salÃo de eventos - aeasc.net · novidades curta a nossa página no facebook, e assine nosso canal...

8
Jornal Pág - 1 Mala Direta Básica 9912377507/2015-SPI ASSOC ENG ARQUITETOS AGRON DE S C www.facebook.com.br/aeasc www.aeasc.net www.youtube.com/c/AeascSãoCarlos São Carlos, 08/2016 Ano XVII - nº 7 Orgão de divulgação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos Pág. 03 IIE: PALESTRAS SOBRE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS Números do ISA (Indicadores Socioambientais) fazem parte da Gestão Pública Sustentável do Programa Cidades Sustentáveis, elaborado pelo Prof. Tundisi. Os números apresentados são resultados do trabalho realizado em parceria entre AEASC e o IIE. Pág. 02 10ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Carlos A 2ª Mostra de Arquitetura da AEASC terá sua abertura no shopping Iguatemi e depois passará por outros locais da cidade. Esta edição privilegia um olhar sobre o Patrimônio Histórico de São Carlos. Além dos profissionais da arquitetura, conta com três profissionais especialistas na área de patrimônio histórico que apresentarão painéis. Ligue (16) 3368-1020 Confira nossos valores e agende uma visita sem compromisso! SEU EVENTO FICA AINDA MAIS INESQUECIVEL NO SALÃO DE EVENTOS DA AEASC PREÇOS ESPECIAIS PARA SÓCIOS AEASC! SALÃO DE EVENTOS ENCONTRO DE ATENDENTES DE CLASSE DEBATE COM OS CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO CARLOS No final de semana entre os dias 5 e 7 de agosto, a FAEASP, em conjunto com o CREA-SP, reuniu as atendentes de classe do estado de São Paulo para treinamento e esclarecimentos do novo Ato 31. Na sexta-feira houve também Conselho Pleno que reuniu dirigentes das entidades. No dia 19 de setembro a AEASC reunirá os candidatos a Prefeitura de São Carlos. Encontros como esses são muito importantes para esclarecer quais as posições dos candidatos sobre diversos assuntos, e valorização do espaço democrático por nossa Associação. Pág. 04 Pág. 03 ELEICÕES SÃO CARLOS D E B A T E 2016

Upload: others

Post on 12-Sep-2019

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal

Pág - 1

Mala Direta Básica

9912377507/2015-SPIASSOC ENG

ARQUITETOS AGRON DE S C

www.facebook.com.br/aeasc www.aeasc.netwww.youtube.com/c/AeascSãoCarlos

São Carlos, 08/2016Ano XVII - nº 7Orgão de divulgação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos

▌ Pág. 03

▌ IIE: PALESTRAS SOBRE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

Números do ISA (Indicadores Socioambientais) fazem parte da Gestão Pública Sustentável do Programa Cidades Sustentáveis, elaborado pelo Prof. Tundisi.

Os números apresentados são resultados do trabalho realizado em parceria entre AEASC e o IIE.

▌ Pág. 02

10ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Carlos

A 2ª Mostra de Arquitetura da AEASC terá sua abertura no shopping Iguatemi e depois passará por outros locais da cidade. Esta edição privilegia um olhar sobre o Patrimônio Histórico de São Carlos. Além dos profissionais da arquitetura, conta com três profissionais especialistas na área de patrimônio histórico que apresentarão painéis.

Ligue (16) 3368-1020 Confi ra nossos valores e agende uma visita sem compromisso!

SEU EVENTO FICA AINDA MAIS INESQUECIVEL NO SALÃO DE EVENTOS DA AEASC

PREÇOS ESPECIAIS PARA SÓCIOS AEASC!

SALÃO DE EVENTOS

▌ ENCONTRO DE ATENDENTES DE CLASSE

▌ DEBATE COM OS CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO CARLOS

No final de semana entre os dias 5 e 7 de agosto, a FAEASP, em conjunto com o CREA-SP, reuniu as atendentes de classe do estado de São Paulo para treinamento e esclarecimentos do novo Ato 31. Na sexta-feira houve também Conselho Pleno que reuniu dirigentes das entidades.

No dia 19 de setembro a AEASC reunirá os candidatos a Prefeitura de São Carlos. Encontros como esses são muito importantes para esclarecer quais as posições dos candidatos sobre diversos assuntos, e valorização do espaço democrático por nossa Associação.

