senhoras e senhores internautas-espectadores este programa não possui censura, é livre e foi feito...

29
Senhoras e senhores internautas- espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

119 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Senhoras e senhores internautas-espectadores

Este programa não possui censura, é livre

e foi feito especialmente para vocês!

Page 2: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Este programa foi

originalmente produzido

em preto e branco…

Page 3: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Novela de BenjaminBaseada na obra de

Guilherme Figueiredo

Tratado Geral dos Chatos

Direção: Daniele Rodrigues

Page 4: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

A primeira novela das 8 saudável, inteligente, útil e sem intervalo

comercial!

Page 5: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Trilha sonora original

Ludwig Van Beethoven

Page 6: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

O GEH respeitosamente

apresenta

Page 7: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!
Page 8: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

8º Capítulo

Page 9: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

A CRIANÇA CHATA

Imagine (ou tente se recordar) da incrível dose de chateação que é a saída daquela aconchegante, quentinha, amorosa e silenciosa piscina materna, para a fria-barulhenta-holofótica-sem sentimentos sala de cirurgias da maternidade com todos os seus tormentos…

Page 10: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!
Page 11: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!
Page 12: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Portanto, desde o embrião, a criança armazena, do meio ambiente a que está coagida, uma quantidade de chatice que chamaríamos a “chateação original”, que os pais, amigos, vovós, tios, parentes, babás, etc tratam de desenvolver em constantes e continuados exercícios, daí a carga de chatice posteriormente apresentada pelas crianças, a qual só o tempo, a reação contra o meio e a idade poderão eliminar ou minorar. (chateação é algo passivo, algo que se sofre, e chatice é o ato de provocar chateação.

A criança muda de atitude, ao perceber, pouco a pouco, que a estratégia de chatear… acaba conseguindo tudo do meio ambiente!

A considerável extensão dos tipos de chatice infantil não permite uma classificação perfeita. Aqui apresentaremos uma tentativa, a ser corrigida, ampliada ou substituída por outras, à medida que progredirem os estudos especializados sobre o assunto:

Page 13: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

1 - as diarréicas ou à milanesa 2 - as zurradoras 3 - as insones ou dráculas 4 - as prurídicas ou pestilentas 5 - as remelentas 6 - as desaforentas ou bocagianas 7 - as ludo-exaustivas, campeãs esportivas, viciadas em games 8 - as pedinchonas ou curiós 9 - as graciosas ou frankensteins 10 - as prodigiosas (mozartianas, dalinescas, shakespeareanas, einsteinianas) 11 - as queixosas ou calabares 12 - as ludoclastas, destruidoras de brinquedos, ou megatônicas 13 - as piranhas, também chamadas acrídios 14 - as insaciáveis, quero-mais, ou moisenianas

Page 14: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Como se vê, a lista é incompleta e provisória. Cabe notar que a criança pode passar rapidamente de uma para a outra classificação e que nenhuma delas, na realidade, é um arquétipo. Assim, por exemplo, Mozart, por influência paterna, era um protótipo raro, mas, tornando-se adulto, virou anjo; enquanto Beethoven, cujas orelhas o pai puxava para torná-lo mozartiano, virou gênio, porém surdo. O tipo primeiro-da-classe (prodigioso einsteiniano) pode tornar-se matemático, como Pascal, ou assassino, como Landru e Einstein (inventor da bomba atômica), ou prodígio mnemônico, como Pico Della Mirandola. A “criança que prometia muito” e a “criança por quem não se dava nada” são surpresas e mistérios para seus futuros biógrafos e psicanalistas, quando encaradas sob o prisma da chateabilidade.

Page 15: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Alguns exemplos

Page 16: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!
Page 17: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!
Page 18: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Os médicos especializados conhecem alguns tratamentos redutores da chatice infantil em determinados casos: clisteris, sulfas, (que às vezes ensurdecem as crianças mas não ensurdecem os pais), mordaças, camisas-de-força, óleo de rícino. Mas a pediatria e a pedagogia ainda não encontraram melhores corretivos do que a palmada (aplicada pelos pais e parentes próximos) e o beliscão (aplicado por qualquer um). Mas, de um modo geral, observa-se que os melhores corretivos para as crianças deviam ser aplicados aos pais (vide Mário de Andrade “Eduquemos nossos pais” in Os filhos da Candinha). A criança ama e admira os pais e por isso nada mais natural do que procurar absorver suas maneiras de sentir, pensar e agir. A imitação é um dos fatores fundamentais do aprendizado a que os psiquiatras chamam de “identificação”. Por isso, não é, pois, surpreendente que a confusão dos pais referente ao errado e certo, conduzindo-os a um comportamento dúbio, ambíguo, dizendo uma coisa e fazendo outra, será logo incorporado pelos filhos.

