seo para contadores: dicas práticas para - nibo.com.br · teia em teia, como se formassem uma...

9
SEO Para Contadores: Dicas Práticas Para Rankear Melhor no Google

Upload: dohanh

Post on 10-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEO Para Contadores:Dicas Práticas Para

Rankear Melhor no Google

Não, não é mágica. Muito menos sorteio. Pelo contrário, fazer seu site rankear melhor no Google pode ser um trabalho bem mais técnico do que parece. Na verdade, existem duas maneiras de seu site conseguir aparecer entre os primeiros do ranking do Google. A primeira maneira é a paga.

Se seu site ainda não é conhecido no mercado e você tem dinheiro para investir em publicidade, essa pode ser uma opção bacana para você criar anúncios de links patrocinados pelo Google Adwords, por exemplo. O Google Adwords é uma ferramenta, disponibilizada pelo próprio Google, que te permite escolher, dentro do seu orçamento disponível, onde quer exibir o anúncio do seu site. A ferramenta também avalia o impacto do seu anúncio e oferece outros recursos para melhorar o posicionamento do seu site.

Mas não foi de anúncios patrocinados que viemos falar aqui. A segunda maneira de fazer seu site rankear melhor no Google é gratuita e, apesar de muito eficiente, requer certo domínio de algumas técnicas básicas.

Também conhecidas como técnicas de SEO (em inglês, sigla para Search Engine Optimization ou de otimização de sites), essas técnicas ajudam o Google a avaliar o quanto seu site é relevante para um visitante. Dependendo da relevância, seu site pode chegar até a ocupar a primeira posição no ranking do Google, o que trará mais visitantes para seu site. Quanto mais visitantes, mais chances de negócios, logo, mais dinheiro no seu bolso.

Já, já entraremos nas 10 dicas, propriamente ditas. Mas antes disso, seria legal dar um panorama geral sobre as técnicas de SEO, já que elas podem soar um pouco complicadas em um primeiro momento

Basicamente, as técnicas de SEO se dividem em 3 partes:

Introdução

SEO para contadores: Dicas práticas para rankear melhor no Google

1

1

SEO para contadores: Dicas práticas para rankear melhor no Google

2

A última e mais importante parte diz respeito à geração de conteúdo. Sem um conteúdo relevante e bem escrito, não adianta ter código bom porque ele não será suficiente para gerar interesse dos leitores. Como diria a velha máxima “content is king”. No bom português, conteúdo é rei!

As pessoas usam o Google porque sabem que através dele encontrarão o que precisam, simplesmente porque ele trabalha bem. E esse trabalho consiste em organizar as informações da internet, classificando-as em ordem decrescente de relevância para que você possa achar facilmente as melhores informações a respeito do que procura. Ou seja, a melhor resposta para o que você procurar será a primeira a aparecer para você no ranking do Google. E, para ser a melhor resposta, um conteúdo tem que ser, no mínimo, bom.

Essa segunda parte diz respeito aos link buildings (construção de links, em português). Resumidamente falando, os robôs mencionados acima leem a internet de link em link, ou teia em teia, como se formassem uma rede. Para que seu site esteja bem posicionado, ele deve ser muito bem “linkado” entre as páginas. Dentro dessa rede, o Google entende que cada link seja um voto. Cada vez que sua página é “linkada” a um link externo (de outros sites), mais votos essa página ganha para o Google e melhor será sua posição no ranking. A essa é a técnica de geração de links dá-se o nome de link building.

Para facilitar esse entendimento, Sabrina Gallier, diretora de marketing do Nibo, faz uma analogia interessante. “Uma página ou um site são como um shopping. Quanto mais vias te levarem a esse shopping, mais fácil será o acesso a ele”. Ou seja, quanto mais links para o seu conteúdo, mais popular ele será e mais valor ele terá para seu site e, claro, melhor será para o seu posicionamento no Google.

A primeira é fundamentada em programação. Mas nem vamos nos aprofundar tanto nela, dessa vez. Resumidamente, a ideia é que seu site esteja limpo e amigável para que os robôs do Google consigam ler melhor as informações que necessitam e, assim, posicionarem melhor seu site no ranking. Esses robôs são chamados de spiders que, em inglês, significa aranhas. Isso porque trabalham em redes de teias, no caso links, interligados. Para ficar mais claro, quanto mais bem tecida for a teia, com os links que a formam, melhor será o posicionamento do seu site.

