedor independente de

turbinas PT6 e seus componentes em todo o mundo.

Nós estocamos nossos produtos em nosso depósito para garantir

uma pronta entrega! Nós fazemos trocas e vendas de uma grande

variedade de modelos de motores e peças de reposição para turbinas.

334.361.7853 | [email protected] | utpparts.com

À F R O T A C O M P R O N T I D Ã O

Page 18: Setembro 2014 - Edição em português

18D agairupdate.com

Desde o início de 1990, quando o fungo da mancha cinza no milho chegou na região de Mitch, ele piorou e agora está sendo tratado até três vezes. Normalmente, a primeira aplicação é de trator, na fase de cinco folhas, e as segunda e terceira aplicações, de avião. As aplicações aéreas ocorrem com um intervalo entre 21 e 28 dias, com a última aplicação no início do pendoamento, entre fevereiro e março. Além disso, mais três tipos de fungo estão atacando o milho, e a ferrugem também está sendo encontrada na soja.

A Natal Aerial Spray usa

bicos de jato leque a 25°.

A Natal Aerial Spray usa bicos de jato leque a 25°. Para o inseticida, os bicos são virados retos para baixo, usando 55 psi com uma vazão de 30 lts/ha. Quando aplicando fungicidas, os bicos são virados a 60° com 45

psi e a vazão aumentada para 40 lts/ha. Para aplicações de glifosato e em reflorestamentos, a vazão é aumentada para 50 lts/ha a 60 psi, com os bicos entre 30° e reto para trás, dependendo

da situação. A barra tem 60% da envergadura da asa, em suportes padrão da Thrush.

O objetivo destas técnicas de aplicação

Uma mangueira de calibre e uma válvula lateral para um carregamento rápido do

Thrush.

é gerar menos de 5% das gotículas abaixo de 100 micra, com um VMD de 250 micra para aplicações de fungicida e inseticida e um VMD de 350 micra para aplicações de herbicida.

Com o anoitecer chegando, Theunis e eu precisamos pegar nosso caminho para Bethlehem, onde a Orsmond Aviation fica baseada. Ret Orsmond tinha me prometido um dia tranquilo na praia em Plettenberg Bay. Eu estava esperando descansar um pouco vendo o Oceano Índico banhando a praia antes de completar minha excursão na África do Sul. No mês que vem, minhas viagens me levam a Tony Hartwanger, da Ag-Sprayer em Caladon, África do Sul.

Page 19: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 19D

Air Turbine empresa homologada na América do SulSituada em Sorocaba - SP, a Air Turbine Aviation foi fundada em 1996, centro de serviços autorizado GE para os motores GE-M601 E H80, equipados nas Aeronaves Thrush 510G, entre outros. Capacitada para executar todos os serviços de manutenção pesada Heavy maintenance e manutenção de linha Line maintenance, nos motores GE M601/H80 e nos motores Pratt & Whitney PT6A series. A empresa está homologada para atuar nos seguintes países da América do Sul: Brasil, Colômbia e Paraguai.

A Air Turbine Aviation oferece: • Equipe técnica treinada e certificada pela GE Aviation para

motores. Modelos: GE M601 Series e H80 Series;• Equipe técnica treinada e certificada pela Pratt & Whitney

Canada. Modelos: PT6A – SERIES; • Suporte em campo disponível 24/7;• Todos os Serviços de manutenção pesada e de linha On

Wing, sem necessidade de remoção do motor;• Inspeção da seção quente – HSI - & e reparo da

accessory gearbox;

Sede da Air Turbine em Sorocaba/Brasil.

• Inspeção boroscópica completa do motor;• Inspeção de pré-compra;• Locação de motores.

