seminário lei do aprendiz – educação e cidadania

3
www.portaldaaprendizagem.org.br 25/10/2011 Seminário discute soluções para a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho A Lei da Aprendizagem pode garantir o primeiro emprego para 1,2 milhão de jovens em empresas privadas de todo o Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, até 2010, somente 25% desse potencial haviam sido alcançado. O número de vagas chega a 1,6 milhão em todo o país, se for considerada a adesão das empresas públicas ao cumprimento da legislação. Com o intuito de fortalecer a Aprendizagem como ação de uma política pública para a juventude, a Rede Pró-Aprendiz (RPA) e o Instituto Unibanco realizam em Fortaleza, no dia 04 de novembro, das 8h30min às 11h30min, no Centro de Convenções, Bloco F, o Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania Empresarial na Prática. O evento reunirá empresários e gestores públicos para sensibilização da aplicabilidade da lei como ferramenta concreta de inclusão social de jovens de 14 a 24 anos. Além disso, o encontro reforçará os impactos do cumprimento da legislação no crescimento socioeconômico brasileiro e as perspectivas do enfrentamento do “apagão de mão de obra”, que demanda a formação de 8 milhões de novos profissionais até 2015. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 18 horas do dia 03 de novembro pelo site www.portaldaaprendizagem.org.br . Após essa data somente no local do evento. O Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania Empresarial na Prática teve sua primeira edição em junho deste ano na cidade de Florianópolis. Fortaleza é a segunda capital a receber o evento, mas as atividades não param por aí, o Seminário ocorrerá em Belo Horizonte no dia 25 de novembro e no Distrito Federal no dia 08 de dezembro. No Ceará, conta com a co- realização do Governo do Estado do Ceará e de suas Secretarias da Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social, e tem apoio da Fundação Pró-Cerrado e do Instituto Empreender. Estarão presentes a superintendente-executiva do Instituto Unibanco e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, e Valdinei Valério, coordenador da Rede Pró-Aprendiz (RPA). Além de empresários e entidades de classe, o seminário também contará com a participação de gestores públicos, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e organizações sociais que executam programas de aprendizagem em Fortaleza.

Upload: instituto-unibanco

Post on 01-Jul-2015

559 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania

 

 

www.portaldaaprendizagem.org.br  

25/10/2011

Seminário discute soluções para a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho

A Lei da Aprendizagem pode garantir o primeiro emprego para 1,2 milhão de jovens em empresas privadas de todo o Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, até 2010, somente 25% desse potencial haviam sido alcançado. O número de vagas chega a 1,6 milhão em todo o país, se for considerada a adesão das empresas públicas ao cumprimento da legislação.

Com o intuito de fortalecer a Aprendizagem como ação de uma política pública para a juventude, a Rede Pró-Aprendiz (RPA) e o Instituto Unibanco realizam em Fortaleza, no dia 04 de novembro, das 8h30min às 11h30min, no Centro de Convenções, Bloco F, o Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania Empresarial na Prática. O evento reunirá empresários e gestores públicos para sensibilização da aplicabilidade da lei como ferramenta concreta de inclusão social de jovens de 14 a 24 anos.

Além disso, o encontro reforçará os impactos do cumprimento da legislação no crescimento socioeconômico brasileiro e as perspectivas do enfrentamento do “apagão de mão de obra”, que demanda a formação de 8 milhões de novos profissionais até 2015. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 18 horas do dia 03 de novembro pelo site www.portaldaaprendizagem.org.br . Após essa data somente no local do evento.

O Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania Empresarial na Prática teve sua primeira edição em junho deste ano na cidade de Florianópolis. Fortaleza é a segunda capital a receber o evento, mas as atividades não param por aí, o Seminário ocorrerá em Belo Horizonte no dia 25 de novembro e no Distrito Federal no dia 08 de dezembro. No Ceará, conta com a co-realização do Governo do Estado do Ceará e de suas Secretarias da Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social, e tem apoio da Fundação Pró-Cerrado e do Instituto Empreender. Estarão presentes a superintendente-executiva do Instituto Unibanco e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, e Valdinei Valério, coordenador da Rede Pró-Aprendiz (RPA). Além de empresários e entidades de classe, o seminário também contará com a participação de gestores públicos, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e organizações sociais que executam programas de aprendizagem em Fortaleza.