▌ Pág. 04 ▌ Pág. 03

ELEICÕESSÃO CARLOS

D E B A T E2016

Pág - 2

São Carlos, 08/2016

José Galizia Tundisi, do Instituto internacional de Ecologia, apresentou os primeiros números do levantamento feito em parceria com a AEASC

Durante o mês de agosto a Asso-ciação dos Engenheiros, Arqui-tetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) realizou um ciclo de pales-tras com o Prof. Dr. José Galizia Tundisi, onde foram apresentados os primeiros números do ISA (Indi-cadores Socioambientais). Esses

números fazem parte da Gestão Pública Sustentável (GPS) dentro do Programa Cidades Sustentáveis, elaborado pelo Prof. Tundisi.

Esses números são resultados do trabalho realizado em parceria entre AEASC e Instituto internacional de Ecologia (IIE) que teve início no final do ano de 2015. Os números foram agrupados em temas como: indica-dores ambientais de poluição, índice de área verde, qualidade da água, rede de distribuição, rede de esgotos, coleta, etc. Nos temas sociais está a quantidade de alunos matriculados, índice de atendimento de determi-

nada doença, indicadores de trânsito e mobilidade.

Segundo Douglas Barreto, presi-dente interino da AEASC, com essas palestras foi cumprida a meta de ainda este ano apresentar esses números para os engenheiros, arqui-tetos, agrônomos, economistas, comerciários, poder público, execu-tivo, legislativo e população em geral.

“Vendo esses indicadores podemos conhecer nossa realidade e atuar com mais qualidade com mais propriedade em nossas reivin-dicações, projetos, planos diretores”, afirma Douglas Barreto.

AEASC PROMOVEU CICLO DE PALESTRAS SOBRE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

giro de notícias

A AEASC, mantendo sua tradi-ção em participar ativamente do pleito democrático de nossas elei-ções municipais, abre suas portas à oportunidade de esclarecimen-tos de associados e público geral, com relação às principais pautas dos candidatos a prefeito de nos-so município. Veja a íntegra deste processo, aqui neste jornal, e não perca o debate que acontecerá em nosso auditório.

Também foi de grande estima o ciclo de apresentações do Prof. Galizia Tundisi com relação aos índices e informações que foram coletados sobre aspectos relevan-tes de nossa cidade, como resul-tado de um ano de parceria entre o Instituto de Ecologia e a nossa Associação.

É muito grande a nossa satisfa-ção em participar de forma rele-vante e construtiva em benefí-cio de nossos profissionais, e de nossa cidade.

Boa leitura a todos!

Douglas Barreto Presidente em exercício

Editorial

Expediente:

O Jornal O PROJETO é publicação mensal e de distribuição gratuita da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de São Carlos, AEASC.

Editoração: Inka Estúdios/São Carlos-SP (16) 3201-5551Direção de Arte: Fernando Borges D’AntonioJornalista Responsável: Nívea Maria Noriega LopesRedação:Marina A. Dulcini DemarzoNívea Maria Noriega LopesStela MartinsRevisão:Marina A. Dulcini DemarzoTiragem: 2100 exemplares

ACOMPANHE NOSSAS PALESTRAS

AO VIVO

www.youtube.com/c/AeascSãoCarlos www.facebook.com/AEASC

Em parceria com a INKA Estúdios, a AEASC disponibiliza todo o conteúdo das palestras via internet. Para ficar por dentro das novidades curta a nossa página no Facebook, e assine nosso Canal do Youtube!

APO

IO:

estúdios

(16)

32

01

5551

LINK AO VIVO

A proposta da associação é dentro em breve, disponibilizar os números no site da entidade (www.aeasc.net) para consulta.

“É uma contribuição da AEASC aberta à população que tenha inte-resse em conhecer esses indica-dores, bem como sua evolução, pois a proposta é que ele se repita a cada ano, ano e meio o mesmo levanta-mento para ter um comparativo da evolução para melhor ou pior deste

indicador”, enfatiza o presidente, que completa “caso haja um político, um governante que se proponha a atuar em determinada área, esse indicador vai mostrar o quão efetiva vai ser a intervenção deste governante”.

