semana europeia da energia sustentÁvel 1...face à cidade, a cml representa 2,7% da energia...

27
SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL Apresentação da Matriz Energética de Lisboa, acções de eficiência energética e uso eficiente da água Lisboa, Paços do Concelho, 14 de Junho de 2016

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL Apresentação da Matriz Energética de Lisboa, acções de eficiência

energética e uso eficiente da água

Lisboa, Paços do Concelho, 14 de Junho de 2016

Page 2: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Objetivos

A Matriz Energética de Lisboa 2014 tem por objetivos principais: • a avaliação da performance energética e carbónica do

Município, • fazer uma análise por setores e por forma de energia e • a evolução das emissões desde 2002, ano de referência

do Pacto dos Autarcas.

André Pina / IST

Page 3: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Metodologia

A Matriz Energética de Lisboa 2014 tem por base uma metodologia assente nos seguintes princípios: • Garantia de permanente atualidade sempre que nova informação estatística de

consumos energéticos municipais for publicada pela DGEG,

• Cálculo da conversão para energia primária da eletricidade, assente no Balanço Energético Nacional do ano da análise e

• Utilização dos fatores de emissão de gases com efeito de estufa publicados no IPPC para os combustíveis e calculados para a eletricidade com base na realidade nacional de geração do ano em análise.

Page 4: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Energia final

Os valores tiveram por base: • Consumo de eletricidade por

Concelho e setor de atividade

• Consumo de gás natural por Concelho e setor de atividade;

• Venda de combustíveis por Concelho e setor de atividade

Não foi considerado consumo de carvão, lenhas e outro renovável (por exemplo, solar térmico) por falta de informação estatística.

Page 5: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Conversão de energia primária em final

Para os combustíveis, foram utilizados os valores de conversão da DGEG, tendo-se assumido que não existem perdas de conversão de energia primária para primária: 1 tepep/tepef (41,87 GJ/tep). O mesmo se passa para as fontes renováveis. Para a eletricidade proveniente da rede elétrica nacional a conversão teve por base a descrição do setor elétrico disponível no Balanço Energético de 2014 para Portugal.

Page 6: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Conversão de energia primária em final - eletricidade

Os valores de consumo de energia primária por fonte energética para produção de eletricidade para 2014 mostram a importância das renováveis, do carvão e da cogeração.

Page 7: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Fatores de emissão de CO2

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Os fatores de emissão de CO2 dos combustíveis tiveram por base os valores definidos pelo IPCC. Na eletricidade proveniente da rede elétrica foi estimado um fator de emissão de CO2 de 3.624 kg/tep (ou 312 kg/MWh). As emissões de CO2 associadas à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis e importações foram consideradas nulas.

Page 8: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Análise de energia primária

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Destaque para o consumo de eletricidade, carburantes e gás natural. De referir que, na eletricidade, o consumo de energia primária reporta à consumo na sua produção.

Page 9: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Análise de energia primária

Destaque para os Serviços e Doméstico e para os Transportes.

Page 10: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Análise de energia primária

Forte concentração do consumo de eletricidade nos Serviços e Doméstico. Consumo de gasóleo e de gasolina quase exclusivamente da responsabilidade dos Transportes. Fuel (em Outras) quase sem expressão em Lisboa.

Page 11: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Emissões de CO2

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

A eletricidade foi a principal fonte de emissões (exógena ao Concelho). As emissões associadas aos carburantes representaram 37% do total.

Page 12: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Emissões de CO2

O setor de maior importância nas emissões de CO2 é o dos Transportes, seguido dos setores dos Serviços e Doméstico. Os edifícios representam mais de 50% das emissões. Emissões associadas à Indústria e à Agricultura são claramente minoritárias.

Page 13: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Emissões de CO2

Forte concentração das emissões associadas à eletricidade nos Serviços e Doméstico. Emissões associadas ao gasóleo e à gasolina quase exclusivamente da responsabilidade dos Transportes. Emissões associadas ao Fuel (em Outras) quase sem expressão em Lisboa.

Page 14: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Desagregação no setor dos serviços

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

No setor dos Serviços os maiores consumidores foram o Comércio (14%), Alojamento e Restauração (13%) e a Administração Pública (12%).

