sangue

14
SANGUE PROFº WAGNER FERRARI

Upload: wagneripo

Post on 01-Jun-2015

1.697 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sangue

SANGUEPROFº WAGNER FERRARI

Page 2: Sangue

INTRODUÇÃO O sangue é um tecido conjuntivo líquido que

circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas, oxigênio e gás carbônico O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).

Page 3: Sangue

COMPOSIÇÃO

→ 34% de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas.

→ 66% de plasma (substância intercelular).

Page 4: Sangue

HEMÁCIAS

→ função: realizar a respiração celular, ao transportar oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina. São estocadas no baço, que por sua vez tem duas funções: liberar hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) e destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina.

Page 5: Sangue
Page 6: Sangue

LEOCÓCITOS

→ os leucócitos formam verdadeiros exércitos contra os microorganismos causadores de doenças e qualquer partícula estranha que penetre no organismo: vírus, bactérias, parasitas ou proteínas diferentes das do corpo. Eles também "limpam" o corpo destruindo células mortas e restos de tecidos. → função: imunológica ou de defesa do organismo.

→ São classificados em neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, linfócitos. Cada qual tem uma função específica e um mecanismo diferente de combater um agente patogênico (bactérias, vírus etc)

Page 7: Sangue
Page 8: Sangue

PLAQUETAS

→ São fragmentos de células da medula óssea chamadas megacariócitos.

→ função: realizar a coagulação sanguínea.

Page 9: Sangue
Page 10: Sangue

PLASMA → função: transporte de hemácias, leucócitos,

plaquetas e outras substâncias dissolvidas, como proteínas (albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; anticorpos; fibrinogênio); nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos); excretas (uréia, ácidos úricos, amônia); hormônios (testosterona, adrenalina); imuneglobulinas (ou anticorpos); sais/íons (sódio, potássio); gases (na forma de ácido carbônico ou H2CO3). O plasma transporta essas substâncias por todo organismo, permitindo às células a receber nutrientes e excretar e/ou secretar substância geradas no metabolismo.→ Composição: cerca de 90% de água; 10% outras substâncias

Page 11: Sangue
Page 12: Sangue

TIPOS DE SANGUE

O+, A+, B+, AB+.

O-, A-,

B- e AB-.

Page 13: Sangue

DOAÇÃO DE SANGUE

O sangue O doa para todos os grupos, mas somente recebe dele mesmo.

O tipo AB é um tipo de receptor universal, pois pode receber do A, do B e do O.

Já o A, recebe do O e doa para o A e AB;

Já o B recebe do O e doa para o B e AB

Page 14: Sangue

CURIOSIDADES Uma pessoa normal possui um volume de cinco a seis litros

de sangue circulando no corpo, geralmente representando até 7% de seu peso.

Coração normal de um indivíduo funciona como uma bomba muscular fazendo com que o sangue se movimente ou circule do coração para resto do corpo levando nutrientes e oxigênio.Em média um coração trabalha ou contra e ao redor de 100.000 vezes nas 24 horas.

Em 24 horas o coração bombeia em média 2000 galões de sangue ou 74.000 litros de sangue por dia ou2.200.000 litros no mês ou 27.010.000 ( vinte e sete milhões e dez mil litros) em um ano. 

Um indivíduo de 70 anos, seu coração já contraiu ( bateu )a uma fantástica cifra de 2.5 bilhões de vezes.

O sistema circulatório consiste de uma rede de tubos elásticas de grande extensão, composto mais precisamente do coração, pulmões, artérias, arteríola e capilares que são diminutos vasos sanguíneos, além das veias e vênulas.Portanto o sistema Circulatório acima descrito, apresenta uma Incrível extensão de 60.000 milhas ou 111.000 kms.