são paulo x guarani

20
22.09 Edição 15 - Setembro 2010 Morumbi 22 de Setembro de 2010 19h30 vs Guarani Campeonato Brasileiro

Upload: duane-rios

Post on 14-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 15 Campeonato Brasileiro 2010 22/09/2010

TRANSCRIPT

Page 1: São Paulo x Guarani

22.09

Edição 15 - Setembro 2010

Morumbi 22 de Setembro de 2010 19h30

vs Guarani Campeonato Brasileiro

Page 2: São Paulo x Guarani
Page 3: São Paulo x Guarani
Page 4: São Paulo x Guarani

editorial

O SÃO PAULO F.C. tem sofrido com as osci-lações. Depois de ganharmos três partidas con-secutivas, vieram alguns deslizes que fizeram com que, de novo, o sinal de alerta fosse ligado.

Agora temos que nos unir e fazer bonito. Esperamos que os jogadores atuem com von-tade para que a torcida volte a apoiar até o final do campeonato o nosso time nas arquiban-cadas. A nossa meta é ficar pelo menos entre aqueles que disputarão a Copa Libertadores do ano que vem, mas, caso isso não aconteça, não adianta ficar desesperado, afinal, independen-temente da situação, sempre seremos grande.

Mas, sinceramente, é possível ainda con-quistar esta vaga para disputar o torneio mais badalado do continente sul-americano. Para isto basta seguir alguns passos e não deixar que os vacilos que cometemos sejam repetidos.

Escolhemos como destaque desta Preleção SÃO PAULO F.C. o zagueiro Miranda, que nos conta a importância de vencer os jogos em casa. Contra o Inter, desejamos que tenha acontecido a última derrapada no Morumbi. Nosso defensor também mostra a todos como é possível ser um grande marcador sem ser expulso a todo mo-mento. O boleiro, desde que começou a sua jor-nada no TRICOLOR, recebeu o cartão vermelho uma única vez em Campeonatos Brasileiros.

Nesta publicação, encerramos a série es-pecial do Morumbi 50 anos. Nela separamos as várias maneiras de lazer que o estádio oferece fora dos dias de jogos. E até mesmo em dias em que as partidas são realizadas. Também fizemos uma matéria sobre o nosso meia Lucas, que pe-diu para que fosse chamado pelo seu verdadeiro nome, ao invés do seu apelido Marcelinho. Não deixe de conferir e tenha uma boa leitura!

EXPEDIENTEA PRELEÇÃO, o programa oficial, é uma publicação da G8 Sports

autorizada pelo SÂO PAULO Futebol Clube.

Soluções em Comunicação

Paulo Otávio AlbuquerqueEDITOR SOBERANO FANáTICO

www.revistasmatchday.com.brCríticas, dúvidas e sugestões: [email protected]

Conselho Editorial: Diego Ragonha Fábio Aramaki Paulo Sanches

Textos:

Alexandre de AquinoMTB 53110

Gustavo CriscuoloMTB 54530

Fotografias:VIPCOMM

Teófilo Pereira

LogísticaAnderson Marques

Edição de Arte:Artur Guimarães

Duane Rios

Contatos Comerciais:[email protected]

Impressão: Gráfica Daleffi

Tiragem:10.000 exemplares

Page 5: São Paulo x Guarani

palco e torcida

Morumbi

Nome oficial:Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

Diferenciais:256 projetores de iluminação, com 1500 LUX por ponto. Área para deficientes físicos com 92 lugares e 102 para acompanhan-tes. Lanchonetes, sistema de som e 2 placares eletrônicos, 5 vestiários, 2 auditórios para entrevistas coletivas, departamento de fisioterapia, sala de antidoping, tribuna de imprensa térrea, 6 cabines de rádio e 4 de televisão, 12 tribunas de honra, edifício garagem, posto policial e posto médico emergencial.