Page 20: Setembro 2014 - Edição em português

20D agairupdate.com

• Oficina de Motores- Inspeções Dimensionais, Magnaflux, Zyglo e ultrassom.• Oficina de Cilindros- Camisas cromadas ou de ferro, cilindros “metalizados”, Reposição de 100% de Guias, Pistões Novos ou Revisados• Oficina de Acessórios- Revisões gerais de Magnetos, Carburadores, Caixas de Redução e Geradores• Oficina de Tornearia- Tornos, Máquina de Balancear, Retificadora de Virabrequim, Cilindros e Pistões.• Departamento De reposição- Estoque de peças para mais de um ano. Motores suficientes para suportar um Programa de Intercâmbio, Sala para Armazenagem de todos os Motores

AERO-ENGINES “O Motor Que Estabelece a Norma da Indústria da Aviação Agrícola”

Comemorando 58 Anos de Experiência em Motores de Aviação

FONE 00xx1 323-663-3961Fax 00xx1 323-664-5189 • [email protected] • www.aero-enginesinc.com

3030-34 North Coolidge Ave. • Los Angeles, CA 90039-3491

“Seu Especialista em Revisões Gerais de

Motores P&W R-985 e R-1340”

FORNECEMOSO MELHOR

Compare o Custo de Nossas Revisões...Incluem Magnetos e Carburador

Tem sido uma longa jornada, que começou em 1955. Oito mecânicos que eram colegas de trabalho, compraram uma empresa chamada Air Parts e formaram a Aero-Engines Inc. Em 1961, mudaram a empresa de Glendale, Califórnia, para a sua atual localização.

Minha jornada iniciou quando comecei a trabalhar para a empresa em outubro de 1971. Naquela época, dos proprietários originais, havia seis restantes: Elvin McCann, Nickolas C. Mangel, Vernon Trueman, Paul Mangel, Gilbert Rivera e Narciso Monge.

Embora eu não tivesse quase nenhuma experiência em mecânica, aqueles caras estavam dispostos a me contratar e treinar em todos os diferentes aspectos de manutenção de motores radiais. E assim o fizeram. Na mesma época que eu comecei, outras pessoas vieram a bordo para formar o núcleo do que viria a ser a próxima geração de proprietários.

Nickolas P. Mangel começou em 1969, seguido por Ed Stanwood, Robert Rivera, David Bowerman, eu, Tony Ortega, William Acosta e Bill McCann, que chegou em 1978. Em 1980, nos tornamos parceiros juniores na empresa e, em 1990, tornamo-nos proprietários.

Esta jornada nos levou por um longo caminho, conhecendo muitas pessoas interessantes, começando muitas amizades e prestando serviço para clientes em todo os EUA continental e ao redor do mundo.

Mas, depois da aposentadoria de alguns parceiros, o falecimento de três outros, é hora de dizer adeus e começar um novo capítulo em nossas vidas.

Nós estaremos fechando as portas da Aero-Engines às 3:20 da tarde, sexta-feira 29 de agosto de 2014, pela última vez. O mês de setembro será de preparativos para o leilão de equipamentos, motores, acessórios, ferramentas, etc

O leilão será realizado por Starman Bros. no fim-de-semana de 04 e 05 de outubro de 2014.

Queremos agradecer a todos pela oportunidade de poder serví-los nestes 59 anos. Desejamos muitas felicidades a todos e que nossos concorrentes e amigos, Tulsa Aircraft e Covington Aircraft continuem atendendo suas necessidades em motores.

É tempo de dizer adeus

(E-D) Alguns dos fundadores e funcionários da Aero-Engines; William (Bill) McCann, Edward Standwood, William (Bill) Acosta Jr., e Antonio (Tony) Ortega, com Otis Perera ajoelhado.

Aero Engines se despede

Page 21: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 21D

Page 22: Setembro 2014 - Edição em português

22D agairupdate.com

Entendendo as vantagens de um avião agrícola maiorpor Bill LavenderAté este ano, a dupla de pai e filho, Duilio e Nacho de Leon, eram devotos operadores de Pawnee. Sua empresa, a Aerodol, usava efetivamente quatro PA-25 Pawnees com motores de 235 HP, pulverizando trigo na “capital uruguaia do trigo”, Dolores, de onde a empresa tirou seu nome.

Isso tudo mudou quando o revendedor Air Tractor AgSur Aviones, da Argentina, entregou um AT-402B novo com motor PT6A-15AG em 20 de fevereiro de 2014. Mesmo assim, só um Pawnee foi vendido para abrir espaço para o novo Air Tractor. Porque a Aerodol se desviou de operar quatro aviões agrícolas pequenos para trazer um avião turbina maior e ainda manteve três dos Pawnees?

