saúde - hallo-aargau.ch · cuidados médicos gravidez / parto ... interrupção da gravidez. na...

7

Click here to load reader

Upload: dangkien

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

SaúdeSistema de saúdeSeguro de acidentes e doençaCuidados médicosGravidez / PartoSaúde mental

Page 2: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

Sistema de saúdeO sistema de saúde na Suíça é muito bem organizado. Todos os habitantesestão, obrigatoriamente, abrangidos pelo seguro contra doença eacidentes. Numerosos consultórios médicos, farmácias e hospitaisgarantem assistência médica.

Regime de segurosNa Suíça, todos os habitantes têm de ter um seguro de saúde e de acidentes. Recém-chegadosdevem celebrar um contrato de seguros nos primeiros três meses, após a chegada. Criançasdevem ser seguradas no prazo de três meses, após o nascimento. As coberturas do seguroobrigatório são estipulados por lei.Todos os segurados têm direito aos mesmos cuidados desaúde.

FinanciamentoO sistema de saúde na Suíça é financiado conjuntamente pelo Estado (Confederação, Cantões,Municípios), empregadores e particulares. Os particulares pagam um prémio mensal para o Segurode Doença e para o Seguro de Acidentes. Este é determinado todos os anos e varia consoante ocantão. Quem adoecer ou tiver um acidente, tem de, adicionalmente, comparticipar nas despesas(franquia (Franchise) e comparticipação (selbstbehalt). Mas está fixadado um montante máximoanual.

TraduçõesNão é fácil conversar com médicos, farmacêuticos e pessoal de enfermagem numa línguaestrangeira. Por isso, alguns hospitais oferecem traduções gratuitas feitas por intérpretesinterculturais, especialmente formados. Os pacientes devem informar-se antecipadamente sobreisto. Mas, os intérpretes também podem ser contratados para consultas médicas ou outrassituações. Nestes casos terá de pagar ao intérprete.

Mais informações (links, endereços, fichas de informação, brochuras)www.hallo-aargau.ch/pt/saude/sistema--de-saude

Seguro de acidentes e doençaQuem vive na Suíça, é obrigado a ter um seguro de acidentes e um dedoença. Estas seguradoras privadas cobrem os custos em caso deacidente, doença ou gravidez. Os dois seguros devem ser contratados nosprimeiros três meses, após a chegada.

Page 3: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

Seguro de doença (seguro básico)Todas as pessoas que vivem na Suíça devem contratrar, obrigatoriamente, um seguro de saúde(seguro básico, Grundversicherung) por conta própria. Quem fixar residência na Suíça, tem trêsmeses para o fazer. Se, entretanto alguém adoecer, os custos serão, também, suportados peloseguro retroactivamente. O seguro básico é oferecido por muitas Caixas de Doença, privadas(Krankenkassen). A escolha da Caixa de Doença é livre. As Caixas de Doença são obrigadas aaceitar todas as pessoas que residem na Suíça. Os segurados pagam um prémio mensal. Estesprémios variam consoante a Caixa de Doença e a modalidade do seguro de saúde, por isso vale apena comparar as ofertas. Apenas uma vez por ano (Novembro) se pode mudar de Caixa deDoença. O seguro básico não só cobre os custos de doença, mas também os de gravidez e parto.As prestações estão reguladas por lei. Atenção: Os custos de tratamentos dentários ou de óculostêm de ser, regra geral, suportados pelo próprio.

Seguro de acidentesTrabalhadores estão automaticamente segurados pelo empregador contra acidentes durante otrabalho e nos tempos livres, desde que trabalhem mais de 8 horas por semana. Quem trabalharmenos, não está segurado contra acidentes e deve contratar um seguro contra acidentes porconta própria. Isso também se aplica a trabalhadores por conta própria e a todas as pessoas quenão trabalham. Pessoas que não trabalham devem fazer um seguro contra acidentes na sua Caixade Doença. Trabalhadores por conta própria podem contratar um seguro de acidentes com outrasseguradoras. Os segurados têm de pagar prémios mensais. Os prémios são descontados aostrabalhadores directamente do salário.

Reduções de prémioQuem não pode pagar os prémios da Caixa de Doença, tem direito a uma redução no prémio(Prämienverbilligung) para o seguro básico. Para beneficiar da redução, é necessário apresentarum requerimento todos os anos, até 31 de Maio. Se este for aprovado, o prémio é menor no anoseguinte. Às pessoas que mudaram, posteriormente, para o cantão, aplicam-se regras especiais. Afilial do Instituto de Segurança Social do município de residência (Gemeindezweigstelle derSozialversicherungsanstalt SVA) informa sobre a atribuição da redução no prémio e recebe orequerimento.

