seminário de portugûes por: camila, amanda e renato

9
inário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

103 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Seminário de Portugûes

Por: Camila, Amanda e Renato

Page 2: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Nesse seminário nós iremos falar um pouco sobre o

feminismo e algumas obras da lirteratura Brasileira e

estrangeira.

Page 3: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Lyigia, Virginia e Clarice pasaram pela 2ª Guerra Mundial e continuaram a escerver durante a guerra.

Machado de assis escreveu na epoca da libertação dos escravos em 1888 e na declaração da republica 1889.

Machado de Assis escreveu entre -

1864–1908

Lyigia Fagundes Telles escreveu

entre - 1938-2005.

Clarice Lispector escreveu entre -

1940-1977

Virginia Woolf escreveu entre -

1915-1941

Page 4: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

ChechelnykMaceió

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920. E falesceu no Rio de Janeiro em 9 de Dezembro 1977, quando tinha 56 anos. Ela foi uma uma escritora brasileira que criticava o contrario do ser humano.

Ela foi a terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector, foram uma familia judaica. Seu nascimneto occoreu quando ficaram fugindo da gurra, percorreão por odeias pra se esconder. E com isso a familia dela sofreu muito durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Com tantos problemas de sagurança conseguiram se emigrar pro Brasil quando ela tinha 2 meses de idade.

Chegaram primeiramente em Maceió em março de 1922. E por seguranã resolveram trocar os nomes deles. O pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Quando ela estava em Recife aprendeu a ler e por lá em diante começou a escrever livros. Não só como aprendue português mas também aprendeu francês e inglês. Sua vida foi de aprender, mas logo depois quando ia compeltar 57 anos falesceu. Foi interrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro.

Page 5: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Machado de Assis não frequentou escola regular mas em 1851 seu pai falesceu, sua madrasta o colocou para trabalhar como doceiro na frente de um colégio e começou a vender doces para as crianças e professores. Quando conquistava confiança de alguns professores conseguia assistir algumas aula quando não trabalhava.

Uma das obras mais famosas e a primeira que publicou, foi Memórias Póstumas de Brás Cubas. Os livros de Machado contavam sobre o realismo em um romance naquela época e com isso ele se tornou o primeiro escritor a escrever um romance realista.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro. Morreu em 29 de setembro de 1908. Sua carreira ao longo da vida foi um romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro.

Machado de Assis foi um dos maiores escritores da literatura brasileiros, com seus lindos e encantadores livros de romance. Escreveu mais de 200 contos, cinco colectâneas e sonetos com mais de 600 crônicas. Foi um dos que ajudou Lúcio de Mendonça a fundar a Academia Brasileira de Letras em 20 de Julho de 1897.

Page 6: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Lygia nasceu em São Paulo 19 de abril em 1923, ainda esta viva com 86 anos. Ganhou o Prémio Camões em 2005. E [e membro da Academia de Letras Paulista desde de 1982. Em 1938 escreveu seu primeiro livro chamado ‘Porão e sobrado’ após separação de seus pais (Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura) Em 1939 acabou seu ano de ensino fundamental na escola Instituto de Educação Caetano de Campos. Depois de um tempo após sua vida escolar entrou na faculdade chamada Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em 1941 começou a participar de debates literários

Fazia curso de educação física e depois se formou. Em 1950 casou com Gofredo da Silva Teles Jr. Em 1960 separou-se de Gofredo e, no ano seguinte, começou a trabalhar como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Foi inspirado por políticos e escreveu o livro ‘A Menina’. Em 1982 foi eleita para a cadeira 28 da Academia Paulista de Letras e, em 1985, por 32 votos a 7. Em 24 de Outubro foi elegida para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras.

São Paulo

Page 7: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Virginia Woolf nasceu em Londres 25 de janeiro de 1882 e faleceu em Lewis 28 de Março de 1941 se suicidando. Foi umas das escritoras mais importante da Inglaterra. Lançou seu livro em 1915 chamado ‘The Voyage Out’, essa obra ganhou o título de "a Proust inglesa”. Seu pai editor Leslie Stephen fez ela frequentar a literatura deis de cedo. Em 1912, casou-se com Leonard Woolf, com quem funda, em 1917, a Hogarth Press. Passou pela Segunda Guerra Mundial e com isso foi muito influenciada pela política. E nos livros criticava muito sobre politica e fazia livros de romance também.

A obra de Virginia é classificada como modernista foi uma de suas marcas mais conhecidas e da qual é considerada uma das criadoras. Depois de um tempo fizeram um filme baseado nela e outras escritoras A actriz que interpretou ela f oi Nicole Kidman.

Page 8: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Machado de Assis morreu.

Clarice Lispector parou de escrever.

2010

1800

Machado de Assis começou a escrever.

1864

1908

1915Virginia Woolf começou a escerver

1939

Começou a 2ª guerra munidal

1945Acabou a 2ª guerra munidal

Começou a 1ª Guerra Mundial

1914

1918

Acabou a 1ª Guerra Mundial

1941Viginia Woolf parou de escrever

1940

Clarice Lispector Começou a escerver

Lygia Fagundes Telles começou a escrever

1938

A Lygia escerve ate hoje…

1977

Page 9: Seminário de Portugûes Por: Camila, Amanda e Renato

Marcela, do conto de Machado De Assis, Memórias Póstumas De Brás Cubas, tem um papel importante na historia. Ela simboliza o primeiro amor de Brás Cubas, dando inicio a vários outros. “Primeira comoção da minha juventude, que doce que me foste!”. Esse extrato do livro prova que ele nunca amou uma mulher, antes de conhecer Marcela. O problema desse relacionamento é que Marcela é uma prostituta, e por tanto, não o ama. Marcela se vende para ele, com as jóias que ele a da. Ela pode ser comparada a historia comparada a historia de Ligia Fagundes Telles, Apenas Um Saxofone, pois também pede para ele provar seu amor pedindo para ele comprar presentes de alto valor e fazer gestos carinhosos. Marcela nunca se apaixona por Brás, ou por nenhum homem que sempre esteve com ela, pois quando ela tem um caso com o Brás, ela tem vários outros amantes. Marcela tratou Brás como só mais um ‘cliente’, e Brás ficou com ciúmes dos outros amantes dela. Com esse ciúme, Brás compra muitas outras jóias, cada vez mais caras. “Em verdade, dizia me Marcela quando me levava alguma seda, alguma jóia; em verdade, você que brigar comigo...pois isso é coisa que se faça...um presente tão caro...” isso mostra que Marcela fazia de tudo pra Brás ficar comprando mais jóias, mesmo falando que não queria. Marcela fala de um jeito muito diferente com Brás, mas esse jeito faz ele se sentir seduzido por ela. O romance de Brás com Marcela termina, assim que seu pai descobre que ele esta envolvido com uma prostituta. Quando seu pai descobre, manda Brás ir pra Europa, e Brás tem outros romances durante esse tempo. Brás só é chamado de volta para o Rio De Janeiro quando sua mãe esta morrendo. Alguns anos depois de sua volta, e depois de muitos relacionamentos, Brás encontra Marcela novamente. Mas dessa vez Brás é surpreendido porque o glamour e sedução de Marcela foram perdidos entre suas rugas e cabelos brancos. Marcela esta mais velha, e, portanto ninguém mais a quer. Ela agora vive da venda de suas jóias antigas, as jóias que um dia foram dadas pelo Brás com uma prova de seu grande e interminável amor. Brás não se conforma como a beleza pura de Marcela mudou, em poucos anos, pois quando Brás teve um caso com Marcela, ela já estava com uma idade adequada para Brás, sendo alguns anos mias velha que ele. Podemos comparar Marcela com a mulher do texto de Ligia Fagundes Telles, Apenas um saxofone, porque a mulher do texto pede para o homem provar seu amor por ela fazendo coisas absurdas. Marcela faz a mesma coisa, mas pedindo pra Brás comprar jóias, e cada vez mais caras. A mulher de Apenas Um Saxofone pede para o homem fazer essas coisas porque ela não quer ter toda a responsabilidade de cuidar do homem por quem é amada.

Marcela