setembro 2014 - cinemateca.pt · ... branca de neve e os sete anões de ben sharpsteen, ... assente...

4
SETEMBRO 2014 Programa Especial ESPELHOS, DRAGÕES, MAGIA NEGRA E ESQUELETOS OS CLÁSSICOS DA DISNEY 11, 12 e 13 de setembro, na Cinemateca Júnior (Palácio Foz) em colaboração com o Aquilo que sempre mais nos atraiu nas animações clássicas da Disney era o medo. Eram esses momentos que nos marcavam a memória e que, de certa forma, nos preparavam para o mundo que aí vinha. Quem não se lembra da Bruxa Má da Branca de Neve? Ou da transformação dos rapazes em burro em «Pinóquio»? Ou de Mickey como aprendiz de feiticeiro e do sabat das bruxas em «Fantasia»? Pode-se assim afirmar que o apelo pelos filmes de terror – que continua na adolescência e nos acompanha até à idade adulta – começa nos filmes de animação da Disney, uma autêntica antecâmara dos “contos de fadas para adultos”, fórmula pela qual muitos realizadores de terror definem o género. Os três títulos selecionados para este programa especial encontram-se no topo da lista dos melhores filmes americanos de animação do American Film Institute: «Branca de Neve» em primeiro, «Pinóquio» em segundo e «Fantasia» em quinto. Quinta-feira 11 10h30 | SNOW-WHITE AND THE SEVEN DWARFS – Branca de Neve e os Sete Anões de Ben Sharpsteen, Wilfred Jackson, David Hand, William Cottrell, Perce Pearce Estados Unidos, 1937 – 86 min / dobrado em português do Brasil | M/4 A Rainha Má pergunta todos os dias ao seu Espelho Mágico "quem é a mais bela de todas", até que, certo dia, o espelho lhe responde com outro nome que não o seu: Branca de Neve, a sua enteada. Enfurecida, a Rainha Má ordena a um lenhador que mate a rapariga e lhe leve o seu coração como prova. Mas o lenhador é incapaz de cometer tal ato, e Branca de Neve esconde-se na floresta, acabando por encontrar a cabana dos Sete Anões. Baseado num conto negro dos Irmãos Grimm, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES permanece como um dos mais emblemáticos filmes produzidos por Walt Disney, com uma qualidade de animação primorosa, cuja elegância orgânica, assente no desenho e na pintura, não pode ser replicada pela mais moderna tecnologia. LOBO MAU Criada em 2008, a secção Lobo Mau destina-se aos públicos mais jovens, tendo, ao longo das várias edições do Festival, assumido vários formatos e programado filmes e atividades para escalões etários diversificados. O medo é, desde sempre, ingrediente central no ato de contar de histórias. É um mecanismo dos contos de fadas para transmitir uma moralidade ou sentido de dever, tem a função de prevenir contra o mau comportamento, que tem como consequência um castigo. As crianças gostam de pôr à prova a sua coragem para enfrentar e vencer os medos. O cinema é o lugar ideal para travar essa "batalha", num ambiente propício para tal fim, rodeadas de amigos ou colegas da mesma idade e sob supervisão de adultos.

Upload: lyphuc

Post on 10-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SETEMBRO 2014

Programa Especial

ESPELHOS, DRAGÕES, MAGIA NEGRA E ESQUELETOS OS CLÁSSICOS DA DISNEY

11, 12 e 13 de setembro, na Cinemateca Júnior (Palácio Foz)

em colaboração com o

Aquilo que sempre mais nos atraiu nas animações clássicas da Disney era o medo. Eram esses momentos que nos marcavam a memória e que, de certa forma, nos preparavam para o mundo que aí vinha. Quem não se lembra da Bruxa Má da Branca de Neve? Ou da transformação dos rapazes em burro em «Pinóquio»? Ou de Mickey como aprendiz de feiticeiro e do sabat das bruxas em «Fantasia»? Pode-se assim afirmar que o apelo pelos filmes de terror – que continua na adolescência e nos acompanha até à idade adulta – começa nos filmes de animação da Disney, uma autêntica antecâmara dos “contos de fadas para adultos”, fórmula pela qual muitos realizadores de terror definem o género. Os três títulos selecionados para este programa especial encontram-se no topo da lista dos melhores filmes americanos de animação do American Film Institute: «Branca de Neve» em primeiro, «Pinóquio» em segundo e «Fantasia» em quinto.

