sesc campinas - caderno de programação

44
Junho | 2015 PROGRAMAÇÃO Campinas A CASA DE FARINHA DO GONZAGÃO FOLIAS DE JUNHO

Upload: sesccampinas

Post on 22-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Tudo que acontece no Sesc Campinas em junho/2015 está aqui!

TRANSCRIPT

Page 1: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Apo

io

SESC

Cam

pina

sRu

a D

om J

osé

I, 27

0/33

3CE

P 13

070-

741

TEL.

: (19

) 373

7.15

00se

scsp

.org

.br

Junho | 2015Programação

Campinas

FECH

AM

ENTO

AU

TORI

ZAD

O,

POD

E SE

R A

BERT

O P

ELA

ECT

.

A CASA dE FArinhA do GonzAGão

FOLIAS DE JUNHO

Foto

: Jul

iana

Hila

l

Page 2: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Cada

stre

-se

e re

ceba

nos

sa p

rogr

amaç

ão p

or e

-mai

l

Espo

rtes

Cu

ltura

Dig

ital

Jove

ns

IMei

o A

mbi

ente

Ci

rco

Art

es V

isua

is

Lite

ratu

ra

Cine

ma

e V

ídeo

Cr

ianç

a

Idos

os

Teat

ro

açõe

s pa

ra a

cid

adan

ia

Mús

ica

Tu

rism

o So

cial

D

ança

In

terg

eraç

ões

A

rtes

Man

uais

Sa

úde

e A

limen

taçã

o

Aco

mpa

nhe

a pr

ogra

maç

ãode

form

a rá

pida

e e

ficaz

!

Cade

rno

Virt

ual

Aces

se o

por

tal s

escs

p.or

g.br

/uni

dade

Rede

s So

ciai

s

/se

scun

idad

eQ

uais

sua

s ár

eas

de in

tere

sse?

Nom

e Co

mpl

eto

Emai

l

Cida

de

E

stad

o

Tele

fone

Dat

a de

Nas

cim

ento

Cred

enci

al P

lena

?

Sim

Não

Fiqu

e po

r Den

tro!

Recorte e entregue na Ilha de Atendimento do Sesc Campinas.

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

sesctv.org.br/aovivo

oi tv (138) /sesctv

Fot

o: A

lexa

ndre

Fre

itas

Espia Só Vida, trajetória a obra do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical do choro.Direção: Saturnino Rocha

DOCUMENTÁRIO

SÁBADO

27/6, às 22h

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio_interior_sesctv_junho_AF.pdf 1 5/15/15 6:24 PM

Page 3: Sesc Campinas - Caderno de Programação

especial intergerações

cultura digital

literatura

teatro

cinema e vídeo

esporte e atividade física

música

jovens

criança

artes visuais

saúde

idosos

dança

agenda

ações para cidadania

turismo

artes manuais

meio ambiente

6 25

26

22

40

17

13

31

15

21

19

8

30

14

38

27

3318

28

Dia 04/6, feriado de corpus christi, a unidade estará aberta das 9h30 às 18hVenda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo

Internet: na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 15h pelo portal sescsp.org.br

Bilheterias: nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial Atividades

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

Page 4: Sesc Campinas - Caderno de Programação

INTERIOR.indd 1 08/04/15 16:18

Page 5: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Dias mais curtos, temperaturas baixas, clima seco... e uma programação intensa e diversificada que o Sesc Campinas preparou pra você.

Nossa tradição cultural está presente no projeto Folias de Junho, com suas personagens sertanejas, emboladores, duplas caipiras, fandangueiros, violeiros e, claro, quitutes.

Em junho, celebramos o encerramento do Projeto Performance com um encontro de artistas e trabalhos performáticos da América Latina entre os dias 19 e 30, e com o lançamento do Catálogo do Projeto, iniciado em novembro de 2013.

Sob o mote Água; eu preciso e você também, fazemos um convite à reflexão do nosso impacto sobre o planeta, discutindo o problema e propondo ações que colaborem para atingir a sustentabilidade, ou acene para uma subversão do consumo e um novo protagonismo cidadão.

E por falar em protagonismo, a programação de cinema propõe durante o mês revelar algumas das diversas perspectivas trazidas pelas mulheres em sua relação com o mundo com a exibição de nove longas.

Para ouvidos atentos, um cardápio musical que transita entre gerações e estilos, com destaques para o já consagrado trombonista Raul de Souza e para o jovem músico compositor Rafael Piccolotto. Ainda em junho a programação musical recebe um novo projeto: Samba na Sombra que acontece nos segundos domingos de todo mês, acima das raízes e abaixo da copa da nossa sibipiruna, no Jardim do Galpão.

Com dois espetáculos, Spaghetti e O Purgante, a tradição do circo Ercolino da família italiana Colombaioni é revisitada com o Seres de Luz Teatro e Leris Colombaioni, filho de Nani Colombaioni.

Com vivências e jogos exibição, o Circuito Sesc de Esportes para Todos acontece entre os dias 22 e 27 e passa por Americana, Valinhos, Salto, Campo Limpo Paulista e Campinas. Nesta etapa o tema é handebol e conta com a participação das atletas da seleção brasileira Mariana Costa e Deonise Fachinello.

Nas páginas a seguir você encontrará estas e outras atividades.Folheie, faça suas escolhas e, esperamos que surpreenda-se!

editorialE junho chegou!

INTERIOR.indd 1 08/04/15 16:18

Page 6: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Folias de Junho

especial

Em junho, o Sesc Campinas realiza o especial Folias de Junho. Uma programação que remete às memórias afetivas dos diversos festejos juninos com danças, música, crenças, aromas e sabores que contribuem para a formação da nossa identidade e pertencimento.

coMeDoriacarDápio especialNa semana do Especial Folias de Junho, o Sesc Campinas oferece um cardápio tematizado. Na cafeteria, o público poderá degustar iguarias como quentão, canjica, pipoca e amendoim torrado, e nos dias do especial, durante o almoço, a opção fica por conta de alguns pratos típicos da culinária junina, como cuscuz, guisado de carne com legumes (batata doce, milho espiga e cenoura) e de sobremesa curau.

caFeTeria X a partir do dia 16. no

horário de funcionamento da lanchonete.

resTauranTe X Dias 20 e 21. no horário

de serviço do almoço.Informações sobre horários consulte a página 42.

criançasão João Do carneirinhoVer pág. 20.

XDia 20. sábado, às 11h.Área de Convivência. Grátis.

Músicapeneira e sonhaDorMestres na arte da embolada e do repente apresentam com muito humor e criatividade repertório mostrando o cotidiano das pessoas e das cidades. A dupla, que possui quatro cds gravados, formou-se em 1995, após um bate-papo na praça da Sé, em São Paulo.

XDia 20, sábado, às 15h.Área de Convivência. Grátis.

DançaFanDango De chilenas Dos irMãos lara De capela Do alToHá 4 gerações a família Lara de Capela do Alto, região de Sorocaba, dança o Fandango de Chilenas. Com origem

nos entretenimentos dos tropeiros, recebe o nome de Chilena, por conta da espora sem estrias utilizada como percussão presa às botas dos participantes.

XDia 20, sábado, às 16h.Quadra Externa. Grátis.

TeaTroa casa De Farinha Do gonZagão Com a Cia. Teatro da Investigação. Inspirado na música de Luiz Gonzaga, o grupo mescla teatro, música, dança e culinária tradicionais do nordeste, numa espécie de “peça-baile”. O espetáculo tem início com o baile, onde o elenco recebe o público com bebidas, comidas e danças típicas. Na sequência os personagens são transportados para uma casa de farinha e por fim, o forró de Mané Víto rola solto.

XDia 20, sábado, às 18hEspaço Arena. Grátis.

Foto

: Tal

ly C

ampo

s

6

Page 7: Sesc Campinas - Caderno de Programação

MúsicaZeca collaresO artista apresenta seu mais novo trabalho com composições inéditas assinadas por ele, em parceria com o compositor Valter Silva, somada ao cello e contrabaixo de Luiz Anthony, ao violão de Zé Marcos e a percussão de Cléber Almeida. O cd apresenta o universo regional das rezas, folias e violas, além de inovações nas propostas melódicas e harmônicas.

X Dia 21, domingo, às 10hÁrea de Convivência. Grátis.

TeaTro para criançasJorginho e o Dragão caMaleãoCom Cia Articularte. Inspirado na obra naïf do artista plástico Ronaldo Lemes, o espetáculo conta a história dos meninos Jorginho e Longuinho, que enfrentam um dragão invencível, cujo coração está escondido no fim do mundo. A trilha é composta por Charles Raszl (Grupo Barbatuques) e apresentação de 20 bonecos, além de músicas cantadas ao vivo.

X Dia 21, domingo, às 11h30.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00

MúsicaMoacir siqueira Moacir, com suas rimas, versos e prosas, recebe violeiros para um encontro em que o objetivo é valorizar o caipira e o sertanejo. O cantor

é considerado expoente da cultura popular piracicabana e possui um nome de destaque quando se fala em cururu.

X Dia 21, domingo, às 15hEspaço Arena. Grátis.

DançaFanDango De TaMancos De iTaocaO grupo tradicional de Itaoca, município localizado no Vale do Ribeira – SP, apresenta o Fandango de Tamanco, dança folclórica em que os participantes marcam o ritmo com seus calçados de sola de madeira, além do “trança fitas”, brincadeira dançada em que os casais evoluem em torno de um mastro formando figuras com o trançar de suas fitas.

X Dia 21, domingo, às 16h.Espaço Arena. Grátis.

MúsicaZé MulaTo e cassiano Neste show, os irmãos Zé Mulato e Cassiano apresentam os sucessos da carreira, que se iniciou em 78, quando gravaram seu primeiro disco. Nascidos em Minas Gerais, conheceram a viola ainda na

Foto

: Div

ulga

ção

Dia 20 peneira e sonhaDor

infância e atualmente fazem parte da mais fina linhagem de duplas caipiras brasileiras.

X Dia 21, domingo, às 16h30Área de Convivência. Grátis.

aTeliê lúDicoAtividades lúdicas em comemoração as tradições populares. Ver pág. 21.

X sábado e domingo, das 13h às 15h.

X Dia 20 - customização de chapéu de palha.

X Dia 21 - confecção de bolsa caipira.Sala de Múltiplo Uso 1. Grátis.

oFicina De culinária Junina: o caMinho Do Milho Por meio de um bate-papo descontraído e informal, o historiador Cadu de Castro compartilha a importância do milho para a história paulista e a cultura caipira. Durante essa viagem, são apresentadas receitas culinárias por Janir Fraga.

X Dias 23 e 30, terças, às 19h.Área de Convivência. Grátis. Retirada de senhas na Ilha de Atendimento com 1 hora de antecedência.