De acordo com o pai, Duilio, o constante crescimento da agricultura do país nos últimos anos, além da nova lei do

Ministério da Agricultura uruguaio que demanda que áreas sem cultivo tenham plantada uma cultura de cobertura para prevenir a erosão. Em razão disso, o número de hectares e o volume por hectare das aplicações aumentaram. Por isso, a empresa precisou de um avião com mais capacidade de carga e de cobrir mais hectares em um curto período de tempo. O Air Tractor AT-402B atende a esta necessidade perfeitamente. A Aerodol está convencida de que ele é o avião ideal para prestar um melhor serviço a seus clientes.

Os trabalhos de cobertura feitos pelo Air Tractor da Aerodol são principalmente espalhar sementes de cevada e azevém. O volume de aplicação é de 40 a 60 quilos de semente por hectare. O Air Tractor também é usado para outras aplicações durante o ano.

Quando perguntado “porque um Air Tractor?”, Duilio responde que há mais Air Tractors no Uruguai do que outros aviões agrícolas de grande porte. Isto garante melhor apoio técnico, peças de reposição e o conhecimento geral do avião.

A Aerodol foi formada em 1992. Depois de quatro anos, Duilio comprou terra de um cliente fazendeiro, que também era um amigo, para construir a pista atual nos arredores de Dolores. A Aerodol ainda tem que operar em até 25 pistas diferentes em um raio de 150 milhas da base em Dolores. Duilio considera isto como sua área local e prefere só operar nela para melhor servir seus clientes.

Quase todas as aplicações são sobre trigo, soja e cevada, com algum milho e sorgo. Para aplicações de herbicida, são usados bicos CP em vazões de 12 a

À esquerda estão os 15 painéis solares usados para produzir eletricidade. O Pawnee está no pátio de lavagem, sendo limpo com água coletada da chuva.

Page 23: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 23D

Novos itens... Aero Classic800 x 260 Dromader Fabricado nos EUA1100 x 12 10 lonas AT 802 Fabricado nos EUA

PNEUS AERONÁUTICOS

O Amigo do Operador Aeroagrícola• Todas as marcas de pneus novos

• Tamanhos difíceis de encontrar

• Fazemos recapeamento de pneus para uso pesado

• Frete grátis para a maioria dos itens (nos EUA)

• Preços baixos – enviamos para todo o mundo

• Escritórios em Los Angeles e Memphis• Escritórios em Los Angeles e Memphis

• Fácil de encomendar via website

Maior estoque & seleção de pneus aeroagrícolas

Revisamos e Reparamos

Injetores deTPE-331 & PT-6

Preços CompetitivosServiços Rápidos em um Dia

Trocas DisponíveisFala-se Espanho

Envie-nos um [email protected]

5005 Market Place • Mt. Juliet, Tennessee 37122(00xx1 615) 758-5005 • Fax (00xx1 615) 758-5501

CRS QTFR-573L

15 lts/ha. Para inseticida, a Aerodol usa atomizadores rotativos aplicando entre 5 a 15 lts/ha. Volumes mais altos (mais de 20 lts/ha) não são mais aplicados. Hoje, a Aerodol passou para baixas vazões mais efetivas, acrescentando óleo adjuvante em todas as aplicações.

Para aplicações de sólidos, difusores do tipo Swathmaster são usados. O Air Tractor e todos os Pawnees são equipados com GPS SATLOC Bantam. A Aerodol tem quatro pilotos, incluindo Duilio, para quatro aviões. Duilio e um de seus pilotos frequentaram o curso da Central Florida Aviation, em Orlando, na Flórida

para se preparar para sua conversão a turbina. A Central Florida Aviation tem o único simulador de AT-502 nos Estados Unidos. O pessoal técnico da Aerodol recentemente viajou para a Covington e para a fábrica da Air Tractor para receber treinamento. Atualmente, a Aerodol está trabalhando junto a Dinacia (a ANAC do

Um modo de proteger a bequilha e a mola da bequilha da erosão da tinta causada pela aplicação de sementes e fertilizante, uma capa de borracha fechada com zíper.

(E-D) Duilio e Nacho De Leon com seu novo AT-402B em Dolores, Uruguai. Duilio e um dos pilotos contratados voam o AT-402B. Nacho trabalha no solo, gerenciando a empresa.