Page 15: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Desagregação no setor dos serviços

Neste setor predomina o consumo de eletricidade. Os setores de Alojamento e Restauração e da Saúde apresentam consumos de gás natural significativos. A Iluminação Pública tem ainda assim emissões de 18 mil ton de CO2.

Page 16: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Comparação nacional

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

O consumo anual de energia per capita no Concelho de Lisboa é de 1.659 kgep/hab, valor cerca de 7% inferior à média Nacional, que é de 1.784 kgep/hab. Esta proximidade poderá resultar de efeitos contrários: • O número de habitantes de Lisboa é

significativamente inferior ao número de pessoas que diariamente passam o seu dia em Lisboa.

• O peso das atividades relativas à agricultura e indústria em Lisboa é pouco relevante.

Destaques para os indicadores de consumo específico de eletricidade e de gasóleo. Miguel Águas

Page 17: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Comparação nacional

Destaques para o setor dos Serviços, que domina a estrutura de consumos em Lisboa e para os setores da Agricultura e da Indústria, com valores muito inferiores à média Nacional. Estas diferenças justificam o maior consumo de eletricidade e o menor consumo dos outros combustíveis em Lisboa.

Page 18: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Evolução – energia primária

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Redução do consumo de energia primária de 35% entre 2002 e 2014. Importância da eletricidade e dos carburantes.

Page 19: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Evolução – energia primária

A desagregação por setores torna-se possível a partir de 2008. Tal desagregação permitiu identificar problemas na atribuição dos consumos ao concelho de Lisboa face aos consumos registados no distrito durante entre 2008 e 2012.

Page 20: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Evolução – emissões

Redução das emissões de CO2 de 50% entre 2002 e 2014. Novamente, grande importância da redução das emissões associadas à eletricidade e aos carburantes.

Page 21: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Consumos da Câmara Municipal de Lisboa

A eletricidade é o consumo mais relevante, onde 95 MWh está já associada à frota elétrica. As emissões de CO2 associadas ao gasóleo são de 12% do total. Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade.

ENERGIA PRIMÁRIA

(tep)EMISSÕES DE CO2

(ton)

% face ao CONCELHO

DE LISBOA

ELETRICIDADE 110 GWh 18.150 34.320 3,3%

GÁS NATURAL 28 GWh 2.426 5.699 2,1%

GASÓLEO 1.735 ton 1.766 5.477 1,0%

GASOLINA 45 ton 48 138 0,1%

G.P.L. e OUTRAS 0 ton 0 0 0,0%

TOTAL CML 22.389 45.634 2,2%

LISBOA 844.740 1.934.361

% face ao CONCELHO

DE LISBOA2,7% 2,4%

ENERGIA FINAL

Tabela 20: Consumos de energia final, primária e emissões de CO2 associadas à Câmara Municipal de Lisboa em 2014

Page 22: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

Conclusões

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

• Consumo total de energia primária de Lisboa em 2014: 856 ktep (cerca de 4% do consumo final considerado para Portugal nesse mesmo ano), com a seguinte desagregação: • Eletricidade: 57% e Carburantes: 28% • Serviços e Doméstico: 62% e Transportes: 31%

• Emissões de CO2 em 2014: 1.934 kton, com a seguinte desagregação:

• Eletricidade: 47% e Carburantes: 40% • Serviços e Doméstico: 54% e Transportes: 40%

• Consumo per capita em Lisboa é 7% inferior à média Nacional • Consumo da CML é de 2,7% do consumo de energia primária da Cidade

• Consumo de energia primária: -35% entre 2002 e 2014. • Pacto dos Autarcas: -50% das emissões face ao valor de 3.887 kton de 2002 (ano de

referência)

Page 23: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

ANEXOS – Energia final

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

Page 24: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

ANEXOS – Energia primária

Page 25: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

ANEXOS – Produção de eletricidade

Page 26: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

ANEXOS – Cogeração

Page 27: SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL 1...Face à cidade, a CML representa 2,7% da energia primária e 2,4% das emissões da Cidade. ENERGIA PRIMÁRIA (tep) EMISSÕES DE CO 2 (ton)

MATRIZ ENERGÉTICA DE LISBOA 2014

ANEXOS – Fatores de conversão e emissão de CO2