sangue artificial

8
Sangue artificial, ou sangue cenográfico é um efeito especial muito simples mas que causa um impacto muito bom em apresentações de cosplay. Neste tutorial apresentaremos uma receita de sangue artificial fácil de fazer e barata. Existem várias receitas de sangue artificial, utilizando diferentes ingredientes e com resultados bastante diferentes, adequados a diversas situações. A receita que vamos apresentar tem como principais vantagens a facilidade no preparo, baixo custo e boa aparência, com coloração e consistência muito próximas do sangue real. Além disso, o sangue produzido com essa receita é atóxico e comestível, podendo portanto ser utilizado sobre a pele e até mesmo dentro da boca, nariz ou orelhas. Atenção: apesar de atóxico, algumas pessoas podem apresentar reações adversas caso utilizem o sangue artificial dentro do nariz ou orelhas, ou em outras áreas sensíveis do corpo. Faça sempre um teste com uma pequena quantidade antes de utilizar o produto. Clique nas fotos abaixo para ampliar. Lista de ingredientes

Upload: rodrigo-reinoso

Post on 05-Jul-2015

97 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sangue Artificial

Sangue artificial, ou sangue cenográfico é um efeito especial muito simples mas que causa um impacto muito bom em apresentações de cosplay. Neste tutorial apresentaremos uma receita de sangue artificial fácil de fazer e barata.

Existem várias receitas de sangue artificial, utilizando diferentes ingredientes e com resultados bastante diferentes, adequados a diversas situações. A receita que vamos apresentar tem como principais vantagens a facilidade no preparo, baixo custo e boa aparência, com coloração e consistência muito próximas do sangue real.

Além disso, o sangue produzido com essa receita é atóxico e comestível, podendo portanto ser utilizado sobre a pele e até mesmo dentro da boca, nariz ou orelhas. Atenção: apesar de atóxico, algumas pessoas podem apresentar reações adversas caso utilizem o sangue artificial dentro do nariz ou orelhas, ou em outras áreas sensíveis do corpo. Faça sempre um teste com uma pequena quantidade antes de utilizar o produto.

Clique nas fotos abaixo para ampliar.

Lista de ingredientes

Uma tigela de tamanho médio

 

Um pouco de água

 

Page 3: Sangue Artificial

- Acrescente a água aos poucos, misturando sempre

Obs.: é possível controlar a consistência do sangue acrescentando mais ou menos água, para deixá-lo mais pegajoso ou mais líquido, de acordo com a sua necessidade. Lembre-se porém que se acrescentar muita água, vai ser necessário aumentar a quantidade de corante para compensar. - Acrescente o chocolate em pó e continue misturando

Obs.: o chocolate serve para dar uma coloração mais escura ao sangue, e também ajuda na viscosidade. Se for utilizada muita água, também deve-se aumentar proporcionalmente a quantidade de chocolate.

- Misture vigorosamente até dissolver todo o chocolate e o corante, e obter um aspecto homogêneo.

 

Resultado final

O resultado final é muito parecido com sangue real, e dependendo da viscosidade escolhida durante o preparo ele vai escorrer como sangue real, o que funciona muito bem para apresentações ao vivo.

 

Dicas

O sangue fica com aparência melhor se for deixado para descansar por pelo menos 48 horas. Isso acontece porque o chocolate e o corante terão mais tempo

Page 4: Sangue Artificial

para se dissolver completamente e as bolhas que se formaram na mistura irão desaparecer.

Glicose de mandioca pode ser um pouco mais difícil de encontrar, mas costuma ser mais barata que glicose de milho e apresenta os mesmos resultados.

Corante alimentício pode ser encontrado em casas de produtos para culinária, doces ou grandes supermercados, ou aqui mesmo na Cosnet Shop.

Você pode usar saquinhos de picolé para esconder o sangue durante apresentações e estourá-los com a mão ou a boca quando quiser obter o efeito de sangramento.

