segurança do paciente, - itaigara...

12
ano XVIII • número 2 • 2016 História da Segurança do paciente no Itaigara memorial 06 Metas internacionais de Segurança do Paciente O Paciente como agente de segurança. Segurança do paciente, um pilar.

Upload: doanhuong

Post on 12-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

ano XVIII • número 2 • 2016

História da Segurança do paciente no Itaigara memorial

06 Metas internacionais de Segurança do Paciente

O Paciente como agente de segurança.

Segurança do paciente, um pilar.

Page 2: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

A Segurança permeia rotinas bem estabeleci-das, engajamento e responsabilidade de to-dos os atores no cuidado à saúde: médicos, equipe multiprofissional, pacientes e staff administrativo, o que inclui a alta direção. Está a cargo da gestão sinalizar através do discurso e do exemplo que práticas seguras são inegociáveis e serão sempre uma diretriz da empresa.

Ao longo deste informativo, vamos ressal-tar vários elementos daquilo que chama-mos Cultura de Segurança, mostrando aos leitores sua importância e como esta Cultura é disseminada e praticada na instituição, con-vidando cada um a ser parte ativa dela.

Fábio BrinçoDiretor-Superintendentedo Itaigara Memorial

ITAIGARA MEMORIAL 01

Editorial

Segurança do Paciente, uma premissa institucional

Avaliando a história do Itaigara Memorial desde a sua fundação, podemos afirmar, com toda a certeza, que Segurança sempre foi uma premissa desta instituição. O próprio conceito de Hospital Dia como unidade independente e exclusiva para realização de cirurgias de baixa e média complexidade, já se constitui um modelo de assistência que retira da rotina cirúrgica clássica dos grandes hospitais a realização destes tipos de procedimentos, trazendo para o médico e seus pacientes mais conforto, agilidade e segurança.

Com a criação em 2010 do Núcleo de Segu-rança do Paciente, passamos a organizar to-das as nossas ações (muitas delas existentes desde a nossa fundação em 1997) de acordo com as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela OMS (Organi-zação Mundial de Saúde), e que serão apre-sentadas a você, leitor, aqui neste News.

Page 3: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

Você sabe o que é Cultura de Segurança?

É conjunto de valores, atitudes, competên-cias e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas (cultura educativa) e melhorar os processos de trabalho em busca de resulta-dos que atendem as expectativas do cliente a atenção à saúde.

ITAIGARA MEMORIAL 02

Capa

Cultura de Segurança, construção e disseminaçãoViver, disseminar e praticar a Cultura de Segurança é um grande desafio para instituições de saúde em todo o mundo, pois requer maturidade empresarial e individual dos seus profissionais para entender que não apenas os acertos, mas mesmo os erros, ou quase erros cometidos podem contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais.

No decorrer da trajetória do Itaigara Memorial diversos investimentos foram realizados para a construção e disseminação desta Cultura. Como unidade especializada em cirurgia de baixa e média complexidade um dos aspectos decisivos para assegurar o sucesso destas intervenções está na avaliação dos pacientes indicados para a unidade. Mesmo um procedimento relativamente simples deve levar em consideração fatores como idade e doenças prévias para torná-lo elegível a ser realizado no hospital dia. Qualquer sinal de alerta pode contra-indicar sua realização e esta decisão é compartilhada com o médico-cirurgião do paciente, destaca Dr. Hugo Dantas, anestesiologista.

Outro elemento que merece destaque, ilustra o quanto o paciente também está envolvido na sua própria segurança: o preparo pré-cirúrgico. Tanto nas cirurgias, quanto nos exames endoscópicos o paciente realiza consultas de enfermagem e pré-anestésicas.

Nelas, o paciente recebe recomendações específicas de preparo para realizar o procedimento, tais como dieta, jejum e interações medicamentosas. Não cumprir uma recomendação implica em grave risco para o paciente e certamente inviabiliza a realização do procedimento.

Seguir a risca as orientações fornecidas nas

consultas pré anestésica e de enfermagem é

vital para a realização dos procedimentos com

segurança.

