sbc funcor mais oito cidades recebem o...

2
Jornal SBC 83 - Set/Out 2007 14 sbc funcor Sobre o Selo de Aprovação SBC O PrevenAção passou por mais quatro Estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e levou as suas ações para Campos de Goytacazes, Volta Redonda, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Santos, Marília, Campi- nas e Londrina. No Estado do Rio, os pro- motores locais do PrevenAção organizaram as atividades em shoppings de Volta Redonda e Campos de Goytacazes. As tra- dicionais caminhadas reuniram cer- ca de 200 pessoas e ocorreram após aquecimento e alongamento. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi promovida uma série de palestras no Expo Minas, abordando temas como “Preven- ção à obesidade infantil, Benefí- cios dos exercícios físicos e alimen- tação saudável”. O workshop do projeto aconteceu durante o XVIII Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Já em Juiz de Fora, o workshop reuniu um grande número de profissio- nais da área de saúde – mais de cem participantes. As atividades voltadas à população também ti- veram grande adesão. Às três cidades paulistas foi levada a mensagem de uma vida mais saudável. Em Marília, as ações foram realizadas na Associ- ação Paulista de Medicina (APM) local, e a caminhada, em uma praça bastante movimentada. Os even- tos em Campinas ocorreram si- multaneamente em cinco Unida- des Básicas de Saúde, com aferi- ção de pressão arterial, medida da circunferência abdominal e distri- buição de folhetos educativos. No litoral paulista, em Santos, a caminhada aconteceu na Praia da Concha Acústica, e a ação para a população, na Associação dos Médicos. No Paraná, em Londrina, o workshop para os profissionais da área de saúde abordou a preven- ção cardiovascular. Os voluntá- rios do projeto, que tem o apoio nacional da Novartis e da Sanofi Aventis, aferiram a pressão arte- rial dos participantes, mediram a circunferência abdominal e distri- buíram cartilhas educativas. A cobertura jornalística nas cidades foi bastante expressiva, com pelo menos nove emissoras de TV locais, 12 rádios e 12 jor- nais, além de sites. Mais oito cidades recebem o PrevenAção Os produtos que possuem o Selo de Aprovação SBC são avaliados por um comitê constituído por médicos e nutricionistas, e devem ser isentos de gordura trans e atender aos critérios de gordura total e saturada, colesterol, sódio e fibras. O Selo de Aprovação SBC é a garantia da compra de produtos diferenciados desde a sua concepção e que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares Conheça mais sobre o Selo. Acesse o site : www.cardiol.br/selo JORNAL SBC 83.pmd 08/10/2007, 17:45 14

Upload: others

Post on 29-Oct-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: sbc funcor Mais oito cidades recebem o PrevenAçãojornal.cardiol.br/2007/set-out/sbc-funcor/funcor.pdf · conscientização dos fatores de ris-co pela população brasileira, expli-ca

Jornal SBC 83 - Set/Out 2007

14

sbc funcor

Sobre o Selo de Aprovação SBC

O PrevenAção passou pormais quatro Estados – Rio deJaneiro, Minas Gerais, São Pauloe Paraná, e levou as suas ações paraCampos de Goytacazes, VoltaRedonda, Belo Horizonte, Juizde Fora, Santos, Marília, Campi-nas e Londrina.

No Estado do Rio, os pro-motores locais do PrevenAçãoorganizaram as atividades emshoppings de Volta Redonda

e Campos de Goytacazes. As tra-dicionais caminhadas reuniram cer-ca de 200 pessoas e ocorreram apósaquecimento e alongamento.

Em Belo Horizonte, MinasGerais, foi promovida uma sériede palestras no Expo Minas,abordando temas como “Preven-ção à obesidade infantil, Benefí-cios dos exercícios físicos e alimen-tação saudável”. O workshop doprojeto aconteceu durante oXVIII Congresso da SociedadeMineira de Cardiologia. Já emJuiz de Fora, o workshop reuniuum grande número de profissio-nais da área de saúde – mais decem participantes. As atividadesvoltadas à população também ti-veram grande adesão.

Às três cidades paulistas foilevada a mensagem de uma vida

mais saudável. Em Marília, asações foram realizadas na Associ-ação Paulista de Medicina (APM)local, e a caminhada, em uma praçabastante movimentada. Os even-tos em Campinas ocorreram si-multaneamente em cinco Unida-des Básicas de Saúde, com aferi-ção de pressão arterial, medida dacircunferência abdominal e distri-buição de folhetos educativos.No litoral paulista, em Santos, acaminhada aconteceu na Praia daConcha Acústica, e a ação para apopulação, na Associação dosMédicos.

No Paraná, em Londrina, oworkshop para os profissionais daárea de saúde abordou a preven-ção cardiovascular. Os voluntá-rios do projeto, que tem o apoionacional da Novartis e da Sanofi

Aventis, aferiram a pressão arte-rial dos participantes, mediram acircunferência abdominal e distri-buíram cartilhas educativas.

A cobertura jornalística nascidades foi bastante expressiva,com pelo menos nove emissorasde TV locais, 12 rádios e 12 jor-nais, além de sites.

