sebrae, um negócio certo - empreendedorismo · sebrae, um negócio certo - empreendedorismo seg,...

6
SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 Estou em férias, preparada para receber minha mãe que chega amanhã e, também para me dedicar nas próximas duas semanas para um outro curso no SEBRAE que é o IPGN Inician do um Pequeno Grande Negócio . Eu já sei o que quero fazer desde o primeiro curso, que foi o EMPRETEC . O empretec é para você decidir mesmo se quer, de fato, abrir o seu próprio negócio. Quer mesmo ser um empresário? É o chamado empreendedorismo. Comecei e terminei com a mesma ideia. Decidi, bati o martelo e não mudei. Dificuldades? Tive, mas aprendi e muito, com os erros. Enxerguei minhas falhas. Mas, só tenho certeza de uma coisa. A cada dia eu sei o que eu quero fazer. Errei, estou aprendendo, mas ao mesmo tempo me aperfeiçoando, estudando, e correndo atrás para me preparar afinal não posso abrir um negócio profissional em cima de meus erros. Negócio é coisa séria. Então nada melhor que correr em busca de aperfeiçoamento e começar através das empresas sérias que temos em nosso país. Sem querer e nem parecer fazer propaganda do SEBRAE, mas é a qualidade que que vejo e 1 / 6

Upload: vokhue

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

Estou em férias, preparada para receber minha mãe que chega amanhã e, também para mededicar nas próximas duas semanas para um outro curso no SEBRAE que é o IPGN – Iniciando um Pequeno Grande Negócio. Eu já sei o que quero fazer desde o primeiro curso, que foi o EMPRETEC.

O empretec é para você decidir mesmo se quer, de fato, abrir o seu próprio negócio. Quermesmo ser um empresário? É o chamado empreendedorismo. Comecei e terminei com amesma ideia. Decidi, bati o martelo e não mudei. Dificuldades? Tive, mas aprendi e muito, comos erros. Enxerguei minhas falhas. Mas, só tenho certeza de uma coisa. A cada dia eu sei  oque eu quero fazer. Errei, estou aprendendo, mas ao mesmo tempo me aperfeiçoando,estudando, e correndo atrás para me preparar afinal não posso abrir um negócio profissionalem cima de meus erros. Negócio é coisa séria. Então nada melhor que correr em busca deaperfeiçoamento e começar através das empresas sérias que temos em nosso país.

Sem querer e nem parecer fazer propaganda do SEBRAE, mas é a qualidade que que vejo e

1 / 6

Page 2: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

presencio com uma equipe de professores capacitados.  Afinal se o meu negócio é brasileiro eeu, com muito orgulho sou brasileira, com muito amor... (não penso só nesse refrão quandoenvolve esporte). Só posso acreditar e confiar nas empresas que nos orientam e se é parapagar consultoria e/ou cursos que seja para as nossas conceituadas marcas brasileiras. É issoque quero fazer e o tempo todo acredito e creio no que é nosso.Dias atrás já tinha comprado o Livro do empreendedorismo e ao fazer a inscrição comprei umoutro da própria editora sebrae de nome A Internet como ferramenta de Negócios, doislivros que preciso em um primeiro momento.

Quero começar um negócio que tenha a minha cara e uma ideia totalmente minha, por issodesfiz uma possível sociedade e passarei a trabalhar com consultoria. Eu acredito em minhamarca. Por falar nisso tenho até uma história com minha mãe que envolve Zeca Pagodinho quefoi muito hilária. Sabe aquela propaganda marcante e que você sempre associa determinadapropaganda a uma pessoa? (aquela marca) Aguarde vai ser um futuro post quando eu falar emmarca. Tenho até foto de Zeca com minha mãe.  Ah e por falar nisso, fui parada com minhablusa do Flamengo em um restaurante por um homem (só sendo futebol mesmo, porque umhomem prestar atenção em uma blusa...) e ele me pergunta se conheço Patricia Amorim, poiseu tinha que mostrar aquela blusa para ela. Minha resposta para ele, foi:

- Ela não foi ao Barak Obama eu também vou chegar a ela. Afinal,  está mais perto de mim eacredito ser mais fácil se chegar a ela do que ela chegou a Barak Obama. Sabemos claro, quepara se chegar a pista do aeroporto até o presidente dos EUA não é qualquer um que chega,não!. Quantas pessoas não articularam aquela chegada dela alí? Sabemos disso... E, é obvioque quando você vai a alguém indicada é muito mais fácil, por isso para ela não foi tão difícil,afinal ela é a presidenta de um dos mariores clubes do Brasil.   Sei, que tenho a minha blusa e a dela em especial que mandei fazer na minha região, RN. Sónós duas(? Ela ainda não sabe...rs,rs,rs) temos. E, ainda não foi a que o homem viu. Essa éinédita, não saí com ela na rua, ainda. Enfim, preciso passar para frente a minha produção.Mas, como que vou produzir sem falar com a dona da marca? Afinal, flamengo é uma marca. Ea minha também será...Além das blusas já tenho também um vestido do flamengo, mas não équalquer um. É simples, mas é O VESTIDO!.Já viram que preciso de muito preparo e não ficar como amadora, vendendo uma blusa ali eoutra acolá, sem dar conta. Preciso sair do amadorismo e passar para o profissional,precisando de orientações e/ou consultorias para colocar a ideia em prática e fazer acontecer.Porque fazendo eu já estou, mas é pouco. Para grande escala é preciso agir de outra forma ecomecei com esse segundo curso que se iniciou hoje...

Depois desse curso o próximo passo é como montar a empresa. Passo a passo comconsultoria ONLINE. É o programa www.negóciocerto.sebrae.com.br

2 / 6

Page 3: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

Ps: Porque flamengo (de novo). É que na abertura do curso e nas apresentações individuais ao final, para descontrair, a professora perguntava qual o time. Então, já viram só deuFlamengo. De 25 pessoas acho que 15 torcem pelo flamengo e demais para dividir entre os 3restantes. Fazer o quê!?.  Sei, que Patricia Amorim vai me receber e não vai se arrepender,com certeza.

ps1: As ideias das blusas do flamengo começou tudo por causa de uma que fiz sem pensar(somente) no flamengo, mas pensando em Paz e Amor, até já postei  em  Flamengo, umVírus nacional – Eu não quero vacina. É um vírus mesmo, vê pela pesquisa na sala de aula...E, outra coisa aqui o mais querido foisomente a porta de entrada para os outros times, é como diz uma outa música: "PAZ e AMOR,guerra não senhor, seu doutor". Sim, porque tudo começou por causa dele, mas outras amigasde outros times já estão me pedindo o mesmo modelo com os outros, só mudarei o desenho éclaro. Ah, tinha um rapaz de Bélem do Pará que está a um mês no Rio e, se for pela turma eleestava definindo que time irá torcer, então é mais um.

ps2: O que mais se falou em sala de aula, são os impostos que se paga. Isso, desanima emuito....

ps3: Frisei bem a palavra Presidenta, porque se de fato temos uma representante feminina emcargos antes só ocupados por homens. E se hoje existe então é bom frisar para lembrar doassunto em que algumas empresas atualizaram e estão trabalhadno com equidade de gênero,a palavra é PRESIDENTA. Um outro cargo antes só masculino e tão ocupado pelas mulheresatualmente, DELEGADA. É preciso vincular isso o tempo todo na informação. Senão fica comoas coisas que se quer "fazer", mas não se internaliza.

Lembrei agora sobre a inserção dos deficientes nos esportes. Por que separar asparaolímpiadas? Se, de fato, se quer a inserção? Por que não se divulgar e transmitir tantoquanto uma olímpiada?. Por que não fazer uma paraolímpiadas junto as olimpíadas?Intercalando competições?  Aí, sim seria uma inserção social, total. Entrei no assunto porquelembrei de uma amiga que é deficiente e não gosta do evento separado, concordo.

Fontes:

3 / 6

Page 4: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/671824DA06EB49D4832577E000691735/$File/NT0004524A.pdf (O livro do Sebrae em arquivo PDF)http://www.americanas.com.br/produto/7021754/livros/administracaoenegocios/administracao/livro-empreendedorismo (Sobre o livro empreendedorismo)

www.sebrae.com.br (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário. Atividadese recursos colocados à disposição do empreendedor e do pequeno empresário)

http://blog.planalto.gov.br/%E2%80%9Cvoces-tem-em-mim-uma-presidenta-margarida-como-voces%E2%80%9D/ (aqui a equidade de gênero, sendo escrita PRESIDENTA)

http://lccamara.blogspot.com/2011/02/sim-existe-palavra-presidenta.html (Sim, existe apalavra Presidenta. Ensaio sobre o gênero)

Informações atualizadas em 14/09/2011

Acabei de chegar da aula e comprovo cada vez mais que é muito bom fazer cursos, por maisque se ache que é difícil (para quem passou o dia trabalhando) deixar o conforto de casa (hojeum dia frio e gostoso para não sair), enfrentar ônibus e tudo o mais. Vale a pena, pois sãodiversas cabeças com exemplos de pessoas interessantes e é isso que faz o curso ser bom,são com as histórias e exemplos dos outros que aprendemos.  Quanto ao custo nem se fala,pois se você faz um curso hoje está investindo em você. O mais importante.

Recebi o telefonema de uma amiga de Natal que junto com o filho está vindo ao Rio paranegociar possível vinda do filho para um dos clubes do Rio. É um atleta que promete e o bom éisso quer e gosta e com isso está vindo fazer os contatos. Já é uma promessa potiguar nofuturo da natação, que bom. Que desponte mais ainda para as olímpiadas. Eu, desde já voutorcer para que ele seja mais um atleta do Flamengo, claro. Já pensou se fica pelo Vasco!. Queseja o melhor para ele e que nós, Brasileiros ganhemos mais um atleta de primeira linha. Os donorte/nordeste vem para o sul/sudeste e os daqui para o exterior, normal. Caso do nosso CésarCielo, por exemplo, um paulista que estudou e treinou fora do país. Cada um correndo atráspara melhorar o seu potencial de acordo com suas possibilidades e aproveitando as

4 / 6

Page 5: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

oportunidades.

Informações atualizadas em 15/09/2011 às 22:35hs.

Hoje a aula foi ótima e a professora, Claudia nos falou sobre as agências junior, que sãoempresas de consultoria formada dentro das univercidades. Que por um preço menor podemospedir um estudo de viabilidade, por exemplo.

Elas existem na PUC, UERJ e UFF. Além das empresas junior na UERJ ainda existe olaboratório de pesquisas mercadológicas e de opinião.

Eu pesquisei na net e encontrei a http://ayraconsultoria.com/ que é da UFRJ e ainda encontreia de computação que criam sites e sistemas na WEB, veja o link http://www.ejcm.com.br/

Em Natal temos a www.admconsult.com.br ligada a UFRN. Veja também através do link http://www.administradores.com.br/academico/empresa-junior/?offset=3as empresas juniores dos demais estados.

Próxima quinta (22/09) vai haver uma palestra sobre IPGN, iniciando um pequeno grandenegócio na parte da manhã no SEBRAE de Botafogo. É , com uma taxa simbólica de r$ 10,00.Queria muito assistir, mas já tenho compromisso nessa data.

Se quiser saber o que é uma empresa Junior, clique em Leia mais.

http://www.administradores.com.br/academico/empresa-junior/adm-consult-natal-rn/82/ (aquisobre a empresa júnior de Natal - RN.

5 / 6

Page 6: SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO · SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30 ... Depois desse curso o próximo passo é como montar

SEBRAE, um negócio certo - EMPREENDEDORISMO Seg, 12 de Setembro de 2011 23:30

As empresas juniores são criadas por alunos de graduação ou técnica de uma instituição deensino superior ou técnica e deve ser sempre ligada a um ou mais cursos de graduação ou acursos Técnicos. A gestão de uma EJ, sigla para Empresa Júnior, é feita pelos próprios alunos.A empresa júnior não constitui em si uma pessoa jurídica específica. No Brasil as empresasjuniores de forma associada tem buscado um entendimento de que a EJ estaria mais próximade ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Conheça mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_j%C3%BAnior

6 / 6