7

Page 8: Sesc Campinas - Caderno de Programação

PERFORMANCE em Encontro

artes visuais

Para encerrar o ciclo de atividades mensais que compõem o projeto PERFORMANCE desde novembro de 2013, o Sesc Campinas realiza, entre 19 e 30 de junho, um encontro com cerca de 50 artistas nacionais e estrangeiros (México, Argentina, Colômbia e Chile) em nove dias de ações performáticas, bate-papos, workshops, exposições e mostras de registros e vídeos. As atividades do encontro orbitam em torno da proposta do projeto PERFORMANCE enquanto um espaço para a prática e debate sobre a Performance enquanto linguagem artística específica. Todas as atividades são gratuitas.

perForMancesProgramação constante de performances/ações que se utilizam de diversos materiais e maneiras de expressar, levantando questões do contemporâneo como o corpo no contexto social e identitário, a discussão sobre a diversidade, o consumo, a política em sentido expandido e também a própria Performance no campo da arte contemporânea.

Foto

: Mar

iana

Mel

oni

Participação de cerca de 50 artistas incluindo os integrantes do Coletivo ATOS em AÇÕES, articulado pela artista Cecília Stelini. Confira a programação detalhada em www.sescsp.org.br/campinas.

XDe 19 a 30, sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Terça a sexta, das 9h30 às 22h. Grátis. (Checar horários, locais e classificação indicativa das performances específicas no site www.sescsp.org.br/campinas).

lançaMenTo Do caTálogo Do proJeTo perForMance

XDia 19, sexta, das 16h às 23h.Galpão Multiuso. Grátis.

enconTro De iDeias – roDas De conversaBate-papos e apresentação de referências e pesquisas entre os artistas participantes e o público, sobre questões pertinentes ao campo da prática e teoria da arte da Performance / Arte da ação. Galpão Multiuso. Grátis.

8

Page 9: Sesc Campinas - Caderno de Programação

regisTros De perForMancesConversa encabeçada pelos fotógrafos Antonio Juárez (MEX), René Mainardi (BRA), Rogério Nagaoka (BRA) e pelo pesquisador e performer Rodrigo Munhoz, sobre a importância do registro das ações performáticas e o seu uso como obra de arte.

XDia 23, terça, às 20h.

FesTivais e iniciaTivas no Brasil e na aMérica laTinaConversa com artistas-realizadores que articulam festivais e mostras diretamente voltadas à difusão da arte da performance no Brasil e na América Latina. Com a presença de Coletivo

ES3 (Circuito Bode Arte – Natal, RN), Tales Frey (Revista Performatus), Tzitzi Barrantes (Encuentro de Acción En Vivo y Diferido – Bogotá, Colombia), Thaise Nardim (curadora do Convergência - Mostra de Performance Art – Palmas, TO / Festival de Apartamento), Gabriela Alonso e Nelda Ramos (Zona de Arte Naccion - Buenos Aires, Argentina), Lúcio Agra (Fórum Perfor – SP e Associação Brasil Performance), Rose Boaretto (Mostra MOLA, Salvador) e Alperoa y Pamela (B.A. e E.P.I., Chile).

XDia 24, quarta, às 20h.

o corpo na conTeMporaneiDaDe e na perForManceConversa sobre as construções e descontruções do corpo na contemporaneidade a partir da perspectiva estética e política da diversidade, enfatizando o seu uso como expressão na arte da Performance, body art e modificação corporal. Com a participação da pesquisadora Beatriz Ferreira Pires, dos artistas Thiago Soares (T. Angel), Filipe Espíndola e Sara Panamby (RJ).

XDia 25, quinta, às 20h.

perForMance e eDucaçãoApresentação de casos e troca de estratégias sobre a utilização e lugar da Arte da Performance nas escolas, universidades e em projetos

Foto

: Cín

tia C

arva

lho

de educação não-formal. Com os professores e pesquisadores André Bezerra e Chrystine Silva (Natal – RN), Coletivo Parabelo, Rodrigo Munhoz (SP), Thaíse Nardim (Campinas,SP/Palmas,TO) e Flávio Rabelo (Campinas/Maceió).

XDia 26, sexta, às 20h.

perForMance é perForManceApresentação do média-documentário “Perfoda-se” (Williane Gomes e Vanessa Paula Trigueiro) seguido de bate-papo sobre a Performance enquanto linguagem artística específica. Com a participação de diversos artistas do festival.

XDia 27, sábado, das 10h às 12h30.

viDeoperForMancesCom curadoria de Rodrigo Munhoz (artista e pesquisador da performance), a mostra conta com a exibição de quatro programas com duração entre 1h e 1h30 que tratam dos atravessamentos entre a performance e o audiovisual, sob a perspectiva de artistas brasileiros, além de experimentar uma zona de proximidade entre o vídeo e a arte performática.

lançaMenTo Dos prograMas

XDe 23 a 26, terça a sexta, às 13h. Grátis. Consulte a classificação indicativa de cada programa no catálogo do projeto.

inunDação

Foto

: Luc

iana

Miy

uki

9

Page 10: Sesc Campinas - Caderno de Programação

FoToperForMancesExposições da obra “Um entre Muitos”, da artista campineira Del Pilar Salum, e da série “Dos Deuses: Pétalas de Carne”, produzidas pelo Coletivo ES3 (Natal- RN) em residência artística na Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (Campinas/ 2014).Galpão Multiuso. Grátis.

aBerTura XDia 19, sexta, das 16h às 23h

visiTação XDe 20 a 30, terça a sexta,

das 9h30 às 22h. sábados e domingos, das 9h30 às 18h.

exposição De regisTros FoTográFicos - olhares e regisTros soBre a perForManceOs fotógrafos especializados em registrar performances

Antonio Juárez (Cidade do México) e René Mainardi (Rio Claro – SP) expõem fotos selecionadas de sua trajetória.Galpão Multiuso. Grátis.

aBerTura XDia 19, sexta, das 16h às 23h

visiTação XDe 20 a 30, terça a sexta,

das 9h30 às 22h. sábados e domingos, das 9h30 às 18h.

vivência práTica De FoTograFia De perForMance Com os fotógrafos Antonio Juárez (Cidade do México) e René Mainardi (Rio Claro – SP). Orientação para a execução de um projeto de documentação das performances do festival. Direcionada a pessoas que querem aprimorar o trabalho como fotógrafo de artes. Necessário que o participante possua conhecimentos prévios em fotografia digital e equipamento DSLR próprio. Sala de Atividades 5 e Galpão Multiuso.Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

vivências FoTográFicas coM rené MainarDi

XDias 20, 21, 23, 27, 28 e 30. sábados e domingos, das 14h às 18h. Terças, das 16h às 19h.

vivência FoTográFica coM anTonio JuáreZ

XDias 24, 25 e 26, quarta, quinta e sexta, das 15h às 19h.

nosso aTeliêCursos que propõem o desenvolvimento artístico e cultural a partir de técnicas artísticas relacionadas sobre informações teóricas do campo das artes visuais.

olhar eM consTruçãoSérie de 5 encontros tratando de aspectos fundamentais da linguagem visual, a partir de recortes da história da arte no século XX. Compõe o curso uma visita opcional à Pinacoteca do Estado de São Paulo, com mediação do arte-educador e professor de artes Rogerio Mourtada.

XDias 13, 20, 27/6 e 4/7, sábados, das 13h30 às 17h30.

XDia 28/6. visita à pinacoteca. - Sem visita à Pinacoteca. Grátis. - Com visita à Pinacoteca: veja valores e mais informações sobre a visita à Pinacoteca no roteiro do Turismo Social, pág 38.Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos. Grátis.

31ª Bienal De são paulo – oBras selecionaDasA exposição no Sesc Campinas traz 30 obras selecionadas do conjunto que integrou a Bienal, realizada na cidade de São Paulo em 2014.

Xvisitação: até 7 de junho. Terça a sexta, das 8h30 às 21h. sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Galpão Multiuso do Sesc Campinas. Grátis.

granDe oBscuro

Foto

: Col

etiv

o ES

3

10

Page 11: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Emprestamos neste mês o título do livro de Renato Cohen (1956-2003), ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp e funcionário no Sesc Pompeia nos anos 1980: Performance como linguagem - Criação de um tempo-espaço de experimentação, lançado em 1989 pela Editora Perspectiva/Edusp. Podemos dizer que, quando falamos, escrevemos e praticamos a Performance, dialogamos com as bases conceituais estabelecidas por Cohen. Sua intenção não foi definir (o que seria uma tarefa paradoxal), mas apontar a estrutura e a ideologia por trás da expressão artística na época, e enfocar um riquíssimo universo de criação ainda parcialmente desconhecido do grande público no Brasil. Destacamos em três tópicos parte das proposições de Cohen:

� Abordar a performance enquanto expressão cênica, no entanto, enfatizar sua característica anárquica e de escapar de rótulos e definições, rompendo com a representação. A performance abriga artistas oriundos das mais diversas linguagens e incorpora manifestações das mais díspares possíveis. “Essa babel das artes (...) se origina da busca intensa de uma arte integrativa, uma arte total, que escape das delimitações disciplinares”.

� Numa classificação topológica, a Performance se coloca no limite das artes plásticas e cênicas: linguagem híbrida com características da primeira enquanto origem e da segunda enquanto finalidade. Tangencia também expressões não consideradas artes (ritos terapêuticos, intervenções, etc), resgatando a característica ritual da arte, tirando-a de “espaços mortos”, como museus, galerias, teatros, e colocando-a como “viva”, modificadora.

� A Performance, como uma arte de fronteira, em seu contínuo movimento de romper com a arte-estabelecida, acaba penetrando por caminhos e situações antes não valorizadas como arte e tocando nos tênues limites que separam vida e arte. No seu papel de radicalidade, “é uma linguagem de experimentação, sem compromissos com a mídia, nem com uma expectativa de público” e nem com uma ideologia engajada.

verbete“PERFORMANCE COMO LINGUAGEM”

Page 12: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Leia a Revista E no seu tablet

Uma publicação do Sesc

mensal • maio de 2015 • nº 11 • ano 21

O mesmo conteúdo em versão digital e gratuita

Page 13: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Mulheres

cinema e vídeo

Em junho, o Sesc Campinas traz nove histórias protagonizadas por mulheres, mostrando um pouco da multiplicidade de vivências, histórias e dramas que ser mulher pode representar em diferentes locais, culturas e épocas.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

Frances ha (EUA, 2012, 86 minutos. Direção: Noah Baumbach). Frances é aprendiz de uma companhia de dança, um tanto insatisfeita com o trabalho. Além disso, ela deve lidar com problemas típicos do fim da juventude, como as responsabilidades crescentes e amigos que se vão. Conseguirá ela encarar o mundo o tempo todo com seu jeito leve e otimista?

XDia 2, terça, às 19h30

elena (Brasil, 2012, 80 minutos. Direção: Petra Costa).Elena é uma jovem que viaja para Nova Iorque buscando realizar o sonho de ser atriz, deixando sua família para trás. Vinte anos depois, Petra, sua irmã mais nova, também se torna atriz e parte para Nova Iorque, com o objetivo de encontrar Elena.

XDia 3, quarta, às 19h30

iDa (Polônia, 2013, 82 minutos. Direção: Pawel Pawlikowski).Às vésperas de assumir seus votos como freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva, sua tia Wanda. Ambas viajam a uma pequena cidade no interior da Polônia, em uma jornada para que acertem suas contas com o passado e reavaliem o seu presente.