Page 24: Setembro 2014 - Edição em português

24D agairupdate.com

150 mph 8,0%

abaixo de 200 microns 21,0%

abaixo de 200 microns 40,5%

abaixo de 200 microns

145 mph 6,6 17,6 34,3

140 mph 5,4 14,6 28,8

135 mph 4,4 11,9 23,9

130 mph 3,5 9,6 19,8

125 mph 2,8 7,7 16,3

120 mph 2,3 6,1 13,6

CP-07 e CP-09 Orificio de 0,125, Deflector em 0°

9,27 lts/min. —40 psi

CP-03 Orificio de 0,125 , 30°

Deflector em 0 ́9,27 lts/min. —40 psi

Ou Recém Começando!

Bicos CP são a MELHOR ESCOLHA!

Que bico funcionará

melhor para você?

MANUTENÇÃO é uma OBRIGAÇÃO!

Mesmo com a CP! Mantenha seus Bicos e Válvulas CP® em forma. Substitua as vedações e O-rings

anualmente.

Ligue para 00xx 1 866 303-0600 www.cpproductsinc.com

*Baseado em “Spray Nozzle Models”, USDA ARS AH-726, I. W. Kirk, Southern Plains Agricultural Research Center, College Station, TX, EUA. Ajustes: todos em 40 psi, 19 lts/min.; CP-11TT-ponta 4025, Ângulo Padrão de 8°; CP-09/07-orifício de .125”, 0° de Deflexão; CP-03-orifício de .125” 30° de Deflexão.

CP-11TT #25 40° Leque Plano 2.5 lts/min.—40 psi

Android

iPhone

Uruguai) para se capacitar para fazer a manutenção do AT-402 em suas instalações.

A Aerodol fez duas obras importantes para melhorar suas operações. Primeiro, eles construíram um novo hangar de 20 por 20 metros, onde guardam seu novo 402B. Depois, instalaram 15 painéis solares em um conjunto capaz de produzir 40 quilowatts de energia. Isto foi feito para fornecer energia para a sede da empresa em Dolores.

A Aerodol coleta água da chuva, a qual é usada para lavagem dos aviões da empresa e para diluir as caldas aplicadas. O tanque de armazenamento tem cerca de 30.000 litros de capacidade. Nacho De Leon à esquerda e seu pai Duilio à direita.

Page 25: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 25D

Um novo hangar foi construído para guardar o novo AT-402B na base em Dolores.

*Algumas restrições são aplicáveis. Os requi-sitos do motor básico para troca dependerão da oferta escolhida. Contate seu distribuidor ou visite Lycoming.com para mais detalhes.

© 2014 Avco Corporation. All rights reserved.

Ninguém conhece seu motor de fábrica melhor do que a fábrica que o construiu. Só a Lycoming pode revisar seu motor de volta às especifi cações como novo de fábrica, com uma caderneta com zero horas e uma garantia de fábrica de dois anos que aumentam o valor de seu avião. Não tem comparação.

Visite seu distribuidor local ou saiba mais em Lycoming.com.

LYC14011m_Desert_AgAirUpdate_Portuguese&Spanish.indd 1 8/13/14 12:05 PM

A seguir, a Aerodol projetou um sistema para coletar água da chuva para lavagem das aeronaves e para fazer as caldas das aplicações. A água encontrada em Dolores tem muito cálcio, deixando-a “dura” e difícil para diluir produtos. A água é coletada dos telhados dos hangares e canalizada para um tanque de 30.000 litros.

A Aerodol fez duas

obras importantes

para melhorar suas

operações.

“Nossa empresa vem crescendo continuamente desde que acrescentamos o Air Tractor”, diz Duilio. “Nacho e eu gostaríamos de adicionar mais um, mas eu acredito que sempre manteremos nossos Pawnees para as lavouras menores”.

P E R I Ó D I C O D E A V I A Ç Ã O A G R Í C O L A

Page 26: Setembro 2014 - Edição em português

26D agairupdate.com

Thrush Aircraft participou da maior feira aérea do mundo, a EAA Air Venture em Oshkosh, com o novo Thrush 510G Switchback, na semana de 28 de julho a 3 de agosto. Oshkosh é uma experiência diferente de qualquer outra e o encontro aeronaútico é algo que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.

Em Oshkosh, a Thrush lançou uma nova campanha publicitária chamada “Celebrando a Aviação Agrícola”. A Thrush está muito orgulhosa dessa campanha.

