(senão aquele que diz que o conhece mas não faz a sua ... e surdos.pdf · podemos adquirir é a...

8
(senão aquele que diz que O conhece mas não faz a Sua vontade?) Vítor Quinta Outubro de 2007 O ditado popular diz: “não há cego pior do que aquele que não quer ver e é bem verdade. Muitas vezes a evidência mete-se pelos olhos dentro, mas nós recusamos vê-la. A cegueira espiritual tem assim consequências bem mais graves na vida das pessoas que a cegueira física. Assim anda a maioria da humanidade nos nossos dias. Arreigados às suas ideias feitas (e cristalizadas) ao longo dos anos, convencidos que estão de terem adquirido toda a sabedoria 1 que havia (há) para alcançar do Senhor YHWH, muitos agarram-se ao que já alcançaram sem procurar avançar no verdadeiro conhecimento e sabedoria que YHWH reserva para os Seus filhos, os que Lhe querem ser fiéis andando na Sua justiça (a Sua Lei/Torá). São cegos e são surdos, como nos diz o Senhor em Isaías, com referência ao Seu povo – Israel, Isaías 42:18-25 “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo de YHWH? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas ; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves . YHWH se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei , e o fez glorioso. Mas este é um povo 1 Mas o Senhor YHWH ensina-nos que a verdadeira sabedoria (a que vem do Alto e Sublime) que podemos adquirir é a Sua Lei/Torá – os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos, conforme Ele nos ensina em Deuteronómio 4:5-6 . Como Ele ali diz: “Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”.

Upload: lamngoc

Post on 24-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

(senão aquele que diz que O conhece mas não faz a Sua vontade?)

Vítor Quinta Outubro de 2007

O ditado popular diz: “não há cego pior do que aquele que não quer ver” e é bem verdade. Muitas vezes a evidência mete-se pelos olhos dentro, mas nós recusamos vê-la. A cegueira espiritual tem assim consequências bem mais graves na vida das pessoas que a cegueira física. Assim anda a maioria da humanidade nos nossos dias. Arreigados às suas ideias feitas (e cristalizadas) ao longo dos anos, convencidos que estão de terem adquirido toda a sabedoria1 que havia (há) para alcançar do Senhor YHWH, muitos agarram-se ao que já alcançaram sem procurar avançar no verdadeiro conhecimento e sabedoria que YHWH reserva para os Seus filhos, os que Lhe querem ser fiéis andando na Sua justiça (a Sua Lei/Torá). São cegos e são surdos, como nos diz o Senhor em Isaías, com referência ao Seu povo – Israel,

Isaías 42:18-25 – “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo de YHWH? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. YHWH se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso. Mas este é um povo

1 Mas o Senhor YHWH ensina-nos que a verdadeira sabedoria (a que vem do Alto e Sublime) que

podemos adquirir é a Sua Lei/Torá – os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos, conforme Ele nos ensina em Deuteronómio 4:5-6. Como Ele ali diz: “Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”.

2

roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. Quem há entre vós que ouça isto, que atenda e ouça o que há de ser depois? Quem entregou a Jacob por despojo, e a Israel aos roubadores? Porventura não foi YHWH, aquele contra quem pecamos, e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Por isso derramou sobre eles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes pôs labaredas em redor; porém nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração”.

A cegueira e surdez espirituais do povo de Deus eram de tal monta que, mesmo após o castigo de Deus, não se arrependeram, tendo antes persistido na desobediência aos caminhos de YHWH. Mas será que o ser humano de hoje aprendeu com os erros dos seus antepassados? Na realidade, dificilmente aprende, pois o homem é obstinado e duro de coração/mente. Que nos diz Deus através do seu profeta? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas. Eis o grande problema do ser humano, mesmo daquele que se diz religioso e que diz seguir a Cristo. As igrejas estão cheias de muitos que dizem “seguir a Cristo” mas que não fazem o que Ele lhes manda. Ora se “vê muitas coisas” mas “não as guarda” é porque o seu coração/mente permanece incircunciso, não se tendo ainda arrependido com arrependimento sincero aos olhos de Deus, o arrependimento que vem de dentro e que transforma a vida da pessoa. Por isso o castigo divino virá sobre esta humanidade incircuncisa de coração/mente. Ontem como hoje, o homem continua surdo e cego aos apelos do Deus Altíssimo, não querendo voltar para os caminhos que Deus propõe ao homem desde o princípio. Não quer voltar para “as veredas antigas” que o profeta aponta em Jeremias 6:16, 18:15. E, porque é rebelde, pagará pela sua rebeldia. Eis a advertência:

Romanos 2:5-11 – “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem [em cumprir toda a vontade de YHWH expressa na Sua Lei/Torá], procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade [os que vivem sem lei “anomos” ou a negam, transgredindo a vontade do Eterno]; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem [que anda em obediência à Lei/Torá]; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”.