Page 19: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

A idéia ou comportamento mais absurdo, repetido

constantemente com ar de grande importância diante da criança menor de cinco anos,

pode fixar-se indelevelmente na mente humana.

Schopenhauer

Page 20: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Na atualidade a chatice infantil aumentou assustadoramente. Tal fato se deve ao advento da televisão e do computador, além da proliferação de uma nova geração de mães intelectualizadas, as quais, embora inseridas profissionalmente na competição do mercado globalizado, continuam desejando um filho como símbolo de auto-realização. Porém, tais “mães” não suportam as atividades maternais porque são repetitivas e por isso mesmo chatas, como dar comidinha, limpar bumbum, trocar fralda, etc; e a pobre da criança acaba sendo vista então como estorvo para sua carreira profissional, principalmente porque exige cuidados em demasia fora da vida profissional. Suspeita-se que essa situação chata em que a educação falta é que faz brotar uma geração de chatos, mandões, narcisistas, hedonistas, individualistas, e indiferentes ao semelhante.

Page 21: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Dos adultos chatos em relação às crianças

As crianças, com seu extraordinário dom de apreensão do Universo, mesmo quando possuem QI igual a zero, e com a espantosa capacidade dialética de que são dotadas (atributos não necessariamente hereditários). Uma investigação cuidadosamente procedida pelo pediatra Silveira Sampaio em 50.000 crianças apresentou o seguinte resultado.

São chatos em relação às crianças:

Page 22: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

1 - os pais 2 - os avós 3 - os irmãos 4 - os parentes 5 - os padrinhos 6 - as babás 7 - os professores 8 - os médicos 9 - os hóspedes 10 - as visitas 11 - os inspetores de classe 12 - as oficialas de justiça

Page 23: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

A mesma investigação permitiu verificar também as coisas, fatos, fenômenos e ações que as crianças acham chatas, todas relacionadas com os adultos e por eles, de certo modo produzidas:

1 - sabonete 2 - escova de dentes 3 - pente 4 - hora certa 6 - colégio 7 - dia de chuva 8 - dia útil 3 - remédios

4 - pátrio poder 6 - falta de dinheiro 7 - castigo 8 - lição de casa 9 - regresso das férias 10 - ópera 11 - cama (com a idade a criança mudará de opinião)

Page 24: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Infelizmente, mesmo com todo o avanço tecnológico, cibernético, atômico, psicanalítico e científico, os pais e profissionais da área, em sua esmagadora maioria, ainda se comportam como João levando Maria pela mão quando perdidos na floresta. Em determinadas ocasiões, João pode localizar alguns pontos invisíveis para Maria. Em outras, contudo, ele, assim como Maria, poderão ter de conformar-se com palpites, ansiedades, erros e tentativas frustradas de acertos antes de encontrarem o caminho que os levará sem desvios ao lugar certo.

E esse caminho, certamente, é o da verdadeira espiritualidade, que é indicado por quem o conhece, e que conduz às leis eternas e imutáveis da vida, nas quais não há a menor sombra de dúvida entre o errado e o certo, porque o certo não pode ser errado e o errado não pode ser certo. Tal conceito de “relatividade” quanto a isso é uma imensa e perigosa falácia democrática, de conseqüências terríveis e irreparáveis.

Page 25: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Meu Deus!

Page 26: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Semana que vem tem mais!

Page 27: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Não percam no próximo capítulo:

Page 28: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

O CHATOLESCENTE

Page 29: Senhoras e senhores internautas-espectadores Este programa não possui censura, é livre e foi feito especialmente para vocês!

Uma produção

Sama Multimídia Educação e Arte

Todos os direitos reservados