Mais oito cidades recebem o PrevenAção

Os produtos que possuem o Selo de Aprovação SBCsão avaliados por um comitê constituído pormédicos e nutricionistas, e devem ser isentos degordura trans e atender aos critérios de gordura totale saturada, colesterol, sódio e fibras. O Selo deAprovação SBC é a garantia da compra de produtosdiferenciados desde a sua concepçãoe que auxiliam na prevenção dedoenças cardiovasculares

Conheça mais sobre o Selo.Acesse o site : www.cardiol.br/selo

JORNAL SBC 83.pmd 08/10/2007, 17:4514

Page 2: sbc funcor Mais oito cidades recebem o PrevenAçãojornal.cardiol.br/2007/set-out/sbc-funcor/funcor.pdf · conscientização dos fatores de ris-co pela população brasileira, expli-ca

Jornal SBC 83 - Set/Out 2007

15

sbc funcor

A Sociedade Brasileira deCardiologia levou pela primeiravez um trabalho científico brasi-leiro – criado pela Compeq, parteda Fundação de Pesquisa emCardiologia (Funpecor) – para serapresentado no Congresso Eu-ropeu de Cardiologia, que se rea-lizou no final de agosto em Vie-na, na Áustria.

O estudo PrevenAção, commetodologia desenvolvida pelaSBC e executado pelo InstitutoDataFolha, foi apresentado pelodiretor de Promoção à SaúdeCardiovascular da SBC, ÁlvaroAvezum. Ele considerou impres-sionante tanto o tamanho doCongresso, que teve 29 mil parti-cipantes, como o interesse des-pertado. “Fui procurado por mé-dicos da Europa e da própria

OMS pedindo mais detalhes.Eles estavam interessados namaneira como a entidade brasi-leira pretende difundir as infor-mações sobre os fatores de ris-co”, disse Avezum.

Os europeus ficaram surpre-sos com o baixíssimo nível deconscientização dos fatores de ris-co pela população brasileira, expli-ca o diretor da SBC. Ele contouque 95% das pessoas consultadasnão identificam, por exemplo, odiabetes como fator de risco, parao infarto, enquanto 19% não co-nhecem nenhum fator de riscocomo tal, mesmo os mais divul-gados, como o tabaco e o colesterol.

A pesquisa mostrou que amaior conscientização é justa-mente a respeito do tabagismo,mas mesmo assim 69% não o

apontam como fator de risco.Na sua apresentação, Avezum

contou que o objetivo da SBC éreduzir em 2% ao ano a mortali-dade por doença cardiovascular noBrasil. A entidade pretende am-pliar o programa que começoucom workshops em 50 cidades, di-rigido a médicos, enquantoeventos paralelos levam informa-ções ao público. Na segunda eta-pa, contou Avezum, a SBC vaiestender o programa, trabalhan-do juntamente com as SecretariasMunicipais de Saúde, projeto para

As fibras alimentares consti-tuem-se em remanescentes departes comestíveis de plantas ecarboidratos análogos que sãoresistentes a digestão e absorçãono intestino delgado, com fer-mentação no intestino grosso(American Association of CerealChemists, 1999). Essas fibraspodem ser divididas em fibrasalimentares insolúveis (FAI) oufibras alimentares solúveis (FAZ).

As fibras solúveis têm a pro-priedade de reduzir o índiceglicêmico dos alimentos e pos-suem efeito hipocolesterolêmico.Esse efeito se deve à capacidade

de aumentar a excreção de ácidosbiliares e à produção de ácidosgraxos de cadeia curta que podeminibir a síntese de colesterol nofígado. São alimentos fonte defibras solúveis: cereais (aveia, ce-vada, milho, centeio), frutas,leguminosas (feijões, ervilha),hortaliças (cenoura, entre outras).

As fibras insolúveis dimi-nuem o tempo de trânsito intes-tinal, aumentam o bolo fecal e tor-nam as fezes mais macias, dimi-nuindo a constipação, e tendo,assim, efeito positivo sobre al-guns males como hemorróidas,varizes, diverticulite. Estão pre-

sentes principalmente nos cereais(farelo de trigo, alguns cereaismatinais, pães integrais), frutas,hortaliças.

Além dos efeitos citados, afibra da dieta parece exercer umefeito preventivo sobre o risco decâncer. Auxilia também o trata-mento da obesidade por aumen-tar a mastigação e o tempo deingestão dos alimentos, além deretardar o esvaziamento gástrico,fazendo que a saciedade ocorramais rapidamente e perdure porperíodos mais prolongados.

Em prol de tais benefícios, asindústrias alimentícias têm cada

PrevenAção é apresentadono Congresso Europeu

os próximos dois anos, que pre-tende horizontalizar a divulgação.

Paralelamente, será iniciada adivulgação dos fatores de risco ea prevenção necessária entre estu-dantes, inicialmente 4 mil de SãoCaetano do Sul, na Região Me-tropolitana de São Paulo, Cam-

pinas e Votuporanga. “É umlongo caminho”, reconhece ele,“mas precisa ser trilhado, se oBrasil efetivamente quiser dimi-nuir as mortes em decorrência dedoenças cardiovasculares, quehoje representam 33% do totalde óbitos”, conclui.

Este artigo faz parte de uma série de textos informativos encomendados pelo Comitê do Selo de Aprovação SBC a especialistas.

vez mais demonstrado maior in-teresse em oferecer ao consumi-dor opções enriquecidas com fi-bras, tornando fácil o acesso aprodutos integrais, tais como:pães, biscoitos, bolos, arroz emassas em geral. Tais produtosobjetivam facilitar o alcance da re-comendação diária de ingestão defibra que é de 20-30g/dia (OMS,2003).

Anita SachsNutricionista do Comitê do Selode Aprovação SBC e chefe doDepartamento de Nutrição deMedicina Preventiva daUniversidade Federal de SãoPaulo

O efeito preventivo das fibras alimentares

JORNAL SBC 83.pmd 08/10/2007, 17:4515