são paulo 2020

3
VISÃO SP 2014-2020 A cidade de São Paulo precisa construir uma visão urbanística futura. Para sua materialização, deve-se partir de um conceito onde todos os cidadãos possam vislumbrar, partilhar e adotá-lo como imagem de sua cidade para os próxi- mos 50 anos. Como será a São Paulo do futuro, que começará a ser construida agora? Prestes Maia e seu Plano de Avenidas, elaborado na década de 30, logrou responder esta pergunta ha quase 80 anos atrás, em contraposição ao engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Os problemas urbanos que a cidade enfrenta hoje – alagamenos, congestiona- mentos, degradação do meio ambiente – demonstra que é hora de atualizar este conceito de acordo com as novas demandas de uma cidade de 20 milhões de habitantes. E segue crescendo. Esta nova visão urbana deve ter como pilar três elementos muito caros aos paulistanos: a memória, o lazer e o desenvolvimento econômico – elementos agregadores sociais e de identidade cultural. Para estes elementos estarem pre- sentes em sua plenitude, a cidade precisa oferecer condições urbanas e ambien- tais excepcionais, de forma que as pessoas se sintam seguras, tenham vontade de estar na rua (no espaço público) e produzam com qualidade (mobilidade efetiva). E como é possivel, através de intervenções urbanas, construir estas condições e ao mesmo tempo uma visão urbana de São Paulo? Construir a visão do futuro parte do entendimento que, para resolver as questões locais, deve-se pensar, ao mesmo tempo, em toda a cidade. Desta forma, é preciso identificar que elemento urbano transita entre estas duas escalas - o bairro e a cidade – e a partir dai transformá-lo, adaptá-lo para que ele seja o irradiador das qualidades que a cidade tanto necessita. Propostas para Cidade de São Paulo _2014-2020

Upload: aaaazevedo-agencia-de-arquitetura

Post on 02-Jul-2015

163 views

Category:

Design


2 download

DESCRIPTION

A cidade de São Paulo precisa construir uma visão urbanística futura. Para sua materialização, deve-se partir de um conceito que todos os cidadãos possam vislumbrar, partilhar e adotar como imagem de sua cidade daqui a 50 anos. Como será a São Paulo do futuro, que começará a ser construida agora? Prestes Maia e seu Plano de Avenidas, elaborado na década de 30, logrou responder esta pergunta ha quase 80 anos atrás, em contraposição ao engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Rios de São Paulo é uma idéia preliminar de um possível caminho a ser seguido pela cidade de São Paulo a partir de 2014.

TRANSCRIPT

VISÃO SP 2014-2020A cidade de São Paulo precisa construir uma visão urbanística futura. Para sua materialização, deve-se partir de um conceito onde todos os cidadãos possam vislumbrar, partilhar e adotá-lo como imagem de sua cidade para os próxi-mos 50 anos. Como será a São Paulo do futuro, que começará a ser construida agora? Prestes Maia e seu Plano de Avenidas, elaborado na década de 30, logrou responder esta pergunta ha quase 80 anos atrás, em contraposição ao engenheiro Francisco Saturnino de Brito.

Os problemas urbanos que a cidade enfrenta hoje – alagamenos, congestiona-mentos, degradação do meio ambiente – demonstra que é hora de atualizar este conceito de acordo com as novas demandas de uma cidade de 20 milhões de habitantes. E segue crescendo.

Esta nova visão urbana deve ter como pilar três elementos muito caros aos paulistanos: a memória, o lazer e o desenvolvimento econômico – elementos agregadores sociais e de identidade cultural. Para estes elementos estarem pre-sentes em sua plenitude, a cidade precisa oferecer condições urbanas e ambien-tais excepcionais, de forma que as pessoas se sintam seguras, tenham vontade de estar na rua (no espaço público) e produzam com qualidade (mobilidade efetiva).

E como é possivel, através de intervenções urbanas, construir estas condições e ao mesmo tempo uma visão urbana de São Paulo? Construir a visão do futuro parte do entendimento que, para resolver as questões locais, deve-se pensar, ao mesmo tempo, em toda a cidade.

Desta forma, é preciso identificar que elemento urbano transita entre estas duas escalas - o bairro e a cidade – e a partir dai transformá-lo, adaptá-lo para que ele seja o irradiador das qualidades que a cidade tanto necessita.

Propostas para Cidade de São Paulo _2014-2020

RIOS DE SÃO PAULOSão Paulo talvez seja a cidade com o maior River-Front do Brasil, entretanto a megalópole os ignora. Requalificar os rios e suas orlas, re-naturalizando as bor-das, dotando de áreas de lazer e estimulando o desenvolvimento imobiliário ao longo destas novas áreas (Rio Tamanduateí, por exemplo) é uma intervenção que agrega todas as demandas urbanas do paulistano e ao mesmo tempo atua na mitigação dos mais importantes problemas da cidade - alivia alagamentos e poluiçao, reduz favelização, incrementa atividade de lazer e comercial, entre outras.

A SABESP hoje atua pesado com diversos programas (e obras) para melhoria dos rios da cidade (universalização da coleta e tratamento de esgoto em 2018). Somando estas iniciativas com o Fundo Municipal de Saneamento, é possível fazer grandes investimentos com este objetivo específico. Além das interven-ções nos rios e ao longo de seus percursos, outras ações se somariam para potencializar o programa Rios de São Paulo:

1. Qualificar e ampliar áreas verdes ao longo dos rios e nos bairros por onde cruzam: execução de praças e parques – com função de lazer e drenante (alivia enchentes na cidade, reduz criminalidade e incremento da atividade comer-cial);

2. Qualificar as calçadas e os passeios: mobiliario urbano, iluminação e arbori-zaçao (mobilidade local, segurança e incremento da atividade comercial);

3. Ciclovias e ciclofaixas: aliadas com as novas calçadas, possibilita deslo-camentos médios e curtos, principalmente para os mais pobres, aliviando o trânsito;

4. Redução da mancha urbana: novas habitações, tipos de comércio e equipa-mentos públicos junto aos “novos” rios, praças e parques evitando a expansão descontrolada em direção aos recursos naturais da cidade (Billings, por exem-plo).

PILOTO: A Prefeitura da Cidade de São Paulo deve escolher um rio da cidade e, em parceria com a SABESP, iniciar o piloto do programa RIOS DE SÃO PAU-LO, contratando projetos de arquitetura e urbanismo para esta finalidade.

RODRIGO AZEVEDO / AAA_AZEVEDO AGÊNCIA DE ARQUITETURAT: 021 3173-2270/ www.aaa.com.br . [email protected] de Janeiro / São Paulo

Projeto Nova Luz, Centro, São Paulo. Regeneração Urbana do Centro da Cidade