É uma campanha destinada a aumentar a consciência pública do papel dos

aplicadores aéreos no apoio à agricultura, silvicultura e saúde pública e, para homenagear os pilotos e operadores que trabalham nos campos todos os dias.

No seu papel de líder, a Thrush sente que é a nossa responsabilidade ajudar a promover a nossa indústria em todo o

Thrush lança “Celebrando a Aviação Agrícola” em Oshkosh

NAAAs Lindsey Barber

Page 27: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 27D

Flying Tiger Aviation(00xx318) 244-7581

[email protected]

Ataque com um tigre!

Call now!

A Flying Tiger Aviation oferece treinamento prático e teórico para pi-lotos agrícolas iniciantes e transição para turbinas para veteranos.

Ligue Agora!

EducaçãoSuperior

• Instrução teórica e para aviões de trem convencional

• Instrução para licença de aplicador de pesticidas

• Turbine Thrush duplo-comando

• Ag Cat duplo comando

• Instrução para IFR e comercial

GE Aviation

robusto por uma razãoOs motores da série H80 da GE são construídos para durar, com materiais avançados e um robusto projeto de turbo-hélice. Combinando as mais recentes tecnologias com o o moderno projeto aerodinâmico 3D, estes grupos propulsores fornecem a melhor potência de decolagem, desempenho confi ável em dias quentes e os custos reduzidos exigidos pelo moderno aplicador aéreo.

Para experimentar a próxima geração de desempenho de motores, ligue:

Greg Ryan Representante Comercial Américas do Sul e do Norte00xx1 [email protected]

Michal Ptacnik Representante Comercial Europa, África, Ásia e Austrália00xx [email protected]

Motor turbo-hélice GE série H80

68364_h80_aau_jr_pg_ad_portuguese.indd 1 12/19/11 12:36 PM

mundo, e este é um trabalho que temos a honra de assumir.

A campanha lançada em Oshkosh é o primeiro passo de muitos que estão sendo planejados. O objetivo da campanha é promover o papel vital que a nossa indústria desempenha no ciclo agrícola e os requisitos únicos que os nossos pilotos e equipe possuem, a fim de realizar o seu trabalho mais seguro e melhor a cada dia. Isso é importante porque quanto mais mostramos as pessoas o que fazemos, melhor será a sua compreensão da tecnologia usada

em cada voo que faz com que nos tornemos cada vez melhores.

O novo 510G Switchback estava apenas em exposição em Oshkosh. Os membros da equipe da Thrush Aircraft, Terry Humphrey e Eric Rojek, mostram aos participantes as características distintas da aeronave, incluindo o novo Gatebox com fluxo horizontal constante que permite aos operadores mudar de modod de pulverização para combate à incêndios quase que imediatamente. 

Page 28: Setembro 2014 - Edição em português

28D agairupdate.com

Conversõesde Turbina PW &GE

Sistema de Partida a Frio para Turbina

Porta de Lançamento para Combate a Fogo

Ponto Central para oReabastecimento do Sistema

FLuX, o aviônico digital ideal para o monitoramento da pulverização.A NCB, criada em 2006, está estabelecida em São José dos Campos no principal pólo aeroespacial nacional. Está empenhada em desenvolver produtos que promovam a utilização sustentável dos recursos e insumos envolvidos no processo de pulverização. Desenvolveu com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e com a parceria da empresa Zanoni Equipamentos, uma linha de produtos especialmente customizada à realidade do mercado de aviação agrícola nacional. O FLuX, primeiro resultado dessa iniciativa, é um fluxômetro utilizado pelo piloto para a leitura da vazão em tempo real. “Ele calcula a vazão ideal no equipamento, monitora a vazão

em tempo real e acompanha a quantidade aplicada através do totalizador”. Fernando Nicodemos, sócio-diretor de pesquisa e desenvolvimento da NCB afirma: “Evita-se o desperdício”.

O FLuX é de fácil instalação e é compatível com todos os fabricantes e modelos de aeronaves. É composto de um monitor digital que deve ser instalado no painel de aeronave e de um sensor do tipo turbina acoplado a um filtro que devem ser instalados na tubulação da parte externa inferior. “É importantíssima a utilização de um filtro antes do sensor. Sem ele há uma degradação acelerada, causando o mau funcionamento do equipamento.”, diz Sérgio Zanoni, sócio da Zanoni Equipamentos.

