separação de misturas

36
Separação de Misturas Separação de Misturas

Upload: djalma-moraes

Post on 01-Jul-2015

871 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Separação de Misturas

Separação de MisturasSeparação de Misturas

Page 2: Separação de Misturas

Misturas Misturas HeterogêneasHeterogêneas Misturas que possuem propriedades Misturas que possuem propriedades

diferentes em sua extensão. Pode-se diferentes em sua extensão. Pode-se notar superfície de separação entre notar superfície de separação entre os componentes. O componente mais os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. São misturas numa mistura líquida. São misturas polifásicas. Exemplo: Água + polifásicas. Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa do que Gasolina, a água é mais densa do que a gasolina ficando na parte inferior. a gasolina ficando na parte inferior.

Page 3: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

CataçãoCatação :: Utilizada para Utilizada para separar os componentes de separar os componentes de uma mistura de dois ou mais uma mistura de dois ou mais sólidos, manualmente ou sólidos, manualmente ou usando uma pinça. Exemplo: usando uma pinça. Exemplo: Separar a pedra do feijãoSeparar a pedra do feijão

Page 4: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

PeneiraçãoPeneiração : : Separação de Separação de componentes de uma mistura componentes de uma mistura constituída de dois ou mais constituída de dois ou mais sólidos com certa diferença sólidos com certa diferença de tamanho dos mesmos. de tamanho dos mesmos. Exemplo: Separar areia de Exemplo: Separar areia de cascalho.cascalho.

Page 5: Separação de Misturas
Page 6: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

VentilaçãoVentilação : : Utilizada na Utilizada na separação de um sólido do separação de um sólido do outro tendo-se um deles muito outro tendo-se um deles muito mais leve do que seu mais leve do que seu concorrente. Exemplo: concorrente. Exemplo: Separação de cascas de arroz Separação de cascas de arroz em máquinas de em máquinas de beneficiamentobeneficiamento. .

Page 7: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

LevigaçãoLevigação : : Separação de Separação de sólidos de densidades sólidos de densidades diferentes através de uma diferentes através de uma corrente de água. Exemplo: corrente de água. Exemplo: Separação de ouro em Separação de ouro em garimpos. garimpos.

Page 8: Separação de Misturas
Page 9: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

Separação magnéticaSeparação magnética : : Quando uma das substância Quando uma das substância que se deseja separar é que se deseja separar é atraída por um imã. Exemplo: atraída por um imã. Exemplo: Separar alumínio do ferro.Separar alumínio do ferro.

Page 10: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

FlotaçãoFlotação : : Utiliza-se um Utiliza-se um líquido de densidade líquido de densidade intermediária para separar intermediária para separar sólidos de densidades sólidos de densidades diferentes. Exemplo: Areia de diferentes. Exemplo: Areia de serragem.serragem.

Page 11: Separação de Misturas
Page 12: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

Dissolução FracionadaDissolução Fracionada : : Quando certo líquido tem a Quando certo líquido tem a propriedade de dissolução de propriedade de dissolução de determinado sólido. Em determinado sólido. Em seguida é utilizada a filtração seguida é utilizada a filtração ou destilação. Exemplo: sal de ou destilação. Exemplo: sal de cozinha da areia.cozinha da areia.

Page 13: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

Filtração SimplesFiltração Simples : : Separar Separar um sólido de um líquido, por um sólido de um líquido, por meio de uma superfície meio de uma superfície porosa. Também serve para porosa. Também serve para separar sólido de um gás.separar sólido de um gás.

Page 14: Separação de Misturas
Page 15: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas Filtração a Vácuo: Filtração a Vácuo: Quando a Quando a

filtração comum é muito lenta, por filtração comum é muito lenta, por causa da fragmentação das causa da fragmentação das partículas sólidas ou pela sua forma partículas sólidas ou pela sua forma gelatinosa, que dificultam a gelatinosa, que dificultam a passagem pela porosidade do passagem pela porosidade do líquido. Usamos um sistema de líquido. Usamos um sistema de filtração a vácuo.filtração a vácuo.

