saúde no - exercicioepostura.com.brexercicioepostura.com.br/pdf/materia-revista-raca.pdf · queda...

4
Saúde no o Empenhe-se para manter seu emprego, mas preste atenção para não agredir s.eu físico ou prejudicar sua emoção POR IMMACULAOA LOPEI/FOTOS: CHRISTIAN PARENTE S e a gente quer ter uma vida saudável, é preciso estar de bem com o trabalho. A recíproca tam- bém é verdadeira: manter o corpo e a cabeça em equilíbrio tornou-se condição básica para se cumprir bem a rotina profissional. que as crises do mercado de trabalho e o estilo de vida moder- no têm complicado as coisas nessa área. Os especialistas confirmam que as dores e angústias relacionadas ao tra- balho estão aumentando em todas as profissões. A responsabilidade das empresas é grande e algumas já começaram a assumi-Ia. Estão percebendo que inves- tir em saúde significa garantir aumento da qualidade e elevação da produtividade. Mas cada trabalhador pode (e deve) fazer a sua parte. A melhor estratégia é mudar hábitos e atitudes, para prevenir e enfrentar os males provocados pelo trabalho. Para ajudá-Io, destacamos pequenas lições que vão constituir os primeiros passos na sua caminhada rumo à manutenção do seu físico. oz '" '" :=>w o i/; s.~ <w ~~ ü:i:5 ~~ ~~~ >u Wz ~~ §co :5 ~ 2l ~ i' :5 -------- Evite esforço desnecessário i .Digite de modo correto Ao digitar ou escrever, o antebraço e o cotoveLo devem ficar apoiados na mesa para não forçar as articuLações. Não se curve e deixe as costas apoiadas na cadeira. Repare nos ombros e tente mantê-Los relaxados, evitando dores no pescoço e na cabeça. Os ombros contraídos dificuLtam o fluxo sanguíneo. Esta regra é básica. Mantenha o máximo de materiaL e equipamentos ao alcance da mão. Assim não fará torções desnecessárias da coLuna quando, por exempLo, atender o teLefone ou jogar papeL no Lixo. Facilite a circulação A cadeira merece atenção especiaL. Deve ter encosto para a região Lombar e aLtura suficiente para que a perna e a coxa se mantenham em ânguLo reto. ALém de faciLitar a circuLação, esta postura não deixa que a coLuna fique torta. Não cruze as pernas nem se sente sobre os pés. Cuidado ; com os pes ELes devem ficar paraLeLos e apoiados inteiramente no chão ou num suporte - vaLe usar uma Lista teLefônica. É bom manter o assento numa aLtura adequada, para aLcançar a mesa. O apoio dos pés ajuda você a manter a coLuna ereta e também a Levantar-se corretamente.

Upload: hoangduong

Post on 14-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saúde no - exercicioepostura.com.brexercicioepostura.com.br/pdf/materia-revista-raca.pdf · queda de cabelo, úlcera ou até mes-mo em uma crisecardíaca. No cam-po emocional, écomum

Saúdeno o

Empenhe-se para manter seu emprego, mas preste atençãopara não agredir s.eufísico ou prejudicar sua emoção

POR IMMACULAOA LOPEI/FOTOS: CHRISTIAN PARENTE

Se a gente quer ter uma vida saudável, é precisoestar de bem com o trabalho. A recíproca tam-bém é verdadeira: manter o corpo e a cabeça emequilíbrio tornou-se condição básica para secumprir bem a rotina profissional. Só que as

crises do mercado de trabalho e o estilo de vida moder-no têm complicado as coisas nessa área. Os especialistasconfirmam que as dores e angústias relacionadas ao tra-balho estão aumentando em todas as profissões.

A responsabilidade das empresas é grande e algumasjá começaram a assumi-Ia. Estão percebendo que inves-tir em saúde significa garantir aumento da qualidade eelevação da produtividade. Mas cada trabalhador pode (edeve) fazer a sua parte. A melhor estratégia é mudarhábitos e atitudes, para prevenir e enfrentar os malesprovocados pelo trabalho. Para ajudá-Io, destacamospequenas lições que vão constituir os primeiros passosna sua caminhada rumo à manutenção do seu físico.

oz'" '":=>wo i/;s.~<w~~ü:i:5~~~~~>uWz~~§co:5~2l~i':5

-------- Evite esforçodesnecessário

i .Digite demodo corretoAo digitar ou escrever, oantebraço e o cotoveLo devemficar apoiados na mesa paranão forçar as articuLações.Não se curve e deixe as costasapoiadas na cadeira. Reparenos ombros e tente mantê-Losrelaxados, evitando doresno pescoço e na cabeça.Os ombros contraídosdificuLtam o fluxo sanguíneo.

Esta regra é básica. Mantenhao máximo de materiaL eequipamentos ao alcance damão. Assim não fará torçõesdesnecessárias da coLunaquando, por exempLo, atender oteLefone ou jogar papeL no Lixo.

