saresp juquim

48

Upload: andrea-cortelazzi

Post on 06-Jun-2015

3.803 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PPT de apoio ao dia do SARESP na Escola, Coordenadoras Carla e Andrea

TRANSCRIPT

Page 1: Saresp juquim
Page 2: Saresp juquim

Reflexão para o Dia do SARESP na Escola

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA

Coordenação Pedagógica

Page 3: Saresp juquim

Pauta• Acolhimento;• Pontos importantes;• Finalidades;• Resultados;• Estudos e Análises;• Atividades;• Café;• Socialização;• Revisar dados (boletins);• Atividade Prática• Finalizações

Page 4: Saresp juquim

SARESP 2011/2012A estratégia do Relatório Pedagógico: uma lógica que

orienta para o estudo e a análise

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA

Coordenação Pedagógica

Page 5: Saresp juquim

““Avaliar não consiste pois, simplesmente, em medir um Avaliar não consiste pois, simplesmente, em medir um desempenho, mas em dizer em que medida ele é adequado, desempenho, mas em dizer em que medida ele é adequado, ou não, ao desempenho que se podia esperar desse alunoou não, ao desempenho que se podia esperar desse aluno.”.”

Mar bravo é o professor que impõe as mesmas coisas a todos, aquele Mar bravo é o professor que impõe as mesmas coisas a todos, aquele que se recusa a ver o nível real de cada um e se fixa só no programa. que se recusa a ver o nível real de cada um e se fixa só no programa.

Assim, ele condena a turma a nadar em mar abertoAssim, ele condena a turma a nadar em mar aberto..

Charles Hadji

Page 6: Saresp juquim

Dispõe sobre a realização das provas de avaliação relativas ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP/2012

• Resolução SE 44, julho 2011 inciso IV art. 5º -

Dispõe sobre o Dia do SARESP na escola

•Resolução SE 72, de 4-7-2012• Decreto 54253, abril 2009• Decreto 55864, maio 2010

Page 7: Saresp juquim

Esse instrumento de avaliação externa viabiliza, para cada rede de ensino, a possibilidade de comparação entre os resultados do SARESP e aqueles obtidos por meio de avaliações nacionais, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e a Prova Brasil;

Page 8: Saresp juquim

Os resultados do SARESP, por comporem o IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, constituem, para cada unidade escolar, um importante indicador de melhoria qualitativa do ensino oferecido.

Page 9: Saresp juquim

• A avaliação do SARESP, a se realizar nos dias 27 e 28 de novembro de 2012,

• Alunos matriculados:

3ºs, 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental

(2ª, 4ª, 6ª E 8ª séries)

3ªs séries do Ensino Médio

Coordenação Pedagógica

Page 10: Saresp juquim

Dia Provas Anos/série

27/11/2012

Língua Portuguesa 3º ano EF

Língua Portuguesa e Redação

5º ano EF/ 4ª série

Língua Portuguesa eMatemática

7º ano EF/ 6ª série EF9º ano EF/ 8ª série EF3ª série EM

28/11/2012

Matemática 3º ano EF5º ano EF/ 4ª série EF

CiênciasCiências da Natureza ( Física, Química e Biologia)Redação

7º ano EF / 6ª sérieEF9º ano EF/ 8ª série EF3ª série EM

Coordenação Pedagógica

Page 11: Saresp juquim

• (I) Saber em que direção caminha a Educação Básica paulista;

• (II) Verificar se houve evolução em relação às avaliações dos últimos anos;

• (III) Localizar evidências de melhoria e as fragilidades do ensino;

• (IV) Buscar os aspectos diferenciais, os modelos bem sucedidos e sobretudo, as diferenças entre o desejado e o alcançado.

Page 12: Saresp juquim

• A escala de proficiência dos alunos do 5º, 7º, 9º anos do EF e 3ª série EM são consideradas nas mesmas escalas métricas do Saeb.