O FLuX é de fácil instalação e é compatível

com todos os fabricantes e modelos de

aeronaves.

O FLuX é compatível com turbinas de 1”, 1”¼, 1”½ e 2”, permitindo a leitura de vazões entre 10 a 750 litros/minuto. Opera no mercado nacional oficialmente em lote piloto desde a safra de 2012. São mais de 100.000 hectares somente na última deste ano. Um lote do equipamento FLuX II opera atualmente, o primeiro da linha de controladores automáticos de vazão da empresa.

A NCB busca a melhoria da qualidade não só do FLuX, mas de toda a sua linha de produtos. A normatização NBR15100 - Sistema de Gestão da Qualidade para o setor Aeroespacial, requisito que está em fase de implementação, é um grande diferencial que só uma empresa 100% nacional poderia oferecer aos seus clientes. Participou ativamente da feira do congresso SINDAG 2014, oferecendo uma palestra comercial. O destaque foi o sorteio de (1) uma unidade do FLuX dentre os presentes, lançando ao mercado a comercialização oficial.

Informações sobre os produtos da NCB podem ser encontradas em www.ncb.ind.br.

Page 29: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 29D

Page 30: Setembro 2014 - Edição em português

30D agairupdate.com

AGORA OFERECENDO Homologado e certificado

WINGMAN• Anteriormente fornecido pela Frost Flying Inc. .• Mais de 40 unidades vendidas• Em estoque e pronto para entrega imediata

[email protected] Hatton Road, Suite A, Wichita Falls, TX 76302 Telefone 00xx1 940-687-1100 Fax 00xx1 940-687-1941

Falamos Espanhol Ligue para seu Distribuidor Autorizado TranslandQualidade da Dispersão

ADQUIRIU E É AGORA SEU FORNECEDOR DE

PRODUTOS

Page 31: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 31D

Relatório da recente visita ao engenho de Açúcar Monte Rosa, Nicarágua

Engenho de Açúcar Monte Rosa, Chinandega, Agrônomos e técnicos que participaram no curso de treinamento sobre aplicação de agentes de maturação na cana ao lado de um dos seus Cessna.

por Alan [email protected] fica a Nicarágua? É o maior dos países da América Central, mas com baixa densidade populacional. A Nicarágua faz fronteira com Honduras ao norte e Costa Rica ao sul. É um pouco maior do que o Estado de Nova Iorque. É montanhosa no oeste, com vales férteis e dois grandes lagos, o Nicarágua e o Manágua, que são ligadas pelo rio Tipitapa. A costa do Pacífico é de origem vulcânica e muito fértil e foi anteriormente dedicada à produção de algodão nas décadas de 1970 e 1980. O engenho de açúcar Monte Rosa está próximo à cidade de Chinandega, no norte, hoje cultivando a cana em substituição ao algodão. A costa pantanosa caribenha é apropriadamente chamado de “Costa do Mosquito”.

Este engenho de açúcar opera um Grumman AgCat e dois aviões Cessna equipados com bicos de pulverização CPllTT. Os principais desafios com a aplicação de agentes de maturação é o tempo da aplicação para obter o máximo impulso à produção de açúcar com a colheita ocorrendo cerca de 40 dias após a aplicação dos agentes de maturação. O único método viável de aplicação é o aéreo, com ênfase na boa cobertura da cultura que requer pulverização de gotas de tamanho médio e ainda mantendo o controle adequado de pulverização “fora do alvo”. Infelizmente, este equilíbrio é muito difícil de alcançar na prática.

Os volumes de aplicação utilizados são tipicamente de 4 a 6 galões por hectare ou 15 a 23 litros por hectare, e este engenho muitas vezes adiciona melaço na mistura de pulverização aproveitando a densidade e também as suas características físicas de diminuição da evaporação das gotas como uma ferramenta na redução de deriva. Infelizmente, o controle de deriva não pode ser resolvido com a simples adição de um produto mágico e requer atenção aos detalhes, incluindo: Tipo de bico de pulverização, tamanho do orifício, pressão de pulverização, orientação para o fluxo de ar, altura de vôo, misturas químicas, condições meteorológicas, para citar apenas algumas.

Durante esta visita, eu tive a oportunidade de realizar uma série de testes com diferentes ajustes e monitorar as aplicações utilizando uma câmera de vídeo “GoPro” acoplada na aeronave.

conclusões: Sobre o uso dos bicos CPllTT em aeronaves lentas, como o Cessna e Grumman AgCat1. risco mínimo de deriva do pulverizador: como consequência

do amplo espectro de gotas, apenas uma baixa % do volume de pulverização a menos de 200 microns.

2. cobertura de penetração muito limitada da cultura, pois a maior parte do volume de pulverização foi aplicada utilizando grandes gotas.

3. Os testes destacaram a importância da manutenção detalhada

para assegurar que os bicos tenham ventiladores planos para obter uma cobertura adequada.

4. Apesar da manutenção cuidadosa, a câmera GoPro gravou inúmeros problemas com válvulas de retenção que não fecharam no final de uma passagem e vazou a mistura de glifosato durante os balões, resultando em danos de deriva.

MACBRI Produtos Agrícolas Ltda.

www.macbri.comTecnologia em aplicações aéreas

Não arrisque sua sorte!Consulte MACBRI

• Consultoria com ampla experiência no controle das pragas com baixos volumes • Calibração de aeronaves agrícolas para obtenção de resultados superiores • Assessoria em acréscimo de eficiência operacional • Controle da deriva

MACBRI Produtos Agricolas Ltda,São Paulo, Brasil Brasil: (11) 7284.9151Argentina: (11) [email protected]: mccracken007

Alan McCracken5611 NW 60th Street,Kansas City, MO 64151, USATel: (816) 505.2048Cel: (816) 728.1945Fax: (816) 505.2049

Page 32: Setembro 2014 - Edição em português

32D agairupdate.com

Eficiência da atomização:

CESSNA YN-CIA com bicos CPllTT comparando 38 litros com 11 litros/hectare

Observações: observe as diferenças nos valores para cada volume de pulverização. Com o volume de pulverização inferior, mais gotas por cm² foram recolhidas e o tamanho das gotas foi menor em todas as três medições. O valor para Dvo.1 em 144 microns com o tratamento de 11 litros/hectare ainda é relativamente alta, confirmando um risco relativamente baixo de deriva.

Distribuição do espectro de gotas com bicos CPllTT, 40lbs/in² de pressão, voltado para trás em ângulo de 135°. VMD: diâmetro médio de gota de 190 mícrons. Este gráfico ilustra claramente como o valor VMD é insignificante uma vez que o espectro varia de 100 a 1000 microns.

Observações: risco muito baixo no que diz respeito à deriva com apenas 1,5% do volume de pulverização coletado em gotas de menos de 200 micra de diâmetro, porém cobertura/penetração da cultura muito baixa devido a uma porcentagem extremamente elevada (60%) do volume de pulverização com gotas maiores que 400 microns

Page 33: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 33D

O GPS confiável

Fácil de Instalar. Fácil de Usar. Simples

Desde seu lançamento na América do Norte, há 5 anos, a TracMap vem acumulando uma forte base de clientes satisfeitos.

Eles gostam de sua simplicidade e confiabilidade.

Barra de Luzes Interna ou Externa

O GPS TORNADO FÁCILContate — TracMap, Griffin, GA, USA

00xx

00xx

Page 34: Setembro 2014 - Edição em português

34D agairupdate.com

CFAA Central Florida Ag Aero, LLCwww.CentralFloridaAgAero.com

00xx1 866-673-8607 • 00xx1 407-482-2266 • [email protected]

TREINAMENTO BASEADO EM SIMULADORESModernos e Comprovados Métodos de Treinamento para os Pilotos e Aeronaves Atuais

Agrícola – Combate ao Fogo – Operações EspeciaisTransição Inicial para Turbinas – Treinamento p/Repasses

(todas as marcas e modelos)

GPS / Controle de Deriva / Segurança Operacional / Procedimentos de EmergênciaAprovado por Seguradoras

Treinamento em Aeronaves Disponível

Observações: ao reduzir o volume de pulverização, há um aumento na % do volume de pulverização abaixo de 200 micra, de 2% a quase 4% por um motivo muito simples: volumes mais baixos significam orifícios de tamanho menor e orifícios de tamanho maior resultam em gotas maiores.

Análise do espectro de gotas com 11 litros/hectare usando CPllTT inclinado para baixo num ângulo de 90°.

Observações: em termos técnicos, o espectro de gotas com esta aplicação é muito melhor do que os testes efetuados com 19 ou 38 litros/hectare, neste caso, aproximadamente 20% do volume de pulverização foi de gotas maiores do que 500 microns, o que é uma melhoria dramática em relação à primeira análise.

Gráfico ilustrando a cobertura, em teoria, ao voar em um padrão de carrossel

Observações: Ao voar em um padrão de carrossel com faixas de 18 a 20 metros, a análise mostrou um coeficiente de variação de 18% sobre a faixa da aeronave. Com faixas mais largas ou estreitas, houve uma variação maior na uniformidade de deposição.

AERO AGRICOLASANTOS DUMONT LTDA

AERO AGRICOLASANTOS DUMONT LTDA

AERO AGRICOLASANTOS DUMONT LTDA

Our instructors speak EnglishNuestros instrutores hablan Español

AERO AGRICOLA SANTOS DUMONT LTDA.HOMOLOGAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA 9001-05/DACCNPJ: 88.418.116.0001/96 - Caixa Postal: 1008 - Cep: 96.508-970

CACHOEIRA DO SUL / RS / BRASILFone/Fax: 51 3723 7000 e 51 3723 7008 - Celular: 51 99961597

E-mail: [email protected]

O maior vendedor de aviões do Mercosul.

AVIAÇÃO AGRÍCOLACURSO DE PILOTO AGRÍCOLA - CAVAG

OFICINA HOMOLOGADA 9001-05/ANAC C 1 e 2

Cuidado especial necessário para evitar vazamentos nos bicos, vários bicos observados estavam vazando durante os balões, embora tivessem sido meticulosamente limpos e verificados antes de voar.

Page 35: Setembro 2014 - Edição em português

agairupdate.com 35D

índice.Aero Agricola Santos Dumont ....34D

Aero Engines .................................20D

AgNav ........................................3, 32D

AgSur Aviones ................................9D

Air Tractor Inc .................................7D

Air Turbine Aviation .....................19D

Aravia S. A. ....................................32D

Cascade Aircraft Conversions ....12D

Central Florida Ag Aero LLC ........34D

CIFE ..................................................6D

Covington Aircraft Engines .........36D

CP Products Co., Inc. ....................24D

Desser Tire and Rubber ..............23D

Escapamentos João Teclis ...........18D

Flying Tiger Aviation.....................27D

Frost Flying Inc. ...........................21D

GE Aviation ...................................27D

Gota .................................................6D

Inquima .........................................13D

Lane Aviation, Inc. ..........................5D

Lycoming .......................................25D

MACBRI..........................................31D

Microbell Jaboticabla Industria ..26D

Micron Sprayers Limited .............15D

Microspin .....................................22D

Mid-Continent ..............................15D

NCB ................................................29D

Preferred Airparts ........................14D

SATLOC ..........................................35D

Schweiss BiFold Doors ................32D

Spectrum Electrostatic Sprayers 17D

STOL LTDA ...................................12D

Tennessee Aircraft Co .................23D

Thrush Aircraft Inc. ........................2D

TracMap ........................................33D

Transland .....................................30D

Travicar Ltda ...................................6D

Tulsa Aircraft Engines ..................14D

Turbines Conversions LTD ..........28D

Universal Turbine Parts ...............17D

SATLOC

Satloc® Bantam

• Tela Touch-Screen personalizável em tempo real e mapa dinâmico

• Nova placa Crescent interna a CPU, a qual aumenta a funcionalidade para lidar com G Force

• Cria e converte arquivos KML do Google Earth

• Interruptores de controle remoto

• Design leve

• HQ compatível

… e muito mais!

8444 N. 90th Street, Suite 130 Scottsdale, Arizona 85258 USA

Phone: (480) 348-9919 Toll Free 800-247-3808

www.AgJunction.com

Características:

A Bantam Satloc, juntamente com todos os AgJunction e Satloc produtos apresentam, em tempo real monitoramento através de HQ!

BRASILAeroglobo Comercio dePeças e Aeronaves [email protected]

[email protected]

Fibraer Ind. Aeronautica [email protected]

Porto [email protected]

Chame o seu revendedor local para obter detalhes

SAT-109B POR.indd 1 4/3/14 9:57 AM

Page 36: Setembro 2014 - Edição em português

36D agairupdate.com