Para o Prof. Dr. José Galizia Tundisi, uma das soluções que o Programa de Cidades Sustentáveis, e em particular o Modelo de Gestão Pública Susten-tável – GPS propõe, é a promoção a partir das prefeituras, de sinergias

entre os setores científico-tecnoló-gico, sociocultural e institucional. “É preciso que se harmonizem os processos e impactos do desenvol-vimento ao nível local, tornando-o sustentável, procurando sempre estimular a participação dos cida-dãos como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cada região; aproveitando inclusive a troca de informações e experiên-cias ao nível local e global”, explica o pesquisador.

www.aeasc.com.br Ano XVII - nº 7

Pág - 3

Os candidatos irão responder perguntas sobre engenharia, arquitetura e agronomia

Como já se tornou tradição, a cada eleição municipal a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) promove um encontro com os candidatos ao cargo majoritário.

Concorrem ao cargo: Airton Garcia Ferreira (Airton Garcia), Antonio Donato Netto (Netto Donato), Dante Jose de Oliveira e Peixoto (Dante Peixoto), Luiz Antonio Navarro Maga-lhães Luz (Lineu Navarro), Paulo Roberto Altomani (Paulo Altomani),

Walcinyr Bragatto (Bragatto).

Representantes dos 6 candidatos à prefeito de São Carlos estiveram na sede da Associação para conhecerem as regras e as perguntas às quais os candidatos terão que responder.

Segundo Douglas Barreto, presi-dente interino da AEASC no encontro, os candidatos à Prefeitura irão responder às questões relativas as engenharia, arquitetura e agronomia no âmbito dos Planos de Governo apresentados na campanha.

“Esse encontro é muito importante para esclarecer quais as posições dos candidatos sobre diversos assuntos, por isso é fundamental a participação dos associados para que no dia 2 de

outubro saiba qual candidato está mais comprometido com os anseios da entidade e dos profissionais que dela fazem parte”, enfatiza o presi-dente.

O presidente ainda revela que as perguntas foram previamente discutidas com os associados e que todos os candidatos responderão as mesmas perguntas. “Não será um debate, uma vez que as perguntas serão feitas por nós e não entre eles. Será um encontro para conhecermos melhor o que pensam cada um deles”, finaliza o Douglas Barreto.

O debate acontecerá no dia 19 de Setembro, no auditório da AEASC, a partir das 19h.

A FAEASP – Federação dos Enge-nheiros, Arquitetos e Agrônomos do Estado de São Paulo, realizou nos dias 5 e 6 de agosto, a Reunião Ordinária de Conselho Pleno do 2º Semestre de 2016, no Hotel Fazenda Fonte da Colina Verde, na Estância de São Pedro/SP, que contou com a apresen-tação de diversos painéis técnicos, além da ordem do dia.

A Mesa Diretora dos Trabalhos da Abertura Oficial do Conselho Pleno, realizada na sexta-feira (5), ás 20h00, foi composta pelo Presidente da Asso-ciação dos Engenheiros e Arquitetos de São Pedro e Região, Eng. Samuel Henrique Nogueira; pelo Coorde-nador da UNAOP, Eng. Luiz Francisco Quinzani Jordão – TITO, represen-tando as Uniões Regionais do Estado; pelo Diretor Geral da MÚTUA/SP, Eng. Pedro Katayama; pelo Presidente do Conselho Consultivo da FAEASP, Eng. José Eduardo de Paula Alonso; pelo Conselheiro Eng. Aldo Leopoldo Rossetto Filho, representando o Conselho Fiscal da FAEASP; pelo Vice-Presidente da FAEASP, Eng. Luiz

Roberto Sega; pelo Subsecretário de Energia do Estado de São Paulo, Eng. Civil Antônio Celso de Abreu Junior; pelo Assessor do CAU/SP, Arq. Claudio Mazetti, representando o Presidente Arq. Gilberto Belleza; pelo Presidente do CREA/SP, Eng. Francisco Kurimori e pelo Presidente da FAEASP e Vice--Presidente do CAU/SP, Arq. Valdir Bergamini.

A Mesa Diretora da Ordem do Dia do Conselho Pleno da FAEASP, reali-zada no dia 06 de agosto, sábado, ás 16h30, foi composta pelo Diretor Tesoureiro, Eng. Antônio Luís Roçafa; pelo Diretor Secretário, Eng. Rogério de Souza Carvalho e pelo Presi-dente, Arq. Valdir Bergamini. Mauro Augusto Demarzo, coordenador da UNACEN (União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Centro Norte do Estado de São Paulo), esteve presente e também representou a AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrô-nomos de São Carlos).