• A escala de proficiência é pontuada em 125, 150, 175, 200, 225, 250, 275, 300, 325, 350, 375, 400, 425, onde o ponto 250 equivale a média dos alunos de 9º ano no Saeb 2007, em intervalos de 25 pontos (meio desvio padrão).

• Coordenação Pedagógica

Page 13: Saresp juquim
Page 14: Saresp juquim
Page 15: Saresp juquim

A lógica é que, quanto mais o aluno caminha ao longo da escala, mais habilidades terá desenvolvido. A descrição de cada ponto da escala apresenta as habilidades que os alunos desenvolveram, com base na média de desempenho (pela rede, diretoria ou escola, por ano / série).

p.5

Page 16: Saresp juquim
Page 17: Saresp juquim
Page 18: Saresp juquim

A maior concentração de alunos está no nível básico.Na 3ª série, a maior concentração de alunos está no nível abaixo do básico.No EF, o 7º ano apresenta a maior concentração de alunos no nível abaixo do básico.No nível adequado e no nível avançado, a maior concentração é de alunos do 5º ano. p.27

Page 19: Saresp juquim
Page 20: Saresp juquim

Sugestão para um trabalho na escola, voltado para a análise do “Boletim da Escola” e o Relatório do SARESP 2012

Page 21: Saresp juquim

Estudo e Análise de questões do SARESP

10/09/2012

Page 22: Saresp juquim
Page 23: Saresp juquim

• Trata-se de uma questão que envolve um dos mais importantes conceitos da matemática: a proporcionalidade. Ela faz parte de muitas situações do cotidiano e é desenvolvida no currículo de matemática em diferentes momentos por transitar naturalmente entre as diversas temáticas.

• Este conceito é de fundamental importância para a compreensão de outras áreas do conhecimento como Química, Física, Biologia, Geografia etc.

Page 24: Saresp juquim

Assim, um encaminhamento interessante seria: o de retomar as diferentes estratégias para resolução,

como operações no campo multiplicativo ou da noção de proporcionalidade.

Retomar a temática discutida no volume 3 do Caderno do Professor (6ª série/7º ano).

Formalizar e aprofundar o conceito de proporcionalidade, por meio de questões de aplicação, leitura e interpretação do enunciado de situações problema e sua resolução.

Page 25: Saresp juquim
Page 26: Saresp juquim
Page 27: Saresp juquim

O estudo envolvendo expressões matemáticas com o uso de letras inicia-se ao final do 7º ano. O caderno do professor (6ª série/7º ano), volume 4 apresenta situações de aprendizagem envolvendo sequências e vai consolidando o uso de expressões algébricas pela observação do equilíbrio de uma balança comparando a equações.

Page 28: Saresp juquim

Finalizando o módulo a regra de três é apresentada como um recurso prático para a resolução de problemas envolvendo a razão. Esse mesmo assunto é retomado no 8º ano e sua associação com elementos da geometria fica mais evidente.

É importante ressaltar que o desenvolvimento dessa temática exige muito esforço do professor por se tratar de uma transição entre o aritmético e o algébrico. Associações concretas e exemplos de aplicação favorecem essa transição concreto/abstrato/concreto/...

Page 29: Saresp juquim
Page 30: Saresp juquim

[...] as questões avaliadas devem ser representativas das habilidades em geral e distribuídas pelos temas das competências cognitivas dos alunos e dos níveis de dificuldade difícil, médio e fácil.

Page 31: Saresp juquim

É o conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer

p.43

Expressa o que é necessário para compreender ou resolver um problema

Ex: Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional.

Page 32: Saresp juquim

Funcionam como indicadores das aprendizagem que se espera os alunos terem realizado no período avaliado.

Possibilitam saber o que é necessário que o aluno faça para dar conta e bem do que foi solicitado em cada questão ou tarefa.

• EX: Reconhecer as principais característica do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.