Capacidade atual:73.501 pessoas

Inauguração:2 de outubro de 1960, com SÃO PAULO F.C. 1x0 Sporting Lisboa

Quando a família são-paulina está em festa, a experiência no estádio se torna memorável. O jogador se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte:

Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet;

Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Morumbi;

Respeite a fila e mantenha a ordem;

Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações;

Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes;

Sente no lugar marcado previsto no ingresso;

Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papéis e plásticos;

Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.

Grito da TorcidaOooô SÃO PAULO! Oooô SÃO PAULO!Oooôoooô!OooôooooôOooôoooô!

Page 6: São Paulo x Guarani

especial morumbi

6 preleção

O SÃO PAULO F.C. fez do Morumbi mais do que um es-tádio. O especial sobre o nosso palco termina após dez capí-tulos que contaram desde o seu surgimento até as façanhas que vivemos nesses quase 50 anos. A data de aniversário acontece no próximo dia 2 de outubro. Para fechar com cha-ve de ouro, mostraremos aqui algumas das diversas opções de lazer e entretenimento voltadas para o torcedor visitar o eterno gigante mesmo em dias em que não são realizados jogos. Há restaurantes, livraria, loja com artigos do clube e muito mais, numa área conhecida como Concept Hall. Con-fira a seguir alguns dos ambientes oferecidos no complexo.

HallConceptConcept

COPA Gastronomia & FutebolFuncionamento: Segun-da das 12h às 15h.Terça a Quinta das 12 às 15h e 18h às 23h.Sexta a Domingo e Feriados das 12h às 15h e 18h à 0h.Acesso pelo portão 5 Livraria Nobel

Funciona de segunda a sábado, das 9 às 18 horas e, aos domingos e feriados, das 10h às 16h.Acesso pelo portão 2. Em dias de jogos fecha três horas antes do início da partida.

Santo Paulo BarFuncionamento: De quarta a domingo, das 12h até o último cliente.Acesso pelo portão 2Nos dias de jogos ou shows, o Santo Paulo Bar funciona como camarote com reservas antecipadas. Mais informações pelo sitewww.santopaulobar.com.br ou peloe-mail [email protected]

Megaloja (dentro do estádio)Fica aberta de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos e feriados, das 10h às 16h.Acesso pelo portão 2. Em dias de jogos fecha três horas antes do início da partida.

Passaporte FC _ Agência de Turismo do SPFCAberto de segunda à sexta das 9h às 18h e sábados das 10h às 14h.

Morumbi TourFunciona de segunda à sábado com saídas às 10h, 12h, 14h e 16h.Domingos com saídas às 11h30 e 13h30.O Morumbi Tour não funciona em dias de jogos.Acesso pelo portão 2

Informações: 3739.5222 ou [email protected]

O Restaurante COPA funciona normalmente em dias de jogos, antes e depois das partidas.Mais informações pelo site: www.restaurantecopa.com.br

Page 7: São Paulo x Guarani

do diaFatosFatos

ingressos comemorativos

Pardal

22/9/198122/9/1981

22/9/1957

22/9/1916

O TRICOLOR goleia a sele-ção da Arábia Saudita por 5 a 1 no Morumbi com três gols de Paulo César, o Capeta.

Maurinho e Gino Orlando comandam a goleada de 5 a 0 na A.A. São Bento de São Caetano do Sul pelo Paulistão.

Nasce Pardal, tricampeão paulista, em pelotas, no Rio Grande do Sul

Chuva de gols

Baile de bola

Parabéns

preleção 7

Page 8: São Paulo x Guarani

16.05

ingressos comemorativos

Careca

Um dos maiores ídolos do SPFC a pisar no Morumbi, Careca (Antônio de Oliveira Filho) – apelidado assim porque, quando criança, gostava do palhaço Carequinha – tornou-se peça fundamental do time que foi campeão brasileiro de 1986 com o gol espetacular no último minuto da prorrogação sobre o Guarani. Dentre seus 69 gols em 94 jogos no Morum-bi, o mais bonito foi contra o Flu-minense, naquele mesmo torneio, com a bola batendo em duas traves antes de ir para as redes. Também foi campeão paulista em 1985 e 1987. Depois disso, foi negociado com o Nápoli, da Itália, onde formou uma dupla de sucesso com o argentino Maradona.

