serviÇo pÚblico federal universidade federal do … 2/pss2008_prova fase2.pdf · matemática; 6...

29
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO – 2008 EDITAL 016/2007-UFPA 2ª. FASE (6 de janeiro de 2008) INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. Este Boletim contém 54 (cinqüenta e quatro) questões: 6 de Língua Portuguesa; 6 de Matemática; 6 de História; 6 de Geografia; 6 de Física; 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de Língua Estrangeira (considerando-se apenas a de opção do candidato). 2. Cada questão apresenta cinco alternativas. Destas apenas uma é correta. 3. Confira se a prova está completa e, caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala. 4. As respostas das questões devem ser assinaladas no Cartão-Resposta, fornecido especificamente para este fim. 5. Para o assinalamento das respostas das questões, utilize caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul. 6. O Cartão-Resposta não pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Não é permitida a utilização de qualquer espécie de corretivo. 7. O Cartão-Resposta só será substituído se contiver falha de impressão. 8. Assine seu nome na lista de presença do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identificação. 9. Esta prova terá duração de 5 horas, com início às 8 horas e término às 13 horas (horário de Belém). 10. Ao término da resolução das questões, devolva ao fiscal de sala todo o material referente a esta prova. BOA PROVA! ÓRGÃO EXECUTOR ______________________________________________________ NOME DO CANDIDATO ________________________ INSCRIÇÃO

Upload: lamquynh

Post on 02-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROCESSO SELETIVO SERIADO – 2008

EDITAL 016/2007-UFPA 2ª. FASE

(6 de janeiro de 2008)

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Este Boletim contém 54 (cinqüenta e quatro) questões: 6 de Língua Portuguesa; 6 de Matemática; 6 de História; 6 de Geografia; 6 de Física; 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de Língua Estrangeira (considerando-se apenas a de opção do candidato).

2. Cada questão apresenta cinco alternativas. Destas apenas uma é correta.

3. Confira se a prova está completa e, caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala.

4. As respostas das questões devem ser assinaladas no Cartão-Resposta, fornecido especificamente para este fim.

5. Para o assinalamento das respostas das questões, utilize caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul.

6. O Cartão-Resposta não pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Não é permitida a utilização de qualquer espécie de corretivo.

7. O Cartão-Resposta só será substituído se contiver falha de impressão.

8. Assine seu nome na lista de presença do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identificação.

9. Esta prova terá duração de 5 horas, com início às 8 horas e término às 13 horas (horário de Belém).

10. Ao término da resolução das questões, devolva ao fiscal de sala todo o material referente a esta prova.

BOA PROVA!

ÓRGÃO EXECUTOR

______________________________________________________ NOME DO CANDIDATO

________________________

INSCRIÇÃO

Page 2: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Com base na leitura do texto A riqueza do futebol , assinale a alternativa correta nas questões de 01 a 05.

A riqueza do futebol

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

Mais do que uma simples diversão e exercício corporal, o futebol é uma dimensão da cultura que utiliza a coordenação criativa do corpo para expressar e educar as emoções

Para certos tipos intelectuais, o futebol não passa de um poderoso instrumento de alienação. Na verdade, o futebol é um grande ritual pedagógico da alma coletiva. Por meio dos jogadores, da bola, da vitória e, mais ainda, da derrota, cada torcedor vivencia de forma simbólica e altamente emocional uma maneira criativa de cultivar, educar e guiar as suas emoções.

Na opinião de muitas pessoas, o futebol só perde para o Carnaval entre os grandes exemplos de alienação social no Brasil. Isso me parece uma visão superficial da cultura brasileira, e até mesmo do que seja cultura. Um fenômeno só faz vibrar a alma individual e cultural de um povo na medida em que contém símbolos que expressem e alimentem a vida psíquica desse povo.

Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo. Não são – como muitos pensam – o mundo do superficial, do não-sério. Os grandes rituais de uma cultura fazem emergir aspectos profundos das nossas raízes arquetípicas. Sua prática realimenta os indivíduos por meio da vivência de símbolos da psique coletiva. Assim, tanto mais rica será uma cultura quanto mais numerosos e exuberantes forem os rituais que seus indivíduos tiverem à disposição.

As dicotomias maniqueístas tornaram-se um câncer que devora e fragiliza a cultura ocidental, gerando categorias estáticas que aprisionam os símbolos. Assim é que muitos só consideram cultura o que se aprende nas universidades e relegam a um plano irrelevante tudo o que é espontâneo e popular. Esse pensamento dicotômico e elitista é incapaz de perceber os símbolos, pois separa o trabalho da arte, o sério do não-sério, o dever do prazer, e se esquece de que, muito antes de o homem ter começado a escrever, já era capaz de expressar por mitos e rituais as suas vivências mais profundas e significativas.

Popularizado cada vez mais pela globalização, o futebol é um jogo que emociona multidões e ocupa no Brasil a função de esporte nacional, que já nos deu cinco Copas do Mundo. Por tudo isso, ele é o nosso maior exercício coletivo simbólico de desenvolvimento.

Carlos Amadeu Botelho Byington. Revista Psique Ciência & Vida. Ano 1, Nº 7. Texto adaptado

1. No texto, considera-se que o futebol é um dos símbolos da riqueza cultural de um povo. O fragmento em que se reforça essa consideração, por meio de uma relação de proporcionalidade de idéias, é

(A) “Para certos tipos intelectuais, o futebol não passa de um poderoso instrumento de alienação.” (linhas 03-04)

(B) “Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo.” (linhas 13-14)

(C) “Sua prática [dos grandes rituais] realimenta os indivíduos por meio da vivência de símbolos da psique coletiva.” (linhas 16-17)

(D) “Assim, tanto mais rica será uma cultura quanto mais numerosos e exuberantes forem os rituais que seus indivíduos tiverem à disposição.“ (linhas 17-19)

(E) “Assim é que muitos só consideram cultura o que se aprende nas universidades e relegam a um plano irrelevante tudo o que é espontâneo e popular.” (linhas 21-23)

MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES DE 01 A 54.

Page 3: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

3

2. Considere o trecho

“Na verdade, o futebol é um grande ritual pedagógico da alma coletiva.” (linha 04).

A alternativa em que o segmento transcrito é uma paráfrase explicativa desse trecho é

(A) “Por meio dos jogadores, da bola, da vitória e, mais ainda, da derrota, cada torcedor vivencia de forma simbólica e altamente emocional uma maneira criativa de cultivar, educar e guiar as suas emoções.” (linhas 04-07)

(B) “Na opinião de muitas pessoas, o futebol só perde para o Carnaval entre os grandes exemplos de alienação social no Brasil.” (linhas 08-09)

(C) “Um fenômeno só faz vibrar a alma individual e cultural de um povo na medida em que contém símbolos que expressem e alimentem a vida psíquica desse povo.” (linhas 10-12)

(D) “Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo.” (linhas 13-14)

(E) “As dicotomias maniqueístas tornaram-se um câncer que devora e fragiliza a cultura ocidental, gerando categorias estáticas que aprisionam os símbolos.” (linhas 20-21)

3. Entre as passagens do texto transcritas abaixo, a que expressa uma oposição de idéias é

(A) “Mais do que uma simples diversão e exercício corporal, o futebol é uma dimensão da cultura que utiliza a coordenação criativa do corpo para expressar e educar as emoções.” (linhas 01-02)

(B) “Para certos tipos intelectuais, o futebol não passa de um poderoso instrumento de alienação. Na verdade, o futebol é um grande ritual pedagógico da alma coletiva.” (linhas 03-04)

(C) “Um fenômeno só faz vibrar a alma individual e cultural de um povo na medida em que contém símbolos que expressem e alimentem a vida psíquica desse povo.” (linhas 10-12)

(D) “Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo.” (linhas 13-14)

(E) “Os grandes rituais de uma cultura fazem emergir aspectos profundos das nossas raízes arquetípicas. Sua prática realimenta os indivíduos por meio da vivência de símbolos da psique coletiva.” (linhas 15-17)

4. Com o possível propósito de garantir a clareza das idéias, fez-se a inversão da ordem direta de um termo no enunciado:

(A) “Para certos tipos intelectuais, o futebol não passa de um poderoso instrumento de alienação.” (linhas 03-04)

(B) “Não são – como muitos pensam – o mundo do superficial, do não-sério.” (linhas 14-15)

(C) “Os grandes rituais de uma cultura fazem emergir aspectos profundos das nossas raízes arquetípicas.” (linhas 15-16)

(D) “Sua prática realimenta os indivíduos por meio da vivência de símbolos da psique coletiva.” (linhas 16-17)

(E) “Por tudo isso, ele é o nosso maior exercício coletivo simbólico de desenvolvimento.” (linha 29)

5. Por meio de uma metáfora, o autor critica uma forma de pensamento que impede de se reconhecer o futebol como um símbolo da cultura em

(A) “Na opinião de muitas pessoas, o futebol só perde para o Carnaval entre os grandes exemplos de alienação social no Brasil.” (linhas 08-09)

(B) “Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo.” (linhas 13-14)

(C) “As dicotomias maniqueístas tornaram-se um câncer que devora e fragiliza a cultura ocidental, gerando categorias estáticas que aprisionam os símbolos.” (linhas 20-21)

(D) “Popularizado cada vez mais pela globalização, o futebol é um jogo que emociona multidões e ocupa no Brasil a função de esporte nacional, que já nos deu cinco Copas do Mundo.” (linhas 27-29)

(E) “Por tudo isso, ele é o nosso maior exercício coletivo simbólico de desenvolvimento.” (linha 29)

Page 4: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

4

6. Os itens gramaticais em destaque funcionam como recurso coesivo no texto, EXCETO em

(A) “Isso me parece uma visão superficial da cultura brasileira, e até mesmo do que seja cultura.” (linhas 09-10)

(B) “Dentro de uma simbólica do esporte em geral, vemos que os jogos de massa, canalizadores de intensas emoções coletivas, não são mero passatempo.” (linhas 13-14)

(C) “Sua prática realimenta os indivíduos por meio da vivência de símbolos da psique coletiva.” (linhas 16-17)