Page 4: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

ITAIGARA MEMORIAL 03

No início deste século, o Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos da América (EUA) passou a incorporar “segurança do paciente” como um dos seis atributos da qualidade, junto com a efetividade, a centralidade no paciente, a oportunidade do cuidado, a ciência e a equidade.

As definições dos atributos da qualidade

Linha do Tempo da Segurança

Atributos

Segurança*

Efetividade

Cuidado centrado no paciente

Oportunidade

Eficiência

Equidade

Definição

Evitar lesões e danos nos pacientes decorrentes do cuidado que tem como objetivo ajudá-los.

Cuidado baseado no conhecimento científico para todos que dele possam se beneficiar, evitando seu uso por aqueles que provavelmente não se beneficiarão (evita subutilização e sobreutilização, respectivamente).

Cuidado respeitoso e responsivo às preferências, necessidades e valores individuais dos pacientes, e que assegura que os valores do paciente orientem todas as decisões clínicas. Respeito às necessidades de informação de cada paciente.

Redução do tempo de espera e de atrasos potencialmente danosos tanto para quem recebe, como para quem presta o cuidado.

Cuidado sem desperdício, incluindo aquele associado ao uso de equipamentos, suprimentos, ideias e energia.

Qualidade do cuidado que não varia em decorrência de características pessoais como gênero, etnia, localização geográfica e condição socioeconômica.

*Esta é a definição de segurança do paciente do Instituto de Medicina. Não difere muito da definição da Organização Mundial da Saúde, adotada pela Portaria MS/GM nº 529/2013; reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

O Itaigara Memorial tem uma longa história com a Cultura da Qualidade e Segurança. Na página ao lado, relacionamos em formato de linha do tempo nossos principais marcos desta história, entendendo que trata-se de um projeto que se renova diariamente.

Comunicado interno de 2012, celebrando

a implantação de 05 das 06 Metas

Internacionais de Segurança

Page 5: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

ITAIGARA MEMORIAL 04

Divulgação do livro “Errar é Humano: Construindo um Sistema de Saúde mais Seguro” - Instistute of Medicine dos EUA.

Criação das 6 Metas Interna-cionais de Segurança do Paci-ente, pela Joint Commission on Accreditation of Health-care Organization (JCAHO).

Abril 2011Implantação do Protocolo de Identifi-cação do Paciente do IMHD.

Agosto 2012 Desenvolvimento do Protocolo para implantação do Checklist de cirurgia segura.

abril 2013Implantação do Programa Na-cional de Segurança do Paciente. Portaria MS nº 529

fevereiro 2014Desenvolvimento do Plano de Segurança do Paciente do IMHD.

junho 2015Inicio das notificações dos eventos ad-versos do IMHD junto ao NOTIVISA.

Auditoria interna do Protocolo de Identificação do Paciente.

Fevereiro 2016Mudança do Protocolo de Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) para Protocolo de Medicamentos de Alerta Alto do IMHD (incluindo os MAVs, os medicamentos com sons semelhantes e ampolas semelhantes).

Auditoria interna do Protocolo de Medicamentos de Alerta Alto.

1999

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

Outubro 2013Implantação do Protocolo de Medicação de Alta Vigilância (MAV) do IMHD.

Novembro 2010Implantação do Comitê de Segurança do Paciente do IMHD.

Dezembro 2010Campanha de Conscien-tização de Segurança do IMHD na Confraternização de Natal.

Outubro 2011Implantação do Protocolo de Prevenção à Queda do IMHD

Setembro 2012Implantação do Checklist Cirurgia Segura.

julho 2013RDC nº 36/2013, do Ministério da Saúde, institui ações para segurança do paciente em serviço de saúde.

Março 2014Protocolo de Higiene das Mãos.

Maio 2014Implantação do Protocolo de Comunicação Efetiva do IMHD.

julho 2015Aplicação da Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) com os colaboradores da área técnica, administrativa e equipe de anestesiologistas.

março 2016Auditoria interna do Protocolo de Lavagemdas Mãos.

Linha do Tempo

Page 6: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

METAS INTERNACIONAISDE SEGURANÇA

• IDENTIfICAÇãO CORRETA DO PACIENTE

PorqueA identificação correta, com dupla checagem de dados, assegura que todas as etapas do cuidado hospitalar sejam ministradas ao in-divíduo correto.

