segredos da motivação

14

Upload: editora-elevacao

Post on 06-Jun-2015

2.899 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Desperte para o segredo da motivação e alcance sucesso na vida pessoal e profissional.Você pode, sim! Será capaz de atingir o patamar mais alto dos seus sonhos. Acredite! Os exercícios práticos propostos nesta obra vão ajudá-lo a alavancar o estado de espírito, refletindo de maneira positiva em todos os aspectos do seu dia-a-dia.Comece já! São 30 valiosas mensagens para você ler e reler, diariamente.

TRANSCRIPT

Page 1: Segredos da motivação
Page 2: Segredos da motivação

Copyright © 2008 by Ômar Souki

Produção editorial e revisão: Silvia BovinoImpressão: Mundial Artes Gráficas

Foto de Capa: PhotoDiscDiagramação: Flávio de Oliveira

Capa: Alziro BragaIlustrações: Deri

Depósito legal na Biblioteca Nacional conformeDecreto no 1.825, de 20 de dezembro de 1907.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Souki, Ômar. Os segredos da motivação : dicas para o seu dia-a-dia / Ômar Souki ; [ilustrações Deri]. — São Paulo : Elevação, 2008.

1. Atitude (Psicologia) 2. Carreira profissional - Desenvolvimento 3. Metas (Psicologia)

4. Motivação (Psicologia) 5. Realização pessoal6. Satisfação no trabalho 7. Sucesso profissional

8. Valorização do Trabalho I. Título.

08-03116 CDD-650.814

Índices para catálogo sistemático:

1. Carreira profissional: Sucesso:Administração 650.142. Satisfação profissional: Administração 650.14

ISBN 978857513115-2

Todos os direitos desta ediçãoreservados à Editora Elevação

R. Doraci, 90 — Bom Retiro — São Paulo/SP — BrasilCEP 01134-050 — Tel.: (11) 3358-6875 — Fax: (11) 3358-6869

[email protected]

Page 3: Segredos da motivação

Dedico esta obra a minhas irmãs,

Jane e Cibele.

Page 4: Segredos da motivação

Como Joel e Sara descobriram os segredos da motivação

Joel tinha uma equipe campeã, que vendia muito, vendia sempre. Mas ele percebeu que alguns vendedores chegavam à empresa desanimados por causa de atritos em casa. O pique acelerado de trabalho estava desgastando o relacionamento com a família.

Buscando resolver o problema, escutou com atenção o que se passava com aqueles jogadores de seu time de campeões. Percebeu que era o mesmo que ocorria com ele próprio. Ao chegar em casa, estava exausto. Não tinha tempo para a mulher nem para os filhos. Só queria assistir à TV. Precisava achar um jeito de conciliar o trabalho pesado do dia-a-dia com as demandas da família. Do contrário, ele e sua equipe entrariam em um processo de desmotivação. Por isso, fez-se a seguinte pergunta: “Como me manter motivado e injetar doses maciças de otimismo em minha equipe, apesar dos desafios atuais?”.

Quando temos uma indagação na cabeça e não achamos resposta, pedimos a ajuda de alguém mais experiente. Assim, Joel seguiu o caminho natural: foi até Sara, uma das vendedoras mais conceituadas da região, e explicou-lhe a situação. Sara disse-lhe que também estava penando com uma situação parecida. Ainda não havia achado a solução, mas acreditava que estava perto de fazê-lo.

Sara ficou feliz por poder abrir-se com Joel. Apesar de trabalharem em ramos diferentes, seus problemas eram seme-lhantes. Depois de algum tempo vendendo muito e vendendo sempre, isto é, vencendo a concorrência, seus vendedores dei-xaram contaminar-se pelo vírus da arrogância. Também foram possuídos por incríveis voracidade e apego às gordas comissões, praticamente esquecendo-se da família.

Page 5: Segredos da motivação

O quadro era, realmente, difícil. Por um lado, os vendedores sofriam pressão para vender mais; por outro, tinham de dar atenção à sua vida pessoal. Como recebiam recompensa e reconhecimento no trabalho não só por meio de seus salários e de comissões, mas também das festas de premiações, acabavam fazendo do trabalho sua vida. De que modo alcançar o equilíbrio casa–trabalho e, ao mesmo tempo, manter altos níveis de motivação?