(D) “Esse pensamento dicotômico e elitista é incapaz de perceber os símbolos, pois separa o trabalho da arte, o sério do não-sério, o dever do prazer, e se esquece de que, muito antes de o homem ter começado a escrever, já era capaz de expressar por mitos e rituais as suas vivências mais profundas e significativas.” (linhas 23-26)

(E) “Por tudo isso, ele é o nosso maior exercício coletivo simbólico de desenvolvimento.” (linha 29)

MATEMÁTICA

7. De um refrigerador que tem em seu interior 3 refrigerantes da marca A, 4 refrigerantes da marca B e 5 refrigerantes da marca C, retiram-se dois refrigerantes sem observar a marca. A probabilidade de que os dois retirados sejam da mesma marca é:

(A) 1/6 (B) 5/33 (C) 19/66 (D) 7/22 (E) 3/11

8. O número de possibilidades de colocar seis pessoas em círculo igualmente espaçadas, de modo que duas delas não possam ficar em posições opostas, é:

(A) 96 (B) 120 (C) 24 (D) 72 (E) 60

9. No Concurso da Mega-Sena são sorteados 6 números de 01 a 60. Por exemplo, o concurso 924 teve como números sorteados 02,20,21,27,51 e 60, ou seja, houve um par de números consecutivos, 20 e 21. A probabilidade de que no jogo da Mega-Sena haja um par de números consecutivos sorteados é:

(A) 54!/60! (B) 53!/59! (C) 1-(56!55!)/(49!60!) (D) 1-(54!53!)/(48!60!) (E) 1-(55!54!)/(49!60!) 10. Considere a função f dada por f(x) =8 +

sen(x - 7

π). Podemos afirmar que f assume seu

valor mínimo quando

(A) x = 7

π+2kπ , k = 0, ± 1, ± 2,...

(B) x = 7

8π+kπ , k = 0, ± 1, ± 2,...

(C) x = 14

23π+2kπ , k = 0, ± 1, ± 2,...

(D) x = 14

9π+2kπ , k = 0, ± 1, ± 2,...

(E) x = 7

8π+2kπ , k = 0, ± 1, ± 2,...

11. Considere as seguintes informações:

•••• De dois pontos A e B, localizados na mesma margem de um rio, avista-se um ponto C, de difícil acesso, localizado na margem oposta;

•••• Sabe-se que B está distante 1000 metros de A;

•••• Com o auxílio de um teodolito (aparelho usado para medir ângulos) Foram obtidas as

seguintes medidas: B∧A C= °30 e A

∧B C= °80 .

Deseja-se construir uma ponte sobre o rio, unindo o ponto C a um ponto D entre A e B, de modo que seu comprimento seja mínimo. Podemos afirmar que o comprimento da ponte será de aproximadamente

(A) 524 metros (B) 532 metros (C) 1048 metros (D) 500 metros (E) 477 metros

Dado: Considere sen °80 =0,985, sen °70 =0,940 , cos °80 =0,174 e cos °70 =0,340

Page 5: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

5

12. O gráfico da função f dada por f(t)=cos(t+2

π)

no intervalo [0, π2 ] é

(A) (B) (C) (D)

(E)

HISTÓRIA

13. Sobre os padres jesuítas, a Lei de 28 de abril de 1688 determinava o seguinte:

Essa Lei atribuía aos jesuítas a prática dos resgates, os quais consistiam em

(A) guerras contra os índios e a libertação de prisioneiros portugueses feitos por eles.

(B) lutas contra os muitos quilombos de africanos fugidos e o resgate desses escravos para devolução aos seus senhores.

(C) guerras contra os estrangeiros que invadiam os territórios da Amazônia portuguesa para escravizar os índios, e transformá-los em mão-de-obra nas propriedade agrícolas.

(D) expedições em direção ao sertão para a compra de prisioneiros índios cativados nas guerras entre as próprias nações indígenas, os quais eram considerados escravos pelos portugueses.

(E) capturas de índios do sertão pelos colonizadores, para a formação de núcleos próximos às grandes cidades a fim de evitar a formação de quilombos.

1

-1

t

f(t)

20 π

1

-1

t

f(t)

20 π

1

-1

t

f(t)

20 π

1

-1

t

f(t)

20 π

1

-1

t

f(t)

20 π

“serão obrigados a fazer os resgates não só nas missões ordinárias e suas residências, mas para este efeito entrarão todos os anos em diversos tempos pelos sertões com a gente que entenderem necessária e cabos de escolta a sua satisfação, que uma e outra coisa lhe mandara dar prontamente nas ditas ocasiões o meu governador e capitão-general”. Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, v. 66 (1948), p. 98.

Page 6: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

6

14. Na América portuguesa, houve três visitas documentadas da Inquisição. A primeira na Bahia e Pernambuco (1591-1595), a segunda na Bahia (1618-1621) e a terceira no Grão-Pará (1763-1769). Embora elas tenham diferido quanto às suas motivações e aos seus objetivos, pode-se afirmar que as três procuraram investigar e reprimir a (as)

(A) práticas religiosas e os costumes considerados desviantes pela Igreja católica de então, como o luteranismo, a feitiçaria, a bigamia e a sodomia.

(B) corrupção do clero e a venda das indulgências pelos padres que atuavam na América portuguesa.

(C) rápida expansão das seitas protestantes em território brasileiro, durante o período colonial.

(D) escravização ilegal dos indígenas americanos pelos portugueses.

(E) disputas entre as ordens religiosas que atuavam no Brasil, principalmente as que se deram entre os frades franciscanos e os padres jesuítas.

15. A respeito das práticas religiosas no Brasil colonial, considere a seguinte passagem de texto:

Essa passagem, de Frei Antônio Santa Maria de Jaboatão, escrita no século XVIII, refere-se a uma prática católica muito presente no Brasil colonial: o culto aos santos por meio das (A) associações de classe e confrarias religiosas

católicas, às quais os africanos eram obrigados pelos seus senhores a pertencer.

(B) irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, que eram exclusivas dos negros, não existindo devoções desse gênero entre os brancos.

(C) devoções de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, santos cultuados na África antes da chegada dos europeus e trazidos à América pelos escravos africanos.

(D) irmandades nas quais as distinções sociais que separavam brancos e negros desapareciam.

(E) irmandades e confrarias que eram espaços de sociabilidade entre as diversas etnias africanas, nas quais se construíam importantes vínculos associativos.

16. Sobre as relações de trabalho no Brasil do século XIX, leia o fragmento a seguir:

O fragmento expressa as recomendações do Barão de Pati de Alferes, grande proprietário de escravos, para com os trabalhadores, o que reflete, em relação a esse escravagista, uma

(A) atitude humanitária com os escravos que trabalhavam na fazenda de café, sobretudo porque os senhores fazendeiros faziam parte de Irmandades religiosas.

(B) preocupação em manter um produto caro, que significava investimento e renda, muito mais que uma preocupação especial com a saúde do trabalhador da fazenda.

(C) determinação em combater o tratamento desumano que imperava nas fazendas do Vale do Paraíba e, sobretudo, nos engenhos de açúcar.

(D) preocupação com a escravaria porque o descaso para com a saúde dos trabalhadores poderia gerar rebeliões e fugas para o quilombo de Jabaquara.

(E) atitude humanitária porque esta era a recomendação do Imperador, que tentava impedir grandes fugas de escravos para a cidade do Rio de Janeiro.

“Não mandeis o vosso escravo adoentado para o trabalho; se tiver feridas, devem-se-lhe curar completamente para então irem ao serviço. Tenho visto em algumas fazendas pretos no trabalho com grandes úlceras, e mesmo assim lá andam a manquejar em risco de ficarem perdidos ou aleijados. Este proceder, além de desumano, é prejudicial aos interesses do dono (…)” Ana Luiza Martins. Império do café: a grande lavoura no Brasil, 1850 a 1890. São Paulo: Atual, 1990. p. 61.

“Não há cidade, vila, paróquia ou lugar aonde esta gente não tenha igreja sua, consagrada à Senhora com o título do Rosário, primeiro objeto e móvel de suas adorações, e que nestas tais Igrejas não dedique altar próprio ao seu São Benedito, com confraria e irmandade sua”.

Lucilene Reginaldo. Os Rosários dos Angolas: irmandades negras, experiências escravas e

identidades africanas na Bahia colonial. Tese de doutorado, UNICAMP, 2005, p. 59

Page 7: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

7

17. Luis XVI, no momento da tomada da Bastilha, proferiu estas palavras: “Não quero me separar do ‘meu clero’ e da ‘minha nobreza’”, que refletem a sociedade francesa do Antigo Regime. Essa sociedade era

(A) dividida em classes sociais, com uma nobreza parasitária que detinha todos os privilégios, inclusive em cobrar o dízimo das comunidades camponesas, especialmente daquelas consideradas revolucionárias.

(B) formada de moradores de castelos medievais, pertencentes a uma notável nobreza de sangue, que detinha todos os privilégios, inclusive o de escolher os padres que atuavam nas paróquias.

(C) dividida em Ordens ou Estados, sendo a nobreza e o clero, isto é, o primeiro e o segundo Estado, detentores da maioria dos privilégios e muito ricos em terras e rendas.

(D) constituída de uma nobreza togada, muito ricos e proprietários de terras que extrapolavam as fronteiras da França e que se sustentavam de impostos pagos pelos camponeses, como a talha e a corvéia.

(E) composta de duas Ordens – clero e nobreza – sendo o clero a mais rica, embora dependesse das rendas advindas dos tributos que a nobreza togada era obrigada a pagar à Igreja e dos impostos pagos pelos comerciantes.

18. Leia atentamente o texto, abaixo, sobre a Cabanagem:

A Cabanagem, um dos mais expressivos movimentos sociais do Brasil, ocorrido no Pará, no século XIX, tem suas raízes históricas na (A) opressão histórica que índios e tapuios

sofreram do domínio português, e a própria luta empreendida contra os privilégios das elites portuguesas, que foram mantidos após a independência do País, deixando esta gente pobre até mesmo remediados e abastados, excluídos da participação política e dos negócios do governo provincial.

