saÚde · abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção...

8
S AÚDE Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 41 - Janeiro a Maio de 2014 Novo prontuário eletrônico já em uso na Abeb vai tornar atendimento mais integrado e completo Páginas 4 e 5 Conheça os serviços e as atividades de prevenção oferecidas nos Centros de Promoção da Saúde Página 6 ArcelorMittal Abeb Promoção da Saúde NOVO JORNAL

Upload: doancong

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

SAÚDEUm jornal da ArcelorMittal Abeb

Número 41 - Janeiro a Maio de 2014

Novo prontuário eletrônico já em uso na Abeb vai tornar atendimento mais integrado e completoPáginas 4 e 5

Conheça os serviços e as atividades de prevenção oferecidas nos Centros de Promoção da Saúde Página 6

ArcelorMittal AbebPromoção da Saúde

NOVOJORNAL

Page 2: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Contagem Oficina Programa de Adolescente

As perspectivas para o setor industrial, em especial, o siderúrgico, apontam para uma tendência de crescimento neste ano, com efeitos positivos sentidos também por nós. Tendo em vista esse cenário, os objetivos da ArcelorMittal Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos assistenciais, sem perder de vista a qualidade e o atendimento personalizado que fazem da Abeb uma operadora diferenciada no mercado.

Para suportar essas diretrizes, a Associação tem fortalecido seus processos administrativos e sua gestão, visando ao aprimoramento contínuo dos nossos serviços. Em março, lançamos o novo prontuário eletrônico e o canal de Ouvidoria, ambos para garantir a qualidade do atendimento de maneira ágil e satisfatória.

O diálogo transparente e o relacionamento diferenciado são, também, prioridade para nós. Por isso, investimos na reformulação do nosso Jornal Saúde. Os novos projetos editorial e gráfico estão mais focados na necessidade por informação do Beneficiário, priorizando o esclarecimento de dúvidas sobre o plano, o incentivo a hábitos saudáveis e a prevenção de riscos e doenças.

Queremos estar cada vez mais próximos, oferecendo mais bem-estar ao Beneficiário e acompanhando de perto as mudanças do mercado e da área da saúde!

Boa leitura!

Domingos MendonçaPresidente ArcelorMittal Abeb

EDIT

ORI

AL

Expediente: Saúde é uma publicação da ArcelorMittal Abeb - Av. Bernardo Monteiro, 831 - Santa Efigênia - BH/MG - Telefone (31) 3248-4353 • Assessoria de Comunicação: Adrielle Silva • E-mail: [email protected]• Produção editorial: Rede Comunicação de Resultado • Jornalista responsável: Flávia Rios (06013 JP) • Edição: Jeane Mesquita e Licia Linhares • Redação: Viviane Miranda, Cinthia Ramalho e Mariana Menezes • Projeto Gráfico e Diagramação: Mayron Henrique

Agenda da prevenção

Belo Horizonte

Cariacica

JoãoMonlevade

Sabará

JUNHO JULHO

Encontro de Bebês

Colônia de Férias (Programa de Adolescentes)

Curso de Gestantes Curso “Saúde da Mulher” (climatério) 1º Oficina Programa de Adolescente

(Adolescência um Novo Olhar)

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Promoção da Saúde.

Encontro de Bebês Encontro Programa de

Adolescentes

Palestra Sobre Doenças Respiratórias

Bate-papo Sobre Alimentação Saudável

Oficina para Adolescentes

Curso sobre Climatério (continuação)

Encontro de Bebês Curso sobre Climatério

2

Page 3: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Vida saudável

O poder da gratidão

Com simplicidade e sabedoria, Lao Tzu conseguiu descrever uma das maiores virtudes que o ser humano pode ter: a gratidão, sentimento sublime de reconhecimento às dádi-vas que a vida nos proporciona. Ser grato conduz a um estado de positivismo que promo-ve confiança nos processos da vida, ajudando a manter o bem-estar mesmo em face de situações estressantes.

Estudos mostram que pessoas sempre gratas exibem níveis mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo em situações difíceis. Também são reconhecidos como indivíduos simpáticos, bem-humorados, generosos e prestativos. Acredita-se que a gratidão ativa a lei da atração de forma bastante peculiar: quanto mais agradecemos, mais recebemos para agradecer!