Seguros complementares ao seguro básicoPara além do seguro básico obrigatório, pode contratar de forma opcional vários seguroscomplementares (Zusatzversicherungen). Estes cobrem prestações que não são cobertas peloseguro básico como, por exemplo, tratamentos dentários. Os seguros complementares sãodisponibilizados por quase todas as seguradoras. As Caixas de Doença podem decidir se queremou não, segurar alguém, e podem estipular condições.

Mais informações (links, endereços, fichas de informação, brochuras)www.hallo-aargau.ch/pt/saude/seguro-de-acidentes-e-doenca

Page 4: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

Cuidados médicosSe adoecer ou sofrer um acidente deve ir, na maioria dos casos, primeiro aum médico de família. Em caso de doenças ligeiras ou acidentes tambémse obtém assistência nas farmácias. Apenas em casos de emergênciasmais graves se deve ir directamente para o hospital.

FarmáciasAs farmácias vendem medicamentos sujeitos a receita médica, (receitados por um médico) e todosos outros medicamentos. Em caso de doença ligeira é aconselhável ir primeiro a uma farmácia.Os/As farmacêuticos/as têm boa formação e aconselham os seus clientes. Há sempre umafarmácia de serviço, assim também, tem acesso a medicamentos em casos de emergência.Através do número de telefone 0800 300 001 (gratuito) fica a saber qual a farmácia que está deserviço.

Médico de família / PediatraNa Suíça, muitas pessoas têm um médico de família (Hausarzt). Este conhece a história clínicapessoal e é, em caso de problemas médicos a primeira pessoa a contactar. Para as criançasexistem médicos pediatras. Se necessário, o médico encaminha o paciente para médicosespecialistas ou para o hospital. Só deve ir directamente para o hospital em casos de grandeemergência. Para todas as outras situações de emergência, fora do horário de funcionamentodos consultórios médicos, existe um número central de emergência no Cantão de Argóvia. Estefunciona 24 horas por dia através do número de telefone 0900 401 501 (CHF 3.23/min.).

DentistaRegra geral, os tratamentos dentários têm de ser pagos pelos próprios pacientes. Mas existe apossibilidade de fazer um seguro complementar, que cobre os custos dos tratamentos dentários.Crianças que frequentam a escola têm direito a um controlo de dentes gratuito por ano. A escolafornece mais informações.

Hospital / UrgênciasQuando alguém tem de ir para o hospital (Spital) ele é, na maioria dos casos, referenciado porum/a médico/a. Excepção constituem as emergências graves, em que se deve dirigirimediatamente às urgências de um hospital. Em caso de perigo de vida ou, se o paciente tiver deser transportado, contacte o número de emergência 144. Em casos de emergências menos gravesdirija-se ao seu/sua médico/a de família.

Prestação de cuidados ao domicílioDoentes ou pessoas que necessitem de assistência em casa podem usufruir dos serviços deenfermagem fora do hospital (Spitex). Pessoal especializado vai a casa dos pacientes, para prestar

Page 5: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

cuidados de saúde ou ajudar nas lidas domésticas. A oferta dirige-se a pessoas que, por motivo dedoença, acidente, problemas associados à velhice, complicações durante a gravidez ou após oparto, necessitam de assistência. Parte destes custos são suportados pelo Seguro BásicoGrundversicherung). Além da Associação da Spitex no Cantão de Argóvia (Spitex Verband Aargau)existem numerosos prestadores de serviços privados de apoio domiciliário.

Mais informações (links, endereços, fichas de informação, brochuras)www.hallo-aargau.ch/pt/saude/cuidados-medicos

Gravidez / PartoAs grávidas não têm de pagar os exames necessários. Os custos do partotambém são suportados pelo seguro básico. Após o parto, os pais podemobter aconselhamento gratuito.

Cobertura da gravidez e partoCuidados médicos relacionados com a gravidez ou o parto são suportados pelo seguro básico(Grundversicherung). Estes cuidados médicos incluem exames de controlo regulares antes doparto, o parto em si, e a assistência posterior necessária. As grávidas devem dirigir-se comantecedência a um/a médico/a ou parteira. Os hospitais e as parteiras também oferecem cursosde preparação para o parto (Geburtsvorbereitungskurs). Existem cursos especiais para imigrantes.O parto pode ocorrer no hospital, numa maternidade ou em casa.

