sessão 5 reflexao

1
Sessão 5 –Reflexão Após a consulta do texto de orientação da sessão, conclui que é cada vez mais importante demonstrar a contribuição da BE para o ensino e aprendizagem e a missão e objectivos da escola, da seguinte forma: O propósito da auto-avaliação é apoiar o desenvolvimento das bibliotecas escolares e demonstrar a sua contribuição e impacto no ensino e aprendizagem, de modo a que ela responda cada vez mais às necessidades da escola no atingir da sua missão e objectivos. O modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares deve estar, deste modo, perfeitamente contextualizado e ancorado na escola e no diálogo que a biblioteca tem de estabelecer com ela e com a comunidade. Avaliação da biblioteca ganha ainda mais pertinência com a avaliação da escola se tivermos em conta o carácter transversal e a grande interacção que a biblioteca deve estabelecer com todos os órgãos da escola. A biblioteca partilhar um conjunto de objectivos anuais, integrantes do Plano Anual da Escola, em relação directa com as prioridades estabelecidas pelo conjunto da escola. Integrar a biblioteca enquanto parte da política e estratégia global conduzida pela escola ao longo do ano. Para tal, devemos : - Promover a familiaridade com o processo de auto-avaliação adoptado pelo Modelo de Auto-avaliação RBE e capacitar os intervenientes para a sua aplicação. - Conhecer as técnicas e instrumentos propostos, o modo como se organizam e podem ser usados.

Upload: esperancasantos

Post on 25-May-2015

146 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sessão 5 reflexao

Sessão 5 –Reflexão

Após a consulta do texto de orientação da sessão, conclui que é cada vez mais importante demonstrar a contribuição da BE para o ensino e aprendizagem e a missão e objectivos da escola, da seguinte forma:

O propósito da auto-avaliação é apoiar o desenvolvimento das bibliotecas escolares e demonstrar a sua contribuição e impacto no ensino e aprendizagem, de modo a que ela responda cada vez mais às necessidades da escola no atingir da sua missão e objectivos.

O modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares deve estar, deste modo, perfeitamente contextualizado e ancorado na escola e no diálogo que a biblioteca tem de estabelecer com ela e com a comunidade.

Avaliação da biblioteca ganha ainda mais pertinência com a avaliação da escola se tivermos em conta o carácter transversal e a grande interacção que a biblioteca deve estabelecer com todos os órgãos da escola.

A biblioteca partilhar um conjunto de objectivos anuais, integrantes do Plano Anual da Escola, em relação directa com as prioridades estabelecidas pelo conjunto da escola.

Integrar a biblioteca enquanto parte da política e estratégia global conduzida pela escola ao longo do ano.

Para tal, devemos :

- Promover a familiaridade com o processo de auto-avaliação adoptado pelo Modelo de Auto-avaliação RBE e capacitar os intervenientes para a sua aplicação.

- Conhecer as técnicas e instrumentos propostos, o modo como se organizam e podem ser usados.