Facilite acirculaçãoA cadeira mereceatenção especiaL.Deve ter encosto paraa região Lombar e aLturasuficiente para que aperna e a coxa semantenham em ânguLoreto. ALém de faciLitar acircuLação, esta posturanão deixa que a coLunafique torta. Não cruzeas pernas nem se sentesobre os pés.

Cuidado;com os pes

ELesdevem ficar paraLeLose apoiados inteiramente nochão ou num suporte - vaLeusar uma Lista teLefônica.É bom manter o assentonuma aLtura adequada, paraaLcançar a mesa. O apoiodos pés ajuda você a mantera coLuna ereta e também aLevantar-se corretamente.

Page 2: Saúde no - exercicioepostura.com.brexercicioepostura.com.br/pdf/materia-revista-raca.pdf · queda de cabelo, úlcera ou até mes-mo em uma crisecardíaca. No cam-po emocional, écomum

Um malmoderno

A principal doença relacionadaao trabalho em todo o país é a LER(Lesão por Esforço Repetitivo),provocada pela repetiçãoinadequada do mesmo movimento.Ela aparece especialmente na regiãodos ombros, braços, mãos epescoço, sendo muito comum entredigitadores, bancários, motoristas eoperadores de telemarketing.

Na verdade, o conceito de lesãovem sendo substituído. É usadopara definir qualquer distúrbio quecause dor. "Hoje falamos em Dort

~ (Distúrbio Osteomuscular~ Relacionado ao Trabalho) sem que~ haja necessidade de lesão ou~ machucado", explica o médicoea~ Sérgio Nicoletti, diretor do Centro~ Brasileiro de Ortopedia Ocupacional~ e professor da Unifesp. Segundo~ ele, estima-se que, no mundo~ inteiro, de 8% a 10% da populaçãoj trabalhadora apresente o problema

em algum momento da vida.A boa notícia, enfatiza

o professor, é que o Dort podeser evitado e até curado. Eledestaca que é necessário ir alémdos tratamentos tradicionais -antiinflamatórios, fisioterapia ourepouso - que não atingem ascausas. É preciso também promoveruma readaptação das pessoas a seuambiente e rotina de trabalho.Um bom começo é observar o local.A mesa, a cadeira, o computador eos equipamentos em geral devemser adequados, para permitirposturas confortáveis. Também éimportante rever o ritmo e a cargade tarefas e cuidar do preparofísico. Por outrro lado, deve-secombater o sedentarismo subindoescadas, andando até o restaurante,etc. A ginástica do trabalho,segundo o especialista, pode sermuito eficiente na prevenção dedores.

>-as~~~<.:>zs;z~>-;5

~:li=>o-c::E

~coj

~~CO·

-c~.~o,"'"<.>=>Q

~~Q~>-ast2i~z'~Q

Z<zgo'j."'"as&o8

RAÇA BRASIL. Nov'2000 89 ~

~EÇA!cuidar

quantoabalha

ista.ira, nocargoumido,

ia negra!ira,,~iz:

~abl.iga

;~mlJ.1, I;)acl~1P()k"f'.w/"j,,\

?meçou~{rfância" ,;

Portugar450$OO

-="'=oV)=ooc0=00

~===:;;::'"~----o7-0""""'=======00=0~=ooC1J~M~ ~=r--r--=~

Page 3: Saúde no - exercicioepostura.com.brexercicioepostura.com.br/pdf/materia-revista-raca.pdf · queda de cabelo, úlcera ou até mes-mo em uma crisecardíaca. No cam-po emocional, écomum

AtJdtrabaLhoCOMO FAZER PARA MANTERA CALMA NO DIA-A-DIA

A figura do executivo estressadojá virou folclore. Mas é precisoentender que o stress atinge tam-bém ourros profissionais, como po-liciais, médicos, jornalistas, opera-dores de bolsa ou controladores devôo. Os motivos para o stress sãomuitos: medo da demissão, aumen-to da competição, as crescentes exi-gências do mercado, além das co-branças por mais dedicação e peloaumento da produtividade. O hu-mor do chefe e a organização (quasesempre deixando a desejar) das em-presas também dão sua contribui-ção. Sem esquecer o chamado des-gaste cibernético provocado pelo ce-lular, pager, fax, pela internet...

Para muitas pessoas, esses estí-mulos e desgastes vão se acumulan-do e terminam em uma situação destress com diferentes sintomas fí-sicos e emocionais. Tanto podem re-sultar em dores articulares comoqueda de cabelo, úlcera ou até mes-mo em uma crise cardíaca. No cam-po emocional, é comum a perda desono, cansaço, intolerância ao baru-lho, diminuição de concentração ouaté o i'~ício de uma depressão.

Além de cuidar do sintomamais imediato, a pessoa deve mudaros hábitos e evitar as preocupações.Por mais que haja motivo, o stresssó aparece quando a pessoa não sabelidar com as situações difíceis. Éverdade que o desemprego é umaséria possibilidade, mas a preocu-pação e a angústia não impedemque se torne uma realidade.

