sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - opiniÃo sábado, 22 de...

28

Upload: leduong

Post on 30-Apr-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David
Page 2: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -02 - OPINIÃO

Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David de Oliveira, 1255 - Fone:(017) 3281-6432 - Olímpia/SP. Site: www.ifolha.com.br - E-mails: [email protected] e [email protected] - Impresso na Gráfica doDiário da Região de São José do Rio Preto, av. Feliciano Salles Cunha, 1515 - Distrito Industrial. DIRETOR DEREDAÇÃO E EDITOR: José Antonio Arantes (MTB 31.132). A Folha publica textos da agência Special News. Osartigos assinados representam a opinião de seus autores. O ponto de vista do jornal é expresso abaixo.

Tempo de paz, é NatalDO CONSELHO EDITORIALA humanidade, embora

pareça, não está em paz,e mesmo onde se rompe-ram as relações entre asnações, neste período na-talino, a sensação que setem é que a harmonia, aleveza, a suavidade e o a-mor se instalaram na al-

ma das pessoas.Mesmo aqueles que

descem ou sobem o mor-ro ao som de saraivadasde balas sonham que o me-nino que nasceu na man-jedoura trará a bençãopara aqueles territóriosem que não houve, no de-correr do ano, trégua capazde silenciar o crucificar depessoas inocentes.

Distante, oceanos, mon-tanhas, léguas, milhas des-ta província haverá em al-gum “bunker” algum sol-dado em cuja alma cristãentrou o espírito natalinoe nas noites que rasgam oscéus torpedos visando ofront adversário, imagina,que de imaginar vive o serhumano, que aquele riscoque corta o azul do céuestrelado nada mais é queuma estrela guia anuncian-do que em algum lugar doplaneta renasceu o salva-dor da humanidade.

Mesmo os que acredita-ram no calendário maia ena possibilidade do findardos tempos e de todas ascoisas, amanheceram reju-venescidos e olharam bor-

boletas circundando flores,e descobriram que celacan-to é um peixe que vive nasprofundezas dos oceanos eque nesta condição nãoconsegue provocar mare-motos e desta descobertatrouxe a tona a ideia de queestar vivente é ir se reinven-tando através de todas ashipóteses que vão surgin-do no caminhar por estra-das e veredas desta terra.

Cristo nasceu e vivo estáo espírito cristão da amo-rosidade impregnado naslâmpadas, nas vitrines, nospresépios e nos olhos decada ser vivo que, filho deDeus, comemora a vindado que doou sua vida paraa salvação da humanidade,e em cada ano de cada sé-culo aviva a idéia de quevoltará para cumprir suamissão de levar a humani-dade ao paraíso.

Estão todos, mesmo oscépticos impregnados pe-la ideia do nascimento deCristo que se comemoraneste e em todos os vin-te e cinco de dezembro,onde milhares de oraçõesserão dirigidas para que

haja paz e conforto espi-ritual na alma de cada sere no conjunto da socieda-de constituído de naçõescristãs ou não.

No meio de toda umaguerra, é tempo de paz,mesmo que não se calemos canhões e os fuzis, mes-mo que se derrame o san-gue de milhares pelas ruas,pelas hordas marginais oupelo estado que declarouarmistício a outras açõespor motivos tantos.

No centro de toda esta ar-tilharia, o sentimento decompreensão e o desejo depaz se coloca como maisalto e vibra a corda mais su-ave da lira que anuncia quehá dois mil e doze anosnascia o filho do carpin-teiro José com a virgemMaria, Joshua Bar Joseph,Jesus o Nazareno, por serde Nazaré havia nascido,filho de Deus pai veio aomundo para salvar a hu-manidade.

E o espírito dos reis ma-gos reina nas ruas das cida-des cristãs, as pessoas bus-cam através de mimos quesubstituem as oferendasdos três reis magos estarpresentes na vida das pes-soas que amam, e emcada sorriso de cada cri-ança, de cada pai, mãe,avô, avó, namorado, ir-mão, que andam pelaspraças de mãos dadas efelicidade transparentefica evidenciado que o es-pírito do amor que Cris-to tanto pregou está no are possui a todos em todosos continentes do planetamostrando que a paz é in-terior e estando como estáem cada um está em todosde forma universal nesteperíodo cristão e natalino.

Page 3: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 OPINIÃO - 03

RAPIDINHAS★ Afirmações, feitas pelo sr.

Marcos Valério (em setembro),que poderiam incriminar o ex-pre-sidente Lula, no caso do Mensalão,poderão ser investigadas. Vem po-lêmica por aí... ou por lá...

★E o embate político atual ficapor conta da cassação do manda-to dos srs. João Paulo Cunha eWaldemar da Costa Neto pelo Su-premo Tribunal Federal.

★ Seu Marco Maia, presidenteda Câmara, diz que só a Câmaratem essa prerrogativa. Prescrita naConstituição, a Carta Magna dopaís. Aguardemos o andar da car-ruagem...

★ Até lá tem tempo. As pesqui-sas, porém, já começaram. E di-zem que se as eleições ao paláciodo Planalto fossem hoje, d. DilmaRousseff seria reeleita.

★ D. presidenta bateria até otodo poderoso Luiz Inácio . SeuAécio Neves não foi tão bem naspesquisas, não...

★ Em 2013 vem aumento nopreço da gasolina. A energia, diz ogoverno, vai baixar.

★ Seu Guido Mantega tocoupela primeira vez no assunto (pre-ço da gasolina) no governo Dilma.Apertem o cinto, o piloto aindanão sumiu, mas...

CERTAS NOTAS★ Belíssima a abertura do

Fantástico no primeiro domingoapós a morte (travessia) do gê-nio Oscar Niemeyer. Quem viu,viu, quem não...

★ O museu de Arte de Niterói,uma verdadeira nave espacial queaterrissou sobre uma imensa pe-dra olhando para o mar, fez umvoo sobre a cidade.

★ E voltou a pousar suavemen-te sobre seu pedestal sobre a pedraà beira mar (o edifício parece estarsuspenso, no ar). Com direito achamas e barulho característicosde uma nave voltando a casa. Lin-do!!! E de arrepiar.

CUMPADRES 1Bom-dia, Denise Seno, Márcia

Breda, Ivo Zangirolami Filho, JoséMiranda, Sônia Mendes Alves,Maria do Carmo Passi, SallyVanti, Sandra Kátia Aidar Perei-ra, Carminha Galvão, MérciaBreda. Sônia, amiga querida, re-cebi seu cartão. Obrigado. Dr.Raul Totti, obrigado pelo car-tão. Feliz Natal a todos!

CERTAS NOTAS★ Está cada vez mais difícil as-

sistir à TV aberta. Ouvir rádio éuma aventura (de péssimo gosto).Com raríssimas exceções.

★ E o brega sertanejo universi-tário cada vez mais em alta. Êtamusiquinha horrível (com ra-ríssimas exceções). Atualmente,não se salvam nem o Luan, nem oMichel, nem uma leva de du-plinhas horríveis, que não vieram

pra ficar. Feliz-mente.

★ A genteainda aguenta ouvir o Vitor e oLéo, a Paula Fernandes.

★ Não estou falando aqui dasboas duplas, que estão perdendoespaço no rádio e na tevê (prostais sertanejos modernosos). Mas,como diz o velho anexim “O solnasceu pra todos”... “O que se háde fazer”?

★ Biscoito Fino! Pra come-morar as 75 primaveras do exce-lente Martinho da Vila, sai, em2013 (abril), o “Sambabook Mar-tinho da Vila”.

★ O “Sambabook”, em home-nagem a Martinho, vem numa cai-xa de luxo. Os produtos (dois CDs,DVD, Blue-ray) também serãovendidos separadamente. A caixaserá, ainda, recheada por partitu-ras e livro sobre o homenageado.

★ Martinho é reverenciado por23 cantores (só artistas de primei-ra): Ney Matogrosso, Luiz Melo-dia, Paulinho da Viola, Elza Soa-res, João Bosco, João Donato,Jair Rodrigues, Leci Brandão,Zeca Baleiro, Mart’nália e MaíraFreire (filhas de Martinho). Mar-tinho se une a todas essas feras,cantando, juntos, “Canta, Canta,Minha Gente”.

★ Segundo volume de uma sé-rie, o “Sambabook Martinho” se-gue o formato do volume anterior,que homenageou João Nogueira(dois CDs, DVD, Blue-ray, ficháriode partituras e discobiografia -carreira do artista é contada, cro-nologicamente, a partir do lança-mento de seus discos). O “Sam-babook João Nogueira” vendeumais de 100 mil cópias. Belíssimoprojeto. “Martinho tem uma im-portância fundamental para osamba” (e para a boa música po-pular brasileira), afirma o produ-tor e idealizador do projeto, Afon-so Machado.

★ De Mentirinha! E os taisreality shows? Um amontoado debesteiras, baixarias e otras cositasmais. Tem até reality de bebês; demulheres ricas (que de ricas nãotêm nada); de maquiadores; oBBB, a Fazenda... Valha-me, Deus.É demais! Sinal dos tempos (tem-pos de decadência, é verdade).

★ As personalidade do ano:Oscar Niemeyer: Dilma Rousseff,Neymar, Arthur Zanetti, SarahMenezes e o imbatível JoaquimBarbosa. E Adriana Esteves (aCarminha da tevê). “Vox Populi,vox Dei”. E estamos conversados.

MAIS NOTAS★ Baby Consuelo (uma grande

artista), depois de 13 anos comointérprete do gospel, resolver(convencida pelo filho PedroBaby) a montar um show somentecom seus sucessos de antes daconversão.

★ Caetano Veloso rasgou elogi-os à cantora em sua coluna no “OGlobo”. Participou do primeiroshow de baby, no Rio (cantoucom ela “Menino do Rio”, quecompôs pra artista em 1979). Re-petiu a dose na Bahia, prestigian-do Bernadete Dinorah de Carva-lho Cidade, a mutante Baby Con-suelo, a Baby do Brasil, nome ado-tado em 1995.

★ Uma artista em sua maturi-dade física (Bernadete tem 60anos) e musical. Está cantando ofino do fino, melhor do nunca”,avalia Caetano.

★ Virou pastora evangélica nofinal da vazias cada de 90 (quan-do descobriu “o que era de Deus” evirou “popstar”). Evangelista, pas-tora e apóstola, criou a sua pró-pria igreja. Hoje é, como ela mes-ma autodenomina, uma pastorapop. Pois é, “a vida tem dessascoisas”...

★ Pra gente ler, pensar erefletir (e, se for possível chegara uma conclusão (ninguém é obri-gado a faze-lo, mas, porém, con-tudo...). Vamos lá: Seu FerreiraGullar diz que todos sabemos ser anatureza injusta (faz pessoas sau-dáveis, pessoas belas, com talentoe faz também pessoas deficientes,feias, sem talento).

★ E mais: A justiça é, portanto,uma invenção humana, porquenecessitamos dela (onde não hánormas a serem obedecidas, impe-ra a lei do mais forte, o arbítrio,afirma o poeta). E conclui: Puniré, portanto, afirmar a equidadeentre os cidadãos, sem o que asnormas sociais perdem significa-ção. O texto chama-se Crime eCastigo. Vamos, senhores leito-res, “livre pensar é só pensar”...

CUMPADRESE como gentileza tem nome e

sobrenome, bom-dia, d. Maria Vi-lela, Maria Luísa Vilela, bom-dia.Bom dia, d. Zenaide e d. Dirce.

E como elegância é pra quemtem, e não para quem quer, bom-dia, Euder Quintino de Oliveira,Hélio de Souza Pereira, Jonas Ol-mos, Armando d’Almeida Neto,Neila Olmos, Icila Piton, Carmi-nha Moro, Anna Valci, NíltonMartinez, Oscar Albergaria Prado,Edgar A. Piton, Leda Maria deLima Ribeiro, Maria Antônia deOliveira. Um Natal Feliz a todos.

NATAL II

Antes dos shoppings...o Menino!Antes da mesa farta...(há muitas mesas vazias)o Menino!Antes dos presentes (supérflu-

os)...o Menino!Antes dos abraços (protocola-

res)...o Menino!Antes da alegria fácil (dos álco-

ois)...o Menino!Antes das festas (ruidosas!)o Menino!E junto ao Meninouma preceuma rezauma oraçãoum agradecimentoum pedido

“Então... é Natal”!

(por que não?)um gestouma reflexão...E a FéE a EsperançaE a Caridade(são tantosos irmãossem pão!)nos nossoscorações.E o Menino...E a PazE um pedaçode pão (repartido)...e a ComunhãoIvo de Souza★ E como gentileza tem nome

e sobrenome (e elegância tam-bém) bom-dia, Ademir e MirtesSichieri. “A vida, d. Mirtes, é lutarenhida, viver e lutar”.

PÍLULAS★ Eduardo Campos, governa-

dor de Pernambuco, quer ser presi-dente do Brasil. E quer muito.

★ Os principais jornais do mun-do reverenciaram o mestre Oscar

Niemyer, colocando-o em suas ca-pas. Merecidamente.

★ Mr. Barack Obama foi eleitoo homem do ano pela “Time”. Opresidente norte-americano bisouo título (ganhou-o pela primeiravez em 2008).

★ D. Dilma Rousseff quer, em2013, um PIB bem maior do que ode 2012 (1%). Nós também quere-mos. Queremos distribuição(decente) de renda, justiça soci-al, educação de qualidade (paratodas as crianças e jovens brasi-leiros), acesso (de todos os quedela precisam) à saúde públicade qualidade...

★ Olhem só a preocupação dealgumas pessoas: a citação, nascédulas de real, “Deus seja Louva-do”. Como se nesse Brasil brasilei-ro não houvesse milhares de coi-sas mais importantes (funda-mentais, essenciais, prioritárias)com as quais se preocupar. Deusseja louvado!!!

Ivo de Souza é professoruniversitário.

Page 4: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -04 - OPINIÃO

ENTÃO? ...... Então é Natal ... uma festa

cristã ... e o mundo não acabou ...como interpretaram alguns, base-ados no chamado calendárioMaia, uma das civilizações maissábias que já existiram neste pla-neta, que ainda não acabou, masparece caminhar lentamentepara a dizimação dos pobresmortais, via fome (física e cultu-ral) provocada pela corrupçãoque graça entre os seus serespseudopensantes.

