secretaria de estado da educaÇÃo governo do estado … · sistematizados do roe e das...

10
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 1 SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR - SPEC 2° ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROJETO MEDIAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA SLIDE 1 PARA O FORMADOR - dar as boas vindas aos Vice-diretores e Professores Mediadores ao segundo encontro de formação. SLIDE 2 PARA O FORMADOR - o slide 2 apresenta os objetivos do encontro, que foram pensados a partir dos dados sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta pauta de formação é promover uma reflexão sobre conflitos e violência (que normalmente é colocado no mesmo “balaio”) e mostrar que os conflitos devem ser resolvidos para que não se tornem casos de violência. A comunicação, geralmente, é a “porta de entrada” para o conflito e por isso deve ser reavaliada, principalmente pelos adultos da escola. Os espaços de comunicação sistemáticos precisam ser criados e valorizados pelas equipes escolares, pois eles contribuem na prevenção e também na resolução de muitos conflitos. SLIDE 3 PARA O FORMADOR: o slide 3 apresenta o vídeo de sensibilização, que mostra a diferença da comunicação violenta e da não violenta entre as pessoas. É importante salvar este vídeo num pen drive ou no computador, dentro da mesma pasta que os slides, para que ele possa abrir com o hiperlink. Este vídeo não está mais disponível no YOUTUBE. SLIDE 4 PARA O FORMADOR: o slide 4 traz algumas questões para reflexão sobre o vídeo apresentado. Esta atividade poderá ser feita em grupo. O objetivo é levar os cursistas a pensarem em situações cotidianas

Upload: others

Post on 06-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

1

SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR - SPEC2° ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROJETO MEDIAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA

SLIDE 1

PARA O FORMADOR - dar as boas vindas aos Vice-diretores e Professores Mediadores ao segundo encontro de formação.

SLIDE 2

PARA O FORMADOR - o slide 2 apresenta os objetivos do encontro, que foram pensados a partir dos dados sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais.O maior objetivo desta pauta de formação é promover uma reflexão sobre conflitos e violência (que normalmente é colocado no mesmo “balaio”) e mostrar que os conflitos devem ser resolvidos para que não se tornem casos de violência. A comunicação, geralmente, é a “porta de entrada” para o conflito e por isso deve ser reavaliada, principalmente pelos adultos da escola. Os espaços de comunicação sistemáticos precisam ser criados e valorizados pelas equipes escolares, pois eles contribuem na prevenção e também na resolução de muitos conflitos.

SLIDE 3

PARA O FORMADOR: o slide 3 apresenta o vídeo de sensibilização, que mostra a diferença da comunicação violenta e da não violenta entre as pessoas. É importante salvar este vídeo num pen drive ou no computador, dentro da mesma pasta que os slides, para que ele possa abrir com o hiperlink. Este vídeo não está mais disponível no YOUTUBE.

SLIDE 4

PARA O FORMADOR: o slide 4 traz algumas questões para reflexão sobre o vídeo apresentado. Esta atividade poderá ser feita em grupo. O objetivo é levar os cursistas a pensarem em situações cotidianas

Page 2: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

2

desrespeitosas que, infelizmente, foram banalizadas. É muito mais comum ouvirmos falas agressivas do que falas carinhosas no nosso dia a dia.

SLIDE 5

PARA O FORMADOR: o slide 5 apresenta o momento da socialização das discussões dos grupos. O formador deve valorizar as falas dos grupos e poderá fechar as apresentações afirmando “que as pessoas aprendem a falar de forma violenta ou não” e questionar os grupos se eles acreditam que as pessoas podem reaprender ou rever suas falas e, a partir daí, mudar sua forma de se comunicar.É importante que eles percebam que qualquer um pode aprender ou reaprender novas formas de se expressar, desde que vejam sentido na aprendizagem; portanto, os argumentos e reflexões têm que ser bastante significativos e convincentes.

SLIDE 6

PARA O FORMADOR: o slide 6 apresenta o texto a ser estudado. É um fragmento de um livro que foi distribuído aos Professores Mediadores e está disponível no link desta pauta. Os cursistas deverão ler o capítulo 1: O que as palavras conflito e violência significam para você? (páginas 27 a 43).Como algumas avaliações da primeira formação apontaram que o texto era longo para ser lido no dia do encontro, sugerimos que ele seja enviado com antecedência para que os participantes possam fazer a leitura antecipadamente. Sugerimos também que este livro seja amplamente divulgado nas escolas, pois é um excelente manual para a resolução de conflitos e poderá ser estudado por todos.

