segredos da boaforma...2 boaforma para ser mais feliz você pode pensar que vê o mesmo rosto todas...

18
boaforma Para ser mais feliz Segredos da

Upload: others

Post on 03-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • boaformaPara sermais feliz

    Segredos da

  • TOQUE, DESLIZE, LEIA.

    No tablet ou smartphone, o uso da tela touch screen – aquela sensível ao toque – é bastante intuitivo, mas podemos sugerir algumas dicas para facilitar sua leitura:

    1 Depois de entrar no aplicativo PerfilSeleções, escolha na estante de livros o e-book desejado tocando o botão Acessar.

    2 A mudança de página pode ser feita posicionando-se o dedo indicador no lado direito da tela e arrastando para a esquerda ou selecionando a página específica nos thumbnails (miniaturas das páginas) que se localizam na parte inferior da tela.

    3Para localizar mais facilmente algum item, clique no botão localizado no alto à direita, que oferece a visualização de todas as páginas do e-book.

    4Para voltar ao menu com todas as áreas, clique no botão Menu, localizado no alto à esquerda na estante.5O botão Meu Perfil, localizado no alto à direita na estante, permite acessar as informações sobre o usuário, visualizar sua lista de amigos e desconectar o aplicativo.

    CLIQUE E LEIA.

    Na versão web (via browser), depois de fazer o login, a navegação é feita através da estante:

    1 Selecione Estante no menu e clique em Acessar on-line. Para navegar, é preciso clicar na parte inferior ou superior do e-book e arrastar para o lado oposto. Também é possível navegar através das setas.

    2Com os botões superiores, podemos dar zoom e visualizar em tela cheia.

    COMO USAR ESTE APP

  • boaformaPara ser mais feliz

    1

    EXCELENTE APARÊNCIA

    Se você quer ter uma boa

    aparência, cuide da pele,

    dos cabelos e do sorriso.

    Você irradiará um brilho de

    juventude, não importa qual

    seja a sua idade. Estar

    apaixonado pela vida

    é igualmente

    importante.

    A felicidade

    revela...

    ótima disposição

  • 2

    boaformaPara ser mais feliz

    Você pode pensar que vê o mesmo rosto todas asmanhãs, mas não vê. A camada superior da pele, a epiderme, se renova a cada 27 dias. A nova camada externa é criada embaixo, na segunda ca-mada mais espessa, a derme. Nessa camada, en-contram-se o colágeno (fibras de proteína quesustentam a pele) e a elastina (fibras de proteínaque propiciam elastici dade). Há também uma ca-mada protetora de gordura, que cria os contornosque completam e dão forma ao rosto e ao corpo.

    À medida que a pele envelhece, o colágeno e a elasticidade diminuem, e a gordura subcutânease contrai, evidenciando as áreas ósseas maisproeminentes do rosto. A pele se torna mais fina.Sorrir e franzir a testa deixam marcas.

    Não há cremes, loções ou cirurgia plástica quepossam fazer tanto por sua pele quanto você teruma dieta nutritiva e fazer exercícios.

    Para ter uma pele radiante, de aparênciajovem, você precisa de um suprimento regularde todos os ingredientes básicos, incluindoproteína, gordura, vitaminas, minerais e bas-tante água. A prática de exercícios também é importante porque mais sangue rico em oxi-gênio é bombeado pelo corpo, o que acelera aeliminação de toxinas e estimula o crescimentode células novas. A pele precisa de, mais oumenos, 7% do oxigênio inspirado.

    “Se vocêquiser ter umaaparênciamelhor,deverápensarprimeirona suapele.”

  • boaformaPara ser mais feliz

    Cuidados simples com a peleCuidar da pele não requer produtos caros, nem tanto esforço. Na verdade, muitas pessoas fazem mais mal do que bem à pele ao usar sabonete esfoliante e máscaras abrasivas e lavar com frequência. A maioria das pessoas precisa de uma única e simplesrotina diária.

    LIMPEZA Lave o rosto, uma ou duas vezes por dia, com umsabonete suave, não espumante ou uma loção de limpeza. Use asmãos ou discos de algodão. Se a sua pele for oleosa, lave duasvezes por dia com um sabonete líquido suave, com pH balanceadoe adstringente o suficiente para retirar a gordura.

    TONIFICAÇÃO Se usar uma loção adstringente ou esfoliante após a limpeza, prefira uma à base de vinagre (irá suavizar a pele e aliviar a irritação) a uma que contenha álcool, que ressecará a pele.

    HIDRATAÇÃO Aplique hidratante após obanho, com a pele ainda úmida, pois elenão adiciona umidade à pele, mas ajuda a fixar a umidade que já se encontranela. Se a sua pele for seca, escolha um produto à base de óleo. Se foroleosa, à base de água.

    O PROTETOR SOLAR é oseu “ingresso” para adquirir

    uma pele com aparên cia maisjovem. Certifique-se de usá-locorretamente. Utilize protetorsolar todos os dias, chova ou

    faça sol, verão ou inverno.Nunca pense que aquela ne-

    blina, garoa ou nuvens irão pro-tegê-lo da luz solar, pois 80%

    dos raios solares as atravessam.Escolha um protetor com fator

    de proteção 15 ou mais.

  • boaformaPara ser mais feliz

    É fácil não escovar os dentes e ainda esquecer depassar o fio dental. Afinal, não são aqueles 5 a 10minutos por dia que podem salvar a sua vida, são?Mas o que você não vê poderá prejudicá-lo – e talvez isso já tenha acontecido.

    O ÂMAGO DA QUESTÃODe acordo com dados do Ministério da Saúde,

    menos de 22% da população adulta e menos de 8% dos idosos apresentam gengivas sau-dáveis. A doença gengival dobra o risco deum ataque cardíaco, tornando-a o segundoprincipal fator de risco depois do tabagismo.A bactéria que ataca os dentes entra na cor-rente sanguínea. À medida que o organismotenta destruir a bactéria, ela forma coágulosde sangue que podem bloquear as artérias ecausar um ataque cardíaco.

    MELHORE A ESCOVAÇÃOEscovar os dentes e usar o fio dental

    todos os dias pode prevenir a perdade um dente e, se tudo for bem-feito, evitar a doença gengival.Siga os seguintes passos:

    APERFEIÇOANDO

    o sorriso

  • boaformaPara ser mais feliz

    Faça um check-up e uma limpeza dos dentes para removero tártaro a cada seis meses.

    Você está certo de que não tem nenhumadoença gengival?Doenças gengivaissão consi deradas fatores de risco para ataques cardíacos; talvez esteja na hora de você conhe cer melhor suas gengivas e pre-venir infecções com segurança.

    Segure a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e às gengivas e faça pequenos movimentos circulares ou de cima para baixo.

    123

    Use o fio dental para remover a placa que se forma aoredor das gengivas.

  • 6

    boaformaPara ser mais feliz

    Mente e corpo estão unidos – para o melhor e o pior, na doen ça e na saúde. Veja como ambos seajudam.

    A cada dia que passa, os cientistas aprendemmais sobre o elo entre mente e saúde. O estresse, a depressão e a raiva têm se revelado o caminhopara a ocorrência de doenças. Mas se você se sentir bem consigo mesmo e tiver uma visão demundo positiva, terá mais chances de ser feliz – e de se sentir saudável.

    A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMAMuitos fatores – incluindoos seus genes, o meio

    SENTINDO-SE BEM CONSIGO

    mesmo“Se vocêacha queo estadoemocionalnão afeta a suasaúde,pense de novo.”

  • boaformaPara ser mais feliz

    ambiente, o que você come e até mesmo as estações do ano – podem influenciar o seu estadoemocional.

    No centro de tudo, porém, está como você sevê. Se der valor a si mesmo, enfrentará os desafiosda vida de uma forma melhor e ficará mais satis-feito e confiante. E, provavelmente, mais saudável.A noção de autoestima da maioria das pessoas temraízes na infância – na aprovação ou desaprovaçãodos pais, professores e amigos. Mas, à medida queenvelhecemos, nós nos julgamos pelo modo comoestamos conseguindo enfrentar o mundo, nasáreas de relacionamentos e trabalho.

  • 8

    boaformaPara ser mais feliz

    Dê crédito a si mesmo Lembre das suas qualidades e faça uma lista. Você é divertido,atencioso e generoso?

    Arranjetempo para si Leia o

    jornal, mantenha umdiário, nade. Essasatividades são espe-cialmente importan-tes para as mulheres,que em geral negli-genciam suas pró-prias necessidades.

    Mantenha-se longe doperigo Concentre-se emmetas ligadas a ativida-

    des que realmente lhe interessam,de forma que você possa sentir eobter prazer com a busca, não im-portando tanto o resultado.

    2

    5

    3Mantenha o corpoAlimente-se com umadieta balanceada e

    permaneça fisicamente ativo.

    4

    AUMENTE SUA

    autoestimaNão acredite no seu crítico interno Tenhaconsciência do quanto você é rígido e converseconsigo mesmo de modo estimulante.1

    Se sua autoestima está diminuin do, há diversasmaneiras de melhorá-la:

  • boaformaPara ser mais feliz

    9

    1 Estou relativamentedisposto?

    2 Tenho ou tive um relacionamento longoe gratificante?

    3 Tenho amizades sólidas?

    4 Estou aberto a novaspessoas/ideias?

    5 Rio com facilidade ecom frequência?

    6 Raramente me sintoculpado ou lamentominhas decisões?

    7 Entro em contato commeus sentimentos?

    8 Sinto-me deprimidoapenas poucas vezespor ano?

    9 Evito conhecidos efamiliares que são “espaçosos”?

    10 Tomo decisões espontaneamente?

    11 Tenho uma vida sexualativa e agradável?

    12 Nunca exagero no consumo de álcool?

    COMO ESTÁ SUA saúde emocional?Avaliar o seu estado de espírito não é tão simples quanto rastrear a pressão arterial. Para ter uma ideia de como eleestá, pergunte a si mesmo:

    FAÇA O

    teste

    SEU PLACARSe você respondeu “não” a mais de uma ou duas dessasperguntas, talvez esteja na hora de avaliar – e agir.

  • 10

    boaformaPara ser mais feliz

  • Preocupação, raiva e depressão causam prejuízos ao humor e ao sistemaimunológico, inclusive fazem mal aocoração. O segredo da boa saúde e da felicidade é saber lidar com os humores.

    VOCÊ SE IRRITA COM FACILIDADE?Em geral, se você vive ansioso ou deprimido,preste atenção. Há mais do que a sua felicidadeem jogo: os cientistas já provaram que o humorpode afetar a saúde.

    VENCENDO A MELANCOLIATodo mundo se sente deprimido, às vezes. É per-feitamente normal e, em geral, é uma reação apro-priada a uma mudança ou perda – tal como divór-cio, luto e demissão de trabalho. Mas ter umadepressão crônica pode torná-lo mais vulnerável a enfermidades. Uma forma de afugentar a depres-são é manter um grupo social ativo e se compro-meter com a vida. No entanto, a maneira mais rápida para elevar o estado de espírito é sair para

    CONTROLANDO O

    seu humor

    boaformaPara ser mais feliz

    11

  • 12

    boaformaPara ser mais feliz

    se divertir e se exercitar. Essas atitudes irão ele-var os níveis de endorfinas, as substâncias quími-cas de bem-estar do corpo. Antes de mais nada,fazer exercícios físicos também ajuda a prevenir a depressão. E a prática de exercícios parece funcionar em casos nos quais os antidepressivosfalharam.

    Se os seus sentimentos de tristeza se estendempor mais de duas semanas ou começam a oprimi-lo, converse com o médico. Talvez ele decida quevocê precisa fazer uso de um antidepressivo. Se odesânimo está frequente, se você se sente inútil,não tem prazer no que costumava deixá-lo empol-gado, ou se passou a ter problemas para dormir,ganho ou perda de peso significa tivo, dificuldadede concentração ou pensamentos constantes demorte ou suicídio, procure a ajuda de um médico.

    O QUÊ? EU, ME PREOCUPAR?Um pouco de preocupação de vez em quandopode ser produtivo. Afinal, sem ansiedade vocênão se incomodaria em trancar a porta à noiteou fazer a sua mamografia regularmente. Masestá na hora de relaxar um pouco se a preocu-pação estiver reduzindo o seu prazer pela vida.Em dema sia, ela pode limitar a concentração,gerar hábitos de sono insatisfatórios e diminuira capacidade de lidar com os contratempos dodia a dia. Também pode causar problemas físi-

  • boaformaTenha uma boa aparência

    ACEITE SUA RAIVA Quando sentir raiva, pergunte a simesmo:■ Qual a consequência dessa emo-ção? (A raiva me faz trincar osdentes e traz dor de cabeça?)■ Como eu a expresso? (Torno-mesarcástico? Falo com as pessoas deforma ríspida?)■ Por que fico com tanta raiva?(Será que foi porque meus senti- mentos foram feridos?)

    ASSUMA A RESPONSABI LIDA DE Sentir raiva é escolha sua. Ao assu-mir a responsa bilidade por seussentimen tos e comporta mentos,você tende a ser menos explosivo.

