sao camilo saude - 139

3
Produção exclusiva da Assessoria de Comunicação da Regional Centro Sudeste Informativo Semanal 06-09-12 Ano 4 - Edição 139 REGIONAL CENTRO SUDESTE Nossa missão é cuidar da vida Iniciada desde a entrada da gestão camiliana no Hospital Regional de Rondonópolis, a Pastoral da Saúde completou 1 ano de atuação no Hospital. Duas missas foram celebra- das para comemorar a data. Uma para voluntários da Igreja Matriz e outra para voluntários, colaboradores, diretoria, pacientes e acompanhantes do Hospital. No HRR, a Pastoral é composta por mais de 100 agentes que se dividem em projetos de humanização, visita aos leitos dos pacientes e em eventos que arrecadam doa- ções para entidades ou pessoas em vulnerabilidade soci- al. A atuação do grupo se baseia nos preceitos da Pasto- ral em âmbito nacional, que é uma instituição cívicorreli- giosa reconhecida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. De acordo com a coordenadora, Carleni Sousa, foi uma oportunidade para que voluntários e colaboradores do Hospital visualizassem a importância desses agentes para a sociedade de forma geral. “O trabalho de agente é uma doação pessoal. Eles se dispõem a dialogar, levar mensa- gens de amor e solidariedade aos enfermos e as pessoas que precisam de esperança e autoestima. Nossos agentes são muito felizes com o retorno dos pacientes”, afirma. Durante as comemorações foi realizado agradecimento à dedicação de cada voluntário missionário da Pastoral. “Guiados por São Camilo, aquele que nos inspira diaria- mente, temos a plena certeza de que esse cuidado e atenção para com o paciente é de grande valia e impor- tância para o mesmo”, finaliza Carleni. Rondonópolis (MT) - Pastoral da Saúde completa 1 ano de atuação no Hospital Regional Milhares de pacientes foram beneficiados com ações dos agentes Próximos Aniversariantes Líderes - Regional Centro Sudeste 06/09: Edvirges Célia Machado (Gerente Faturamento - Itu) 08/09: Dr. Alberto Graça Cotta - Coord. Anestesia - Timóteo) 10/09: Tânia Regina Laroca (Coord. Dep. Pessoal - Rondonópolis) 12/09: Marcela Marques (Gerente de Apoio - Salto) 12/09: Dr. Caio Lúcio Soubhia Nunes (Diretor Técnico - Taubaté) 13/09: Maria Lídia Cunha (Gerente Administrativo - Campos do Jordão) 13/09: Elisane Della Mea (Assistente Administrativo - Nova Mutum) 13/09: Dr. Abner Moreira de Araújo (Diretor Clínico - Timóteo) 13/09: Cristiane Maiante (Coord. SAC - Salto) Colaboradores, diretoria, voluntários e comunidade presentes

Upload: brafil-sites

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sao Camilo Saude - 139

TRANSCRIPT

Page 1: Sao Camilo Saude - 139

Produção exclusiva da Assessoria de Comunicação da Regional Centro Sudeste

Informativo Semanal

06-09-12

Ano 4 - Edição 139

REGIONAL CENTRO SUDESTE

Nossa missão é cuidar da vida

Iniciada desde a entrada da gestão camiliana no Hospital Regional de Rondonópolis, a Pastoral da Saúde completou 1 ano de atuação no Hospital. Duas missas foram celebra-das para comemorar a data. Uma para voluntários da Igreja Matriz e outra para voluntários, colaboradores, diretoria, pacientes e acompanhantes do Hospital. No HRR, a Pastoral é composta por mais de 100 agentes que se dividem em projetos de humanização, visita aos leitos dos pacientes e em eventos que arrecadam doa-ções para entidades ou pessoas em vulnerabilidade soci-al. A atuação do grupo se baseia nos preceitos da Pasto-ral em âmbito nacional, que é uma instituição cívicorreli-giosa reconhecida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. De acordo com a coordenadora, Carleni Sousa, foi uma oportunidade para que voluntários e colaboradores do Hospital visualizassem a importância desses agentes para a sociedade de forma geral. “O trabalho de agente é uma doação pessoal. Eles se dispõem a dialogar, levar mensa-gens de amor e solidariedade aos enfermos e as pessoas que precisam de esperança e autoestima. Nossos agentes são muito felizes com o retorno dos pacientes”, afirma. Durante as comemorações foi realizado agradecimento à dedicação de cada voluntário missionário da Pastoral.

“Guiados por São Camilo, aquele que nos inspira diaria-mente, temos a plena certeza de que esse cuidado e atenção para com o paciente é de grande valia e impor-tância para o mesmo”, finaliza Carleni.