Sara contou para Joel que estava, há algum tempo, procuran-do a solução para aquele desequilíbrio. Disse-lhe ainda que lera diversos livros sobre motivação e assistira a vários treinamentos de especialistas, mas que eles abordavam a questão de uma maneira que colocava o trabalho antes da vida. Se ela aplicasse os conceitos que tinha escutado de alguns peritos, poderia piorar a situação, em vez de melhorá-la. Isso porque a motivação era vista de forma pu-ramente comercial. Motivava-se para vender, e isso seus vendedores já estavam fazendo. No fundo, o que ela desejava era uma equipe mais satisfeita tanto no trabalho quanto em casa.

Sara também notou que, em geral, os treinadores eram homens e que, por causa do excesso de trabalho, estavam enfren-tando questões semelhantes às que ela queria resolver. Portanto, a receita deles não estava funcionando nem para eles próprios.

Tanto Joel quanto Sara concordavam que o problema dos vendedores era falta de sensibilidade. Tinham pouca paciência para dialogar com sua mulher e achar soluções do tipo ganha-ganha. Tudo acabava sendo do jeito deles. Como eram eles que sustentavam o lar, as mulheres cediam, mesmo chateadas. Isso produzia, além de estresse, uma ferida que, por qualquer motivo, supurava e instigava brigas e desavenças. Nesses dias, o vendedor chegava à loja arrasado. Vendia, mas não era o mesmo.

Havia algo que piorava a situação para Sara: como as mulheres sabiam que os maridos trabalhavam sob a liderança de uma mulher, sentiam-se mais à vontade para ligar para ela e

Page 6: Segredos da motivação

reclamar da conduta deles. Sara tinha de atuar como psicóloga e não estava mais conseguindo conciliar seu trabalho de gerente com o de mediadora.

Joel sabia que Sara era uma mulher de fé e que não desa-nimava fácil, pois foi isso que ela lhe disse. Ainda contou a ele que, à beira do desespero, resolveu pedir ajuda. Naquela noite, chegou em casa, lanchou com a família, conversou um pouco com o marido e os filhos e seguiu para seu quarto. Avisou-lhes que precisava ficar só por algum tempo. Fechou a porta do quarto, sentou-se na cama, respirou fundo e fez silêncio em sua mente e em seu coração. Depois de alguns instantes, sentiu-se inspirada e realizou uma fervorosa prece ao Senhor. Pediu que Ele, o Todo-Poderoso, a orientasse e que lhe desse uma luz. Ela orou assim:

“Senhor Deus, meu Pai e meu Amigo, ajude-me a en-contrar uma forma mais humana de me motivar e de motivar minha equipe. Que sejamos motivados, sim, mas que também possamos ser sensíveis às necessidades de nossa família”.

Sara orava três vezes ao dia — pela manhã, no almoço e à noite —, mas a resposta não veio de imediato. Ela persistiu na oração. Depois de duas semanas, em um sábado, estava passeando no shopping, quando resolveu entrar em uma livraria. Na mesa logo à entrada, em uma das pilhas de best-sellers, lá estava ele, o livro que indicaria o caminho a seguir.

Pegou o livro e cheirou-o, conforme era seu costume — adorava o cheiro de livro novo. Pousou os olhos no título: Acre-dite! Você tem o poder!. Qual não foi sua surpresa ao ver que o autor era um amigo de infância. Ambos eram do interior, e esse amigo tinha ido estudar nos Estados Unidos. Ela não o via há anos! Ficou feliz por saber que ele era, agora, escritor e consultor. Comprou logo o livro e, ao repassar as folhas, percebeu que, na penúltima folha, estava o e-mail dele. Ao chegar em casa, antes

Page 7: Segredos da motivação

mesmo de ler a obra, enviou-lhe uma mensagem dando-lhe os parabéns pelo sucesso e relatando-lhe seu problema.

Lisonjeado com o contato, o autor respondeu-lhe convi-dando-a para conversarem pessoalmente a respeito do assunto. Estava com novas idéias sobre motivação e queria falar com alguém como ela, que estivesse passando por uma crise na empresa. Marcaram um almoço para a sexta-feira seguinte, que seria justamente naquela semana.