Page 9: São Paulo x Guarani

Polo BrazilineModelo: camisa polo adultoTecido: malhão especialTamanhos: P-M-G-GGwww.braziline.net

vitrine

Camisa Reebok São Paulo I 2010 s/nº

Sem Patrocinador

Shopping ButantãAv. Prof. Francisco Morato, 2718 – Lj 21 Piso Carrefour

(11) 3721-4002

Compre uma camisa ofi-

cial adulto do Tricolor e

ganhe 20% em qualquer

outro produto da loja.

Page 10: São Paulo x Guarani

“Pontos corridos se ganha vencendo em casa. Fora, pode empatar, perder, ter oscilações, mas em casa, não. Vamos melhorar o nosso aproveitamento e recuperar os pontos deixados para trás.” A frase do zagueiro Miranda observa exatamente a atenção que o TRICOLOR precisa ter dentro do Morumbi para crescer de produção neste segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Tricampeão nacional consecutivo defendendo o clu-be, Miranda chegou à equipe do Morumbi no segundo semestre de 2006. No mesmo ano, ele já sentiria pela pri-meira vez o gostinho de ser campeão brasileiro.

No ano seguinte pelo mesmo torneio, ele formou um trio de defensores, ao lado dos zagueiros Breno e Alex Sil-va, uma sólida defesa que passou nove jogos consecuti-vos sem levar gols. No total foram apenas 18 gols sofridos em 38 partidas, feito esse que garantiu ao grupo o bicam-peonato brasileiro com a retaguarda menos vazada.

Em 2008, mais um belo feito. Junto com Rodrigo e André Dias, atuou no trio de zaga titular que contribuiu para a equipe levantar mais uma taça. Foram 18 apresen-tações de invencibilidade, o que foi determinante para o SÃO PAULO F.C. alcançar o tricampeonato da competição.

Com esse currículo invejável, o zagueiro, que passou por uma fase difícil, mas que já reencontrou o bom fute-bol, se sente à vontade para falar o que tem acontecido com a nossa defesa nesta temporada. “Nosso time está passando por várias mudanças e isso vem prejudicando

um pouquinho o sistema de-fensivo”, analisou. “Toda hora entra jogador e a equipe não teve uma sequência boa ainda. Temos jogadores machucados voltando, como Ricardo Oliveira, Alex Silva, Carleto...”, lamentou.

“Para ter um esquema forte de proteção atrás, é necessário conse-guir uma sequência”, conclui. E é com todos à disposição no setor defensivo que o SÃO PAULO F.C. pode, enfim, voltar a fazer uma campanha digna.

Afinal, desde que o Brasileiro pas-sou a ser disputado em pontos corri-dos, nossa equipe jamais deixou de chegar à Libertadores. Portanto, a missão rumo ao G-4, prossegue. E, se depender do retrospecto do nosso craque em casa, temos um ótimo motivo para acreditar no resultado positivo. Em 112 jogos no estádio, o nosso camisa 5 venceu 76, empa-tou 24 e perdeu apenas 12. Será que vem mais uma vi-tória para o quartel?

Zagueiro tem jogado muita bola e acredita que o clube possa con-

quistar uma vaga para a Copa Libertadores

personagem

seu bom futebol

Miranda reencontra

10 preleção

Page 11: São Paulo x Guarani

Miranda reencontra

O que mais irrita um técnico é ter um de seus jogadores expulsos e ver o seu esquema tático ir por água abaixo. Mas se você tiver em campo um atleta

comportado, pode ficar tranquilo. É o caso do zagueiro Miranda que em toda sua carreira no SÃO PAULO F.C.

foi expulso apenas uma única vez em Campeonatos Brasileiros.