Rondonópolis (MT) - Pastoral da Saúde completa 1 ano de atuação no Hospital Regional

Milhares de pacientes foram beneficiados com ações dos agentes

Próximos Aniversariantes Líderes - Regional Centro Sudeste

06/09: Edvirges Célia Machado (Gerente Faturamento - Itu) 08/09: Dr. Alberto Graça Cotta - Coord. Anestesia - Timóteo) 10/09: Tânia Regina Laroca (Coord. Dep. Pessoal - Rondonópolis) 12/09: Marcela Marques (Gerente de Apoio - Salto) 12/09: Dr. Caio Lúcio Soubhia Nunes (Diretor Técnico - Taubaté) 13/09: Maria Lídia Cunha (Gerente Administrativo - Campos do Jordão) 13/09: Elisane Della Mea (Assistente Administrativo - Nova Mutum) 13/09: Dr. Abner Moreira de Araújo (Diretor Clínico - Timóteo) 13/09: Cristiane Maiante (Coord. SAC - Salto)

Colaboradores, diretoria, voluntários e comunidade presentes

Page 2: Sao Camilo Saude - 139

Página 2

Salto (SP) - São Camilo de Salto intensifica capacitação interna Colaboradores somaram mais de 400 participações em 1 mês de treinamentos no Hospital

O mês de agosto foi encerrado com um balanço positivo segundo levanta-mento da equipe de Educação Conti-nuada do Hospital São Camilo de Sal-to. Foi um mês intenso de capacita-ções e treinamentos proferidos aos colaboradores de todos os setores. A organização registrou mais de 400 participações nos 23 treinamentos que abordaram rotinas e técnicas internas de assistência. O Programa de Educação Continuada mantém média de 200 participações mensais. Com o novo cronograma do setor, que considera um levantamen-to de necessidade de temas aponta-dos pelos setores de enfermagem, apoio e administrativo, conforme pesquisas, as participações amplia-ram. A montagem, identificação e manu-seio de coletor de perfurocortante, foi tema proferido pela enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, CCIH, Ana Carla Santos.

A enfermeira da Vigilância Epidemio-lógica, Sandra Haddad, reforçou a utilização correta da sala de vacina e os cuidados que se deve ter com higi-ene e preparação. Anotações de enfermagem no prontu-ário do paciente, assim como todos os itens utilizados na assistência foi tema de outro treinamento proferido pelo enfermeiro Fernando Veloso. Técnicos, auxiliares e enfermeiros também reforçaram a importância do alojamento conjunto e do aleitamen-to materno para as puérperas e o re-cém-nascido. A enfermeira Marinei Silva abordou em seu treinamento como a humanização no atendimento e a proximidade entre mãe e filho reforça o vínculo afetivo. Os fundamentos de Enfermagem, téc-nicas básicas e outros protocolos in-trínsecos à profissão foi tema do cur-so proferido pela enfermeira Daniela Almeida. “Estamos contentes com a participa-

ção e o envolvimento de todos nessa maratona de cursos, pois os treina-mentos não são apenas uma revisão de conhecimentos, mas essenciais para o aperfeiçoamento da prática profissional. A entidade busca e mo-tiva essa participação em seus cola-boradores e espera que aumentem cada vez mais, pois iremos em busca de temas ainda mais interessantes, sempre focando nosso principal obje-tivo que é o nosso paciente”, afirma a assistente de treinamentos da Edu-cação Continuada, Aline Andrade.

O Hospital Monsenhor Horta promoveu no último domingo, 26, a I Cami-nhada Ecológica a fim de chamar a atenção da sociedade para os cuidados com o meio ambiente e a preservação ambiental. Colaboradores e comuni-dade participaram da caminhada que aconteceu no Pico da Cartuxa, um lugar de beleza exuberante.

Na oportunidade, foram realizadas a plantação de mudas de diversas espé-cies de árvore. O objetivo é demonstrar a preocupação com a natureza. Fo-ram um total de 60 mudas plantadas durante o trajeto que contou com a participação de mais de 30 pessoas. A Caminhada Ecológica foi aberta à participação da comunidade e foi uma iniciativa do Programa de Ginástica Labo-ral do Hospital Monsenhor Horta. “O projeto não para por aqui, em breve faremos outras ações de mobilização co-munitária a fim de contribuir com um planeta melhor para se viver. O meio ambiente é fundamental para nossa existência e precisa de nossa atenção", afirma a diretora administrativa, Edla Rodrigues.