Em contrapartida, estudos epidemiológicos mostram uma associação direta entre eventos negativos e o estado de depressão maior, de modo que o cultivo de sentimentos pessimistas em relação à vida pode ser considerado um fator para o desenvolvimento de transtornos depressivos e consequente aumento do consumo de medicamentos destina-dos ao tratamento desta doença.

Agradecer deve ser um ato diário e cultivado a todo o momento e não apenas resultado de grandes feitos. O tempo é um bem precioso e insubstituível para ser desperdiçado com lamentações. Agradeça por cada novo dia, pela vida – a sua e de entes e amigos queridos –, pelo alimento à mesa, enfim, por cada momento simples que a vida lhe proporcionar.

Se depender de outras pessoas para se realizar, você nunca se sentirá verdadeiramente realizado. Se sua felicidade vier do dinheiro, nunca ficará feliz com você mesmo. Fique contente

com o que tem; alegre-se com as coisas como são. Quando compreender que nada está faltando, o mundo inteiro será seu. (LAO TZU)

Para saber mais Em O poder da gratidão, M.J. Ryan reúne histórias encantadoras e dicas práticas de como desenvolver e manter a gratidão no coti-diano. Com um texto leve, recheado de ótimas histórias reais, Ryan ensina a resgatar o sentimento de gratidão para vivermos mais centrados no presente, diminuir nossa ânsia pelo consumo, criar relações sinceras e dar valor às coisas que realmente importam.

3

Page 4: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Com o intuito de promover um atendimento de qualidade e cada vez mais próximo ao Beneficiário, a ArcelorMittal Abeb implantou, em março, o novo prontuário eletrônico: o Registro Eletrônico em Saúde (RES). O sistema, que encontra-se em operação assis-tida, unifica as informações de saúde de cada empregado e de sua família, garantindo a eficiência do serviço e o acompanhamento mais preciso do histórico do Beneficiário.

A gerente regional do Centro de Promoção da Saúde de Belo Horizonte, Brenda Picón, responsável pela condução do projeto de implantação, explica que a ferramenta é resultado de um trabalho desenvolvido na empresa desde 2013, no intuito de organizar e centralizar os dados e as informações. “A equipe tem trabalhado intensamente para tornar o sistema mais rápido e adequado às necessidades dos Beneficiários. O esperado é que, com as opor-tunidades de melhorias identificadas nessa etapa de implantação, o novo prontuário ofere-ça melhor conhecimento epidemiológico dos Beneficiários, possibilitando a adequação dos programas e ações de promoção da saúde conforme o perfil da população.”

O dentista Dr. Gustavo Henrique de Mattos, que atua no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte, aprovou a iniciativa e enumera os benefícios. “Percebo que o sistema é mais completo e nos fornece novas informações e análises, relaciona-das ao odontograma, mapeamento bucal e histórico médico e odontológico do pacien-te, combinados às alergias e aos procedimentos e exames já feitos”, detalha. “A partir do momento em que o profissional da saúde tem o histórico completo de seu paciente, o diagnóstico será iniciado em uma etapa mais avançada e, com isso, se torna mais assertivo”, acrescenta.

Em um só lugarA médica clínica do CPS de Belo Horizonte, Dra. Ana Lúcia Ferreira, também já cons-

tatou a facilidade para emissão de receitas de medicamentos, visualização e compa-ração de exames laboratoriais em um determinado período, promovidas pelo novo sistema. “O arquivo das receitas para pacientes crô-nicos está disponível. Com isso, o médico não precisa criar uma nova toda vez que o Beneficiário necessita comprar medicamento. Além disso, existe um campo para análise dos exames de rotina e de maior com-plexidade, que permite comparar os resultados atu-ais e antigos”, diz.

A obtenção dos dados do empregado é outra van-tagem apontada pela médica. “Antes, o profissional da ArcelorMittal tinha diferentes prontuários, de acordo com a localidade, empresa do grupo e cargo. Agora, as informações estão integradas por nome e CPF. Após essa fase de adaptação com o sistema, ficará muito mais fácil localizar os dados e fornecer o atendimento mais preciso e diferenciado”, avalia.