Quinta-feira 11 10h30 | SNOW-WHITE AND THE SEVEN DWARFS – Branca de Neve e os Sete Anões

de Ben Sharpsteen, Wilfred Jackson, David Hand, William Cottrell, Perce Pearce Estados Unidos, 1937 – 86 min / dobrado em português do Brasil | M/4

A Rainha Má pergunta todos os dias ao seu Espelho Mágico "quem é a mais bela de todas", até que, certo dia, o espelho lhe responde com outro nome que não o seu: Branca de Neve, a sua enteada. Enfurecida, a Rainha Má ordena a um lenhador que mate a rapariga e lhe leve o seu coração como prova. Mas o lenhador é incapaz de cometer tal ato, e Branca de Neve esconde-se na floresta, acabando por encontrar a cabana dos Sete Anões. Baseado num conto negro dos Irmãos Grimm, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES permanece como um dos mais emblemáticos filmes produzidos por Walt Disney, com uma qualidade de animação primorosa, cuja elegância orgânica, assente no desenho e na pintura, não pode ser replicada pela mais moderna tecnologia.

LOBO MAU Criada em 2008, a secção Lobo Mau destina-se aos

públicos mais jovens, tendo, ao longo das várias

edições do Festival, assumido vários formatos e

programado filmes e atividades para escalões etários

diversificados.

O medo é, desde sempre, ingrediente central no ato

de contar de histórias. É um mecanismo dos contos

de fadas para transmitir uma moralidade ou sentido

de dever, tem a função de prevenir contra o mau

comportamento, que tem como consequência um

castigo.

As crianças gostam de pôr à prova a sua coragem

para enfrentar e vencer os medos. O cinema é o

lugar ideal para travar essa "batalha", num ambiente

propício para tal fim, rodeadas de amigos ou colegas

da mesma idade e sob supervisão de adultos.

14h30 | Atelier

OS TRUQUES DO MEDO – DESMISTIFICAR O MEDO (especial Disney) Conceção e Orientação: Vanessa Sousa Dias Dos 5 aos 10 anos | Duração: 2 horas

Por que é que os “monstros” são chamados de “monstros”?, e será que são necessariamente “maus”? Através de heróis, anti-heróis e de vilões dos filmes clássicos (e menos clássicos) da Disney, vamos tentar responder a estas questões! Ah, e criar os nossos próprios monstrinhos!

Sexta-feira 12 10h30 | PINOCCHIO – Pinóquio de Ben Sharpsteen, Hamilton Luske Estados Unidos, 1940 – 88 min / dobrado em português do Brasil | M/6

O carpinteiro Gepeto cria uma marioneta de pinho, na forma de um menino que batiza de Pinóquio. Como o velho Gepeto sempre foi bom e generoso durante a sua vida, mas nunca teve filhos, a Fada Azul decide dar vida à marioneta. Mas, antes de se tornar um menino a sério, Pinóquio tem de provar que o merece, enfrentando monstros do mar, magia negra e outros temíveis perigos. O livro do italiano Carlo Collodi, de finais do século XIX, foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas é a versão da Disney e é o design das suas figuras animadas que primeiramente associamos às personagens desta história. Com um propósito moral óbvio, Pinóquio é uma grande aventura e um road movie infantil sem rival.

14h30| Atelier OS TRUQUES DO MEDO – DESMISTIFICAR O MEDO (especial Disney)

Conceção e Orientação: Vanessa Sousa Dias Dos 5 aos 10 anos | Duração: 2 horas

Por que é que os “monstros” são chamados de “monstros”?, e será que são necessariamente “maus”? Através de heróis, anti-heróis e de vilões dos filmes clássicos (e menos clássicos) da Disney, vamos tentar responder a estas questões! Ah, e criar os nossos próprios monstrinhos!

Sábado 13 11h00 | FANTASIA – Fantasia de Walt Disney Estados Unidos, 1940 – 120 min/ dobrado em português do Brasil | M/12

Oito peças musicais são pano de fundo de outras tantas sequências animadas, umas seguindo uma estrutura narrativa e outras mais abstratas. Entre os segmentos mais famosos, inclui-se "O Aprendiz de Feiticeiro", em que o Rato Mickey interpreta a personagem principal, "O Rito da Primavera", onde se ilustra a evolução da vida na Terra ou a "Dança das Horas", com o seu gracioso ballet de avestruzes e hipopótamos. Repleto de criaturas temíveis, como bruxas, fantasmas e o demónio gigante, Chernabog – para o qual Bela Lugosi posou inicialmente – FANTASIA constrói primorosas sequências de animação sobre música interpretada pela Orquestra de Filadélfia, sob a direção do maestro Leopold Stokowski.

15h00 | SNOW-WHITE AND THE SEVEN DWARFS – Branca de Neve e os Sete Anões de Ben Sharpsteen, Wilfred Jackson, David Hand, William Cottrell, Perce Pearce Estados Unidos, 1937 – 86 min / dobrado em português do Brasil | M/4

A Rainha Má pergunta todos os dias ao seu Espelho Mágico "quem é a mais bela de todas", até que, certo dia, o espelho lhe responde com outro nome que não o seu: Branca de Neve, a sua enteada. Enfurecida, a Rainha Má ordena a um lenhador que mate a rapariga e lhe leve o seu coração como prova. Mas o lenhador é incapaz de cometer tal ato, e Branca de Neve esconde-se na floresta, acabando por encontrar a cabana dos Sete Anões. Baseado num conto negro dos Irmãos Grimm, «Branca de Neve» permanece como um dos mais emblemáticos filmes produzidos por Walt Disney, com uma qualidade de animação primorosa, cuja elegância orgânica, assente no desenho e na pintura, não pode ser replicada pela mais moderna tecnologia.

SÁBADOS EM FAMÍLIA

SESSÕES DE CINEMA

Sábado [6] 15h00 | A MATTER OF LIFE AND DEATH – Caso de Vida ou de Morte de Michael Powell, Emeric Pressburger com David Niven, Kim Hunter, Raymond Massey, Roger Livesey Reino Unido, 1946 – 104 min / legendado em português | M/12

Uma obra-prima do cinema fantástico que é simultaneamente uma das mais deslumbrantes experiências com a cor no cinema. Um piloto ferido em combate é sujeito a uma melindrosa operação, e o tempo dela é também o de uma digressão pelo “outro mundo” (a preto e branco, contrastando com a cor do mundo real), onde tem de enfrentar um julgamento.

Sábado [13] | Em colaboração com o MOTELX (ver primeiras páginas deste programa)

11h00 | FANTASIA – Fantasia de Walt Disney Estados Unidos, 1940 – 120 min / dobrado em português do Brasil | M/12

15h00 | SNOW-WHITE AND THE SEVEN DWARFS – Branca de Neve e os Sete Anões de Ben Sharpsteen, Wilfred Jackson, David Hand, William Cottrell, Perce Pearce Estados Unidos, 1937 – 86 min / dobrado em português do Brasil | M/4

Sábado [20]

No final da sessão teremos uma atividade monstruosamente divertida!

A entrada é livre!

As atividades do Programa Especial ESPELHOS, DRAGÕES, MAGIA NEGRA E ESQUELETOS - Os Clássicos da Disney destinam-se ao público geral e também a grupos. Ateliers: é necessária marcação prévia para [email protected]. Nº de participantes: mínimo 10, máximo 20. Sujeito a confirmação. Filmes: a marcação prévia apenas é necessária para grupos organizados.

15h00 | IT’S A WONDERFUL LIFE – Do Céu Caiu Uma Estrela de Frank Capra com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Gloria Grahame, Henry Travers, Beulah Bondi Estados Unidos, 1946 – 129 min / legendado em português | M/12

IT’S A WONDERFUL LIFE marcou o regresso de Frank Capra no pós Segunda Guerra. Transformou-se num filme de culto. Pode ser a história de um homem que vê o seu mundo desaparecer de súbito. Pode ser a história de um anjo que busca também, desde há muito, a oportunidade de arranjar um par de asas. Pode ser, enfim, a história do mundo saído do pesadelo da guerra, perdidas as ilusões e também em busca de nova oportunidade. Uma obra-prima.

Sábado [27] 15h00 | HAPPY FEET – Happy Feet de George Miller, Warren Coleman, Judy Morris Estados Unidos, 2006 – 109 min / dobrado em português | M/6

Todo o cuidado é pouco com os ovos de pinguim por parte dos progenitores. Ainda mais quando se trata de um pinguim imperador. A distração de um pai pinguim provoca um ligeiro acidente de que resulta que o seu filho nasça com pés de bailarino, em vez de nascer com voz de tenor. Mas são os seus pés encantados que irão salvar a espécie da extinção.

ATELIER Sábado 27 às 11h00

FOTOGRAFIA EM 3D: COMO FAZER IMAGENS ESTEREOSCÓPICAS Conceção: Joana Ascensão | Orientação: Equipa da Cinemateca Júnior | Dos 10 aos 14 anos | Duração: 2 horas

Marcação prévia até dia 22 de setembro para: [email protected]

Neste atelier trataremos de estereoscopia, ou seja, faremos fotografias em relevo destinadas a um

visionamento em três dimensões, um processo fotográfico muito popular há mais de cem anos, na altura do aparecimento do cinema.

Preço bilhetes: Sessões de cinema: €1,10 / Ateliers: €2,65 / Visita à Exposição Permanente: 1,10€. Não temos serviço de Multibanco. Professores e Monitores quando acompanham grupos escolares têm entrada gratuita. Atividades para as Escolas: Solicitar programa pelo email [email protected] ou por telefone entre 2ª e 6ª Feira das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

Palácio Foz - Pç. dos Restauradores, Lisboa | Tel. 21 346 21 57 / 21 347 61 29 | www.cinemateca.pt Transportes: Metropolitano - Restauradores (Linha Azul) | Autocarros: 36/44/91/709/711/732/745/759 Programa sujeito a alterações.

Quinta-feira 11 a sábado 13 Filmes e ateliers no âmbito do programa especial em colaboração com o MOTELX

ESPELHOS, DRAGÕES, MAGIA NEGRA E ESQUELETOS - OS CLÁSSICOS DA DISNEY (consultar as primeiras páginas deste programa)