Maratona de cursos em Agosto

Mariana (MG) - Hospital Monsenhor Horta realiza I Caminhada Ecológica Mudas são plantadas durante trajeto

Colaboradores e participantes aprovaram iniciativa

Na tarde de sábado, 1º, uma equipe de cirurgiões realizou um feito inédi-to no Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo de Salto: a extração de um tumor de cólon, por videocirur-gia, de um paciente com 94 anos em apenas 32 minutos. A equipe de cirurgiões, coordenada pelo dr. Miguel Pedroso, contou com a participação dos doutores Claudio Mitelpunkt, Marco Aurélio Bernardes Pereira, Márcio Góes e Mauro Pinho,

além de oito cirurgiões de diversos locais do país que assistiram à video-cirurgia como aula prática do Institu-to Lubeck, de Itu. Conforme o dr. Miguel Pedroso, a ida-de avançada do paciente pode ser um agravante na cirurgia convencional, quando ocorre um grande corte e maior risco de infecção. No caso da videocirurgia (laparoscópica) a técni-ca é minimamente invasiva e o tempo de recuperação do paciente é menor.

Salto (SP) - Cirurgiões extraem tumor de paciente em tempo recorde

Videocirurgia acompanhada por diver-sos profissionais no país

Page 3: Sao Camilo Saude - 139

Itabirito (MG) - Hospital São Vicente de Paulo discute melhorias no atendimento

Página 2

Uma reunião entre a diretoria admi-nistrativa e a diretoria clínica do Hospital São Vicente de Paulo contou com a participação de coordenado-res de setor e representantes da Pas-toral da Saúde para definir estraté-gias de melhoria no atendimento do Hospital. Entre os temas discutidos estavam melhoria nos setores, a importância da atenção e humanização na rela-ção médico e enfermagem com paci-ente, protocolos para prescrição mé-dica e todos os cuidados que envol-

vem procedimentos médicos. De acordo com a diretora adminis-trativa, Rosângela Carvalho, essa são algumas das prioridades estabeleci-das pelo hospital, que foram reforça-das com a equipe de líderes a fim de aprimorar a qualidade e forma de atendimento ao paciente, o objetivo da São Camilo. A rotatividade de funcionários e médicos, a atuação e função das comissões do hospital, a ética profissional e novas disposições dos setores também foram temas abordados no encontro que fortalece

a integração entre os líderes para otimizar a assistência.

Formosa (GO) - São Camilo treina equipe sobre Sistema Interno de Compras

O Hospital São Camilo de Formosa implantou um novo sistema de compras que consiste em possibilitar a requisição de compras, conferência de estoques e manutenção de produtos por meio do “SYSTEMAH2005”. Para capacitar os cola-boradores sobre as principais ferramentas do sistema, foi proferido um treina-mento. O Coordenador de Tecnologia da Informação, Bruno Paiva, juntamente com o Coordenador de Compras, Tharley Sousa, explanaram sobre o módulo do siste-ma que facilita o armazenamento de informações e favorece mais segurança no controle de entradas e saídas. “A principal função do sistema é a compra de produtos, retirada de materiais e medicamentos do estoque e manutenção de equipamentos por meio informati-zado que permite melhor controle”, explica Bruno Paiva. O programa ainda traz mais agilidade e menor custo para o Hospital reduzindo a impressão de papeis.

Capacitação para colaboradores administrativos

Caxambu (MG) - São Camilo adere ao projeto “Participação Ambiental” nas Serras da Mantiqueira

Colaboradores do Hospital São Camilo de Ca-xambu participaram do lançamento do Projeto “Participação Ambiental” - Plantando Mata Atlântica nas Serras da Mantiqueiras – realizado pela ONG Amanhágua, Organização da Socieda-de Civil de Interesse Público, que visa ampliar a qualidade de vida nas organizações rurais e pro-mover práticas sustentáveis. Na oportunidade, foram plantadas várias espé-cies de mudas características da Mata Atlântica na Fazenda São José das Varges.

O Hospital contou com dois representantes no projeto

Líderes reunidos para apontar novas estratégias

O evento reuniu representantes de diversas empresas das cidades do entorno engaja-das na preservação do meio ambiente. Os colaboradores do Hospital São Camilo, Mar-cos Dantas e Erivelton Nogueira, participaram da inauguração do projeto que visa a recuperação da Mata Atlântica, conexão de fragmentos florestais, aumento da biodi-versidade (fauna e flora) e diminuição da pegada ecológica. Pela participação, o Hospital São Camilo recebeu um Selo de instituição ativamente incentivadora do projeto de marketing verde. “É importante que o Hospital se integre às discussões que envolvem a melhoria da qualidade de vida das pessoas que tem to-tal relação com o meio ambiente. O Selo nos motiva a continuar com ações de susten-tabilidade”, afirma Marcos Dantas.