segunda-feira 14 março de 2011 · jornal de ... · tempo indeterminado. o anúncio da greve fez...

24
Segunda-feira 14 Março de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1552 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell Autoridades do Japão falam em dez mil mortos MEU PORTO PÁGINA 02 Humorista Óscar Branco elogia Porto e o «carácter especial» dos portuenses ACTUALIDADE PÁGINA 06 Mais de seis mil pessoas fogem todos os dias da Líbia, alerta Guterres ARTE & LAZER PÁGINA 11 Vaccines, Rise Against, The View e The Dodos com novos discos ACTUALIDADE PÁGINA 07 O que os sonhos fazem pela nossa saúde e equilíbrio ACTUALIDADE PÁGINA 06 Dia ‘J’ na SIC FAMA & TV PÁGINA 22 Dois meses depois da apresentação oficial, ‘Querida Júlia’ estreia-se hoje nas manhãs da SIC. Programa destaca-se pelo carácter social. TIAGO SOUSA DIAS/CM Transportadoras avançam com greve por tempo indeterminado Corrida aos combustíveis e a bens alimentares já começou, mas promete intensificar-se nos próximos dias por causa da greve dos transportadores de mercadorias. O Destak lembra-lhe como foi a última paralisação dos camionistas, em Junho de 2008. ACTUALIDADE PÁGINA 04 Jesus ‘atira a toalha’ na Liga e águia empata DESPORTO PÁGINA 08 Oprah Winfrey é a estrela que mais dinheiro arrecada FAMA & TV PÁGINA 21 Luísa Sobral: a estreia em discos e a entrevista ao Destak ARTE & LAZER PÁGINA 11 PUB

Upload: ngohuong

Post on 18-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Segunda-feira 14 Março de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1552 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell

Autoridades do Japão falam em dez mil mortos

MEU PORTO PÁGINA 02

Humorista Óscar Branco elogia Porto e o «carácter especial» dos portuenses ACTUALIDADE PÁGINA 06

Mais de seis mil pessoas fogem todos os dias da Líbia, alerta Guterres

ARTE & LAZER PÁGINA 11

Vaccines, Rise Against, The View e The Dodos com novos discos

ACTUALIDADE PÁGINA 07

O que os sonhos fazem pela nossa saúde e equilíbrio

ACTUALIDADE PÁGINA 06Dia ‘J’ na SICFAMA & TV PÁGINA 22

Dois meses depois da apresentação oficial, ‘Querida Júlia’ estreia-se hoje nas manhãs da SIC. Programa destaca-se pelo carácter social.

TIAGO SOUSA DIAS/CM

Transportadoras avançam com greve por tempo indeterminado Corrida aos combustíveis e a bens alimentares já começou, mas promete intensificar-se nos próximos dias por causa da greve dos transportadores de mercadorias. O Destak lembra-lhe como foi a última paralisação dos camionistas, em Junho de 2008.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Jesus ‘atira a toalha’ na Liga e águia empata

DESPORTO PÁGINA 08

Oprah Winfrey é a estrela que mais dinheiro arrecada

FAMA & TV PÁGINA 21

Luísa Sobral: a estreia em discos e a entrevista ao Destak

ARTE & LAZER PÁGINA 11

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Hoje, passado todo este tempo, como vê e sente a cidade? Vejo-a deprimida, com pouca força económica e cultural. Está muito entristecida. Para ultrapassar essa tristeza está no Sá da Bandeira com a peça Vai Dar Banho ao Cão... É um pouco isso. Tinha de falar da minha relação com o Porto, um Porto de sucesso nestes tempos de depressão, queria um espectáculo mais alegre, mostrar como se mol-

Evolução Está menos forte economicamente, houve uma deslocalização do poder econó-mico, culturalmente já foi mais viva, está a provincializar-se, parece uma cidade do interior. Avenida dos Aliados Deixou de ser um espaço para as pessoas se encontrarem quotidiana-mente, passou a ser uma sala de visitas para dias de festa. Anteriormente as pessoas sentavam-se, relaxavam, mas agora parece uma sala, como existe na província, que apenas abre para receber as visitas. Local preferido Tenho muitos. Para ver o Porto, é em Gaia, depois, o parque da cidade, a Foz, são locais muito agradá-veis para se estar no Porto. O Porto é... uma Nação.

As pessoas pensam que é tripeiro de gema, mas

nasceu em Trás-os-Montes. Adaptou-se bem à Invicta... Vim para o Porto com 8 anos e com essa idade adapta-se a qualquer sítio. Quando vim para o Porto fui viver para um 4.º andar e até tinha medo de chegar à janela, porque tinha vertigens. Mas foi uma adap-tação fácil, fiz muitos amigos.

PALESTRA

Astronauta partilha experiências O norte-americano Scott Parazynski, um dos mais experientes astronautas da história da NASA, vai estar amanhã, às 11h, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Rua de Campo Alegre, 1021/1055), para uma palestra sobre Viagens no Espaço. Ao longo de 15 anos, o astronauta acu-mulou 1019 horas no es-paço e vai partilhar expe-riências no Anfiteatro do Departamento de Ciên-cias de Computadores. SAÚDE

Esclarecimentos sobre os rins A Sociedade Portuguesa de Nefrologia promove duas sessões de esclareci-mento sobre a saúde dos rins, na Escola Secundária Infante D. Henrique, amanhã, às 14h30, e na Escola EB 2,3 Gomes Teixeira, na quarta, às 13h30, ambas no Porto.

«Os portuenses têm carácter especial»

FICHA PESSOAL

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

dou o carácter tripeiro, desde a idade da pedra. Até porque parece que voltámos à idade da pedra, pelo menos nos Alia-dos e na Praça D. João I.

O Porto tem ainda muitos ‘cro-mos’ para retratar? São as marcas da cidade, são o que moldam a sua persona-lidade. É uma cidade onde ao virar da esquina temos uma aldeia, com as vizinhas a fala-rem nas janelas, o que não de-ve acontecer em Nova Iorque.

Óscar Branco faz rir com o espectáculo ‘Vai Dar Banho ao Cão’

10 SEGUNDOSPrimeiro contacto com

o mundo do trabalho na FEPO Porto de Emprego está de volta à Facul-

dade de Economia do Porto (FEP) com várias empresas ‘de olho’ nos estudantes universitários.

O Porto de Emprego co-meça hoje e a edição deste ano conta com 33 empre-sas, como a PriceWater-HouseCoopers, Santander, Deloitte, EDP e Sonae.

PORTO DE EMPREGO

A feira é um elo de ligação entre os estudantes e a reali-dade do mercado de trabalho e permite às empresas divul-gar toda a informação na área de emprego e da formação profissional, nomeadamente as ofertas de estágios, acções de formação e recrutamento. O Porto de Emprego fecha quinta, com uma conferência de Pedro Passos Coelho.

Rui Sá critica atribuição de rua a Gutenberg

A CDU/Porto criti-cou a coligação PSD-

-CDS/PP por se recusar associar Saramago à topo-nímia do Porto mas propor o alemão Gutenberg, que revolucionou a impressão. Rui Sá disse que a atitude «faz cair a máscara sobre a posição da maioria» e «afasta o argumento de não atribuir o nome de José Saramago porque nada teve a ver com o Porto».

PORTO

Garrafa de gás explodiu no bairro do Cerco

Uma garrafa de gás e x p l o d i u o n t e m

numa habitação do bloco 23 no bairro do Cerco, Porto, num incidente que não fez vítimas, disse fonte do Batalhão de Sapadores Bombeiros. Ainda assim, foi chamada uma equipa do INEM para assistir locatá-rios do bairro que ficaram «bastante agitados». Os danos materiais ficaram limitados à cozinha.

ACIDENTE

Óscar Branco O humorista faz um retrato perfeito dos ‘cromos’ da Invicta no espectáculo ‘Vai Dar Banho ao Cão’ e ao Destak elogia a cidade que o acolheu.

MEU PORTO

PUB

E que ‘cromo’ lhe dá mais gozo representar? Há o Chico Fininho, que se vê em várias esquinas e algumas personagens que recordo dos meus tempos de juventude, como o Carlinhos da Sé.

É especial actuar no Porto? Os portuenses têm um carác-ter especial, são extrovertidos. Tem boas histórias... Nos autocarros, com um bloco de notas escreve-se um

livro. Falam alto e dizem o que lhes vai na alma. São genuínos e espontâneos, na Ribeira, pe-lo menos, mantêm-se assim. Noutras zonas, ‘mais urbanas’, está a perder-se um pouco da identidade da cidade.

CM

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

veis e aos supermercados co-meçasse ainda durante o fim de semana, sendo esperada uma maior afluência a estas superfícies nos próximos dias, perante o risco de escassez de bens e produtos, semelhante ao que ocorreu em 2008.

Na origem desta parali-sação está a falta de «soluções no imediato», nomeadamente nas negociações que estão a decorrer entre as transporta-doras e o Governo, explica o presidente da Associação de Transportadores de Terras, Inertes, Madeiras e Afins.

Entre as reivindicações do sector, destaque para os des-contos nas antigas auto-estra-das sem custos para o utiliza-dor (Scut) e a revisão da legis-

Num momento em que as acções de protesto se

multiplicam e a possibilidade de o Governo adoptar novas medidas de austeridade paira no ar, as empresas transpor-tadoras de mercadorias avan-çam com uma paralisação por tempo indeterminado.

