série de câmara 2014 - duo yamamoto (piano)

4
SÉRIE DE CÂMARA 2014 Duo Yamamoto PIANO O Ministério da Cultura apresenta

Upload: castwork

Post on 22-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

SÉRIE DE CÂMARA 2014

Duo Yamamoto PIANO

O Ministério da Cultura apresenta

Duo Yamamoto PIANO

Vencedoras da 12ª edição do Murray Dranoff International Two-Piano Competition (EUA), as irmãs Yuka e Ayaka Yamamoto tocam juntas desde 2009, com uma trajetória vencedora desde o início. Em seu primeiro ano receberam o primeiro lugar e o prêmio especial no Concurso para Piano PTNA (Japão), e o grande prêmio na terceira edição do Concurso Internacional de Música de Yokohama (Japão). Em 2010, o duo foi premiado com o primeiro lugar e na categoria “Escolha dos Críticos” no 13º Concorso Internationale “Pietro Argento” (Itália) e também recebeu o grande prêmio do 16º Concurso Internacional para Duo de Pianos (Japão). Em 2011, recebeu uma menção honrosa especial no “Liszt 200 – Internacional Piano Duo Competition” (EUA).

O duo já se apresentou em diversas salas da Itália, Áustria e Japão, incluindo o Gläsernen Saal no Musikverein (Áustria). Atualmente, elas estudam no Hochschule für Musik und Theater de Rostock (Alemanha), com outro duo de irmãos, os professores Hans-Peter Stenzl e Volker Stenzl.

Há dois tipo de obra para duo de pianos: as que colocam ambos os músicos no mesmo instrumento, e aquelas em que cada pianista tem um teclado para si. Embora o duo para um piano só possua repertório maior, ele costuma ser visto como uma variação mais modesta e doméstica. Isso porque, sentados lado a lado, em um único instrumento, os intérpretes têm uma certa limitação de movimento e, portanto, de virtuosismo em comparação à gama completa do teclado que está a seu dispor quando têm um piano inteiro a seu dispor.

Embora os primórdios de ambos os tipos de duo possam ser localizados no início do século XVII, na Inglaterra, a prática ganha consistência com o florescimento do Classicismo, em meados do século XVIII, coincidindo com a ascensão do piano como instrumento. Uma das figuras essenciais no desenvolvimento do piano foi o intérprete, compositor, pedagogo, editor e fabricante de pianos italiano radicado em Londres Muzio Clementi (1752-1832), cuja Sonata No.1 em si bemol maior, Opus 12 abre o programa de hoje.

Em seguida, o Duo Yamamoto toca os Recuerdos para dois pianos, uma evocação das danças latino-americanas que o compositor contemporâneo estadunidense William Bolcom, nascido em 1938, escreveu em 1991, sob encomenda da Dranoff 2 Piano Foundation, de Miami (EUA).

O programa fecha com dois grandes nomes do Romantismo, nascidos no mesmo ano (1810), e intimamente ligados ao desenvolvimento do piano. O alemão Robert Schumann escreveu seus Seis estudos em forma de cânone por volta de 1845, pensando originalmente no Pedal-Flügel (piano com pedaleira), piano cujos pedais funcionavam como um teclado para ser acionado com os pés (como acontece com os órgãos). A versão dessas obras que o Duo Yamamoto toca no Brasil é a do compositor francês Claude Debussy, que adaptou os Estudos para pianos convencionais.

Schumann também era crítico musical, e foi o primeiro a proclamar a genialidade de Frédéric Chopin, polonês radicado em Paris que escreveu, aos 18 anos de idade, o Rondó para dois pianos, op. 73 que encerra a apresentação de hoje.

Teatro Maksoud Plaza, 27 de abril, domingo, 20h

PROGRAMA

Antes do concerto haverá um bate-papo entre as pianistas e a jornalista Gioconda Bordon.

O conteúdo editorial dos programas da Série de Câmara 2014 encontra-se disponível em nosso site uma semana antes dos respectivos concertos.

Programação sujeita a alterações.

Siga a Cultura Artística no Facebookg

facebook.com /culturartistica

SÉRIE DE CÂMARA 2014

MUZIO CLEMENTI (1752-1832)

Sonata nº1 em si bemol maior, op. 12 c. 12’I. Allegro assai II. Larghetto espressivo III. Presto

WILLIAM BOLCOM (1938)

Recuerdos (Three Traditional Latin-American Dances) para dois pianos c. 14’I. Choro – Homage to NazarethII. Paseo – à la memoire de Louis-Moreau Gottschalk III. Valse Venezolano – à la memoire de Ramon Delgado Palacios

ROBERT SCHUMANN (1810-1856) / ARR. CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)

Seis estudos em forma de cânone, op. 56 c. 18’ I. Pas trop vite II. Avec beaucoup d’expressionIII. Andantino IV. Espressivo V. Pas trop vite VI. Adagio

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)

Rondó para dois pianos em dó maior, op. 73 c. 10’

Próximos concertosSempre às 20h

17 de maio Kazuhito Yamashita VIOLÃO – Teatro Maksoud Plaza

4 de junhoCristian Budu PIANO – Teatro Maksoud Plaza

3 de julhoEduardo Fernández VIOLÃO – Teatro JK Iguatemi

17 de agostoRay Chen, violino – Teatro Maksoud Plaza

3 de setembroCoro Inglês – Teatro Maksoud Plaza

11 de setembroFabio Zanon, violão – Teatro JK Iguatemi

2 de outubroAniello Desiderio, violão – Teatro JK Iguatemi

14 e 15 de outubroLes Arts Florissants – Teatro do MASP

30 de outubroHet Collectief – Teatro Maksoud Plaza

27 de novembro Ariel Quartet – Teatro Maksoud Plaza

PROGRAMAÇÃO E DATAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES.

SÉRIE DE CÂMARA 2014

PATROCÍNIO

REALIZAÇÃO

Ministério daCultura

APOIO