OS MAIAS, ...... eram fascinados pelas estre-

las. Sem telescópios, sustentavamos estudos em observações a olhonu. Mesmo assim, obtiveram de-sempenho notável em descrever asposições do Sol, da Lua, de Martee Vênus. Tanto é que o propaladocalendário maia - na verdade,uma conjunção de calendários di-ferentes, interligados e cíclicos - émuito preciso, embora não se con-tasse com instrumentos científicosutilizados hoje.

UM CICLO ...... terminou na sexta-feira. E

outro começou imediatamente. A

O mundo não acabou,mas a corrupção não é ofim do mundo?

crença ainda via essatroca de calendáriocomo uma troca de ‘hu-manidade’ - daí dizerque a nossa iria acabarpara começar outra”.

O QUE ACONTECEU, ...... nada mais foi do que o que

está escrito na letra da música demister John Winston Lennon, quediz que um ano termina e começaoutra vez. Então é Natal...

GENTEM, ...... ao refletir sobre o ano que

está se findando, mesmo tocadopelas energias positivas do Natal,o que dá para se auferir, é quenunca, em nenhum tempo, nestacidade, que viu este ser “elefaran-tônico” nascer no começo da ruaSíria e, certamente, o irá ver ser le-vado para a sua volta ao pó, no fi-nal da mesma rua, a situação detirania (no sentido de governo le-gítimo mas injusto e cruel) e des-potismo (no sentido de manifesta-ção de autoridade tendendo à ti-rania e à opressão), parece que foitão presente.

PASSAMOS ...... os últimos anos vivendo sobre

propaganda intensa de que a ci-dade era maravilhosa e que tudoaqui é o melhor do mundo, crian-do uma realidade virtual, muitomais discrepante do que a que foicriada pelo ministro da propagan-da de Hitler, Dr. Paul JosephGoebbels, precursor da célebre fra-se que foi tirada de uma experiên-cia que vaticina que uma mentirarepetida várias vezes acaba setransformando em verdade.

RÁDIO, ...... jornais, e o que é pior, cente-

nas e centenas de consciências fo-ram alienadas e tudo quanto épseudojornalista, pseudoradialista,além de milhares de cabos eleito-rais foram adestrados à NovaOnda “RodrigoGeniana”, o que le-vou à reeleição ou à subversão dequase 80 por cento da populaçãoque não acreditava que o caos es-tava presente.

NÃO ACREDITAVA ...... nem nas mortes que teima-

vam em acontecer em razão datotal falência do sistema públicode saúde e nem que o abandono,via falta de planejamento e de ati-tudes que levassem ao progresso domunicípio e de sua população, pu-dessem levar ao estado de Mal Es-tar Social, via falta de empregos eoportunidades para a maioria e ocada vez mais nababesco estadode enriquecimento do feudo do-minante, da república das ..., via

carros zero quilometro, casas sun-tuosas, etc.

TUDO DISFARÇADO ...... por obras e placas de obras

que nada mais eram que ma-quiagem ou instalações suntuosaspara abrigar o “séquito locuple-tante”, ou verdadeiros engodoscomo o Morada Verde que prome-teu o luxo mas acabou entregandoo quase lixo.

SEM CONTAR ...... a infinidade de loteamentos

que sempre levam a ideia de de-senvolvimento, mas que nada maissão do que o aproveitamento deuma situação que foi criada peloúnico e verdadeiro prefeito queesta cidade já teve e que nuncaocupou o trono da 9 de Julho, oempresário Benito Benatti, queconseguiu criar mais uma oportu-nidade de desenvolvimento, via tu-rismo, ao arrepio do poder públi-co, apenas com sua credibilidadejunto à população e sua veia parao empreendedorismo.

MORAL DA ...... história: o mundo não aca-

bou, mas aqui a coisa tá ficandotão preta que parece estar cami-nhando para o final, como So-doma e Gomorra (de acordo coma Bíblia judaico-cristã, duas cida-des que teriam sido destruídas porDeus com fogo e enxofre descidodo céu. Segundo o relato bíblico,as cidades e os seus habitantes fo-ram destruídos por Deus devido aprática de atos imorais. Entre-tanto, arquelogistas não encon-traram nenhuma evidência signi-ficativa da existência de So-doma e Gomorra).

TALVEZ ...... seja por isso que estejam que-

rendo acabar com a prainha. Paracriar uma realidade virtual queconsiga enganar até os céus e evi-tar que o castigo da destruiçãoseja levado a efeito.

NO ENTANTO, ...... há quem diga que o projeto

da Prainha possa ter como panode fundo a valorização de terrenosda região, ou seja, mais uma espe-culação imobiliária. Quem viver esobreviver ao caos, ou ao castigode Sodoma e Gomorra, verá.

SAINDO DO MUNDO ...... surreal, e entrando no mun-

do das “surrealidades”, o tema que“bombou” esta semana na searapolítica foi em relação a discus-sões acerca de que teria havido

mais uma mostra de que o impé-rio consegue fugir até das forçasda própria lei: a decisão do juizeleitoral local de voltar atrás nasua decisão e diplomar os vereado-res eleitos, Becerra e Ferezin,mesmo estes tendo condenaçãopor improbidade administrativatransitada em julgado antes dadiplomação.

O ESCRITÓRIO ...... contratado em São Paulo

para interceder junto ao Tribunalde Justiça que, coincidentementetambém presta ou prestou serviçopara o governo Eugênico, conse-guiu que um desembargador semanifestasse com base no que ad-vogados estão chamando detecnicismo.

É QUE ...... segundo se comentava nos

corredores do fórum esta semana,antes de 2010 (o acórdão é data-do de 2009), não era necessáriodeixar especificado quais as penasque os condenados haviam sidocondenados dentre aquelas quesão cominadas tendo em vista ainfração do artigo 11 da Lei deImprobidade, na qual todos fo-ram enquadrados.

SÓ A PARTIR ...... de 2010 é que uma alteração

na lei, ou no procedimento dela,teria obrigado constar umaespecificação, ou comunicado,nos próprios autos de que o sujeitohavia perdido os direitos políticos.

O RELATOR, ...... do caso, à época, declarou

impedimento e um substituto foinomeado para responder ao agra-vo de instrumento interposto peloescritório que, ao que se comenta,teria sido pago a peso de ouro.

O DESEMBARGADOR ...... nomeado, então, alegou que

não existia em tal processo nenhu-ma comunicação ou citação àcondenação a perda de direitospolíticos. Deu para entender?

SEGUNDO OS ...... comentários de advogados

da área, na época da expediçãodo acórdão não era necessária talcomunicação, dai, destacarem afragilidade da decisão tomadapela justiça eleitoral local.

TANTO QUE, ...... a promotora eleitoral já no

dia posterior à decisão local, recor-reu ao TRE contra a diplomaçãodos dois vereadores fichas sujas.

GENTEM, ...

... o acórdão é claro, pois, pelosartigos que foram envolvidos econdenados na lei de improbidadeadministrativa, são cinco as puni-ções: devolução do dinheiro gasto;perda da função pública; suspen-são dos direitos políticos por trêsanos; pagamento de multa civilequivalente a uma vez o valor daremuneração percebida pelosagentes; e, proibição de contratarcom o Poder Público ou receberbenefícios ou incentivos fiscaisou creditícios, direta ou indire-tamente, ainda que por intermé-dio de pessoa jurídica da qualseja sócio majoritário pelo pra-zo de três anos.

APENAS A ...... primeira das punições não

foi acolhida pelo TJ, pois segundoo relator original não teria havidoprejuízo para o erário público,portanto, os envolvidos não teri-am que devolver o dinheiro gastocom os salários dos funcionários“nepóticos”.

E NO ACÓRDÃO ...... isso é líquido e certo, pois se

está escrito que foram condena-dos pelo artigo 11 e das penasapenas aquela não foi imposta,significa que o restante temque ser aplicado. Daí o frágiltecnicismo de dizer que teriaque existir “comunicação paraos casos de perdas de direitospolíticos”.

OS COMENTÁRIOS ...... no fórum local também da-

vam conta de que os advogadosdo suplente do PSC, MarquinhosSantos, iriam entrar com medidasjudiciais contra a diplomação deFerezin, condenado por improbi-dade, com sentença transitada emjulgado (que no direito diz-se nãomais passível de recurso, a não seruma certa ação rescisória), por-tanto fichas sujas.

GENTEM, ...... não dá para entender como é

que um candidato com sentençapor improbidade transitada emjulgado em junho de 2012, por-tanto, antes do registro de suascandidaturas, possa ser diplomadoe, com certeza, tomar posse em 1.ºde janeiro.

TALVEZ ESTEJAMOS...... realmente vivendo a situação

registrada na Bíblia e o nome des-ta cidade tenha passado a serOlimsodoma ou Olimgomorra.Que me perdoem os 20% que nãoforam subvertidos pelo governovirtual.

José Salamargo ... indignadoagora com a nova ameaça quepaira não contra o planeta terra,mas com a cópia das cidadesbíblicas Sodoma e Gomorra. Real-mente, quem viver e sobreviver aocaos e agora ao mito bíblico, verá.Feliz Natal!

Page 5: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 POLÍTICA - 05

PENDENGA ELEITORAL! A promotora de justiça pede a cassação dos diplomas concedidos a Becerra e Ferezin.

“Assim, está claroque foi aplicada,dentre outrassanções, aosrecorridos (entreeles Becerra eFerezin), asuspensão dosdireitos políticospelo prazo de trêsanos”, reforça apromotora.

DA REDAÇÃOO Ministério Público da 80.ª

Zona Eleitoral, Comarca de Olím-pia, através da promotora de jus-tiça Daniela Ito Echeverria, recor-reu ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE), contra a diplomação dosvereadores eleitos, Alcides BecerraCanhada Júnior e Jesus Ferezin, nanoite da terça-feira desta semana,dia 18, pelo juiz eleitoral LucasFigueiredo Alves da Silva.

Daniela Echeverria contestaprincipalmente a decisão do Tribu-nal de Justiça de São Paulo (TJ),através do relator substituto da1.ª Câmara do Direito Público,Eniz Francisco Francisco AguilarCortez, que decidiu no impedimen-to do desembargador DaniloPanizza, entendendo que Becerra eFerezin não tiveram seus direitospolíticos suspensos na sentença

MPE recorre ao TRE contra diplomaçãodos vereadores eleitos Becerra e Ferezin

proferida na Ação Civil Públicanúmero 1.443/200, que julgou aeventual prática de ato deimprobidade administrativa, atra-vés da prática de nepotismo, queteria sido praticado por ambos e

mais 18 pessoas.“Ocorre que os recor-

ridos (Becerra eFerezin) constavamcomo apelados emAção Civil Pública mo-vida pelo MinistérioPúblico do Estado deSão Paulo por Ato deImprobidade Adminis-trativa, sendo certo queem13 de abril de 2012houve o trânsito em jul-gado (do acórdão)”,cita no recurso a pro-motora.

Para a promotora oacórdão determina aperda dos direitos polí-ticos, inclusive:“Destarte, plausível apretensão do MinistérioPúblico, uma vez quenão está a buscar re-embolso de dinheiro aoerário já que tem comoprestado o serviço rela-tivo a função que exer-ceram, mas passíveis dearcarem com os efeitosdo ato improbo, comoé o caso das sançõesdo art. 12, Inciso III,

da Lei n.º 8.429/92, nas suascominações mínimas”, diz trechodo acórdão anexado ao recurso.

Echeverria ressalta também queé o Inciso III desse artigo que pre-vê a perda dos direitos políticos,

além de outras sanções como aperda do direito de contratar como Poder Público, seja pessoalmenteou através de empresa da qual fo-ram sócios majoritários.

“Assim, está claro que foi apli-cada, dentre outras sanções, aosrecorridos (entre eles Becerra eFerezin), a suspensão dos direitospolíticos pelo prazo de três anos”,reforça a promotora.

Daniela Ito Echeverria cita ain-da que no dia 19 de novembro de2012 o juízo da 2.ª Vara local, ve-rificando a ocorrência do trânsitoem julgado atendeu a requerimen-to do Ministério Público para aexpedição de ofício inclusive aoTRE para suspender os direitospolíticos de Becerra e Ferezin.

“Portanto está evidenciado que,após a data do pleito, teve-se ciên-

cia de que os recorridos estavamsuspensos em seus direitos políti-cos pelo prazo de três anos, o que

obstava a diplomação feita nodia 18 de dezembro de 2012”, citaoutro trecho do recurso.

Page 6: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -06 - OPINIÂO

Método Tiririca, pior do que está fica“ Para Dante Pavese, com o ca-

rinho de todas as canções comque animou a vida dosolimpienses, pela forma como bai-lou suavemente pela vida de to-dos nós que pudemos partilhar desua amizade”

WILLIAN ZANOLLINestes país, só rindo, cansei

de escrever e repetir nas pági-nas deste semanário, que naterra dos palhaços os homensriem de coisas sérias.

O Tiririca, o palhaço, o cômi-co, foi avaliado como um exce-lente representante do povo, jun-tamente com o baixinhoRomário.

Lá atrás, assim que foram elei-tos, não se esperava muita coisade ambos, tanta palhaçada etanta baixeza na nossa represen-tação política, que, no imaginá-rio popular eles seriam dois amais para contribuir com o des-crédito que os homens que criamleis, por razões óbvias, desfrutam.

No entanto, Romáriofez seu gol de placa eTiririca demonstrouque nem só de palhaça-da e circo de horroresvive o homem.

Porém, pelo país afo-ra, estes exemplos cita-dos acima que junta-mente com outros par-lamentares, em númeroreduzido, infelizmente, demons-tram publicamente, não são se-guidos, não são a regra no mun-do parlamentar como deveria ser.

Tanto que em tantas cidadesonde se cercar vira presídio, se co-locar lona vira circo, os exemplossão vergonhosamente adversos, oque se faz com o dinheiro públiconão pode nem sequer ser mencio-nado como palhaçada para nãoofender a classe circense, queatravés do seu representante de-monstrou que sabe a hora exatade ser sério.