(B) diferença no tratamento dos assuntos políticos estabelecida pelo governo provincial entre os que eram nativos, como os índios e os tapuios, e aqueles que eram de nacionalidade estrangeira, ou pelo menos tivessem um título nobiliárquico outorgado pelo Imperador do Brasil.

(C) memória de exploração que a sociedade nativa amazônica tinha do cativeiro imposto pelos senhores de escravos portugueses durante as lutas de Independência considerando-se que essas lutas levaram a província do Pará a sofrer um período de escassez de produtos alimentícios, especialmente da farinha de mandioca.

(D) época em que os “malvados” cabanos, sem qualquer sentimento humanitário e sem comando revolucionário, trucidavam todos aqueles que fossem simpatizantes do governo regencial ou tivessem propriedades fundiárias na ilha do Marajó.

(E) revolta das camadas populares, especialmente negras e mestiças, contra o governo do regente Diogo Feijó, porque este havia determinado que todos os portugueses fossem expulsos da Província do Pará e a direção do governo provincial fosse entregue ao Barão do Marajó.

“É preciso compreender que se fazer cabano no Pará era uma opção difícil e que precisa ser analisada à luz de todo um modo de pensar e de estratégias de lutas, que, em certo modo, constituíam a vida cotidiana daqueles homens e mulheres de 1835-1837, porém que foram gestados muito tempo antes, entre pessoas concretas que vinham de inúmeros lugares, com línguas, tradições e trabalhos diferenciados dentro da realidade amazônica”. Magda Ricci. “De la independencia a la revolución cabana: la Amazonia y el nacimiento de Brasil (1808-1840)”. In: PEREZ, José Manuel Santos & PETIT, Pere. La Amazonia Brasileña en perspectiva histórica. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2006, p. 88.

Page 8: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

8

GEOGRAFIA

19. No mundo contemporâneo, os países são classificados em superpotência, em potência e em potência regional. Essa divisão multipolar, representada no mapa abaixo, demarca as relações internacionais que influenciam as decisões mundiais em maior ou menor escala geográfica.

Considerando as áreas 1, 2 e 3, demarcadas no mapa-múndi, a alternativa que apresenta a classificação multipolar dos países é: (A) a área 1 corresponde à superpotência

Norte-Americana; a área 2 corresponde às potências França, Alemanha, Índia e Japão; e a área 3 corresponde às potências regionais Brasil, Iraque, Irã e China.

(B) a área 1 corresponde à superpotência Canadá; a área 2 corresponde às potências França, China, Japão e Portugal; e a área 3 às potências regionais Brasil, Irã, Itália e Índia.

(C) a área 1 corresponde à superpotência Norte-Americana; a área 2 às potências França, Portugal, Itália e Rússia; e a área 3 corresponde às potências regionais Brasil, Irã, Iraque e Japão.

(D) a área 1 corresponde à superpotência Norte-Americana; a área 2 corresponde às potências Alemanha, Rússia, França, China e Japão; e a área 3 corresponde às potências regionais Brasil, Irã, Índia e África do Sul.

(E) a área 1 corresponde à superpotência Norte-Americana; a área 2 às potências França, Itália, Alemanha e Japão; e a área 3 corresponde às potências regionais Brasil, África do Sul, Iraque e China.

20. Uma das formas encontradas pelos Estados Nacionais para manterem os mercados mundiais sobre seu controle foi a formação dos blocos regionais. Em relação à formação desses blocos, é correto afirmar:

(A) O processo de formação do Mercado Comum Europeu foi iniciado após a Segunda Guerra Mundial com interesses voltados para o fortalecimento cultural e a recondução da Europa ao centro de poder mundial.

(B) O processo de formação do NAFTA foi iniciado, em 1990, no discurso conhecido como iniciativas para as Américas, do presidente norte-americano Bill Clinton, sobre a livre circulação de mercadorias entre os países membros.

(C) O processo de formação do Mercosul foi iniciado, em 1985, quando foi assinado o acordo de fortalecimento da democracia e da economia entre Brasil e Uruguai.

Page 9: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

9

(D) O processo de formação da Associação das Nações do Sudeste Asiático (APEC) foi iniciado, em 1993, pela Conferência de Estocolmo, que estabeleceu uma área de livre comércio no oceano Pacifico, até 2020.

(E) O processo de formação da Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (ASEAN), em 1967, na Tailândia, teve como objetivo garantir a estabilidade política e incentivar o crescimento econômico dos seus países membros.

21. Entre as alternativas a seguir, a que NÃO corresponde à realidade do Japão no contexto dos blocos regionais é:

(A) O Japão aparece efetivamente como competidor industrial dos EUA nos anos de 1940.

(B) O Japão aparece como importante centro de produção tecnológica.

(C) O Japão aparece como potência mundial e como um país de economia já consolidada desde 1960.

(D) O Japão aparece exercendo influência em grande parte do Sudeste Asiático.

(E) O Japão aparece como produtor potencial de armamentos.

22. Sobre o conflito entre judeus e palestinos, é correto afirmar:

(A) Os conflitos entre judeus e palestinos estão relacionados à disputa territorial de áreas situadas no Golfo Pérsico, em função de essas áreas possuírem grandes jazidas de petróleo e mananciais de água potável representados pelo rio Jordão.

(B) Atualmente alguns obstáculos dificultam o estabelecimento de uma paz definitiva entre judeus e palestinos, entre os quais a disputa pelo controle da cidade sagrada de Jerusálem, a existência de grupos radicais em ambos os lados e a existência de colônias judaicas em território palestino ocupado por Israel.

(C) Os conflitos entre judeus e palestinos são decorrentes de disputa territorial por áreas da Palestina, pois o Estado de Israel adotou uma política expansionista desde 1967, anexando as colinas de Golan, da Síria, a península do Sinai, do Egito, o sul do Líbano, além da faixa de Gaza e da Cisjordânia dos árabes-palestinos.

(D) Os conflitos entre judeus e palestinos foram marcados pela interferência de grandes potências ocidentais, sobretudo dos Estados Unidos, que apoiaram incondicionalmente o Estado de Israel e a Grã-Bretanha, que foi aliada dos países árabes.

(E) A construção de um muro na Cisjordânia por Israel, para separar as colônias judaicas das cidades entregues à autoridade palestina, facilita o estabelecimento de um acordo de paz, assim como a criação do Estado palestino com territórios contínuos.

23. Sobre os conflitos atuais na África Negra, é correto afirmar:

(A) Na África Central, sobretudo em Ruanda, há uma tensão crescente entre grupos rivais, Tutsis e Hutus, pois estes apoiaram os colonizadores belgas e continuam no poder, apesar de serem minoria.

(B) No Sudão, o conflito entre o governo islâmico e a minoria cristã está relacionado à disputa territorial pela região do Darfur, no sul do País, pois essa região possui grandes reservas de petróleo e grande produção agrícola.

(C) Os conflitos na África estão relacionados à colonização européia do final do século XIX, pois os colonizadores impuseram fronteiras artificiais, baseadas nos meridianos e paralelos, que separaram povos da mesma etnia e agruparam tribos rivais no mesmo território.

(D) Na África do Sul, o fim do Apartheid reduziu as desigualdades sociais entre brancos e negros, o que dinamizou a economia do País, pois os recursos naturais, sobretudo as jazidas de petróleo, vêm sendo explorados em benefício da maioria negra.

(E) Atualmente em vários países da África, como Serra Leoa, a disputa por recursos naturais, como o petróleo e diamantes, tem agravado os conflitos territoriais, pois os grupos rivais pretendem utilizar tais recursos para o desenvolvimento dessas nações.

Page 10: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

10

24. O avanço da Globalização ocorre de forma desigual, integrando algumas regiões e excluindo outras. Sobre essa contradição do espaço globalizado, é correto afirmar:

(A) Na América Central, vários países, como o

Haiti, estão excluídos das vantagens advindas dos fluxos globalizados, em decorrência da precária infra-estrutura, da extrema pobreza, da instabilidade política e da ideologia socialista.

(B) No Leste Europeu, o esgotamento dos regimes socialistas provocou uma transição problemática de muitas nações à economia de mercado, a exemplo da República Tcheca, em decorrência da instabilidade econômica, elevação do desemprego e emergência de conflitos étnicos.

(C) Na África Negra, a instabilidade política decorrente dos conflitos étnicos, a pobreza extrema e a precariedade das redes logísticas facilitam a inserção de muitas nações nos fluxos de capitais, comércio e tecnologia.

(D) Mesmo nos países desenvolvidos, há áreas excluídas ou pouco integradas aos fluxos globais, sendo estas representadas pela formação de crescentes bolsões de pobreza nas grandes metrópoles, como Nova York e Paris.

(E) Na região do Oriente Médio, alguns países estão excluídos e outros se auto-excluem dos fluxos comerciais e informacionais por motivações religiosas (religião islâmica), como é o caso de Israel, e políticas (regimes ditatoriais), como é o caso do Irã.

Page 11: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

11

FÍSICA

25. Nos últimos anos, com o desmatamento exagerado no estado Pará, algumas madeireiras, usando balsas, optam por buscar madeira no Amapá. Ao realizar esse trajeto, uma balsa, em forma de prisma retangular, navega em dois tipos de água: água doce, nos rios da região, e, ultrapassando a foz do rio Amazonas, água salgada, na travessia de uma pequena parte do oceano Atlântico. Considerando-se que as densidades das águas doce e salgada sejam, respectivamente, 1000 3/kg m e 1025 3/kg m e admitindo-se que a altura da linha da água (H), distância entre o fundo da balsa e o nível da água (figura abaixo), seja, respectivamente, HD para a água doce e HS para a água salgada, podemos afirmar que a relação SD HH , na viagem de volta da balsa, será

(A) 0,975 (B) 1,000 (C) 1,025 (D) 9,75 (E) 10,00

26. Um expressivo pólo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, normalmente na utilização de fornos conhecidos como “rabos-quentes”, que a foto abaixo ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno.

Com base nas informações referidas no texto ao lado, analise as seguintes afirmações: I O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos

é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.