O anúncio da greve fez com que a ‘corrida’ aos combustí-

PROTESTO Transportadoras voltam a apelar à paralisação do sector

Greve de camionistas deve manter-se por tempo indeterminado

Sindicatos acusam empresas de usarem os trabalhadores e questionam legalidade da acção de protesto.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

123RF

ANTRAM garante que não convocou greve, mas mostra-se solidária com a paralisação dos camionistas

Não somos senhores do mundo

Sempre que acon-tece uma tragédia natural como a que sucedeu agora no Japão, percebemos

como é disparatada a sen-sação de omnipotência que alimentamos durante 365 dias por ano, ano após ano. Perante uma onda gigante, os barcos, as pontes, os prédios parecem bonecos de um jogo de crianças, arrastados e enro-lados num mar de lama, e as pessoas, as pessoas são tão infimamente pequenas que nem sequer as vemos. De um segundo para o outro, fica claro que não somos os senhores do mundo. É paradoxal, porque para conseguirmos sobreviver pre-cisamos de sentir que temos controlo sobre a nossa vida. Saber com o que podemos contar em termos de emprego, família, relações amorosas; acreditar que a casa onde moramos é sólida, que a água vai correr na tor-neira e o candeeiro se acen-derá mal toquemos no inter-ruptor. No mundo ocidental vivemos numa sociedade tão segura, sustentada por uma tecnologia cada vez mais sofis-ticada e previsível, que é fácil a ilusão de que, de facto, temos as rédeas na mão. A crise eco-nómica e um novo modelo

de trabalho precário abalaram muito desse conforto, deixando- -nos enraivecidos e confusos, mas, apesar de tudo, seguros de que dominamos as regras do jogo. O pior é que para manter essa falsa ilusão de poder às vezes somos infantis ou cobardes, pro-curando razões ‘humanas’ para o desastre, e portanto aparente-mente controláveis, que nos per-mitam manter a crença de que o mundo é um lugar seguro e previ-sível. Que uma onda nunca nos levará no sono, que os nossos filhos não irão desaparecer entre

escombros. E, sobretudo, que ainda temos tempo para emendar os erros do passado e construir um futuro melhor. Mas durante aquela janela de oportunidade em que ainda temos a cruel cons-ciência de que ‘não mandamos nada’, podíamos dar-nos a opor-tunidade de pensar que não há nenhuma outra maneira de viver, senão a de viver cada dia plena-mente. E a de dar graças por cada manhã em que o sol volta a nas-cer. Como se nada fosse garan-tido. Porque na verdade não é.

Para conseguirmos sobreviver precisa-mos de sentir que temos controlo

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Geração à Rasca lança fórum de debate O protesto da ‘Geração à Rasca’, que juntou 300 mil pessoas de todas as idades, deu lugar ao Fórum das Gerações, plata-forma de debate no Facebook que visa reunir ideias concretas.

CLICKPAULO NOVAIS/LUSA

Ainda se lembra como foi na greve de 2008?Há dois anos e meio a paralisação dos camio-

nistas portugueses e espa-nhóis durou apenas quatro dias, mas foi suficiente para transtornar a rotina dos por-tugueses. Longas filas de trân-sito para os postos de combus-tível, mesmo durante os jogos

da selecção portuguesa que disputava o Europeu de 2008; escassez de alimentos nas pra-teleiras das superfícies comer-ciais, sobretudo de bens pere-cíveis; e serviços de socorro e emergência sem gasóleo para circularem foram algumas das consequências de uma greve

que parou Portugal entre os dias 9 e 12 de Junho. A afluên-cia aos postos de combustível foi tal que as gasolineiras tri-plicaram o valor das vendas por multibanco. Durante os quatro dias, o montante ascen-deu aos 20 milhões de euros, segundo um estudo da SIBS.

lação laboral e do preço dos combustíveis.

Apesar da Associação Na-cional de Transportes Rodo-viários de Mercadorias (AN-TRAM) garantir que não con-vocou greve nenhuma, mos-trou-se ontem solidária com a paralisação e apelou aos seus associados que evitem «circu-lar com as suas viaturas».

Legalidade posta em causa Já a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comuni-cações considerou ontem que as empresas deste sector estão «a usar os trabalhado-res para as suas lutas» e ques-tionou mesmo a legalidade da acção de protesto que come-çou às zero horas de hoje.

Pelo menos 600 mil lusos sofrem com esta doença

Apesar de interferir com a vida familiar e

social e diminuir a qualida-de de vida de quem sofre com incontinência uriná-ria, «a percentagem de doentes que recorrem ao médico por problemas de incontinência comparada com a percentagem dos que se automedicam ou autoprotegem é de apenas 10%», diz Paulo Dinis, pre-sidente da Associação Por-tuguesa de Neurourologia e Uroginecologia. Isto ape-sar de estudos apontarem para 600 mil doentes.

INCONTINÊNCIA

Mecanismo para impedir crises em cima da mesa

Os ministros das Fi-nanças da Zona Euro

estão hoje em Bruxelas para acabar os trabalhos sobre o futuro mecanismo para impedir novas crises das dívidas soberanas, mas a sua atenção vai também estar voltada para a evo-lução dos mercados finan-ceiros. De acordo com a Lusa, já houve acordo para aumentar para 440 mil milhões a capacidade efec-tiva de empréstimo do fun-do de resgate europeu aos países em dificuldade.

FINANÇAS

123RF

Herman Van Rompuy vai voltar a reunir os ministros

LUSA

Apenas 10% dos doentes buscam ajuda médica

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

OPINIÃO

Críticas

WWW.FACEBOOK.COM/OCAODESOCRATES

O CÃO DE SÓCRATES*

Saúde Os sonhos são, diz quem sabe, «manifestações da nossa vida interior» que não param mesmo quando estamos a dormir. Mas o que muitos não sabem é que sonhar é essencial para uma vida que se quer equilibrada e saudável.

António Guterres chamou a atenção para mais uma crise

A Tunísia e o Egipto estão a receber, todos

os dias, cerca de seis mil re-fugiados da Líbia, disse on-tem o alto comissário das Nações Unidas para os Re-fugiados (ACNUR). Citado pela Lusa, António Guter-res referiu que os últimos dias «testemunharam uma agudização» dos conflitos e da violência na Líbia, provocando «um número de vítimas de que temos apenas uma ideia aproxi-mada». E reforçou que a ACNUR ainda não conse-guiu «aceder ao interior do país», onde se trabalha com muitas dificuldades.

LÍBIA

Crime motiva nova construção nos colonatos

As autoridades de Israel deram o aval à

construção de 500 novas habitações em colónias de judeus no território ocupado da Cisjordânia, uma forma de responder ao assassinato de cinco israelitas – os pais e os seus três filhos menores – num dos assentamentos. A de-cisão, ontem tornada públi-ca, foi feita no sábado, dia das mortes, por uma equi-pa de vários ministros. Te-me-se agora que a violên-cia possa chegar aos níveis dos anos mais sangrentos da segunda Intifada.

ISRAEL

EPA

Autoridades respondem a mortes com mais casas

EPA

Mais de seis mil pessoas fogem todos os dias

Desagradáveis na forma e problemáticos ainda porque, explica a psicóloga, «se forem repetidos acabam por cansar a pessoa que sonha», ter pesa-delos pode ter o seu lado posi-tivo. «É que assinalam sempre angústias e problemas que têm de ser compreendidos», esclarece a especialista.

Para quem sofre com este problema, fica a certeza de que é possível evitar ter pesa-delos. Mas isso implica elimi-nar os problemas que eles traduzem. E há ainda psicote-rapias que podem ajudar. «Mas o importante não são os sonhos», apressa-se ainda a explicar a médica. «O impor-tante são os problemas que os motivam.»

Interpretar os sonhos Foi Freud quem mais se inte-ressou pelo estudo científico dos sonhos, abrindo a porta à sua interpretação. E é útil fazê--lo, garante Ângela Vila-Real, «para compreender o nosso mundo interior». No entanto, «isso não é possível através de livros que fazem associações entre uma ideia do sonho e outra qualquer ideia. O sonho tem um autor e não é possível compreendê-lo sem o contri-buto de quem o sonhou».

Há quem sonhe em ser milionário, em ter um

carro ou casa nova ou ainda em ser famoso. Mas para além dos sonhos acalentados quan-do estamos acordados, há ainda os que nos enchem as noites. E em vésperas do Dia Mundial do Sono, que se assi-nala na próxima sexta-feira, fomos tentar perceber de que são feitos os sonhos.

Mas afinal, porque é que sonhamos? Ângela Vila-Real, psicóloga e professora no Ins-tituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), avança uma resposta. «Os sonhos são manifestações da nossa vida interior que não param mes-mo quando dormimos.» Mais do que isso, são ainda, acres-centa ao Destak a especialis-ta, «uma necessidade impres-cindível ao nosso equilíbrio e saúde mental».

E porque todos somos dife-rentes, diferentes são também os sonhos e a intensidade dos mesmos. Isto embora, «em princípio, sonhemos todas as noites». O que não significa, no entanto, que nos lembremos. «Na maior parte das vezes censuramos os sonhos e é por isso que os esquecemos», esclarece a especialista.

‘Fugir’ aos pesadelos Mas nem só de sonhos cor-de--rosa vivem as noites. Nin-guém gosta de os ter, mas os pesadelos são também «ma-nifestações do nosso mundo interno», esclarece Ângela Vi-la-Real. O que os difere é o fac-to de os «sonhos geralmente estarem ligados a desejos que não puderam ser realizados. Os pesadelos ou são desejos deformados pela nossa censu-ra interior, ou representam conflitos e problemas que não conseguimos resolver».