XDia 9, terça, às 19h30

Foto

: Div

ulga

ção

13

Page 14: Sesc Campinas - Caderno de Programação

nausicaä Do vale Do venTo (Kaze no Tani no Nausicaä. Japão, 1984, 114 minutos. Direção: Hayao Miyazaki).Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a maior parte do mundo, a humanidade resiste em poucos locais. Um deles é o Vale do Vento, que está sob a ameaça constante. Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, é incumbida de resolver este problema.

XDia 16, terça, às 19h30

persépolis (França/EUA, 2007, 96 minutos. Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud). Marjane é uma garota iraniana que enfrenta os dramas e dilemas de crescer e ainda tem de lidar com as mudanças que a Revolução Iraniana traz ao seu país e à sua vida, todas guiadas por uma pergunta: o que a história do Irã tem a dizer sobre os dramas de se tornar mulher num país islâmico?

XDia 17, quarta, às 19h30

as hiper Mulheres (Brasil, 2012, 80 minutos. Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro). Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o maior ritual feminino do Alto Xingu, para que ela possa cantar uma última vez. Porém, a única cantora que sabe

todas as músicas se encontra gravemente doente.

XDia 23, terça, às 19h30

nós soMos as Melhores! (Vi är bäst! Suécia, 2013, 102 minutos. Direção: Lukas Moodyson) Bobo e Klara querem montar uma banda punk, mesmo sem saber tocar instrumento algum. Para completar a banda, chamam Hedvig, violonista de talento, para entrar no mundo punk e enfrentarem juntas os problemas da pré-adolescência.

XDia 24, quarta, às 19h30

valenTe (Brave. EUA, 2012, 93 minutos. Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman)Ver página 19.

XDia 28, domingo, às 11h30

aciMa Das nuvens (Clouds of Sils Maria. Alemanha/França/Suíça, 2014, 124 minutos. Direção: Olivier Assayas). Maria é convidada para se apresentar em uma nova versão da peça que a tornou famosa vinte anos atrás. Na época, ela interpretou uma jovem sedutora que leva sua chefe ao suicídio; agora, ela interpretará a chefe. Nessa curiosa ponte entre o passado distante e o futuro próximo, Maria entra em uma sequência de pensamentos, dúvidas e reflexões sobre sua vida até o momento.

XDia 30, terça, às 19h30

dança

DorMienTi Com a Cia. Artesãos do Corpo. Espetáculo inspirado na série de esculturas do artista plástico italiano Mimmo Palladino e o conceito japonês MA (intervalo espaço-tempo). Direção: Mirtes Calheiros. Intérpretes: Ederson Lopes e Mirtes Calheiros. Sonoplastia: Marcelo Catelan. Luz: Carlos Gaucho.

XDia 26, sexta, às 20h.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

Foto

: Fáb

io P

azzi

ni

14

Page 15: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Raul de Souza

música

Referência da música instrumental brasileira, o trombonista, que neste ano completa 81 anos, apresenta composições que contemplam as diversas fases de sua produção, resultado de 60 anos de carreira. Gravou recentemente um novo CD intitulado “Voilá!” e um DVD ao vivo “O Universo Musical de Raul de Souza”, com participações dos amigos João Donato, Hectro Costita e Altamiro Carrilho, lançados nacionalmente pelo selo Sesc.

XDia 25, quinta, às 20h30.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

pélico Pélico faz show de lançamento do álbum “Euforia”. Inspirado pela tradição da música nacional, o cantor tem influência de compositores como Cartola, Tom Zé, Mutantes, Itamar Assumpção, trazendo o samba de roda para seu escopo. O artista se vê, enfim, com histórias, sentimentos e conteúdos frescos para apresentar seu novo trabalho.

XDia 4, quinta, às 16h30.Jardim Galpão. Grátis.

ciranDa - Música inFanTil Bichos De cá - grupo nhaMBuZiMVer página 19

XDia 7, domingo, às 11h30.Espaço Arena. Grátis.

correnTeZa De ar – MarTina MaranaA cantora apresenta canções de compositores da nova geração da música popular brasileira, gravadas em seu cd “Correnteza de Ar”. O disco é fortemente influenciado pela música de Hermeto Pascoal, e seus arranjos unem o universo da canção à linguagem da música instrumental brasileira em ritmos que vão do maracatu ao chamamé.

XDia 7, domingo, às 16h30.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda no portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

skaFanDros orkesTra O show propõe um diálogo entre o ritmo jamaicano do ska e a música popular brasileira, como o baião de Gonzaga, o universo baiano de Caymmi e o mundo erudito de Villa-Lobos, com arranjos inéditos desses clássicos além de músicas autorais.

XDia 11, quinta, às 20h30.Jardim Galpão. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

Foto

: Silv

io A

uric

hio

15

Page 16: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Foto

: Div

ulga

ção

saMBa na soMBra Bem perto das raízes e sob a sombra da árvore se forma a roda que perpetua a tradição do samba. Debaixo da sibipiruna do jardim, o Sesc recebe uma roda de samba mensal, sempre no segundo domingo do mês.

casa caiaDa conviDa arManDo MoreliO grupo homenageia o cantor e compositor Armando Moreli, um dos nomes da velha guarda mais expressivos do cenário do samba no interior de São Paulo. O samba criado pelos novos artistas é descendente direto dos sambas anteriores.

XDia 14, domingo, às 15h.Jardim Galpão. Grátis.

acaDeMia De choro O grupo traz ao palco a experiência, a linguagem e a espontaneidade das rodas realizadas quinzenalmente na cidade de São Carlos, através de um fazer musical coletivo e aberto, orientado pela composição de mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali e Jacob do Bandolim.

XDia 16, terça, às 20h30.Área de Convivência. Grátis.

aláFiaO coletivo é influenciado pelos batuques de umbigada, ensaios de escola de samba, jongos e bailes black, misturando batidas macias e arranjos elaborados.

Revisitando a antiga relação entre África e Brasil e, usando como contraponto a música americana (soul, funk, rhythm ’n’ blues), o Aláfia apresenta neste show músicas de seu primeiro disco.

XDia 18, quinta, às 20h30. Jardim do Galpão. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

raFael piccoloTTo De liMa e orquesTra urBana O trabalho com big bands é um dos principais focos do músico campineiro recentemente indicado ao Grammy Latino como compositor erudito. Rafael Piccolotto e a Orquestra Urbana apresentam neste show um repertório que transita entre o jazz e a releitura de ritmos tradicionais da música brasileira, alinhado com a produção moderna do gênero na América do Norte e Europa.

XDia 28, domingo, às 16h30.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

sinhá Música Formado por Carlos Café do Pandeiro (pandeiro), Doni Jr (voz e cavaquinho) e André Cabral (violão sete cordas), o grupo coloca a

música afrodescendente em destaque, com samba de breque, baião e choro.

XDia 30, terça, às 20h30Área de Convivência. Grátis.

viola & caFéTorrado, moído e tocado na hora! Músicas e causos acompanhados de um delicioso bolo com café.

Zeca collaresVer página 7.

XDia 21, domingo, às 10h. Área de Convivência. Grátis.

sesc na capelaSérie de concertos, em parceria com o Instituto de Saúde Integrada - ISI, com vista à promoção do trabalho de restauro de um importante patrimônio histórico arquitetônico, a Capela Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na Avenida Benjamin Constant, 1657, no Centro.

Duo güeDalMaUma apresentação com carácter artístico-pedagógico com composições situadas entre os gêneros erudito e popular, conduzida pela dupla Renato Almeida e Márcio Guedes. No repertório peças de Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Jobim, Pixinguinha e Ernesto Nazareth.

XDia 27, sábado, às 16h. Capela Nossa Senhora da Boa Morte. Grátis.

16

Page 17: Sesc Campinas - Caderno de Programação

o purganTe A honesta Sra. Isabel encontra-se em apuros em sua própria casa. Abordada por um pretendente, ela que é casada receberá a visita de um homem num dia em que seu marido saiu às pressas. “O Purgante” faz parte do repertório de farsas cômicas apresentado no Circo Ercolino da família Colombaioni, na Itália. Essa versão foi especialmente adaptada e dirigida por Leris Colombaioni e traz à cena os artistas Ivens Burg, Hugo Burg e Joana Piza (Família Burg); Lily Curcio.

XDia 12, sexta, às 20h.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

teatro

Foto

: Lay

za V

asco

ncel

os

spagheTTiSpaghetti, que traz à cena as confusões de um atrapalhado garçom no dia da inauguração de seu restaurante, é resultado da pesquisa sobre a palhaçaria clássica e do intercâmbio que o Seres de Luz Teatro desenvolve com a família Colombaioni (Itália). O espetáculo foi criado e protagonizado por anos pelo lendário palhaço italiano Nani Colombaioni (1921-1999). Nesta versão, Lily Curcio (Seres de Luz Teatro) revive o espetáculo, que contará ainda com a atuação de Leris Colombaioni (filho de Nani).

XDia 19, sexta, às 20h.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda na internet pelo portal Sesc e nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3.

vivência Tchékhov De carne e osso Com o ator Arman Saribekyan, da companhia Théâtre du Soleil (França). Com base nas personagens e situações extraídas (ou inspiradas) nas três principais peças de Anton Tchékhov, será trabalhado o jogo do ator a partir do seu corpo em cena, suas ações e sua fisicalidade. Para participação na atividade, os interessados deverão ter lido os textos previamente. Dias 20, 21, 27 e 28, sábados e domingos, das 14h às 18h.Sala Corpo e Arte. R$ 20,00 ¢ R$ 10,00 � R$ 4,00. A seleção se dará a partir de carta de interesse a ser enviada para [email protected] até o dia 7 de junho. A inscrição deverá ser realizada na Central de Atendimento após recebimento de confirmação.

Teatro adulto

17

Page 18: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Foto

: Div

ulga

ção

TeaTro eM cenaApresentações de teatro para toda a família. Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00. Ingressos à venda nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3. Crianças com até 12 anos incompletos, independente da categoria da matrícula, não pagam ingressos, sendo cobrados somente os ingressos dos acompanhantes.

Trueque Com a Cia. Animée (PE). O espetáculo foi concebido a partir da experiência das palhaças Mary En e Tan Tan com o diretor artístico Fernando Esrich em apresentações realizadas em hospitais. A peça reúne momentos dos anos de trabalho.

X Dias 6 e 13, sábados, às 16h.

a cuca FoFa De Tarsila Com Cia Articularte. Inspirado na obra da artista plástica Tarsila do Amaral e através da técnica de teatro de bonecos adaptado da arte oriental Bunraku, o espetáculo conta uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila.

X Dia 27, sábado, às 16h.

artes manuais

colcha De reTalhos Com Maria Amélia Godoy. Trabalho coletivo em patchwork a partir de sobras de tecidos. O produto final será doado para uma instituição parceira atendida pelo Programa Mesa Brasil. A partir do dia 9, terças e quintas.

X Turma 1: das 16h às 18h. X Turma 2: das 19h às 21h.

Sala de Atividades 1. Grátis. 15 anos. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

Atividades destinadas à valorização de trabalhos manuais visando a inclusão social. Lista de material no ato da inscrição.

Foto

: Nilt

on A

. Ber

gam

ini

18

Page 19: Sesc Campinas - Caderno de Programação

criançaFoto

: Div

ulga

ção

Variadas e sortidas linguagens artísticas direcionadas às crianças. Espaço de convívio, experimentação e brincadeira.

X Domingos, às 11h30. Ingressos à venda nas bilheterias das Unidades. Confira as datas de vendas dos ingressos na página 3. Crianças com até 12 anos incompletos, independente da categoria da matrícula, não pagam ingressos, sendo cobrados somente os ingressos dos acompanhantes.

Bichos De cá – grupo nhaMBuZiMMisturando música, folclore e meio ambiente, o grupo apresenta espécies da nossa fauna a partir de manifestações da cultura popular brasileira. Para cada bicho, uma canção e cada canção num ritmo característico da região onde ele vive.

X Dia 7. Espaço Arena. Grátis.

e ToMe palhaço Com Clerouak e Maria Lulu. O espetáculo mostra a visão idealista de mundo de dois palhaços atuando em cena como verdadeiros astros, com números de música, mágica e malabares. Eles percorrem diversas linguagens, propondo um resgate ao riso,

a alegria e espontaneidade sem medo do ridículo.

X Dia 14.Espaço Arena. Grátis.

Jorginho e o Dragão caMaleãoVer página 7

X Dia 21. Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00.

valenTe (Brave. EUA, 2012, 93 minutos. Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman). Merida é uma princesa que não tem intenção de casar, ela só quer que as pessoas aceitem seus interesses. O que ela não sabe é que os seus desejos causarão mudanças muito maiores do que ela imagina.

X Dia 28.Teatro. R$ 17,00 ¢ R$ 8,50 � 5,00.

Ciranda

aTeliê lúDicoEspaço criativo para experimentações das artes manuais que inspiram a convivência e a troca entre as famílias. Para adultos, jovens e crianças acima de 5 anos. Com os instrutores de Atividades infantojuvenis do Sesc Campinas.

X sábados e domingos, das 13h às 15h.Jardim Galpão. Grátis.

Desenho eM peDras X Dia 6.

MarMoriZação De papéis X Dia 13.

consTrução coM sucaTas X Dia 14.

cusToMiZação De chapéu De palha

X Dia 20.conFecção De Bolsa caipira

X Dia 21.

19

Page 20: Sesc Campinas - Caderno de Programação

sesc curuMiMPrograma socioeducativo, gratuito, direcionado às crianças de 7 a 12 anos. Em junho as crianças do programa Curumim ajudam a cuidar do meio ambiente, convidando os funcionários do Sesc Campinas a participarem de uma atividade de plantio. Informações sobre lista de interesse na Central de Atendimento. Conheça o Programa em curumimcampinas.blogspot.com.br/

encerraMenTo Do seMesTre – enconTro De FaMiliares

X Dia 27, sábado, às 10h as 13h.Pedreira do Chapadão

priMeiros acorDes X sábados, 11h.

Área de Convivência. Grátis.

poin- pequena orquesTra inTeraTivaO som da POIN é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao quarteto sem que o corpo inicie movimentos voluntários (ou não) ao compasso da música. O espetáculo interativo inclui diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória.

X Dia 6.

Musiquinhas Com Tata Fernandes. Os temas abordados são os do universo infantil e as crianças têm a possibilidade de não somente sentir a música, mas também de participar dela de uma maneira simples e lúdica, conhecendo ritmos, palavras e instrumentos por meios de brinquedinhos e objetos do uso diário da criança.

X Dia 13.

são João Do carneirinhoCom a Cia. Cabelo de Maria. Um repertório cheio de diversão onde o público é convidado a participar cantando e fazendo várias brincadeiras. O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradecem as colheitas realizadas e se acendem as fogueiras fazendo pedidos para o próximo ano.

X Dia 20.

pakiTos cuecacuela Com o Grupo The Pambazos Bros. Uma cômica fanfarra circense, na qual simpáticos bonecos de chumbo apresentam seu repertório, composto por balkan music, klezmers e clássicos da própria banda. Entre uma parada e outra, o grupo apresenta números de mágica, malabarismo e declamação de poesia, tudo acompanhado de muito humor.

X Dia 27.

Foto

: Div

ulga

ção

20

Page 21: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Para encerrar o semestre:Torneio esporTivo

XDias 3 e 5.

os BasTiDores Do TeaTro, coM cia os geralDos

XDias 10 e 19.

enconTro De encerraMenTo XDia 24.

proJeTo papo geral Programa socioeducativo, gratuito, direcionado a adolescentes e jovens a partir de 13 anos. No Papo a galera troca, ensina, aprende, participa, escolhe, decide e se diverte por meio de programações em diferentes áreas e linguagens. O que rola no Papo em maio.

X Todas as quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Ponto de encontro: Área de Convivência. Informações sobre vagas diretamente com a equipe do Programa pelo telefone: (19) 3737-1534

jovens

BaTe-papo soBre recurso híDricos, coM ianDé eDucação e susTenTaBiliDaDe

XDia 26.

passeio a apa caMpinas, coM a ong JaguaTiBaia

XDia 28. saída às 8h30.

Foto

: Ace

rvo

Prog

ram

a Ju

vent

udesespaço De Brincar

Neste mês o Espaço de Brincar traz o encantamento das águas e dos seres que nela vivem como propostas para o brincar.

X Terça a sexta, das 10h às 20h30. sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30. Galpão Espaço Brincar. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

recriar Será que dá para transformar a água em arte? Traga uma camiseta ou outro tecido para fazer uma nova pintura.

X Dia 7, domingo, das 10h30 às 12h.Galpão Espaço Brincar. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

BrinqueDos Do MêsNesta oficina, as educadoras do Sesc Campinas mediam a confecção de um objeto lúdico que irá compor a programação do Espaço de Brincar no mês seguinte.

X Dia 18, quinta, das 14h30 às 16h.Galpão Espaço Brincar. Grátis. Para adultos acompanhados de crianças de 0 a 6 anos.

FralDas De pano: MoDernas e ecológicas Ver página 29

X Dia 27, sábado, das 14h30 às 16h30.Galpão Espaço Brincar. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

21

Page 22: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Foto

: Div

ulga

ção

literatura

hisTórias Do que é e Do que poDe serSerá que as coisas podem ser outras coisas, além do que elas realmente são? E por que não transformar as roupas, os acessórios e os objetos em histórias? Histórias do que é e do que pode ser brincar com essa possibilidade de dar novo significado ao que já conhecemos.

X Dia 7.

hisToriarViajar sem precisar ir a lugar algum e inventar uma história a partir de uma palavra. Lembrar-se de outra palavra e inventar mais histórias, lembrando de outras histórias e – por que não? – inventando palavras.

X Dia 14.

hisTórias De papelUma brincadeira na qual um cubo colorido muito bem equipado é na verdade, uma grande caixa de surpresas. Nesse abre e fecha surgem personagens divertidos e encantados.

X Dia 21.

aFricanaMenTeComo pode um continente tão grande, com suas músicas e danças, sua gente heróica e suas inúmeras histórias, caber inteiro dentro de um cesto? Pois é, a África está em todos os lugares. Africanamente é uma contação de histórias que traz Nininha – a nossa amiguinha africana – numa viagem inesperada e surpreendente.

X Dia 28.

ponTo De leiTura Biblioteca itinerante, instalada em um ponto de ônibus, no qual o público pode escolher e emprestar um livro, deixando outro exemplar para um próximo passageiro, enquanto o ônibus não chega. O objetivo é incentivar o prazer da leitura por meio de uma minibiblioteca ao ar livre.

XDe terça a sexta das 8h às 21h30. sabados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30 Ponto do ônibus parada Sesc. Grátis.

MóBiles poéTicosMóbiles suspensos por fios com trechos de poemas, prosas e crônicas de autores da literatura brasileira e estrangeira.

Xhorário de funcionamento da Biblioteca.Biblioteca. Grátis.

Em junho, com a Cia. Patética. Apresentações mensais de contação de história. X Domingos, às 14h.

Biblioteca. Grátis.

Baú de histórias

22

Page 23: Sesc Campinas - Caderno de Programação

MeDiação para aDulToleiTura viva coM cenários sonorosCom a Cia. Luarnoar. Proposta para estimular, reacender e motivar o prazer da leitura para o público adulto: a leitura viva com cenários sonoros, onde o público experimenta ouvir a história com olhos vendados, tendo os cenários sonoros como elementos de ilustração da história.

X Terças, às 18h. Biblioteca. Grátis.

MeDiação De leiTura: o surgiMenTo De uM novo olharA Cia. Luarnoar estará na biblioteca para auxiliar na escolha de livros, ler para o público, conversar e explicar como pode acontecer um trabalho de leitura, incentivar pais e filhos, adultos e crianças a realizarem leituras compartilhadas.

Xquartas, às 14h. Biblioteca. Grátis.

Baú De iDeiasAtividades de interação, de produção expressiva, leitura e interpretação direcionadas às crianças. Em junho, mediação com a Cia. Patética.

X Domingos, às 15h. Biblioteca. Grátis. . Vagas Limitadas. Retirada de senha às 13h30 na Ilha de Atendimento.

Meios e MeiasMeias são para os pés, mas com criatividade e

imaginação podemos descobrir outros meios de utilizá-la. Um boneco, um bichinho ou qualquer personagem pode surgir com alguns botões, agulha e linha.

X Dia 7.

caixinhas De hisTóriasConstrução de uma caixinha para contar sua própria história seguindo a ideia das caixas na contação ‘Historiar’. Cada caixinha terá seu personagem para que cada participante possa criar e contar as histórias de acordo com a sua imaginação.

X Dia 14.

aniMais De papelUtilizando a arte da dobradura, as crianças são estimuladas ao trabalho em grupo, atenção, concentração, criatividade e as habilidades manuais. Os animais apresentados na contação ‘Histórias de Papel’ serão feitos de dobradura, colagens, desenhos e imaginação.

X Dia 21.

Máscaras: Bichos Da áFricaA atividade consiste em escolher um dos dois animais apresentados nas histórias e, a partir daí, confeccionar as máscaras, utilizando colagens, desenhos e a criatividade.

X Dia 28.

Foto

: Div

ulga

ção

roDa liTerária - oFicinasSala de Atividades 1. Grátis.

onDe coMeça a poesia? Com Ni Brisant. Escrever é inventar mundos. Um exercício de guerra ou paz. Só depende de qual coração a gente utiliza. O desafio está posto pelo escritor baiano: ninguém sairá sem descobrir seu próprio poema. Serão sorteados livros e palavras-armaduras durante a atividade.

