sermão- arrependimento

5
ARREPENDIMENTO Baseado no sermão do Pr. Morris Venden H.I. 36 H.F. 190 TEXTOS INTRODUTÓRIOS Mateus 3:2 "Arrependeivos, porque o Reino dos céus está próximo". Atos 3:19 "Arrependeivos, portanto, e converteivos para que assim sejam apagados os vossos pecados" Ilustração: Já te obrigaram a pedir perdão a alguém? Já te disseram pra dizer que estava arrependido? Isso te deixou arrependido? Talvez arrependido de ter dito que estava arrependido! II Cor. 7:10 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte." Aqui temos 2 tipos de tristeza: a de Deus e a do Mundo. Qual é a diferença? (1) O QUE NÃO É ARREPENDIMENTO. Arrependerse não é ficar triste porque me dei mal; porque estou condenado; porque fui pego em flagrante. Mateus 27:3 (ARC) "Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos" AMERICAN STANDARD VERSION: Then Judas, who betrayed him, when he saw that he was condemned, repented himself, and brought back the thirty pieces of silver to the chief priests and elders Essa versão traz a ideia de que ele arrependeuse a si mesmo. O Arrependimento autogerado não vale um centavo. Judas teve a tristeza segundo o mundo e o fim foi a morte.

Upload: addonman

Post on 07-Dec-2015

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Estudo sobre o arrependimento adaptado de um sermão do Pastor Morris Venden

TRANSCRIPT

ARREPENDIMENTO ­ Baseado no sermão do Pr. Morris Venden H.I. 36 H.F. 190 TEXTOS INTRODUTÓRIOS Mateus 3:2 "Arrependei­vos, porque o Reino dos céus está próximo". Atos 3:19 "Arrependei­vos, portanto, e convertei­vos para que assim sejam apagados os vossos pecados" Ilustração: Já te obrigaram a pedir perdão a alguém? Já te disseram pra dizer que estava arrependido? Isso te deixou arrependido? Talvez arrependido de ter dito que estava arrependido! II Cor. 7:10 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte." Aqui temos 2 tipos de tristeza: a de Deus e a do Mundo. Qual é a diferença? (1) O QUE NÃO É ARREPENDIMENTO. Arrepender­se não é ficar triste porque me dei mal; porque estou condenado; porque fui pego em flagrante. Mateus 27:3 (ARC) "Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos" AMERICAN STANDARD VERSION: Then Judas, who betrayed him, when he saw that he was condemned, repented himself, and brought back the thirty pieces of silver to the chief priests and elders Essa versão traz a ideia de que ele arrependeu­se a si mesmo. O Arrependimento auto­gerado não vale um centavo. Judas teve a tristeza segundo o mundo e o fim foi a morte.

Essa tristeza é a que vem do medo da punição. É o arrependimento produzido pelo temor da consequência de seus atos para si mesmo. Provavelmente todos nós já experimentamos alguma vez esse tipo de tristeza. ILUSTRAÇÃO: EXPERIÊNCIA PESSOAL Prova de Química e o monitor que tinha que morrer. (?) Cigarro na bermuda. (2) ARREPENDIMENTO GENUÍNO: COMO CONSEGUIMOS ISSO? Atos 5:31: "Deus o exaltou, elevando­o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados." Arrependimento genuíno é um dom! Não é algo que conquisto, mas algo que eu recebo! Um presente de Deus pra mim. É Ele quem nos dá. Arrependimento inclui duas coisas: "O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo." (E. G. White, Caminho a Cristo, Cap. 3) Portanto se o arrependimento é um dom, então a tristeza pelo pecado é um dom e o afastamento do pecado também é um dom. Isso é muito importante, pois muitos acreditam que o modo como eu me afasto do pecado é através de minha força de vontade, de meu esforço pessoal em não pecar! Mas não é isso que eu vejo aqui. O arrependimento é um dom, é Deus quem me dá. É Ele que me presenteia com a graça de sentir tristeza e me afastar do pecado. Mas como ganhamos um presente? A única forma coisa que precisamos fazer para ganhar um presente é aceitá­lo. Você não tem que fazer por merecer, você não precisa pagar por ele. Seria um insulto à pessoa que te dá o presente. Você tem que simplesmente receber. Então é aí que nos achegamos à presença de jesus, o grande doador. Ele prometeu nos perdoar os pecados e isso é um presente. Ele também prometeu nos dar o ARREPENDIMENTO. Rom. 2:4 "Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento?" O significado aqui vai além do fato de que Deus é bom e nos dá o arrependimento. Permita­me dizer que é a misericórdia dele, sua bondade, sua paciência, seu amor para conosco, que quebra nosso coração e nos ajuda a entender o que é o arrependimento.