Paralelamente aos trabalhos da

diretoria da FAEASP, as colaboradoras e colaboradores atendentes das asso-ciações integrantes da UNAOP, UNO, UNACEN, UNASP, UNABAMM, UALP e UNAVAL receberam treinamento de Técnicos da SUPFIS, para esclareci-mentos sobre ATO 31 CREA-SP que dispõe sobre os procedimentos para celebração de parcerias com enti-dades de classe para a consecução de projetos objetivando a fiscalização do exercício profissional.

O curso dado por José Galdino Barbosa da Cunha Junior- gerente do departamento operacional CREA-SP explicou como receber e prestar contas dos apoios financeiros refe-rentes ao ATO 31. Pela AEASC esti-veram presentes Mirella De Oste e Luana Sala Mourato.

Encerrando as atividades, no sábado, foi servido o Jantar de Confra-ternização, animado pela Banda Dual Self, onde convidados cortaram o bolo e comemoraram os 37 anos de fundação da FAEASP (10 de agosto de 1979).

DiretoriaAEASCBiênio 2015-2016

DIRETOR PRESIDENTE (Licenciado) Eng. Agrônomo Giuliano Hildebrand Cardinali

PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA (Presidente em Exercício) Eng. Civil Douglas Barreto

SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA Eng. Civil Agnaldo José Spaziani Junior

VICE-PRESIDENTE DE ARQUITETURA Arquiteta Helena Regina Frasnelli Fernandes

VICE-PRESIDENTE DE AGRONOMIA Eng. Agrônomo Alessandro Di Salvo

PRIMEIRO SECRETÁRIO Eng. Civil Dagoberto Dario Mori

SEGUNDO SECRETÁRIO Eng. Mecânico Diniz Amilcar Matias Fernandes

PRIMEIRO TESOUREIRO Eng. Eletricista Márcio Barcellos

SEGUNDO TESOUREIRO Eng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari

Diretor Social

Titular: Eng. Agrônomo Marcus Seabra de CastroAdjunto:Eng. Civil João Carlos Greco

Diretor Cultural

Titular: Eng. Civil Caio Cesar Sacchi Adjunto: Eng. Agrimensor Diego Martins

Diretor de Esportes

Titular: Eng. de Produção Fernando BlancoAdjunto: Eng. Civil Paulo Sérgio Luciano

Diretor de Patrimônio

Titular: Eng. Civil André Rodrigues MorettiAdjunto: Eng. Eletricista Edgar Arana

CONSELHO DELIBERATIVO

Conselheiros Titulares 1º Titular: Eng. Eletricista Carlos Roberto Perissini2º Titular: Eng. Civil Walter Barão França3º Titular: Eng. Civil José Carlos Paliari4º Titular: Eng. Civil Simar Vieira de Amorim5º Titular: Eng. Civil Rafael Sancinetti Momesso

Suplentes1º Suplente: Arquiteta Viviani Locilento Sanches2º Suplente :Eng. Civil José Bernardes Felex 3º Suplente:Eng. Civil João Henrique Salvino

Conselheiros do CREA-SPEng. Civil José Eduardo de Assis Pereira - AEASCEng. Civil Douglas Barreto - UFSCarEng. Civil Paulo César LimaSegantine - EESC/USPEng. Agrônoma Juliana Maria Manieri Varandas - UNICEP

Conselheiro do CAU-SPArq. Reginaldo Peronti

Inspetor Chefe do CREA-SP UGI São CarlosEng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari

AEASC PROMOVE ENCONTRO COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO CARLOS

AEASC PARTICIPOU DE EVENTO DA FAEASP EM SÃO PEDRO

ELEICÕESSÃO CARLOS

D E B A T E2016

Eng. Civil Mauro Augusto Demarzo, coordenador da UNACEN e representante da AEASC no Conselho Pleno Mirella De Oste e Luana Sala Mourato, da AEASC, e Bianca, de Descalvado

Pág - 4

São Carlos, 08/2016

O evento ainda terá palestras com o tema “Mobilidade Urbana” e a Feira da Construção e Habitação AEASC/CAIXA.

A Feira da Construção e Habitação AEASC/CAIXA é uma forma de reunir em um único espaço, empresas da cidade e região para apresentar novos produtos, novas técnicas e serviços que serão tendência, de uma forma agradável onde tanto o expo-sitor quanto o visi-tante conseguem obter inúmeros benefícios, sejam eles técnicos ou comerciais.

Além disso, o evento contará com diversas imobiliárias e construtoras apresentando seus lançamentos e a presença da Caixa Econômica Federal, que estará com um estande realizando atendimentos, simulações e análises de contrato, com a intenção de contribuir com um aquecimento do setor imobiliário.