123RF

Os sonhos são «manifestações da nosso vida interior que não param mesmo quando dormimos»

Apesar de cansarem quem é forçado a lidar com eles, pesadelos revelam angústias e problemas.

«Na maior parte das vezes censuramos os sonhos e é por isso que os esquecemos»

O que os sonhos podem fazer pelo nosso equilíbrio

CARLA MARINA MENDES [email protected]

A interpretação dos sonhos é importante «para compreender o mundo interior»

«Os sonhos estão geralmente ligados a desejos que não pu-deram ser realizados»

LINHA RARA Porque há pessoas especiais, com necessidades raras, a Raríssimas lançou a Linha Rara, uma plataforma de apoio que, através do número 707 100 200, visa escutar, informar e aconselhar doentes, familiares e amigos de pessoas com patologias raras. FARMÁCIAS ESCLARECEM Sob o lema ‘Talvez deva saber mais sobre Disfunção Eréctil’, todos os dias duas equipas de profissionais de saúde, com-postas por psicólogos e enfer-meiros, vão estar em duas far-mácias diferentes em Lisboa e no Algarve, com o objectivo de informar e aconselhar os doentes. Mais informações em www.vivebem.com. PRÉMIO PARA HPV O investigador em Pós-Douto-ramento no Centro de Neuro-ciências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra Rui Pereira Nobre foi o vencedor do prémio Bluepharma/Universi-dade de Coimbra 2010, no valor de dez mil euros, com um tra-balho sobre tipos de Papiloma- vírus Humano (HPV).

AGENDA

Omeu dono anda um pouco agas-tado com as críticas que

uns poucos dez milhões de portugueses lhe fazem. Até o dr. Passos Coelho o acusou de ‘não passar cartão’ a ninguém. Injusto. Se há coisa que o meu dono tem feito é passar e incentivar o cartão. Não falo só do cartão de cidadão. Falo do cartão e do papelão que milhares de portugueses, no estado em que o País está, não terão outra solução se não ir recolher para vender e ganhar mais uns euros. No seu Governo, apesar de o meu dono não passar cartão aos ministros, não deixa por isso de incenti-var o uso do papel. Basta ver a quantidade de minis-tros que andam constante-mente ‘aos papéis’! Pois, eu, na minha condição de Primeiro-cão do país, decidi propor ao meu dono e ao sr. ministro das Finanças uma nova medida que eles poderão decretar quando já não houver mais um velhinho a quem taxar a reforma a 5%. A minha ideia é lançar o I.F.A. (Imposto sobre o Falecimento Antecipado): tendo em conta que a esperança de vida média em Portugal é de 78 anos, devia ser criado um im-posto (I.F.A.) para quem falecesse antes dessa idade, ou seja, se uma pessoa morrer aos 70 anos deverá pagar impos-to pelos oito anos que supostamente ainda teria de vida… e assim sucessi-vamente. Quanto mais novo morrer mais paga. E assim, sim, é que iríamos ter não uma, mas todas as gerações à rasca… para não falecer! Aqui fica o meu contributo canino para o PEC V, a sair ainda este ano! PS: o cão de um assessor propôs que cada cidadão que ajudasse uma velhinha a atravessar a estrada fosse taxado a 25% no IRS! Ao contrário de mim e do meu dono, há cães que não têm sensibilidade social! * O PRIMEIRO CÃO DO PAÍS

Actualidade · www.Destak.pt · 072ª Feira · 14 de Março de 2011

PUB

Embora os números oficiais dessem conta

de pouco mais de mil mortos, as autoridades de Miyagi, no Japão, uma das zonas mais afectadas pelo sismo de 9 de intensidade – a mais próxima do epicentro do abalo –, têm poucas dúvidas que os núme-ros, só naquela região, vão ultrapassar os dez mil.

A braços com a que dizem ser a maior crise desde a II

JAPÃO Portugal desaconselha viagens para terras nipónicas

Autoridades falam em mais de dez mil mortosEm Miyagi há dez mil desaparecidos. Vai ser criado ‘site’ para ajuda na localização de estrangeiros.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Grande Guerra, os japoneses enfrentavam ontem um novo risco de explosão na central nuclear de Fukushima, devi-do a uma acumulação de hidrogénio no reactor três. Também na central de Ono-gawa foi declarado o estado de emergência e há problemas ainda na central de Tokai.

590 mil pessoas retiradas em operações de eva-cuação em três dias

Viagens desaconselhadas Portugal, tal como os restan-tes países da União Europeia e ainda os EUA, está a desa-conselhar viagens ao Japão, disse à Lusa fonte da secreta-ria de Estado das Comunida-des Portuguesas. É que, para além do risco de contami-nação radioactiva, segundo a agência meteorológica japo-nesa, são grandes as probabi-lidades de, até à próxima quar-ta-feira, ocorrer um novo terramoto de magnitude 7 ou superior.

Ainda de acordo com a representação portuguesa, vai ser criado um site para agili-zar a localização dos cidadãos residentes no Japão que, no caso português, são cerca de 450, a maioria dos quais já foi localizada.

FOTOS: EPA

2ª Feira · 14 de Março de 201108 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

LIGAS PORTUGUESAS

Total Casa Fora

CLUBE P J V E D GM GS J V E D GM GS J V E D GM GS

1 FC Porto 62 22 20 2 0 51 7 12 12 0 0 34 5 10 8 2 0 17 2

2 Benfica 52 23 17 1 5 46 20 12 10 0 1 29 7 11 7 0 4 16 12

3 Sporting 37 23 10 7 6 33 25 11 4 4 3 14 14 12 6 3 3 19 11

4 P. Ferreira 33 23 8 9 6 23 25 11 4 5 2 11 10 12 4 4 4 12 15

5 V. Guimarães 33 23 9 6 8 26 29 12 5 5 2 12 9 11 4 1 6 14 20

6 Sp. Braga 31 22 9 4 9 36 29 11 7 1 3 24 13 11 2 3 6 12 16

7 Nacional 31 23 8 7 8 20 25 12 6 3 3 12 10 11 2 4 5 8 15

8 U. Leiria 29 22 8 5 9 19 25 11 5 1 5 10 14 11 3 4 4 9 11

9 Beira-Mar 28 23 6 10 7 26 26 11 4 4 3 14 12 12 2 6 4 12 14

10 Olhanense 28 22 6 10 6 19 21 10 4 5 1 12 9 12 2 5 5 7 12

11 Rio Ave 27 23 7 6 10 22 26 12 4 4 4 13 11 11 3 2 6 9 15

12 Marítimo 25 23 6 7 10 24 25 11 3 3 5 8 11 12 3 4 5 16 14

13 Académica 25 23 6 7 10 28 36 12 3 4 5 14 16 11 3 3 5 14 20

14 V. Setúbal 21 23 4 9 10 18 32 11 2 5 4 9 15 12 2 4 6 9 17

15 Portimonense 16 23 3 7 13 21 39 12 2 3 7 13 20 11 1 4 6 8 19

16 Naval 16 23 3 7 13 18 40 11 1 4 6 7 16 12 2 3 7 11 24

CLASSIFICAÇÃO LIGA CLASSIFICAÇÃO LIGA II

Total

CLUBE P J V E D GM GS

1 Oliveirense 38 21 10 8 3 29 22

2 Trofense 36 21 10 6 5 29 21

3 Gil Vicente 33 21 8 9 4 31 28

4 Feirense 33 21 10 3 8 27 26

5 Arouca 32 21 8 8 5 35 30

6 Estoril Praia 31 21 8 7 6 29 19

7 Leixões 30 21 8 6 7 28 22

8 Santa Clara 30 21 8 6 7 21 18

9 Desp. Aves 28 21 7 7 7 28 22

10 Freamunde 27 21 5 12 4 29 24

11 Moreirense 27 21 7 6 8 22 27

12 Belenenses 24 21 5 9 7 25 28

13 Penafiel 22 21 5 7 9 20 28

14 Varzim 20 21 3 11 7 28 35

15 Sp. Covilhã 18 21 5 3 13 20 40

16 Fátima 18 21 4 6 11 21 32

RESULTADOS 23.ª JORNADA

V. GUIMARÃES 1-1 V. SETÚBAL

NAVAL 0-3 MARÍTIMO

OLHANENSE 27/03 SP. BRAGA

BEIRA-MAR 3-1 P. FERREIRA

NACIONAL 1-1 ACADÉMICA

U. LEIRIA 14/03 FC PORTO

BENFICA 1-1 PORTIMONENSE

RIO AVE 0-0 SPORTING

24.ª JORNADA

SP. BRAGA 21/03 RIO AVE

V. SETÚBAL 20/03 NACIONAL

PORTIMONENSE 18/03 V. GUIMARÃES

SPORTING 19/03 U. LEIRIA

FC PORTO 20/03 ACADÉMICA

NAVAL 20/03 BEIRA-MAR

MARÍTIMO 20/03 OLHANENSE

P. FERREIRA 21/03 BENFICA

RESULTADOS 21.ª JORNADA

SP. COVILHÃ 2-3 AROUCA

BELENENSES 0-0 SANTA CLARA

GIL VICENTE 3-2 FEIRENSE

VARZIM 2-2 ESTORIL PRAIA

FÁTIMA 0-0 DESP. AVES

OLIVEIRENSE 1-0 TROFENSE

MOREIRENSE 2-1 FREAMUNDE

PENAFIEL 1-4 LEIXÕES

22.ª JORNADA

SANTA CLARA 20/03 VARZIM

FREAMUNDE 20/03 PENAFIEL

TROFENSE 20/03 FÁTIMA

DESP. AVES 20/03 ESTORIL PRAIA

SP. COVILHÃ 20/03 GIL VICENTE

LEIXÕES 20/03 MOREIRENSE

AROUCA 20/03 OLIVEIRENSE

FEIRENSE 20/03 BELENENSES

13 golos João Tomás RIO AVE 11 golos Falcao FC PORTO 9 golos Carlão U. LEIRIA 9 golos Babá MARÍTIMO

19 golos Hulk FC PORTO

MELHORES GOLEADORES

O Benfica facilitou ao co-locar uma equipa de su-

plentes, na Luz, frente ao Por-timonense, e os algarvios co-meçaram a vencer, mas deixa-ram-se empatar graças ao go-lo de Nuno Gomes na 2ª par-te, que leva agora 33 minutos na Liga e dois golos. Se o FC Porto vencer hoje, as águias ficam a 13 pontos da liderança.