Já, as tiriricas que vicejam nosparlamentos, verdadeiras pragas,abusam do poder que pensamque têm, e sem nenhum pudor

golpeiam as finançaspúblicas, drenam esugam até onde dá,raspam o erário.

Em plena época demoralização, de pe-dido de prisão de ex-ministros, cassaçãode mandatos,inelegibilidades e ou-tras coisas mais os

“cara de aços” estão promovendouma verdadeira farra do boi pelopaís afora.

Aumentaram salários de pre-feitos, de secretários e de si mes-mo, e, pasmem, mesmo reféns doExecutivo na sua maioria, mesmohomologadores do desejo dosmandatários entenderam emmuitas cidades que deveriam terassessores para auxiliá-los a nãofazer nada.

Sim, muitos descarados quesaem ou que ficam na condiçãode autoridade legislativa, em últi-ma penada, estão por ai criandobenesses para seus cabos eleito-rais e para si mesmo.

Vergonha pouca é bobagem, e

o descaramento, a pouca vergo-nha é tanta que estes legisladoresde faz de conta, já votam estesverdadeiros passa moleques napopulação no final de mandato,para que os próximos, cinica-mente, que pressionaram nosbastidores em favor das van-tagens, possam argumentarcandidamente que isto é coisada legislação passada.

Passam desta maneira, da con-dição de espertalhões para a decoitadinho que se estivesse lá lu-taria contra, se entender que opovo não entendeu a medida, eque infelizmente é obrigado acumprir o que está explicito na lei.

E nomeiam os “aspones”, asses-sores de porra nenhuma, e bri-gam por cargos, e quando têmque votar algo mais significa-tivo do ponto de vista econô-mico cobram o “porfo” tradi-cional por fora.

Este é o país que vivemos e quepor mais que se investigue, pormais que se apene, por mais quese acene com a cadeia, que deve-ria ser o lugar de muitos, a quan-tidade de tiriricas continuam bro-tando nos Legislativos e nos Exe-cutivos deste Brasilzão.

Ao ponto de serem transfor-mados, merecidamente, emícones da moralidade exatamenteaqueles a quem não se dava cré-dito algum, um jogador de fute-bol e um palhaço.

E são valorizados exatamentepela obviedade: cumprem seu pa-pel de forma séria e honesta, nãoparticipam, pelo menos até ago-ra, de conchavos e acertos comoos citados acima que não apenastornam desacreditados os parla-mentos como também passa àpopulação a triste idéia de que sequem os representa, se quem fazas leis se comportam como palha-ços e transformam as casas de leisem um picadeiro de circo de ter-ceira categoria, que razão teriampara se comportar com seriedade?

De maus exemplos o país estálotado, precisamos de mais genteque faça gols de placas, de genteque sorrindo mostre o lado sérioda vida palhaça.

Willian A. Zanolli é artistaplástico e jornalista. No mais, Fe-liz Natal aos leitores, aos amigose aos que me têm por inimigo,que não são poucos.

Page 7: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 TURISMO - 07

Page 8: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -08 - POLÍTICA

FICHAS SUJAS DENTRO! Consta que o TJ entendeu que a suspensão dos direitos políticos de ambos não podia prevalecer.

“Por enquanto elesestão aptos”, afirmao juiz eleitoral.

DA REDAÇÃOA justiça eleitoral diplomou os

vereadores eleitos, Alcides BecerraCanhada Júnior e Jesus Ferezin,mesmo com seus nomes expostosno site do Conselho Nacional deJustiça (CNJ) como “fichas sujas”por condenação em ação civil pú-blica que apurou prática de ato deimprobidade administrativa.

A solenidade de diplomação doseleitos foi realizada na noite da ter-ça-feira desta semana, dia 18, naCâmara Municipal de Olímpia.

De acordo com o juiz eleitoralLucas Figueiredo Alves da Silva adecisão de diplomar foi por causade um comunicado que recebeu do

Juiz eleitoral diploma Becerra e Ferezinmesmo com condenação por improbidade

Tribunal de Justiça de São Paulo(TJ), dando conta de uma liminarconcedida aos dois vereadores.

Consta que o TJ entendeu quea suspensão dos direitos políticosde ambos não podia prevalecer.“Por enquanto eles estão aptos”,comentou Alves da Silva ao finalda solenidade.

Por outro lado, também apósa solenidade, Becerra concedeuentrevista a uma emissora derádio local comentando a situa-ção que viveu nos últimos dias ea expectativa de ser diplomado eem consequência assumir umadas 10 vagas na Câmara Muni-cipal local.

De acordo com Becerra, ele te-ria sido “pego de surpresa” (sic)com a informação publicada pelaFolha da Região. “Fiquei sabendoatravés de um jornal local sobre aimpossibilidade que haveria paraassumir o meu lugar aqui na Câ-mara. Mas nunca pairou dúvidas.A minha convicção é que eu teriaa diplomação”, afirmou.

Já sobre a confirmação do di-ploma ele comentou: “Ficou claroatravés de uma decisão do Tribu-nal de Justiça que não houve per-da dos direitos políticos não só daminha pessoa, mas de todos os de-

mais envolvidos”.O vereador eleito reforçou que

antes da divulgação pela Folha daRegião ele não tinha informaçãosobre a eventual condenação.

“Nunca fui comunicado nempelos meus advogados, que deve-riam ter comunicado, da deci-são que já, desde março, estavaconcluso (trânsito em julgado).Também não fui comunicadoem momento algum nem pelajustiça comum e nem pela eleito-ral”, declarou.

Também entrevistado pela mes-ma emissora, o vereador eleito Je-sus Ferezin informou que a decisãodo TJ ocorreu em um mandado desegurança com pedido de liminar.Porém, confessou que não espera-va um resultado ainda antes doinício da solenidade de diploma-ção e também confessou que, tan-to ele quanto Becerra tinham ape-nas 1% de chances de obter umresultado positivo.

Os dois eleitos foram diploma-dos porque seus advogados teriamconvencido o TJ que não tiveramseus direitos políticos cassadoscom a condenação por improbida-de administrativa, embora hajaentendimento de que a perda dosdireitos políticos esteja implícitaem condenação desta espécie.

Becerra informou também queo escritório de advocacia que a-tuou no TJ não custou R$ 100 mile que não foi o prefeito que pagou.“O prefeito Geninho apenas nos in-diciou o escritório”, disse. Constaque a contratação do escritório foifeita em seis parcelas totalizandoR$ 26 mil aos dois.

SOLENIDADEDE DIPLOMAÇÃOJá em relação à solenidade de

diplomação propriamente dita,que começou com atraso demeia hora aproximadamente,ficou caracterizada pelo menosuma falha de organização. Ao

contrário do que fora determi-nado pelo juiz eleitoral, quandomenos se esperava a galeria jáestava repleta de pessoas.

“Em primeiro lugar gostaria depedir desculpas pelo que ocorreu.Mas gostaria de esclarecer que ha-via inicialmente uma determina-ção para que apenas uma pessoaconvidada por diplomado tivesseacesso”, explicou o juiz eleitoralLucas Figueiredo Alves da Silva.

Vale ressaltar que a galeriada Câmara Municipal de Olím-pia tem capacidade para aten-der no máximo 100 pessoas. Porisso, houve um pedido de Alvesda Silva para que todos se reti-rassem, mas teve de haver inter-venção da Polícia Militar paraorganizar a situação.

Na oportunidade foi realizadaa diplomação dos eleitos nos seismunicípios que compõem a 80.ªZona Eleitoral (Comarca de Olím-pia): Altair, Cajobi, Embaúba,Guaraci, Olímpia e Severinia.

Primeiro foram diplomados osvereadores eleitos de Altair: Anto-nio Bispo Rodrigues, Brenda Va-nessa Squiapati Flores, Daniel Fer-nandes de Souza Amado, Devalcida Cruz Baia, Devani Bispo dosSantos, Ellen Cristina Wenzel Cor-rea, Francisco Carlos Tomaz daSilva, Richard Vergínio da Silva eWagner Gomes Correia.

Em seguida, foram os eleitos deCajobi: Aderval Mandredo, Age-rino dos Anjos Araújo, AndersonCristiano de Morais, Marcio An-tonio de Faria, Maria de LourdesSacchetin, Nivaldo Ferreira dasNeves, Renato Martins da Silva eWilson Miatelo Diniz.

Na sequência, os vereadoreseleitos de Embaúba: AméricoSandrini, Edeir Ferreira da Silva,Marcelo Ribeiro Alexandre,Marcos Roberto Pagliuco, PedroJosé da Costa, Rosimeire Bar-della Bertati, Sérgio Ricardo E-

vangelista, Tania de CarvalhoFinoto e Wilson Roberto Pavan.

Pela ordem alfabética tambémos vereadores eleitos de Guaraci:Arlete Machado da Silveira Do-mingos, Claudinei Soncin, Fernan-do Alves Ramos, Gustavo de Oli-veira Siqueira, Isaulino Franciscode Souza, Marisa Aparecida MaiaMuniz, Olímpio Antônio Levi, Ro-drigo Moreda Mendes e WandreiJosé Gasparetti.

Os vereadores eleitos de Olímpiaforam diplomados em seguida:Alcides Becerra Canhada Júnior,Dirceu Bertoco, Gustavo Zanette,Hilário Juliano Ruiz de Oliveira,Humberto José Puttini, Jesus Fe-rezin, Leandro Marcelo dos San-tos, Leonardo Simões, Luiz Anto-nio Moreira Salata e Marco Anto-nio Parolim de Carvalho.

Por último foram os vereadoreseleitos de Severínia, única com 11vereadores: Bionir Babarelli, Bre-no da Silva Alves, Carlos AlbertoSecchieri Júnior, Cassiano MoisésDutra Teixeira, Celso Manoel Do-mingues, Darcy Lopes, Denis Cor-reia Moreira, José Antonio AlvesPereira, Mário Henrique RodriguesPimenta, Natalia Cristine Dutra eNestor Almeida Sobreiro.

DIPLOMAÇÃO DEPREFEITOS ELEITOSA seguir, foram chamados os

prefeitos e vice-prefeitos eleitosde Altair, Antonio Padron Neto eRafael de Figueiredo Marinho;de Cajobi, Márcio Donizete Bar-barelli e José Saraiva Neto; deEmbaúba, o vice eleito PauloRogério Brunelli (o titular, re-eleito, Jesus Natalino Peres, oZui, faleceu no último dia 13);Guaraci, Renato Azeda Ribeirode Aguiar e Elson Machado Sil-veira; Olímpia, Geninho Zulianie Gustavo Pimenta; e, por fim,Severínia, Edwanil de Oliveira eGuilherme Araújo de AlmeidaSecchieri.

Na fotos, os vereadores Becerra e Ferezin recebem os diplomas das mãos do juiz eleitoral. Na foto à direita todos os vereadores eleitos de Olímpia.

Page 9: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 POLÍCIA - 09

NA ROTA DO TRÁFICO! Essa foi a maior apreensão de entorpecentes registrada na história do município de Olímpia.

Os traficantesusaram umaestrada municipalem terra na regiãoda usina como pistade pouso para aviãoque transportava adroga.

DA REDAÇÃOCOM PORTAL TERRA E TV TEM

- IMAGENS TV TEMDepois de uma troca de tiros,

agentes da Polícia Federal (PF) deSão José do Rio Preto prenderamtrês pessoas e realizaram a maiorapreensão de drogas já ocorridana região: 450 quilos de crack emuma estrada municipal do municí-pio de Olímpia.

A operação foi realizada nestaquinta-feira, dia 20, na região daUsina Cruz Alta, em um dos aces-sos em terra à Rodovia AssisChateaubriand, SP-425, próximo àdivisa com o município de Gua-piaçu.

As identidades dos três detidosnão foram divulgadas. Mas as in-vestigações continuam e mais inte-grantes da quadrilha podem serpresos. Eles podem pegar até 25anos de prisão.

Segundo a PF, parte da quadri-lha usou disfarces de operáriospara fechar uma rodovia local,permitindo o pouso de um aviãomonomotor carregado com crack.

Polícia Federal de Rio Preto apreende 450quilos de crack em estrada rural de Olímpia

Os traficantes vestiam uniformes,capacetes e coletes de equipes demanutenção e colocou cavaletes,bandeiras e cones para interditarum trecho da estrada onde oavião desceu.

“Eles se vestiram de operários

para deter os car-ros enquanto oavião estivesse nolocal. Disserampara os motoris-tas que o trechoestava em obras,como se fossemfuncionários deuma empreiteiraque faz obras notrecho”, contou um dos agentesque participou da operação, chefi-ada pelo delegado LeandroSacassani.

De acordo com o mesmo agen-te, as estradas rurais da região sãousadas como pistas de pouso decontrabandistas, mas nunca osagentes tinham presenciado umcuidado tão grande para recebi-mento de mercadorias, com bandi-dos disfarçados de operários parainterditar estradas.

A PF tinha informação de queum avião pousaria nesta quinta-

feira nessa re-gião para des-carregar certaquantidade dedroga. Esseavião pousou dem a d r u g a d a ,mas os agentesnão consegui-ram interceptaro monomotor,

que deixou a carga em poucos mi-nutos e levantou voo.

Entretanto, os policiais aindativeram tempo de impedir queuma caminhonete Hilux, um FiatPálio e um Peugeot 307, que eramusados pelos traficantes, deixas-sem o local.

A droga foi encontrada na ca-çamba quando fazia a vistoria nacaminhonete. Três suspeitos foramdetidos e foram levados à Delega-cia da Polícia Federal de Rio Preto,onde prestaram depoimentos.

Consta que o crack estava

acondicionado em forma detabletes dentro de um saco de ar-roz com a inscrição “Santa Cruzde La Sierra”, nome de um municí-pio boliviano.

Porém, a PF não informou sehouve identificação do avião etambém não soube informar ondea droga seria comercializada pelostraficantes.

Casa Cote Gil. R4160.000,00.

Apto Jd. Primavera. R$280.000,00.

Casa Jd. Primavera. R$440.000,00.

Casa Thermas Park. R$500.000,00.

Área 20.000, próximo aoTropical I.

Terreno Jd. Amélia Dionisio

a partir de R$ 42.000,00.

Terreno Menina Moça II. R$60.000,00.

Terreno Cote Gil 250 m2.R$ 60.000,00.

Terreno Veridiana 350 mt2.R$ 95.000,00.

Terreno Álvaro Brito 450mt2. R$ 125.000,00.

Terreno Tênis Clube 1000mt2. R$ 105.000,00.

Terreno Thermas Park. R4

Page 10: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -10 - ENTRETENIMENTO

ÁRIES – (21/03 a 20/04)Período de grande irritação e impa-

ciência. Procure ter calma e busquedivertimentos para relaxar e gastarenergia. Mantenha a cabeça distraí-da, para não se estressar.

TOURO – (21/04 a 20/05)Aproveite a maré de boa sorte e fi-

que atento às oportunidades. Empe-nhe-se para garantir que os recursosfinanceiros cresçam, mas não se es-queça de dar espaço às pessoas asua volta.

GÊMEOS – (21/05 a 20/06)Evite problemas nos relacionamen-

tos. Você terá dificuldades em se co-municar de forma clara e poderá seexpressar de maneira confusa efantasiosa. Mantenha os pensamen-tos organizados.

CÂNCER – (21/06 a 21/07)Agir sem pensar nas relações de

trabalho pode levá-lo a cometer ex-cessos. Cumpra suas obrigaçõescom boa vontade, dando seu toqueespecial a tudo. Seja muito feliz hoje!

LEÃO – (22/07 a 22/08)Os bons presságios no setor profis-

sional continuam. O momento é pro-pício para dividir espaços e recursoscom outras pessoas. Busque somarforças para fortalecer suas atividades.

VIRGEM – (23/08 a 22/09)Cuidado para não exigir demais e de

quem trabalha com você. Procure fazersua energia produtiva fluir com con-tinuidade e equilíbrio. Não se estressemuito com a correria de final de ano.

LIBRA – (23/09 a 22/10)Você pode aprender a dar uma dire-

ção mais firme aos seus atos. Esteperíodo deve trazer mudanças em seucomportamento, criando pequenosconflitos. Mas é o seu desenvolvimen-to que está em jogo.

ESCORPIÃO – (23/10 a 21/11)Seus interesses estarão voltados

para o futuro e a carreira. Empolgadocom novas ideias, você poderá terperspectivas de vida inovadoras. Masafaste a tendência de fugir da realida-de imediata.

SAGITÁRIO – (22/11 a 20/12)A agitação dos últimos dias começa

a diminuir. Você precisará de momen-tos de recolhimento para refletir demaneira mais ampla e positiva em suavida profissional. Organize agora a suafesta de Natal.

CAPRICÓRNIO – (21/12 a 20/01)Pode haver momentos de medo e

insegurança com forte desejo de mu-danças, mas pouca coragem para en-frentar o novo. Evite solidão, relacione-se com amigos e viva de formadescontraída.

AQUÁRIO – (21/01 a 20/02)As questões financeiras poderão ser

prejudicadas por ações inesperadas.A precipitação é seu pior inimigo nes-ses momentos, pois faz com que cor-ra riscos desnecessários. Leve a vidacom mais moderação.

PEIXES – (21/02 a 20/03)Você encontrará algumas dificulda-

des para colocar ideias mais elabora-das em prática, pois os detalhes nãosão o seu forte. No entanto, para queseus planos se desenvolvam, é preci-so prestar toda a atenção a eles.

SEMANA DE 22/12/12 A 28/12/12

Ana de Souza Silva faleceu no dia 20/12/2012, aos 87 anos. Domiciliada emOlímpia e sepultada no cemitério local.Deixa 7 filhos: Alipio, Dirce, Etelvino,Maciel, Tereza, Aparecida e João.--------------------------------------------------------

Dante Pavese faleceu no dia 19/12/2012, aos 81 anos. Casado com SirleneGarcia Pavese. Domiciliado em Olím-pia e sepultado no cemitério local.. Dei-xa 2 filhos: Carlos e Maria Teresa.--------------------------------------------------------

Joaquim da Silva faleceu no dia 15/12/2012, aos 88 anos. casado comJoaquina Araujo da Silva. Domiciliadoem Guapiranga e sepultado no cemitériode Baguaçu. Deixa 4 filhos: Geracino,Judite, Maria Albertina e Aparecida.--------------------------------------------------------

Sebastiana Ferreira faleceu no dia15/12/2012, aos 59 anos. Domiciliadaem Olímpia e sepultada no cemitério lo-cal.--------------------------------------------------------

Antonio Divino Silvestre faleceu nodia 15/12/2012, aos 85 anos. Domicilia-do em Olímpia e sepultado no cemitériolocal. Deixa 3 filhos: José, Ewduvirgese Benedito.--------------------------------------------------------

Lázaro José faleceu no dia 15/12/2012, aos 92 anos. Domiciliado emOlímpia e sepultado no cemitério local.Deixa 6 filhos: Oswaldo, Osmar, Jair,Terezinha, Alice e Célia.--------------------------------------------------------

Matilde Ruiz Sartori faleceu no dia 12/12/2012, aos 71 anos. Domiciliada emOlímpia e sepultada no cemitério local.deixa 1 filho: Luiz Carlos.--------------------------------------------------------

Oswaldo Rodrigues Pessoa faleceuno dia 12/12/2012, aos 76 anos. Casadocom Antonia Barreira Pessoa. Domici-liado em Olímpia e sepultado no cemité-rio local. Deixa 4 filhos: Solange, Selma,Silvio e Sandra.--------------------------------------------------------

Orlando Januário faleceu no dia 10/12/2012, aos 90 anos. Domiciliado emOlímpia e sepultado no cemitério local.Deixa 2 filhos: Cláudio e Cleide.--------------------------------------------------------

Cláudio de Souza Carvalho faleceu nodia 02/11/2012, aos 42 anos. Casadocom Solange Rodrigues Carvalho.Domiciliado em Olímpia e sepultado nocemitério local. Deixa 2 filhos: Tarcisio eCláudio.--------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------Casa – Jd- Santa Rita - R$:- 230.000,00.Ótima localização no bairro.------------------------------------------------------------------------------Aptos – Jd dos Laranjais - R$:- 155.000,00.Com possibilidades de financiamento bancário.------------------------------------------------------------------------------Casa – Canterville - R$:- 190.000,00 –------------------------------------------------------------------------------Casa – Vitório Parolim - R$:- 180.000,00--------------------------------------------------------------------------Casa – Cote Gil - R$:- 160.000,00 – Constru-ção nova------------------------------------------------------------------------------Casa – Jd Gonçalves - R$:- 250.000,00 – Es-tuda-se Permuta------------------------------------------------------------------------------Chácaras – Bairro Tamanduá - R$:- 200.000,00- Áreas de 20.000m². Estuda-se permuta.------------------------------------------------------------------------------Casa – Residencial Veridiana - R$:-270.000,00. Estuda-se permuta por casa, terrenosou veículos.------------------------------------------------------------------------------

CÂMERA OCULTAAPAIXONADO PELAMULHERDomingos Montagner, o Zyah

de “Salve, Jorge”, não esconde asua paixão pela mulher, a produ-tora Luciana Lima. Eles estão ca-sados há mais de dez anos e têmtrês filhos. O ator garante que apaixão é a mesma dos tempos denamoro. Bonito de se ver.

O ATORDomingos Montagner estreou

nas novelas fazendo “Cordel En-cantado”, depois protagonizou aminissérie “Brado Retumbante”. Oator tem uma longa história noteatro e no circo, e tem sido apon-tado como um dos novos galãs datelevisão, apesar de ele mesmo re-jeitar este rótulo.

QUASE CERTOHá quem jure que Marcelo

Adnet está mesmo com um pé naGlobo. O humorista deverá ter umprograma só seu na mesma faixade horário em que era mostrado o“Turma do Didi”, aos domingos.

ENQUANTO ISSO...Dani Calabresa, mulher de

Adnet, estaria negociando o seupasse com a Band para integrar atrupe do “CQC”.

DESTAQUE

Sabe-se que um dos carros ale-góricos da São Clemente será emhomenagem à Carminha, de “Ave-nida Brasil”. O tema do samba en-redo da agremiação será as nove-las das 21 horas. A atriz AdrianaEsteves, interprete da personagem,foi convidada para o destaque docarro, mas ainda não teria confir-mado presença.

OUTRA HISTÓRIAFalando ainda da São Clemen-

te, Marcelo Serrado será o rei dabateria da escola e aparecerá ca-racterizado como CrodoaldoValério, seu grande sucesso em“Fina Estampa”. Vale lembrar queo ator desistiu de desfilar pela VilaIsabel alegando compromissosprofissionais.

FÉRIASRafael Cortez, que deixou o

“CQC”, e vai comandar o “GotTalent”, na Record, pretende curtiras festas de final de ano com a fa-mília, mas depois viaja para aVenezuela a fim de descansar an-tes de enfrentar os novos desafios.

NA MESMA NOVELAApesar de não terem sido infor-

madas sobre maiores detalhes donovo trabalho, Sophie Charlotte eFernanda Vasconcelos passarão

por uma radical transformaçãono visual; elas serão protagonistasde “Sangue Bom”. O folhetim estásendo escrito por Maria AdelaideAmaral.

AJUDABruno Gagliasso aparecerá nos

primeiros capítulos de “O PequenoBuda” escalando o pico Everest,mas por causa das dificuldades detal façanha, a cena será gravadano Chile e contará com efeitos dacomputação gráfica.

FALANDO DE GAGLIASSOQuem viu conta que Giovanna

Ewbank, mulher do ator, está fa-zendo tratamento para engravidar.O casal conta com o auxílio deuma clínica especializada, locali-zada no interior de São Paulo; aideia é preservar a vida pessoal,mas eles não escondem que que-rem aumentar a família.

DUPLA JORNADAGustavo Daneluz, que atual-

mente faz o Mário, em “Carrossel”,novela exibida pelo SBT, estrearáno palco. A partir do dia 10 de ja-neiro, ele será Feioso no musical“Familia Adams”, que tem comoprotagonistas Daniel Boaventurae Marisa Orth.

MUSAHeloísa Perissé será a garota

propaganda do tradicional blocode carnaval carioca “Simpatia ÉQuase Amor”. A atriz está de féri-as desde que fez a Monalisa, em“Avenida Brasil”.

DESTAQUERodrigo Simas será um dos des-

taques da Grande Rio. O ator queatualmente faz o Bruno, em “Ma-lhação”, sairá no abre alas daagremiação. Ele já está enfrentan-do a maratona de ensaios na qua-dra da escola.

INCONFORMADAQuem convive nos bastidores de

“Salve, Jorge” conta que FláviaAlessandra ainda não se confor-mou em ter perdido o lugar deprotagonista para Nanda Costa.E, por isso, não perde a oportuni-dade de criticar a colega de elen-co. Se isso é mesmo verdade, quecoisa feia, só depõe contra Fláviaque tem carreira consolidada natelevisão.

CONTINUA RENDENDODepois de ter sido revelado que

a suposta filha de Marcos Paulotem 37 anos de idade e trabalhacomo coordenadora em uma es-cola, num município do Rio de Ja-neiro, surge outro filho que tam-bém fará o teste de DNA. Se con-firmada a paternidade, será maisum a entrar na partilha dos bensdo saudoso ator e diretor.

EXPLICAÇÃORodrigo Santoro pediu a pala-

vra e desmentiu que tenha sidoconvidado para fazer uma partici-

pação especial em “O PequenoBuda”. O ator que atualmente de-dica-se à carreira no cinema ame-ricano, não nega que gostaria deretomar as novelas, mas por en-quanto, outros compromissos pro-fissionais o impedem.

PREMIADA“Vidas Em Jogo”, novela produ-

zida e exibida pela Record foi pre-miada no Banff World Media Fes-tival do Canadá. A trama deChristiane Fridman e AlexandreAvancini concorreu com outrastrinta e seis produções. Bonito dese ver.

DEFININDO AS COISASNo folhetim “Em Nome do Pai”,

Paolla Oliveira e Malvino Salvadorserão Paloma e Bruno, umcharmoso casal que será unidopor um destino cruel. No início datrama, ela terá a filha roubadapor Felix (Mateus Solano) e a cri-ança será adotada por Bruno, sen-do que Paloma se aproximará delejustamente por causa da disputapela criança.

PAPAI NOELIvete Sangalo e Daniel Cady es-

tão cuidando pessoalmente dosdetalhes da organização de umaceia de Natal para seus familiares.Com direito a Papai Noel na horada entrega dos presentes.

ACERTANDO OSPONTEIROSCris Nicolotti está acertando os

ponteiros com a Globo e, assim,em breve estará numa das próxi-mas novelas da emissora. Um dosseus últimos trabalhos foi fazer aCatarina, em “Tapas & Beijos”.

FAMÍLIACléo Pires sempre encarou mui-

to bem o fato de ter dois pais. Opai biológico dela é Fábio Jr, e ooutro é Orlando Moraes, maridode sua mãe, a atriz Glória Pires. Aatriz afirma que ama os dois enunca teve problemas, pois se con-sidera privilegiada.

LOIRA MISTERIOSAQuem viu conta que dias atrás,

Roberto Carlos deu carona parauma loira misteriosa até um pon-to de taxi, no bairro da Urca, pertoda casa onde reside. Ninguémconseguiu descobrir quem era amoça.

COISAS DO AMORKlebber Toledo, o Umberto de

“Lado a Lado”, estampou umafoto de sua namorada, a tambématriz Marina Ruy Barbosa, em suaprancha de surfe. O galã já ga-nhou fama por causa deste seulado romântico na vida real.

SEM DESTINOWellington Muniz e Mirella

Santos se preparam para a tão so-nhada viagem de lua de mel, umavez que o humorista já está de féri-as do “Pânico”.

Page 11: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 POLÍTICA - 11

OUTRO RECURSO! “No nosso entendimento o Ferezin continua com os direitos políticos suspensos”.

“O que a genteaponta aqui é quehouve um equívocoda Justiça Eleitoralde uma decisão queocorreu de agravo,que acabouocasionando aexpedição dodiploma para ele(Ferezin)”.