    FALE SOBRE SUA RAIVA Expressar verbalmente o que vocêsen te é melhor do que extravasar a raiva.

    ACALME-SECom o tempo, vai entender o que o faz explodir. ■ conte até 10■ concentre-se na sua respiração■ saia da cena do conflito■ imagine um ambiente sereno,onde se sinta em paz■ medite ou fale menos, em um lu-gar mais calmo ou positivo■ olhe para o acontecimento quedeflagrou sua raiva sob a perspec-tiva da outra pessoa envolvida.

    CONTROLE A RAIVASe você se irrita facilmente e tende a extravasar sua raivade forma destrutiva, siga as estratégias abaixo.

  • boaformaPara ser mais feliz

    cos, tais como pressão alta. Antes de se preocu-par tanto, a ponto de ficar doente, experimenteas estratégias a seguir:

    Veja a preocupação sob uma nova perspec-tiva Não se prenda tanto a detalhes. Pense emum amigo que valoriza a razão. Imagine em queele se concentraria se estivesse no seu lugar.

    Coloque a preocupação no papel Escreversuas preocupações ajuda a criar uma distânciaobjetiva entre você e as inquietações.

    Compartilhe as preocupações Discutir seusmedos com um amigo confiável ajuda aaliviar o fardo da ansiedade e também

    permite que o seu amigo o conforte ou,talvez, lhe ofereça uma dose de realidade.

    Imagine um resultado satisfatório Veja a simesmo dominando qual quer dificuldade e oproblema sendo resolvido da melhor forma.

    Aprenda a relaxar Faça aulas de meditação ou deredução de estresse para ajudar a desacelerar ospensamentos pessimistas. Procure na Internet

    cursos de meditação na sua cidade.

    Procure ajuda profissional Se aspreocupações estão sempre aumen-

  • boaformaPara ser mais feliz

    tando, saindo do controle, ou se você tem angús-tia ou apreensão exagera das, um terapeuta po-derá ajudá-lo a retomar o controle.

    DOMINANDO A RAIVAA raiva pode ser a expressão de uma emoçãosaudável. Quando demonstrada de forma cons-trutiva, ela pode levar ao crescimento pessoal e a um relacionamento íntimo melhor. Mas,quando você a reprime com frequên cia, ou eladá o tom ao modo como você encara a vida,pode tornar sua vida deprimente – e é possívelque cause sérios problemas de saúde.

    A raiva libera na corrente sanguí nea uma en-xurrada de hormônios do estresse prejudiciais àsartérias, aumen ta os níveis de colesterol e a fre-quência cardíaca e deprime o sis tema imunoló-gico. Estudos mostram as ligações entre hostili-dade, raiva reprimida e doença cardíaca. Umapesquisa recente descobriu que a raiva reprimidae as mani fes tações repetidas de hostilida de cau-sam o acúmulo de homocis teí na, uma substânciaquímica associada a doenças cardíacas.

    Você reconhece algum nível de hostilidadeem si mesmo? Em geral, pessoas que tendem aser hostis têm:

    ■ uma desconfiança cínica dos outros (pensando que são muito lentos, incompeten-tes, estúpidos ou estão errados)

    15

    “A raivareprimida

    e a hostilidadecausam oacúmulo

    de homo-cisteína,

    substânciaquímica

    associadaa doenças cardíacas.”

  • 16

    boaformaPara ser mais feliz

    raiva frequente, sentimentos negativos oureações exageradas a acontecimentos sem importância

    comportamento agressivo (usa a buzina docarro excessivamente, grita, joga coisas e bateportas).

    Pesquisadores concluíram que as pessoashostis têm uma tendência maior a desenvolveralguma enfermi dade fatal e mais chances deuma morte prematura se comparadas às quesão mais moderadas. Também tendem a comer,beber e fumar mais, com consequências terrí-veis para a saúde.

    O assunto em questão não é nem tanto araiva em si, mas o quanto esse sentimento afetasua vida e como você lida com ele. Lembre-se,se a raiva é crônica (isto é, contínua), é peri-gosa. Você explode diante do menor atraso?Fica furioso em um congestionamento de trânsito? Costuma achar que os outros estão en-tendendo as coisas de forma errada? Tem difi-culdade em esquecer uma desfeita? Essas sãoalgumas das formas como a raiva crônica semanifesta. Ela não apenas torna a sua vida infe-liz, mas também afasta as pessoas de você.

    Aprender a reconhecer e a expressar suaraiva de forma apropriada é a melhor maneira de evitar que esse sentimento destrua a sua vida.