SLIDE 7

PARA O FORMADOR: o slide 7 apresenta a atividade 2, que traz algumas perguntas para reflexão sobre o texto em relação às práticas desenvolvidas na escola. Esta atividade deverá ser feita em grupo para que os cursistas tenham a oportunidade de discutir e trocar informações. O seu objetivo é compreender a diferença entre conflito e violência, e ainda mostrar que os pequenos conflitos não podem ser “varridos para debaixo do tapete”, eles têm que ser resolvidos de uma forma positiva, visando a manutenção das relações interpessoais saudáveis, promovendo o aprendizado e o amadurecimento dos envolvidos e evitando que um pequeno conflito se repita e possa se transformar num ato de violência no futuro.

SLIDE 8

Page 3: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

3

PARA O FORMADOR: pedir para os grupos socializarem suas respostas e reflexões. O formador deverá reforçar as falas daqueles que apontarem a necessidade de resolver os conflitos escolares, a fim de melhorar as relações interpessoais e contribuir para um clima escolar equilibrado. Aprender a resolver conflitos contribui com a aprendizagem emocional; ou seja, prepara as pessoas para conviver melhor em sociedade, aprender a lidar com as próprias emoções e também a resolver outros problemas por meio da reflexão. Este é um aprendizado extremamente valioso, que carregamos para toda a vida. É um dos pressupostos da Educação Integral, presente na nova Base Nacional Comum Curricular, e que deve estar presente nos nossos currículos.

SLIDE 9

PARA O FORMADOR: o slide 9 apresenta um gráfico com dados compilados das ocorrências registradas no ROE nos anos 2016 e 2017. O formador pedirá aos participantes para observar o gráfico e, em seguida, apresentará o slide 10 com a atividade 3.

SLIDE 10

Page 4: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

4

PARA O FORMADOR: o slide 10 apresenta a atividade 3, que traz algumas questões sobre o gráfico. O primeiro passo é solicitar aos participantes que identifiquem os três tipos de corrências mais frequentes.

Os três tipos de ocorrências mais frequentes são respectivamente:

1. Questões disciplinares2. Agressões, ameaças e outros problemas de convivência (violência interpessoal)3. Danos e outros crimes contra o patrimônio

Em seguida, os grupos discutirão as questões 2 e 3 e preencherão o quadro do slide 11.O objetivo desta atividade é estimular os grupos a refletirem sobre os dados do ROE e pensarem em ações para minimizar o número das ocorrências. Na verdade, este é o exercício que toda escola deve fazer com os seus próprios dados.

SLIDE 11

PARA O FORMADOR: o quadro apresentado no slide 11 serve para sistematizar as respostas de cada grupo.

SLIDE 12

PARA O FORMADOR: o slide 12 apresenta o momento da socialização das respostas da atividade 3 registradas pelos grupos. Solicitar aos grupos que apresentem o resultado das discussões e o formador

Page 5: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

5

poderá encerrar esta atividade retomando as ações criadas pelos grupos e mostrando que sempre há uma solução possível para a resolução dos conflitos. A mudança da cultura escolar é muito trabalhosa e demorada, mas se quisermos criar um clima escolar agradável e respeitoso, temos que investir e persistir nas ações mediadoras.

SLIDE 13

PARA O FORMADOR: o slide 13 o formador anunciará o momento da sistematização, ou seja, a retomada e organização dos temas abordados e discutidos neste encontro.

SLIDE 14

PARA O FORMADOR: o slide 14 resgata um trecho do capítulo estudado e discutido pelos presentes.O fragmento apresenta um conceito de violência, que pode ser somado aos conceitos criados pelos participantes na atividade 2.

SLIDE 15

PARA O FORMADOR: o slide 15 apresenta um conceito de conflito e reforça a ideia que ele pode ser positivo ou negativo de acordo com a forma que lidamos com ele. Este conceito também pode ser somado aos conceitos criados pelos participantes na atividade 2. O formador deverá reforçar que um conflito mal resolvido poderá se tornar um ato de violência e, portanto, não podemos “colocar o conflito debaixo do tapete”.

