secagem de concreto - soluções industriais · subject: secagem keywords: secagem de concreto,...

4
Secagem de concreto 1) INTRODUÇÃO Atualmente constata–se, que em muitos casos após a conclusão do processo de restauração de indutores utilizados para o aquecimento de tarugos, o fabricante realiza o início do processo de secagem do concreto refratário através de um conjunto de resistências elétricas. Contudo, em função do prazo de entrega, este procedimento é realizado por um curto período, algo entre 3 e 6 horas. Este período é suficiente para eliminar parte da água que foi utilizada como elemento ligante e também para propiciar a correta conformação do concreto refratário. É recomendável que a secagem e a cura final, sejam realizadas pela compradora após a instalação e antes da colocação em operação normal. 2) OBJETIVO As informações abaixo e os gráficos, em anexos são orientativos e têm por objetivo apresentar a recomendação mínima para o processo de secagem e cura do concreto refratário que é utilizado para o revestimento interno, para os diversos tipos e modelos de indutores de aquecimento, que são utilizados em forjarias. 3) FINALIDADE O concreto refratário utilizado para o revestimento do enrolamento da bobina indutora tem as seguintes finalidades: - Manter o espaçamento mínimo necessário entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora; - Atuar como isolante térmico, evitando que a temperatura radiada pela peça, durante o ciclo de aquecimento, danifique a isolação elétrica entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora. - Evitar que a "CAREPA" (Óxido de Ferro), cause curto circuito por penetrar no espaçamento existente entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora. 4) VANTAGEM Em função do exposto, durante a colocação em funcionamento e início de operação de um indutor de aquecimento é de extrema importância, desde que seja viável, realizar o procedimento de secagem e de cura do concreto refratário, conforme os gráficos em anexo, pois a vida útil do indutor é função direta deste procedimento. 5) INFORMAÇÕES GERAIS Classe: Concreto Refratário Alta Alumina

Upload: duongkhuong

Post on 04-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Secagem de concreto - Soluções Industriais · Subject: Secagem Keywords: secagem de concreto, secagem de concreto refratario, secagem de concreto usinado, secador de concreto, secagem

Secagem de concreto

1) INTRODUÇÃO

Atualmente constata–se, que em muitos casos após a conclusão do processo de restauração de indutores utilizados para o aquecimento de tarugos, o fabricante realiza o início do processo de secagem do concreto refratário através de um conjunto de resistências elétricas. Contudo, em função do prazo de entrega, este procedimento é realizado por um curto período, algo entre 3 e 6 horas. Este período é suficiente para eliminar parte da água que foi utilizada como elemento ligante e também para propiciar a correta conformação do concreto refratário.

É recomendável que a secagem e a cura final, sejam realizadas pela compradora após a instalação e antes da colocação em operação normal.

2) OBJETIVO

As informações abaixo e os gráficos, em anexos são orientativos e têm por objetivo apresentar a recomendação mínima para o processo de secagem e cura do concreto refratário que é utilizado para o revestimento interno, para os diversos tipos e modelos de indutores de aquecimento, que são utilizados em forjarias.

3) FINALIDADE

O concreto refratário utilizado para o revestimento do enrolamento da bobina indutora tem as seguintes finalidades:

- Manter o espaçamento mínimo necessário entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora;

- Atuar como isolante térmico, evitando que a temperatura radiada pela peça, durante o ciclo de aquecimento, danifique a isolação elétrica entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora.

- Evitar que a "CAREPA" (Óxido de Ferro), cause curto circuito por penetrar no espaçamento existente entre as espiras que constituem o enrolamento da bobina indutora.

4) VANTAGEM

Em função do exposto, durante a colocação em funcionamento e início de operação de um indutor de aquecimento é de extrema importância, desde que seja viável, realizar o procedimento de secagem e de cura do concreto refratário, conforme os gráficos em anexo, pois a vida útil do indutor é função direta deste procedimento.