RECEITA de Clown Make Up (SUPER DICA!)

Para ajudar a galera de teatro, os artistas de rua, palhaços... galerinha que trabalha muito, mas nem sempre é valorizado, e por isso não tem dinheiro para comprar as MAKES ARTÍSTICAS CARÍSSIMAS que tem no mercado. Resolvi repassar uma receitinha super simples de clown make-up (tinta cremosa), que aprendi no curso de Maquiagem Cênica, com a Professora Cyntia Carla, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

A consistêntia dessa maquiagem é bem firme, e pode ficar mais brilhosa, ou oleosa, e mais transparente dependendo da proporção dos ingredientes, que basicamente são:

Óxido de Zinco (pó /100%) - Encontrado em lojas de produtos dentários e algumas farmácias de manipulação, o pote tem 50 g.

Page 5: Sangue Artificial

Lanolina (pura)- Também encontrada em farmácias de manipulação e lojas de artesanato, onde vende coisas para fabricação de sabonetes, velas, etc...

Manteiga de Cacau (barra/pura)- Vende em lojas de materiais p/ sabonetes e velas... ou pode-se comprar tubinhos (batom) vendido nas farmácias, em torno de 8 unidades.

Corante em pó à base de óleo (cores variadas, de acordo com apreferência), purpurina ou pigmentos para cosméticos e maquiagem.

* Todos esses ingredientes devem ser levados ao forno em banho-maria, de preferêcia use panela de ágata ou vidro, e um misturador de vidro.

Page 6: Sangue Artificial

Comece derretendo a Lanolina, o equivalente a meia colherzinha de café. A Lanolina tem um cheiro forte e se usar em excesso pode deixar a make muito brilhante e um pouco "preguenta".

Depois derreta a manteiga de cacau, por volta de 8 tubinhos e em seguida acrescente o Óxido de Zinco. Para a make branca use todo o potinho de Óxido de Zinco, quanto mais Óxido de Zinco, mais branco fica.

Para as makes coloridas use menos Óxido de Zinco e acrescente o corante a gosto, de acordo com o tom que deseja. Lembrando que quanto menos óxido de zinco, mais transparente fica a maquiagem e também mais cremosa.

Deixe por volta de 40 minutos no banho-maria (sempre mexendo) e rapidamente coloque num franco (potinho) de boca larga e com tampa, pois endurece rápido. -OQUE É BANHO-MARIA??? Veja AQUI!

*** NÃO TEM QUANTIDADE EXATA PARA CADA INGREDIENTE, infelizmente é um "jogo" de alquimia e testes... o importante é saber que se não gostou muito da cor, ou da consintência, você pode voltar a derreter a mistura em banho-maria e fazer alterações.

*** Para usar essa maquiagem, você deve pegar uma pequena quantidade nos dedos e esfregar até dar uma derretida, e depois ir com os dedos dando leves batidinhas no rosto. É necessário esfregar entre os dedos, pois sua consistência é MUITO FIRME, e por isso seria difícil espalhá-la. A consistência vai de iqual a de um batom, até mais firme.

*** Para melhor fixação dessa maquiagem é importante usar um pó da mesma cor por cima, ou você pode criar nuances com pós coloridos (pancake seco) por cima da base branca. * ESSA MAKE É BOA COMO BASE E NÃO PARA FAZER DETALHES E DESENHO. Como é uma maquiagem bastante firme, ela tem uma fixação melhor que as makes cremosas nacionais que tem no mercado.

Page 7: Sangue Artificial

***Outro detalhe... minha professora quando ensinou essa make, disse que o professor que havia ensinado a ela, usava também nesta mistura um pouquinho de cera de abelha. Mas ela preferia não usar pois achava que fica muito oleosa a maquiagem. Aí... fica a gosto!

*** Também dê acordo com a Professora, a válidade dessa make é a mesma dos produtos que você usar, valendo a data do primeiro produto à "vencer".