Com a liderança da Liga a 11 pontos, Jorge Jesus arris-cou e operou uma ‘revolução’ para defrontar o lanterna ver-melha da Liga. O objectivo de poupar jogadores para a Liga

LIGA Jesus colocou os suplentes a titulares e só a entrada de Nuno Gomes na 2.ª parte permitiu o 1.º empate da época para as águias

Nuno ‘Golos’ dá 1.º empate

Jorge Jesus admite que Liga já não é prioridade e Benfica empata pela primeira vez em mais de 1 ano.

JOÃO TOMÉ [email protected]

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Europa custou pontos às águias. Moreira foi para a baliza e Carole estreou-se pelo Benfica – dos titulares, só Jara e Aimar eram jogadores utilizados com regularidade.

A oportunidade dada a Kardec, Luís Filipe, Roderick e ‘companhia’ saiu frustrada frente a um Portimonense desesperado por pontos. O Benfica começou melhor, com Kardec a criar duas oportuni-

dades, mas a melhor foi dos al-garvios: Lito atirou à barra. Aos 28’, uma mão de Roderick permitiu a Ricardo Pessoa, de penálti, deixar o Portimonen-se a sonhar com a 1ª vitória da sua história sobre o Benfica. As águias mostraram proble-mas em reagir, embora Jara tivesse criado perigo, tal como Candeias para os visitantes.

A 2ª parte começou com a entrada de Gaitán e Sálvio,

Nuno Gomes ‘chegou’ aos 70’ e em oito minutos empatou o jogo para o Benfica e até esteve perto de marcar o golo da vitória

Moreira Roderick Luís Filipe Lionel Carole (Gaitán, 46’) César Peixoto Jardel Airton Aimar (Nuno Gomes, 70’) Felipe Menezes (Salvio, 46’) Franco Jara Alan Kardec Técnico: Jorge Jesus

Ventura André Pinto Ricardo Pessoa Rúben Fernandes Ricardo Nascimento Elias Pedro Moreira (Vilas Boas, 85’) Soares Lito (Di Fábio, 73’) Calvin Kadi (Castro, 61’) Candeias Técnico: Carlos Azenha

Disciplina: Amarelos: César Peixoto (33’), André Pinto (38’), Soares (84’), R. Nascimento (89’). Golos: Ricardo Pessoa (28’, g.p.), Nuno Gomes (78’)

BENFICA 1 - 1 PORTIMONEN.Estádio da Luz, Lisboa

Árbitro: Paulo Baptista, Portalegre

«Tentaram diminuir a minha capacidade como técnico e aqui mostrei qualidade» CARLOS AZENHA TREINADOR DO PORTIMONENSE

«[Poupanças] Não estou arrependido. Só faltou ter ganho. Testámos jogadores» JORGE JESUS TÉCNICO DO BENFICA

André Villas-Boas fez algumas mexidas na lista

de convocados para a visita a Leiria e incluiu Álvaro Pereira e Mariano Gonzalez, que falha-ram o jogo de Moscovo da última quinta-feira. Já Sapu-naru, Sereno e Souza saem das escolhas. De fora continua Wal-ter. Villas-Boas explicou sábado que «temos de lutar contra a ideia de o Campeonato estar acabado» e Pedro Caixinha, técnico do U. Leiria, que quer explorar as fraquezas portistas.

FC Porto em Leiria com Álvaro Pereira

mas o Benfica poderia ter sofrido o 2º golo em contra- -ataque, em boas jogadas de Candeias. Foi com a entrada de Nuno Gomes – que levava 13 minutos nesta Liga e 1 golo – que a sorte das águias mu-dou: o português aproveitou a confusão na área e cabeceou para o empate, aos 78’, colo-cando o seu registo esta épo-ca em 33 minutos e 2 golos. Ja-ra, Nuno Gomes e Candeias e Castro falharam oportunida-des e o jogo terminou com um empate que coloca os algar-vios em 15º lugar, em igualda-de pontual com a Naval.

Entretanto, o empate do Nacional com a Académi-ca levou a Jokonovic a pedir a demissão dos madeirenses.

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 2011Desporto · www.Destak.pt · 10

te ao modesto Bari (1-1) – num jogo em que Ibrahimovic foi expulso por agressão –, e man-tém os cinco pontos de vanta-gem sobre o Inter, que empa-tou no sábado com o Brescia (1-1). O Génova, com Eduardo

e Veloso a titulares, bateu o Palermo (1-0) e segue 12º.

Na Rússia, o Zenit come-çou da melhor maneira a defesa do título de campeão russo e Danny fez a assistên-cia para o golo que estragou a estreia de Ruud Gullit como técnico do Terek Grozny.

O campeonato espanhol acabou de se tornar

mais competitivo na frente da La Liga. Com o empate 1-1 em Sevilha do Barcelona, o Real Madrid já só está a cinco pon-tos da liderança tão desejada por José Mourinho – em Abril as duas equipas encontram-se para a Liga e na final da Taça do Rei. O Barça dominou por completo a 1ª parte e foi com naturalidade que Bojan inau-gurou o marcador aos 30’, já depois de Messi ter atirado à barra. O Sevilha respondeu na 2ª parte e empatou por Navas. O Barça tentou reagir, mas os ‘ferros’ e o guardião do Sevi-lha mantiveram o empate.

5 Pontos separam o perseguidor Real Madrid do líder Barça

Por terras de sua Majesta-de, o campeonato parou para se disputar a Taça de Ingla- terra e ficou definido que nas meias-finais há um dérbi em Manchester, entre City e Uni-ted, e o Bolton recebe o Stoke City. No sábado o Man. Uni-

José Mourinho comemorou no sábado a 150.ª partida

consecutiva a jogar em casa numa Liga europeia sem per-der (125 vitórias e 25 empates), na vitória do Real Madrid sobre o Hércules – o balanço caseiro total é 138 vitórias, 29 empates e 1 derrota. Os madrilenos preparam o jogo de quarta- -feira, da Champions com o Lyon (2.ª mão dos oitavos-de-final), e Mourinho congratulou-se pelo presidente do clube se ter posto do seu lado.

FUTEBOL NA EUROPA Catalães não foram além de um empate 1-1 com o Sevilha e deixam o Real a sonhar

Navas trava Barcelona em Sevilha

Mourinho leva 150 jogos sem perder

Man. City defronta Man. United nas meias-finais da Taça de Inglaterra. Dérbi romano sorriu à Roma.

JOÃO TOMÉ [email protected]

JULIO MUNOZ

O candidato à presidên-cia do Sporting Bruno

de Carvalho disse ontem que o adversário Pedro Baltazar «atirou o barro à parede» ao acusar de «lavagem de dinhei-ro» os investidores russos no fundo de 50 milhões de euros. «Eu já apresentei o modelo de negócio do fundo várias vezes, prometi que ia apresentar os investidores e a partir daí tem sido o desespero total», afir- Candidato nega Domingos

SPORTING

Bruno de Carvalho rejeita acusações mou Bruno de Carvalho, no aeroporto de Lisboa, antes de voar para Moscovo, onde na segunda-feira apresenta os investidores do seu fundo.

Carvalho nega ainda a existência de um pré-acordo com Domingos Paciência pa-ra que dirija o comando técni-co do Sporting caso vença as eleições: uma coisa é «gostar do Domingos», outra é «que-rer que ele treine o Sporting».

LUSA

PUB

Sevilha e Barcelona homenagearam ontem à noite antes do jogo as vítimas do terramoto no Japão

ted venceu com facilidade o Arsenal por 2-0 e o Bolton venceu o Birmingham (2-3). Ontem, o City sofreu, mas ba-teu o Reading (da II Divisão) por 1-0 e o Stoke City venceu o West Ham (2-1).