A essa altura, Joel esperava ansioso pela próxima frase de Sara. Desejava ardentemente que ela o convidasse para aquele almoço. Afinal, tinham ambos o mesmo problema. Foi o que ocorreu. Sara convidou Joel para estarem juntos com seu amigo especialista. A semana passou rápido, e, na sexta-feira, no horário marcado, lá estavam os três. Conversaram muito e chegaram à conclusão de que precisavam reunir-se mais. Combinaram de almoçar juntos toda sexta-feira. Assim fizeram durante oito meses.

Joel e Sara anotavam o que ouviam do especialista e, já na semana seguinte, testavam os ensinamentos com as respectivas equipes. As reuniões eram interessantes, pois nelas se enfatizavam as idéias que estavam produzindo resultados e também eram comentadas e estudadas as reações dos vendedores.

Uma das conclusões a que chegaram foi a de que motiva-ção dependia de um investimento diário. O assunto era muito sério para ser deixado ao acaso. Outra conclusão foi a de que era preciso estimular um maior investimento no crescimento espiritual do ser humano, independentemente de ele ser ou não um vendedor. Era fundamental passar para cada membro da equipe que ele precisa investir, e muito, em seu eu divino, naquela centelha cósmica que o liga diretamente ao Criador. Só assim terá condições de melhorar seu nível de relacionamento consigo e com os outros. Só assim encontrará maior satisfação pessoal, tanto em casa quanto na empresa.

Page 8: Segredos da motivação

Ao fim dos oito meses, o especialista disse-lhes que precisa-va viajar para refletir sobre o que tinham conversado. Ele costu-mava retirar-se à Natureza, em uma fazenda, onde escrevia seus livros. De lá, traria uma compilação das idéias e reflexões.

Depois de um mês, Sara recebeu um telefonema do autor. Ele queria encontrar-se novamente com ela e com Joel. Tinha vários segredos para revelar-lhes. Ao se encontrarem, Joel e Sara ficaram pasmos de ver o produto daqueles oito meses de reuniões. O autor havia colocado os segredos em forma de 31 lições, cada uma delas dividida em cinco tópicos fundamentais.

Abrangendo assuntos ligados ao desenvolvimento do espíri-to, da mente e das emoções do ser humano, as lições representam os 31 dias do mês e sugerem reflexões sobre temas essenciais da existência. A grande vantagem é que, para cada dia, há uma reflexão, isto é, a pessoa jamais fica desamparada. Mesmo antes de sair da cama, pode ler uma lição e “turbinar-se” para a vida e o trabalho. É seu primeiro alimento do dia.

O autor explicou-lhes que tinha levado em consideração as duas principais conclusões a que haviam chegado: a de que motivação é como alimento, sendo necessária todo dia, e a de que o fundamento da motivação é o espírito. Agora, era só testar na prática os resultados do trabalho. Em caso positivo, o autor transformaria o estudo em um novo livro.

Joel, Sara e o autor estavam entusiasmados com as possibili-dades e acreditavam firmemente que aquelas reflexões surtiriam resultados maravilhosos, pois tinham vindo direto de Deus. Parece que o autor, ao se recolher àquela fazenda, havia tido um encontro com o Onipotente e que Ele lhe tinha explicado a melhor forma de motivar pessoas.

Durante um ano, a equipe de Joel e a de Sara leram e discutiram uma lição por dia, e o resultado foi surpreendente.

Page 9: Segredos da motivação

A convivência entre os vendedores melhorou, assim como melhorou muito o clima na casa deles. Sara, agora, não mais recebe as reclamações de antes, e a equipe de Joel está mais coesa, sincera e motivada.

A iniciativa deu tão certo para Sara e Joel que eles sugeri-ram ao autor transformar, o mais rápido possível, as lições em livro. Mas não seria uma obra apenas para vendedores, e sim para motivar todas as pessoas do mundo. Seria um livro de cabeceira, como a Bíblia, para que cada indivíduo se lembre, logo de manhã, de quem verdadeiramente é.

Existe uma forma certa de passar os segredos do consciente para o subconsciente. Portanto, não basta só ler este livro. É preciso lê-lo durante um ano para que os conceitos se entra-nhem na alma da pessoa. É preciso que a lição de cada dia seja considerada mais importante mesmo que o próprio café da manhã. Isso porque nosso estado de espírito, não o alimento, é que determina nosso bem-estar ao longo do dia.