Capa

eletrônico

Plano MédicoCLÁSSiCO

Plano OdontológicoONDONTO CLÁSSICO

Plano medicamenPBMPadrão de acomodamentoAPARTAMENTO Validad01/03/2016

1.000.000000000.00

ASSOC. BENE. EMPREG. EMPRESAS ARCELORMITTA

Novo prontuário

4

JOÃO DA SILVA AVELAR

Page 5: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Consulta agendadaCom o novo sistema, o número antigo, localizado no verso do cartão Abeb, não será mais utilizado. Agora, para marcação de consultas e exames, tanto no CPS quanto na rede credenciada, é necessário informar o código que consta na parte da frente do documento.

Plano medicamentoM

lidade01/03/2016

ArcelorMittal AbebPromoção da Saúde

TAL

O diagnóstico mais completo é uma das vantagens apontada pelo dentista Dr. Gustavo sobre o prontuário eletrônico

55

Page 6: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Saúde femininaPara promover o cuidado com a saúde entre as

empregadas da ArcelorMittal Sabará, foi criado o projeto Roda de Mulheres, que conta com o apoio da equipe de saúde da Abeb. Mensalmente, elas parti-cipam de bate-papos com profissionais da área e de atividades de integração, sensibilização e reflexão em grupo, além de receberem material educativo. Os primeiros encontros do ano, ocorridos em feve-reiro e março, abordaram métodos contraceptivos e foram conduzidos pela ginecologista Dra. Patrícia Bittencourt e pela enfermeira Daniele Reis. Em abril, foi realizado um bate-papo especial com a temática As dietas da moda e os impactos na saúde.

Novos serviços QualidadeO novo Rol de Procedimentos da

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), lançado no começo deste ano, apresenta uma lista de 87 novos proce-dimentos, que incluem 37 medicamentos orais contra o câncer e 50 relacionados ao tratamento de outras doenças, incluindo exames, consultas e cirurgias. Destacam-se, ainda, a inclusão de 28 cirurgias por videolaparoscopia e o fornecimento obri-gatório de bolsas coletoras intestinais ou urinárias para os pacientes. Mais informa-ções no site www.ans.gov.br. A Abeb já está adequada ao novo Rol desde janeiro.

Para garantir a qualidade do atendimen-to prestado, a ANS realizou a suspensão de 161 planos de 36 operadoras, neste mês de maio. A medida é resultado do 9o Ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS, que avalia o ser viço das operadoras por meio de queixas registradas pelos beneficiá-rios. Desde a 1ª edição do Ciclo, a Abeb não recebeu nenhuma notificação da ANS quanto à necessidade de ações preventivas ou cor retivas. Isso porque não foram regis-tradas reclamações de Beneficiário segun-do cri térios de monitoramento da Agência.

Em dia

6

Profissionais são orientadas sobre a saúde da mulher

Um dia de reconhecimentoNo Dia Mundial da Infância, 21 de março, a equipe do

Centro de Promoção de Saúde de Cariacica realizou a ceri-mônia de certificação dos Programas Vacinar e Denti-são. O Vacinar reconheceu a coragem e bravura de 29 crianças, de 2 a 6 anos, por terem recebido todas as vacinas previstas no calendário de imunização de acordo com a faixa etária. No Denti-são, 33 Beneficiários, entre gestantes e crianças de 0 a 12 anos, foram certificados pelo cumprimento do cro-nograma de prevenção odontológica, tendo comparecido a todas as consultas e higienizações. As crianças do Denti-são receberam um kit de prevenção. E as do Vacinar foram con-decoradas com uma medalha personalizada. As ações têm o objetivo de desenvolver nas crianças, e também nos pais, uma consciência de autopromoção da saúde.