Em Itália, o dérbi romano voltou a ser es-

caldante e a ter um protago-nista antigo: Totti. Dois golos do capitão da Roma (um de penálti) decidiram o encontro (2-0) e deixaram a Lázio fora da corrida ao título, já ficou a 11 pontos do topo da Serie A. O líder Milan empatou por Cassano já perto do fim fren-

HORA BOLAS

Bruxaria

* COMENTADOR DESPORTIVO

JOÃO MALHEIRO*

OFC Porto tem hegemoni-zado o fute-bol portu-guês no

último quarto de século. José Maria Pedroto, no final dos anos setenta, lançou a divisa ao precisar que ‘passamos de pom-binhos provincianos a falcões moralizados’. Foi assim, foi mesmo. A mudança de mentalidades e o rigor nos processos transformaram o emblema nortenho numa pujante máquina competitiva. Por que se queixam, então, os antagonistas da supre-macia portista? Não é, seguramente, pela disci-plina que caracteriza o quotidiano do clube, tantas vezes até objecto de inveja dos críticos ou detractores. A questão é outra, tem a ver com a apetência tenta-cular que os responsáveis azuis sempre demonstra-ram e, não poucas vezes, consumaram. O futebol, em Portugal, ganha-se nas quatro linhas, mas ganha- -se também noutras linhas. O presidente do FC Porto, há dias, afirmou que «o Benfica gosta de estar acima da lei». Não deixa de ser bizarro que a declaração tenha sido pro-ferida por alguém que foi suspenso das suas funções por tentativa de corrupção e tenha sido também um dos principais protagonis-tas das célebres escutas no âmbito do processo Apito Dourado. Se Justiça é um conceito abstracto, já lei é um conceito ine-quívoco. E que dizer sobre o episó-dio da bruxaria? O líder nortenho quis atingir o seu homólogo sulista, que leu «tudo isto escrito nas estrelas». Quis diversão, confortado com imorais 11 pontos de avanço no Campeonato. Bruxaria? Para os incautos, a coisa passa, dá mesmo para esboçar um sorriso. E para os informados? O sorriso só pode dar lugar à gar-galhada. Bruxaria? Quan-tas histórias, nessa maté-ria, ao longo dos últimos anos, têm tido (a)berrante assinatura azul.

MODALIDADESBASQUETEBOL O CAB Madeira

conquistou ontem pela 1.ª vez na sua história a Taça de Portugal, ao bater o Penafiel por 64-62, na final, em Fafe. O CAB Madeira é a 17.ª equipa a conseguir vencer a prova.

CICLISMO Sérgio Sousa (Bar-bot-Efapel) conquistou ontem a 5.ª edição da Volta a Albufei-ra, cuja 3.ª e última etapa foi ganha por Hélder Oliveira (Onda). A prova homenageou o ex-corredor José Martins.

ANDEBOL Portugal deu um passo atrás no apuramento para o Europeu de 2012, ao perder na Ucrânia por 29-25, na 4.ª jornada do Grupo 3 de qualificação. A dupla jornada decisiva disputa-se em Junho.

TÉNIS A portuguesa Michelle Larcher de Brito perdeu nas meias-finais do torneio ITF de Clearwater, na Florida, contra a jogadora croata Ajla Tomlja-novic. A tenista perdeu em três sets (6-3, 4-6 e 6-2).

2ª Feira · 14 de Março de 2011 · 11

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Os Mind da Gap con-tinuam na estrada e

são hoje cabeça de cartaz no primeiro dia da Sema-na Cultural do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). O trio por-tuense vai ser antecedido, às 21h, pelos Governo Sombra e sobem ao palco, instalado no Pólo Universi-tário do Porto (junto ao Hospital S. João) a partir das 22h para apresentar o álbum A Essência, lançado no ano passado. A noite da semana cultural do ISEP fecha com a actuação, às 0h30, dos Funkyou2.

AO VIVO

Mind da Gap no Porto

PUB

CD POR PATRÍCIA NAVES

What Did You Expect The Vaccines Sony

O rebuliço que antecipou a estreia dos britânicos Vaccines fez lembrar o que antecedeu aos Drums, e os motivos não diferem muito. Se os Drums eram a salvação do indie pop com o seu som californiano, o grupo britânico é a nova sen-sação da imprensa especiali-zada e salvação do ‘pop made in UK’ ao cruzar o indie-pop com singles contagiosos e radio friendly – antes do disco já havia três singles, entre eles Post break-up sex, que não é de longe o melhor. Esperam- -se prémios e boas vendas.

No Color The Dodos CooP

Típico rock psicadélico e meló-dico da California, No Color traz de volta os Dodos no seu melhor, com temas como Black Night e Going Under.

Endgame

Rise Against Interscope

Endgame é o nome do novo álbum dos Rise Against, um dos nomes mais respeitados da cena punk rock. Guitarras à solta com o regresso aos discos dos norte-americanos.

The Last The Unthanks Popstock

Ao 4. disco, as Unthanks pro-metem ganhar novo espaço na lista de ouro do universo folk. Last tem aclamação crítica.

Bread and Circuses The View Sony

A mistura de indie com punk pueril – há quem lhe chame ‘pub-rock’– tem tanto de déjà vu e banal como de irresistível. Bom regresso dos escoceses. Portugal teve a sorte

de conhecer Joan as Police Woman desde o início da carreira, quando o ano do seu primeiro disco, a trouxe, em 2006, ao Santiago Alqui-mista para um concerto inti-mista e celebrado ou o início de uma bela amizade. Sába-do, o novo Casino de Tróia acolheu a primeira de cinco datas de uma digressão por Portugal, com um concerto que provou a visível evolução da música, que actua ainda no Porto dia 15, Guimarães 16, e Estarreja dia 17. A crí-tica em destak.pt. PN

FILA DA FRENTE

Do Oceano para JAPW

Como foi o seu percurso antes de ir para os Esta-

dos Unidos? Nasci em Lisboa e fiz nos EUA o 12º ano, num intercâmbio; depois voltei, mas inscrevi-me na Berkeley em Boston e ain-da morei em Nova Iorque... Como e quando começou o seu contacto com a música, a ouvir com os pais? Sim, em casa sempre ouvimos muita música, tive essa ligação muito cedo, o meu pai toca ba-teria, etc. Aos 12 anos, comecei a aprender a tocar guitarra. A sua participação no Ídolos com 16 anos até que ponto foi impor-tante ou rele-vante? Não acho que t e n h a s i d o relevante, foi uma fase da minha vida, não foi crucial; foi uma experiên-cia, mas não teve impacto no que faço agora.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

Luísa Sobral Estudou nos EUA, cita referências como Chet Baker e Billie Holliday e lança hoje o seu 1.º disco, ‘Cherry on My Cake’. O Destak falou com uma jovem com alma jazz e soul que promete dar que falar.

«Acho importante arriscar na música»

Em que se inspira, no dia-a-dia, para compor? Em qualquer tipo de arte – teatro, filmes, livros. Mas tam-bém passeios, vistas, histórias de pessoas, viagens... Neste momento ainda mora em NY? Por questão de carreira? Agora moro em Lisboa, tive es-ta oportunidade e decidi acei-tar, apostar na minha carrei-ra. Claro que lá é diferente, há muita gente, muito boa, mui-

tos estilos, mas agora quero in-vestir na minha carreira e lá também não é fácil. No seu disco sentem-se influên-cias de jazz antigo, Ella Fitzegrald etc., são essas as principais? Se lhe perguntasse de músicos mais modernos, quem elegia? Regina Spektor! Acha que há mercado em Por-tugal para o registo indie-jazz? Eu acho que sim, acho que temos mercado para tudo; re-sulta lá fora e também temos de apostar em coisas novas; e por mais que seja arriscado para já é o som que faço, mas

também acho importante arriscar na música.

Como surgiu a versão

do Rui Veloso? Surgiu a ideia de

fazer uma versão portuguesa e não fazia senti-do ser de um artista com o qual não tives-se ligação; o Rui oiço des-de pequena e adoro o poema.

D.R.

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 201114 ·

Destak.pt

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

O mistério dos The Gift. Os portugueses The Gift têm um novo disco. Há duas semanas que o vídeo de uma das novas músicas circula pelo YouTube. Não viu? Saiba porquê em www.destak.pt (e veja o vídeo do momento).

Carris A Carris apregoa a qualidade do seu serviço, mas é incompreen-sível como uma estação ferro-viária central, como o Cais do -Sodré, não tem uma carreira normal para o aeroporto, sendo este um terminal de partida para uma zona turística que é a Costa do Estoril.

Só durante a semana funcio-na a carreira n.º 44, que dá uma grande volta até chegar ao aeroporto e termina muito cedo e não existe ao fim de semana.

Qualquer turista que chega ao aeroporto de Lisboa e quer apanhar um transporte da Carris deve sentir-se muito bem-vindo, isto por causa da política da

Carris em recusar os turistas com bagagem.

E no caso de chegar ao fim de semana e quiser ir ao Cais do Sodré, terá de apanhar duas carreiras e o que é ainda mais ridículo e um roubo flagrante por parte da Carris é que terá também que comprar dois bilhetes, um em cada carreira, já que não existe uma carreira directa.

Paulo VIA E-MAIL

O discurso presidencial

Fez o Destak uma síntese do dis-curso do Sr. Presidente da Repú-blica que me fez recuar a memó-

ria ao passado. No seu tempo de primeiro-ministro o despertar da letargia do povo foi reprimido pela GNR; o mérito dos seus homens de mão está à vista no resultado do BPN; os gastos sumptuários dos dinheiros públi-cos viu-se nas derrapagens orça-mentais do CCB e da Expo98.

E se é verdade que na altura havia muito dinheiro a entrar por via da nossa adesão à CEE, se tivesse sido bem aplicado (não na destruição das pescas, agricultura e indústria) talvez os jovens não estivessem hoje ‘tão à rasca’. Nem todos os portu-gueses são fracos de memória.