Já confirmaram presença do setor da Construção: Construaço, RN Esquadrias, Arte Técnica, PeP Ferragem, H2O Tintas, Expansão

Esquadrias, Crea-SP, Mútua e Unicep. Do setor de habitação: Cardi-nali, Predial, Center Imóveis, Valor, JMartins

A 10º SEASC e Feira da Construção e Habitação AEASC/CAIXA acontece de 20 a 23 de setembro das 18h às 23h e no dia 24 das 11h às 17h, na sede da AEASC, Rua Sorbone, 400, Centreville, em frente ao Fórum novo. A programação se inicia a partir das

18h, e é uma exce-lente opção de happy hour, uma vez que haverá no local um Festival de Food Trucks. A entrada é gratuita

A organização do evento está sob os cuidados da empresa Criativa Marcas e Eventos, que possui grande “expertise” no segmento, e que já organizou a SEASC por sete edições.

A 10ª SEMANA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS SERÁ EM SETEMBRO

100% DE ECONOMIA

EM MADEIRAS E MASSA DE ASSENTAMENTO

50% DE ECONOMIA

DE FERRO

100%

50%

FAÇA AS CONTAS

ECONOMIAEM ACABAMENTO

MELHOR ISOLAMENTO TÉRMICO ACÚSTICO

MENOS UMIDADE

100%

AMBIENTALMENTECORRETONÃO UTILIZALENHA NA SUA FABRICAÇÃOUT

(16) 3419 4449

MARINO PELLEGRINI, 80JD. SÃO [email protected]

(16) 9 9366 3390

MAIS RÁPIDO 30%

Informações: Reserva de stand podem ser feitas através dos telefones 99203-1660 e 3368.1020 com Simone.

www.aeasc.com.br Ano XVII - nº 7

Pág - 5

www.mutua-sp.com.br

(11) 3257-3750 | (11) 3258-3464

@comunicaMutua�

/Mútua�de�Assistência

Se as coisas boas da vida são pequenas, aqui está uma grande.

A Mútua oferece benefícios reembolsáveis para o prossional da área tecnológica e dependentescom juros a partir de 0,3% ao mês*.

*mais INPC médio dos últimos 12 meses.

INOVAÇÃO ENERGIARENOVÁVEL

ASSISTENCIALEXPRESS

PROPRIEDADEINTELECTUAL

IMOBILIÁRIO APORTE PREV

ISO9001:08

Associe-se! Seja Sócio Contribuinte e tenha, ainda, plano de saúde, previdência complementar e descontos nas melhores marcas.

GECOM/2016

Pág - 6

São Carlos, 08/2016

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos e-mail: [email protected]

Telefones:(16) 3368-1020 (NET)

Endereço: Rua Sorbone, nº 400 – Centreville São Carlos – SP – CEP:13560-760, São Carlos-SP

PARABÉNS AOS ASSOCIADOS

www.facebook.com/AEASC

Setembro

Quebra-cabeça

Um médico chinês não consegue encontrar um emprego em hospitais no Brasil, então ele abre uma clínica e coloca uma placa com os dizeres: "Tenha tratamento por R$ 20. Se não ficar curado, devolvo R$ 100." Um homem vê a placa, pensa que é uma grande oportunidade de ganhar R$ 100 e entra na clínica.Homem: "Eu perdi o meu sentido do paladar."Chinês: "Enfermeira, traga o remédio da caixinha 22 e pingue 3 gotas na boca do paciente."

Homem: "Credo, isso é querosene!"Chinês: "Parabéns, o seu paladar foi restaurado. Me dê R$ 20."O Homem irritado volta depois de alguns dias para recuperar o seu dinheiro.Homem: "Eu perdi minha memória não me lembro de nada.".Chinês: "Enfermeira, traga o remédio da caixinha 22 e pingue 3 gotas na boca do paciente."Homem: "Mas aquilo é o querosene de novo. Você me deu isso da última vez para restaurar o meu paladar."

Chinês: "Parabéns, você recuperou sua memória. Me dê R$ 20."O homem já fumegante paga o chinês, e volta uma semana mais tarde determinado a ganhar os R$ 100.Homem: "Minha visão está muito fraca e eu não consigo ver nada."Chinês: "Bem, eu não tenho nenhum remédio para isso, sendo assim tome este R$ 100."Homem: "Mas isso aqui é uma nota de R$ 20!"Chinês: "Parabéns, sua visão foi restaurada. Me dê R$ 20."

8

7 9 2 8

1 5

3 1 8

6 3 4 5

4 7 2

8 7

5 4 1 3

2

Sud

oku

R

954186237367952841812743659739215486628394715541678923486539172275461398193827564

Piadas

Encontro

Resposta do mês de Junho:

Médico Chinês

Duas pessoas do Japão que nunca viram uma à outra, se encontram na embaixada japonesa em Nova York. Eles decidem tomar uma bebida juntos em um bar nas proximidades. Um deles é o pai do filho da outra pessoa.Como isso é possível?

Suponha que são g gatos, dos quais b têm rabo branco. Temos g(g-1) pares ordenados de gatos diferentes, e b(b-1) pares ordenados de gatos de rabo branco. (Podemos escolher o primeiro gato do par de c maneiras, mas o segundo de apenas c-1 maneiras, pois já usamos um gato. Idem para os gatos de rabo branco. “Ordenado” significa que escolher primeiro o gato A e depois o gato B é diferente de escolher primeiro o B e depois o A. Se você não gostar disso, então basta dividir as duas fórmulas por 2, para obter o mesmo resultado.)

Isso significa que a probabilidade de que ambos os gatos tenham rabo branco é:b(b-1)/g(g-1)Que deve ser igual a 1/2. Portanto,g(g-1) = 2b(b-1)onde g e b são números inteiros.

A menor solução é g = 4, b = 3. A seguinte é g = 21, b = 15. Como a Sra. Beth tem menos de 20 gatos, ela deve ter 4 gatos, dos quais 3 têm rabo branco.

2 Suely da Penha Sanches 1950

4

Orêncio Monge Vilar 1952

Helena Regina Frasneli Fernandes

1966

6 Paulo Cesar Pitta Antunes 1959

8 João Sérgio Cordeiro

1949

13 Regynaldo Zavaglia Junior

15 Caio Partel Bressan 1987

20 Daniel Gatti Robles 1972

21 Isabel Cristina Buttignon 1958

23Nadia Chaves Pereira de Souza Nuciti

1966

▌ Unicep

Desconto de 10% para cursos de graduação e 30% para cursos de pós-gra-duação lato sensu e de extensão universitária para sócios AEASC.

▌ São Francisco Saúde

Planos para Pequenas e Médias Empresas (a partir de 2 vidas seguradas): descontos especiais para sócios e seus depen-dentes, abrangência local e regional (Araraquara e Ribeirão Preto).

▌ Caixa Econômica Federal

Linha de crédito desti-nada a associado pessoa física, concedido mediante alienação fiduciária de bem imóvel dado em garantia da operação. O recurso pode ser utilizado como desejar.

▌ CCAA

Associados e dependentes diretos têm 30% de desconto nas parcelas de qualquer um dos cursos de Inglês.

▌ CIEE

O Centro Integrado Empresa Escola oferece para sua empresa associada AEASC preços diferenciados para contratação de estagiá-rios.

▌ Serit – Seguro de vida

O SERIT Modular é um seguro de renda desenvol-vido para profissionais libe-rais e autônomos. Conheça todos os benefícios de um seguro de vida que vai proteger o seu maior patri-mônio: a sua família

CONVÊNIOS AEASC

▌ Uniodonto

Preço exclusivo e carência zero para asso-ciados da AEASC no melhor convênio odontológico de São Carlos. Mensalidade de R$ 33,78 por pessoa e taxa de inscrição de R$ 20,00.

▌ Unimed FAEASP

A FAEASP oferece aos seus associados preço exclusivo no plano Unimed de abrangência nacional. Acesse o site da www.faeasp.com.br e confira a tabela de preços.

▌ PYXIS

A Pyxis é uma Corre-tora de Seguros que, em convênio firmado com a AEASC, oferece 12% de desconto no Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

▌ FGV

MBA Executivo, Pós graduação e cursos de curta duração 20% de descontos nos cursos para sócios AEASC.

Para contratar qualquer um desses convênios ou quiser mais informações deve procurar por Mirella, na Secretaria da AEASC, ou pelos telefones 3419-4666 ou 3368-1020.

www.aeasc.com.br Ano XVII - nº 7

Pág - 7

O Crea-SP, ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo é o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina. As profissões sob responsabilidade do Crea-SP são: Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além de Tecnólogos e de várias modalidades de Técnicos Industriais.

Portanto, todos os profissionais sob a fiscalização do Crea-SP devem pagar uma anuidade para que a insti-tuição seja mantida e possa realizar o seu papel perante a sociedade. Para exercer a profissão, todos os formados nas áreas que são fiscalizadas pelo Crea-SP devem ter o registro no Conselho. Para obter o Registro Profis-sional do Crea-SP, é preciso estar de posse do diploma devidamente registrado. Então, o profissional deve comparecer a uma unidade do Crea munido dos documentos solicitados em cada ocasião.

Se você for portador da Carteira Definitiva com Registro Provisório e deseja convertê-lo em Definitivo, você precisará do Requerimento para Registro Profissional (RP), que é fornecido pelo Crea-SP ou pelo site do Conselho www.creasp.org.br; do diploma ou certificado original e foto-cópia legível da frente e verso do docu-mento; carteira do Crea-SP; demais carteiras referentes a outros registros emitidas pelo Crea-SP; comprovante de pagamento de anuidade e taxa; RG ou RNE; CPF; título de eleitor; prova de quitação com a justiça eleitoral; prova de quitação com o serviço militar, comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais), de frente, coloridas, com fundo branco, nas dimensões 3x4cm, sem data, com nome no verso;

No entanto, se você for profissional com diploma registrado e é portador de cartão de registro vencido ou sem registro no Crea, compareça ao Conselho com o Requerimento para Registro Profissional (RRP), porém, se não tiver o registro provisório, entregue o histórico escolar com as disciplinas do núcleo comum e profissionalizante com as respectivas notas e cargas horárias. Os profissio-nais formados em Engenharia Elétrica, Mecânica e de Agrimensura e os que

tenham diploma de outros estados também deverão apresentar o histó-rico escolar com as devidas notas e cargas horárias.

Os documentos restantes são o diploma ou o certificado de conclusão de curso com fotocópia legível da frente e do verso; RG ou RNE; CPF; título de eleitor; prova de quitação com a Justiça Eleitoral; certificado militar quando homem; compro-vante de residência; 2 fotos atuais nas mesmas características do caso ante-rior. Carteiras definitivas se o profis-sional possuir outro título registrado no Crea; cartão de registro provisório vencido, se tiver, e comprovante do pagamento da anuidade e taxas. Apenas os profissionais da área de Agronomia (Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrícola, Meteorologista e Engenheiro de Pesca) formados a partir de 1991, deverão apresentar também fotocó-pias do certificado de participação no curso de Legislação Profissional.

Opcional: O profissional que desejar incluir na Carteira Profissional as infor-mações referentes ao tipo sanguíneo e ao fator RH deverá apresentar exame laboratorial específico ou carteira de doador de sangue emitida por institui-

ções ou entidades afins (Ex. Fundação

Pró-Sangue, Pró-vida e outras).

Caso houver alteração de nome ou

outro(s) dado(s) pessoal(is) em relação

ao registro provisório, o(a) profissional

deverá apresentar certidão de nasci-

mento ou casamento constando tal

alteração, ou ainda, RG atualizado.

Já para o Técnico de NÍVEL MÉDIO,

na eventualidade de no verso do

diploma não constar o registro da

publicação informatizada, o Crea

efetuará a consulta ao site do GDAE e,

caso já tenha sido publicada na página

da Internet- GDAE, será dispensado do

apostilamento conforme a Resolução

SE 108/02, Artigo 3º parágrafo 2º. Para

os concluintes em anos anteriores

a 2001 deverá constar sempre no

verso do diploma o registro no órgão

competente.

Caso o registro provisório seja origi-

nário de outro Estado, e desde que o

profissional já possua o RNP – Registro

Nacional de Profissional, deverá ainda

apresentar original e cópia simples do

cartão provisório.

CREAE s p a ç o

O Conselho de Arquitetura e Urba-nismo do Brasil (CAU/BR) e o Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA) ̶ cole-tivo das entidades nacionais de arqui-tetura e urbanismo (composto por IAB, FNA, AsBEA, ABEA e ABAP) ̶ , propõem o diálogo dos arquitetos e urbanistas com os candidatos a prefeito nas próximas eleições em defesa da cidade inclusiva e menos desigual, atenta ao meio-ambiente, sustentável e qualifi-cada.

Reconhecem que, independente-

mente das questões específicas de cada cidade, há a necessidade das prefeituras assumirem, como função de Estado, o planejamento urbano de modo consistente e através de quadros permanentes.

Especialmente as obras públicas, em qualquer escala, precisam ser adequadamente planejadas de modo a cumprirem seus papéis para a socie-dade com qualidade e correto uso dos dinheiros públicos.

Nesse sentido, propõem que o candi-

dato a prefeito assuma o compromisso de, caso eleito, somente licitar obras depois de terem sido elaborados os correspondentes Projetos Completos (isto é: Estudos Preliminares, Antepro-jetos, Projetos Executivos, de Arquite-tura e Complementares, bem como Orçamentos e Especificações de toda a obra).

Em obra pública, quem constrói não projeta.

Quem projeta não constrói..

O projeto CAU ITINERANTE alcança as cidades de Ourinhos, São Caetano do Sul e Guaratinguetá, entre os dias 23 e 29/08, oferecendo uma série de serviços aos profissionais que residem fora da capital paulista ou dos dez municípios com Sedes Regionais do CAU/SP.

Coleta biométrica de dados (necessária para a carteira de Identidade Profis-sional) e a orientação sobre o uso do

SICCAU, a emissão de RRTs (Registro de Responsabilidade Técnica) e a fisca-lização de obras são algumas das ativi-dades desenvolvidas. As equipes do Conselho também distribuem material institucional, como o Código de Ética e Disciplina para os Arquitetos e Urba-nistas e a campanha contra a prática da “reserva técnica”.

Neste mês, Guarujá, Matão, Itapetininga e Penápolis já receberam as equipes do CAU ITINERANTE que, desde maio, com o apoio das Gerências regionais, vem percorrendo dezenas de cidades do interior paulista.

Veja ao lado o cronograma de visitação dos municípios:

Eleições: entidades defendem compromisso pela qualidade das obrasCAU/BR, IAB, FNA, AsBEA, ABEA e ABAP são signatárias do documento dirigido aos candidatos

Projeto CAU ITINERANTE atende mais três cidades em agosto

Registro Profissional Definitivo {parte 1/2}

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=59949

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=59949

CAUE s p a ç o

OURINHOS Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos 23 de agosto de 2016 - 10:00 às 16:00 (intervalo das 12:00 às 13:00) Av. Armando Silva, 160, Distrito Industrial I

SÃO CAETANO DO SUL Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul

23 de agosto de 2016 - Das 10:00 às 15:00 (intervalo das 12:00 às 13:00) Rua Roma, 61 – Oswaldo Cruz

GUARATINGUETÁ – DIA 29 DE AGOSTO DE 2016Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos

23 de agosto de 2016 - 10:00 às 15:00 (intervalo das 13:00 às 14:00) Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 978 – Pedregulho

Pág - 8

São Carlos, 08/2016

Sistema

Rua Nestor Pestana, nº 87 - Sobreloja - Consolação - São Paulo-SPTelefone: 0800 770 5558 / (11) 3257-3750 - www.mutua-sp.com.br | [email protected]: /MutuadeAssistencia | Twi�er: @comunicaMutua

Benefícios Reembolsáveis*

Apoio Flex

Agropecuário

Educação Empreendedorismo

Férias Mais Equipa Bem Construa Já

Ajuda Mútua

Imobiliário Propriedade Intelectual Inovação Veículos

Energia RenovávelGarante Saúde Família Maior Assistencial Express

Aporte Prev

Administrado por

TecnoPrev

Benefícios SociaisPecuniárioPecúlioAuxílio funeral

Plano de Saúde

Convênios

Previdência Complementar

É o plano fechado de previdência

complementar exclusivo aos

mutualistas e dependentes.

�ada par�cipante possui uma

conta segregada do patrimônio

dos outros par�cipantes, da

Mútua e da BB Previdência.

�e�� p�r��ip��te!

juros a partir de 0,3% a.m.

+INPC médio dos �l�mos 12 meses.

O associado da Mútua ganha descontos

em diversos estabelecimentos como

hotéis, cursos, clínicas de esté�ca e muitos

outros, além de descontos nas melhores

marcas do e-commerce brasileiro. Aproveite!

Planos de saúde com cobertura nacional

com livre escolha, rede médica completa

e todas as coberturas previstas pela

Agência Nacional de Saúde Suplementar

(ANS), além de procedimentos adicionais.

*Disponível apenas para Sócio Contribuinte

e dependentes.

Entre em contato com a Mútua-SP e tenha todas as informações

para se tornar Sócio Contribuinte.

ISO9001:08

GE

CO

M/2

01

6