O camisa 5 está em sua quinta temporada atuando no Nacional pelo TRICOLOR (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010) e foi expulso apenas no jogo

diante do Sport, no ano passado, em Recife. Haja disciplina, hein?

Miranda é umzagueiro disciplinado

preleção 11

Page 12: São Paulo x Guarani

elenco

São Paulo Futebol ClubeFundação: 16 de dezembro de 1935

Estádio: Morumbi

Mascote: Santo Paulo

Samuel32 - ZagueiroSamuel Firmino de Jesus7/4/1986 - 1,90 M - 83 KGEstreia: 25/7/2010Santos 1 x 0 São Paulo F.C.

Nº de Jogos: 6Nº de Gols: 0

Bosco

14/11/1974 - 1,84 M - 79 KG

22 - GoleiroJoão Bosco de Freitas Chaves

Denis

14/4/1987 - 1,88 M - 86 KGDenis César de Matos

24 - Goleiro

Miranda

7/9/1984 - 1,85 M - 78 KGJoão Miranda de Souza Filho

5 - Zagueiro

Rogério Ceni

22/1/1973 - 1,88 M - 85 KGRogério Ceni

1 - Goleiro

Xandão

23/2/1988 - 1,93 M - 88 KGAlexandre Luiz Reame

13 - Zagueiro

Renato Silva

24/7/1983 - 1,83M - 80 KG

14 - ZagueiroRenato Assis da Silva

12 preleção

DESTAQUE

10/3/1985 - 1,92 M - 81 KG

Alex Silva

3 - ZagueiroAlex Sandro da Silva

Diogo

30/12/1989 - 1,87 M - 86 KGDiogo Silvestre Bittencourt

34 - Lateral-esquerdo

Ilsinho

12/10/1985 - 1,78 M - 83 KG

77 - Lateral-direitoIlson Pereira Dias Júnior

Lege

nda:

titul

arno

ta n

apa

rtid

a10

Salve o tricolor paulistaAmado clube brasileiroTu és forte, tu és grandeDentre os grandes és o primeiro

Oh tricolorClube bem amadoAs tuas glóriasVêm do passado

São teus guias brasileirosQue te amam ternamenteDe São Paulo tens o nomeQue ostentas dignamente

São Paulo clube queridoTu tens o nosso amorTeu nome e tuas glóriasTêm honra e resplendor

Tuas cores gloriosasDespertam amor febrilPela terra Bandeirante:Honra e Glória do Brasil

Hino Oficial

* Dados computados até a 22ª rodada (16/9)

