segunda guerra - ahistoriaresumida.files.wordpress.com  · web viewauthor: a histÓria resumida...

Click here to load reader

Upload: phungnga

Post on 18-Sep-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Segunda Guerra

antecedentesa histria resumida

Este um resumo exclusivo criado pela equipe do site A Histria Resumida. Qualquer compartilhamento feito fora dos links relacionados ao site no foram feitos por ns, e, portanto, no podemos garantir que so arquivos confiveis.

A ascenso dos regimes nazifascistas na Europa e a poltica expansionista realizada por eles acaba provocando o conflito.

A GUERRA

Estranha Guerra: Aps a invaso da Alemanha Polnia, a Inglaterra apoiada pela Frana declara guerra aos alemes. Entretanto, o conflito no ocorre em um primeiro momento.Guerra Relmpago: O exrcito alemo de Hitler invade rapidamente os pases neutros, como a Blgica, e por l que ocorre a invaso Frana.

Hitler invade e domina a Frana e os pases neutros. Os nazistas colocam o marechal Ptain (francs) como governante do Sul (Repblica de Vichy).

Batalha da Inglaterra: Conflito areo que envolveu a Real Fora Area Britnica e a Fora Area Alem. O conflito marcado pelo equilbrio devido s aes da Real Fora Area Britnica que, atravs de seus radares desenvolvidos, evitou um massacre. A forte resistncia inglesa fez o exrcito alemo e a poltica expansionista de Hitler recuarem.

Hitler divide seu exrcito para manter um foco de guerra na Europa ocidental e ao mesmo tempo tentar uma invaso Europa oriental.

Hitler decide invadir a Unio Sovitica, pas com o qual tinha feito um pacto de no agresso. Stalin fica sem reao com a invaso e ao saber que seu pas estava inserido na Segunda Guerra Mundial. Hitler tinha como foco a invaso s cidades de Moscou: Leningrado e Stalingrado. O exrcito alemo consegue dominar a Ucrnia, mas percebe que o conflito contra a Unio Sovitica seria mais difcil do que foi com a Frana.

A forte resistncia da Inglaterra e da Unio Sovitica provoca um momento de conteno na Alemanha. Aps a invaso da Alemanha na Frana, os EUA rompem relaes diplomtica com as foras do EIXO (Alemanha, Itlia e Japo).

Pearl Harbor: O Japo ataca a base naval norte americana, antecipando a entrada dos EUA na Segunda Guerra. A entrada dos EUA freia a expanso do Japo pelo Pacfico.

ALIADOS X EIXO

DERROTA DO EIXO

A Itlia invadida e derrotada pelos Aliados. Com o apoio da resistncia italiana, Mussolini assassinado. Itlia sai da guerra.

Frente Oriental: O exrcito vermelho avana violentamente, da Unio Sovitica at a Alemanha.

Batalha de Stalingrado: Essa a primeira derrota da Alemanha, que se rende Unio Sovitica. Essa vitria destruiu a ideia de invencibilidade do exrcito alemo.

Frente Ocidental: As tropas dos Aliados desembarcam na Frana e libertam o pas do domnio alemo.

A Alemanha cercada pela Frente Oriental e pela Frente Ocidental.

O exrcito vermelho sovitico invade Berlim e o Terceiro Reich Alemo destrudo. A bandeira da Unio Sovitica fincada no parlamento alemo. A Alemanha est derrotada.

Os EUA resolvem invadir o Japo, ltimo remanescente do Eixo, usando como estratgia a conquista de ilha por ilha at a chegada Tquio. O japo usa como resistncia invaso norte americana os famosos kamikazes. A resistncia japonesa incentiva os EUA a usar as bombas de Hiroshima e Nagasaki, provocando o genocdio da populao japonesa e a rendio do imperador.

Acaba a Segunda Guerra e inicia a Guerra Fria.

3