1 Primeira parte

2 Segunda parte

3 Terceira parte

SEO para contadores: Dicas práticas para rankear melhor no Google

3

No mundo real, a dinâmica para um site ranquear melhor no Google é mais ou menos a seguinte:

Primeiro, você cria um conteúdo muito bom sobre determinado assunto. Para isso, ele deve ser baseado em palavras-chaves, sobre as quais vamos falar mais adiante;

O ideal é que esse conteúdo esteja em um site com um código adequado;

Depois, divulgue para ter muitos links apontando para ele, inclusive links sociais (de plataformas como Facebook, Linkedin, etc;

Para fechar essa parte introdutória vamos falar rapidamente sobre palavras-chaves, que é a primeira das 10 dicas que daremos para seu site rankear melhor no Google.Definir uma palavra-chave significa escolher a palavra com a qual você deseja que seu site fique na primeira página do Google. Porém, essa palavra-chave pode ser composta de uma ou mais palavras.

São palavras-chaves compostas de várias palavras. Escolher palavras-chaves de cauda longa acaba ajudando no filtro de uma busca já que força resultados que ofereçam respostas mais específicas para determinada pesquisa. uito vagas. Basta refletir sobre as palavras acimas usadas como exemplo. Nesses casos, o Google sempre prioriza quem já é “autoridade no assunto” e, se esse não for seu caso,melhor optar pelas palavras de caudas longas.

Por atraírem menos buscas, as palavras-chaves de cauda longa devem ser utilizadas para reforçar a procura e atrair um público qualificado, de um nicho específico. O usuário que busca por palavras mais específicas tende a estar mais decidido a realizar a compra e, assim, aumenta as chances de conversão ou ação. Contrário do que acontece com as buscas por palavras menos específicas que atraem um número muito maior de pessoas.

Para ajudá-los a escolher as palavras mais eficientes para atrair seu público-alvo, o Google disponibiliza o Google Adwords. Leia também o artigo Explorando a ferramenta  de palavra-chave do Google para aprender como usá-las.

Palavras-chave de cauda longa

SEO para contadores: Dicas práticas pararankear melhor no Google

4

Primeiramente, claro, defina sua palavra-chave com base nos seus objetivos, no seu público-alvo e no seu posicionamento atual do Google. Como você já deve ter aprendido, é interessante escolher uma palavra que tenha um fluxo de buscas relevante, que traga um usuário de qualidade.

Na URL da sua página. É o seu endereço virtual que geralmente começa com http;

Na meta description da sua página. Meta description é uma breve descrição da sua página. É aquele breve texto que aparece logo abaixo dos sites que o Google te apresenta quando você faz uma busca;

Nos headers (Hs) do seu conteúdo. Headers nada mais são que o título da sua página (H1) e seus subtítulos (H2);

No corpo do seu conteúdo, quanto mais vezes puder;

Vale lembrar aqui que você deve usar sua palavra-chave com a mesma ordem das palavras com que ela foi previamente definida. Se for possível, tente usá-las bem no início do seu texto também.

As 10 dicas práticas para rankear no Google

1 Defina palavras-chaves

2 Sempre use palavras-chaves nos seguintes lugares:

SEO para contadores: Dicas práticas pararankear melhor no Google

5

Como já dito acima, links de qualidade de outras páginas ajudam o seu conteúdo a rankear no Google. Mas isso só funciona se os links forem de assuntos relacionados ao seu conteúdo e, aqui no caso, assuntos relacionados à contabilidade.

Comece pelas suas redes. Use suas redes sociais e crie um link da página da sua empresa no Facebook e mande para o seu blog. A mesma coisa pode (e deve) ser feita no seu Google Plus, no seu Twitter, Linkedin, Pinterest ou até no Youtube, e Slideshare.

Da mesma forma que links externos de páginas relacionadas ao seu conteúdo ajudam a rankear melhor no Google, links de outras páginas do seu próprio site contribuem da mesma forma. É importante, porém, que o links usados contenham a palavra-chave no seu texto âncora. Esse links também ajudam o leitor a interagir com mais conteúdos do seu site.

Texto âncora é a frase (ou palavra) que é usada no link. Por exemplo, no link Contabilidade Online, o texto âncora são as palavras “Contabilidade Online”.

Vivemos na cultura das imagens. Imagens atraem, provocam sentimentos, causam impacto e emoções que geralmente não podem ser transmitidas em um texto corrido. Sendo assim, primeiramente, escolha imagens bonitas, que causem impacto e que possam chamar a atenção do seu público. Em última instância, escolha imagens que os faça querer acessar sua página antes de qualquer outra.

