sbt rio projeto do piche ao grafite

14
COMERCIALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO PRODUÇÃO SBT Rio, apresenta:

Upload: meio-mensagem

Post on 12-Apr-2017

297 views

Category:

Business


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

COMERCIALIZAÇÃO E

REALIZAÇÃO PRODUÇÃO

SBT Rio, apresenta:

Page 2: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

OBJETIVOS DO PROJETO Promover a arte urbana carioca, e principalmente, recuperar as áreas da cidade degradadas pelas pichações, usando o grafite como instrumento de resgate social, para os jovens envolvidos nesse tipo de infração. O projeto pretende ampliar o alcance do grafite, reconhecendo nele, não só uma legítima expressão artística, mas também, um eficiente instrumento de resgate social. Ao longo do projeto, serão realizadas oficinas de grafite ministradas pelo grafiteiro de carreira consolidada ACME.

COMERCIALIZAÇÃO PRODUÇÃO

Page 3: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

DESCRIÇÃO DO PROJETO O projeto mistura grafite e hip hop usando as lonas e arenas culturais já existentes na cidade, como base das ações. Nesses espaços culturais, com entrada franca, receberemos o grafiteiro Marcelo Eco para ministrar oficina em uma tarde (sábado ou domingo) voltada para os grafiteiros e pichadores locais, com farto material de aprendizado, incluindo telas, cavaletes, estopas e tintas. Nessas ações, além das presenças já citadas, teremos, simultaneamente, um show com um rapper de carreira em ascensão. Será uma tarde que se multiplicarão por mais três, perfazendo um total de três eventos de cultura urbana de verdade. Grafite e hip hop juntos em prol de uma cidade mais civilizada.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 4: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

RELEVANCIA CULTURAL DO PROJETO PARA A CIDADE O grafite é uma arte planetária presente em todas as cidades do mundo, com estilos e ramificações diferentes, mas quase sempre, com temas e mensagens de forte conteúdo político e social. No Rio de Janeiro, a onda do grafite transcendeu a mensagem política objetiva e ganhou ares de obra de arte. Hoje é possível observarmos em diversos bairros da cidade, trabalhos de artistas cariocas, que já se incorporaram a paisagem da cidade e viraram referencia internacional na arte de rua. Mas, a principal relevância cultural do projeto está no resgate e na conscientização dos pichadores, dando-lhes a real dimensão dos prejuízos causados por essa prática predatória do piche, que danifica o patrimônio privado e público, através de ações invasivas. DO PICHE AO GRAFITE, não só incentiva a arte urbana e limpa a cidade, ele promove o resgate de jovens, abrindo-lhes um universo de possibilidades proporcionadas pelo grafite.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 5: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

COMUNICAÇÃO Tendo as lonas da Pavuna (Jovelina Perola Negra), Vista Alegre (João Bosco) e do Parque Madureira (Fernando Torres), como as escolhidas para abrigar o projeto, realizaremos - com o auxílio dos produtores locais - um trabalho de pesquisa do movimento de grafite e pichação nos arredores das lona citadas e adjacências. De posse desse levantamento, iniciaremos um trabalho de comunicação com as comunidades próximas às lonas, a fim de convocá-los e informá-los do início de nossas ações. A comunicação inclui propriedades de arena e no SBT Rio chamadas, merchandising, flashes e matérias nos jornais locais do SBT Rio, além de informações na web e redes sociais do SBT RIO.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 6: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

A LUZ QUE O ARTISTA PRECISA O SBT Rio não só comercializa, como supervisiona, mas, principalmente, joga luz sobre o trabalho dos artistas envolvidos nos projetos que realizamos. Além, das inserções já citadas, ao longo da programação, elegeremos com a ajuda do público, o grafiteiro revelação, que ganhará o prêmio de R$ 5.000,00 e seu trabalho ganhará destaque na programação local da emissora.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 7: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

CONCURSO 450 ANOS DO RIO DE JANEIRO

O tema para o concurso será os 450 anos do Rio de Janeiro Mecânica: Os Participantes criarão suas artes nos eventos nas lonas culturais. Após a avaliação dos curadores e da equipe de produção do SBT Rio, serão escolhidas 3 peças que irão para escolha popular, assim será eleita uma peça vencedora por lona cultural. Ao final dos três eventos serão 3 peças escolhidas por lona que irão também para votação popular, onde será escolhida a peça “Revelação”. Canal de votação: Facebook do SBT Rio. A mais votada ganhará além do prêmio em dinheiro uma viagem para conhecer o parque de produções do SBT na Anhanguera SP. As fotos/filmagem serão postadas no site e facebook do SBT Rio para viralização e divulgação das marcas.

Page 8: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PORQUE PATROCINAR Já passou da hora de olharmos a nossa cidade com olhares mais atentos. O que acontece hoje no Rio de Janeiro, principalmente na zona norte, é um verdadeiro genocídio arquitetônico. Propriedades particulares e públicas são alvos de pichações indiscriminadas que terminam por desfigurar as arquiteturas dos nossos bairros. Um processo de desfiguração está acontecendo sob nossos olhos e alguma ação que combata essa prática deve ser feita. DO PICHE AO GRAFITE é uma oportunidade concreta para que veículo e anunciantes unam-se em prol do resgate arquitetônico e social de nossa cidade.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 9: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

DESDOBRAMENTOS PARA O PATROCINADOR O projeto terá uma cobertura audiovisual completa, desde a fase de imersão e pesquisa nas comunidades, passando pelas apresentações nas lonas culturais e acompanhamento do artista revelação aos programas de televisão, no Rio. Esse material fartamente documentado será editado como material de pós venda e entregue as patrocinadores pra que divulguem nas mídias sociais.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Page 10: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Ed Motta tocou aqui e elogiou a qualidade do som.

Capacidade – 450 pessoas PAVUNA – Jovelina Perola Negra

Page 11: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

João Bosco todo fim de ano faz um show aqui.

Capacidade – 450 pessoas VISTA ALEGRE – João Bosco

Page 12: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

Fernanda Torres fará o espetáculo, A casa dos budas ditosos , aqui.

MADUREIRA – Fernando Torres Capacidade – 1.200 pessoas

Page 13: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

GRAFITEIRO CONVIDADO DO PICHE AO GRAFITE terá a curadoria do grafiteiro carioca ACME. Cria do Morro do Pavão, em Copacabana, ACME é um militante da cultura de rua carioca. Começou como pichador, na adolescência. Com a maturidade e a descoberta de um talento nato, passou a grafitar e a se destacar como agitador cultural da Cidade. Hoje, o artista que já viajou para Europa e América Latina, expondo os próprios trabalhos. Já teve obras vendidas em grandes galerias no exterior por valores superiores a 20 mil euros. Caberá ao artista a mediação dos debates envolvendo pichadores, artistas e moradores diretamente atingidos com a prática do piche. Os debates terão duração de uma hora e encerrarão os eventos.

Morro do Pavão

Page 14: Sbt rio   projeto do piche ao grafite

ESTRUTURA DO EVENTO Palestra de abertura com ACME falando do movimento e a evolução do piche na Cidade. Apresentação dos 10 pichadores selecionados.

TUDO AO MESMO TEMPO Início dos trabalhos em telas de 1,50 x 1,10 com os 10 grafiteiros divididos em 2 grupos. Show de Hip Hop com novas caras do movimento. Exibição de b boys e malabares.

FECHAMENTO No fim de cada evento faremos um debate sobre a atividade do piche e suas consequências sócios ambientais. No debate, contaremos com a presença de pichadores, grafiteiros, moradores diretamente afetados pela atividade do piche e jornalistas.

PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO