salada de flores

14

Upload: grupo-dinalivro

Post on 14-Mar-2016

317 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Descubra o resto deste livro numa livraria perto de si!

TRANSCRIPT

Page 1: Salada de Flores
Page 2: Salada de Flores
Page 3: Salada de Flores

Fernanda Botelho/Sara Simões

Page 4: Salada de Flores
Page 5: Salada de Flores
Page 6: Salada de Flores

No dia 5 de maio, a Sara fez sete anos e convidou três amigos da escola, para passarem o dia no campo.

Vamos acompanhá–los numa visita à sua quinta e descobrir as histórias que as plantas têm para nos contar.

– Olá, Sara! Parabéns e obrigada pelo convite – disse a Maria.

– Estamos desejosos de conhecer a tua ! – exclamou a Carolina, decidida.

– É tudo tão diferente do nosso bairro, a tua casa é linda, parece uma casa de contos de fadas! – acrescentou

o Rodrigo, a Sara sorriu.

– É uma casa . Foi construída com argila e palha.

– E tens um ? – repararam todos ao mesmo tempo.

Page 7: Salada de Flores
Page 8: Salada de Flores
Page 9: Salada de Flores
Page 10: Salada de Flores

Refresco de flor de sabugueiro

Numa tigela, colocar cerca de vinte flores de sabugueiro, uma laranja e um limão com casca, cortados em oito pedaços, quatro litros de água e 150 gramas de açúcar amarelo. Tapar e deixar a macerar durante 24 horas, mexendo de vez em quando. Coar e guardar no frigorífico. Conserva-se cerca de uma semana.

Salada de flores

Tendo a alface ou outro verde como base, poderá adicionar folhas e flores de capuchinhas, violetas, cravinas, maravilhas, rosas, borragens, jasmins, malva-rosa, flores de alecrim, flores de madressilva, flores de murta, flores de manjericão, flores de salva, flores de rúcula, nabo ou couve.

Arroz com flores

As flores podem ser utilizadas na decoração de vários pratos.Juntar uma ou duas folhas frescas de erva-príncipe na água de cozedura do arroz. Deixar cozer durante cerca de dez minutos. Poderá fazer o mesmo para o arroz-doce, retirando, nesse caso, as folhas passados quinze minutos. Para o arroz-doce poderá ainda usar flores de laranjeira ou de sabugueiro. Na decoração dos pratos de arroz pode utilizar calêndulas, pétalas de rosa, borragens, violetas, etc.

Page 11: Salada de Flores

Panquecas de madressilva

Preparar a massa, misturando 250 gramas de farinha com 1/5 litro de leite de aveia, uma pitada de sal e, se o desejar, um ou dois ovos. Desfolhar duas flores de madressilva e incorporar na massa. Fritar numa frigideira, usando um pouco de azeite ou de manteiga. Consumir com mel, geleia de trigo ou de milho, limão, canela ou outro molho a gosto.

Gelatina de erva–cidreira

Usar gelatina ou ágar-ágar. Em vez de derreter a gelatina apenas com água poderá fazê-lo com uma infu-são de cidreira, de lúcia-lima ou de erva-príncipe, adoçando com geleia de milho ou de trigo. Obterá uma gelatina com um sabor delicioso a limão.

Bolo de alfarroba

Juntar 200 gramas de farinha de alfarroba e 100 gramas de farinha de trigo integral com duas chávenas de óleo de grainha de uva ou manteiga vegetal, duas chávenas de água ou de leite de aveia, duas chávenas de geleia de arroz ou de milho, duas colheres de sopa de sementes de linhaça moídas e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misturar tudo, colocar numa forma ou tabuleiro untado e cozer no forno a 170° durante cerca de 50 minutos.

Page 12: Salada de Flores

Fernanda Botelho nasce em agosto de 1959 na Tojeira, concelho de Sintra, e viaja com dezassete anos para Londres, onde inicia e conclui a sua formação como educadora no método Montessori. Estuda também pedagogia Waldorf e fotografia, realizando diversos cursos sobre plantas medicinais e trabalhando num jardim-de-infância e numa ervanária. Membro da Herb Society UK a partir de 1997, regressa a Portugal aos 37 anos e desenvolve vários projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco-Escolas, para o qual organiza ateliers sobre plantas aromáticas e medicinais. Colaboradora de revistas e sítios virtuais, como o Portal do Jardim, estuda literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos e faz o curso de guia de jardim botânico. Publica As Plantas e a Saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como duas agendas: uma de plantas medicinais em 2010 e outra sobre árvores e arbustos no ano seguinte. No seu jardim, partilha os dias com uma gran-de variedade de plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos. É autora do blogue malvasilvestre.blogspot.com.

Sobre as autoras

© Fernanda Botelho, Sara Simões e Dinalivro, 2011Título: Salada de FloresAutor: Fernanda Botelho / Ilustrações: Sara Simões / Revisão: Atlântida, Lda. (www.atlantida-pt.com)Capa: Dupladesign sobre ilustração de Sara Simões / Design: Dupladesign / Impressão e acabamento: Textype Artes Gráficas, Lda.ISBN: 978-972-576-587-6 / Depósito Legal: 327577/111.º edição: Maio de 2011Reservados todos os direitos para a língua portuguesa porDinalivroRua João Ortigão Ramos, 17 A, 1500-362 Lisboa Tel. 217 122 210 / Fax 217 153 774e-mail: [email protected] / [email protected] / www.dinalivro.com

Sara Simões nasce em Lisboa em 1980. Mostrou ter, desde muito pequena, uma apetência especial para o desenho. Não surpreende, assim, que se tenha licenciado em Design Industrial, em 2002, e aprofundado a sua formação em áreas afins, como a animação, o webdesign e a modelação a três dimensões por computador. Entre 2005 e 2007, o gosto pela observa-ção da natureza levou-a a estudar Ilustração Científica com o biólogo Pedro Salgado e, mais tarde, a integrar expedições de desenho de campo às Berlengas, ao Douro Internacional e à Amazónia, organizadas pelo Grupo do Risco, uma associação cujo objetivo primordial consiste em divulgar o património ambiental e a biodiversidade dos espaços naturais através da arte. Designer e ilustradora, tem emprestado o seu talento a um sem-número de actividades, nomeadamente a conceção de projetos de mobiliário e de stands para feiras; a criação de personagens, ambientes e storyboards para animação em 3D; e a construção de interfaces gráficos para software educativo. Autora do livro Uma mão cheia de amoras e com ilustrações pu-blicadas em revistas científicas, romances, catálogos de exposições e um guia de campo, Sara Simões deixa-nos vislumbrar uma pequena parte da sua criatividade no blogue www.velhadaldeia.blogspot.com.

Page 13: Salada de Flores
Page 14: Salada de Flores