Prevenção e cuidado desde a infância

Page 7: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Atendimento ágil

Um espaço onde as pessoas encontram informação e orientação com foco na pre-venção e na vida saudável. Esse é o propósito do Centro de Promoção da Saúde (CPS) da ArcelorMittal Abeb, que mantém unidades em Belo Horizonte, Carbonita, Contagem, João Monlevade e Sabará (MG) e Cariacica (ES). De forma personalizada e rápida, os Beneficiários têm à sua disposição equipes para atendimento de consultas médicas e odon-tológicas altamente capacitadas. Também é ofertada uma série de programas e atividades de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, visando à manutenção da quali-dade de vida e bem-estar. Os programas foram concebidos considerando o ciclo de vida dos Beneficiários, oferecendo cuidados desde o nascimento até a maturidade. “Os grandes diferenciais dos CPSs são a agilidade e personalização do atendimento e a integração entre os profissionais para a busca de alternativas, visando contribuir para sanar as necessidades do Beneficiário”, afirma Cláudio Pereira, gerente regional do CPS de João Monlevade. O usuário Abeb também pode utilizar a rede credenciada para realização de consultas, exames e demais procedimentos cobertos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Para fortalecer o relacionamento com seus Beneficiários e demais públicos, a Associação criou o canal Ouvidoria Abeb. Por meio dele, os Beneficiários podem enviar elogios, sugestões e reclamações, registrar suas propostas de melhoria para os produtos e serviços oferecidos. Para a ouvidora Gilvânia Tavares da Rocha, essa ferramenta deve ser reconhecida como um canal que atenda as demandas de maneira ágil e resolutiva. “A iniciativa é extremamente importante, pois atua preventivamente na resolução de conflitos, recomendando medidas para a melhoria do processo e da qualidade dos serviços prestados”, afirma.

Entre em contato:Tel.: (31) [email protected] manifestações podem ser anônimas.

7

+ Benefícios

Canal de soluções

CPSs oferecem serviços de acordo com as necessidades do Beneficiário

Page 8: SAÚDE · Abeb para 2014 estão pautados no crescimento de atuação, já que é nossa intenção atender todas as empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil, e na redução de custos

Em 24 de março, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Uma doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda atinge um terço da população mundial. O Brasil está na 17ª posição entre os 22 países onde a maioria dos casos é encontrada. Por isso, o cuidado com a sua prevenção e o tratamento ágil podem evitar o aumento dessa estatística. É o que explica a pneumologista da ArcelorMittal Abeb, Dra. Janaína Maciel, nesta entrevista.

O que é tuberculose e como ela pode ser contraída? A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta, principalmente, os pulmões. A transmissão da doença é direta, isto é, o paciente infectado libera a bactéria no ato de falar, espirrar ou tossir, contaminando todo o ambiente. Por isso, a aglomeração de pessoas é o principal fator de infecção. A aparição da doença é mais frequente em idosos, crianças, portadores de doença crônica e imunossuprimidos (indivíduo cujo sistema imunológico apresenta baixa atividade, tornando-o mais vulnerável a infecções).

Quais são os sintomas mais comuns da doença?O sintoma clássico é a tosse persistente, com ou sem expectoração e, ocasionalmente, com a presença de sangue. Outros sinais são febre, sudorese noturna e emagrecimento. Todo indivíduo com queixa de tosse, por duas semanas ou mais consecutivas, deve procurar o posto de saúde mais próximo para ser avaliado. O médico poderá pedir uma radiografia do tórax e um exame do escarro (catarro) para verificar a ocorrência da doença.

Quais são os tratamentos indicados?O tratamento da tuberculose pulmonar combina diferentes medicamentos e é feito com quatro antibióticos na primeira fase (dois meses) e dois antibióticos na segunda fase (quatro meses) por um período total de seis meses ininterruptos. Nos casos em que, junto com a tuberculose, o paciente é portador de outra doença, como, por exemplo, a diabetes mellitus e/ou o alcoolismo, recomenda-se também a internação. Todos os remédios usados no tratamento são gratuitos nos postos de saúde. Para garantir a completa eliminação da bactéria, o tratamento deve continuar mesmo depois dos sintomas terem desaparecido. Cerca de duas semanas após o início do tratamento, a incidência da bactéria no catarro diminui na maior parte dos pacientes, o que minimiza a transmissão da doença.

O que pode ser feito para prevenir a doença?A medida mais prática de prevenção é a vacina BCG (bacilo de Calmette-Guerin). A proteção se mantém por 10 a 15 anos, embora no Brasil admita-se que perdure por 20 anos. Outra opção é identificar rapidamente os infectados para tratá-los e reduzir a chance de contaminação do ambiente. O paciente deve proteger a boca com a mão ao tossir ou espirrar e evitar ficar próximo de outras pessoas, principalmente em lugares fechados.

Como evitar a

As medidas mais eficazes da prevenção são a vacina BCG e o rápido diagnóstico para impedir a proliferação

Tuberculose?

Receita de saúde

8