Page 13: São Paulo x Guarani

Jean

24/6/1986 - 1,70 M - 70 KG

2 - VolanteJean Raphael V. Moreira

Richarlyson

27/12/1982 - 1,76 M - 72 KGRicharlyson B. Felisbino

20 - Volante

Rodrigo Souto

9/2/1983 - 1,83M - 79 KGRodrigo Ribeiro Souto

18 - Volante

Cléber Santana

27/6/1981 - 1,85 M - 85 KGCléber Santana Loureiro8 - Volante e Meia

16/11/1989 - 1,75M - 70 KG

Sérgio Mota

Sérgio Mota Mello21 - Meia

Marlos

7/6/1988 - 1,73 M - 69 KGMarlos Romero Bonfim

16 - Meia e Atacante

Fernandinho

25/11/1985 - 1,71 M - 66 KGLuiz Fernando P. da Silva

12 - Atacante

Ricardo Oliveira

6/5/1980 - 1,83 M - 83 KGRicardo Oliveira

99 - Atacante

Dagoberto

Lucas Gaúcho

Lucas

Zé Vitor

22/3/1983 - 1,79M - 75 KG

13/6/1991 - 1,83M - 81 KG

13/8/1991 - 1,72M - 66 KG

23/9/1991 - 1,84M - 82 KG

25 - Atacante

39 - Atacante

37 - Meia

35 - Volante

Dagoberto Pelentier

Lucas de Souza Gonçalves

Lucas Rodrigues M. da Silva

José Vitor R. Ribeiro da Silva

Sérgio Baresi

Técnico interino

Thiago Carleto

24/3/1989 - 1,72 M - 74 KGThiago Carleto Alves

26 - Lateral-esquerdo

Wellington

28/1/1991 - 1,73 M - 70 KG

28 - VolanteWellington A. Martins

Fernandão

18/3/1978 - 1,90 M - 85 KG

15-AtacanteFernando Lúcio da Costa

Junior Cesar

9/4/1982 - 1,66 M - 60 KGJunior Cesar E. Machado

6 - Lateral-esquerdo

Carlinhos P.

4/3/1983 - 1,70 M - 69 KG

31 - MeiaCarlos Pereira Berto Junior

Casemiro

23/2/1992 - 1,84 M - 80 KG

29 - VolanteCarlos Henrique Casimiro

Jorge Wagner

17/11/1978 - 1,78 M - 73 KGJorge Wagner G. Conceição

7 - Meia e Lateral-Esq.

Page 14: São Paulo x Guarani

Guarani Futebol Clube Técnico: Vagner Mancini

Goleiros

DouglasEmersonJulianoLéo

Zagueiros

AislanAilsonFabãoGuilherme MattisHevertonRodrigão

Laterais

ApodiDa Silva

PretoVictor Junior

Atacantes

GeovaneMazolaReinaldoRicardo XavierRômulo

FabianoMárcio CarecaRodrigo Heffner

Volantes

MayconPaulinhoPaulo RobertoRenanRodrigo CésarRonaldo

Meias

BaianoDiogoMário LucioMoreno

plantel do adversário

167 jogosSÃO PAULO F.C.

x Guarani

77 vitórias 51 empates 39 derrotas 281 gols pró 194 gol contra

Dados gerais no confronto

34 jogos10 vitórias14 empates

10 derrotas45 gols pró46 gols contra

No Campeonato Brasileiro

14 preleção

Page 15: São Paulo x Guarani

São Paulo F.C.x

Goiás25 de setembro - Morumbi - 18h30

próximo jogo

Compre seu ingresso no

www.futebolcard.com.br/spfc e

www.passaportefc.com.br

37 jogosSão Paulo F.C.

x Goiás

16 vitórias 12 empates 9 derrotas 52 gols pró 40 gols contra

Dados gerais no confronto

33 jogos16 vitórias10 empates

7 derrotas50 gols pró35 gols contra

No Campeonato Brasileiro

preleção 15

Page 16: São Paulo x Guarani

campeonato brasileiro

Primeiro Turno

9/5 - sábado - 16hFlamengo x São Paulo F.C.

30/5 - domingo - 16hGuarani x São Paulo F.C.

17/7 - sábado - 18h30Vitória x São Paulo F.C.

7/8 - sábado - 18h30Atlético (PR) x São Paulo F.C.

29/8 - domingo - 18h30Fluminense x São Paulo F.C.

15/5 - sábado - 16hSão Paulo F.C. x Botafogo

2/6 - quarta-feira - 21h50Goiás x São Paulo F.C.

21/7 - quarta-feira - 19h30São Paulo F.C. x Prudente

15/8 - domingo - 16hSão Paulo F.C. x Cruzeiro

2/9 - quinta-feira - 21hSão Paulo F.C. x Atlético (GO)

23/5 - domingo - 16hInternacional x São Paulo F.C.

6/6 - domingo - 16hSão Paulo F.C. x Grêmio

25/7 - domingo - 16hSantos x São Paulo F.C.

22/8 - domingo - 18h30Corinthians x São Paulo F.C.

5/9 - domingo - 16hAtlético (MG) x São Paulo F.C.