Page 33: Saresp juquim

Os resultados dos alunos nas diferentes edições do SARESP não estão articulados à seleção ou promoção, mas à verificação de quais competÊncias e habilidades, entre as propostas para cada etapa de ensino aprendizagem escolar, encontram-se em efetivo desenvolvimento entre os alunos.

Page 34: Saresp juquim

Leia o texto e responda à questão.

NEWTON, UM GRANDE CIENTISTA

No Natal de 1642, na cidade de Woolsthorpe, Inglaterra, nasceu um dos maiores gênios que a humanidade já conheceu: Isaac Newton.

Aos dois anos de idade, ficou órfão de pai. Sua mãe casou-se pela segunda vez e mudou-se para outra cidade, deixando a educação do menino a cargo do avô. Aos dezoito anos, foi estudar na Universidade de Cambridge, perto de Londres, onde aprofundou seus conhecimentos em Matemática. Entretanto, a peste bubônica (doença infecciosa transmitida ao homem por pulgas que captam micróbios de ratos) que invadiu Londres, em 1665, provocando o fechamento de escolas e outras instituições, levou Newton de volta para sua fazenda, onde se refugiou por um ano e meio.127

Durante a estada na fazenda, o jovem matemático continuou se dedicando ao estudo, tendo realizado descobertas importantes para a Matemática e a Física. Uma dessas descobertas diz respeito à atração que existe entre objetos materiais, chamada de atração gravitacional.

As pessoas costumam fazer piadas sobre Newton, dizendo que uma maçã caiu sobre sua cabeça, e isso o levou a concluir que a maçã era atraída pela Terra. É bem provável que a maçã não tenha caído sobre a cabeça do cientista e sim no chão, perto dele. Mas uma coisa está certa: a Terra atrai frutas, pessoas e objetos materiais para si, conforme se pode observar, diariamente.

Eliminados os perigos da peste bubônica, Isaac Newton retornou a Cambridge, em 1667, e pouco tempo depois passou a ensinar na Universidade. Faleceu a 20 de março de 1727, com oitenta e quatro anos de idade, tendo deixado muitos estudos e publicações científicas.

Fonte: MONTANARI, Valdir; CUNHA, Paulo. Newton, um grande cientista. Nas ondas da luz. São Paulo: Moderna, 1996.

A principal descoberta do cientista Isaac Newton, segundo sua biografia, é

(A) ação da força gravitacional.

(B) a solução de uma equação matemática.

(C) o micróbio de rato que provoca doenças.

(D) o tratamento para a peste bubônica.

Page 35: Saresp juquim

H6 Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.

Comentário

O objetivo desse item foi avaliar se os alunos localizavam e relacionavam informações explícitas distribuídas, em um artigo de divulgação. O texto pode ser categorizado como de média complexidade, devido ao assunto tratado e ao número de informações apresentadas. O comando solicitava que o aluno lesse o texto e, a partir dessa leitura, identificasse a principal descoberta do cientista Isaac Newton, segundo o que é dito sobre ele em sua biografia. A resposta correta era a alternativa A, “a ação da força gravitacional”. Para chegar a essa resposta, é necessário categorizar as informações. A informação pode ser encontrada no quarto parágrafo “Uma dessas descobertas diz respeito à atração que existe entre objetos materiais, chamada de atração gravitacional”. Pode ser que alguns alunos conheçam as principais descobertas de Newton, já que esse conhecimento faz parte do currículo do ano e, portanto, assinalaram A. Observe que as alternativas C, “o micróbio de rato que provoca doenças”, e D, “o tratamento para a peste bubônica” estão no texto fazendo referência a outros fatos: “Entretanto, a peste bubônica (doença infecciosa transmitida ao homem por pulgas que captam micróbios de ratos) que invadiu Londres, em 1665, provocando o fechamento de escolas e outras instituições, levou Newton de volta para sua fazenda, onde se refugiou por um ano e meio”. As respostas em B, “a solução de uma equação matemática”, merecem uma análise particular. O texto diz: “tendo realizado descobertas importantes para a Matemática e a Física”, entretanto não explicita que Newton encontrou a solução de uma equação matemática. Como já foi afirmado na análise de exemplos semelhantes dos anos anteriores, esse é o caso de uma inferência não permitida pelo texto de leitura. Os alunos devem aprender a dar respostas condizentes com a pergunta feita e com o que texto diz. As perguntas feitas sobre o texto devem ser compreendidas e as respostas comprovadas, considerando-se apenas aquilo que está explícito ou implícito em partes específicas do texto. Deve-se evitar que os alunos façam inferências equivocadas que não podem ser “achadas” no texto. Mesmo que o texto gere de início várias pressuposições, há necessidade de se “voltar” para ele para comprová-las. É o esquema básico de formação do leitor proficiente: formulação de hipóteses sobre os significados do texto; reformulação das hipóteses iniciais sobre seu conteúdo e forma; e construção de sínteses parciais para aferir suas respostas.