5) INFORMAÇÕES GERAIS

Classe: Concreto Refratário Alta Alumina

Page 2: Secagem de concreto - Soluções Industriais · Subject: Secagem Keywords: secagem de concreto, secagem de concreto refratario, secagem de concreto usinado, secador de concreto, secagem

Descrição: Produto refratário, de pega hidráulica, a ser conformado de acordo com o diâmetro interno do indutor de aquecimento. Em sua condição de matéria-prima, é constituído pela mistura de um ou mais agregados refratários de granulometria adequada, associado com um cimento refratário que atua como elemento de liga, que permite a pega hidráulica, via água.

6) APLICAÇÃO

A fim de GARANTIR a total e adequada fluidez do concreto refratário entre as espiras do enrolamento da bobina indutora, durante a realização do processo de aplicação para o revestimento, normalmente utiliza-se uma base vibratória externa.

7) GRÁFICOS

A seguir apresentamos informações complementares sobre os GRÁFICOS, a saber:

A utilização deste gráfico é recomendado para indutores de aquecimento que possuam grandes dimensões, por exemplo:

# Tarugos de aço com lado ou diâmetro, maior ou igual à 4 (quatro) polegadas; # Indutores que são totalmente encapsulados, com pequena área para evaporação; portanto a secagem e a cura devem ser realizadas através de procedimento lento e constante, de maneira que a evaporação da água seja uniforme e, que no final do processo seja obtida a maior dureza possível na superfície do concreto refratário.

Page 3: Secagem de concreto - Soluções Industriais · Subject: Secagem Keywords: secagem de concreto, secagem de concreto refratario, secagem de concreto usinado, secador de concreto, secagem

Diante do exposto, as fases do procedimento seriam as seguintes:

- SECAGEM esta fase está compreendida entre a temperatura ambiente e a temperatura de 100°, sendo realizado um patamar de 02 (duas) horas. Durante este período ocorre a eliminação da umidade remanescente no indutor. - CURA OU QUEIMA durante esta fase ocorre a cura final, ou seja, a queima do refratário. A curva de aquecimento indicada, entre 100°C e 1.000°C, apresenta pequena inclinação, é lenta. Sempre que for possível e viável deve–se trabalhar com curvas de pequena inclinação, visto que a cura do concreto refratário, ocorrendo à baixas velocidades, apresentará maior dureza superficial com densidade uniforme.

A utilização deste gráfico é recomendada para indutores de aquecimento de pequena e de média dimensão, por exemplo:

# Tarugos de aço com lado ou diâmetro, até 3 (três) polegadas; # Indutores que sejam parcialmente encapsulados, ou seja, a espessura do concreto refratário entre o enrolamento que constitui as espiras do indutor e a face interna é menor ou igual à 15mm, os quais necessitam de secagem e cura em processo gradual e constante; todavia, como a massa utilizada é menor e a área para dissipação de umidade maior, torna – se possível a redução do ciclo recomendado para o processo de secagem e cura, mantendo – se, assim, a obtenção da maior dureza possível na superfície do concreto refratário.

Perante o apresentado, as fases do procedimento seriam as seguintes:

Page 4: Secagem de concreto - Soluções Industriais · Subject: Secagem Keywords: secagem de concreto, secagem de concreto refratario, secagem de concreto usinado, secador de concreto, secagem

- SECAGEM tal fase está compreendida entre a temperatura ambiente e a temperatura de 100°, no período de 02 (duas) horas, sendo realizado um patamar de 02 (duas) horas. Durante este período ocorre a eliminação da umidade remanescente no indutor. - CURA OU QUEIMA durante esta fase ocorre a cura final, ou seja, a queima do refratário. A curva de aquecimento indicada, entre 100°C e 1.000°C, apresenta pequena inclinação, é lenta. Sempre que for possível e viável deve – se trabalhar com curvas de pequena inclinação, visto que a cura do concreto refratário, ocorrendo à baixas velocidades, apresentará maior dureza superficial com densidade uniforme.

8) BIBLIOGRAFIA

1- Davies J. & Simpson P. – Induction Heating Handbook, Mc Graw Hill; 1979.

2- Urquiza, Julio A & Ormaza, José Luis A. – Hornos Industriales de Inducción, Mc Graw Hill; 1995.

3- Catálogo e Literatura – Alusil Concreto Refratário

Catálogo e Literatura – Saint Gobain Cerâmica & Plásticos Ltda.