26/5 - quarta-feira - 21hSão Paulo F.C. x Palmeiras

14/7 - quarta-feira - 19h30São Paulo F.C. x Avaí

31/7 - sábado - 18h30São Paulo F.C. x Ceará

25/8 - quarta-feira - 22hSão Paulo F.C. x Vasco

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

1ª Rodada

5ª Rodada

9ª Rodada

13ª Rodada

17ª Rodada

10ª Rodada

2ª Rodada

14ª Rodada

6ª Rodada

18ª Rodada

11ª Rodada

3ª Rodada

15ª Rodada

7ª Rodada

19ª Rodada

12ª Rodada

4ª Rodada

16ª Rodada

8ª Rodada

1 9 0 9

Maracanã

Brinco de Ouro

Barradão

Arena da Baixada

Maracanã

Beira Rio

Morumbi

Vila Belmiro

Pacaembu

Ipatingão

Morumbi

Serra Dourada

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Os times jogam em turno e returno no sistema de pontos

corridos. Será consagrado campeão o time que possuir o maior número de pontos após 38 rodadas. Os quatro

primeiros vão para a Liberta-dores, enquanto os quatro últimos disputam a Série B

do ano que vem.

1 1 1 2 0 2 1 0

0 0 2

2 2

1

1 3

3 1 1 2

3 2 1

1 2

2

3 0

1

1 2

2

0 0

1 20 1

16 preleção

Page 17: São Paulo x Guarani

preleção 17

Segundo Turno

8/9 - quarta-feira - 22hSão Paulo F.C. x Flamengo

22/9 - quarta-feira - 19h30São Paulo F.C. x Guarani

6/10 - quarta-feira - 21h50São Paulo F.C. x Vitória

31/10 - domingoSão Paulo F.C. x Atlético (PR)

21/11 - domingo São Paulo F.C. x Fluminense

12/9 - domingo - 16hBotafogo x São Paulo F.C.

25/9 - sábado - 18h30São Paulo F.C. x Goiás

9/10 - sábado - 18h30Prudente x São Paulo F.C.

3/11 - quarta-feira Cruzeiro x São Paulo F.C.

28/11 - domingoAtlético (GO) x São Paulo F.C.

16/9 - quinta-feira - 21hSão Paulo F.C. x Internacional

29/9 - quarta-feira - 22hGrêmio x São Paulo F.C.

17/10 - domingo São Paulo F.C. x Santos

7/11 - domingo São Paulo F.C. x Corinthians

5/12 - domingoSão Paulo F.C. x Atlético (MG)

19/9 - domingo - 16hPalmeiras x São Paulo F.C.

2/10 - sábado - 21hAvaí x São Paulo F.C.

24/10 - domingo Ceará x São Paulo F.C.

14/11 - domingoVasco x São Paulo F.C.

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

20ª Rodada

24ª Rodada

28ª Rodada

32ª Rodada

36ª Rodada

29ª Rodada

21ª Rodada

33ª Rodada

25ª Rodada

37ª Rodada

30ª Rodada

22ª Rodada

34ª Rodada

26ª Rodada

38ª Rodada

31ª Rodada

23ª Rodada

35ª Rodada

27ª Rodada

1 9 0 9

Morumbi

Morumbi

Arena Barueri

Morumbi

Morumbi

Morumbi

Olímpico

Morumbi

Morumbi

Morumbi

João Havelange

Morumbi

Eduardo José Farah

Mineirão

Serra Dourada

Pacaembu

Ressacada

Castelão

São Januário

A partir da 30ª rodada os ho-rários dos jogos ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As

datas das partidas também poderão sofrer modificações.

2 2 1 00 0 3 2

* Jogo realizado após o fechamento da revista.