Page 2: Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania

 

 

www.portaldaaprendizagem.org.br  

O Seminário Lei do Aprendiz fará parte da programação da 4ª Feira de Emprego e Estágio do Ceará, um evento aberto, cujo público é formado por candidatos a vagas de estágio e emprego em todas as áreas do mercado, Jovem Aprendiz e profissionais em busca de orientação sobre empreendedorismo, desenvolvimento de carreiras e mercado de trabalho. A Feira de Emprego e Estágio do Ceará tem por finalidade construir um espaço de interação entre todos os envolvidos no cenário do mercado de trabalho, com o objetivo de contribuir para o aumento da probabilidade de obtenção de emprego e trabalho decente e da participação do cidadão em processos de geração de oportunidades de trabalho e de renda.

Nesta edição a Feira de Emprego e Estágio do Ceará será realizada em parceria com a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, evento promovido pelo Governo do Estado do Ceara voltado para discussão de temas como trabalho e emprego, educação, qualificação profissional, saúde e segurança. Com o tema principal Juventude e Desenvolvimento, seu objetivo é avaliar as políticas de juventude no Ceará com o intuito de elaborar diretrizes para a construção da política estadual de juventude através do Sistema Estadual e Nacional de Políticas Públicas de Juventude e do Estatuto da Juventude.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado do Ceará se encontra na segunda colocação nacional no que diz respeito ao potencial de contratação de aprendizes, atingindo 38,4% de sua meta. Em seu total, o Ceará apresenta um potencial de 27.555 vagas e o número de contratados chega a 10.582 jovens. “O resultado é animador, mas, além da capital, todo o estado precisa criar a cultura da contratação de aprendizes”, explica Valdinei Valério. “Quando a empresa pratica a Lei do Aprendiz, não somente cumpre com suas obrigações como contribui para a formação de um quadro de funcionários integrados à cultura organizacional e ao negócio, atitude cada dia mais valorizada em tempos em que falta mão-de-obra qualificada”, acrescenta Valério, que ministra palestra sobre o assunto durante o evento, em Fortaleza.

A Rede Pró-Aprendiz (RPA) trabalha para o fortalecimento da Aprendizagem no Brasil, como proposta concreta de combate à evasão escolar e à pobreza. O coordenador da Rede esclarece que, para se tornar um aprendiz, o jovem precisa estar estudando ou já ter terminado o Ensino Médio. Após processo seletivo, ele passa por capacitação, encaminhamento ao mercado de trabalho, com carteira assinada, e tem acompanhamento em todo o período da aprendizagem.

A RPA atua em 17 Estados e no Distrito Federal, por meio de 22 organizações, no atendimento de mais de 10 (dez) mil aprendizes. Outros 30 mil jovens já foram beneficiados no programa de aprendizagem executado pela RPA.

Page 3: Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania

 

 

www.portaldaaprendizagem.org.br  

Educação

Atualmente, dos quase 3,6 milhões de alunos matriculados na primeira série do ensino médio no início de cada ano letivo, cerca de 1,8 milhão deixa a escola sem concluir o curso, segundo o censo escolar do Ministério da Educação (MEC). "Estamos perdendo esses jovens não para o mercado de trabalho, já que o maior índice de desemprego está na faixa dos 15 aos 18 anos com ensino médio incompleto", lamenta Wanda Engel, do Instituto Unibanco. "A única forma de resgatar esse contingente é a Lei da Aprendizagem, que ao mesmo tempo conduz de volta à escola e introduz no mercado", diz.

“A oportunidade de uma capacitação para o trabalho nessa faixa etária pode ser a única oportunidade que esses jovens terão na vida. As empresas também ganham com isso. Não existe projeto de responsabilidade social de maior impacto que a Lei da Aprendizagem", garante Wanda Engel. "Treinando os jovens para funções específicas, o departamento de recursos humanos da empresa terá oferta maior e mais qualificada."

• Seminário Lei do Aprendiz – Educação e Cidadania

Data: 04 de novembro

Horário: De 8h30min as 11h30min.

Local: Centro de Convenções do Ceará, Bloco F.

Informações: www.portaldaaprendizagem.org.br

• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa

responsável pela assessoria de imprensa do Seminário Lei do Aprendiz, pelo fone (85)

3258.1001. Falar com Francisco José (85) 8632.4276 – [email protected] ou com

Mauro Costa (85) 8879.8474 – [email protected]