DA REDAÇÃOO suplente de vereador Marcos

Antônio dos Santos, conhecidopor Marquinhos, que disputou aeleição proporcional pela coliga-ção “Saúde, Honestidade e Traba-lho”, recorreu ao Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE), contra a di-plomação do vereador eleito JesusFerezin, na noite da terça-feira

Suplente pede revogação de diplomação de Jesus Ferezindesta semana, dia 18, em solenida-de realizada na Câmara Munici-pal de Olímpia.

No recurso, protocolado noinício da tarde desta sexta-feira,dia 21, no Cartório da 80.ª ZonaEleitoral, os advogados Davi DeMartini Júnior e Wesley RainerCerqueira, pedem antecipaçãode tutela com a finalidade deevitar que Ferezin chegue a to-mar posse no próximo dia 1.º dejaneiro de 2013. Além da medi-da suspendendo os efeitos dadiplomação, pedem ao final queseja revogada a diplomação le-vada a efeito.

Alegam os advogados de Mar-quinhos que a decisão no agravode instrumento que suspendeu asuspensão dos direitos políticostanto de Ferezin, quanto do tam-bém vereador eleito Alcides Becer-ra Canhada Júnior, não muda oacórdão que decidiu a Ação Civil

Pública número 1.443/2000, quetramitou na 2.ª Vara local.

Segundo o entendimento quese depreende da inicial do recur-so, pelo contrário, a decisão noagravo indeferiu o pedido deefeito suspensivo.

Os advogados reclamam tam-bém que o pouco tempo em que

tudo isso ocorreu, com a decisãode diplomar Ferezin e Becerra jáno início da noite da terça-feira,por volta 18h10, impediu quehouvesse o contraditório, ou seja,não permitiu que houvesse tempopara a manifestação em nome deMarquinhos.

No final da tarde de ontem o

advogado Davi De Martini Júniorexplicou que o recurso é contra aexpedição a Jesus Ferezin. “Nonosso entendimento o Ferezin con-tinua com os direitos políticos sus-pensos, de acordo com a decisãodo Tribunal que foi transitado emjulgado”, afirmou.

E acrescentou: “O que a gente

aponta aqui é que houve umequívoco da Justiça Eleitoral, deuma decisão que ocorreu de a-gravo que acabou ocasionandoa expedição do diploma para ele(Ferezin). A gente está simples-mente apontando os nossos mo-tivos e pedindo para que se re-vogue ao final”.

DA REDAÇÃOA Câmara Municipal de Olím-

pia está encerrando o ano legisla-tivo, o último da atual legislatura,com a criação de seis cargos de as-sessores de vereadores. Isso porquemesmo em uma sessão extraordi-nária, o presidente Rodnei RogérioFreu Ferezin, mas sem antes comu-nicar aos outros vereadores, incluiuum projeto de lei criando os cargosna reunião realizada no final damanhã desta quarta-feira, dia 19.

Trata-se do Projeto de Lei nú-mero 4.485/12, de autoria damesa diretora, que dispõe sobre

a criação de seis cargos em co-missão de assistentes legislativos,ou seja, o mesmo que assessoresde vereadores. Esses cargos con-templarão os vereadores quenão fizerem parte da composi-ção da mesa diretora.

Consta do projeto que cada“novo assessor” tem que ter o en-sino médio completo e terá salá-rio de R$ 1.514,29. Quer dizer,os seis novos assessores vão cus-tar por mês R$ 9.085,74, ou R$118.114,62 por ano e, emconsequência, R$ 472.458,48nos próximos quatro anos.

Os cargos serão nomeados emcomissão pela mesa diretora, masos nomes serão indicados por cadaum dos vereadores. A exoneração,também a cargo da mesa, tam-bém dependerá da decisão de cadaum dos vereadores.

Os advogados Wesley Rainer Cerqueira e Davi DeMartini Junior protocolaram recurso no Cartório Elei-toral na tarde dessa sexta-feira.

NA CALADA DA MADRUGADA!Câmara Municipal de Olímpiaencerra ano criando seis cargosde assessores de vereadoresAssessores vãocustar R$472.458,48 nospróximos quatroanos.

Page 12: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -12 - NOVELAS

GUERRA DOS SEXOS

MALHAÇÃOSEGUNDA - FEIRA - 24/12/2012Lobo mantém Lia no estúdio e a meni-

na se apavora. Marcela precisa ser ope-rada às pressas. Gil conta para Lorenzoo que aconteceu com Lia. Ju chega comos amigos ao estúdio de Lobo e conse-guem abrir a porta. Lia e Ju se abraçam ea polícia chega. Lorenzo repreende a fi-lha mais velha por se meter em maisuma situação de risco. Ju pede para con-versar com Lia. Gil conta para Marcelatoda a história de Lobo. Lia e Ju se en-tendem e voltam a ser amigas. Fatinhanão se conforma de ter que fazer faxinana casa de Pilha. Lorenzo visita Marcela.Os turistas do hostel procuram Fatinha epedem que ela volte a trabalhar lá.

TERÇA - FEIRA - 25/12/2012Dinho explica para Valentina que o

envolvimento deles só durou a viagem eque ele vai ficar com Lia. Ju termina demaquiar Lia para publicar em seu blog.Mathias encerra as aulas no colégio e osalunos saem de férias. Ju e Bruno sedespedem de Marta e Olavo que prome-tem voltar definitivamente para casa embreve. Rômulo aconselha Dinho a nãocontar nada sobre Valentina. Lorenzocuida de Marcela enquanto Lia e Ju tiramGil de casa. Dinho se encontra com Lia eJu se afasta. Marcela e Lorenzo se bei-jam. Ju comenta com Gil que Lia e Dinhose gostam de verdade e ele tenta seaproximar da blogueira. Lorenzo eMarcela decidem ficar juntos.

QUARTA - FEIRA - 26/12/2012Ju tenta esconder seu desconforto e

diz para Bruno que não tem nada comGil. Fatinha e Gil namoram. Marcela co-memora com Lorenzo o fato de Gil acei-tar a presença do médico em sua vida eeles pensam em assumir o romancepara todos. Gil chama Fatinha para sairda festa e ela provoca Bruno ao passarpor ele. Nando repreende Orelha por

LADO A LADO

SALVE JORGE

SPECIAL NEWS

SÁBADO - 22/12/12Russo encontra a roupa que Morena e

Jéssica esconderam e Rosângela acu-sa Waleska. Antônia discute com Cel-so. Morena e Jéssica repreendemRosângela. Delzuite e Pescoço chegamà gafieira e Vanúbia avisa à polícia.Wanda disfarça ao falar com Nunes aotelefone, mas Lívia percebe. Helô vêBerna receber um telefonema deAdalgisa e fica intrigada. Morena eJéssica exigem que Rosângela tente sa-ber notícias de Waleska. Áurea não dei-xa Junior falar com Theo. Delzuite pedepara Lucimar ajudá-la a libertar Pescoço.Morena e Jéssica dão continuidade aoplano de fuga. Lucimar se preocupa comsumiço de Junior.

SEGUNDA - FEIRA - 24/12/2012Berna recebe um telefonema de

SÁBADO - 22/12/12Carlota pressiona Constância para to-

mar providências contra a apresentaçãode Isabel. Luciano pergunta a Quequésobre Jackeline. Luciano desiste do en-saio, depois de ser humilhado porFrederico. Eulália se impressiona com oinstinto materno de Sandra no cuidadocom o irmão. Constância e Carlota seapavoram diante da ameaça deBerenice em contar para Elias que a ba-ronesa é sua avó. Laura fica arrasadapor não ter sido aceita em outra escola.Celinha, Alice, Guerra e Jonas se di-vertem na praia. Carlota lê o diário deAlice e descobre que ela está comJonas. Oswaldo escreve um artigo nojornal difamando Isabel. Laura e Edgarse beijam.

SEGUNDA - FEIRA - 24/12/2012Laura e Edgar ficam juntos. Carlota in-

sulta Celinha e briga com Alice. Catarinafica com raiva ao saber que a bilheteriaesgotou para a primeira apresentação

ofender Rafael. Gil não conta paraMarcela que ficou com Fatinha. Faustonão deixa Lia passar a noite com Dinho epede a Marcela para dormir em suacasa. Valentina liga para Dinho, mas elenão atende e mente para Lia. Mathiassente falta de Rita.

QUINTA - FEIRA - 27/12/12Bruno discute com Fatinha e ela co-

memora ser alvo de ciúmes do rapaz. Gilfaz insinuações para Ju, que recua. Le-andro e Isabela acertam seu casamentono Misturama. Ana pede ajuda a Ju parareconquistar Bruno. Isabela e Leandroconvidam Mathias para ser o padrinhodo casamento e Robson fica decepcio-nado. Lia mente para Alice sobre o con-sentimento do seu pai e passa a noitecom Dinho. Dinho não conta para Lia so-bre Valentina. Raquel conversa comTatá sobre sua separação. Mário estra-nha a irritação de Alice. Ana chega parauma reunião da CRAU. Mário estranha ogrande apetite de Lia e pergunta a Dinhose sua namorada está grávida. Bruno serecusa a assumir que está com ciúmesde Fatinha.

SEXTA - FEIRA - 28/12/12Rita pede para morar com Mathias e

ele aceita na hora. Dinho implora paraOrelha não divulgar suas fotos comValentina. Mário procura Lorenzo ePaulina e afirma que Lia está grávida.Dinho se preocupa com o mal estar danamorada e ela se irrita com suas supo-sições. Mathias leva Rita para a sala, eos alunos festejam sua volta. Dinho falacom Valentina e pede que ela retire suasfotos da rede social. Dinho conta sobreseu envolvimento com Valentina paraOrelha. Rita não sabe se vai ao movi-mento de encontro de bicicletas daCRAU. Isabela se preocupa com a festade despedida de solteiro que Cezar pen-sa em organizar para Leandro.

de Isabel. Zé Maria fica constrangido aoler a matéria no jornal difamando Isabel.Catarina sugere a Fernando vender paraoutra empresa os tecidos que estãosendo fabricados para os americanos, afim de prejudicar a fábrica. Isabel con-vence Zé Maria a assisti-la no teatro.Afonso despreza Isabel. Berenice pedea Caniço que consiga um ingresso parao espetáculo de Isabel.

TERÇA - FEIRA - 25/12/2012Laura pede calma a Edgar. Teodoro

convida Sandra para sair. Catarina acon-selha Neusinha a ficar com Pessoa.Laura diz a Isabel que deseja que as pes-soas a respeitem pelo o que ela é, inde-pendente de seu estado civil. Elias pedea Tião para levá-lo à cidade. Celinha diza Alice que elas precisam encontrar ummeio de evitar a ida da sobrinha para afazenda. Teodoro conversa comUmberto sobre Sandra e diz estar en-cantado com a moça. Albertinho de-monstra interesse por Gilda. Isabel per-

cebe Zé Maria deixando o teatro, após asua apresentação.

QUARTA - FEIRA - 26/12/2012Isabel comenta com Jurema que Zé

Maria saiu do teatro sem falar com ela.Berenice instiga Elias a se aproximar deAssunção, deixando Constância apavo-rada. Albertinho aceita ser aliado deFernando na fábrica, em troca de au-mento de salário e ajuda no seu namorocom Esther. Celinha implora a Assun-ção para examinar Alice, na esperançade ele convencer Carlota a não levar asobrinha para a fazenda. Zé Maria termi-na seu relacionamento com Isabel.Albertinho beija Esther. Constância su-borna Berenice para não contar a Assun-ção sobre Elias.

QUINTA - FEIRA - 27/12/12Constância e Umberto ficam juntos.

Berenice entrega a Zenaide o dinheiroque conseguiu tirar da ex-baronesa.Fernando sugere a Catarina que deixeMelissa com Edgar e fique com ele.

Quequé finge ser a tia de Neusinha ePessoa descobre. Celinha pede a Aliceque se alimente, prometendo trazer notí-cias de Jonas. Edgar avisa a Catarinaque ele e Laura reataram. Teodoro man-da um bilhete para Sandra. Catarina re-preende Neusinha por ter perdido Pes-soa e a chance de um futuro promissor.

SEXTA - FEIRA - 28/12/12Neusinha se sente humilhada com o

desprezo e as palavras frias deCatarina. Laura consegue outro empre-go. Albertinho fica incomodado ao saberque Constância não convidou Laura paraa festa do pai. Luciano briga com Pessoae leva Neusinha, que estava prestes aentrar no carro do comendador. Isabelagenda a apresentação de Catarina noteatro. Berenice conta a Afonso que as-sistirá a apresentação de Isabel. Isabelestranha que o novo patrão de Laura nãodemonstre preocupação com o fato delaser divorciada. Diva vê Luciano abraçan-do Neusinha.

SÁBADO - 22/12/12Vânia e Felipe tentam disfarçar sua re-

lação para Charlô. Carolina humilhaZenon. Kiko é solidário ao sofrimento deRoberta. Nando descobre o plano deNieta e corre para tentar falar comRoberta. Otávio convence Felipe a seencontrar com Roberta. Dino repreendeNieta pelo plano contra sua cunhada.Roberta expulsa Nando da Positano.Felipe chama Juliana para o escritório deRoberta. Vânia nega para Charlô que te-nha um caso com Felipe. Roberta nãoacredita no que Juliana conta sobre ela eNando. Nando invade a casa de Nieta.Charlô tem uma ideia para descobrir oque Vânia, Felipe e Otávio estão escon-dendo.

SEGUNDA - FEIRA - 24/12/2012Carolina leva Lucilene para voltar a tra-

balhar como secretária da diretoria.Nieta, Dino e Nenê ficam penalizadoscom o sofrimento de Nando. Juliana sesente culpada por enganar Felipe. Caroli-na pensa em sua vingança contra Vâ-nia. Juliana conta para Roberta sobreseu caso com Fábio. Charlô manda

Olívia fazer um trabalho para ela eBaltazar desconfia. Manoela tenta pro-vocar Fábio. Charlô arma com Oliviapara surpreender Felipe e Vânia juntos,mas Otávio descobre o plano e pensaem como acabar com o flagrante. Kikoexige que Roberta fique longe de Nando.