Portanto o arrependimento genuíno é estar triste, não porque quebrei uma lei ou regra, mas porque quebrei um coração. O coração do nosso melhor amigo. Não tem a ver com o quê, mas com quem. Não é uma questão de comportamento, mas de relacionamento. ILUSTRAÇÃO: Arrependido por magoar alguém. (Feio no itaguá?) A Bíblia ensina que as pessoas que precisam e apreciam o arrependimento são os doentes. Aqueles que percebem­se como pecadores. Mateus 9:12,13 "Mas Jesus, ouvindo, responde: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores’” KJV "But go ye and learn what that meaneth, I will have mercy, and not sacrifice: for I am not come to call the righteous, but sinners to repentance." Os pecadores e doentes, podemos ir a Jesus, o Grande Médico, assim como estão. De fato, somente esses é que sentem a necessidade de um médico. Quem não está doente não precisa de médico. ILUSTRAÇÃO: minha mão, a queimadura de limão. PESSOAS QUE PENSAM QUE SÃO JUSTAS NÃO PRECISAM DE JESUS, MAS PESSOAS QUE PERCEBEM QUE ESTÁO DOENTES E PECADORES, SÃO AQUELES QUE PERCEBEM SUA NECESSIDADE DE UM SALVADOR. E O SALVADOR ESTÁ LÁ, COM SEU BRAÇOS ABERTOS CONVIDANDO A TODOS A VIR PARA O SEU AMOR, PARA RECEBER OS PRESENTES QUE ELE QUER DAR: ARREPENDIMENTO E PERDÃO. ESSA É A ÚNICA FORMA QUE CONSEGUIRMOS ISSO. Isso nos leva a uma premissa importante que precisa ser bem compreendida na vida cristã: Somos convidados a ir a Jesus assim como estamos! Não importa quem somos, onde estivemos e o que fizemos. É preciso irmos a Jesus. Não precisamos consertar nossas vidas para ir a Jesus, deixar esse ou aquele pecado, para depois ir a Jesus, Nós vamos a Ele como estamos e Ele nos conserta! Ele nos livra do pecado! Ai está a boa nova! A boa nova do evangelho. Jesus ama quando nós vamos a Ele assim como estamos. 2Pe. 3:9 "O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."

Taí um homem que sabia o que estava falando! Pedro sabia o que é experimentar o arrependimento genuíno! ILUSTRAÇÃO: Como foi a surra do pai e depois a pior surra: ele não disse nada. Eu quis mudar, eu realmente quis mudar! Pedro sabia o que era isso. Foi um discípulo que estava sempre junto do mestre. Nada o tirava de perto de Jesus. Até aquela noite no Getsemani. Quando prenderam a Jesus e o empurraram para o julgamento... Pedro fugiu. Mas não pode ficar muito tempo longe de Jesus e achou um jeito de entrar na casa de Caifás. (contar a história enfatizando o sofrimento de Jesus e a negação de até mesmo conhecê­lo; e o olhar de Jesus.) o OLHAR DE CRISTO NÁO ERA DE IRA OU DESAPROVAÇÃO, MAS DE AMOR! DE PENA POR VER PEDRO ASSIM, DE ALGUÉM FERIDO POR DENTRO, A DESPEITO DAS FERIDAS QUE SOFRIA EXTERNAMENTE, DE ALGUÉM QUE SENTIA NO FUNDO A DOR DE VER SEU AMIGO O NEGANDO. PEDRO OLHOU PARA CRISTO E AS MEMÓRIAS VIERAM... (1) vem e segue­me; (2) da questão dos impostos em que se meteu em encrenca e Jesus operou um milagre; (3) andar sobre as águas; ... e ao as memórias virem, ele não pode se conter! Ele percebeu que fora ele quem deu o pior golpe em Jesus naquela noite! Ele saiu dali correndo, saiu da cidade subiu o monte e num jardim chamado Getsemani, Caiu ali e desejou a morte!Por que estava triste! Arrependido por ter quebrado o coração do seu melhor amigo! (relacionamento) Havia outro homem que quis morrer naquela noite ­ Judas. Arrependido pela consequências de seus erros. (comportamento) agora podemos ver claramente a diferença entre essas duas tristezas! II Cor. 7:10 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte." APELO: Não sei como foi sua semana. Não sei o que você fez ou não fez. Não importa. Eu sei que alguém te ama. Te ama muito e quer muito que você venha a Ele do jeito que você está. O que importa é estarmos juntos de Cristo. O que importa é que para você o sacrifício de Jesus não seja em vão. Não deixe que os seus pecados façam separação entre você e seu Salvador! Não! Você é doente… eu também sou… vamos ao médico dos médicos… vamos ao querido salvador… Ele prometeu que nos daria o arrependimento genuíno e o perdão!

Você quer começar de novo? Você quer continuar com Ele? Então vamos orar!