sementes e germinação

20
EB1 de Peso – Santo Isidoro A turma do 3º ano está a trabalhar as plantas, sementes e germinação através do ensino experimental das Ciências. Algumas das questões a que os alunos deram respostas foram: Como se podem agrupar sementes diversas? Esta actividade teve como objectivo levar os alunos a reconhecerem a existência da diversidade de sementes e distingui-las em função de algumas das suas características. Como se comportam as sementes diversas quando colocadas em água? Realizamos esta actividade para podermos trabalhar a actividade seguinte que é interessantíssima. Como são constituídas as sementes? Para dar respostas à questão “como são as sementes por dentro feita por um aluno numa aula. Resumo das experiências realizadas: Na nossa sala de aula estamos a realizar experiências relacionadas com sementes e germinação. Começamos o trabalho procurando nas nossas casas vários tipos de sementes para trazer para a escola. Na sala, as diversas sementes foram colocadas numa mesa, depois a professora perguntou-nos como poderíamos agrupar essas sementes. Descobrimos que existe uma grande diversidade de sementes e que as podemos agrupar por tamanhos, texturas, formas, cores… Depois de agrupar as sementes partimos para outra experiência: Colocamos sementes em água e fomos observando o seu comportamento ao longo do dia. No dia seguinte continuamos a fazer observações. Observamos que as sementes em água ficam maiores e mudam de cor (ficam mais claras). A seguir abrimos as sementes e observamos o seu interior utilizando uma lupa. Comparamos o que observamos com gravuras e esquemas mostrados pela professora e verificamos que as sementes são constituídas por três partes: o tegumento, o embrião e os catilédones.

Upload: cienciatoutosa

Post on 18-Jun-2015

2.048 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: sementes e germinação

EB1 de Peso – Santo Isidoro

A turma do 3º ano está a trabalhar as plantas, sementes e germinação através do ensino experimental das Ciências. Algumas das questões a que os alunos deram respostas foram:

Como se podem agrupar sementes diversas?

Esta actividade teve como objectivo levar os alunos a reconhecerem a existência da diversidade de sementes e distingui-las em função de algumas das suas características. Como se comportam as sementes diversas quando colocadas em água? Realizamos esta actividade para podermos trabalhar a actividade seguinte que é interessantíssima. Como são constituídas as sementes? Para dar respostas à questão “como são as sementes por dentro feita por um aluno numa aula. Resumo das experiências realizadas: Na nossa sala de aula estamos a realizar experiências relacionadas com sementes e germinação. Começamos o trabalho procurando nas nossas casas vários tipos de sementes para trazer para a escola. Na sala, as diversas sementes foram colocadas numa mesa, depois a professora perguntou-nos como poderíamos agrupar essas sementes. Descobrimos que existe uma grande diversidade de sementes e que as podemos agrupar por tamanhos, texturas, formas, cores… Depois de agrupar as sementes partimos para outra experiência: Colocamos sementes em água e fomos observando o seu comportamento ao longo do dia. No dia seguinte continuamos a fazer observações. Observamos que as sementes em água ficam maiores e mudam de cor (ficam mais claras). A seguir abrimos as sementes e observamos o seu interior utilizando uma lupa. Comparamos o que observamos com gravuras e esquemas mostrados pela professora e verificamos que as sementes são constituídas por três partes: o tegumento, o embrião e os catilédones.

Page 2: sementes e germinação

Fichas utilizadas no nosso trabalho experimental:

- Sementes / Germinação e Crescimento

Comportamento de sementes em água Contextualizações /ficha de trabalho de observação e de conclusão.

Page 3: sementes e germinação
Page 4: sementes e germinação
Page 5: sementes e germinação
Page 6: sementes e germinação
Page 7: sementes e germinação
Page 8: sementes e germinação
Page 9: sementes e germinação
Page 10: sementes e germinação
Page 11: sementes e germinação
Page 12: sementes e germinação
Page 13: sementes e germinação
Page 14: sementes e germinação
Page 15: sementes e germinação
Page 16: sementes e germinação
Page 17: sementes e germinação
Page 18: sementes e germinação
Page 19: sementes e germinação
Page 20: sementes e germinação