Jorge Martins PONTINHA

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

BRAGAAMANHÃ 2º MÍNIMA 9º MÁXIMA

HOJE 3º MÍNIMA 8º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 3º MÍNIMA 11º MÁXIMA

HOJE 5º MÍNIMA 10º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 2º MÍNIMA 12º MÁXIMA

HOJE 4º MÍNIMA 13º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 6º MÍNIMA 13º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 15º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 6º MÍNIMA 12º MÁXIMA

HOJE 7º MÍNIMA 13º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 5º MÍNIMA 10º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA 10º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Fran-cisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assis-

tente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Rui Alexandre Coelho (estagiário), Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicida-de: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Rui Nunes; AGÊNCIAS: Ana Neves, Gonçalo Figueiredo, Paula Tavares, Ruben Casimiro; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Marco Ferro, Nuno Ferraz; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 11/Fax: 21 416 92 26; DEPARTAMENTO ON LINE: Manuela Carvalho; Porto AGÊNCIAS: Tiago Medeiros; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 10/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Impressão Norte: Unipress – Centro Gráfico, Lda, Travessa Anselmo Braancamp, 220 Arcoze-lo, Vila Nova de Gaia; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 10/Fax: 22 618 40 66.

2ª Feira · 14 de Março de 2011 · 15

Emprego & FormaçãoCaderno Especial

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Fomentar o empreendedoris-mo entre os colaboradores

é um desafio considerável para as empresas. Do ponto de vista teórico, é uma aposta ganha: quando os cola-boradores procuram agir de forma empreendedora e isso normalmente traduz-se em boas decisões e bons resultados. No entanto, na prática a situação é diferente, pois o empreen-dedorismo sem direcção e sem um objectivo concreto acaba por se des-perdiçar e por não trazer quaisquer resultados. A Transitar, empresa es-pecializada em processos de outpla-cement e de gestão de carreira, deixa conselhos sobre como estimular o empreendedorismo empresarial.

Antes de mais a empresa deve op-tar por situações em que a equipa tenha uma vantagem distinta peran-te a concorrência. É fundamental saber aproveitar os recursos existen-tes, a experiência e os relacionamen-tos para gerar valor.

Para além disso, deve atrair os melhores talentos. Existem inúme-ros casos de jovens empreendedores que alcançaram um enorme sucesso em áreas nas quais os seus colegas mais velhos e experientes não se atre-viam a entrar. Um exemplo clássico é o de Michael Dell, que começou a vender computadores a partir da sua residência universitária para acabar a desafiar gigantes como a IBM e a Compaq. É fundamental que os ges-tores das empresas mantenham um módico de ingenuidade, para não acreditarem que «sabem tudo».

Por último, as empresas devem avançar sem medo de falhar, pois isso é preferível a ficar parado.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

PROJECTO DE E-LEARNING PARA PAÍSES LUSÓFONOS A LeYa e a Universidade Aberta lançaram um projecto de e-lear-ning – ensino à distância através da Internet – dirigido a estudan-tes e a profissionais de todo o es-paço de Língua Portuguesa, em particular em Portugal, Angola, Brasil e em Moçambique. O novo projecto agrega quatro grandes áreas: ensino superior; formação profissional e aprendizagem ao longo da vida; apoio à aprendiza-gem escolar; e formação livre. 4.ª EDIÇÃO DA FUTURÁLIA COMEÇA QUARTA-FEIRA A Futurália, considerada o maior salão nacional de educação, for-mação e empregabilidade, come-ça quarta-feira na FIL e mantém--se até sábado. O evento conta com a presença de mais de 450 empresas e organismos públicos. JOB PARTY: PREPARE-SE PARA O 1.º EMPREGO Como elaborar um currículo, es-tar numa entrevista ou procurar emprego são temas fundamen-tais quando se está prestes a entrar no mercado de trabalho. A Fórum Estudante, o Santander Totta e a Ray Human Capital vão ajudar a responder a estas ques-tões através do evento Job Party, que irá decorrer até Maio em vá-rias universidades portuguesas. A participação é gratuita, mas limitada a 50 participantes. PRIMEIRO PORTAL LUSO DE ‘FREELANCERS’ O Diverte-te.com é o primeiro portal onde as pessoas partilham o que estão dispostas a fazer por cinco euros ou mais, comprando, vendendo, mas mantendo sempre o mote de conseguir realizar algum dinheiro extra.

NOTÍCIAS

EmpreendedorismoEMPRESAS

Trabalho temporárioPara a APESPE, a solução para os problemas que as empresas vão ter de enfrentar em 2011 não passa só por medidas de facilitis-mo dos despedimentos, nem pela criação de mecanismos para baixar o custo dos mesmos.

A associação acredita que o tra-balho temporário e o reforço da sua flexibilidade podem ser gera-dores de mais trabalho e defende medidas concretas no combate ao falso recibo verde e ao tra-balho temporário encapotado.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Susana Albuquerque

Autora do livro ‘Inde-pendência Financeira para Mulheres’ dá con-selhos de investimento e empreendedorismo para público feminino.

É mais difícil uma mulher ser independente do que um homem? Quais os entraves? Quando pensamos nas diferenças entre género, as mulheres são mais relacionais, i.e., tendem a valorizar mais a cooperação, enquanto os homens são mais competitivos, tendem a fazer as coisas numa lógica mais individualista, de quererem ser os primeiros. Isso faz com que, por vezes, seja mais difícil para as mulheres afirmarem a sua independência financeira, ou acharem que esta é quase uma traição ao seu companheiro/marido. No entanto, este obstáculo é meramente emocio-nal porque, obviamente, mulheres e homens têm os mesmos recursos. Quais as características femininas que podem ser usadas a seu favor no mercado laboral? O facto de as mulheres terem uma maior capaci-dade de desempenharem múltiplas tarefas em si-multâneo, o que faz com que desenvolvam mais talentos, é uma vantagem clara. Outra caracterís-tica distintiva é o facto de serem mais relacionais, o que as torna melhores comunicadoras. Que conselhos é que deixa às mulheres que pretendem ter sucesso no emprego? Em primeiro lugar, e antes de se candidatarem a um emprego ou de o criarem, é fundamental que determinem bem qual é o seu propósito de vida. Isto é: definam aquilo que gostam tanto de fazer que pagariam para fazer. Esta é a área em que, sem dúvida, serão mais bem sucedidas. É também necessário definir os objectivos profissionais e pessoais, com destaque para os financeiros, o que pressupõe que saibam valorizar o seu trabalho. Para isso, é necessário que valorizem os seus recursos internos, talentos e qualidades pessoais e externas: formação académica, actividades extracurriculares, redes de contactos, etc. Que investimentos é que aconselha? Conhecendo a chamada pirâmide do investimen-to e as suas regras: na base do investimento de-vem estar sempre os depósitos a prazo. Ou seja, o investimento em produtos com risco deve ser feito apenas com o rendimento destes depósitos.

CONVERSA RÁPIDA...

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

2ª Feira · 14 de Março de 201116

2ª Feira · 14 de Março de 2011 17

2ª Feira · 14 de Março de 201118

2ª Feira · 14 de Março de 2011 19

2ª Feira · 14 de Março de 201120 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas & Empresas

DESPERADOS

A nova Desperados

está disponível

em formato tripack e em

garrafa

DR

A rede de Agências Laforêt Imobiliária

segue em crescimento e a mais recente adesão vem consolidar a presença em Lisboa, mais propriamen-te na freguesia do Lumiar, na Avenida Rainha D. Amélia. Este projecto é abraçado por Sofia Gaspar e Paulo Castro e o início de actividade está previsto para o mês de Maio.

LAFORÊT

D.R.

Nova agência em Lisboa

Para assinalar os 40 anos da marca, a

Starbucks lança produtos exclusivos para saborear em família, com os amigos ou sozinhos: a bebida C o c c o a C a p p u c c i n o , disponível em versão quen-te e fria, os pequenos Cake Pops, doces prazeres feitos artesanalmente e o exc- lusivo Tribute Blend, um intenso café em grão.

STARBUCKS

DR

Celebrações com novos produtos

SAVIA é a nova linha de produtos da Dano-

ne elaborada à base de soja que pode ajudar a equi-librar a alimentação dos portugueses, sem sacrifi-car o prazer de desfrutar do sabor e da cremosidade de uma experiência Dano-ne. Savia é leve e equilibra-do e tem como sabores o natural açucarado, frutos exóticos e morango.

DANONE SAVIA

Soja com muito mais sabor

Marisa Cruz é a imagem da campanha Primave-

ra-Verão 2011 da marca Lion of Porches. A marca escolheu a modelo e apresentadora por esta se identificar com os valores da Lion of Porches, que veste mulheres independentes e modernas.

A Lion of Porches preten-de assim reforçar e divulgar cada vez mais a colecção de senhora, uma vez que ano após ano esta tem crescido a nível de vendas, em resultado da forte aposta no desenvolvi-

LION OF PORCHES

Marisa Cruz imagem da nova campanha

mento de uma colecção cada vez mais completa e diversificada, com requin-te e elegância tão caracte-rísticos da marca.

Esta colecção divide-se em duas linhas : Linha Lion – roupa prática, descontraí-da e ao mesmo tempo femi-nina e elegante para o dia--a-dia; Linha City – para mulheres que gostam de peças mais trabalhadas, delicadas, sofisticadas e glamourosas para usar no final do dia ou numa ocasião especial.