A maneira correta de utilizar estes segredos é a seguinte:

Leia o livro todo de uma só vez.1. Depois, nos próximos 365 dias, leia a reflexão corres-2. pondente a cada dia e medite sobre ela durante toda a sua jornada diária. Jamais deixe sua mente vagar. A cada momento livre, retorne à lição daquele dia. Por isso, é importante carregar o livro com você. Por exemplo, se hoje é dia 22, comece sua segunda leitura na página respectiva.Preste atenção ao propósito que você tem nesse dia: 3. “Paz de espírito”.O segredo da paz de espírito está dividido em cinco 4. itens. O último diz o seguinte: “‘Busque em primeiro lugar o Reino dos Céus, a sua glória e a sua justiça, e todas as demais coisas virão por acréscimo.’ É a instru-

Page 10: Segredos da motivação

ção do Mestre. E onde se encontra esse Reino? Dentro, bem dentro, de mim”.Esse item resume o que foi dito naquele segredo. Os 5. outros itens mostram como colocar o ensinamento de Jesus no cotidiano. No dia 22, portanto, você vai organizar a semana de acordo com suas prioridades, fazendo primeiro as coisas mais importantes. Sua tarefa do dia já está, então, determinada. Será sua prioridade. Independentemente de sua atividade, de sua profissão, coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar.Proceda da mesma forma durante os próximos 30 dias 6. e ao longo de todo o ano.

Esse procedimento deu certo tanto para a equipe campeã de Sara quanto para a de Joel. Agora, os membros dessas equipes não estão apenas vendendo muito e vendendo sempre: estão também satisfeitos com a vida. Não pensam somente no traba-lho, mas em de que modo contribuir mais para a felicidade das outras pessoas, na família, na comunidade e no mundo.

Você também, ao utilizar-se de forma séria e constante destes segredos, terá uma incrível melhoria em sua satisfação pessoal. Encontrará seu eu divino, aquela força interior, que, se despertada, guiará seus passos rumo a realizações jamais imaginadas em sua vida e na de seus semelhantes. Afinal, você veio para viver, viver muito e em abundância.

Page 11: Segredos da motivação

15

“Universo e Deus são a mesma Unidade.”Pitágoras

Page 12: Segredos da motivação

1º diaAlegria

Minha alegria brota de minha verdade interior. Todos os 1. que me virem hoje se sentirão mais alegres, pois eu irradio uma alegria sincera. Vou contagiar meus amigos, minha família e meus colegas com essa Força Divina que habita meu coração.

Sou alegre por natureza. Foi assim que Deus me fez. Mas 2. por que há tantos momentos de tristeza e de preocupa-ção? São os momentos nos quais me esqueço de quem realmente sou e passo a ter medo das situações que a vida me apresenta.

Alegria não é uma euforia momentânea porque algo de 3. bom ocorreu. É um profundo sentimento de conexão com o Ser Divino. Esse sentimento não só me traz paz interior, mas também irradia essa sensação a todos os que convivem comigo. A alegria é a habilidade de manter a verdade diante dos desafios do cotidiano.

Qual é a verdade que deve ser mantida? O compromisso 4. de sinceridade comigo e com os demais. O pacto sagrado de permitir que Deus se manifeste por meio de meus pensamentos, palavras, emoções, atitudes e ações.

Alegria é aquela profunda gratidão pela vida só porque 5. estou aqui, por poder colaborar com o Criador na cons-trução de um novo dia. Minha jornada está por começar. Decido começá-la bem, fazer tudo com perfeição. Serei perfeito, como meu Pai é perfeito.

Page 13: Segredos da motivação

17

“A Verdade é eterna. A Verdade é a essência da minha alma. A Verdade é a minha ligação com a

divina fonte de toda a vida.”Iyanla Vanzant

Page 14: Segredos da motivação

Crescimento pessoalwww.elevacao.com.br

Desperte para o segredo da motivação e alcance sucesso na vida pessoal e profissional.

Você pode, sim! Será capaz de atingir o patamar mais alto dos seus sonhos. Acredite! Os exercícios práticos propostos nesta obra vão ajudá-lo a alavancar o estado de espírito, refletindo de maneira positiva em todos os aspectos do seu dia-a-dia.

Comece já! São 30 valiosas mensagens para você ler e reler, diariamente.