Entretanto, os buscadores ainda não têm o poder de reconhecer imagens automaticamente, por isso, é muito importante que você as descreva de maneira objetiva, no espaço destinado ao texto alternativo (ALT). É nele que os buscadores se baseiam para saber do que se trata a imagem. E se a ideia é aumentar a teia de links, tente também usar a palavra-chave nessa descrição para ajudar o posicionamento do seu site no ranking do Google.

3 Incentive links para sua página

4 Crie links internos

5 Imagens

SEO para contadores: Dicas práticas pararankear melhor no Google

6

Quando você cria uma página única para cada tópico do seu site, você está dando ao Google uma página que traduz o resultado exato de uma busca, e isso é muito relevante para o posicionamento do seu site no ranking.

Ao fazer uma pesquisa no Google, é muito comum que ele te ofereça muitos sites relacionados a sua busca, mas não necessariamente contendo a informação exata que você procura. Isso porque é muito comum que se reúna muitas informações distintas em uma mesma página, o que interfere muito na precisão dos resultados e, consequentemente, no posicionamento do ranking também.

Vamos dizer que no seu site de contabilidade online você queira apresentar os sócios do seu escritório. Nesse caso, crie uma página específica falando sobre os sócios, separada de outros conteúdos dispostos no seu site.

Utilizar conteúdo copiado não acrescenta nenhuma relevância para o Google. Até porque ele é inteligente o suficiente para perceber a cópia. Portanto, não perca seu tempo tentando enganá-lo. Se você pretende colocar seu site no topo do ranking, produza seus próprios conteúdos. Originalidade e relevância de informações vão te ajudar muito mais do que copiar conteúdo de outros sites.

A essa altura você já deve ter entendido o quanto é importante você estar presente nas redes sociais. Sim, é extremamente importante “linkar” suas redes com seu site e manter suas postagens frequentes. Mas um detalhe é fundamental, ainda que muitas vezes ele passe despercebido. Dê atenção aos seus visitantes. Responda suas dúvidas, curta seus comentários, comente de volta. Seu visitante não pode se sentir abandonado nas suas redes, nem perdido no seu site. Faça com que ele se sinta bem-vindo e ele te visitará outras vezes. Isso além de fortalecer seu relacionamento com potenciais ou atuais clientes, aumentará seu número de acessos e diminuirá seu índice de rejeição, métricas também utilizadas pelo Google para medir o desempenho do seu site.

6 Crie uma página para cada tópico do seu site

7 Utilize conteúdos originais

8 Interaja com seus visitantes

Gostou do Conteúdo?Nos ajude compartilhando nas Redes Sociais!

SEO para contadores: Dicas práticas pararankear melhor no Google

7

O Google ama tanto os vídeos que até comprou o Youtube. Se você não entendeu a indireta, aqui vai a dica diretamente mesmo: inclua vídeos interessantes quando for publicar seus artigos! Sempre que puder, produza seus próprios vídeos, desde que sejam relacionados aos temas que estiver abordando, claro. Artigos que possuem vídeos acoplados ficam bem melhor posicionados, principalmente quando o título do vídeo tem a mesma palavra-chave do artigo.

E aí, prontos para o desafio de estar nas primeiras posições do ranking do Google? Preparem-se, os dias de popularidade virão!

Veja também a palestra sobre como desenvolver um site eficiente no segmento contábil!

Criar um blog é uma maneira perfeita para você interagir com seus leitores. Blogs maximizam seu contato com seus visitantes e acabam sendo um instrumento de divulgação muito eficaz. Isso porque eles permitem que seu leitor compartilhe, elogie e comente seus artigos, mesmo fora de seu próprio site. Em outras palavras, blogs são bons artifícios para se fazer uma “chamada de ação”, ou seja, para colocar seu leitor para interagir e consequentemente divulgar sua página. Exemplos de chamada de ação:

Ações: Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos no Facebook.

Implementação: Convide seus leitores a praticar o que foi dito em seus artigos.

Comentários: Encorajem seus leitores a comentar os seus artigos.

9 Disponibilize vídeos

10 Crie um blog

Fundado em 2012, o Nibo tem como objetivo ajudar empresas e escritórios de contabilidade a organizarem e otimizarem suas rotinas, de forma simples e

intuitiva. Por meio de uma plataforma que pode ser acessada de qualquer lugar, a empresa permite que os profissionais possam gerenciar gestão financeira, integrar

com a contabilidade e simplificar processos manuais.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO

www.nibo.com.br

Sobre o Nibo

SEO para contadores: Dicas práticas pararankear melhor no Google

8