Page 36: Saresp juquim

O gráfico abaixo mostra o consumo de energia elétrica de uma casa durante os últimos seis meses de 2008.

De acordo com o gráfico, os meses em que o consumo foi maior que 300 quilowatts hora foram:

(A) novembro e dezembro.

(B) julho e agosto.

(C) agosto e novembro.

(D) agosto e dezembro.

Page 37: Saresp juquim

H30 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos

(particularmente gráficos de colunas).

Comentários

É muito bom o desempenho dos alunos (84% de acertos) na solução de um problema que envolve

leitura e interpretação de dados apresentados em um gráfico de colunas. Para resolvê-lo é necessário que

o aluno, ao fazer a leitura do gráfico, identifique os meses, cujas colunas que os representam têm altura

superior a 300: novembro e dezembro.

Page 38: Saresp juquim

A foto retrata o momento do nascimento de uma ilha fotografado por uma equipe de cientistas australianos que estava a bordo de um barco proximo ao local. Este fenomeno resultou da explosao do vulcao Kavachi (uma montanha submersa de 800 metros de altura e 3,5 quilometros de comprimento), nas Ilhas Salomao, cujas colunas de lava foram lancadas a mais de 70 metros de altura.

O fenômeno apresentado tem relação direta com a dinâmica interna da crosta terrestre e se

explica

pelo processo:

a. fluvial.

b. erosivo.

c. tectônico.

d. orogenico.

e. eolico.

Page 39: Saresp juquim

H28 Explicar os processos geológicos e geofísicos constituintes da crosta terrestre e responsáveis por

sua dinâmica interna nas escalas pertinentes.

A partir de descrição e da foto do surgimento de uma ilha no arquipélago das Ilhas Salomão, no Pacífico, os alunos deveriam explicar a origem do fenômeno relacionando-o à

dinâmica interna expressa pelo processo tectônico. O índice de acerto sinaliza que houve dificuldade por parte dos alunos ao responderem ao item, pois apenas 33,7% dos alunos

assinalaram a alternativa correta (C). Provavelmente, a maioria que sinalizou B desconhecia o tema, ou se confundiu, associando a formação da ilha ao processo erosivo,

que além de ser uma força exógena e, portanto, ligada à dinâmica externa e não interna como

indica o enunciado, pode ter se confundido por realizar uma aproximação entre os termos “erosivo” e “explosivo”.

Page 40: Saresp juquim

Leia o fragmento de texto a seguir, escrito pelo médico e botânico Jean Baptiste van Helmont (1577- 1644).

“... colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos...”

O fragmento de texto citado dá um exemplo da ideia que se tinha sobre a origem dos seres vivos no século XVII.

Com base no texto, é possível afirmar que, durante este período, existia a ideia de que os seres vivos

(A) só surgem através de mecanismos de reprodução.

(B) poderiam surgir a partir da matéria sem vida.

(C) se modificam ao longo do tempo.

(D) são provenientes de outros locais do universo.

Page 41: Saresp juquim

H10 - Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos aos contextos

em que foram produzidos.Comentário

Esperava-se que os alunos reconhecessem que o texto defende a seguinte ideia, vigente no século

XVII: a partir de elementos não vivos (camisas sujas + grãos de trigo) é possível gerar seres vivos (ratos).

Na verdade, um item cuja resolução dependia basicamente da adequada interpretação do texto e das alternativas de resposta.

No entanto, o índice de acerto foi de apenas 27,9%.

O distrator (C) recebeu o maior número de respostas (34,6%), provavelmente porque a frase

reedita a hipótese evolucionista, o que deve ter chamado a atenção dos alunos mais até que a alternativa correta.

O distrator (A) recebeu 27% das respostas, o que permite o seguinte questionamento: qual deverá

ter sido o motivo pelo qual esses alunos assinalaram a resposta “os seres vivos só surgem através de mecanismos de reprodução”, depois de terem lido o texto com a receita “camisas sujas + grãos de trigo

= ratos”? Houve falta de compreensão do texto? A resposta foi dada aleatoriamente? Os alunos têm

pouca familiaridade com este tipo de instrumento?

Enfim, essas habilidades precisam ser fortalecidas entre os alunos.

Page 42: Saresp juquim

AÇÃO / REFLEXÃO NA UNIDADE ESCOLAR:

• HÁ DIFERENÇAS ENTRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SUA ESCOLA E O CURRÍCULO OFICIAL?

• DE QUE FORMA O DESENVOLVIMENTO DO PLANO DO PROFESSOR ESTÁ ARTICULADO AO PROJETO DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO?

• QUAL A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA EM SE DEFINIR UMA MATRIZ DE REFERENCIA PARA A AVALIAÇÃO ?

• OS PLANOS DAS DISCIPLINAS DEFINEM EXPLICITAMENTE OS CONTEÚDOS E HABILIDADES QUE DEVEM SER APRENDIDOS EM CADA ANO/SÉRIE?

Page 43: Saresp juquim
Page 44: Saresp juquim
Page 45: Saresp juquim

Mudança de Critérios Até 2009:

• Todas as redações elaboradas pelos alunos;

• Dupla de professores para correção;

• Critérios preestabelecidos pela SEE/CENP;

• Amostra aleatória de 10% das redações corrigidas, representativas das diretorias para estudo;

Em 2010:

• Plano amostral das Diretorias de Ensino;

• Aleatório, estratificado em 10% por DE, ano avaliado e por período (manhã, tarde, noite) das redações aplicadas;

• Correção por especialistas externos a partir de critérios estabelecidos pela SEE/CENP;

• As demais correções permaneceram nas escolas;

• Nota final calculada a partir de média aritmética de todos os alunos cujas redações foram corrigidas pelos avaliadores externos

Page 46: Saresp juquim

Em 2011:

• Sistemática de estudo de desempenho foi modificada:

• Prova de redação somente aplicada para uma amostra representativa

• 15% da Diretoria de modo a assegurar em 10% o percentual (excluindo ausências e provas em branco)

• 16 estratos de amostragem (tipo de atendimento e escala de proficiências);

• Competências são as mesmas adotadas nas edições de 2007 a 2011: 5 competências e 4 níveis de desempenho (abaixo do básico, básico, adequado e avançado);

Page 47: Saresp juquim

Coerente com seus objetivos o SARESP como avaliação diagnostica do sistema educacional, deve subsidiar a gestão educacional, os programas de formação continuada, o planejamento escolar e o estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.

• Sumário Executivo. SARESP 2011 p.4

Page 48: Saresp juquim

• BOM TRABALHO...

Coordenação Pedagógica