Como fazemos no IMTodos os pacientes em atendimento recebem pulseira de identificação na cor branca, im-pressa com seus dados: nome completo, data de nascimento e número do prontuário.

Estes dois primeiros dados são conferidos com o paciente por todos os profissionais que lhe prestaram algum cuidado

• ComuniCAção EfEtivAMELHORIA DA COMuNICAçãO

PorqueProfissionais devem comunicar-se com clare-za, transparência e sem margem de dúvida sobre as informações do cuidado prestado ao paciente.

Como fazemos no IMAs solicitações verbais de medicamentos ape-nas são permitidas em situação de emergên-cia e durante o transoperatório. Para pre-venção de erros de comunicação, deve ser utilizada a técnica do Read-back (ler de volta: leia o que você escreveu), sempre confirman-do a informação recebida após anotação em prontuário.

ITAIGARA MEMORIAL 05

06 Metas internacionais de Segurança do Paciente

Em outubro de 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Aliança Mundial para Segurança do Paciente e identificou processos que poderiam contribuir com essa estratégia.

As situações da assistência consideradas de maior risco foram listadas, gerando assim as 06 Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Estas metas são adotadas por instituições de todo o mundo, objetivando oferecer um atendimento cada vez melhor e adequado, evitando danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura.

No Itaigara Memorial, a implementação destas metas foi iniciada em 2010 quando instituiu-se o Comitê de Segurança do Paciente, posteriormente denominado Núcleo de Segurança do Paciente. O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar, apoiado pela alta direção do hospital e possui autonomia para implantar medidas de segurança do paciente.

Cada meta seguiu um caminho para sua implantação que inclui a criação de um Protocolo (rotina formal de sua aplicação), treinamento das equipes neste Protocolo, aquisição de tecnologia, adequação de infraestrutura, quando necessário, implementação de medidas de barreiras e auditorias internas.

As auditorias internas são vitais para a checagem da efetividade da implementação de uma meta. Elas acontecem em todas as áreas da instituição, sem aviso prévio, com indicadores específicos por meta, sinalizando pontos de melhoria na adesão dos profissionais.

foco

Page 7: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

NOTIVISALevamos a Cultura de Segurança tão a sério que cremos que mesmo o erro nos ensina a crescer. Em 2015, aderimos ao NOTIVISA, um programa de notificação voluntária da ANVISA que é parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Com isto, passamos a notificar qualquer incidente, evento adverso e/ou queixas técnicas ocorridas no processo de assistência aos nossos pacientes que tenham relação com as 06 metas de segurança em vigor no Itaigara Memorial. O objetivo do programa não é punir, mas criar um sistema integrado nacional de informações que subsidie, entre outras ações, “o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na identificação de eventos adversos ou efeitos não-desejados dos produtos”.

ITAIGARA MEMORIAL 06

• uso sEguro dEMEDICAMENTOS

Porque Erro de medicamentos (ampolas semelhan-tes, administração incorreta, medicamentos com sons semelhantes) representam riscos sérios à segurança do paciente.

Como fazemos no IM Todos os Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) são identificados e padronizados com etiquetas de cor vermelha.

• PrEvEnção doRISCO DE INfECÇõES.

Porque As Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) podem ser adquiridas em hos-pitais, consultórios, centros de diagnósticos e até em home care. Representam um risco à segurança de pacientes e profissionais e de-vem ser severamente controladas.

Como fazemos no IM A higienização das mãos é a forma mais sim-ples e eficaz de controle, seguindo um rígido protocolo que abrange equipe assistencial e administrativa.

Treinamentos e auditorias são realizados sistematicamente e as ações educativas são extensivas aos pacientes e acompanhantes.

• CirurgiA sEgurA

PorqueEsta meta visa garantir a segurança em cirurgias, assegurando que os procedimentos sejam realizados no paciente certo, com o procedimento certo, na lateralidade correta (lado a ser operado), no posicionamento e equipamentos certos.

Como fazemos no IMChecklist cirúrgico envolvendo cirurgião, anestesista, equipe cirúrgica e paciente, com os seguintes passos: Identificação completa do paciente, procedimento, lado a ser operado, adesão ao preparo pré-operatório, entre outros. Neste checklist ainda é feita, antes da incisão, a conferência de equipamentos e insumos necessários ao ato cirúrgico ou a qualquer intercorrência.

• PrEvEnção doRISCO DE QUEDA.

Porque Prevenir quedas que ocasionem danos tem-porários ou permanentes aos pacientes.

Como fazemos no IMJá na consulta pré-operatória são identificados os pacientes com risco de queda.

Estes pacientes recebem Cartilha Educativa do Itaigara Memorial, tornando este cuidado extensivo ao lar;Durante a internação, todos os pacientes com risco de queda recebem sinalização de alerta específico em seu leito.

Page 8: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

• Se você é um paciente identificado com risco de queda, leia com atenção à nossa cartilha, tire dúvidas e atente aos cuidados durante a internação. Lembre que o jejum, assim como as medicações pré-anestésicas podem deixar qualquer um propenso a cair.

• Durante seu internamento, seus dados serão conferidos muitas vezes. Isto pode parecer chato, ou até que ainda não o conhecemos, mas lembre-se que cada checagem é mais uma barreira de proteção para o seu cuidado.

• Sentiu um desconforto, relate. Não cumpriu alguma orientação do pré-operatório, não omita. Isto é vital para sua segurança.

ITAIGARA MEMORIAL 07

Quem é responsável pela segurança do paciente?

Para esta pergunta uma resposta simples: Todos.

COMO POSSO AjUDAR?

• Pacientes podem ser ativos na observância ao cumprimento destas metas, relatando com verdade suas condições de saúde, o uso de medicamentos e alimentos e seguindo à risca às orientações pré-operatórias prestadas pela enfermagem e anestesista. Este alerta vale também para os responsáveis por crianças que devem obedecer, por exemplo, o jejum ou dieta estabelecida.

• Higiene de mãos é dever de todos. use o álcool gel seguindo as orientações dos cartazes presentes em todas as unidades e estimule seu acompanhante a fazê-lo. E se nós falharmos na higiene, não hesite em nos lembrar.

Sim, a segurança do paciente depende do engajamento de todos os atores no cenário da assistência, incluindo o paciente e seus acompanhantes. Neste cenário, não existem atribuições de maior ou menor valor, todos tem papel importante para a construção de uma assistência mais segura.

Page 9: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

ITAIGARA MEMORIAL 08

vai ficar na memóriaunidade Gastro-hepato Endoscopia em cartaz

A unidade Gastro-hepato Endoscopia foi o destaque da campanha publicitária da marca, veiculada em maio, através de peças de out-door e spot’s de rádio.

A prevenção foi o conceito utilizado para a criação da campanha, ressalta Dr.Igelmar Barreto, coordenador médico da unidade. Os desconfortos gástricos são comuns em grande parte da população e muitas vezes são negligenciados ou tratados apenas com paliativos, desta forma, nosso objetivo foi alertar os pacientes para a necessidade de buscar ajuda especializada de forma precoce.

A nova unidade foi inaugurada em 2014 e pode ser considerada um centro de referência à saúde gastrointestinal, reunindo consultas médicas de Gastroenterologia, Proctologia, Hepatologia, adulto e pediatria, além da realização dos procedimentos como Endoscopias e Colonoscopias.

Page 10: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

Seguindo a premissa de promover ações de educação em saúde, o Itaigara Memorial apoiou a realização do evento sobre Endometriose, realizado pelo IVI Salvador e pelo Gapendi (grupo de apoio às portadoras de Endometriose), que reuniu cerca 100 mulheres no auditório do edifício Linus Pauling.

A Endometriose é uma doença que afeta mais de 6 milhões de brasileiras em idade reprodutiva e que tem, entre suas consequências mais temidas, a infertilidade. O evento veio para suprir a carência de informações sobre o tema, abordando suas causas, diagnóstico precoce, terapias disponíveis para o controle da dor, terapia multidisciplinar com meio de alcançar qualidade de vida, além de tratamentos possíveis para reprodução.