II Nas paredes do forno de argila o calor se propaga pelo processo de convecção.

III O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantemente através do processo de radiação.

IV O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa é conseqüência da propagação do calor por condução.

Estão corretas somente

(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) III e IV (E) II e IV

H

Page 12: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

12

27. Dois estudantes do ensino médio decidem calcular a temperatura do fundo de um lago. Para tanto, descem lentamente um cilindro oco, de eixo vertical, fechado apenas na extremidade superior, até o fundo do lago, com auxílio de um fio (figura abaixo). Ao puxarem o cilindro de volta, observam que ele está molhado internamente até 70% da sua altura interna. Medindo o comprimento do fio recolhido, eles encontram que a profundidade do lago é igual a 21 m. Na superfície do lago, a pressão é 1,0 atm (1,0 . 105 N/m2) e a temperatura é 27 ºC. Admitindo-se que o ar seja um gás ideal, que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 e que a densidade da água é constante e igual a 103 kg/m3, o valor da temperatura encontrada pelos estudantes é

(A) 2,79 °C (B) 276 K (C) 289 K (D) 12 °C (E) 6 °C

28. No trabalho de restauração de um antigo piano, um músico observa que se faz necessário substituir uma de suas cordas. Ao efetuar a troca, fixando rigidamente a corda pelas duas extremidades ao piano, ele verifica que as freqüências de 840 Hz, 1050 Hz e 1260 Hz são três freqüências de ressonâncias sucessivas dos harmônicos gerados na corda. Se a velocidade de propagação de uma onda transversal na corda for 210 m/s, pode-se afirmar que o comprimento da corda, colocada no piano, em cm, é

(A) 100 (B) 90 (C) 60 (D) 50 (E) 30

29. O gráfico representado abaixo é um modelo ideal do ciclo das transformações que ocorrem em um motor à explosão de quatro tempos (de um automóvel, por exemplo), uma das máquinas térmicas mais populares que existem. As transformações são realizadas no interior de um cilindro, usando uma mistura de vapor de gasolina e ar (considerada um gás ideal), para produzir movimento em um pistão. As evoluções de A para B e de C para D são processos adiabáticos enquanto de B para C e de D para A são processos isométricos .

Considerando o texto e o gráfico representados acima, analise as seguintes afirmações: I Na transformação de A para B, o trabalho

realizado é positivo. II Na transformação de B para C, a variação

da energia interna do gás é negativa. III Na transformação de C para D, a

temperatura do gás diminui. IV A variação da entropia, na transformação

reversível de C para D, é nula.

Estão corretas somente

(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) III e IV (E) II e IV

21 m

• •

A

B

C

D

Pressão

Volume

Page 13: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

13

30. Um terremoto é um dos fenômenos naturais mais marcantes envolvidos com a propagação de ondas mecânicas. Em um ponto denominado foco (o epicentro é o ponto na superfície da Terra situado na vertical do foco), há uma grande liberação de energia que se afasta pelo interior da Terra, propagando-se através de ondas sísmicas tanto longitudinais (ondas P) quanto transversais (ondas S). A velocidade de uma onda sísmica depende do meio onde ela se propaga e parte da sua energia pode ser transmitida ao ar, sob forma de ondas sonoras, quando ela atinge a superfície da Terra. O gráfico abaixo representa as medidas realizadas em uma estação sismológica, para o tempo de percurso (t) em função da distância percorrida (d) desde o epicentro para as ondas P e ondas S, produzidas por um terremoto.

Considerando o texto e o gráfico representados acima, analise as seguintes afirmações:

I As ondas P são registradas na estação sismológica antes que as ondas S.

II A energia de uma onda sísmica ao se propagar no ar, sob forma de ondas sonoras, é transportada através de ondas P .

III As ondas S podem propagar-se tanto em meios sólidos como em meios líquidos ou em meios gasosos.

IV Quanto à direção de vibração, uma onda P se comporta de forma análoga a uma onda que é produzida em uma corda de violão posta a vibrar.

Estão corretas apenas

(A) I e II (B) I e III (C) I, II e III (D) II e IV (E) II, III e IV

QUÍMICA

Leia o texto abaixo para responder às questões de 31 a 36.

A composição de carvões minerais varia muito, mas uma composição média comum (em % m/m) é a seguinte: 80% carbono, 10% materiais diversos, 4% umidade e 5% de matéria volátil. Por isso, além de energia, o carvão pode ser fonte de vários compostos químicos. De sua fração volátil, pode-se obter hidrocarbonetos aromáticos simples. A importância destes hidrocarbonetos pode ser avaliada com base no seu consumo anual no mundo, que é de aproximadamente 25 × 106 toneladas. Dessa quantidade, em torno de 20% são obtidos pela conversão de parte da fração volátil do carvão mineral. As fórmulas estruturais de alguns destes hidrocarbonetos aromáticos estão representadas a seguir.

31. A nomenclatura usual para as substâncias formadas pelos compostos representados pelas fórmulas (i), (ii) e (iii) são, respectivamente,

(A) ciclohexano, fenol e naftaleno. (B) ciclohexeno, metil-ciclohexeno e cresol. (C) benzeno, fenol e cresol. (D) benzina, tolueno e antraceno. (E) benzeno, tolueno e xileno.

32. De uma tonelada de um carvão mineral, que contém 5% de matéria volátil, obteve-se 5 litros do composto (i). O rendimento percentual dessa conversão é

(A) 7 (B) 8 (C) 9 (D) 10 (E) 11

t (min)

d (km)x103

Ondas S

Ondas P

20

15

10

5

0 1 2 3 4

H3CCH3

H3C

(i)(ii)

(iii)

H3C CH3 H3C

CH3+ +

a b c

Dado: Densidade da substância formada pelo composto (i) = 0,9 g/mL

Page 14: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

14

33. Uma das justificativas para o grande consumo da substância (iii), mencionada no texto do comando da prova, é o fato de que (iii)c pode ser convertido em um composto que é precursor para a produção de plástico tipo PET. Em um experimento de conversão de (iii)c sobre zeólita ZSM-5 a 773 K, obteve-se uma mistura com a seguinte composição:

Substância/Composto i ii (iii)a (iii)b (iii)c 1,3,5-TMB

1,2,4-TMB

1,2,3-TMB

Fração percentual (v/v)

0,40 6,03 3,93 10,27 72,70 1,63 3,74 1,30

Após a reação, a concentração, em quantidade de matéria por volume, do composto (iii)c em um litro da mistura obtida, é, aproximadamente,

(A) 2,0 (B) 1,2 (C) 0,9 (D) 0,6 (E) 0,3

34. Para um gerador elétrico com potência de 100 kW funcionar durante 10 horas consecutivas, uma termoelétrica queimou 150 kg de um carvão mineral com a composição mencionada no texto do comando da prova. Considerando que os processos são 100% eficientes, que apenas o carvão puro (carbono) sofre combustão e que esta se dá de forma completa, nas condições de operação da referida termoelétrica, o calor liberado, em kJ, por mol de carbono, será de

(A) 360 (B) 288 (C) 100 (D) 80 (E) 64

35. Experimentos de gaseificação de três carvões minerais produziram os seguintes resultados (tabela e gráfico):

Amostra de Carvão Parâmetro A B C

Energia Ativação (kJ/mol) 266 245 222 Superfície de Contato (m2/g) 1,6 2,5 37,3

Comparando os resultados dos experimentos, é correto afirmar que (A) os valores da energia de ativação e da

velocidade de gaseificação são diretamente proporcionais.

(B) os aumentos na energia de ativação e na superfície de contato aumentam a velocidade de reação.

(C) os valores da superfície de contato e da velocidade de gaseificação são diretamente proporcionais.

(D) nenhum dos fatores citados na tabela influencia a velocidade da reação.

(E) a quantidade de matéria dos produtos formados pelas amostras de carvão (A, B e C), dentro de um mesmo intervalo de tempo, é tal que A > B > C.

36. Uma termoelétrica alimentada a carvão mineral contribuirá para o efeito estufa porque

(A) essa termoelétrica usa somente matéria prima renovável.

(B) essa termoelétrica libera grandes quantidades de bióxido de carbono.

(C) o carvão contém diversas impurezas, como a umidade, que não podem sofrer combustão, e assim serão liberadas para a atmosfera.

(D) o carvão libera, com a combustão, muito material particulado, que catalisa a formação de H2SO4 a partir de SO2(g) presente na atmosfera.

(E) essa termoelétrica necessita de madeira para obter o carvão mineral, contribuindo para a derrubada de árvores, diminuindo a fotossíntese e, conseqüentemente, reduzindo a absorção de bióxido de carbono.

Dados: 1 kWh = 3.600 kJ Massa atômica (u) C = 12

Dados: Densidade (g/mL) composto (iii)c = 0,86 Massas molares (g/mol): H = 1; C = 12.

Page 15: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

15

BIOLOGIA

37. O Brasil apresenta diversos tipos de bioma, cada um com suas características marcantes relacionadas ao tipo de vegetação, ou seja, à sua composição florística. Considerando os dados abaixo, estabeleça a associação correta entre cada bioma e sua composição florística.

A associação correta está apresentada na alternativa (A) IV, III, I e II (B) IV, II, III e I (C) II, III, IV e I (D) II, III, I e IV (E) III, II, I e IV 38. Em um determinado ecossistema marinho, podem ser observados organismos representados por fitoplâncton, zooplâncton, caranguejos, camarões e peixes tais como o bagre (detritívoro) e o mero (carnívoro). Com relação ao ecossistema descrito, a alternativa correta é:

(A) A comunidade biótica é representada por: peixes, camarões, caranguejos, fitoplâncton e zooplâcnton.

(B) Em relação a cadeia alimentar, os produtores são representados pelos fitoplâncton e zooplâncton, e os consumidores secundários pelo bagre e mero.

(C) A quantidade de energia química consumida pelo mero é a mesma que foi gerada pelo produtor, sendo, portanto, constante ao longo da cadeia alimentar.

(D) A produtividade primária bruta é o total de energia armazenada pelos camarões.

(E) A degradação dos restos orgânicos de animais e vegetais é realizada pelo fitoplâncton.

39. Em 1953, Watson e Crick decifraram que a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma dupla hélice, responsável pelas características dos organismos. Com os conhecimentos atuais, julgue as afirmativas sobre a molécula de DNA:

I Na autoduplicação da molécula de DNA, cada filamento original serve de molde para a síntese de um novo filamento (duplicação semiconservativa).

II A base nitrogenada adenina emparelha-se com a citosina, enquanto a timina emparelha-se com a guanina.

III As bases nitrogenadas dos dois filamentos estão unidas por ligações denominadas pontes de hidrogênio.

Está (ao) correta (s) a (s) afirmativa (s): (A) I somente (B) II somente (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

40. De um casal normal nasceu o primeiro filho com cariótipo 2n= 47, XYY (Síndrome do duplo Y). Podemos inferir que o cromossomo Y extra foi decorrente de erro na

(A) meiose I da mãe. (B) meiose II da mãe. (C) meiose II do pai. (D) meiose I do pai. (E) não dá para inferir onde o erro ocorreu.

I- Pampas II-Cerrado III-Caatinga IV- Floresta Amazônica

( )

( )

( )

( )

Grandes árvores de folhas largas e perenes; diversos estratos ou patamares formados pelas copas das árvores. Vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores, com casca grossa e troncos retorcidos, e muitos arbustos. Árvores baixas e arbustos com folhas, no geral, caducifólias, além de muitas cactáceas. Campos bastante homogêneos quanto à vegetação, que é sobretudo herbácea.

Page 16: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

16

_______________________ mitigar - amansar, abrandar pejo - vergonha, pudor carpir - sofrer, chorar

41. O homem é certamente a espécie que mais modifica o meio em que vive. Sua atuação sobre o ambiente, no entanto, tem levado a sérios problemas, tais como:

I erosão e empobrecimento do solo. II destruição da camada de ozônio. III chuvas ácidas que prejudicam tanto os

ecossistemas terrestres quanto os aquáticos.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente,

(A) liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos, destruição das florestas naturais e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel.

(B) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, destruição das florestas naturais e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos.

(C) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e destruição das florestas naturais.

(D) destruição das florestas naturais, queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos.

(E) destruição das florestas naturais, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel.

42. Na figura ao lado é mostrada parte da variabilidade existente na população humana.

A respeito dessa variabilidade, considere os mecanismos genéticos referidos a seguir:

I mutação gênica (alterações de bases nitrogenadas do DNA) responsável pelo surgimento de novos alelos.

II seleção natural responsável pelo surgimento de genes dominantes.

III recombinação gênica decorrente da segregação independente de cromossomos homólogos e de permuta (crossing over) na meiose I.

A alternativa que identifica o(s) principal (ais) mecanismo (s) responsável (eis) pelo surgimento dessa variabilidade da população humana é

(A) I somente (B) II somente (C) I e II (D) I e III (E) II e III

LITERATURA

43. Leia o soneto de Bocage, abaixo transcrito:

Importuna Razão, não me persigas; Cesse a ríspida voz que em vão murmura; Se a lei de Amor, se a força da ternura Nem domas, nem contrastas, nem mitigas:

Se acusas os mortais, e os não obrigas, Se (conhecendo o mal) não dás a cura, Deixa-me apreciar minha loucura, Importuna Razão, não me persigas.

É teu fim, teu projeto encher de pejo Esta alma, frágil vítima daquela Que, injusta e vária, noutros laços vejo:

Queres que fuja de Marília bela, Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejo É carpir, delirar, morrer por ela.

(BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du. Obras de Bocage. Porto: Lello & Irmão, 1968, p. 172.)

No soneto acima, o poeta

(A) dirige-se à Razão, prometendo seguir seus sábios conselhos para domar a lei do Amor.

(B) utiliza imagens da estética neoclássica, visto que obedece cegamente à Razão, em vez de ceder ao impulso da loucura.

(C) mostra-se um legítimo precursor da estética romântica ao expressar claramente o desejo de que a emoção vença a razão.

(D) continua preso às características do Arcadismo, principalmente no que diz respeito à presença de imagens da mitologia e à contenção de sentimentos ditada pelo racionalismo.

(E) revela ser um poeta neoclássico por excelência, tanto no domínio da técnica do verso, quanto no respeito total das convenções literárias da sua época, particularmente a imitação dos clássicos greco-latinos.

Page 17: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

17

44. Poeta do Arcadismo brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga oscila entre dois estilos: por um lado, recupera o equilíbrio clássico e a inspiração pastoral da remota Arcádia; por outro, anuncia a emoção que caracteriza o espírito romântico. Das estrofes abaixo transcritas, do poema Marília de Dirceu, a que contém, essencialmente, elementos do Neoclassicismo e do Arcadismo é a seguinte:

(A) “Repara, Marília, O quanto é mais forte Ainda que a morte Num peito esforçado, De amor a paixão. Marília, já treme, Já treme de susto O meu coração.”

(B) “Porém eu, Marília, nego, Que assim seja Amor; pois ele Nem é moço, nem é cego, Nem setas, nem asas tem. Ora, pois, eu vou formar-lhe Um retrato mais perfeito Que ele já feriu meu peito; Por isso o conheço bem.”

(C) “Tu não verás, Marília, cem cativos Tirarem o cascalho, e a rica terra, Ou dos cercos dos rios caudalosos, Ou da minada serra.”

(D) “Eu tenho um coração maior que o mundo! Tu, formosa Marília, bem o sabes:

Um coração..., e basta, Onde tu mesma cabes.”

(E) “Eu vi o meu semblante numa fonte,

Dos anos inda não está cortado: Os Pastores, que habitam este monte, Respeitam o poder do meu cajado: Com tal destreza toco a sanfoninha, Que inveja até me tem o próprio Alceste: Ao som dela concerto a voz celeste; Nem canto letra, que não seja minha.”

(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo, Melhoramentos, 1964.)

45. Leia as seguintes estrofes do poema “Não te amo”, de Almeida Garrett:

Não te amo, quero-te: o amar vem d’alma. E eu n’alma – tenho a calma, A calma – do jazigo. Ai! não te amo, não. Não te amo, quero-te: o amor é vida. E a vida – nem sentida A trago eu já comigo. Ai! não te amo, não. Ai! não te amo, não; e só te quero De um querer bruto e fero Que o sangue me devora, Não chega ao coração. [...] E infame sou, porque te quero; Que de mim tenho espanto, De ti medo e terror... Mas amar!... não te amo, não.

(MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 244.)

Considerando que Garrett é um poeta romântico, é correto afirmar que, nas estrofes transcritas acima,

(A) o poeta confessa, claramente, o desejo que o devora, em imagens subjetivas e fortes.

(B) o poeta ignora o desejo que sente, mantendo a objetividade e o equilíbrio formal de base racionalista.

(C) os versos ilustram uma poesia de inspiração bucólica, de comunhão com a natureza e exaltação da vida simples e pastoril.

(D) o poeta, que está sempre em busca de uma perfeição possível apenas no mundo perfeito dos sonhos, idealiza a figura da mulher.

(E) as imagens expressam o desejo do poeta de fugir da realidade na direção de um mundo pitoresco e idealizado, criado à imagem de suas lembranças e emoções.

Page 18: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

18

46. Leia o trecho abaixo:

Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ônibus de Andaraí. Sabe que sou o homem menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis e esse mau costume dos ingleses. [...] Tudo isto quer dizer que, chegando ao Rocio, não vi mais ônibus algum; o empregado a quem me dirigi respondeu: – Partiu há cinco minutos.

(ALENCAR, José de. Cinco minutos. São Paulo: Ediouro, 2001.)

Trata-se do início de Cinco minutos, primeiro romance de José de Alencar. Por causa de cinco minutos de atraso, o narrador-personagem é obrigado a esperar o ônibus seguinte, no qual encontra Carlota, a mulher por quem se apaixonaria. Depois de muitos encontros e desencontros, o desfecho desse romance, em que o tempo desempenha importante papel no destino dos personagens, é: (A) a mãe de Carlota, que não tolerava o namoro

dos dois, viaja com a filha para a Europa, e o rapaz morre de desgosto.

(B) o narrador-personagem perde de vista a mulher amada, que foge para a Europa com sua mãe, para tratar-se de uma doença incurável, e os dois nunca mais se encontram.

(C) Carlota, mesmo amando profundamente o rapaz, recusa seu pedido de casamento por saber-se condenada em razão de uma doença fatal; no final do romance, morre nos braços do amado.

(D) Carlota, apesar de não corresponder ao amor do narrador, alimentava o namoro com bilhetes e encontros furtivos, divertindo-se com a situação, até que se cansa da brincadeira e se casa com outro.

(E) Carlota viaja para a Europa, onde o rapaz vai encontrá-la prostrada por uma doença fatal. No momento em que a jovem pensava estar morrendo, um casto beijo de amor, milagrosamente, devolve-lhe a saúde. Os jovens casam-se em Florença e voltam ao Brasil, para morar em uma linda e alva casinha, na quebrada da montanha.

47. Entre os trechos seguintes, retirados dos Contos Amazônicos, o que apresenta a intervenção da lenda, do mistério e do fantástico na vida real dos personagens,

(A) “Terminara a ceia, composta de cebola cozida e pirarucu assado, o velho Salvaterra dera graças a Deus pelos favores recebidos.”

(B) “Enchia as narrativas populares a personalidade do terrível Saraiva, o tenente da quadrilha, cujo nome não se pronunciava sem fazer arrepiar as carnes aos pacíficos habitantes do Amazonas.”

(C) “Para o Pedro da velha Rosa, todo o mês era de piracema. Que se queixassem os outros da avareza da estação. Ele voltava sempre pra casa com algum pescado, ao menos uma cambada de aruanás ou de tucunarés de caniço. Era um pescador feliz, o diacho do rapaz, e a velha Rosa devia viver muito contente!”

(D) “Do fundo do rio, [...] levantava-se um ruído que foi crescendo, crescendo e se tornou um clamor horrível, insano, uma voz sem nome que dominava todos os ruídos da tempestade. [O capitão Jerônimo] bem sabia o que aquilo era. Aquela voz era a voz da cobra grande, da colossal sucuriju, que reside no fundo dos rios e dos lagos.”

(E) “É naturalmente melancólica a gente da beira do rio. Face a face toda vida com a natureza grandiosa e solene, mas monótona e triste do Amazonas, isolada e distante da agitação social, concentra-se a alma num apático recolhimento, que se traduz externamente pela tristeza do semblante e pela gravidade do gesto. O caboclo não ri; sorri apenas.”

(SOUZA, Inglês de. Contos Amazônicos. São Paulo: Martins Fontes, 2004)

Page 19: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

19

48. Leia as estrofes do poema “Profissão de fé”, de Olavo Bilac, transcritas a seguir:

Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor

Com que ele, em ouro, o alto relevo Faz de uma flor. [...]

Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim,

No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim.

Quero que a estrofe cristalina,

Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito: [...] Assim procedo. Minha pena

Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena,

Serena forma! (MOISÉS, Massaud. Literatura brasileira através dos textos.

São Paulo: Cultrix, 1984, p. 202-203)

Considerando que as estrofes acima reúnem elementos da estética parnasiana, é correto afirmar que o Parnasianismo

(A) se subordinou ao ideal da subjetividade, da confissão amorosa, com tendência a exaltar a mulher e a natureza.

(B) foi um movimento poético anti-romântico, caracterizando-se, principalmente, pelo culto da forma e pelo trabalho minucioso do verso tecnicamente perfeito.

(C) se situou entre as correntes literárias que se inspiravam em temas filosóficos e se engajou totalmente nos problemas do seu tempo e da humanidade em geral.

(D) herdou do Romantismo o gosto pela idealização da mulher amada e da natureza, o individualismo exacerbado, o exagero das metáforas, e a inspiração, que substitui a técnica.

(E) floresceu na primeira metade do século XIX, mesclando as características subjetivas pré-românticas com as idéias deterministas e cientificistas do Realismo e do Naturalismo.

Page 20: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

20

LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL

Leia o texto abaixo para responder às questões de 49 a 54.

Junta de Castilla y León – Salamanca

Herrera y Lula da Silva centrarán hoy su entrevista en el impulso de la enseñanza del español en Brasil

Los dos mandatarios también abordarán la difusión d e la cultura de este país en la región y la restauración del Palacio de Maldonado, futura sede de la Fundación Hispano Brasileña.

I

El impulso a la enseñanza del español en Brasil, donde se calcula que once millones de estudiantes aprenderán el castellano como segunda lengua, centrará la conversación que el presidente de la Junta, Juan Vicente Herrera, y el del país sudamericano, Luis Ignacio Lula de Silva, mantendrán hoy en un desayuno de trabajo en Madrid. El hotel Westin Palace acogerá a ambos dirigentes en un encuentro que comenzará a las 8.30 horas y se prolongará una hora.

Según las estimaciones del Ministerio de Educación brasileño, a lo largo de los próximos años se necesitarán 210.000 profesores de español. Las expectativas de crecimiento convertirán ese asunto en el eje del encuentro entre ambos mandatarios, que también abordarán las posibilidades de impulsar la cultura brasileña en la Comunidad, y la rehabilitación del Palacio de Maldonado (en Salamanca), prevista para el cuarto trimestre de 2008.

La recuperación del emblemático edificio salmantino fue una de las cuestiones que Herrera y Lula da Silva abordaron en una reunión celebrada en octubre de 2005 en la Cumbre Iberoamericana de jefes de Estado y de Gobierno que tuvo lugar en Salamanca. Allí acordaron que el centro se convertirá en la sede oficial del Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca y de la Fundación Cultural Hispano-Brasileña.

El Centro se puso en marcha en el año 2001, ante la constatación de que en España hay muy pocos expertos en Brasil, a pesar de ser un país con gran cantidad de investigadores americanistas, y nació con el objetivo de crear la primera generación de investigadores ‘brasileñistas” en las áreas de Economía, Derecho, Ciencias Sociales, Historia, Lengua y Literatura, Geografía y todas aquellas que tengan una especificidad brasileña. El tiempo que se prolongue la restauración del edificio las actividades del Centro de Estudios Brasileños se desarrollarán en las instalaciones del colegio del Arzobispo Fonseca.

Por su parte, el rector de la Universidad de Salamanca, José Ramón Alonso, que también estará presente en esta reunión, aseguró que intentará “explorar nuevas áreas de colaboración” entre ambos países. Así, explicó que quieren plantear una investigación conjunta en materia de energías renovables ya que Brasil “es un país líder sobre todo en biodiesel”, un aspecto en el que la región está teniendo “un desarrollo en los últimos tiempos”. En concreto, matizó, la Universidad de Salamanca quiere aportar investigación y también conocer las líneas de trabajo de este país sobre este tema.

En cuanto a la importancia de la colaboración con este país latinoamericano, Alonso aseguró que Brasil “ha planteado la necesidad de tener 200.000 profesores de español” y la USAL tiene un prestigio en la formación de educadores, y en la edición de material didáctico para la enseñanza de español como lengua extranjera. En la actualidad, hay un amplio grupo de estudiantes de doctorado y profesores brasileños que se forman en Salamanca y lo que quieren es “mejorarlo”. Además anunció que se planteó al embajador de Brasil en España que se desarrolle en la ciudad una semana de Brasil en Salamanca con actividades culturales, gastronómicas y tradicionales brasileñas. Otro de los aspectos en los que incidirán, es en colaborar con empresas españolas que tienen intereses en Brasil y con actividades brasileñas con negocios en España.

Editado de http://www.eladelantado.com/default.asp; em 17-09-2007 (Adaptado)

Page 21: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

21

49. Com base na compreensão do texto, é correto afirmar que

(A) O presidente Lula e o presidente do governo espanhol, Juan Vicente Herrera, encontram-se em Madrid para firmar convênios relacionados ao ensino do espanhol no Brasil.

(B) O presidente Lula e Juan Vicente Herrera, prefeito de Salamanca, se reunirão em Madrid para firmar convênios que desenvolverão o ensino do espanhol no Brasil.

(C) O presidente Lula e Juan Vicente Herrera, reitor da Universidade de Salamanca, se reunirão em Madrid para tratar do desenvolvimento do ensino do espanhol no Brasil.

(D) O presidente Lula e o presidente da Comunidade de “Castilla y Léon”, Juan Vicente Herrera, se reunirão em Madrid para tratar do desenvolvimento do ensino do espanhol no Brasil.

(E) O presidente Lula e o ministro da educação da Espanha, Juan Vicente Herrero, se reunirão em Madrid para firmar convênios que desenvolverão o ensino do espanhol no Brasil.

50. A informação de que Lula e Herrera se encontrarão durante o café da manhã está explícita na seguinte passagem do texto:

(A) “La recuperación del emblemático edificio salmantino fue una de las cuestiones que Herrera y Lula da Silva abordaron en una reunión celebrada en octubre de 2005 en la Cumbre Iberoamericana de jefes de Estado y de Gobierno que tuvo lugar en Salamanca”.

(B) “...centrará la conversación que el presidente de la Junta, Juan Vicente Herrera, y el del país sudamericano, Luis Ignacio Lula de Silva, mantendrán hoy en un desayuno de trabajo en Madrid”.

(C) “El hotel Westin Palace acogerá a ambos dirigentes en un encuentro que comenzará a las 8.30 horas y se prolongará una hora”.

(D) “Los dos mandatarios también abordarán la difusión de la cultura de este país en la región y la restauración del Palacio de Maldonado, futura sede de la Fundación Hispano Brasileña”.

(E) “Herrera y Lula da Silva centrarán hoy su entrevista en el impulso de la enseñanza del español en Brasil”.

51. Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) Lula e Herrera, em seu encontro em Madrid, tratarão apenas do desenvolvimento do ensino do espanhol no Brasil e da difusão da cultura brasileira na Espanha.

(B) é grande, na Espanha, o número de investigadores de temas relacionados ao Brasil.

(C) é interesse da Universidade de Salamanca contribuir com as investigações sobre o programa brasileiro de energias renováveis, bem como conhecer as áreas de trabalho do Brasil sobre esse tema.

(D) no Palácio de Maldonado, atualmente, funcionam o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca e a Fundação Cultural Hispano-Brasileira.

(E) se realizará em Madrid e em Salamanca uma semana de atividades culturais, gastronômicas e tradicionais brasileiras.

52. A alternativa em que a referência entre parênteses NÃO corresponde ao elemento destacado, no fragmento transcrito, é

(A) “Las expectativas de crecimiento convertirán ese asunto en el eje del encuentro entre ambos mandatarios, que también abordarán las posibilidades de impulsar la cultura brasileña en la Comunidad, y la rehabilitación del Palacio de Maldonado (en Salamanca), prevista para el cuarto semestre de 2008. [2º parágrafo] (ambos mandatarios )

(B) “El Centro se puso en marcha en el año 2001, ante la constatación de que en España hay muy pocos expertos en Brasil…” [4º parágrafo] (Palacio de Maldonado )

(C) “Por su parte, el rector de la Universidad de Salamanca, José Ramón Alonso, que también estará presente en esta reunión…” [5º parágrafo] (José Ramón Alonso )

(D) “En concreto, matizó, la Universidad de Salamanca quiere aportar investigación y también conocer las líneas de trabajo de este país sobre este tema ”. [5º parágrafo] (materia de energías renovables )

(E) “….hay un amplio grupo de estudiantes de doctorado y profesores brasileños que se forman en Salamanca y lo que quieren es ‘mejorarlo ’ “ [6º parágrafo] (grupo de estudiantes de doctorado y profesores brasileños )

Page 22: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

22

53. O desenvolvimento do ensino da língua espanhola no Brasil é, entre os temas de que tratarão Lula e Herrera, o mais importante do encontro entre os dois políticos. Essa importância do tema tem sua justificativa explícita na seguinte passagem do texto:

(A) “El Centro se puso en marcha en el año 2001, ante la constatación de que en España hay muy pocos expertos en Brasil,…”.

(B) “Según las estimaciones del Ministerio de Educación brasileño, a lo largo de los próximos años se necesitarán 210.000 profesores de español”.

(C) “Allí acordaron que el centro se convertirá en la sede oficial del Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca y de la Fundación Cultural Hispano-Brasileña”.

(D) “En la actualidad, hay un amplio grupo de estudiantes de doctorado y profesores brasileños que se forman en Salamanca y lo que quieren es ‘mejorarlo’ ”.

(E) “Por su parte, el rector de la Universidad de Salamanca, José Ramón Alonso, que también estará presente en esta reunión, aseguró que intentará ‘explorar nuevas áreas de colaboración’ entre ambos países”.

54. De acordo com as informações contidas no texto, pode-se afirmar que a Universidade de Salamanca

(A) não ajuda, atualmente, na formação de professores brasileiros, porém pretende fazê-lo no futuro.

(B) organizará, em Salamanca, uma semana com atividades culturais, gastronômicas e tradicionais do Brasil.

(C) se ocupa da restauração do Palácio de Maldonado, futuro Centro de Estudos Brasileiros.

(D) foi sede, em outubro de 2005, da reunião entre Lula e Juan Vicente Herrera.

(E) goza de prestigio na formação de docentes e na edição de material didático para o ensino do espanhol como língua estrangeira.

Page 23: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

23

LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS Leia o texto abaixo para responder às questões de 49 a 54.

Child Labor

Child labor tends to be thought of as a 19th century evil that has now been eradicated. The reality is that, throughout the world, the labor of millions of children still occurs, often in conditions as horrific as the factories of 150 years ago. These children are forced to engage in back-breaking labor in stone quarries, brick kilns, construction sites, and other hazardous occupations. There are now estimated to be 200 million child laborers in the world. This is today’s world of nine year old coal miners and eight year old prostitutes, and of little girls who work 12 hour shifts in sweatshops.

In most of these sweatshops, they are forced to eat, sleep and work in the same stuffy, overcrowded room. Girls rescued recently from one Bangkok sweatshop were forced to work in strict silence from 6 am to midnight. They were mercilessly flogged for breaking the rules. These children are robbed of their childhood, they have to toil up to 18 hours a day, seven days a week. The material in this report is based on Missions to West Africa, southern and eastern Africa, South Asia and South-East Asia by the Society's Secretary-General, by members of the Society's Board of Governors and by the Society's Program Directors for South Asia and South-East Asia.

(http://www.anti-slaverysociety.addr.com/clab.htm. Acesso em 21/11/2007)

49. Segundo o texto, o trabalho infantil tem suas origens no século XIX, na(s)

(A) fábricas. (B) lavoura. (C) pedreiras (D) carvoarias (E) mineradoras.

50. O texto afirma que a mão-de-obra infantil é, atualmente, empregada no(a)

(A) pesca. (B) construção civil. (C) tráfico de drogas (D) colheita de grãos. (E) serviço doméstico.

51. O texto faz referência às condições de vida de meninas que trabalham nas fábricas de roupa. Na maioria dessas fábricas, as meninas são

(A) forçadas a se prostituir. (B) punidas se reclamarem. (C) proibidas de falar depois de meia-noite. (D) confinadas em compartimentos abafados e

superlotados. (E) espancadas quando flagradas, no local de

trabalho, sem uniforme.

52. O enunciado “These children are robbed of their childhood (…)”, no 4o parágrafo, expõe a idéia de que

(A) o trabalho infantil é um mal necessário. (B) as crianças são tratadas como

delinqüentes. (C) a infância é uma fase propícia à ocorrência

de furtos. (D) a mão-de-obra infantil está vinculada à

pobreza das famílias. (E) as referidas crianças estão submetidas a

um tipo de privação.

53. De acordo com o texto, as crianças têm uma jornada de trabalho, por semana, de até

(A) 100 horas. (B) 115 horas. (C) 126 horas. (D) 138 horas. (E) 140 horas.

54. Os dados sobre o trabalho infantil, presentes no texto, são baseados em informações de missões realizadas, por exemplo, ao

(A) leste e oeste da África. (B) sul e noroeste da Ásia. (C) oeste da Ásia e sul da África. (D) norte da Ásia e leste da África. (E) norte da África e sudeste da Ásia.

Page 24: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

24

LÍNGUA ESTRANGEIRA – FRANCÊS Leia o texto abaixo para responder às questões de 49 a 54.

De l’art de devenir zen

Le terme zen est passé dans le langage courant. Mais qu'est-ce que devenir zen veut dire exactement?

Erik Pigani Journaliste et chef de rubrique à Psychologies magazine, Erik Pigani est psychologue de formation et psychothérapeute. Il s'est spécialisé dans la psychologie transpersonnelle. Il est l'auteur de “Soyez zen” .

Que signifie le mot zen? Le terme “zen” vient du mot chinois “chan”, qui signifie “méditation”. C'est une tradition très ancienne, née aux alentours du VIe siècle après Jésus-Christ. Le zen n'est pas une religion. C'est une philosophie, un art de vivre. Le but du zen n'est pas de comprendre le monde dans lequel nous évoluons. Mais de connaître et comprendre qui l'on est réellement. Et d'être pleinement ce que l'on est, à ce que l'on fait, dans l'instant présent.

Peut-on apprendre à devenir zen? Cela peut s'apprendre et se pratiquer tous les jours. Comme l'expliquait un grand maître du zen, “être zen, c'est se contenter d'être assis quand on est assis, se contenter de marcher quand on est en train de marcher”. C'est être présent à soi-même quoi qu'il arrive, garder ses distances par rapport à ses émotions.

Qu'est-ce que la pratique du zen nous apporte? Cela permet à votre cerveau de se reposer, de bénéficier de périodes de calme et de se ressourcer. Quand on sait atteindre le calme mental, cela aide par exemple à mieux gérer le stress, les moments de crise. On s'est également aperçu que la méditation, le calme de l'esprit renforce le système immunitaire: le corps n'est plus l'unique réceptacle de tous les maux de notre psychisme.Enfin, le zen augmente nos capacités de travail, et surtout notre créativité. La pratique zen peut donc s'assimiler à une hygiène de vie, à un état d'être.

http://www.psychologies.com/cfml/articleWeb/c_articleWeb.cfm?id=1925

Page 25: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

25

49. Em relação a Erik Pigani, NÃO é correto afirmar que ele

(A) é um monge budista. (B) é psicólogo e psicoterapeuta. (C) exerce a profissão de jornalista. (D) publicou recentemente o livro Seja zen. (E) especializou-se em psicologia

transpessoal.

50. Afirma-se no texto, ao se definir o termo “zen”, que se trata de uma

(A) religião de origem chinesa voltada para a meditação.

(B) corrente da psicologia que nega a abordagem transpessoal.

(C) filosofia cujo propósito é compreender o mundo em que vivemos.

(D) arte de viver por meio da qual aprendemos a nos conhecer melhor.

(E) tradição com influência cristã que prega a meditação e o autoconhecimento.

51. Aprender a ser “zen” implica antes de tudo

(A) praticar a meditação. (B) procurar compreender o mundo. (C) viver intensamente suas emoções. (D) conhecer e compreender o seu próximo. (E) seguir os princípios da psicologia

transpessoal.

52. O fragmento de texto em que NÃO se menciona nenhum benefício da prática do zen é:

(A) “Cela permet à votre cerveau de se reposer, de bénéficier de périodes de calme et de se ressourcer”.

(B) “Quand on sait atteindre le calme mental, cela aide par exemple à mieux gérer le stress, les moments de crise”.

(C) “Enfin, le zen augmente nos capacités de travail, et surtout notre créativité. La pratique zen peut donc s'assimiler à une hygiène de vie, à un état d'être”.

(D) “Le terme ‘zen’ vient du mot chinois ‘chan’, qui signifie ‘méditation’. C'est une tradition très ancienne, née aux alentours du VIe siècle après Jésus-Christ ”.

(E) “On s'est également aperçu que la méditation, le calme de l'esprit renforce le système immunitaire: le corps n'est plus l'unique réceptacle de tous les maux de notre psychisme.”

53. Para dar mais credibilidade às suas palavras, Erik Pigani

(A) busca fundamentos na tradição cristã. (B) recorre a preceitos de natureza científica. (C) cita palavras de um grande monge budista. (D) dá exemplos concretos de pessoas que

foram beneficiadas pela prática do zen. (E) procura ser o mais simples possível ao

responder à pergunta acerca dos benefícios da prática do zen.

54. Em “Le but du zen n'est pas de comprendre le monde dans lequel nous évoluons”, o pronome “nous” reporta-se ao(s)

(A) autor do texto. (B) monges budistas. (C) filósofos e psicólogos. (D) grande mestre do zen. (E) seres humanos de um modo geral.

Page 26: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

26

LÍNGUA ESTRANGEIRA - ITALIANO

Leia o texto abaixo para responder às questões de 49 a 54.

Tribù

Una delle principali cause della debolezza dell’ Italia è la diffusione di una etica che da scarsa

importanza al merito in tutto ciò che è pubblico o connesso al pubblico. L’Italia soffre di una specie

di schizofrenia. In superficie una legge rigorosa e meritocratica ma, nel profondo, costumi tribali. Le

cariche vengono assegnati a chi appartiene ad un gruppo politico, ad una confraternita di mutuo

soccorso, ad una rete di interessi famigliari.

Prendiamo, per esempio, l’università. La scelta dei professori universitari dovunque viene fatta

dai professori stessi, che si consultano fra di loro per scegliere i più meritevoli. È il metodo della

cooptazione. Na Itália, soprattutto in alcuni settori, i professori sono politicizzati ed hanno creato dei

meccanismi con cui decidono, anni prima chi vincerà il concorso. Chi non è politicamente allineato

non farà mai carriera, è meglio cambi mestiere o emigri all’estero. Ma, oltre alle tribù politiche, ci

sono altre confraternite, o scambi di favori sul tipo: io metto in cattedra tuo figlio e tu il mio. E

l’Università è solo uno dei campi in cui avvengono scelte del genere. Tipica la politica.