Nova colecção sob o lema ‘casual wear’ mais descontraída

VÍTOR HUGO

Faça o seu pai feliz oferecendo- -lhe uma máquina SensoTouch

A Philips, marca dedica-da a simplificar a vida

das pessoas, sugere este ano para o Dia do Pai uma má- quina de barbear eléctrica da gama SensoTouch. Ofereça a máquina de barbear mais avançada do mercado e parti-

cipe ainda na campanha promocional que lhe oferece descontos e a possibilidade de ganhar um fim de semana de luxo. A campanha oferece a possibilidade de se habilitar a ganhar um fim de semana de luxo, recebendo também des-contos na compra de qualquer máquina da gama Senso-Touch (até 50€ na compra da SensoTouch 3D e até 25€ na compra da SensoTouch 2D).

PHILIPSDR

Pele muito mais suave

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

(SCC) acaba de lançar para o mercado Português a Cerve-ja Desperados, aumentando o seu portfólio de bebidas com mais uma inovação. A Cerve-ja Desperados é uma Cerveja com sabor a tequila, caracte-rizando-se pelo sabor exótico, refrescante e irreverente e é sobretudo direccionada para jovens urbanos, com mais de 16 anos. Esta é a primeira vez que a Cerveja Desperados chega ao mercado português, sendo um sucesso em alguns países, como é o caso de França.

Cerveja com sabor a tequila

forma muito rápida pela pele, realizando o desejo da maior parte das mulheres de se po-derem vestir imediatamente após a aplicação da loção cor-poral, sem sujar nem manchar as roupas.

Body Gel Hidratante Quer seja um dia quente ou agitado, com o Body Gel Hidra-tante Express pode contar com uma sensação de cuidado refrescante non stop. Desfrute do efeito ‘gelado’ na sua pele, enquanto a fórmula ‘ultra-light’ com Extractos de Menta se transforma numa textura fluida. A sua fórmula não obstrui os poros, permitindo que a pele respire, proporcionando uma frescura e suavidade verdadei-ramente duradouras.

O desejo da maior parte das mulheres é ter

um produto de cuidado do corpo que permita que seja possível vestir a roupa ime-diatamente após a sua apli-cação.

Body Lotion Hidratante A nova Loção da Nivea c o n t é m m i n e r a i s marinhos e a nova tecnologia de hidratação Hydra IQ e foi desenvol-vida a pensar nas neces-sidades da pele normal ou seca. A sua fórmula ‘ultra-light’ de absorção extra rápida deixa a pele imediatamen-te suave e flexível.

Além de ser eficaz durante um período alargado de tempo, é também absorvida de A fórmula Hydra IQ única de NIVEA potencia uma contínua hidratação da pele desde o seu interior

NIVEA Nova fórmula permite uma hidratação ‘non stop’ da pele.

Uma pele hidratada e mais bonitaDR

2ª Feira · 14 de Março de 2011 · 21

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Kristen Stewart e Taylor Lautner evacuados

O violento sismo que se fez sentir no Japão

forçou o elenco da saga Twilight a evacuar o local de filmagens na ilha canadiana de Vancouver, na sequência de um alerta de tsunami na costa do Pacífico. Por motivos de mera precaução, actores

POR CAUSA DO ‘TSUNAMI’

100 milhões de dólares (72 milhões de euros) e na dispu-ta entre o casal Beyoncé-Jay Z a cantora levou a melhor, recebendo 87 milhões de dó-lares (62,5 milhões de euros), enquanto o rapper ganhou 63 milhões de dólares (45 milhões de euros). Na posição seguin-te ficou Lady Gaga, com me-nos um milhão de dólares e no 8º lugar ficou a actriz Sandra Bullock que, em 2010, arreca-dou ganhos de 56 milhões de dólares (40 milhões de euros).

A Parade analisou salários de algumas das persona-

gens de séries de TV. Ste-phen Popa, que dirige um coro como Will Schuester em Glee, ganha 48 mil dóla-res (34 mil euros/ano) en-quanto um executivo como no The Office ganha 70 mil dólares (50 mil euros/ano).

Sem surpresas, a apre-sentadora de televisão

Oprah Winfrey é a estrela que mais ganhou no último ano. A apresentadora do talk show ganhou 315 milhões de dólares (cerca de 226,5 milhões de eu-ros), segundo a contabilidade da Parade Magazine, que re-velou os salários das estrelas no ano passado.

Na segunda posição ficou Michael Jackson que, apesar de ter falecido a 25 de Junho de 2009, conseguiu gerar, no ano passado, ganhos avaliados em 275 milhões de dólares (197 milhões de euros).

No último lugar do pódio surge a surpresa. A terceira posição é ocupada pelos australianos AC/DC. A banda de Brian Johnson e dos irmãos Angus Young e Malcolm Young conseguiu ganhar cerca de 114 milhões de dóla-res (82 milhões de euros), mostrando que velhos são os trapos, ultrapassando alguns dos maiores nomes da músi-ca pop internacional.

Na quarta posição surge o primeiro nome ligado à séti-ma arte. Johnny Depp ganhou, no ano passado, uns redondos

CELEBRIDADES ‘Parade Magazine’ revela os salários do ano passado

Oprah é a estrela que mais ganha

Salários na vida real são diferentes

Apresentadora recebeu 315 milhões de dólares em 2010. Em segundo lugar ficou Michael Jackson.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

D.R.

Oprah Winfrey volta a liderar lista dos mais bem pagos

como Kristen Stewart e Taylor Lautner abandonaram o local onde gravavam cenas do novo capítulo da saga, de nome Amanhecer. A imprensa internacional es-creve que nunca chegaram, por isso, a estar directamente em perigo.

Actores abandonaram o local onde gravavam ‘Amanhecer’

INTERNAMENTO

Isabel Figueira está em casa dos pais Isabel Figueira deixou o Hospital S. Francisco Xavier e está agora em casa dos pais para ter maior apoio. O rosto do Top +, da RTP, esteve internada «devido a uma quebra física, fruto de cansaço. O corpo ressente-se e, infeliz-mente, muitas vezes os sinais não são detectáveis», revelou, em comunicado, a agência que representa a apresentadora.

CHRISTINA AGUILERA

Amigos pedem desintoxicação Os amigos de Christina Aguilera estão preocupados com a cantora e pedem o seu internamento, devido ao constante abuso de bebidas alcoólicas. Recorde-se que a cantora tem sido notícia nos jornais norte-americanos pelo alegado abuso de álcool e agora os amigos tentam interná-la numa clínica de reabilitação. DIVÓRCIO

Olivia Wilde entra com processo em tribunal A actriz Olivia Wilde, a ‘Thirteen’ da série House, já entrou com o pedido de

NAS

ESTRELASVictoria em «estado de choque» com menina

Depois de três rapazes, o casal Beckham vai mesmo ter uma menina. Victoria revelou que ficou

em «estado de choque» e «muito feliz» quando soube que, finalmente, iam ter uma rapariga.

«Estou uma monstra»

Cristiana Oliveira ACTRIZ BRASILEIRA,

SOBRE TER ENGORDADO 15 KG PARA UM NOVO PAPEL

divórcio no Tribunal de Los Angeles, alegando «diferenças irreconciliáveis». A actriz, de 27 anos, já havia anunciado a separação do príncipe italiano Tao Ruspoli, com quem estava casada há oito anos. Olivia Wilde casou em 2003, segundo a própria num «autocarro escolar que estava abandonado». O casal não tem filhos.

PUB

2ª Feira · 14 de Março de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 22

cias num horário onde o Você na TV! de Manuel Luís Gou-cha e Cristina Ferreira (TVI) e a Praça da Alegria de Jorge Gabriel e Sónia Araújo (RTP1) são reis e senhores.

Espelho das outras tardes O programa, em tom sério, dará privilégio a assuntos da actualidade de carácter social. A Guerra Colonial será uma das temáticas inaugurais, ou

não se assinalassem 50 anos sobre o início dos conflitos no Ultramar que tantos portugueses vitima-ram a vários níveis.

Ao contrário das propostas rivais, Que-rida Júlia não contará com momentos de hu-mor ou apontamentos musicais . Em vez disso, apostará na dissecação de crimes chocantes da actualida-de através das inter-venções de Hernâni Car-valho, especialista em casos de polícia, o único profissional a transitar da Companhia das Manhãs. Qualquer seme-lhança com As Tardes de Júlia da TVI não deverá ser pura coincidência...

O cronista social Cláudio Ramos dedica-se de novo ao mundo dos famosos e à análi-se da imprensa cor-de-rosa.

Dois meses depois de ter sido apresentada

oficialmente no retrato de família da SIC, a comuni-cadora assume por fim as manhãs do canal de Carna-xide. É em Querida Júlia que ex-apresentadora da Casa dos Segredos prova-rá por A+B que está mes-mo «assanhada para tra-balhar», como comentou ao assinar contrato e tem vin-do a relatar num blogue.

O substituto da morna Companhia das Manhãs tentará conquistar audiên-

SIC Comunicadora estreia-se finalmente nas manhãs do canal com ‘Querida Júlia’

Dois meses depois da apresentação oficial é tempo de um ‘talk show’ em registo dramático.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

PED

RO

CAT

AR

INO

/CM

Maria João Bastos brilha na ModaLisboa

A 36ª edição da Mo-daLisboa terminou

ontem com sete desfiles de colecções para o próximo Inverno com destaque pa-ra a estreia de Os Burgue-ses e para as honras de en-cerramento que couberam ao estilista Nuno Gama.