Funil de Buchner, kitassato, papel Funil de Buchner, kitassato, papel de filtro e trompa de vácuo.de filtro e trompa de vácuo.

Page 16: Separação de Misturas
Page 17: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas DecantaçãoDecantação : : Quando tem-se Quando tem-se

líquidos de diferentes densidades ou líquidos de diferentes densidades ou sólido de um líquido. Sólido/líquido: sólido de um líquido. Sólido/líquido: deixa-se repousar para que o sólido deixa-se repousar para que o sólido acame e com cuidado transfere-se o acame e com cuidado transfere-se o líquido para outro recipiente. líquido para outro recipiente. Método bem primitivo, mas que Método bem primitivo, mas que funciona muito bem, dependo da funciona muito bem, dependo da precisão requerida. Líquido/líquido: precisão requerida. Líquido/líquido: O líquido mais denso concentra-se O líquido mais denso concentra-se no fundo e é retirado também com no fundo e é retirado também com cuidado.cuidado.

Page 18: Separação de Misturas
Page 19: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

Sifonação: Sifonação: Método de separação Método de separação de mistura formada por de mistura formada por líquidos líquidos imiscíveis, imiscíveis, que utiliza a diferença que utiliza a diferença de altura e a força da gravidade de altura e a força da gravidade para fazer as fazes líquidas para fazer as fazes líquidas escoarem por um tubo escoarem por um tubo flexível(mangueira) flexível(mangueira)

Ex: retirar a gasolina do tanque do Ex: retirar a gasolina do tanque do carro usando uma mangueira.carro usando uma mangueira.

Page 20: Separação de Misturas
Page 21: Separação de Misturas
Page 22: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas CentrifugaçãoCentrifugação : : Através de Através de

um movimento de rotação tem-um movimento de rotação tem-se a deposição das partículas se a deposição das partículas sólidas no fundo do recipiente sólidas no fundo do recipiente podendo, assim, serem podendo, assim, serem separadas do líquido. Podendo separadas do líquido. Podendo também ser utilizados com também ser utilizados com líquidos de densidades líquidos de densidades diferentes.diferentes.

Page 23: Separação de Misturas
Page 24: Separação de Misturas

Misturas HeterogêneasMisturas Heterogêneas

Câmara de PoeiraCâmara de Poeira : : Processo utilizado Processo utilizado industrialmente para separar industrialmente para separar gases de sólidos. A mistura é gases de sólidos. A mistura é forçada a passar por um tubo forçada a passar por um tubo com barreira físicas onde os com barreira físicas onde os sólidos vão sendo depositados sólidos vão sendo depositados

Page 25: Separação de Misturas

Misturas HomogêneasMisturas Homogêneas Misturas que possuem as Misturas que possuem as

mesmas propriedades em toda mesmas propriedades em toda sua extensão. Não é possível sua extensão. Não é possível notar superfície de separação notar superfície de separação entre seus componentes, mesmo entre seus componentes, mesmo que em nível em microscópico. que em nível em microscópico.

Ex: Álcool + Água , Água + NaClEx: Álcool + Água , Água + NaCl

Page 26: Separação de Misturas

Misturas HomogêneasMisturas Homogêneas

CristalizaçãoCristalização : : Separação de Separação de dois componentes de uma dois componentes de uma mistura homogênea sólido-mistura homogênea sólido-líquido. A mistura fica líquido. A mistura fica submetida, em recipiente submetida, em recipiente aberto, à ação do calor. Ocorre aberto, à ação do calor. Ocorre a evaporação do líquido e a a evaporação do líquido e a cristalização do sólido. cristalização do sólido.

Page 27: Separação de Misturas
Page 28: Separação de Misturas

Misturas HomogêneasMisturas Homogêneas

Fusão FracionadaFusão Fracionada : : Mistura Mistura homogênea sólido-sólido. À homogênea sólido-sólido. À medida que a temperatura vai medida que a temperatura vai aumentando um componente aumentando um componente se funde primeiro do que o se funde primeiro do que o outro permitindo a separação. outro permitindo a separação.

Page 29: Separação de Misturas

Misturas HomogêneasMisturas Homogêneas

Destilação SimplesDestilação Simples : : Mistura Mistura homogênea sólido-líquido, como homogênea sólido-líquido, como por exemplo água + sal de por exemplo água + sal de cozinha. A temperatura do cozinha. A temperatura do sistema é elevada de maneira que sistema é elevada de maneira que o líquido sofre ebulição. O líquido o líquido sofre ebulição. O líquido é posteriormente condensado é posteriormente condensado sendo posteriormente recuperado. sendo posteriormente recuperado.

Page 30: Separação de Misturas
Page 31: Separação de Misturas

Misturas HomogêneasMisturas Homogêneas

Destilação FracionadaDestilação Fracionada : : Separação de misturas homogêneas Separação de misturas homogêneas de dois ou mais líquidos. Aquece-se o de dois ou mais líquidos. Aquece-se o sistema. O primeiro líquido a ser sistema. O primeiro líquido a ser destilado é o que possuí menor ponto destilado é o que possuí menor ponto de ebulição. Após isso a temperatura de ebulição. Após isso a temperatura volta a elevar-se alcançando o ponto volta a elevar-se alcançando o ponto de ebulição do próximo líquido. de ebulição do próximo líquido. Ocorrendo uma condensação dos Ocorrendo uma condensação dos líquidos evaporados. Exemplo: Água líquidos evaporados. Exemplo: Água de Álcool. de Álcool.

Page 32: Separação de Misturas
Page 33: Separação de Misturas

O Processo de O Processo de RefinoRefino::PETRÓLEOPETRÓLEO

1- Retirada do sal e da água, que se 1- Retirada do sal e da água, que se misturaram ao petróleo. misturaram ao petróleo. 

2 - Aquecimento do óleo em fogo 2 - Aquecimento do óleo em fogo direto a 320ºC e então, começa a se direto a 320ºC e então, começa a se separar. separar. 

3 - Na coluna atmosférica, o 3 - Na coluna atmosférica, o petróleo é aquecido junto com vapor petróleo é aquecido junto com vapor de água, para facilitar a destilação.de água, para facilitar a destilação.

4 - Saída dos produtos, já 4 - Saída dos produtos, já separados..separados..

5 - Produtos consumíveis.5 - Produtos consumíveis.

Page 34: Separação de Misturas
Page 35: Separação de Misturas

Os pontos de ebulição dos subprodutos do petróleo

FRAÇÃOFRAÇÃOINTERVALO DE INTERVALO DE TEMPERATURATEMPERATURA PRINCIPAIS COMPONENTESPRINCIPAIS COMPONENTES

GLPGLP -165º a 30ºC-165º a 30ºC CHCH44  C  C22HH66  C  C33HH88 C C44HH1010

Éter do petróleoÉter do petróleo 30º a 90ºC30º a 90ºCCC55HH1212  C  C66 H H1414  C  C77HH1616 C C88HH1818   

CC99HH2020  C  C1010HH2222

GasolinaGasolina 30º a 200ºC30º a 200ºCCC1010HH2222 C C1111HH2424 C C1212HH2626 C C1313HH2828

CC1414HH3030 C C1515HH3232

QueroseneQuerosene 175º a 275ºC175º a 275ºC Moléculas maioresMoléculas maiores

Óleos Lubrificantes Óleos Lubrificantes  175º a 400ºC175º a 400ºC Moléculas maioresMoléculas maiores

ParafinaParafina 350ºC350ºC Moléculas maioresMoléculas maiores

AlcatrãoAlcatrão resíduoresíduo Moléculas maioresMoléculas maiores

Por essa tabela, podemos perceber que os gases são

os primeiros  produtos a se separar do óleo bruto.

Page 36: Separação de Misturas

Professor:Professor:

Wanderlei Alexandrino Wanderlei Alexandrino PiroloPirolo

Apresentação Sobre Apresentação Sobre

Métodos de Separação de Métodos de Separação de Misturas Misturas