TERÇA - FEIRA - 25/12/2012Charlô se surpreende ao ver Nando e

Roberta na estufa e supõe que Otávio te-nha estragado seus planos. Nando tentafalar com Roberta, mas Kiko interrompea conversa. Ciça é agressiva ao falarpara Juliana que não aceitará a namora-da de Fábio. Carolina coloca todo o di-nheiro de Ulisses na jaqueta de Zenon.Roberta agradece Charlô por tê-la ajuda-do com Nando. Charlô acusa Otávio deter trocado os cartões dos presentes deFelipe e Vânia. Zenon implica com Caro-lina. Felipe finge passar mal para suamãe não vê-lo com Vânia. Ulisses des-cobre que seu dinheiro sumiu. Felipeconta para Vânia o plano de Charlô paraflagrar os dois juntos. Zenon prende Ca-rolina no elevador.

QUARTA - FEIRA - 26/12/2012

Charlô repreende Nando por não ter fa-lado a verdade para Roberta. Carolinaenfrenta Zenon. Juliana lamenta estarenvolvida com Fábio. Kiko volta paracasa. Fábio fotografa Analú. Carolina su-gere que Vânia substitua a pessoa queanuncia as ofertas da loja. Zenon recla-ma de Carolina para Frô. Vânia inicia osanúncios na loja e Carolina aprende amanipular o controle da sala de som.Semíramis fica constrangida na presen-ça de Nenê. Veruska tenta fala mal deNando para Roberta. Otávio reclamadas ofertas anunciadas na loja. Carolinamanda uma mensagem para Felipe docelular de Vânia. Nieta e Nenê tentamconvencer Dino a não levá-los para falarcom Roberta.

QUINTA - FEIRA - 27/12/12Charlô invade a cabine de som e sur-

preende Felipe e Vânia. Todos os funcio-nários e clientes comentam o escândalona loja. Zenon vê a satisfação de Caroli-na e vai atrás dela. Juliana marca um en-contro com Fábio. Felipe pede paraCharlô não brigar com Vânia. Carolinamanda expulsar Zenon da loja. Vânia

não consegue convencer Charlô de quenão a traiu. Zenon provoca Carolina.Nenê e Nieta contam para Roberta oque armaram contra Nando, e ela achagraça. Zenon promete se vingar de Caroli-na. Vânia sai da loja envergonhada. Otáviotenta animar Felipe. Juliana fala para Fábioque ficará sem vê-lo por um tempo.

SEXTA - FEIRA - 28/12/12Felipe não acredita em Zenon. Fábio

explica para Ciça que não deixará de serseu pai quando se separar de Manoela.Nenê arruma uma luta para Ulisses eMontanha se preocupa. Nando fala paraJuliana que terá que passar a noite no sí-tio por causa do carro. Analú mostra aCarolina o trabalho que Juliana deixoupara ela. Olivia ajuda Charlô a se acal-mar. Analú insiste para que Carolina dur-ma no quarto de hóspedes. Vânia cons-tata que não tem como provar que foiCarolina quem mandou o recado peloseu celular para Felipe. Semíramis e Frôse preocupam com a luta de Ulisses.Felipe desiste de falar com Charlô. Fá-bio procura Juliana. Nando e Juliana con-versam.

Wanda e disfarça na frente de Mustafa eHelô. Stênio conta para Helô que encon-trou Bianca. A delegada questiona Bernasobre o telefonema de Wanda. Miroacerta com Vanúbia para ela trabalhar nalaje com os turistas. Zyah sai para com-prar roupas para Bianca e ela acha graça.Ayla se declara para Zyah, que fica aba-lado. Rosângela pede para Russo e Irinadeixarem ela e as meninas ligarem paracasa por causa do Natal. Theo dá pre-sentes de Natal para Junior. Morena ligapara casa. Theo avisa a Junior que elesvão ficar sem se ver por um tempo.Érica passeia com Ricardo.

TERÇA - FEIRA - 25/12/2012Lucimar se desespera com o sumiço

de Junior. Jéssica e Morena convencemum homem a ficar com elas. Junior pro-cura por Theo pelas ruas. Morena colocasonífero na bebida do homem e começaa sua tentativa de fuga com Jéssica.Rosângela fica intrigada com o que Mo-rena e Jéssica estão armando e tentaentrar no quarto que elas estão. Lucimarpresta queixa sobre o sumiço do neto.Um homem diz para Junior que vai levá-lo até Deodoro. Adam vê Jéssica esca-par e conta para Russo e Irina. Leonor

pede para Carlos resolver o problema en-tre Amanda e Caique. Isaurinha tenta fa-zer com que Antônia preserve seu casa-mento. Jéssica e Morena chegam à de-legacia e veem o carro de Russo.

QUARTA - FEIRA - 26/12/2012Theo conversa com Morena e explica

como Junior sumiu da escola. Lucimarfala para Wanda do sumiço do neto.Junior pede ao homem para ir para casa.Preocupada com o filho, Morena desistede fugir e volta para a boate. Theo afirmaa Lucimar que encontrará Junior. Ayladiz que esquecerá Zyah. Helô se irritapor Stênio ter marcado um almoço emsua casa sem a consultar. Wanda liganovamente para Berna pedindo dinheiro.Morena acredita que a quadrilha de Rus-so é responsável pelo sumiço de Junior.Lurdinha não acredita em Diva. Carlossai com Antônia. Lucimar avisa a Helôque Junior sumiu.

QUINTA - FEIRA - 27/12/12Helô estranha a mensagem de More-

na. Wanda marca um encontro comLucimar no Alemão. Vanúbia provocaClóvis. Dois menores do abrigo fogemcom Junior. Érica decide ajudar Theo aprocurar Junior. Helô conhece Wanda,

mas não a reconhece. Jéssica tenta fu-gir da festa para a qual foi levada. Helôliga para a boate e Russo atende. Theoencontra o abrigo para onde Junior foi le-vado. Lurdinha e Caique implicam comAisha na praia. Helô tenta conversarcom Berna. Junior foge dos meninosmaiores. Theo repreende um dos rapa-zes para saber o paradeiro de Junior.Lívia negocia mais um tráfico de meno-res.

SEXTA - FEIRA - 28/12/12Theo se emociona ao encontrar

Junior. Lucimar mostra a mensagemque Morena enviou e Theo fica indigna-do. Haroldo acredita que Morena estejaenvolvida na instalação da câmera de vi-gilância no escritório dele. Haroldo avisaa Stênio que convocará Morena para de-por. Delzuite desconfia de que sua filhaesteja viva. Stênio conta para Helô sobreas suspeitas de Haroldo contra Morena.Lívia fala para Wanda que Morena deve-rá voltar ao Brasil. Jô vê Wanda nova-mente. Celso tenta impedir Antônia de irao jantar na casa de Leonor. Raquel nãogosta dos elogios que Élcio faz a Lívia.Coronel Nunes reconhece Lívia no jantarorganizado por Aída.

Page 13: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA/2012 - 13

Page 14: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -14 - TURISMO

Page 15: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 TURISMO - 15

Page 16: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -16 - RETROSPECTIVA 2012/SAÚDE

CIDADE SEM SAÚDE! Família foi obrigada a pagar consulta particular para uma internação em uma madrugada.

DA REDAÇÃOA população de Olímpia, princi-

palmente, se viu obrigada a en-frentar um verdadeiro caos nasaúde pública, que teria sido reco-

Reclamações ediscussõesmostram estado decalamidade daSaúde local.

Cidade vive caos na saúde em 2012 reconhecido até pelo prefeito

nhecido até pelo prefeito EugênioJosé Zuliani, em uma de suasmanifestações quando pedia vo-tos durante sua campanha elei-toral, já quase no final do mêsde setembro.

Mas em janeiro a situação jáera debatida e uma discussão en-tre o prefeito e a diretora da Folhada Região, Bruna Silva Arantes,através de uma página do site derelacionamentos facebook, aca-

bou sumindo estranhamente dosistema. O tema versava sobreas condições da saúde públicano município de Olímpia,principalmente as condições eproblemas que têm envolvidoa Santa Casa local.

Em março outra situação queveio a tona também demonstra oestado de abandono e de calami-dade da Saúde pública local,quando uma família teve que pa-

gar uma consulta particular paraconseguir internar uma pessoaque sofria com problemas pul-monares sérios, inclusive. Issoporque faltar o chamado plan-tão à distância.

Além disso, surgiu a situaçãode um tratorista que em um aci-dente com o trator que traba-lhava sofreu várias fraturas eainda um esmagamento de ner-vos do pé esquerdo, correndo

risco de amputação, possivel-mente por não ter tido o atendi-mento adequado.

Mas havia mais reclamações.Uma delas de que uma mulher es-tava em uma maca no pronto so-corro a espera de um quarto paraser internada com mais comodida-de, até então sem que tivesse aomenos tomado um banho.

Mas uma solução adequada es-tava difícil. Em maio, o Ministério

Público (MP) do Estado de SãoPaulo, através da promotoraDaniela Ito Echeverria, titularda 4.ª Promotoria local, que-ria que o vereador João Ba-ptista Dias Magalhães investi-gasse a situação da saúde lo-cal por conta própria, princi-palmente nos casos que envol-viam o Pronto Socorro Munici-pal, que funcionava ao ladoda Santa Casa de Olímpia.

NAS RÉDEAS DA POLÍTICA! Vereadores “enterram” emendas e condenam Santa Casa a sobreviver sob o jugo político.

Sta. Casa começou ano em crise e sem direção clínicaApós virar caso depolícia, Santa Casafez acordo comortopedistas paraque voltassem aatender no centrocirúrgico.

DA REDAÇÃOComo sempre a situação não

foi boa para a Santa Casa deOlímpia durante o ano de 2012,principalmente até que a UPA(Unidade de Pronto Atendimen-to), que não melhorou em nada asituação, começasse a funcionar a

UTI. O caso ga-nhou repercus-são regional.

As reporta-gens se basea-ram no fato deuma auxiliar deenfermagem tere n c o n t r a d ouma pedra decrack, ainda envolta em papelalumínio, dentro da boca de umpaciente que havia sofrido trau-matismo craniano após se envolverem um acidente de trânsito commotocicleta.

Entretanto, a situação acabouamenizada por uma parente dessepaciente que, inicialmente acu-sou o hospital de negligência,mas depois, no dia seguinte,estranhamente alterou sua ver-são sobre o atendimento presta-do ao paciente.

ERROS MÉDICOSNO PLANTÃOEm fevereiro, além de reclamar

do atendimento que recebeu nopronto socorro quando sugeriuque fosse acionado um médico queatendesse pelo seu plano de saúde,a auxiliar de enfermagem LuanaCristina Valério, que disse estar de-sempregada, reclamava um erroque o plantonista que lhe atendeu

partir do dia 1.º de julho. O hospi-tal iniciou o período já em crise etambém sem uma direção clínica.

Além disso, havia problemascom os médicos ortopedistas quedeixaram de atender aos plantõesde urgência e emergência, que so-mente voltou à normalidade de-

teria cometidoao suturar obraço de suafilha de ape-nas seis anosde idade.

Mas a piors i t u a ç ã oaconteceu emo u t u b r oquando a di-retoria resol-veu suspendera realizaçãode todas as ci-r u r g i a seletivas, aque-las que não são precedidas de ur-gência e emergência, que seriampagas pelo SUS, situação que vol-tou à normalidade um mês depoisaproximadamente.

Por outro lado, o que sempre énegado pela direção do hospital,mas sempre apregoado que seria

pois de um acordo provocado pelofato da situação ter virado maisum caso de polícia.

Dias depois houve um caso quechegou a ser anotado como negli-gência, quando um entorpecentefoi encontrado na boca de um pa-ciente que estava internado na

praticado por terceiros, acabouvindo à tona. Os vereadores “con-denaram” a Santa Casa a continu-ar sobrevivendo sob o jugo da po-lítica local, quando decidiram “en-terrar” emenda que modificativa oorçamento destinando mais di-nheiro da Prefeitura ao hospital.

Page 17: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA 2012/SAÚDE - 17

ADIANDO A MORTE! Nilton Martinez brinca: “o placar por enquanto está Família Martinez 4 x coração perfurado 0”.

Os casos sãomostrados sempreque Martinezparticipa de algumcongresso médico.

DA REDAÇÃOMas mesmo com o caos que

se verifica na saúde local, coisaspositivas também foram realiza-das. Por exemplo, o médico ci-rurgião Nilton Roberto Martinez(foto acima) e seu filho, tam-bém cirurgião, Fábio Martinez(foto abaixo), já realizaramquatro cirurgias em coraçõesperfurados, ou seja, de vítimasde perfuração por arma branca,na Santa Casa de Olímpia e to-dos os pacientes foram salvos.

Estas cirurgias estão entre ascentenas que são catalogadas efilmadas pelo médico e depoisapresentadas em Congressos Mé-dicos. Segundo brinca o médicoolimpiense: “o placar por enquan-to está Família Martinez 4 x cora-ção perfurado 0”.

Nilton, que é clínico geral, ci-rurgião e gastroenterologistaem Olímpia há 40 anos, se orgu-lha de contar que nos últimos 15anos vem filmando e catalogan-do suas principais cirurgias paraapresentação em congressos eencontros de médicos.

Família Martinez já fez quatro cirurgiasem corações de esfaqueados em Olímpia

DA REDAÇÃOMas uma das piores situações

foi vista em abril, quando um e-ventual surto de diarreia que esta-ria ocorrendo na cidade pode teratingido a bebe Rafaela dos San-tos Pereira, de apenas seis mesesde idade, que morreu por causa dafalta de atendimento médico naSaúde pública local.

De acordo com as informa-ções de dois médicos, a cidadeestava passando por um surto devômito e diarreia. No entanto,embora sem determinar as cau-sas, garantiam que era uma si-tuação que ocorre em todos osanos que estava sob controle.

Já a dona de casa Luciana dosSantos da Costa, de 21 anos de i-dade, moradora do Jardim BoaEsperança, na zona norte de Olím-pia, culpou taxativamente o pre-feito Eugênio José Zuliani, Geni-nho, pela morte de sua filha.

A situação vivida pela famíliafoi de um verdadeiro calvário, por-que não conseguiu ao menos umaambulância para suas locomoçõesenquanto peregrinou em busca deatendimento médico adequando.

MORTE PREMATURA!Mãe culpava prefeito Zuliani pela morte de seu bebê de seis meses.