No sábado foi a vez de a actriz Maria João Bastos brilhar na passerelle do ModaLisboa vestida por Filipe Faísca. A cumpli- cidade entre ambos foi evidente e o estilista levou mesmo a actriz ao colo de volta aos bastidores. Com

LISBON FASHION WEEK

uma paleta de cores em que o preto, o cinza e o castanho foram reis, o estilista destacou ainda os padrões de xadrez.

Reconhecida internacional-mente, a Lisbon Fashion We-ek decorreu este ano no Pátio da Galé sob o tema do Amor e teve lugar para muitas caras conhecidas. Vicky Fernandes, António Costa, Ana Mesqui-ta, Manuel Maria Carrilho, Bárbara Guimarães, Paulo Pires, Raquel Strada, Jorge Correia de Campos e Lúcia Moniz foram alguns dos no-mes que marcaram presença no evento.

Charlie Sheen com espectáculo ao vivo

Indiferente aos rumores sobre alegada depen-

dência de álcool e drogas, o agente de Charlie Sheen anun-ciou que o actor norte-ameri-cano vai actuar em Detroit e Chicago, durante o próximo mês, com o show ‘Live Char-lie Sheen: O Meu Violento Torpedo da verdade’.

O publicista Larry Solters sublinhou que o objectivo de Charlie Sheen é promover-se e mostrar-se e revelou que o actor já iniciou os ensaios. Sheen anunciou o espectácu-lo a seus seguidores do Twit-

DIGRESSÃ0

ter chamando-o de «a verda-deira história».

O actor, de 45 anos, está numa verdadeira espiral negativa, desde que foi despe-dido da série Dois Homens e Meio devido aos alegados pro-blemas com álcool e drogas. Sobre este assunto, Sheen acusou o seu co-protagonista na série, Jon Cryer, de «traição», por não se ter mos-trado solidário após o conflito com produtora.

Charlie Sheen não se resigna com o despedimento, considerando-o injusto, e vai processar os estúdios Warner Brothers em 100 milhões de euros (72 milhões de euros) alegando que a série que protagonizava ia já na nona temporada, gerando lucros de mil milhões de dólares.

Depois de ser despedido, actor pretende «promover-se»

D.R.

Júlia acumulará a apresen-tação de programas com uma

voz activa na direcção de con-teúdos de Carnaxide. Dada a saída de Nuno Santos para RTP e a vontade da SIC de encontrar uma solução na prata da casa, a Direcção de Programas poderá vir a ser sua.

Activa na direcção de conteúdos

FESTIVAL

Jel promete bater à porta da Eurovisão

Está no ar a possibilidade de a música A Luta é Alegria ser rejeitada do concurso da Eurovisão, devido ao seu carácter político. Jel, o mentor dos Homens da Luta, já comentou esta possibili-dade e, em entrevista ao Blitz, prometeu «apanhar o avião e bater à porta» da organização, de modo a receber as respectivas justificações em primeira pessoa. TERMINOU NAMORO

Timberlake de olho em Mila Kunis Justin Timberlake terminou o namoro com a actriz Jessica Biel e está interessado em Mila Kunis, a actriz de O Cisne Negro, que termi-nou um namoro de oito anos com Macaulay Cul-kin. Os dois estão actual-mente a gravar o filme Friends with Benefits. FAMÍLIA REAL

Vestido de Kate gera cobiça mundial O vestido transparente de Kate Middleton que cap-tou a atenção do príncipe William está a ser alvo de cobiça em todo o mundo. O vestido vai ser leiloado na quinta-feira e tem recebido muito interesse. «Estou estupefacta com a quantidade de pessoas interessadas, desde a Coreia ao Japão e à América», disse Charlotte Todd, criadora do vestido.

Viajar em grande O actor Will Smith

preferiu gastar 10 mil libras num jacto do que viajar em classe

económica

10 SEGUNDOS

Bem-vindos à ‘zona J’ de Carnaxide

Fama & TV · www.Destak.pt · 232ª Feira · 14 de Março de 2011

O histórico Edifício da Cadeia da Relação, no

Porto, vai receber a quarta edição do Baile da Rosa que vai homenagear Tony Carrei-ra, com a entrega ao cantor do Troféu Personalidade do Ano.

O Baile da Rosa acontece no próximo dia 9 de Abril e vai reunir cerca de 200 persona-lidades oriundas de vários pontos do País para uma ceri-mónia que será presidida por

BAILE DA ROSA Edição de 2011 é a 9 de Abril no Edifício da Cadeia da Relação

Tony Carreira eleito personalidade do anoCerimónia terá cerca de 200 convidados e vai servir para angariar fundos a favor da AMI.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

TIAGO SOUSA DIAS/CM

Fernando Nobre e tem como objectivo angariar fundos para a AMI - Assistência Médica Internacional.

Segundo a organização do evento, a entrega do prémio a Tony Carreira deve-se ao «papel activo que tem tido na sociedade no apoio a diversas causas sociais, das quais algu-mas serão destacadas no dia do evento».

A carreira do popular can-tor vai ser recordada bem co-mo as várias acções de solida-riedade em que esteve sempre envolvido. Para a entrega do troféu a organização está a preparar uma surpresa ao cantor, convidando uma das pessoas que melhor conhece o seu percurso artístico.Tony Carreira vai ser homenageado no Porto no dia 9 de Abril

O Baile da Rosa home-nageia figuras com notoriedade em dife-rentes áreas que se tenham destacado pe-lo carácter solidário

PUB

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

linh

a, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os

núm

eros

de

1 a 9

SOLUÇÕES

SUDOKU

Susto de Jewel Jewel teve um

acidente de aviação. O susto foi maior porque a cantora

está grávida

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 15:30 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:05 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Salvador – Último 21:20 Quem Quer Ser Milionário

Alta Pressão 22:30 Prós e Contras

(tema não disponibilizado) 01:00 A Minha Vida por um Fio

Neste episódio, no final de uma incrível viagem à vela, a Família Silverwood enfrenta uma tempestade

02:00 Filme: Mulher Misteriosa Falsa Acusação

03:30 Futebol: Magazine Liga dos Campeões

07:01 Zig Zag 14:00 Sociedade Civil 15:30 Nós, Republicanos (R) 16:00 National Geographic (R) 16:58 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:30 Série: Gary Descasado 19:00 Hoje 19:20 Olhar o Mundo 20:00 Zig Zag 21:00 National Geographic 21:45 A Hora da Sorte 22:00 Hoje 22:40 Diário Câmara Clara 22:45 Série: O Mentalista III 23:45 Documentário: Bem-vindo

ao Mundo Nano 00:30 5 para a Meia-Noite 01:30 Caleidoscópio

Universidade Lusófona 02:00 Olhar o Mundo (R)

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 10:00 Querida Júlia – Estreia

Apresentado por Júlia Pinheiro

13:00 Primeiro Jornal 14:30 Alma Gémea 15:30 Boa Tarde 18:00 Ti Ti Ti 19:00 Escrito nas Estrelas 20:00 Jornal da Noite 21:45 Família Mata

Série de humor com José Pedro Gomes, Rita Blanco e Maria João Abreu

22:30 Laços de Sangue 23:30 Passione 00:30 Série: CSI Las Vegas

(Estreia 10.ª temporada) 01:30 Série: CSI Miami VIII 02:15 Toma Lá Dá Cá

06:30 Diário da Manhã 10:15 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:00 A Tarde é Sua 17:00 Agora é que Conta 18:30 Morangos com Açúcar VIII

(episódio duplo) 20:00 Jornal Nacional

(Inclui Repórter TVI: «Cicatriz»)

21:30 Espírito Indomável 22:45 Mar de Paixão 23:30 Sedução 00:30 Série: O Rosto da Mentira II 01:30 Filme: À Procura

de Amanda Comédia com Matthew Broderick e Brittany Snow nos principais papéis

03:30 Série: O Escritório VI 04:00 Série: Castle

SIC MULHER

21:15 Dr. Oz 22:00 Oprah 22:45 The Biggest Loser VIII 00:15 Ellen

SIC RADICAL

20:45 Marés Vivas III 21:30 Conan O’Brien 22:30 Hell’s Kitchen VI 00:00 Jay Leno

SIC NOTÍCIAS

21:00 Jornal das 9 22:00 O Dia Seguinte 00:00 Jornal da Meia-Noite 01:00 Primeira Página

HOLLYWOOD

21:30 Delito em Red Rock West 23:10 Um Polícia no Jardim

Escola 01:00 Ricochete

AXN

21:30 Mentes Criminosas VI 22:26 Luther I 23:30 Investigação Criminal VI 00:25 Mentes Criminosas VI

FOX

21:30 House VII 22:20 Lie to Me III 23:10 Lie to Me I 01:32 Ossos V

EUROSPORT

19:50 WATTS 20:35 Vintage Collection 21:30 Ténis: Torneio WTA 23:15 Saltos de Esqui: Taça

do Mundo

SPORT TV1

20:15 Futebol: Liga Zon Sagres U. Leiria vs FC Porto 22:40 Resultado Final 00:30 Últimas Notícias 00:40 Liga Espanhola – Resumos

RTP1 RTP2

SIC TVI

OUTROS CANAIS

PUB