Ad ogni cambiamento di ministero - o di qualche altra carica importante - il nuovo titolare si

porta appresso persone che aspirano ad essere nominate presidenti, membri dei consigli di

amministrazione, dirigenti degli infiniti enti, fondazioni e imprese che dipendono da lui.

Colloca nei posti chiave i membri della tribù che lo ha eletto, sostenitori, amici e clienti. Così

arrivano in posizioni di comando personaggi ignoranti ed avidi che, per creare nuovi spazi e nuovi

posti, sfasciano quello che hanno fatto i loro predecessori e bloccano le opere di lungo respiro che

hanno iniziato. È questo il motivo per cui in Italia da quarant’anni non si fanno più autostrade, il

sistema ferroviario è arretrato e, ogni tanto, gloriose istituzioni note in tutto il mondo, vengono

letteralmente saccheggiate, fatte a pezzi.

Si, l’Italia è un paese in cui i migliori fanno molta fatica ad affermarsi ed in cui è difficile

costruire, investire e produrre perché non a una morale pubblica che ci impone di scegliere solo chi

merita e chi vale. Francesco Alberoni

Corriere della Sera - 25 Luglio 2005 – Itália (Texto adattato)

Glossário

Tribù – Tribo, tribos

Scarsa – escassa

Legge – lei

Costumi – costumes, hábitos

Cariche – cargos

Assegnati – destinados, atribuídos

Saccheggiate – saqueadas

Dovunque – por todo o lado, seja onde for

Mestiere – profissão

Sfaciano – desfazem, rompem

Arretrato – atrasado

Note – famosas

Fatte a pezzi – feitas em pedaços, destruídas

Page 27: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

27

49. De acordo com o texto, uma das principais causas da fraqueza da Itália é

(A) o grande apoio dado às Multinacionais. (B) a difusão de uma ética que dá escassa

importância ao mérito em tudo o que é público ou que diga respeito ao público.

(C) a difusão de uma ética de grande reconhecimento ao mérito em tudo o que é público ou que diga respeito ao público.

(D) o pouco investimento nos recursos humanos privados.

(E) a corrupção no setor público.

50. Segundo o texto: “... a Itália sofre de uma espécie de esquizofrenia”. A alternativa abaixo em que se apresenta justificativa para essa afirmação é:

(A) “Na superfície uma lei permissiva e meritocrática, mas, no fundo, costumes tribais.“

(B) “Na superfície costumes tribais, mas, no fundo, uma lei rigorosa e meritocrática.”

(C) “Costumes tribais e meritocráticos.” (D) “Na superfície uma lei rigorosa e

meritocrática, mas, no fundo, costumes tribais.”

(E) “Na superfície ausência de leis aristocráticas, mas, no fundo, inexistência de costumes canibais.”

51. O texto afirma que na Itália os cargos são designados às pessoas que

(A) não dependam de grupos políticos, de confrarias de mútuo socorro e de redes de interesses familiares.

(B) pertençam à classe empresarial. (C) possuam elevado nível cultural e não

pertençam a nenhum grupo político ou confrarias de mútuo socorro e que não dependam de uma rede de interesses familiares.

(D) possuam títulos de nobreza. (E) pertençam a um grupo político, a uma

confraria de mútuo socorro, a uma rede de interesses familiares.

52. De acordo com o texto, em todas as Universidades italianas, a escolha dos professores universitários é feita pelos

(A) funcionários das Universidades. (B) cidadãos que possuam certificado

eleitoral. (C) próprios professores. (D) deputados. (E) alunos das Universidades.

53. Segundo o texto, na Itália só alcançam altos cargos de comando personagens

(A) sábios e ávidos. (B) ignorantes e generosos. (C) diplomatas e políticos. (D) ignorantes e ávidos. (E) sábios e generosos.

54. Sobre a informação de que a Itália é um país no qual os melhores fazem muito esforço para se afirmar e no qual é difícil construir, investir e produzir, a alternativa correta, de acordo com o texto, é

(A) A Itália não possui uma moral pública que imponha a escolha somente dos merecedores e de quem tenha valor.

(B) A Itália não possui uma moral privada que imponha a escolha somente dos merecedores e de quem tenha valor.

(C) Na Itália de hoje só quem tem dinheiro tem valor e merecimento.

(D) A Itália possui uma moral pública que impede a escolha dos merecedores e de quem tenha valor.

(E) A Itália possui uma moral rígida que impõe a escolha somente dos merecedores e de quem tenha valor.

Page 28: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

28

LÍNGUA ESTRANGEIRA - ALEMÃO

Leia o texto abaixo para responder às questões de 49 a 54.

Surfen, Chatten, Spielen - Kids im Internet

Knapp 60 Prozent der Erwachsenen in Deutschland sind inzwischen "drin". Mehr als 70 Prozent von ihnen haben die Möglichkeit, zu Hause ins Internet zu gehen. Prognosen - wie die der ARD/ZDF-Online Studie - gehen davon aus, dass bis im Jahr 2010 70 bis 75 Prozent der Deutschen über 14 Jahren online sein werden. Kein Wunder, dass auch für Kinder der Umgang mit dem Computer immer selbstverständlicher wird.

Doch anders als bei anderen Medien wie Fernseher oder Spielkonsole, müssen Kinder vor dem Surfen meistens die Zustimmung der Eltern einholen. Jüngere Kinder gehen dann meist unter Aufsicht der Eltern und Jugendliche ohne Aufsicht der Eltern ins Netz. Stärker als beim Fernsehen wird die Nutzung des Rechners durch eine Vorauswahl der Eltern gesteuert, und der Computer wird eher "ernsthaft" und "sinnvoll" verwendet. Außerdem ist das deutschsprachige Internet ohnehin besonders edukativ.

Lange bestand die Schwierigkeit darin, dass Eltern ohne Computer-Know-how ihren Kindern staunend über die Schulter blickten, wenn diese sich ins Internet einwählten. Angesichts dieser Ohnmacht hatte das Medium Internet für Eltern freilich etwas Unheimliches. Heute gibt es diese Computercracks im Kindesalter immer noch, doch hat sich die Medienkompetenz der Eltern insgesamt erhöht - gleichzeitig ist die Furcht vor dem Internet gesunken. Starkes Misstrauen gegenüber dem Internet findet man heute fast ausschließlich bei Nicht-Nutzern.

Medienkompetente Eltern wissen heute, dass ihre Kinder Anleitung brauchen, um sich sicher im Internet zu bewegen. Für eine altersgemäße Unterstützung müssen sie ihr Kind genau beobachten. Sie entwickeln sich schnell, wenn es ums Spielen und Surfen geht - sei es bezüglich der Feinmotorik, der Fähigkeit der Informationsverarbeitung, der Lesefähigkeit oder ihren Interessen.

Adaptado:www.br-online.de/wissen-bildung/thema/kinder-und-medien/Internet-nutzung.xml Glossário: Aufsicht – fiscalização Knapp – apenas Umgang – relações Zustimmung – consentimento Misstrauen – desconfiança Angesicht – em presença de Anleitung – orientação Unterstützung – proteção

Mama und Tochter spielen gemeinsam am Computer

Page 29: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO … 2/PSS2008_PROVA fase2.pdf · Matemática; 6 de História; ... 6 de Química; 6 de Biologia; 6 de Literatura; e 6 de ... o futebol

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO SERIADO 2008 – 2ª. FASE

29

49. No enunciado “Knapp 60 Prozent der Erwachsenen in Deutschland sind inzwischen drin ” a palavra grifada, significa

(A) estar presente. (B) estar ausente. (C) estar enganado. (D) estar conectado. (E) estar equivocado.

50. No enunciado “[...]im Jahr 2010 70 bis 75 Prozent der Deutschen über 14 Jahren online sein werden”, a preposição über , no contexto, significa

(A) acima de (B) abaixo de (C) ao lado de (D) exatamente (E) aproximadamente

51. O enunciado “Jüngere Kinder gehen dann meist unter Aufsicht der Eltern und Jugendliche ohne Aufsicht der Eltern ins Netz.” expressa a informação indicada na alternativa:

(A) As crianças menores entram na internet sob a fiscalização dos pais.

(B) Os adolescentes entram na internet sob a fiscalização dos pais.

(C) Tanto as crianças quanto os adolescentes entram na Internet sob a fiscalização dos pais.

(D) Os adolescentes entram na internet sem a fiscalização dos pais.

(E) As crianças menores entram na internet geralmente sob a fiscalização dos pais, e os adolescentes entram sem essa fiscalização.

52. Considerando o texto, a alternativa na qual consta a informação de que as crianças têm que pedir o consentimento dos pais antes de navegar na internet é

(A) “Kein Wunder,dass auch für Kinder der Umgang mit dem Computer immer selbstverständlicher wird”.

(B) “Doch anders als bei anderen Medien wie Fernseher oder Spielkonsole, müssen Kinder vor dem Surfen meistens die Zustimmung der Eltern einholen”.

(C) “Starkes Misstrauen gegenüber dem Internet findet man heute fast ausschliesslich bei Nicht-Nutzen”.

(D) “Ausserdem ist das deutschsprahige Internet ohnehin besonders edukativ”.

(E) “Angesichts dieser Ohnmacht hatte das Medium Internet für Eltern freilich etwas Unheimliches”.

53. No texto, as palavras “ernsthaft” e “sinnvoll” significam, respectivamente,

(A) seriedade e praticidade. (B) clareza e sentido. (C) segurança e tranqüilidade. (D) singularidade e naturalidade. (E) seriedade e segurança.

54. O texto destaca algumas habilidades que contribuem para o rápido desenvolvimento das crianças que lidam com jogos e navegação na rede. Essas habilidades são:

(A) mais reflexo, manuseio das informações, leitura, alcance de seus interesses.

(B) mais reflexo, raciocínio rápido, manuseio das informações, alcance de seus interesses.

(C) raciocínio rápido, manuseio das informações, leitura, alcance de seus interesses.

(D) raciocínio rápido, concentração, manuseio das informações, leitura.

(E) raciocínio rápido, concentração, leitura, alcance de seus interesses.