sandra fodra

17

Click here to load reader

Upload: nrte

Post on 06-Jun-2015

344 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sandra fodra

SANDRA MARIA [email protected]

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Page 2: Sandra fodra

PESQUISA: EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO -ENEM

base : questionário socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2004 e 2008

crescimento de 160% no número de pessoas que se declararam vítimas de homofobia no Estado de São Paulo

índice é superior à média do País, cujo aumento foi de 150%, e coloca o Estado na lista dos cinco mais homofóbicos do Brasil – atrás de Santa Catarina (211%), Paraná (175%), Rio Grande do Norte (162,5%) e Alagoas (164,7%)

Page 3: Sandra fodra

PESQUISA: EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO -ENEM

Foram analisadas as respostas de 6,4 milhões de estudantes concluintes do ensino médio, com idades entre 16 e 25 anos.

Após esse ano, as questões relativas à homofobia foram retiradas dos questionários.

Para especialistas em diversidade sexual, o aumento da homofobia está relacionado à maior consciência da discriminação por parte das vítimas – o que faz aumentar as denúncias.

Outra hipótese relaciona o crescimento da discriminação ao maior número de adolescentes que assumem a sua homossexualidade desde cedo. (Jornal O Estado de São Paulo)

Page 4: Sandra fodra

LEI DE DIRETRIZES E BASES

LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB)- LEI nº 9.394 – 1996.

Garante uma educação democrática, de qualidade e formação cidadã para todos os brasileiros.

Page 5: Sandra fodra

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – 1997

Contém os temas transversais como Saúde, Ética, Sexualidade, dentre outros, prevendo que estes temas fossem abordados nas escolas, perpassando por todas as disciplinas do currículo.

Page 6: Sandra fodra

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS

HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – (PNEDH – 2007)

A Educação deve contribuir para o respeito às diversidades e promoção de uma cultura de direitos humanos.

b) exercitar o respeito, a tolerância, a promoção e a valorização das diversidades (étnico-racial, religiosa, cultural, geracional, territorial, físico-individual, de gênero, de orientação sexual, de nacionalidade, de opção política, dentre outras) .

Page 7: Sandra fodra

PESQUISA NA CAPITAL PAULISTA OBJETIVO: O principal objetivo da

pesquisa foi fazer um levantamento de materiais e recursos existentes nas escolas sobre diversidade de gênero, seu uso durante as aulas, se há resistência na comunidade escolar em discutir o assunto e como a gestão escolar atua nos casos de homofobia na escola.

PÚBLICO: 54 professores de escolas públicas da Rede Estadual do Estado de São Paulo.

Page 8: Sandra fodra

RESULTADOS DA PESQUISA

A pesquisa demonstrou que os docentes conhecem pouco sobre o tema sexualidade, sentem-se desconfortáveis em falar a respeito e também desconhecem o significado de expressões como “diversidade sexual” e “orientação sexual”.

Page 9: Sandra fodra

RESULTADOS DA PESQUISA

Quase metade dos entrevistados (42,8%) respondeu que na escola onde trabalham não existem materiais sobre diversidade sexual;

14,3% não sabem da existência desses materiais e 42,9% respondeu que existem revistas, livros, jornais, cartilhas, mas não citaram nomes ou referências dos mesmos;

Apenas dois professores apresentaram o Grupo CORSA (Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade, Amor) como referência de informativos para serem usados com os alunos;

Page 10: Sandra fodra

RESULTADOS DA PESQUISA

Oito entrevistados (14,8%) usaram a gravidez precoce como justificativa para a necessidade das discussões;

Apenas 5 professores (9,2%) falaram sobre o respeito à diversidade e sexo seguro;

Apenas um reconhece que os educadores não têm formação adequada para discutir o assunto.

Page 11: Sandra fodra

CURRÍCULO OFICIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE

EDUCAÇÃO Fazem parte do Currículo Oficial da Rede Estadual Paulista para o Ensino Médio,temas como:

Direitos humanos Diversidade sexual Violência simbólica

Page 12: Sandra fodra

AÇÕES DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

O Programa Prevenção Também se Ensina foi criado em 1996, com iniciativa voltada à promoção da cidadania saudável e à redução da vulnerabilidade da comunidade escolar.

“Diversidade Sexual na Escola – uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens” (ECCOS e CORSA – 2008)

Vídeo “Medo de quê” (ECCOS – MEC).

Page 13: Sandra fodra

PROJETO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E

COMUNITÁRIO Os Professores Mediadores têm a missão de levantar as situações que mais geram conflitos nas escolas que atuam e desenvolver um projeto de trabalho para amenizar esses conflitos, a partir da realidade e cultura presentes no ambiente escolar.

Outra atribuição do Professor Mediador é intermediar entre as partes envolvidas num conflito, estimulando sua resolução através do diálogo amigável e ético.

Page 14: Sandra fodra

PROJETO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E

COMUNITÁRIO Além de um curso sobre Mediação Escolar, os Professores que participam do projeto recebem materiais que orientam sobre como prevenir e lidar com os diversos tipos de conflitos que ocorrem no cotidiano escolar.

Participam também de reuniões mensais de formação, orientação, acompanhamento do seu trabalho e desenvolvimento de projetos interdisciplinares que abordem os temas transversais.

Page 15: Sandra fodra

CONCLUSÃO

A escola precisa incentivar a formação de seus educadores e promover discussões sobre sexualidade, ética e direitos humanos. A necessidade de uma atuação mais eficiente é emergente, para desconstruir tabus, preconceitos e garantir aos alunos a passagem da adolescência à vida adulta de forma responsável e consciente, e a construção de uma sociedade mais justa, ética e inclusiva.

Page 16: Sandra fodra

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília, Ministério da Educação, UNESCO, 2009.

RUOTTI, Caren; ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na Escola, um guia para pais e professores. São Paulo, Imprensa Oficial – 2007.

EDUCAÇÃO, Secretaria da. Manual de Proteção Escolar – São Paulo, Imprensa Oficial - 2010 

EDUCAÇÃO, Secretaria da. Normas Gerais de Conduta Escolar - São Paulo, Imprensa Oficial – 2010

BRASIL, Brasília. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficia [da República Federativa do Brasil de 23/12/1996, P. 27833.

 

Page 17: Sandra fodra

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília, 1997.  BRASIL, São Paulo - Lei Nº 10.948, de 5 de novembro de 2001 – Dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual e dá outras providências. Diário Oficial v.111, n.209, 06/11/2001 BRASIL, São Paulo - Decreto nº 55.588, de 17 de Março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas – Diário Oficial de 18/03/2010.