Outro ponto importante é fugirde uma certa síndrome da urgência.Pense bem se o celular não pode serdesligado e se dá para responder nodia seguinte ao e-mail que chegouno fim do expediente. Fora isso, épreciso cuidar da saúde física fazendoginástica, dormindo bem e manten-do uma dieta saudável. Essas dicasforam dadas pela professora Alexan-drina Meleiro, do Instituto de Psi-quiatria do Hospital das Clínicas. ~

90 Nov'2000 RAÇABRASIl.

ALongue-se e reLaxeo corpo e a mente pedem que expediente. Estes exercícios

você quebre a rotina, parando para ajudam a variar o uso dosse alongar. A seqüência a seguir músculos e articulações de quemfoi sugerida pelas professoras fica muito tempo sentado. MasAdriana Cognolato e Maria Cláudia eles não substituem uma atividadeVanícola, especializadas em física regular. E lembre-se: cadaginástica postural, e pode ser feita um deve fazer os alongamentosantes, durante ou após o dentro do seu limite.

1Paracomeçar,levante e

se- espreguicepara um lado,para o outro epara a frente,alongandotodo o corpo.

~

Respire profundamente três ou quatrovezes. Assim você ampLia a caixa torácica

e meLhora a oxigenação do corpo. Faça issoem vários momentos do dia

2 Para relaxaro pescoçoe a região

cervical, flexionee segure a cabeçapara a frente, paraum lado e paraoutro. Fique 10Isegundos emcada posição.••••

3 Uma dica especial para quem digita muito:massageie cada antebraço por 10 segundos.Em seguida, dobre uma mão para cima e depois

para baixo. Faça o mesmo com a outra. ~

j

Page 4: Saúde no - exercicioepostura.com.brexercicioepostura.com.br/pdf/materia-revista-raca.pdf · queda de cabelo, úlcera ou até mes-mo em uma crisecardíaca. No cam-po emocional, écomum

4Hora de alongar a parte anterior daspernas: dobre uma de cada vez esegure para trás por 10 segundos.

5Para aliviara coluna,dobre os

joelhos, f1exioneo tronco parafrente, apoiandoos braçosesticados numaparede ou mesa.Empurre o peitopara baixo por10 segundos,mantendo os pésparalelos. ~

6 Para alongar a parte posterior, apóie asmãos na parede, f1exione uma perna emantenha a outra estendida, alinhada à

coluna. Dobre éada perna por 10 segundos. T

CONSULTORIA:Antonio CarlosC. Zechinatti,médico dotrabalho ecoordenador daDivisão deSegurança eMedicina doTrabalho, daUnifesp, eAdrianaCognolato eMaria CláudiaVanícola,professoras deEducação Física,especializadasem ginásticapostural.

~=rrn~enaceSs d-casgrandes ~cas

o melhor e mais tradicional 100% do mercadoFIO ESPECIAL, NÃO EMBARAÇA!

AGORA TAMBÉM

HUMANO(natural)-- - ai

Cabelo100%7JFrisado I Jumbo

/1

PREÇOS A PARTIR DECABELO 100% (Fio especial, não embaraça)

Cl)RTO R$26,00/PCt..MEDIO R$38,00/pct. •..... :.,"LONGO R$46,00/pct. . , .EXTRA LONGO __ R$50,00/pct.

SUPERJUMBO BRAID_R$ 3,00/pct. •. ,FRISADO R$ 3,50/pct. ....APLIQUES R$25.00 cd. .'.

HUMANO (Natural Selecionado)R$ 300,00/KILO - (R$30,00cada 100g)

ESCOLA DE CABELEIREIRO JULIA12 ESCOLA AFRO DO BRASIL (UNISSEX) 20 ANOS DE TRADiÇÃO

CURSOS DE ALONGAMENTO E ENTRELAÇAMENTOTécNICAS MODERNAS E AVANÇADAS

MEGA MAIR: TODAS AS TécNICAS

• ALONGAMENTO10 MÉTODOS' TODOSOSTIPOSDETRANÇAS• CURSOBÁSICOPARAINICIANTESEAPERFEiÇOAMENTOPARAPROFISSIONAIS• VENDEMOSCABELOSNATURAIS(30, 40, 50, 60 E70 CM), VÁRIASCORES.• DESPACHAMOSPARATODOOBRASIL' APLIQUESEPRÓTESESCAPILARES

P~ROM~ÇÃOAlongamentos com cabelo naturalEi~ li (qualquer método) a partir de R$150,OO~~ n 'i'l .•. Tranças jamaicanas a partir de R$ 30,000WMJJ Frisadinho a partir de R$ 25,00

CONSULTA GRÁTIS - FAÇA UMA VISITA!

RUA DOZE DE OUTUBRO, 439/445 - LAPA - SPTELS.: (Oxx11) 3836-7811/3836-2400

FONE/FAX: (Oxx11 3834-8675

.ta, no

l

ugohldo~graaiz:,ii:~a'f'1r~,.l'flJO .~:J~úlr ~içou»cie"J 450$00

----N=0=0=00=0

00

!!!!!!!!!!!'"

~=r--=r--=v=s,