X Dia 3, quarta, às 19h.

qual hisTória TeM aqui? Com Ni Brisant. A partir de memórias, fatos e acontecimentos tidos como irrelevantes, o escritor provoca reflexões para a criação de micro narrativas. Cada palavra importa. Traga sua realidade mais adormecida e transforme-a em romance ou lenda. Serão sorteados livros e palavras-armaduras durante a atividade.

X Dia 17, quarta, às 19h.

23

Page 24: Sesc Campinas - Caderno de Programação

inTervençãoMe conTe uMa hisTória coM alex liMa Criação de um CD com histórias usando um software livre, abordando o livro e a leitura através da narrativa de uma obra literária, escolhida dentre os livros oferecidos aos participantes. Na sequência o trecho será gravado e mixado com uma trilha.

X sábados às 14h. Saguão Internet Livre/Biblioteca. Grátis.

Feira De Troca: livros, Músicas e BrinqueDosConheça novos sons, autores e pessoas e ainda renovar seu acervo de livros, CDs e brinquedos na Feira de Trocas do Sesc Campinas. Todos os livros, gibis, cds, dvds e brinquedos deverão estar em bom estado.

X Dia 4 (feriado), quinta, às 10h30.Jardim Galpão. Grátis.

sarau liTerárioEncontros com poetas, artista para ler e ouvir poesia.

sarau soBrenoMe liBerDaDe Com o poeta Ni Brisant. Com microfone aberto, o sarau mistura música, poesia e a intervenção “Sessão de Fatos”, escrita de poesia de improviso a partir de relatos e depoimentos dos espectadores.

X Dia 10, quarta, às 20h. Área de Convivência. Grátis.

sarau Da praga Num formato mais intimista, em roda e espaço aberto para que todos se vejam e compartilhem suas percepções, o sarau propõe uma troca de expressões artísticas espontâneas. Acontecerá, simultaneamente, a intervenção “Sessão de Fatos” (escrita de poesia de improviso a partir de relatos e depoimentos dos espectadores).

X Dia 24, quarta, às 20h. Área de Convivência. Grátis.

BaTe-papo e lançaMenTo De livroinTeligências MúlTiplas: uMa peDagogia Do esporTe e Da aTiviDaDe Física no sesc são paulo.Bate-papo com Hermes Ferreira Balbino (organizador do livro), professores da Faculdade de Educação

Física da Unicamp e autores de textos do livro, como Alcides José Scaglia e Roberto Rodrigues Paes. A obra, baseada no estudo de Howard Gardner sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, analisa conceitos teóricos sobre desenvolvimento humano e bem-estar e sua relação com as atividades físico esportivas.

X Dia 25, quinta, 20h.Área de Convivência. Grátis.

encanTarApresentações artísticas e oficinas em várias linguagens nas escolas municipais e estaduais de Campinas e região.

a hisTória De rapunZelCom a Cia. Patética.

Xquintas e sextas. Escolas de Campinas e região. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

24

Page 25: Sesc Campinas - Caderno de Programação

BiBlioTeca Tem como proposta estimular o prazer da leitura por meio do empréstimo de livros e atividades literárias. O acervo é composto por literatura brasileira, estrangeira, infantojuvenil, artes, HQ, humanidades, saúde e meio ambiente. O empréstimo está disponível aos credenciados e ao público em geral. A área de jornais e revistas oferece publicações periódicas, nacionais e internacionais, de temática variada para consulta local.

eMprésTiMos De livros X Terça a sexta, das 8h às

21h30. sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.Biblioteca. Grátis.

uM MinuTo Instalação interativa com poemas de autores da literatura. Em um pequeno alto falante ligado a um aparelho de áudio play ativado com um sensor de movimento instalado dentro de um livro cenográfico. Horário de funcionamento da Biblioteca. Biblioteca. Grátis.

é no Balanço que eu leioRedes no jardim ao lado da Biblioteca com acesso a revistas e jornais.

X Terça a sexta, das 8h às 21h30. sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Jardim da Unidade. Grátis.

Dança De salão Além de ser uma atividade essencialmente social e divertida, estimula a troca de experiências, o diálogo e a formação de grupos. Também combate o stress, proporcionando uma sensação de bem-estar psicológico.

X sextas, das 15h às 17h. Área de Convivência. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

canTo coral Com Ana Salvagni. Ampliar a consciência musical, a coordenação motora, a integração social e a criatividade, além de criar um repertório que deverá atender tanto a um critério de experimentação, quanto às preferências musicais dos participantes.

XDias 11, 18 e 25, quintas, das 10h às 12h.Sala de Atividades 1. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

intergerações

aTiviDaDes inTergeracionaisEncontro de pessoas que oportuniza a convivência, troca e ideias através da coeducação entre duas ou mais gerações.

Foto

: Cri

stin

a Li

ma

25

Page 26: Sesc Campinas - Caderno de Programação

cultura digital

carTograFia aFeTiva e DigiTal Ações que abordam o uso de recursos digitais e eletrônicos voltados ao mapeamento, a partir de diferentes aspectos do cotidiano.

puBlicanDo Mapas DigiTais coM FerraMenTas livresCom Antônio Celso Souza, instrutor de Internet do Sesc Campinas. Laboratório de manipulação e adaptação de ferramentas para a publicação de mapas digitais nas redes. A atividade se baseará no uso de ferramentas livres como o OpenStreetMaps, o LeafLet, o OpenLayer, entre outras.

XDias 3, 10, 17 e 24, quartas, das 18h30 às 21h30. Sala de Internet Livre. Grátis. Inscrições no local.

áuDio Deriva: MeMórias coMparTilhaDasCom instrutores de Internet do Sesc Campinas. Passeio/deriva pelos ambientes com o objetivo de explorar e ressignificar os espaços a partir dos estímulos de áudio

que foram produzidos durante a atividade “Imagens, Áudios, Vídeos e Textos: Memórias Compartilhadas” realizada no mês de maio.

XDias 4, 6 e 7, quinta, sábado e domingo, das 14h às 17h. Sala de Internet Livre. Grátis. Inscrições no local.

iMagens, áuDios, víDeos e TexTos: MeMórias coMparTilhaDasPossibilidades de criação, edição, digitalização e compartilhamento de conteúdos pelas redes para manter vivas e relevantes nossas memórias coletivas e individuais. Pré-requisitos: domínio básico de informática e de utilização da internet. Necessário trazer aparelho que tire fotos, grave áudios, filme (câmera fotográfica, celular e gravador de som).

XDias 11, 18 e 25, quintas, às 15h.Sala de Internet Livre.R$ 5,00 ¢ R$ 2,50 � Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

sensores eleTrônicosCom Hiure Queiroz. Conheça, crie e utilize sensores e outras tecnologias de monitoramento, que podem ser utilizados para a captação de dados diversos sobre o meio ambiente, tais como qualidade do ar, intensidade de ruídos e outros.

X De 11 a 26, quintas e sextas, às 18h.Sala de Internet Livre. Grátis. Inscrições no local.

Micro seM MiToTeclaDo e Mouse Aprenda a manipular o teclado e o mouse, a partir de exercícios e práticas de familiarização com estes equipamentos. Nível: iniciante. Sem pré-requisitos.

X Dias 10, 17 e 24, quartas, às 15h.Sala de Internet Livre. R$ 5,00 ¢ R$ 2,50 � Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

Imag

em: A

nton

io C

elso

Sou

za

26

Page 27: Sesc Campinas - Caderno de Programação

culTura DigiTal para criançasNessas duas oficinas, aprenda a unir tecnologia e tradição a partir da criação de dois brinquedos que possuem um toque tecnológico inusitado, exercitando a criatividade e a autonomia nesse processo de criação.Saguão Internet Livre/Biblioteca. Grátis. De 7 a 12 anos. Retirada de senhas na Ilha de Atendimento com 1 hora de antecedência.

livros eM FelTro coM leDOnde há luz além da luz? Os participantes são convidados a responder a pergunta, a partir da construção de um livro de feltro que tem a adição de alguns componentes tecnológicos, cuja construção lúdica e artística convida à reflexão sobre a presença da tecnologia em nossas vidas e o que sua ausência pode causar.

X Dias 13 e 14, sábado e domingo, às 14h.

Boneca TagarelaAprenda a criar uma boneca de retalhos que contém em seu “recheio” um dispositivo capaz de gravar e reproduzir áudio, criando dessa maneira um brinquedo que funciona a partir das frases fluidas da espontaneidade da criança.

X Dia 27, sábado, às 14h.

Mesa Brasil sesc caMpinasPrograma de segurança alimentar e nutricional, que colhe e distribui alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que ainda possuem valor de consumo. Formado por uma rede que integra Sesc, empresas, entidades e voluntários, possui o intuito de reduzir o desperdício de alimento, sempre permeado em ações educativas.

colheiTa urBana - DaDos Do Mês De aBrilQuilos de alimentos arrecadados: 17.614,06Empresas doadoras no mês: 17Instituições Sociais atendidas: 50Pessoas beneficiadas: 9.627

ações paracidadania

FDe Parceria entre o Sesc e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com ações para o acesso de alunos e professores da Rede Estadual de Ensino às produções de teatro e dança, ampliando as possibilidades de experiência, sensibilização e aprendizado. As escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a FDE (http://www.fde.sp.gov.br).

DiFácil - canções para crianças serelepesCom Taïs Reganelli.

XDia 9, terça às 10h e 14h30.Teatro. Grátis. Atividade exclusiva para escolares.

DespauTériosCom a Cia. Suno.

XDias 10 e 11, quarta e quinta, às 20h30. Teatro. Grátis. Atividade exclusiva para escolares.

Foto

: Div

ulga

ção

27

Page 28: Sesc Campinas - Caderno de Programação

casa Mais susTenTável Com os educadores da Iandé - Educação e Sustentabilidade, de Piracicaba. Venha conhecer uma casa diferente e refletir sobre opções e atitudes mais sustentáveis em relação aos temas da água, energia, resíduos e alimentação.

X Dia 6, sábado, das 12h30 às 16h30. Área de Convivência. Grátis.

os recursos híDricos na região MeTropoliTana De caMpinas: cenários e perspecTivas Bate-papo sobre distribuição e gerenciamento dos recursos hídricos da região metropolitana de Campinas, suas interfaces, desdobramentos no cenário político e possibilidades de mobilização. Com José Furtado, presidente do Instituto

Campinas Sustentável; Prof. Dr. Antônio Carlos Zuff o, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USO e mediação de Gabriel Kogan, arquiteto com mestrado em Gerenciamento Hídrico pelo Unesco-IHE (Holanda). Parceria Instituto Campinas Sustentável.

X Dia 10, quarta, às 19h30. Sala Múltiplo Uso 1. Grátis. A partir de 15 anos.Retirada de ingressos na ilha de atendimento com 1 hora de antecedência.

oFicina reaproveiTaMenTo DoMésTico De água Com o grupo Iandé de Piracicaba. Apresentação do cenário da escassez de água seguido de um breve bate-papo e apresentação de um modelo compacto de tratamento de água da

máquina de lavar roupa bem como seu funcionamento e soluções que minimizam o consumo de água doméstico.

X Dia 13, sábado, das 14h às 17h.Sala de atividades 4. Grátis. A partir de 15 anos. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

sisTeMa De irrigação DoMésTica Com o arquiteto Felype Quinto. Montagens de sistemas de irrigação por gotejamento aplicado com materiais simples e disponíveis nas residências para diversos tipos de vasos e floreiras sem desperdício de água.

X Dia 20, das 13h30 às 17h30. Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

Discussões sobre a crise hídrica e as novas formas de enfrentar esta situação. As atividades pretendem informar, sensibilizar e envolver os participantes, provocando a reflexão sobre nossa relação com esse bem.

meioambiente

Água. Eu preciso e você também

Foto

: Kar

ine

Fale

iros

28

Page 29: Sesc Campinas - Caderno de Programação

DeDinhos verDesAdultos e crianças são convidados para participar de um plantio de mudas de flores, ervas e temperos.

XDia 7, domingo, das 13h às 15h.Jardim Galpão. Grátis. Retirada de senha no local da atividade a partir das 12h30.

FralDas De pano: MoDernas e ecológicas Nesta oficina, além de pensar sobre materiais biodegradáveis, recicláveis e sustentáveis você poderá conhecer, experimentar em seu bebê e conversar sobre esta alternativa mais sustentável e ecológica.

X Dia 27, sábado, das 14h30 às 16h30.Galpão Espaço Brincar. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

coZinhar coM sol: oFicina De Forno solar/DesiDraTaDor De aliMenTosConstrução de um forno solar capaz de aquecer água, cozinhar e desidratar alimentos, de forma simples, sustentável e de

Foto

: cri

stia

nogo

mes

past

or

baixo custo, economizando gás de cozinha e consequentemente, água.

X Dia 27, sábado, das 13h30 às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. 25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

JarDinageM agroecológica: ManuTenção e cuiDaDos Com Riccardo Testa e Carlos Nunes. Aprenda a cuidar de um jardim ou uma horta, utilizando técnicas que não envolvem intervenções agressivas sobre o solo e as plantas.

X Dias 27 e 28, sábado e domingo, às 14h. Sala de Atividades 1. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

Foto

: Cri

stin

a Li

ma

29

Page 30: Sesc Campinas - Caderno de Programação

saúde

Boas práTicas na Manipulação De aliMenTosAção voltada exclusivamente aos parceiros do Programa Mesa Brasil.

XDias 3, 11, 18 e 25, às 14h.Sala de Múltiplo Uso 1.

oFicina De culinária Junina: o caMinho Do Milho Ver página 7

XDias 23 e 30, terças, às 19h.Área de Convivência. Grátis. Retirada de senhas na Ilha de Atendimento com 1 hora de antecedência.

coZinhar coM sol: oFicina De Forno solar/DesiDraTaDor De aliMenTosVer página 29

X Dia 27, sábado, das 13h30 às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. 25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

oDonTologiaDentre as ações do Sesc que visam à promoção da saúde, a saúde bucal valoriza os processos educativos que estimulam a autonomia das pessoas, ampliando e potencializando as suas condições de agir sobre as variáveis determinantes da sua saúde, e incorpora às atividades clínicas individuais, as ações coletivas e educativas.Presente em 29 Unidades do Sesc no estado de São Paulo, as ações em saúde bucal dão importância à pessoa, respeitando seu ciclo de vida, e o contexto social em que vive.

quais são os serviços oFereciDos?Odontopediatria (crianças), dentística (restaurações), endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia (extrações), prótese e radiologia.

queM poDe se inscrever?Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, credenciados no Sesc (Credencial Plena).

qual é o períoDo Da inscrição?De 2 a 6 de junho.

coMo é FeiTa a inscrição?Preencha o formulário eletrônico acessando sescsp.org.br/campinasodonto

e Depois De FeiTa a inscrição?De acordo com a relação entre o número de pessoas inscritas e a capacidade de atendimento da clínica, as vagas serão preenchidas após análise das informações contidas nos formulários respondidos.

sua inscrição é válida por seis meses.

As inscrições para odontologia mudaram! Fo

to: M

arco

Flá

vio30

Page 31: Sesc Campinas - Caderno de Programação

idosos

insTalação: uM velho ser Ao registrar sua imagem num aplicativo, o público poderá acompanhar numa projeção o seu processo de envelhecimento. Com a transformação da imagem e trechos de poemas que instigam a reflexão sobre alteridade e velhice.

XDe 13 a 19, sábado e domingo, das 10h às 18h. Terça a sexta, das 9h às 21h30.Sala de Múltiplo Uso 1. Grátis.

geronTologia eM DeBaTe Encontro de profissionais, estudantes e interessados na área do envelhecimento para discussão de um tema mensal. Parceria Sesc Campinas e o Programa de Pós Graduação de Mestrado em Gerontologia e Geriatria da FCM da Unicamp.Temas: “Cuidar melhor e

evitar violência”, com Ana Maria Arruda Camargo e a “Geratividade”, com Marta Fontenele.

XDia 18, quinta, das 9h às 12h. Teatro. Grátis. 80 vagas. Inscrições até o dia 13 pelo e-mail [email protected].

Balanço Mas não caio: seMana De prevenção De queDas De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 12% das mortes de idosos têm como causa as quedas e 75% delas ocorrem dentro de casa. O dia 23 de junho foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, sendo o tema do ano focado no equilíbrio: “Balanço mas não caio” que visa conscientizar pessoas de todas as idades sobre

como prevenir e/ou reagir com eficácia e rapidez diante de situações de emergência.

palesTra: resiliência coMo FaTor De prevenção De queDas. Com Arlete Portela, psicóloga, doutora em Gerontologia pela FCM – Unicamp. A resiliência como recurso protetor na prevenção de situações estressantes de quedas, pois os que caem tendem a permanecer por mais tempo em casa e isolados, atitude que pode levar à solidão e à depressão.

XDia 25, quinta, às 14h. Sala de Atividades 1. Grátis. Acima de 60 anos. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

Dia MunDial De conscienTiZação Da violência conTra a pessoa iDosaO dia 15 de junho marca o empenho da sociedade na reflexão sobre a prática da violência contra a pessoa idosa, em suas diversas formas. Para tratar do tema, oficinas, palestras e bate-papo integram a programação:

Imag

em: S

esc

São

Paul

o

31

Page 32: Sesc Campinas - Caderno de Programação

BaTe-papo: aTiviDaDe Física, equilíBrio e prevenção De queDasCom a Instrutora de atividades físicas, Marina Hanzawa. Aplicação de cinco testes que avaliam a manutenção da estabilidade corporal e vivências práticas de exercícios de fácil execução para a manutenção e melhoria da estabilidade corporal e prevenção de quedas.

XDia 23, terça, às 9h e às 14h. Galpão GMF. Grátis.

circuiTo MulTi-sensorial Composto por exercícios que trabalham os principais sistemas envolvidos na manutenção da postura, os participantes poderão experimentar alguns desafios em um circuito de tarefas e para vivenciar, testar e treinar o equilíbrio.

X Dia 24, quarta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.Corredor do Galpão Multiuso. Grátis. Acima de 60 anos.

envelheciMenTo eM quesTão: proDução De víDeo FragMenTos Do coTiDiano Segunda etapa da atividade com a instrutora da Internet Livre, Celia Cassiano. Composto por três encontros, a atividade propõe a criação coletiva de um vídeo sobre os melhores fragmentos selecionados durante o mês de maio, a partir das etapas de criação

de roteiro, gravação, edição e finalização do vídeo.

XDias 12, 19 e 26, sextas, das 14h às 16h.Sala de Internet Livre. Grátis. Acima de 60 anos. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

envelheciMenTo eM quesTão: caFé coM iDeias Com Cristina Lima. Bate-papo com os participantes das atividades dos programas Trabalho Social com Idosos e Sesc Gerações, para avaliação e elaboração das próximas atividades.

X Dia 24, quarta, às 14h. Sala de Atividades 1. Grátis. Acima de 60 anos

arTe soliDária Confecção de pequenos quadrados em pontos de crochê que formam uma

colcha. O produto final será doado para uma instituição da cidade. Trazer uma agulha de crochê número 3 ou 4.

Xquartas, das 13h às 16h. Sala de Atividades 2. Grátis.

X sábados, das 10h às 12h.Jardim do Galpão. Grátis.

coMparTilhar MeMórias... reacenDer sonhos Com Cia. Luar no Ar. A atividade parte de um processo que vem de uma construção individual das memórias dos participantes para a construção coletiva, inspiradas em textos literários. As memórias serão compartilhadas e apresentadas na produção de textos, momento em que o leitor se torna autor.

X Terças, das 14h às 16h.Sala de Atividades 1. Grátis. Para pessoas acima de 60 anos.

Foto

: Div

ulga

ção

32

Page 33: Sesc Campinas - Caderno de Programação

esporte eatividade

físicaFoto

: Div

ulga

ção

Circuito Sesc de Esportes para TodosAção de fomento e disseminação da prática esportiva conscientizando sobre os aspectos e valores do esporte enquanto ferramenta para o lazer. O Circuito levará apresentações e intervenções esportivas de handebol com as atletas da seleção brasileira Mariana Costa e Deonise Fachinello.Grátis.

X Dia 22, segunda, das 8h às 11h30.Americana - Centro Cívico.

X Dia 23, terça, das 14h às 17h Valinhos - Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva.

X Dia 24, quarta, das 8h às 11h30.Campo Limpo Paulista - Ginásio de Esportes Nenezão.

X Dia 25, quinta, das 8h às 11h30.Salto - Centro Esportivo “João Luiz Guarda” – Buracão.

X Dia 26, sexta, das 8h às 11h30.Ginásio Sesc Campinas.

X Dia 27, sábado, das 9h30 às 13h.Ginásio Sesc Campinas. Fo

to: D

ivul

gaçã

o

33

Page 34: Sesc Campinas - Caderno de Programação

aula especial De corriDa Técnicas de corridas, tipos de treinos direcionados para alunos do clube da corrida do Sesc Campinas.

X Dia 6, sábado, às 8h.Pedreira do Chapadão. Grátis.

TreinaMenTo De Força e poTência: Do esporTe De alTo renDiMenTo aos praTicanTes De aTiviDaDes Físicas Com Professor Bernardo Neme Ide. Doutorando em Biodinâmica do Movimento Humano – LABEX – IB – Unicamp. Prescrição de programas de treinamento de força e potência para atletas e demais praticantes de atividades físicas. Voltado para professores e estudantes de educação física.

X Dia 14, domingo, às 9h30. Teatro. Grátis. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e a partir do dia 3 para demais públicos.

vivências eM surFe e sTanD upExperimentação das modalidades de surfe e stand up, celebrando a finalização dos cursos de práticas aquáticas. Somente para alunos matriculados nos módulos de práticas aquáticas.

X Dias 25 e 26, durante os horários das aulas de práticas aquáticas. Piscina. Grátis. A partir de 5 anos

recreação para FaMíliaAtividade recreativa que busca promover o convívio entre gerações através do resgate de jogos e brincadeiras populares.

X sábados, às 15h.Galpão GMF. Grátis.

JarDiM Da DançaRecreação em dança, em diferentes ritmos, ministrada por instrutores de atividades físicas do Sesc Campinas.

X Domingos, às 9h. Jardim do Galpão. Grátis.

ioga para crianças De forma lúdica e divertida, crianças de 4 a 6 anos serão apresentadas ao universo do ioga. Sua prática regular, além de relaxar e promover o reconhecimento do próprio corpo colabora com a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade das crianças.

XDomingos, das 11h às 11h40Sala Corpo e Arte. Grátis. De 4 a 6 anos.Vagas limitadas. Retirada de senhas na Ilha de Atendimento a partir das 10h. Cada criança deve estar acompanhada por 1 adulto responsável.

ginásTica Mães e Filhos Aula de condicionamento físico para mães, no qual o

bebê participa junto dentro e fora do seu carrinho, com objetivo de preparar a mãe para retomar sua rotina de atividades físicas.

XDomingos, às 15h. Sala Corpo e Arte. Grátis. Vagas limitadas. Retirada de senhas na Ilha de Atendimento a partir das 13h.

vivências De eleMenTos circensesOportunidade de experimentar um pouco do universo circense, vivenciando os aéreos do circo: tecido, lira e trapézio.

X De 2 a 14, terça a sexta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

X sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Galpão Ginástica Multifuncional. Grátis. . Retirada de senhas no balcão do Galpão da GMF.

FesTival inTerno De práTicas aquáTicas Vivência de desafios aquáticos coletivos, competindo de forma saudável e lúdica.

X Dia 1º de julho, quarta, às 20h.Piscina. Grátis. Somente para alunos matriculados nos cursos de práticas aquáticas jovem, 1, 2 e 3.

Foto

: Fer

nand

o Bi

san

34

Page 35: Sesc Campinas - Caderno de Programação

O Programa busca promover a educação por meio do esporte e para o esporte, estímulando o brincar, aprender, competir, jogar e divertir usando elementos presentes no universo dos esportes. As atividades proporcionam a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis

esporte criança

De 3 a 6 anosQuartas e sextas, das 10h às 10h50

Sala Múltiplo Uso 2

De 6 a 10 anosTerças e quintas, das 9h às 11h30

Ginásio

esporte Jovem

11 e 12 anosTerças e quintas, das 18h às 20h

Quadra Externa

13 a 15 anosQuartas e sextas,

das 18h às 19h

esporte adulto 16 a 59 anos

Terças e quintas, das 19h às 20h

GinásioQuartas e sextas,

das 19h às 20h

esporte para idoso Acima de 60 anosQuartas e sextas,

das 9h às 10hGinásio

clubes

Futsal Feminino

A partir de 16 anos

Sábados, das 9h30 às 11h30

Ginásio

voleibolSábados,

das 15h30 às 17h30Ginásio

corrida Quartas às 8h e sextas às 19h Minicampo

iniciação à corrida Sextas, às 8h e quartas, às 19h Minicampo

Basquete Sábados, das 11h30 às 13h30 Ginásio

Imag

em: S

esc

São

Paul

o

Foto

: Fer

nand

o Bi

san

35

Page 36: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Cursos RegularesPara transferência de horários e turmas, procure a Central de Atendimento antes do vencimento do seu boleto.

Inscrições para usuários e público em geral, mediante disponibilidade de vagas, na Central de Atendimento no período de 23 a 26/6

Importante: Todos os atestados de aptidão física tem validade de 1 ano. Para manutenção da vaga no curso é necessária a renovação anual. Os atestados entregues na matrícula ou renovação não serão devolvidos aos alunos pois ficam arquivados na unidade.

Modulares3ª e 5ªfaixa etáriamodalidade 4ª e 6ª

práticas aquáticaspara crianças

5 a 7 anos 9h e 16h

De março a junho

Piscina

8 a 10 anos 10h e 16h 17h

práticas aquáticaspara jovens

11 a 15 anos 17h

práticas aquáticas i a partir de 15 anos 8h e 18h 11h e 18h

práticas aquáticas ii a partir de 15 anos 11h e 18h 10h e 18h

práticas aquáticas iii a partir de 15 anos 9h e 19h 8h, 12h e 19h

Técnicas circenses a partir de 12 anos 15h

De abril a junho

GMF

reeducação postural e do Movimento

a partir de 12 anos 16h

Sala Corpo & Arteatividades rítmicas

em rodaa partir de 12 anos 11h

pilates a partir de 12 anos 17h

ritmos a partir de 12 anos 16h

GMF

ginástica geral a partir de 12 anos 18h

duração das turmas

� O não pagamento do boleto dos cursos implica em perda de vaga. Caso não receba boleto, procure a Central de Atendimento antes da data do vencimento.� Somente nos horários das 9h às 18h será praticado o desconto de 50% para os Idosos (60 anos ou mais), levando-se em conta sua categoria.

R

$ 54

,00

R

$ 12

4,0

0

R$

33,0

0

R$

74,0

0

R$

23,0

0

R$

52,0

0

C

urso

s gr

atui

tos

excl

usiv

os p

ara

insc

ritos

na

GM

F

hidroginásticaa partir de

12 anos7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 19h

7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 20h

ginástica Multifuncionala partir de

12 anos

manhã 7h às 12h30* tarde 13h às 17h30* noite 18h às 21h45*

manhã 7h às 12h30* tarde 13h às 17h30* noite 18h às 21h45*

7h às 15h 7h às 15h

Tai chi chuana partir de

12 anos11h 10h

iogaa partir de

12 anos7h, 8h, 9h, 15h e 19h

7h, 8h, 9h, 15h, 16h e 19h

10h

regulares3ª e 5ªfaixa etáriamodalidade 4ª e 6ª sábado domingo

*horário limite para entrada na sala, o término do período acontece respectivamente 13h(manhã)/18h (tarde)/21h45 (noite).

36

Page 37: Sesc Campinas - Caderno de Programação

� Para participar das recreações é necessário apresentar a Credencial Plena válida.

Recreação Esportiva

R

ecre

açõe

s or

ient

adas

R

ecre

açõe

s liv

res

Basquetea partir de

15 anos

Quintas, 20h às 21h30 Ginásio

Domingos e feriados, 11h30 às 13h30.

Ginásio

esportes com raquetesa partir de

7 anosDomingos e feriados 9h30 às 11h30 Quadra Externa

Futebol Mastera partir de 60 anos

Quartas e sextas, 8h às 10hQuadra Externa

*Após a reforma a atividade

retorna ao minicampo.

Futebol soçaite Masculino

a partir de 15 anos

Sábados, 13h30 às 17h30 Domingos e feriados,

9h30 às 13h30 Atividades suspensas durante a reforma do

minicampo.a partir de

15 anosSextas, 15h às 18h

a partir de 35 anos

Sextas, 18h às 19h20

Futsal Femininoa partir de

15 anosQuartas, 20h às 21h30 Quadra Externa

Futsal Masculinoa partir de

15 anos

Quartas, 18h30 às 20h Quadra Externa

Sábados, domingos e feriados, 13h30 às 15h30

GinásioDomingos e feriados, 9h30 às 11h30. (Horário disponível somente durante a reforma do minicampo).

hidro recreativaa partir de

15 anosSábados, domingos e feriados 11h30

e 15h30. Duração 30 min.Piscina

Jogos de Mesa Diversos LivreTerças a sextas, 8h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h

Corredor Esportivo

Jogos de Tabuleiro (xadrez e Dama)

LivreTerças a sextas, 8h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h

Corredor Esportivo

raia livre Livre

Terças e quintas, 7h às 7h50; 12h às 15h50; 16h50 às 17h50;

20h às 21h30Quartas e sextas, 7h às 7h50; 12h às 15h50; 19h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 10h30

Piscina

recreação aquáticaa partir de

7 anosSábados, domingos e feriados,

11h e 16h. Duração 30 min.Piscina

vivência em práticas aquáticas

a partir de 15 anos

Domingos e feriados, 10h Piscina

vôleia partir de

15 anos

Terças, 20h às 21h30

GinásioDomingos e Feriados das 15h30 às 17h30

37

Page 38: Sesc Campinas - Caderno de Programação

31/8

a 0

4/9

Foto

: Ace

rvo

Sesc

SP

PROGRAMAÇÃOJUNHO a SETEMBRO

MAIS INFORMAÇÕES PELO SITE sescsp.org.br ou pelo telefone 19 3737 1500.

ENTRE A SERRA E O MAR - Sesc Bertioga (SP)Segunda. Saída às 8h da Rodoviária de Campinas.Localizado entre a Mata Atlântica e o mar, o Centro de Férias Sesc Bertioga possui vocação natural para o desenvolvimento de ações socioambientais, nas quais a biodiversidade e a cultura local são abordadas por meio de passeios, vivências e ofi cinas que buscam aliar o descanso e o divertimento à descoberta e ao conhecimento. Inscrição apenas para matriculados – Credencial Plena na Central de Atendimento, de 11 a 14/06 a partir das 14h, sorteio no dia 18/06 às 19h30 no Teatro.

R$ 489,00 (8 x R$ 61,12)

SOLO SAGRADO - NATUREZA E HARMONIASão Paulo (SP)Domingo. Saída às 7h da Rodoviária de CampinasSituado em uma das regiões de maior conservação ambiental da capital do estado, o Solo Sagrado da Igreja Messiânica Mundial do Brasil oferece possibilidades aos seus visitantes de descobertas espirituais e contato direto com a natureza. O passeio contempla vivências da arte da fl or ou ikebana, horta caseira, caminhada monitorada e dança circular.

R$ 66,00 (2x R$ 33,00) R$ 99,00 (3x R$ 33,00)

Foto

: She

ila A

ndri

ani

21/6

NATUREZA E TRANQUILIDADE NO SUL DE MINASMonte Verde (MG)Sexta. Saída às 14h, em frente ao Galpão do Sesc CampinasUma opção para comemorar o dia dos namorados. Este roteiro apresenta as belezas da Serra da Mantiqueira, suas trilhas pela vegetação nativa e a possibilidade de observação de fl ores e pássaros típicos desta região.

R$ 543,00 (8x R$ 67,88) R$ 815,00 (8x R$ 101,88)

Foto

: Div

ulga

ção

12 a

14/

6

38

Page 39: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Valores por pessoa em apartamento duploMAIS INFORMAÇÕES PELO SITE sescsp.org.br ou pelo telefone 19 3737 1500.

PINACOTECASão Paulo (SP)Domingo. Saída às 9h30 da Rodoviária de CampinasVinculado à Secretaria de Estado da Cultura, a Pinacoteca do Estado é um museu que dá ênfase na produção brasileira do século XIX até a arte contemporânea. O roteiro inclui contextualização de algumas obras escolhidas por Rogério Mourtada, especialista em história da arte, além de visita guiada com a ação educativa da Pinacoteca. O passeio também inclui visita ao Mercado Municipal de São Paulo. O roteiro integra o curso Olhares em Construção.

R$ 66,00 (2x R$ 33,00) R$ 99,00 (3x R$ 33,00)

Foto

: Div

ulga

ção

28/6

AQUÁRIO DE SÃO PAULOSão Paulo (SP)Domingo. Saída às 8h30 da Rodoviária de CampinasVisita ao maior aquário da América Latina e único aquário temático do Brasil, um complexo voltado ao bem estar de seus animais e ao compromisso com a educação ambiental. O roteiro contempla visita a ambientes próprios dos pólos, rios e mares, onde pode ser encontrado animais típicos de regiões geladas como os pinguins e o urso polar, além de animais da fauna amazônica.

R$ 66,00 (2x R$ 33,00) R$ 99,00 (3x R$ 33,00)

Foto

: Ace

rvo

Sesc

SP

05/7

NATUREZA E AVENTURA PARA FAMÍLIAFloresta Park – Campinas (SP)Domingo. Saída às 9h30 da Rodoviária de CampinasO passeio levará ao Floresta Park, um espaço de lazer em meio a natureza, localizado no distrito de Sousas, pertencente à cidade de Campinas. O roteiro proporciona um momento de descontração com aventura, cavalgada e contemplação de animais, a fi m de proporcionar um dia agradável com a família.

R$ 52,00 R$ 78,00 (2 x R$ 39,00)

Foto

: Div

ulga

ção

19/7

COMUNIDADE E CULTURA HOLANDESA Holambra (SP)Domingo. Saída às 7h30 da Rodoviária de CampinasEste roteiro busca apresentar a relação dos imigrantes holandeses com o Brasil, seus costumes e tradições. Visita ao Moinho de Holambra, Museu Holandês, Campo de Flores e almoço na Fazenda Ribeirão.

R$ 59,00 R$ 89,00 (2x R$ 44,50)

Foto

: Div

ulga

ção

26/7

DIVERSÃO EM FAMÍLIA NA REPÚBLLICA LAGOLeme (SP)Domingo. Saída às 7h30 da Rodoviária de CampinasO RepLago é um dos locais mais procurados por crianças e adolescentes, privilegiado por sua localização em uma fazenda de 96 hectares, perto da cidade de Leme. O que motiva a visita é o contato com a natureza e a diversão ao ar livre, com muita brincadeira em atividades pedagógicas e lúdicas.

R$ 64,00 (2 x R$ 32,00) R$ 96,00 (3 x R$ 32,00)

Foto

: Div

ulga

ção

02/8

39

Page 40: Sesc Campinas - Caderno de Programação

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

DIA 30perForManceExposição Fotoperformances pág. 10

MúsicaSinhá Música pág. 16

DIA 9cineMa e víDeoIda pág. 13

criançaEspaço de Brincar pág. 21

DIA 10liTeraTuraSarau Sobrenome Liberdade pág. 24

Meio aMBienTeOs recursos hídricos na região metropolitana de Campinas: cenários e perspectivas pág. 28

DIA 11MúsicaSkafandros Orkestra pág. 15

inTergeraçõesCanto Coral pág. 25

DIA 16cineMa e víDeoNausicaä do Vale do Vento pág. 14

MúsicaAcademia de Choro pág. 16

DIA 17cineMa e víDeoPersépolis pág. 14

liTeraTura Qual história tem aqui? pág. 23

DIA 18MúsicaAláfia pág. 16

culTura DigiTalImagens, Áudios, Vídeos e Textos: Memórias Compartilhadas pág. 26

DIA 23especialOficina de culinária junina: O caminho do milho pág. 7

perForManceRegistros de Performances pág. 9

DIA 24cineMa e víDeoNós Somos as Melhores! pág. 14

liTeraTuraSarau da Praga pág. 24

DIA 25MúsicaRaul de Souza pág. 15

liTeraTuraLançamento de livro - Inteligências Múltiplas pág. 24

DIA 4 (feriado)liTeraTuraFeira de troca: livros, músicas e brinquedos pág. 24

MúsicaPélico pág. 15

DIA 3 liTeraTuraOnde começa a poesia? pág 23

cineMa e víDeoElena pág. 13

DIA 2liTeraTuraLeitura Viva com Cenários Sonoros pág. 23

cineMa e víDeoFrances Ha pág. 13

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Joã

o M

aria

40

Page 41: Sesc Campinas - Caderno de Programação

SEXTA SÁBADO DOMINGO

DIA 12culTura DigiTalSensores Eletrônicos pág. 26

TeaTroO Purgante pág. 17

DIA 13iDososInstalação: Um Velho Ser pág. 31

criançaMusiquinhas pág. 20

DIA 14MúsicaCasa Caiada convida Armando Moreli pág. 16

criança E Tome Palhaço pág. 19

DIA 19TeaTroSpaghetti pág. 17

perForManceLançamento do Catálogo Performance pág. 8

DIA 20especialPeneira e Sonhador pág. 6

Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara de Capela do Alto pág. 6

DIA 21especialZeca Collares pág. 7

Fandango de Tamancos de Itaoca pág. 7

DIA 26DançaDormienti pág. 14

culTura DigiTalSensores Eletrônicos pág. 26

DIA 27criançaPakitos Cuecacuela pág. 20

Meio aMBienTeFraldas de pano pág. 29

DIA 28 criançaValente pág. 19

MúsicaRafael Piccolotto de Lima e Orquestra Urbana pág. 16

DIA 7MúsicaCorrenteza de Ar – Martina Marana pág. 15

Meio aMBienTeDedinhos Verdes pág. 29

DIA 6criançaPOIN - Pequena Orquestra Interativa pág. 20

Meio aMBienTeCasa Mais Sustentável pág. 28

DIA 5criançaEspaço de Brincar pág. 21

inTergeraçõesDança de Salão pág. 25

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

Foto

: Ace

rvo

Sesc

Imag

em: S

esc

São

Paul

o

Foto

: Div

ulga

ção

Page 42: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Sesc CampinasTerça a sexta, 7h às 22hSábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h

CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 19 3737-1500Matrícula, inscrições em atividades, informações,ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às [email protected]

LOJA SESCTel.: 19 3737-1500Terça a sexta, 8h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.Venda de CD’s, DVD’s, livros, camisetas e souvenirs.

GALPÃO MULTIUSORua Dom José I, 333Terça a sexta, 7h às 22h.Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

GALPÃO GINÁSTICAMULTIFUNCIONALRua Dom José I, 333Terça a sexta, 7h às 21h45.Sábados, domingos e feriados, 7h às 15h. Necessária a apresentação do cartão de matrícula e inscrição no curso.

BIBLIOTECATel.: 19 3737-1500Biblioteca e sala de leitura.Terça a sexta, 8h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 9h30 às [email protected]

ODONTOLOGIATel.: 19 3737-1558Terça a sexta, 7h30 às 21h30.Sábados, 9h30 às 18h.Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, turismo e serviços matriculados e dependentes. Atendimento com agendamento prévio. Vagas limitadas.

INTERNET LIVRETel.: 19 3737-1500Terça a sexta, 8h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às [email protected] apresentação do cartão de matrícula.

COMEDORIA

Almoço: serviço de almoço por peso. Terça a sexta, 11h às 14h30. Sábados, domingos e feriados, 11h às 15h.

Cafeteria: salgados, doces, sanduíches, bebidas, sorvetes e café. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

QUADRA / MINICAMPO / GINÁSIOTel.: 19 3737-1500Terça a sexta, 8h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.Com apresentação do cartão de matrícula. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações no Balcão deAtendimento Esportivo.

PISCINATerça a sexta, 7h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.Para frequentar a piscina é necessário apresentar o cartão de matrícula do Sesc e exame dermatológico atualizados, uso de touca e traje de banho (maiô, calção de banho ou sunga, não transparentes).

ESPAÇO DE BRINCARRua Dom José I, 333Terça a sexta, 10h às 20h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

BRIGADA DE INCÊNDIOPara sua segurança o Sesc Campinas possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

Estacionamento com seguroO matrículado no Sesc com Credencial Plena tem direito a preços especiais no estacionamento da rodoviária. Consulte as condições no próprio estabelecimento. É necessário carimbar o tiquete nas ilhas de atendimento do Sesc.

ParacicloDois bicicletários com capacidade para acomodar um total de 60 bicicletas.Entrada da Unidade e entrada do Galpão.

Linhas de ônibus municipais que passam pelo Ponto de Parada Sesc(Acesso ao Terminal Rodoviário e ao Sesc Campinas).

1.532.30

2.40

2.442.522.532.602.642.712.73

3.31

3.414.035.02

Terminal Vila UniãoCarrefour Dom Pedro / Jd. IpaussuramaShopping Dom Pedro / Jd. GarciaShopping Dom PedroPq. São JorgeSwift / Vl. Boa VistaNova AparecidaVila Padre AnchietaCambuí / Jd. PacaembúTerminal Mercado / Jd. EulinaTerminal Barão Geraldo / Rodoviária Jd. São GabrielJd. Nova EuropaCircular Centro / Centro Rótula

Page 43: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Cada

stre

-se

e re

ceba

nos

sa p

rogr

amaç

ão p

or e

-mai

l

Espo

rtes

Cu

ltura

Dig

ital

Jove

ns

IMei

o A

mbi

ente

Ci

rco

Art

es V

isua

is

Lite

ratu

ra

Cine

ma

e V

ídeo

Cr

ianç

a

Idos

os

Teat

ro

açõe

s pa

ra a

cid

adan

ia

Mús

ica

Tu

rism

o So

cial

D

ança

In

terg

eraç

ões

A

rtes

Man

uais

Sa

úde

e A

limen

taçã

o

Aco

mpa

nhe

a pr

ogra

maç

ãode

form

a rá

pida

e e

ficaz

!

Cade

rno

Virt

ual

Aces

se o

por

tal s

escs

p.or

g.br

/uni

dade

Rede

s So

ciai

s

/se

scun

idad

eQ

uais

sua

s ár

eas

de in

tere

sse?

Nom

e Co

mpl

eto

Emai

l

Cida

de

E

stad

o

Tele

fone

Dat

a de

Nas

cim

ento

Cred

enci

al P

lena

?

Sim

Não

Fiqu

e po

r Den

tro!

Recorte e entregue na Ilha de Atendimento do Sesc Campinas.

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

sesctv.org.br/aovivo

oi tv (138) /sesctv

Fot

o: A

lexa

ndre

Fre

itas

Espia Só Vida, trajetória a obra do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical do choro.Direção: Saturnino Rocha

DOCUMENTÁRIO

SÁBADO

27/6, às 22h

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio_interior_sesctv_junho_AF.pdf 1 5/15/15 6:24 PM

Page 44: Sesc Campinas - Caderno de Programação

Apo

io

SESC

Cam

pina

sRu

a D

om J

osé

I, 27

0/33

3CE

P 13

070-

741

TEL.

: (19

) 373

7.15

00se

scsp

.org

.br

Junho | 2015Programação

Campinas

FECH

AM

ENTO

AU

TORI

ZAD

O,

POD

E SE

R A

BERT

O P

ELA

ECT

.

A CASA dE FArinhA do GonzAGão

FOLIAS DE JUNHO

Foto

: Jul

iana

Hila

l