Page 18: São Paulo x Guarani

especial

será tratado pelo nomeserá tratado pelo nomeLucas pede e agora

No princípio, o meia Lucas não se importava em carregar o apelido de Marcelinho. Mas após pensar um pouco sobre o assunto e receber sugestões de várias partes, o nosso jovem talento pediu para ser tratado pelo seu verdadeiro nome. “Não quis mudar o nome antes porque achava normal, mas agora ainda dá tem-po. Quero fazer minha história no futebol sem ser com-parado com ninguém”, afirma o garoto.

O apelido, herdado graças à sua passagem na escolinha do ex-jogador corinthiano Marcelinho Carioca, poderia trazer comparações com o ex-atleta. “O Marcelinho foi um excelente jogador, um ídolo do Corinthians. Mas eu não quero ficar sen-do comparado a ele. Quero ter meu próprio nome, meu nome verdadeiro, que meu pai e minha mãe

me deram”, diz Lucas. “Lá em casa também não exis-te Marcelinho, minha mãe só me chama de Lucas, meus familiares todos”, completa.

Até mesmo uma apresentação simbólica com o novo nome na camisa foi feita para o boleiro. Para a Revista Preleção e para o SÃO PAULO F.C., o nosso habi-lidoso meia é e sempre será Lucas. Esperamos que jor-nalistas, narradores e torcedores respeitem a vontade do atleta de usar o seu nome de batismo.

Para acostumar a galera, o boleiro fez até uma conta no Twitter com o seu nome e o número de sua camisa: @lucasrm37. O meia é o quinto são-paulino a utilizar o mi-croblog. Além dele, Alex Silva, Jorge Wagner, Casemiro e Lucas Gaúcho também já estão cadastrados.

Meia, que começou a carreira sendo chamado de Marcelinho, resolveu adotar agora o seu verdadeiro nome

18 preleção

Page 19: São Paulo x Guarani

O futebol é o grande entretenimento do brasi-leiro. O Estatuto do Torcedor prevê as responsabili-dades de dirigentes quanto à segurança e conforto nos estádios. Confira os principais artigos. Saiba que o clube coloca a disposição o serviço de Ou-vidoria. Além disso, foi recém criado o Juizado do Torcedor, no Fórum da Barra Funda, mais um órgão disponível para suas reclamações.

Parágrafo único. A comunicação entre o

torcedor e a entidade de prática desportiva

de que trata o inciso III do caput poderá, den-

tre outras medidas, ocorrer mediante:

I - a instalação de uma ouvidoria estável;

II - a constituição de um órgão consulti-

vo formado por torcedores não-sócios; ou

III - reconhecimento da figura do sócio-

torcedor, com direitos mais restritos que os

dos demais sócios.

Art. 34. É direito do torcedor que os ór-

gãos da Justiça Desportiva, no exercício de

suas funções, observem os princípios da im-

pessoalidade, da moralidade, da celeridade,

da publicidade e da independência.

ESTaTUTo ToRCEdoRChega de violência

Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além de suas profissões formais, as pessoas nesses "cargos" se dedicam a legitimar o resultado da partida, em-bora às vezes errem. Se você vai reclamar, faça isso dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

Trégua, juizão

Se um jogador substituto entra em campo sem autorização do ár-bitro e logo em seguida é atingido

faltosamente por um adversário, o

árbitro percebe então a irregula-ridade e marca tiro livre indi-reto contra a equipe do jogador

atingido.

Correto. Se um jogador entra em campo

sem a autorização do árbitro e o jogo

for paralisado, a partida deverá ser

reiniciada com um tiro livre indireto

para a equipe adversária no local onde

a bola se encontrava.

Realidade MitoO árbitro só poderá mostrar cartões durante o tempo regulamentar de uma partida.

Incorreto. O árbitro tem autorida-de para mostrar cartões durante o intervalo e depois que o jogo esteja encerrado, assim como durante a pror-rogação e a execução de tiros penais, uma vez que a partida permanece sob sua jurisdição nesses momentos.

Page 20: São Paulo x Guarani