sermão - centenario

4

Click here to load reader

Upload: pb-oziel-santos

Post on 11-Jul-2015

1.066 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sermão - centenario

William Joseph Seymour (Parte 1) Ministrado por: Pb. Reginaldo

Neste ano comemora-se o centenario da fundação das Igrejas Assembleias de Deus, Temos que necessariaente voltar na historia até o reavivamento pentecostal na rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos (slyd 1) iniciado em 1906 no interior de um armazem de cereais que outrora era um celeiro de animais.

Tal movimento deu-se ezatamente pelo zelo e perceverança do pastor William Joseph Seymour, (slyd 2) instrumento usado pelo E.S. para espalhar a chama pentecostal a diversas igrejas evangelicas daquela ciadade.

A efusão do E.S. sobre oscrentes da rua Azuza, foi o centro irradiador do avivamento que se espalhou por todo o mundo do nosso tempo. Foi mediante a liderança do pastor Seymour que fiéis de diversos lugares reuniram-se em um antigo armazem.

O pastor Seynorm não era pregador eloquente mas anuncuiava a promessa pentecostal com o batismo no E.S. com evidencia fisica inicial de falar em outras linguas.

Depois acentava-se no pulpito colocava o rosto entre as mãos e não parava de interceder suplicando a Deus que operasse no coração dos ouvintes. enquanto orava o poder de Deus manifestavase; os crentes eram batixados com o E.S.; a convicção das verdades divinas transbordava a alma em veemente desejo de viver em santidade e era esperimentado por todos.

Não demorou muito para que o fervor espiritual se espandisse ate Chicago e depois para South Bend, Indiana, cidade onde morava o pastor Gunnar Vingern; Este piedoso servo de Deus influenciado pelas boas noticias de renovação espiriual dirigiu-se a Chicago e la foi batizado com o E.S. em 1909. Gunnar Vingrern (Parte 2) Ministrado por: Pb. Oziel Santos

Em 1897 Vingrern (slyd 3) se torna professor da E.B.D. substituindo a seu pai, sentindo desafio de misões, ora a Deus oferesendo para honra-lo e glorifica-lo obedecendo ao seu chamado. Em 1898 assiste uma escola biblica, isto é, um curso de um mês, para treinamento de evangelistas leigos.

Vingrenr tem palavras muitas elogiosas sobre este curso. (slyd 4) “Nunca na minha vida recebi uma estrução biblica tão profunda como nesse lugar”; “Hó que tempo! Fez-me bem por toda minha vida!”

Depois como parte do treinamento partiam de dois em dois e para isso recebiam somente o dinheiro para a passagem de ida e vizitavam de vila em vila, lugares pequenos, e comunidades esquecidas.

(slyd 5) “Tinhamos de confiar no Senhor quanto ao suprimento de nossas nescessidades materiais”, diz ele. “Que esse treinamento valeu muito”, poderemos ver, porque algun tempo depois ao partr para o Brasil esse é exatamente o modelo seguido.

“O Senhor estava conosco abençoandonos de tql forma que vimos muitas almas se renderem aos pes da cruz, glorias a Jesus”

Depois de voltar da viagem estava de retorno a casa paterna, e ao trabalho de jardineiro junto com o pai.

Trabalhou por um tempo no jardim do palacio real. Trabalhou com ojardineiro em diversos lugares, perto de Estocolno, não era por isso um evangelista de tempo completo. Mas esporaticamente, começou a receber convite de alguns pastores e evangelistas para acompanha-los em trabalhos de evangelização. Emigrando aos Estados Unidos (slyd 6)

(slyd 7) Em 30 outubro de 1903 viajou para Inglaterra e de la para os E.U.A. como imigrante, por um ano trabalhou como folgista, porteiro e depois como jardineiro. Mas um ano depois de chegar aos E.U.A.

(slyd 8) Em setembro de 1904, foi a Chicago para ingressar num ceminario teologico Suéco dos Batistas.

Em cada pariodo de férias e nos fim de semana procurou exercer minsiterios, havia alguns estagios de final de ano, estagios mais longos de junho a dezembro terminados todos os cursos e estagios diplomou-se em maio de 1909.

(slyd 9) Em julho de 1909 Vingrern é nomeado pastor da igreja batista de Menominee Michigan E.U.A.,

Duas preocupações exigiam a sua atenção. Primeira: partir ou não como missionario da igreja batista do norte para india, candidato

Page 2: Sermão - centenario

aceito, recebe convocação, mas desiste por não ser esta a vontade de Deus; Esta desistencia vai provocar tb a dissolução de noivado a pedido da noiva, Vingrern considera que era Deus fechando uma porta para em seguida abrir outra.

Vingrern ao visitar em novembro uma conferencia em Chicago na rua Azuza, onde se realizava uma campanha de avivamento. Depois de 5 dias de busca ele foi batizado segundo as suas palavras.

Voltando a sua igreja em Minominee, pregou sobre “Jesus Cristo batiza com E.S. e com fogo” a igreja batista de Menominee, se dividiu, e convidou o pastor a retirar-se. A igreja para onde se dirigiu em seguida foi a South Bend, ela aceita a mensagem pentecostal, e se transforma em igreja pentecostal, Vingrern permaneceu nesta igreja até outrubro de 1910 quando viajou para o Brasil. (slyd 9) 394h.c. Daniel Berg (Parte 3) Ministrado por: Pb. Reginaldo Freitas

Agora consideramos um pouco o campanheiro de Vingrern, Daniel Berg, (slyd 10) ele conta em sua alto biografia que nasceu numa pequena aldeia chamada Vargon na Suécia, 19 de Abriu de 1984.

Em artigo de seu proprio punho, Daniel enumera algumas reminiencias de sua vivencia religiosa e familiar em Vargon. “Como meus pais era membros da congregação batistas lá, eu vim a conhecer as santas escrituras desde a primeira infancia. A muito para a agradecer ao Senhor que me consedeu pais tementes a Deus e um lar espiritual na congregação. É muito agradavel relembrar as reunioes de oração e os estudos biblicos entre crentes em suas casas, inclusive a nossa também.”

Foi em 29 de janeiro de 1899 que Daniel pediu a congregação para ser batizado, a ata desse dia dizia: “O presidente, o irmao Johansson diz que, havia dois jovens irmaos que queriam se unir a congregação. O irmao Levy Petros fez peimeiro a sua confissão de que tinha alcansado a paz com Deus e que desejava estar unindo com a congregação atraves do batismo. O irmao Daniel Berg que tinha se tornado filho de Deus atraves da fé em Cristo, queria ser batizado. Estes dois jovens não tinha sido batizados quando crianças e não conheciam nenhum outro batismo se nao o das escrituras que ensina quem crer e for batizado sera salvo. A congregação aceitou os pedidos desses irmaos e pediu para a congregação de Vanersborg fazer o batismo la no dia 12 de fevereiro de 1899”

Imigração aos E.U.A. (slyd 11)

Em marco de 1902, Daniel Berg imigra para os E.U.A., primeiramente fica em Providencia, onde os amigos Suecos ajudaram a encontrar um emprego em uma fazenda, depois foram para Glasport em Pensylvania onde trabalhou numa fundição de aço, ali recebeu certificado de fundidor expecificado. Depois de 8 anos ele resolve voltar para visitar seus pais e irmaos. Tinha chegado aos E.U.A. aos 18 anos e não tinah profissão definida, oito anos depois já com 26 anos de idade, tinah esperiencia e a confiança de sobreviver nos E.U.A. exercendo diferentes trabalhos. “A viajem de volta foi muito melhor que a da ida para America”. Diz Berg.

Alem das emoções proprias dos retorno a casa paterna, das impressoes da pequena aldeia de Vargon e de suas casas que pareciam ainda menores, sem quase mudanças no seu aspecto fisico, o que o imprecionou é que o amigo de infancia e juventude a quele que se tinah batizado no mesmo dia, Levy Petros, se havia feito pregador, justamente naquela semana estva ele pregando em uma cidade proxima, Lidkping, Daniel Berg seguiu a recomendação da mãe de Levy Petros, e foi ouvi-lo.

Depois de encontrar com Levy Petros, diz: “Quando cheguei a igreja ele estava pregando, sentei-me, prestei a tenção para melhor entender o assunto que para mim era novo, a pos o culto conversamos longamente a cerca da doutrina do E.S.; espus ao meu antigo aompanheiro meus sentimentos favoraveis ao que ouvia e minah intenção de voltar a America”.

Daniel Berg acrescente. ”A partir deste momento desejei receber o batismo com o E.S. e orava para que Deus me batizasse.”

A resposta para essa oração vieram quando já a caminho dos E.U.A., dentro do navio que estava. “Ao aproximar da America do Norte, Jesus respondeu minhas orações, as benção divinas vieram sobre minah cabeça e tudo se modificou, o mundo parecia diferente depois que recebi a resposta a oração, parceia que o vento havia levado para longe os problemas. Meu caminho estava claro e não sentia duvidas; estava resolvido, a partir desse momento, a dar minha vida ao Senhor e contar aos que desejassem ouvir; oque eu recebera e que a salvação é para todos aqueles que crer.

Ele era leigo, sem formação universitaria, nem trinamento formal para evangelista, mas o ter sido batizado no E.S. significou para ele que

Page 3: Sermão - centenario

estaria pronto procurando responder quando o Senhor lhe abrisse as portas.

Isto vai ocorrer em Chicago pela ssociação com Gunnar Vingrern, recem formado seminario biblico batista sueco. Vingrern e Berg (Parte 4) Ministrado por: Pb. Oziel Santos

(slyd 12) Enquanto Daniel Berg esperava que Deus lhe abrisse o caminho, comecou a trabalhar numa casa atacadista de frutas. Durante uma conferencia na cidade de Chicago conheceu um jovem sueco que se chamava Gunnar Vingrern. (slyd 12) Ele estava na America, a varios anos, mas fazia pouco tempo que terminara o estudo pelo instituto biblico batista. Estava desjoso de iniciar o trabalho como missionario da igreja batista.

(slyd 13) Conversamos longamente; durante a palestra ele me contou que

após orar muito recebeu o batismo no E.S. e que, o mesmo tempo, recebeu a certeza de que o futuro seria missionário, aonde quer que o Senhor mandasse.

Os dois reconhecem que tem experiencias de fé muito semelhantes, desejo de sonsagrar a vida para o ministerio e missões, e a expectativa de que o Senhor os guie. Assim resolvem encontrar-se diariamente para orar.

Certo dia o dono da casa que Virgrern hospedava, Olof Ouldin, tambem sueco, tem um sonho no qual o nome Pará era mensionado e sentiu que seria revelação para os dois jovens que oravam, pedindo orientaçao de Deus onde seriam como missionarios, como ninguem sabia a localização do Pará, consultaram um Atlas e foi assim que descobriram a sua localização, continuaram a orar, pedindo confirmação de Deus, o que receberam, segundo eles depois de uma semana.

Quando Vingrern e Berg tiveram certeza que Pará seria seu objetivo, levaram ao conhecimento do pastor e alguns irmaos na igreja, parece que foi tanto na primeira batista sueca de Chicago como pastor Johnsson, como na igreja do pastor Durhan: na primeira foi levantado uma oferta para as nescessidades iniciais e na segunda foram comissionados.

Entretanto mesmo para a igreja vivendo em um avivamento a ideia de que dois jovens suecos, um deles sem formação de evangelista, nem habilidade de falar em publico particem em trabalho missionario em terras tropicais, o Pará, era por mais estranho.

(slyd 14) Berg esplica a reação desta igreja: “Eles não se mostraram muito

entusiasmado; mensionaram dificuldades de clima e predisseram que voltariam sem demora. Por isso não nos prometeram qualquer garantia de sustento. Nem ao menos se prontificaram a nos ajudar a comprar biblias e novos testamentos.”

A única coisa que os irmaos se prontificaram em fazer, foi separarmos para nossa missão no brasil. Apesar de todas esas dificuldades, tinhamos certeza de estarmos na vontade Deus.

Fica a qui comprovado que a igreja que consagrou e orou em favor da missão de Feransescon entre os italianos, é amesma que orou e consagrou Gunnar Vingrer e Daniel Berg para a obra no Brasil, isto é, isaminados em sua pré historia, a congregação crista no brasil e as assembleias de deus, tem um claro denominador comum neste fato historico, entre outros.

Depois de Vingrer e Berg receberam confirmação de que realmente Deus os queria no Brasil, mas precisamente no Pará, Vingrern recebe uma revelação de que o único dinheir que tinha (90,00$) seria para passagem de Now York a Belem do Pará e para os primeiros dias no Brasil; deveriam ser entregue para um jornal pentecostal como uma oferta. Este jornal é o pentecostal testemunho da igreja do pastor Durhan, e a oferta foi enviada.

“tinha certeza que Deus enviaria porem, sem este dinheiro seria impossivel ir, depois de orarmos, mais uma vez, tivemos certeza de que Deus ordenara que dessemos o dinheiro ao jornal. Depois que demos o dinheiro e ficamos com as mãos vazias, porem estavamos possuidos de alegria e paz celestial, que valia mais que todo o ouro.”

Este teste de confiança e obediencia tem semelhança com o teste de abraão quando Deus pede que sacrifique seu filho Isaque. Para Vingrern e Berg, significou que se confiasse inteiramente em Deus, e que fosse da vontade dele, essa viajem devia de ser realizada por meios extraordinarios. Como no caso de Abraão, ouve provisãode um cordeiro substitutivo por Deus, assim no caso desses jovens, o Senhor devolveu 90,00$ por meio de um irmao.

Page 4: Sermão - centenario

Quando chegaram a Now York, em plena rua cruzaram com alguem conhecido de Virgren, um homem de negocios, que surpresso por encontra-lo diz: Estou surpreendido de ter encontrado nesta cidade, depois de tanto tempo que não te via. Neste momento estava pensando em ti. Esta carta que tenho em minhas maos, ia leva-la ao correio para te ser enviada. Jesus falou-me e mandou que te nviasse 90,00$, é isto que esta na carta. Uma vez que encontrei já não preciso envia-la pelo correio. Partida para o Brasil (Parte 5) Ministrado por: Pb. Reginaldo F. (slyd 15)

O fato é que em 05 de novembro de 1910 partem Virgrern e Berg de Now York e no dia 19 do mesmo mês chegam a Belém. Por meio de um anuncio de um jornal vão ao encontro do pastor metodista, que por sua vez os encaminha para a igreja batista de belem. Eles se hospedam no porao da igreja e começam a vida no Brasil, orando, vizitando e participando dos trabalhos da igreja batista do belem.

De novembro de 1910 a julho de 1911 permaneceram na igreja batista de belem, participando e colaborando; os missionarios oravam muito e não escondiam sua adesão aos ensinos pentecostais, nem o falar em linguas.

Iniciamos assim nossa atividades, dirigindo cultos e pregando na igreja batista, é claro que não faziamos reservas quanto a doutrina pentecostal que haviamos aceitado, quando nos sentimos dirigidos a pregar a cerca destas verdades nos o faziamos com todas as franqueza; essa verdades eram novidades para os nossos ouvintes, eles tinham lido e ouvido falar dessas coisas, mas apenas de forma passageira, sem a enfase doque são para os nossos dias e que podiam ser para eles tb.

Com o tempo algum dinheiro que tinham foi se acabando, e para sanar o problema de sobrevivencia: Gunnar Vingrern continuara a estudar o portugues enquanto Daniel Berg trabalhava na fundição, pois era fundidor qualificado. A noite Vingrern ensinava a Berg o que tinha aprendido durante o dia.

Em maio de 1911 Vingrern tem a oportunidade de dirigir o culto de oraçao, e ele espõe o ensino do E.S. e sobre falar em linguas, tambem realizou reuniões de oração na casa de uma irma que havia sido curada de uma infermidade considerada incurável. (slyd 16) Foi no dia 02 de julho daquele ano que, ficando em oração depois da reuniao, de madrugada a irmã Celina Albuquerque, que era professora da E.B.D. falou em linguas, no dia seguinte outra irmã, Nazare fala em linguas na reuniao na residencia dos missionarios suecos.

No dia 13 de julho, a igreja batista de belem, no Pará, excluiu 19 de seus membros por aceitarem o movimento pentecostal.

(slyd 17) No dia 18 de julho de 1911, fundam a igreja Missão da Fé Apostólica na rua Cerqueira Mendes, 79 no bairro Cidade Velha em Belem, residencia de Celina de Albuquerque.

(slyd 18) O primeiro templo da denominação (foto) foi inaugurado em 1914, quando o nome ainda ainda era Missão da Fé Apostólica.

O nome Assembleia de Deus foi escolhido quando se decidiu que a igreja precisava ter personalidade jurídica, e foi registrada assim em 11 de janeiro de 1918.

Em 1912 Berg fazendo couportagem de biblias de cidade em cidades fazendo a linha de Belem a Bragança, aproveitava deste trabalho para propagar o evangelho. Em uma dessa viagens, caminhando com fome ora a Deus para que enviasse algum alimento, derrepente caiu do céu uma manga que saciou a sua fome.

Desde de cedo pastores brasileiros começam a ser preparados e consagrados, mas não em sminarios longos e residenciais. Na verdade em estudos bilibicos algo semelhante aos participados por Vingrern na Suecia. Em 1913 são nomeados os tres primeiros pastores brasileiros.

Contatos com as igrejas suecas nos E.U.A. e tambem da Suecia se mantem. Pela vinda de missionarios e pela volta dos missionarios. E em, 1930 Levy Petros o fundador e presidente da Igreja Pentecostal da Suécia faz sua primeira visita.

Missionarios oriundos da Finlandia, Noruega e Alemanha tambem vem ao brasil para colaborar, e assim, acrescentando os contatos com Portugal, por missionarios brasileiros enviados. Temos o falto de que desde relativamente cedo, a igreja Assembleia de Deus mantem contatos com inumeros expessivos paises europeus alem dos E.U.A.; (slyd 19) Uma importante resolução foi tomada em 1930. Na primeira convenção nacional realizada em Natal, assistida por pastor Levy Petros, sendo 12 o numero de missionarios suecos presente, os missionarios estrangeiros deveria mentregar as proprias igrejas do norte e nordeste aos obreiros brasileiros e deveriam seguir para grandes e aridas cidades do sul do pais.