Estas palavras de Paulo são bem elucidativas do caminho que foi colocado perante o ser humano desde o princípio. Ainda na mesma carta aos Romanos, Paulo adverte que mesmo os que conhecem a Lei/Torá do Senhor mas não a praticam, de nada lhes valerá:

3

Romanos 2:13 – “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

Pois quê? Então não basta somente ter fé? Yeshua veio dizer-nos que não veio abolir a Lei/Torá e que nem um jota ou um til seria omitido da Lei/Torá de YHWH sem que tudo estivesse cumprido – o que, necessariamente, ainda não aconteceu. Ora se nem um jota ou um til deve ser omitido da Lei (mandamentos, testemunhos, juízos e estatutos dados por Deus ao homem) e se até toda a palavra saída da boca de Deus deve ser lei para o homem, como deverá este viver perante o Eterno? Só há uma resposta: em humildade, fé e obediência, i.e. na aceitação plena da Sua vontade, a Sua Lei/Torá como norma de conduta para a sua vida. Na realidade, não são as obras que nos salvam, para que o homem não se glorie de si mesmo, mas sim o sangue de Yeshua é que pode cobrir uma multidão dos nossos pecados. Dizemos então que as boas obras, i.e. tudo o que fazemos em obediência à Lei/Torá de YHWH é a consequência da nossa fé e temor perante O Eterno. E, como nos ensina Tiago, “a fé sem obras é morta em si mesma”. Já YHWH, pela boca do Seu profeta Isaías, apontava aqueles que muito falam no Seu Nome mas não fazem o que Ele manda:

Isaías 29:13 – “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído”.

Daqui podemos também concluir que o verdadeiro temor para com Deus revela-se na nossa obediência a todos os Seus preceitos, a Sua vontade. Não é o mesmo hoje? Não estão os condutores do povo errados ao ocultarem os preceitos de YHWH ao povo? Certamente que estão. É como nos é apontado em:

Mateus 15:14 – “Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”…no erro que lhes pode ser fatal.

Ontem como hoje, ecoa a voz dos profetas do Altíssimo a respeito de um povo a quem Ele chamou para serem uma luz para os outros povos se vivessem na Sua Lei/Torá, mas que permaneceu e permanece rebelde ao som da Sua voz:

Jeremias 5:21 – “Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis”.

Continuando a ler as advertências do profeta Jeremias:

Jeremias 4:22; 5:4 – “Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem… Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho de YHWH [a Sua Lei/Torá], nem o juízo do seu Deus”.

4

Deus fala-nos ainda hoje do caminho que Ele nos propõe através do Cristo Yeshua e dos Seus preceitos (ambos em simbiose perfeita), sem os quais não herdaremos o Reino celestial. A obediência aos preceitos divinos deverá assim ser o resultado da fé que está no nosso coração. Esta é a condição para estarmos debaixo da graça de Deus:

Apocalipse 14:12b – “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus”

Yeshua diz-nos também: “vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” – João 15:14. Ele deu-nos o exemplo ao andar em obediência a todos os preceitos do Pai. Ele, Yeshua, foi a manifestação viva da Lei/Torá entre nós. Ele é a Lei/Torá viva. O povo que saiu do Egipto debaixo da mão forte do Senhor comprometeu-se desta forma perante YHWH:

Êxodo 19:8 – “Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que YHWH tem falado, faremos. E relatou Moisés a YHWH as palavras do povo”.

E nós, como responderemos hoje perante O Eterno? Diremos as mesmas palavras que Israel disse perante O seu Deus? Comprometer-nos-emos com as mesmas palavras? Ou pronunciaremos de forma leviana estas palavras e depois não as integramos na nossa vida como normas de conduta? Como demonstraremos ao Alto e Sublime Deus YHWH que O consideramos nas nossas vidas acima de todas as coisas? Será somente através de um conceito vago mas falhando na obediência à Sua vontade? Dessa atitude dependerá a nossa salvação. E onde é que essa vontade de Deus está expressa senão na Sua Lei/Torá, i.e. nos Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos, bem como em toda a palavra que sai da boca de Deus?

Deuteronómio 7:11 diz-nos: “Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir”…”…para que vivas! Jeremias 11:4b – “Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando”.

Em os guardar há grande recompensa, como nos é ensinado em:

Salmo 19:7-11 – “A lei de YHWH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de YHWH é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos de YHWH são rectos e alegram o coração; o mandamento de YHWH é puro, e ilumina os olhos. O temor de YHWH é limpo, e permanece eternamente; os juízos de YHWH são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa”.

5

Tão simples e de tão difícil aceitação por parte dos homens, mesmo daqueles que estão à frente de muitas congregações que se dizem “cristãs”…os tais condutores cegos que, para além da sua cegueira permanecem surdos. Ora, se O próprio Senhor Yeshua, enquanto Verbo divino manifestou o propósito através das palavras do salmista:

Salmo 40:7-10 – “Então disse [O Verbo divino/Senhor Yeshua]: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça [a Tua Lei/Torá] na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade [a Tua Lei/Torá]”.

E nós hoje, que dizemos que somos parte da Israel de Deus, que somos a Esposa do Cordeiro, não devemos dizer as mesmas palavras e assumir um compromisso ainda mais firme do que aqueles que no passado se desviaram do Senhor? Não aprenderemos nós com os erros dos outros e com os nossos erros passados? Certamente que sim, se houver sinceridade em nós, pois já hoje devemos ter a Sua Lei/Torá gravada no nosso coração. E se isso for uma realidade na nossa vida, i.e. se o nosso coração/mente já estiver circuncidado, então viveremos por ela, andando em obediência e por fé em todos os preceitos eternos de Deus. Ou, pelo contrário, observaremos os preceitos X e Y que Deus manda, mas diremos que os preceitos K e Z não são precisos para a nossa vida? Que tais preceitos já não se adequam à maneira de viver dos tempos modernos? Resposta: Mesmo que ainda não consigamos vislumbrar o propósito com que Deus estabeleceu alguns desses preceitos, devemos observá-los, se houver temor/reverência em nós! O profeta Neemias fala-nos nestes termos:

Neemias 9:13-14, 16 – “E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos rectos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo…Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos”.

Tal como ontem, também hoje o ser humano está na mesma condição de rebeldia em que o profeta Neemias achou o povo de Israel:

Neemias 9:29 – “E testificaste contra eles, para que voltassem para a tua lei; porém eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais o homem que os cumprir viverá; viraram o ombro, endureceram a sua cerviz, e não quiseram ouvir”.

6

Apesar da rebeldia do ser humano e dureza do seu coração/mente, O Senhor YHWH, continua ainda hoje a chamar o Seu povo ao bom caminho, ao arrependimento, à Sua verdade/Vontade, às “veredas antigas”, a ver se algum se arrepende enquanto é tempo e aceita a oferta do Altíssimo através do Seu Filho Yeshua: a vida eterna.

João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

A expressão “Te conheçam” tem implicações muito mais vastas do que à primeira vista pode parecer. Na realidade este “conhecimento” implica “intimidade”, “simbiose”, “submissão” para com O Deus Criador. É pois necessário que o Seu Espírito habite em nós. E isso só é possível se não houver rebeldia no ser humano. Implica ter conhecimento e andar segundo a Sua santa e divina Vontade, a Sua Lei/Torá, em obediência. Não podemos ser somente ouvintes da Palavra, mas fazedores obedientes, andando com alegria, por fé, em todos os juízos, mandamentos, estatutos e testemunhos de YHWH/Yeshua. Dizemos entre nós e dizemos bem: “Cristo veio magnificar a Lei”, o que é verdade. Mas, como é que esse maior realce e importância dada por Yeshua à Lei/Torá do Pai, se traduz na nossa vida, nos nossos actos diários e até no nosso ensino enquanto congregação ou como pessoas? Nem YHWH nem a Sua Lei/Torá mudaram, pois são intemporais, eternos. O conhecimento da Verdade/Vontade do Altíssimo Deus obriga-nos a sermos mais exigentes connosco próprios, conforme Yeshua ensinou, por exemplo, a respeito do que comete adultério em seu coração/mente quando cobiça uma mulher alheia… A amplitude do mandamento alargou-se com o ensino de Yeshua. Na realidade, neste sentido, Yeshua veio magnificar a Lei/Torá dada aos antigos. Se afirmamos que nos entregámos a Cristo e que já fomos crucificados com Ele e já não somos nós que vivemos mas é O Cristo que vive em nós, como disse Paulo a respeito de si próprio, então a nossa vida deve pautar-se pelos princípios divinos e não pelos nossos critérios ou auto-suficiência. Muitas das congregações dos dias de hoje estão no estado em que O Senhor Yeshua nos revela em:

Apocalipse 3:17-19 – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo [a Verdade, a Sua Lei/Torá], para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”.

Muitos lêem estas palavras de correcção mas pensam que elas não lhes são dirigidas, quer pessoalmente ou como grupo/congregação. Este é um pouco o retrato do mundo religioso dos nossos dias, por toda a parte. A misericórdia de Deus continua a manifestar-se, mesmo quando o castigo e a repreensão sobrevêem ao homem.

7

Resta saber se este é capaz de aceitar esta admoestação, arrepender-se e voltar ao bom caminho – à Sua vontade, as “veredas antigas”. Quando Paulo nos diz em 2.Timóteo 4:7 – “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, que quer ele dizer exactamente, senão que, em tudo andou debaixo dos preceitos divinos, a Lei/Torá de YHWH, divulgando o Evangelho da salvação por Cristo? Assim devemos nós andar também.

Hebreus 10:36 também é muito claro quando nos diz: “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”.

Então não é claro que para alcançarmos a promessa (da vida eterna) temos que ser zelosos e fiéis à vontade de Deus, os Seus preceitos eternos? Que tipo de venda é que temos nos olhos ou que tampão é que nos impede de ouvir e aceitar estas palavras? Certamente é a venda nos olhos que nos impede de ver a Sua Verdade ou um tampão que nos impede de ouvir a voz do Senhor YHWH, falada vezes sem conta através dos tempos pelos seus profetas e nos últimos dias pelo Filho e pelos Seus discípulos/apóstolos. Isto chega a ser uma cegueira espiritual colectiva, uma surdez generalizada, para a qual parece não haver tratamento humano senão a compaixão do Santo de Israel, de entre os quais chama um remanescente cujo coração/mente só Ele conhece. Mas, a Palavra ensina-nos que, quando Ele vier, Ele irá separar os bodes (os rebeldes) das ovelhas (os obedientes). Todos conhecemos estas palavras que se encontram em:

Mateus 25:32-34, 41 – “E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo…Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

Os rebeldes e ingratos perecerão. Ingratos porque recusaram o sacrifício que foi feito por Yeshua, O Filho do Deus Altíssimo. Para além de ingratos…são estúpidos, pois recusaram a própria Vida, devido à dureza dos seus corações/consciências. Em que situação nos encontramos nós? Para Deus somos ovelhas ou somos bodes? Estamos destinados à vida eterna ou à destruição eterna? Cada um examine-se a si mesmo. Porém, falando do Reino Milenar e eterno que será governado pelo Santo de Israel, O Rei Yeshua e pelos Seus remidos, o profeta diz-nos como serão esses dias no que respeita à obediência de toda a Lei/Torá:

8

Isaías 2:2-3 – “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa de YHWH no cume dos montes [em Sião, Jerusalém], e se elevará por cima dos outeiros [as nações]; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas [a Sua Lei/Torá]; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH”.

Não mais as nações serão governadas pelas leis iníquas dos homens. Antes serão governados pela Lei universal que é a Torá dada a Israel desde há milénios, e que o homem vem sistematicamente ignorando ou rejeitando.

Isaías 29:18; 35:5 – “E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro [da Lei/Torá], e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão… Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão”.

Naqueles dias, todo o ser humano conhecerá a Vontade de YHWH pois ela estará gravada no seu coração/mente, cumprindo assim a profecia de Jeremias 31:31-34, Hebreus 8:10; 10:16. Cada ser humano viverá de acordo com a “lei perfeita da liberdade” de que nos fala o apóstolo Tiago. Não nos deixemos enganar com as vãs filosofias dos homens e falsos ensinamentos dos que dizem que:

• “A Lei/Torá é para os judeus” pois ela foi dada ao homem desde o princípio; ou que

• “Cristo veio pregar a Lei/Torá na cruz, no madeiro”; ou que • “Cristo cumpriu a Lei/Torá por nós” quando Ele mesmo diz que nem um jota ou

um til será omitido da Lei/Torá sem que tudo seja cumprido. É através destas falsidades que muitos, ignorantes ou inconstantes, são desviados da Verdade e da sã doutrina que Yeshua mesmo observou na Sua vida. Ele é o nosso exemplo de vida. Andemos pois como Ele andou. Deixemos pois que O Espírito Santo do Deus YHWH/Yeshua grave, já hoje, estes preceitos de vida (eterna) no nosso coração/mente, para que o nosso caminho passe a ser um caminho de luz, neste tempo que se chama “Hoje”. E para que esses preceitos de vida sejam a “pedra de toque” que nos mostram qual o rumo que devemos seguir, com segurança, neste mundo. Que O Eterno nos ajude a viver de acordo com a “Sua vontade”, e igualmente em fé e esperança na salvação por Yeshua, O Messias, para que possamos abundar em “boas obras”, as da fé. Só depende de nós!!!

AlleluYAH

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-