SLIDE 16

PARA O FORMADOR: o slide 16 mostra que a violência pode ser consequência de um conflito mal resolvido e reforça a fala do formador do slide anterior.

SLIDE 17

PARA O FORMADOR: o slide 17 reforça a ideia que o conflito pode ser positivo, produtivo e que contribui para desenvolver o raciocínio, promovendo o amadurecimento dos envolvidos e, consequentemente, a aprendizagem emocional.

SLIDE 18

Page 6: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

6

PARA O FORMADOR: o slide 18 trata do processo de reflexão necessário à resolução dos conflitos, portanto, a escola deve prever os espaços de participação e comunicação sistemáticos, a fim de contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

SLIDE 19

PARA O FORMADOR: o slide 19 apresenta uma síntese do aprendizado com o conflito.

SLIDE 20

PARA O FORMADOR: o slide 20 apresenta a importância do diálogo e da construção de uma rede entre todos os segmentos da comunidade escolar e instituições do seu entorno.

SLIDE 21

PARA O FORMADOR: o slide 21 apresenta os espaços de diálogo já instituídos nas escolas. Outros poderão ser criados. Todos devem ser qualificados.

SLIDE 22

Page 7: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

7

PARA O FORMADOR: o slide 22 apresenta o significado de assertivo e mostra que a assertividade na fala gera respeito e credibilidade no orador. A publicação “Diálogos e Práticas Restaurativas nas Escolas - Guia Prático para Educadores”, escrito pelo Promotor Dr. Antonio Ozório, apresenta diversas atividades sobre comunicação que podem contribuir com os estudos dos servidores escolares.

SLIDE 23

PARA O FORMADOR: o slide 23 aprofunda o conceito de comunicação assertiva.

Segue um breve texto para repertoriar o formador:

O que é comunicação assertiva e como ela funciona?

Por: José Roberto Marques

A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.

No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos

Page 8: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

8

processos e no alinhamento das demandas. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados.

Se o líder precisa ensinar à sua equipe de colaboradores uma nova forma de executar determinada tarefa, mas não o faz, o grupo certamente continua a executá-la do modo antigo. Por outro lado, se todos os profissionais são comunicados pelo gestor e têm suas dúvidas resolvidas, todos aprendem como proceder e, dali em diante, suas ações serão mais produtivas e efetivas.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.

7 Dicas Para ter uma Comunicação Mais Assertiva

1. Aprenda a entender o outro – ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa;

2. Aprenda a ouvir na essência – segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante estar atento a estes sinais para adequar-se e comunicar-se assertivamente;

3. Atenção à sua fala – será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar a forma como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária a que deseja;

4. Acerte o momento – escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado;

5. Tenha embasamento – características como conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada e escrita conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, fortalecendo sua comunicação assertiva;

6. Seja um bom intermediador – caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Seja solicito, inspire e ensine o que você sabe;

7. Busque evolução contínua – trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

Siga estas dicas extraordinárias e aprenda a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas. Esta competência comportamental é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejem conquistar uma carreira de sucesso.

Disponível em: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-comunicacao-assertiva-e-como-ela-funciona/ Acesso em 27 de março de 2018.

Page 9: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

9

SLIDE 24

PARA O FORMADOR: o slide 24 apresenta uma frase de Stephen Hawking para encerrar o encontro.

SLIDE 25

PARA O FORMADOR: slide de despedida.

SLIDE 26

PARA O FORMADOR: divulgar nossos contatos aos presentes.

Page 10: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO … · sistematizados do ROE e das avaliações do primeiro encontro, enviadas pelos Gestores Regionais. O maior objetivo desta

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

10

SLIDE 27

Solicitamos a divulgação do Documento Orientador escrito pelo Dr. Antonio Osório para todos os participantes.Disponível em:

http://www.educacao.sp.gov.br/noticia/professores-e-funcionarios/spec-divulga-guia-pratico-de-mediacao-de-conflitos/

DIÁLOGOS E PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS ESCOLASGuia Prático para Educadores