semana 11/10/16 a 17/10/16 – outubro 2016

7
Violência Armada Zona Oeste e a violência armada: Tanque, Cidade de Deus e Praça Seca têm semana de tiroteios. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa colaborativo já registra quase 1700 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2016 - A Anistia Internacional divulga hoje o 15º balanço semanal do aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado, com a consolidação das informações recebidas ao longo dos últimos sete dias (11 de outubro a 17 de outubro) http://fogocruzado.org.br/relatorios . Em funcionamento há pouco mais de três meses, o Fogo Cruzado já publicou quase 1700 notificações relatando tiroteios e/ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O boletim desta semana de interatividade, com notificações registradas de 00:00h de 11 de outubro a 24:00 de 17 de outubro, mostra que a zona oeste foi especialmente atingida pela violência armada nesta semana. O Complexo do Alemão, a região de Santa Teresa e o Tanque, na área do Morro do Jordão, tiveram 4 registros de tiroteios/disparos de arma de fogo cada no período em questão. Já Cidade de Deus, Duque de Caxias e Vila Isabel tiveram 3 notificações cada. Localizadas na zona oeste, a Cidade de Deus - comunidade pacificada desde 2009 - o Tanque e a Praça Seca tiveram, no total, 9 notificações de tiroteios/disparos de arma de fogo. Na Cidade de Deus, foram relatadas 2 operações policiais com 1 ferido. No Tanque, 1 operação policial. Na Praça Seca, houve 2 notificações com ao menos 1 vítima fatal. Na noite do dia 16 de outubro, homens em fuga do Morro do Jordão se dirigiram a principal rua da Praça Seca, que liga as zonas norte e oeste, para escapar de perseguição policial. Houve troca de tiros e uma pessoa foi baleada e não resistiu. Uma agência bancária e um restaurante, que abrigava clientes no momento do tiroteio, foram atingidos. Cerca de 700 crianças ficaram sem aulas por dois dias consecutivos e, de acordo com moradores, a Vila Olímpica da região recebeu ordens para não funcionar. Os últimos dois dias - 16 e 17.10 - foram marcados pela violência armada em Acari, onde 3 pessoas ficaram feridas e 1 morreu.

Upload: docong

Post on 02-Jan-2017

229 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Violência Armada Zona Oeste e a violência armada: Tanque, Cidade de Deus e Praça Seca têm semana de tiroteios. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa colaborativo já registra quase 1700 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2016 - A Anistia Internacional divulga hoje o 15º balanço semanal do aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado, com a consolidação das informações recebidas ao longo dos últimos sete dias (11 de outubro a 17 de outubro) http://fogocruzado.org.br/relatorios. Em funcionamento há pouco mais de três meses, o Fogo Cruzado já publicou quase 1700 notificações relatando tiroteios e/ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O boletim desta semana de interatividade, com notificações registradas de 00:00h de 11 de outubro a 24:00 de 17 de outubro, mostra que a zona oeste foi especialmente atingida pela violência armada nesta semana. O Complexo do Alemão, a região de Santa Teresa e o Tanque, na área do Morro do Jordão, tiveram 4 registros de tiroteios/disparos de arma de fogo cada no período em questão. Já Cidade de Deus, Duque de Caxias e Vila Isabel tiveram 3 notificações cada. Localizadas na zona oeste, a Cidade de Deus - comunidade pacificada desde 2009 - o Tanque e a Praça Seca tiveram, no total, 9 notificações de tiroteios/disparos de arma de fogo. Na Cidade de Deus, foram relatadas 2 operações policiais com 1 ferido. No Tanque, 1 operação policial. Na Praça Seca, houve 2 notificações com ao menos 1 vítima fatal. Na noite do dia 16 de outubro, homens em fuga do Morro do Jordão se dirigiram a principal rua da Praça Seca, que liga as zonas norte e oeste, para escapar de perseguição policial. Houve troca de tiros e uma pessoa foi baleada e não resistiu. Uma agência bancária e um restaurante, que abrigava clientes no momento do tiroteio, foram atingidos. Cerca de 700 crianças ficaram sem aulas por dois dias consecutivos e, de acordo com moradores, a Vila Olímpica da região recebeu ordens para não funcionar. Os últimos dois dias - 16 e 17.10 - foram marcados pela violência armada em Acari, onde 3 pessoas ficaram feridas e 1 morreu.

Nesta semana os dados relativos aos agentes públicos de segurança também se destacaram. No dia 12.10, o cadete do Exército, William dos Santos Filho, de 23 anos, foi morto a tiros em uma tentativa de assalto em Santíssimo, zona oeste do Rio. No dia 14.10, o policial militar reformado Valdemar de Carvalho e o cabo reformado do Exército William Lima de Souza foram mortos a tiros em Realengo. No dia 17, o inspetor da Polícia Civil Sergio Waldyr de Oliveira foi morto em tentativa de assalto em Bonsucesso, zona norte do Rio. O inspetor é o 91º agente de segurança morto no Rio este ano. No total, foram registradas 72 notificações no mapa colaborativo neste período, apontando 14 vítimas fatais e 12 feridos. Todas as notificações enviadas por usuários são moderadas antes da postagem em www.fogocruzado.org.br. Desde a disponibilização do app até hoje, (05.06 a 17.10) foram registradas 1.686 notificações no mapa colaborativo. Além das notificações compartilhadas colaborativamente pelos usuários, o balanço semanal inclui ainda dados coletados via imprensa e canais da própria polícia, como os boletins diários publicados no site da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Mais de 52 mil downloads gratuitos do aplicativo já foram feitos nas plataformas Android e iOS. As informações via Imprensa e Polícia Militar do Rio de Janeiro - compiladas e inseridas no mapa pela equipe do Fogo Cruzado - representam 27 deste total e indicam 12 vítimas fatais, 11 feridos e 9 operações policiais. No total, 78 notificações foram enviadas por usuários esta semana; destas, 6 foram descartadas por serem repetidas, incompletas ou relatarem ocorrências em cidades fora da atual área de cobertura do aplicativo. O aplicativo, que opera em modo piloto até o final deste ano, está sob constante atualização para corrigir falhas técnicas apontadas por usuários. Upgrades do Fogo Cruzado já foram disponibilizados nas lojas para download gratuito. O trabalho de monitoramento dos tiroteios e disparos de armas de fogo continua com a divulgação semanal dos dados do Fogo Cruzado até dezembro, quando será avaliada a possibilidade de expandir a cobertura da ferramenta para outras cidades e regiões brasileiras. No início de outubro será divulgado o terceiro relatório mensal e em novembro será publicada uma análise dos dados acumulados no primeiro trimestre de funcionamento do aplicativo, com informações adicionais sobre o impacto da violência armada em serviços da cidade como transporte e funcionamento de escolas.

Links: Site: www.fogocruzado.org.br Twitter: https://twitter.com/fogocruzadoapp Facebook: https://www.facebook.com/fogocruzadoapp IOS: https://itunes.apple.com/us/app/fogo-cruzado/id1131097214?ls=1&mt=8 Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fogocruzado Informações para a imprensa: Mariana Oliveira Assessora de Imprensa / Press Officer Tel: + 55 21 3174 8627 Cel: + 55 21 9 9730 3617 E-mail: [email protected] Twitter: @AInaRedacao