A abordagem personalizada e multidisciplinar foi a mensagem destacada pelos médicos dentro da programação científica elaborada por Dra. Genevieve Coelho, diretora do IVI Salvador, que reuniu em um único evento grandes nomes da medicina nacional como Dr. Carlos Lino, Dr. Hugo Maia, Dra. Isa Rocha, Dra. Emily Serapião e Dr. Agnaldo Viana.

O tratamento cirúrgico da Endometriose está entre as especialidades do Itaigara Memorial Hospital Dia.

Eventos

ITAIGARA MEMORIAL 09

Evento Endometriose

SObRE O IVI

Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 50 clínicas em 11 países, incluindo Brasil, e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira universitária.

SObRE A GAPENDI

A Gapendi é um grupo de apoio às portadoras de Endometriose de alcance nacional coordenado por Marília Marques, em Salvador, e Luciana Diamante, em São Paulo. O grupo trabalha para oferecer informação sobre a patologia e também pela conscientização geral e políticas públicas para o apoio às afetadas por essa doença.

Page 11: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

Estamos no Face! Este é o novo canal de comunicação do Itaigara Memorial que desde abril criou sua página oficial no Facebook. Segundo o gerente comercial do Itaigara Memorial, Eduardo Cruz, “identificamos a necessidade de firmar nossa presença nas redes sociais, possibilitando mais interação com nossos clientes. Nosso objetivo é alcançar um crescimento orgânico, de pessoas que realmente tenham afinidade com a empresa, proporcionando aos que curtem a página acesso a informações sobre nossos serviços e também educação em saúde.”

Curta a nossa página oficial

facebook.com/itaigaramemorial

facebook

ITAIGARA MEMORIAL 10

Curta e compartilhe

NovidadeCom o avanço do processo de Acreditação, o Itaigara Memorial instituiu o seu Núcleo de Qualidade e Segurança. Em sua liderança estão as colaboradoras Christiane Koester e Francyne Lima que coordenarão todas as atividades relativas ao tema. O Núcleo ganhou uma identidade visual própria que representa o conceito de cooperação e integração que estão contidos na Qualidade e Segurança.

Page 12: Segurança do paciente, - Itaigara Memorialitaigaramemorial.com.br/vs-arquivos/banner/informativo-doc-1490.pdf · Implantação do Checklist Cirurgia Segura. julho 2013 RDC nº 36/2013,

Convênios

ITAIGARA MEMORIAL 11

Abet • Amil • Apub • Asfeb • Assefaz • Banco Central • Brazil Assistance • Camed • Casembrapa • Casseb • Cassi • CNu (Central Nacional unimed) • Codevasf • Conab • Embratel • Fachesf • Intermédica • Life Empresarial Saúde • Mediservice • Notre Dame • Omint/Skill • Petrobras • Petrobras Distribuidora • Plan Assiste • Planserv • Plas Jmu • Porto Seguro • Promédica Supletiva • Saúde Bradesco • Saúde Caixa • Serpro • Sul América • Unafisco • unimed Norte/Nordeste • unimed Seguros • Vale • Cigna • TRT5

Oops!

Na edição passada, divulgamos erroneamente na página 07 (sete) do nosso informativo, as fotos da nova unidade Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia. Na verdade as imagens eram da unidade do Itaigara Memorial Hospital Dia.

O nosso pedido de desculpas.

Expediente

Brasil Memorial S/A Empreendimentos e ParticipaçõesItaigara Memorial News - Publicação do Itaigara Memorial Hospital Dia.Rua Altino Serbeto de Barros, 119, Itaigara. Ed. Centro Odonto-Médico Linus Pauling, 30 andar.Tel. 71 3453 8500 | Fax. 71 3353 2108www.itaigaramemorial.com.brfacebook.com/itaigaramemorial

Diretor MédicoDr. João Bráulio Macedo - CRM 3706

Produção e Edição:APS Comunicação e Marketing

Tiragem:4.000 exemplares.

Central de marcação Consultas e exames

71 3352 9000

Recepção Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia