saerjinho 2º ano 3º bimestre - 2014 física · ... a energia potencial gravitacional de m 2 é...

2

Click here to load reader

Upload: ngotu

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saerjinho 2º Ano 3º Bimestre - 2014 Física · ... A energia potencial gravitacional de m 2 é maior que a de m 1, pois a massa de m 2 é maior que a massa de m 1. e) A energia

Saerjinho 2º Ano – 3º Bimestre - 2014 Física

P r o f e s s o r : O t á v i o B a t i s t a P e r e i r a P r a ç a w w w . o t a v i o b a t i s t a . w o r d p r e s s . c o m o t a v i o b a t i s t a 8 6 @ y a h o o . c o m . b r 1

01) Observe, no esquema abaixo, as massas m1 e m2, em que m1 =

m2. Nesse esquema, o eixo vertical representa a altura relativa ao solo de cada uma dessas massas. A energia potencial gravitacional no solo é igual a zero.

Com base nesse esquema, qual é a energia potencial gravitacional da massa m1 em relação à massa m2?

a) A energia potencial gravitacional de m1 é igual à de m2, pois a massa m1 é igual à massa de m2.

b) A energia potencial gravitacional de m1 é igual à de m2, pois estão sujeitas à mesma aceleração da gravidade.

c) A energia potencial gravitacional de m1 é igual à de m2, pois estão posicionados na mesma coordenada horizontal.

d) A energia potencial gravitacional de m1 é maior que a de m2, pois a altura de m1 é maior que a altura de m2.

e) A energia potencial gravitacional de m1 é menor que a de m2, pois m2 está mais próximo do solo.

02) Durante uma viagem, em um determinado trecho da estrada, um

veículo de massa M teve que reduzir sua velocidade pela metade. Considere que a energia cinética antes da redução vale Ec1 e depois da redução vale Ec2 Qual é a relação entre Ec1 e Ec2 desse veículo?

a) EC2 = EC1 b) EC2 = 2EC1 c) EC2 = 4EC1 d) Ec2 = EC1 / 2 e) EC2 = EC1 / 4

03) Leia o texto abaixo.

A estabilidade nuclear está associada à essa força. Se ela não existisse, os núcleos atômicos não existiriam, pois é ela que mantém o núcleo unido. Na ausência dessa força, a força dominante no núcleo seria a interação eletromagnética. Como os prótons possuem a mesma carga positiva, eles sofreriam uma intensa repulsão que provocaria o seu rápido afastamento impedindo que eles se aglutinassem para, juntamente com os nêutrons, produzirem os núcleos. E, obviamente, se os núcleos atômicos não existissem, os átomos não existiriam, nem as moléculas (que são formadas por átomos).

Qual é o nome da força à qual o texto se refere?

a) Elétrica. b) Forte. c) Fraca. d) Gravitacional. e) Magnética.

04) Leia o texto abaixo.

Energia Elétrica e Meio Ambiente: Para ser gerada, a energia elétrica passa por processos que atingem fatalmente o meio ambiente. Com o aumento desmedido do seu consumo e a manutenção de sua forma tradicional de obtenção criam-se sérios riscos para vida em nosso planeta. Existem várias fontes para obtenção da energia elétrica. Podemos citar entre elas: o sol, o vento, as águas, a geotermia, as marés, as correntes marinhas, a nuclear, a lenha, o bagaço da cana, o carvão, o gás natural, óleo diesel e outros. Muitas dessas fontes são renováveis e causam poucos impactos ao meio ambiente, outras, ao contrário, são muito impactantes, assim como as linhas de transmissão, que ocupam faixas contínuas de terras e desfiguram as paisagens. No Brasil, a eletricidade é predominantemente hidráulica, mas é gerada também em termoelétricas que utilizam carvão mineral, óleo combustível e fissão nuclear. Os impactos causados pela energia elétrica quase não são percebidos, pois as transformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós.

De acordo com esse texto, existem vantagens e desvantagens na geração de energia elétrica. Um dos impactos ambientais relacionados à geração de eletricidade a partir das usinas hidrelétricas é

a) a alteração de recursos hídricos. b) a contaminação por resíduos radioativos. c) a contribuição para o aumento de chuvas ácidas. d) a degradação da camada de ozônio. e) a emissão de gases estufas.

05) Observe, na imagem abaixo, a trajetória de uma esfera de massa

M. Ela parte do ponto R com uma velocidade igual a VR, passa pelo ponto P com velocidade V, até atingir o ponto S com velocidade V. Considere que apenas forças conservativas estão agindo sobre essa esfera.

Qual é a energia mecânica total dessa esfera quando ela passa pelo ponto P dessa trajetória?

a) É a diferença entre as energias cinética e potencial. b) É a multiplicação entre as energias cinética e potencial. c) É a soma das energias cinética e potencial. d) É igual à energia cinética no ponto P. e) É igual à energia potencial no ponto P.

Page 2: Saerjinho 2º Ano 3º Bimestre - 2014 Física · ... A energia potencial gravitacional de m 2 é maior que a de m 1, pois a massa de m 2 é maior que a massa de m 1. e) A energia

Saerjinho 2º Ano – 3º Bimestre - 2014 física

2 P r o f e s s o r : O t á v i o B a t i s t a P e r e i r a P r a ç a w w w . o t a v i o b a t i s t a . wo r d p r e s s . c o m o t a v i o b a t i s t a 8 6 @ y a h o o . c o m. b r

06) Leia o texto abaixo.

A eletricidade possui, atualmente, um papel de extrema importância na oferta total de energia no brasil, correspondendo, em 2010, a 17,2% da oferta de energia no país (PDE 2019). A principal fonte de produção de eletricidade é proveniente de usinas hidrelétricas, que foi responsável, em 2005, por 83,4% da geração de eletricidade (Souza, 2008). [...] A opção do governo de priorizar a hidroeletricidade é justificada por uma série de fatores. Em primeiro lugar, as características naturais do Brasil facilitam o investimento em hidrelétricas, uma vez que o relevo brasileiro é composto predominantemente por montanhas e planaltos, o que contribui para a formação de rios com queda d’água; o clima brasileiro, com exceção do Nordeste, é bastante chuvoso, o que permite que haja um grande fluxo de água nos rios nacionais (Souza, 2008).

De acordo com esse texto, devido ao relevo e à grande extensão territorial do Brasil, o investimento na geração de energia proveniente de hidrelétricas se justifica pelo fato de essas usinas

a) facilitarem a distribuição de energia para toda a América Latina. b) modificarem o mínimo da vegetação local. c) o Brasil ocupar um grande território, facilitando a instalação de

aerogeradores. d) o Brasil ser rico em recursos minerais necessários para esse tipo

de usina. e) o Brasil ter uma quantidade grande de rios.

07) Leia o texto abaixo.

[...] Grandes parques geradores de eletricidade e extensas linhas de transmissão predominam nos países que usam a força da água para atender às suas demandas, como no Brasil. Nos outros, maioria no mundo, que usam termoelétricas convencionais ou termonucleares, há a possibilidade de construir menores linhas de transmissão. Em ambos os casos, no entanto, existem perdas consideráveis sobre aquilo que é gerado. [...] As linhas brasileiras estão entre as mais extensas do mundo. [...] O nosso programa para racionalização do uso da energia elétrica, Procel, afirma que são perdidos 40 000 MW da nossa produção gerada: 22 000 MW perdem nos setores residencial, comercial e industrial, e 18 000 MW são perdidos na transmissão e na distribuição. O Ministério de Minas e Energia (MME) considera que são de 15% na transmissão e distribuição.

De acordo com esse texto, 15% da energia gerada é perdida na transmissão. Isso ocorre devido

a) à pequena resistividades dos fios. b) à separação entre as cargas elétricas. c) ao efeito Joule. d) ao efeito seebeck. e) às baixas tensões das linhas de transmissão.

08) Observe, na imagem abaixo, o esquema de funcionamento de um

tipo de usina de geração de energia elétrica.

Qual é a transformação de energia que ocorre nessa usina?

a) A energia térmica é transformada em energia elétrica. b) A energia potencial gravitacional é transformada em energia

elétrica. c) A energia potencial elástica é transformada em energia elétrica. d) A energia luminosa é transformada em energia elétrica. e) A energia eólica é transformada em energia elétrica.

09) Observe, no esquema abaixo, a altura relativa ao solo das massas

m1 e m2, em que m2 = 10m1. Nesse esquema, a energia potencial gravitacional no solo é igual a zero.

Com base nesse esquema, qual é a energia potencial gravitacional da massa m2 em relação à massa m1?

a) A energia potencial gravitacional das duas massas é a mesma, pois essa energia independe das massas.

b) A energia potencial gravitacional das duas massas é a mesma, pois estão na mesma altura.

c) A energia potencial gravitacional das duas massas é a mesma, pois estão sujeitas à mesma aceleração gravitacional.

d) A energia potencial gravitacional de m2 é maior que a de m1, pois a massa de m2 é maior que a massa de m1.

e) A energia potencial gravitacional de m2 é menor que a de m1, pois esse tipo de energia é inversamente proporcional à massa.