Após o partoNa Suíça é normal os pais pedirem aconselhamento após o parto. Para este efeito, existemcentros de aconselhamento para mães e pais (Mütter- und Väterberatungsstelle). Estes dãoinformações sobre o desenvolvimento, alimentação e cuidados do bebé. Este aconselhamento égratuito. O/A médico/a ou a parteira informam sobre os exames necessários após o parto para amãe e bebé. É muito importante fazer um seguro de doença e acidentes (seguro básico e deacidentes) para o bebé no prazo de três meses a contar da data do nascimento. Seria melhor fazê-lo antes do parto.

VacinasRecomenda-se vacinar as crianças, atempadamente, contra determinadas doenças. Contudo, asvacinas não são obrigatórias. Os custos das vacinas recomendadas são, regra geral, suportadospelo seguro básico. O/A pediatra ou o centro de aconselhamento para mães e pais informam sobreas vacinas.

Page 6: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

Interrupção da gravidezNa Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação. Umainterrupção da gravidez após a 12° semana de gestação só é possível quando está em risco asaúde física e/ou mental da mulher. O/A médico/a é responsável por avaliar este risco. Quemoptar por interromper a gravidez tem direito a uma consulta de aconselhamento gratuita. Asjovens com menos de 16 anos devem dirigir-se a um centro de aconselhamento especializado. Oseguro básico cobre as despesas de todos os exames médicos.

Mais informações (links, endereços, fichas de informação, brochuras)www.hallo-aargau.ch/pt/saude/gravidez--parto

Saúde mentalNa Suíça, não é feita qualquer distinção entre saúde mental e física. Oseguro básico cobre os custos de tratamento de doenças psíquicas pormédicos especialistas, bem como, internamentos em clínicas.

Apoio e aconselhamentoNa Suíça há especialistas que prestam apoio em situações díficeis, pessoais ou familiares. Oseguro básico (Grundversicherung) cobre os custos de tratamento de doenças psíquicas porprofissionais especializados reconhecidos por lei, como por exemplo, psiquiatras. Também cobreinternamentos em clínicas. Quem tiver problemas pode, também, dirigir-se a centros deaconselhamento anónimos e gratuitos. O aconselhamento anónimo (Dargebotene Hand) prestaapoio por telefone, e-mail ou chat (telefone 143, www.143.ch). Mas, o médico ou a médica defamília também pode ajudar. Quando uma pessoa puder pôr em risco a sua integridade física ou ade outros, há que actuar rapidamente. A polícia ajuda neste tipo de emergências (telefone 117).

Crianças e jovensPara jovens com problemas de saúde mental, o Serviço de Psicologia gratuito para jovens(Jugendpsychologischer Dienst) constitui um primeiro ponto de contacto. Pais que estãopreocupados com os seus filhos, também se podem dirigir a este serviço. O número de telefonepara assistência às crianças (Kindernotruf) presta apoio gratuito e anónimo a crianças e jovens portelefone, e-mail ou chat (Tel. 147, www.147.ch). Para emergências que dizem respeito à saúdemental de crianças e jovens o ambulatório central para crianças e jovens/Zentrale Ambulatoriumfür Kinder und Jugendliche (ZAKJ) está disponível 24 horas/7 dias, através do número deemergência 056 462 21 20.

Problemas de DependênciaOs centros do serviço de aconselhamento ags (Suchtberatung ags) e o Centro de Aconselhamento

Page 7: Saúde - hallo-aargau.ch · Cuidados médicos Gravidez / Parto ... Interrupção da gravidez. Na Suíça é permitida a interrupção da gravidez nos primeiros 3 meses de gestação

ola-aargau.chInformações para um bom começo no novo lugar de residênciaSaúde

do distrito de Baden (Beratungszentrum Bezirk Baden) prestam apoio em caso de problemas dedependência. Disponibilizam gratuitamente aconselhamento e apoio confidencial e, tambémpodem ser contactados quando alguém se preocupa com familiares ou pessoas próximas. Estesserviços também prestam aconselhamento em algumas línguas estrangeiras. Dos problemas dedependência não fazem apenas parte o alcoolismo ou a toxicodependência. Os centros deaconselhamento também prestam apoio em caso de outras dependências, tais como, o vício dojogo, da Internet, das compras compulsivas e em casos de distúrbio alimentar.Também podem serfeitas perguntas por e-mail.

TraumasQuem já passou por experiências horríveis na sua vida e não consegue superá-las deveria procurarapoio. Porque os traumas são doenças psíquicas graves. Além das ofertas de aconselhamento ede apoio para problemas e doenças psíquicas existem também serviços especializados etratamentos para vítimas de guerra e tortura.

Mais informações (links, endereços, fichas de informação, brochuras)www.hallo-aargau.ch/pt/saude/saude-mental