Bebê de 6 meses pode ter morrido porfalta de atendimento da Saúde localA situação vividapela família foi deum verdadeirocalvário, porquenão conseguiu aomenos umaambulância paraperegrinar tentandosalvar o filho.

Page 18: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -18 - RETROSPECTIVA 2012/SAÚDE

A UPA NÃO FOI O PARAÍSO ANUNCIADO! UPA libera vítima de queda de moto com fratura na clavícula.

UPA registrouprimeira morte emseu primeiro fim desemana comofábrica do caos.

DA REDAÇÃOO que tentaram esconder du-

rante praticamente todo tempo,embora até com algumas manifes-tações que diziam em contrário,acabou se confirmando somenteno final de novembro, depois dequase dois meses da eleição.

A Unidade de Pronto Atendi-mento (UPA), que foi inauguradaà toque de caixa pelo prefeito Eu-gênio José Zuliani, as vésperas doinício da campanha eleitoral, nodia 30 de junho deste ano, comoera esperado, foi de mal a pior,

UPA confirmou ser fábrica do caos depois de passada a eleiçãoprincipalmente depois de passadaa eleição municipal que decretou areeleição do prefeito.

A confirmação de toda a situa-ção de caos veio apenas em no-vembro, quando houve a libera-ção de uma vítima de queda demotocicleta que tinha uma fraturana clavícula, mas que não haviasido detectada.

Entretanto, já em fevereiro sedizia que, ao contrário do que vi-nha sendo pregado e até espera-do pelo prefeito, a situação dasaúde pública poderia até piorarem Olímpia, após a inaugura-ção da UPA.

O que levava a essa conclusão éque, com as internações pelo SUSpassando a depender exclusiva-mente dela, a população passariaa ter problemas. Quer dizer, o futu-

DA REDAÇÃOO desamparo a um cidadão que

necessita da ajuda da saúde públi-ca para sobreviver foi mostrado nomês de novembro. Se medicamen-tos mais baratos às vezes não sãofornecidos, que dirá os medica-mentos de alto custo e ainda porcima de uso contínuo. Esse foi casoregistrado de uma criança de ape-nas quatro anos de idade que sofrecom uma doença grave de pele

DESAMPARO! Tia e sobrinha adquiriram uma doença dermatológica conhecida por “epidermólise bolhosa”.

Criança sofre com doença de pele sem apoio da Saúde localOs medicamentos etodo o materialnecessário paraminorar osofrimento damenina custam R$500 por mês.

ro era incerto.Confirmando com todas as le-

tras que o serviço de pronto aten-dimento não funcionava de formasatisfatória, a secretária municipalda Saúde Silvia Elizabeth FortiStorti deu a entender que a inau-guração da UPA não deveria resol-ver o problema.

Dito e feito. Menos de 10 diasdepois de inaugurada, a UPA jádemonstrava que, embora em pré-dio novo, não estava preparada eregistrava a primeira morte deuma criança. Era uma segunda-feira, dia 9 de julho, feriado pro-longado. O cenário era de caos.Pessoas chorando por falta de

atendimento, filas, horas de espe-ra e, ao que tudo indicava o eter-no problema: falta de médicos.

NA CAMPANHA ELEITORALEm meados de agosto foi o

próprio prefeito quem confirmouque a UPA ainda não atendia asnecessidades da população co-mo um todo e que necessita de

alguns ajustes.Um caso tornou-se público, mas

através do Facebook, ferramentade relacionamento pessoal naInternet, quando um usuário daUPA deixou o local depois de per-manecer lá durante três horas semconseguir que o filho passasse poratendimento médico.

que inclusive não tem cura, masnão consegue obter apoio da Saú-de pública local.

Consta que os medicamentos etodo o material necessário paraminorar o sofrimento da meninacustavam R$ 500 por mês, em mé-dia, mas a família muito pobrenão tinha suporte financeiro parafazer o tratamento.

Por isso, a família de ElenaKéssia Fávero, que reside na RuaFrancisco Rui Garcia, número31, no distrito de Baguaçu, vila-rejo localizado na região noro-este do município de Olímpia,procurou a justiça no sentido deobter essa ajuda, mas não obteveêxito, nem tanto por conta doPoder Judiciário.

Por outro lado, Elen AparecidaFávero, de 26 anos, tia da menina,também sofre com a mesma doen-ça. As duas adquiriram uma doen-ça dermatológica conhecida cienti-ficamente por “epidermólise bolho-sa”, que fragiliza o organismo dapessoa a ponto de não conseguir securar e sofrer com muita dor.

Page 19: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA /2012 - 19

Page 20: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -20 - RETROSPECTIVA 2012/POLÍTICA

DITADURA AMORDAÇANTE! Prefeito representou ao MP para processar editor da Folha por ter noticiado caos na UPA.

DA REDAÇÃOEm agosto, possivelmente en-

tendendo que de nada teria adi-antado a tentativa de estrangula-mento financeiro da empresa em2009 o prefeito Eugênio José Zu-liani enviou ofício à promotoria deJustiça local alegando que esta

(...) a situação decaos enfrentadapela UPA, quando,inclusive, foiregistrada a mortede uma criançanaquela Unidade deProntoAtendimento.

Zulliani tenta dar cala a boca na Folha até através da justiçaFolha e seu editor teriam calunia-do, difamado e injuriado, ao no-ticiar, no jornal impresso e nosite ifolha (www.ifolha.com.br)a situação de caos enfrentadapela UPA, quando, inclusive, foiregistrada a morte de uma cri-ança naquela Unidade de Pron-to Atendimento.

Por isso, o ministério público lo-cal requereu e foi aberto na dele-gacia de polícia local um inquéritopolicial para apurar a denúncia doprefeito, que está sendo entendidapelo corpo diretivo desta empresade comunicação como tentativaescrachada de intimidação no sen-tido de calar a boca deste jornal.

Não bastasse isso, a Folha daRegião foi citada para responderprocesso por dano moral de umapessoa que foi fotografada no diados fatos ocorridos na UPA, umlocal público, sem sequer colocar oseu nome. Coincidentemente ounão, o advogado que assina aação é cunhado do prefeito.

Mas antes, já em janeiro, já fi-cava claro que sob a coordenaçãode seu grupo político, o prefeitomantinha um verdadeiro exércitode jornalistas manifestamenteatuando em benefício de suacampanha eleitoral. Era o que sedepreendia das inúmeras contra-tações em cargos de comissãopara atuarem como assessores deimprensa na Prefeitura Municipalde Olímpia, sendo que muitos dos

contratados trabalhando tambémem outros veículos de comunica-ção, mas notoriamente fazendosua defesa.

O que se sabia oficialmente, en-tretanto, é que o assessor de im-prensa da Prefeitura, Julio CésarFaria, conhecido por Julião Pitbul,atuava na Rádio Difusora AM e,aparentemente também seria edi-tor de um jornal vinculado à emis-sora, ambos que constava perten-cer ao empresário Fernando CerejoMartinelli, mas que, segundo in-formações de bastidores teriamsido arrendados pelo grupo políti-co do prefeito unicamente paraserem usados em sua campanhaeleitoral.

Por isso, em janeiro o jornalista

e radialista Júlio Cesar Faria, co-nhecido por Julião Pitbull, quetambém ocupa cargo comissio-nado na Prefeitura de Olímpiacomo assessor de imprensa doprefeito, assumiu, através de umblog na internet, que joga sujo,assim como suspeitava o editordesta Folha, jornalista José An-tônio Arantes.

O fato tornou claro uma res-posta que Faria deu no Blog doOrlando Costa, retrucando umcomentário feito pelo blogueiroe radialista Orlando Rodriguesda Costa, em relação ao traba-lho realizado por Faria na im-prensa local e, principalmentena Rádio Difusora AM, ondetambém trabalhava.

Page 21: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA 2012/POLÍTICA - 21

MUNDO OBSCURO! Seja em relação à Prefeitura, seja à Câmara, em Olímpia prevalece a chamada “Lei da Mordaça”.

DA REDAÇÃOEmbora sejam propagadas a

quatro cantos que há transparên-cia e abertura nas coisas que en-volvem o dinheiro público, princi-palmente, tanto a Câmara, quan-to a Prefeitura Municipal deOlímpia não cumprem a Lei nú-mero 12.527, a chamada Lei doAcesso à informação, que já estáem vigência desde o dia 18 de no-vembro de 2011.

Essa lei explicita o que era de-fendido há anos pela sociedade: oacesso à informação pública é pú-blico. A constatação foi feita pelareportagem ainda em agosto – asituação continua a mesma – tan-to no site oficial do Município,quando no endereço eletrônico doPoder Legislativo.

De acordo com o texto da lei,todas as Prefeituras e CâmarasMunicipais do País, entre outrosórgãos que manuseiam dinheiropúblico, deveriam se prepararpara cumprirem essa legislação,mas não é o que se verifica. O pioré que a lei exigia que para os Mu-nicípios com mais de 10.000 ha-bitantes, as informações pelainternet deveriam ser incremen-tadas e ampliadas.

Em relação aprocessos delicitação há quasedois anos o PoderLegislativo nãopublica ao menosuma carta-convite.

Câmara e Prefeitura não cumprem Lei do Acesso à InformaçãoLICITAÇÕESSEM CLAREZAA falta de transparência é no-

tada também em relação aos pro-cessos de licitação, em quaisquerdas modalidades: ConcorrênciaPública, Tomada de Preços oumesmo Pregão.

Nesse caso, alegando seguir de-terminação da Lei número 131, de27 de maio de 2009, são publi-cadas poucas informações sobre oencerramento dos processos,constando apenas o nome daempresa vencedora. Já os nomesdos demais concorrentes não sãoinformados na página oficial daPrefeitura.

No site da Câmara Municipalde Olímpia a situação não é dife-rente. Lá, desde fevereiro de 2011não é publicada nenhuma infor-mação sobre Carta Convite, porexemplo. No item “Licitações” domenu, o último processo publicadofoi de uma Carta Convite de feve-reiro de 2011, que tinha a finali-dade de contratar empresa para aexecução de Serviços de TelefoniaMóvel Pessoal, para 09 linhas mó-veis com 300 minutos cada, comfornecimento de 09 aparelhos ce-lulares digitais em sistema de co-modato, para atender as necessi-dades dos vereadores.

No entanto, embora o encer-ramento do processo estivesseprevisto para as 14 horas dodia 10 de março de 2011, ne-nhum informação foi pu-blicada em relação ao resulta-do, nem mesmo o nome daempresa vencedora.

PELÉ E NEYMAR!Novos vereadores vão receber salário de R$ 4.363 já a partir da posse em janeiro.

Comissionadoscassados pelo TJpodiam serexonerados erenomeados nomesmo dia e aindacom aumentossalariais.

Prefeito dribla decisão do TJ e cria novos cargos emlugar dos que foram considerados inconstitucionais

DA REDA-ÇÃOUm ver-

d a d e i r odrible naj u s t i ç a .Isso é oque sepode con-siderar de

situação ocorrida em 2012, quan-do até cargos foram criados para“driblar” uma decisão do Tribunalde Justiça de São Paulo (TJ) consi-derando que cargos que abriga-vam pessoas do elenco político doprefeito Eugênio José Zuliani(foto) eram inconstitucionais.

Isso ocorreu no mês de abrilcom a apresentação de dois Proje-tos de Lei Complementar (PLC)criando outros cargos em comis-são, teoricamente resolvendo oproblema da exoneração de 12contratados, que vinha sendoexigida pelo TJ. Além disso,concedia aumentos salariais aosmesmos.

E por falar em aumento de sa-lário, no final de outubro, atravésde um Projeto de Lei que nãoconstava da pauta divulgada an-tecipadamente, os vereadores daCâmara Municipal de Olímpia,principalmente os reeleitos, apro-varam reajuste nos próprios salári-os em quase 30%. O novo valor,segundo consta, passa a valer apartir da próxima legislatura, nodia 1.º de janeiro de 2013. Por isso,a partir de janeiro de 2013, os ve-readores receberão um salário deR$ 4.363.

Mas já em meados de dezem-bro, no que aparenta ser a ultimareunião da atual legislatura, nãoaconteceria outra coisa se não acriação de mais seis cargos comis-sionados de assessores legislativos,para atender vereadores que nãofizerem parte da composição da

mesa diretora da Câmara Munici-pal de Olímpia.

ALGO A FAVOR,MAS NA MARRAE para não dizer que todas as

atitudes políticas foram contráriasaos interesses dos contribuintes,quase ao final de outubro, masapenas para “zerar” o caixa ecumprir determinação da LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal),o prefeito anunciou, dentre outrasmedidas que demitiria mais de330 funcionários.

As demissões foram a formaencontrada para deixar de gastaraproximadamente R$ 4 milhões,uma vez que a LRF não permiteque se faça despesas e as deixempara serem pagas no ano seguin-te, principalmente quando de tra-ta do último ano de mandato,mesmo que em caso de reeleição.

Entretanto, mesmo assim, de-

pois disso, no início de dezembro,o prefeito pediu e a câmara apro-vou, um aumento quase 26% paraos 13 cargos remunerados pela re-ferência T3.10 todos do primeiro

escalão e de confiança. Com issoos valores pagos aos secretáriosmunicipais, principalmente, passa-ram de R$ 5.799,93 para R$7.300,00.

Page 22: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -22 - RETROSPECTIVA 2012/ELEIÇÕES

CÓDIGO DA VINCE! Perguntar não ofende: prevaleceu o poder político, o poder religioso, o poder econômico, ou todos?

DA REDAÇÃOSe tem candidato que primeiro

vai pelos caminhos normais, ouseja, aos tribunais especializados,no caso das eleições, há tambémaqueles que vão direto pedir a aju-da de Deus. Isso foi o que se viunas eleições municipais realiza-das em Olímpia no dia 3 de ou-tubro deste ano, quando o pre-feito Eugênio José Zuliani, pelomenos ao que se comenta, teriasolicitado ajuda do Vaticanopara que frei Flaerd SilvestreValvassori não fosse o candidato

Até Roma intervém em eleição que aparentava tranquilidadeO frei FlaerdSilvestre Valvassorirecebeudeterminação deRoma para quedeixasse acandidatura a vice-prefeito ao lado deHelena de SouzaPereira.

a vice-prefeito de sua oponenteHelena de Souza Pereira, que eleZuliani elegeu como principaladversária para a reeleição.

Entretanto, se tudo parecia quetranscorria dentro de uma tran-quilidade nunca vista em eleiçõeslocais, pelo menos durante a cam-panha, foi depois de apuradas asurnas e já quase no momento dediplomar os eleitos que o juiz da80.ª Zona Eleitoral, Lucas Figue-iredo Alves da Silva, passou a en-contrar problemas.

O período eleitoral presididopor ele iniciou com problemasapenas em Severínia, com a im-pugnação do candidato IsidroJoão Camacho, por problemasde rejeição de suas contas peloTribunal de Contas do Estado deSão Paulo (TCE).

Porém, após a contagem dosvotos veio a denúncia do Minis-tério Público Eleitoral (MPE)contra o prefeito Renato AzedaRibeiro de Aguiar, reeleito emGuaraci, que está sendo acusa-

do de captação ilícita de votos,situação que ainda não foi deci-dida pela justiça eleitoral.

Mas em Olímpia também a-pareceram problemas. Além deum processo de investigação porabuso de poder econômico con-tra o prefeito eleito, EugênioJosé Zulliani, às vésperas da di-plomação foi divulgado que osvereadores eleitos, Alcides Becer-ra Canhada Júnior e Jesus Fere-zin, ambos com condenaçõespor atos de improbidade admi-nistrativas, estavam cadastra-dos como “fichas sujas” no CNJ(Conselho Nacional de Justiça) etiveram de recorrer ao Tribunalde Justiça de São Paulo (TJ)para serem diplomados.

VITÓRIA ESMAGADORA! 7.119 (18,76%) se abstiveram de votar e nãocompareceram às suas seções eleitorais.

Zuliani é reeleito prefeito com mais de 73% dos votos

Ainda foramregistrados 1.435votos brancos(4,66%) e 1.620nulos (5,26%).

DA REDAÇÃOAparentemente surpreendendo

até os seus correligionários, o pre-feito Eugênio José Zuliani (fotoacima), da coligação “OlímpiaNão Pode Parar”, foi reeleito paramais um mandato de quatro anos,com 73,05% dos votos válidos. Elerecebeu 20.281votos do total de30.820 eleitores que compare-cem às urnas em Olímpia neste

domingo, dia 7 de outubro.O segundo colocado foi o can-

didato da coligação “MoralidadeJá”, João Batista Dias Magalhães(foto à direita), com o total de5.929 votos, o equivalente a21,35% dos votos válidos. Helenade Souza Pereira (foto à esquerda),que disputou a eleição pela coliga-ção “Saúde Honestidade e Traba-lho”, recebeu 1.555 votos (5,60%).

Por outro lado, 7.119, ou seja, oequivalente a 18,76% do contin-gente eleitoral local se abstiveramde votar e não compareceram àssuas seções eleitorais. Ainda foramregistrados 1.435 votos brancos(4,66%) e 1.620 nulos (5,26%).

Page 23: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA 2012/GERAL - 23

EXTRAPOLOU NO COMANDO?A situação imposta pelo comandante teria desagradadodezenas de policiais de Olímpia, Barretos e Bebedouro.

DA REDAÇÃONo mês de setembro o ex-co-

mandante do 33.º Batalhão daPolícia Militar de Barretos, tenentecoronel Naby Affiune, foi transfe-rido para a área do Comando dePoliciamento do Interior (CPI) deSão José do Rio Preto. Consta quecontra ele o CPI de Ribeirão Pretoteria aberto um processo investi-gatório para apurar um eventualabuso de autoridade que teria pra-ticado contra policiais militares daregião, principalmente de Olímpia.

Segundo o que foi apurado noinício de julho, embora extrao-ficialmente, algumas situações ge-radas pelas decisões e atos do co-mandante teriam sido sanadas

DA REDAÇÃONo início de fevereiro, o desa-

bamento de uma edificação loca-lizada na Avenida DeputadoWaldemar Lopes Ferraz, núme-ro 1.000, no cruzamento coma Rua Coronel Francisco No-gueira, que consta ser da dé-cada de 30, onde funcionavaa sede do Lions Club deOlímpia desde 1975, causoususto e apenas prejuízos ma-teriais no centro.

Não havia ninguém no interiordo prédio onde eram realizadasreuniões todas as terças-feiras enem mesmo passava alguém aolado, por isso não houve o regis-tro de vítimas.

Sem fazer vítimas o desaba-mento atingiu um veículo que es-tava estacionado praticamenteao lado do edifício. O carro ficoupraticamente coberto pelos entu-lhos de construção.

DA REDAÇÃOEm junho aconteceu um fato

inédito na cidade. Um homem quese declarou virgem, ou seja, queainda não manteve nenhum con-tato mais íntimo com uma mu-lher, procurou uma emissora derádio da cidade em busca de umamor. Sinval Bitencourt dos San-tos afirmava veemente que tinha

Ex-comandante de Barretostransferido para área de R. PretoO tenente coronelNaby Affiune foitransferido porconveniência doserviço.

pelo comando emRibeirão Preto, den-tre elas as transfe-rências de três poli-ciais que trabalhamem Olímpia há vári-os anos para ou-tras cidades, semmesmo que hou-vesse uma fortemotivação paratanto.

A decisão teriasido adotada porAffiune, logo queassumiu o comandodo 33.º Batalhão,ao qual a Compa-nhia de Olímpia,que engloba ascidades da mi-crorregião (Comarca), pormotivação pessoal pelo queconsta.

A investigação teria sido moti-vada por uma denúncia formula-da pela Comissão de Direitos Hu-

manos dos Policiais de São Paulo,que teria recebido reclamação demais de 40 policiais de Olímpia,Barretos e Bebedouro, que teriamprocurado o departamento jurídi-co do órgão.

NÃO SUPORTOU O PESO DA HISTÓRIA?Chegou a ser aventada a possibilidadede uma ventania ter derrubado o prédio.

Sede do Lions Club desaba ecausa susto na área central

FATO INÉDITO! “Até 40 (anos) pode ser porque preciso de uma mulher carinhosa e amorosa”.

“Nunca tive umanamorada e sempreme guardei à esperade uma pessoaassim”.

Homem virgem busca amor através de programa de rádiourgência em casar.

“Sou solteiro. Nunca tive umanamorada e sempre me guardeià espera de uma pessoa assim. Avida inteira eu esperei arrumaruma companheira”, declarou.

Santos deixava transparecer,inclusive, que já estaria enfren-tando problemas de saúde, pro-vavelmente psicológico, por ain-da não ter se casado. “Estou comenfermidade mesmo. São seteanos que não consigo. Minhasforças acabaram. Não consigotrabalhar. Imagina meu sofri-mento. Fico muito magoado”,contou.

Page 24: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

Sábado, 22 de dezembro de 2012 -24 - RETROSPECTIVA 2012/GERAL

Escola de Olímpia promove inclusão apenascom esforço de pais de alunos e funcionários

INCLUINDO A PRÓPRIA ESCOLA!“O mérito é todo para a escola Wilquemporque o governo não dá o suporte necessário”.

DA REDAÇÃOEm junho foi divulgado que

de alguns anos para cá as paró-quias locais estão batizandoapenas os filhos de pais casadosna igreja católica e não daque-les que são casados apenas nocartório de registro civil. Deacordo com o padre José AntônioQuessoto, da Paróquia São JoãoBatista, casais amasiados devemesperar o filho crescer para que acriança mesmo decida pelo batis-mo, após a catequese.

Já no caso dos casais que estãoem uma segunda união, ou seja,

POLÊMICA CATÓLICA!“São normas e regras seguidas pelas igrejas da diocese”.

Paróquias locais só batizam filhosde pais casados na igreja católica“A pessoa maisavançada na idadepode ser batizada.O batismo por serfeito no tempo quefor necessário”.

cujos pais eram casados com ou-tras pessoas, separaram e se uni-ram a outras pessoas, para batizaros filhos têm de convidar para pa-drinhos um casal que tenha casa-do na igreja católica que seja pró-ximo da família, ou que ainda se-jam solteiros.

Segundo ele, são normas pre-vistas no chamado Diretório Pa-

DA REDAÇÃOEm julho, a erradicação de ár-

vores que já atingiam dezenas deanos de existência, como no casoda figueira arrancada na AvenidaHarry Giannechinni há alguns a-nos¸ causou comoção e gerou po-lêmica entre os jovens que fre-quentam a rede social facebook.

DEGOLADOR DE ÁRVORES!“(...) estamos insatisfeitíssimos com o corte de árvorestão antigas e importantes para a nossa cidade”.

Degola de árvores antigas causacomoção e polêmica no facebook

Uma das árvoreserradicadaschamava a atençãode turistas porparecer ter seenrolado no própriotronco.

Tudo porque um dessesexemplares foi extirpado juntocom outras unidades em ape-nas um único quarteirão daAvenida Dr. Andrade e Silva,no trecho entre a Rua Síria e aRua Conselheiro Antônio Pra-do.

Em especial trata-se de umaárvore que já somava dezenas deanos de existência no cruzamen-to da avenida com a ConselheiroAntonio Prado, onde inclusivehavia um banco de concreto em-baixo, que era bastante usada poridosos que residem nas proximida-des daquela esquina.

Mas além dessa, outras tam-bém foram erradicadas inclusive

DA REDAÇÃOAssumindo uma condição que

deveria vir de cima, mais precisa-mente da Secretaria da Educaçãodo Estado de São Paulo, a EscolaEstadual Dr. Wilquem ManoelNeves, mesmo contando com pou-cos recursos enviados pelo Gover-no, está promovendo a inclusão so-cial apenas com o esforço conjun-to envolvendo seus funcionários eos pais de alunos.

A escola trabalha com três alu-nos portadores de deficiência visu-al que frequentam a escola: Jéssi-ca Aline de Carvalho Pereira, LuanPerpétuo Bertasi e Mariana de Bri-to Pimenta, e suas famílias.

Mas sobravam reclamações so-bre as condições que a cidade ofe-rece a essas pessoas. Lojas que co-locam mercadorias nas calçadasda cidade, a falta de piso guia,principalmente nas praças centraisque foram reformadas recente-mente, estão entre elas.

O professor de educação física,José Paulo Feliciano Olmedo, dizque a falta de equipamentos ofici-ais, no caso um pista de corridas,causa dificuldades para trabalharcom as pessoas que têm algumadeficiência, seja física, auditiva ouvisual, mas fazem opção pela prá-tica de algum esporte.

Por outro lado, foi um concurso

Jéssica Aline de Carvalho Pereira, Luan P. Bertasi e Mariana de Brito Pimenta.

de moda inclusiva que levou a ga-rota Mariana de Brito Pimenta aconhecer uma passarela e partici-par de um desfile de modas, se-gundo contou a estudante uni-versitária Mariáh Arantes queestá cursando o 2.ª ano da Fa-culdade de Modas na Universi-dade Federal Tecnológica doParaná, em Apucarana.

Por outro lado, em outubro,Luan Perpétuo Bertasi ganhoutrês medalhas de prata nasParaolimpíadas Escolares Brasi-leiras, disputadas neste ano nocomplexo esportivo do Parquedo Ibirapuera na capital do Es-tado de São Paulo.

ra o Sacramento do Batismo, daDiocese de Barretos, que tem deser seguidas por todas as paró-quias de Olímpia e da micror-região.

Inclusive, segundo observou opadre José Antônio na ocasião,não há necessidade de que a cri-ança seja batizada ainda nafase de colo.

uma que nasceu toda torta ecomo se estivesse enrolada nopróprio tronco, sempre chamavaa atenção de turistas que visi-tam a cidade.

Page 25: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA 2012/EDUCAÇÃO - 25

A secretária deEducação negouque o problematenha ocorrido nointerior da creche.

RCRC teria sidoameaçado porLeandro em razãode estragos que elepoderia ter causadoem sua bicicleta.

DA REDAÇÃONo final de novembro um sus-

to. Um aluno da Escola EstadualProfessora Maria Ubaldina deBarros Furquim, de apenas 14anos de idade, foi flagrado namanhã de uma segunda-feiracom um revólver e munições emsua mochila. Ele alegou à políciaque estava sendo ameaçado e

DA REDAÇÃOEm março uma criança de ape-

nas um ano e três meses de idadeteria fraturado a clavícula quandoestava em uma creche municipal.O caso foi denunciado pela mãe, afaxineira Maiara Fernando dePaula. A situação teria ocorrido naCreche Narizinho, localizada noJardim Santa Ifigênia, na zonanorte de Olímpia.

Estranhando o comportamentoda filha quando foi buscá-la nolocal – a criança chorava insisten-temente – a faxineira levou a filhaà Santa Casa onde a fratura foiconstatada, além de um ferimentono braço. Inconformada, a mulherfoi à delegacia e registrou um bo-letim de ocorrência.

De acordo a faxineira, era o se-gundo dia que a filha frequentavaa creche e ela estava preocupadacom a possibilidade de não haveruma adaptação rápida da crian-ça, assim como ocorreu com elapor causa da separação.

FALTA DE VAGASPor outro lado, segundo uma

informação publicada pela im-prensa regional em março desteano, o município de Olímpia esta-ria com um déficit de 436 vagasem sua rede de creches e pré-esco-las, dado que o coloca na sexta

INSEGURANÇA NA ESCOLA! Arma para se defender de ameaça feita por aluno de 18 anos, que o havia ameaçado dias antes.

Aluno entrou armado dentro de escolaque tinha medo de ser agredidopor outro, de 18 anos, mais velhoe mais forte fisicamente.

O aluno portava um revólverda marca INA (Indústria Nacio-nal de Armas), calibre 32, que es-tava carregado com seis muni-ções intactas e dentro de umcoldre no qual havia mais duasmunições, só que de calibre 38.

Ele alegou que havia levado aarma para se defender de umaameaça feita por um rapaz de 18anos que o havia ameaçado diasantes, em razão de estragos emuma bicicleta. O prazo para umasatisfação encerraria exatamenteno mesmo dia.

CASO DE POLÍCIA NA CRECHE! O município estariacom um déficit de 436 vagas em sua rede de creches e pré-escolas.

Criança de 1 ano teria fraturadoa clavícula em creche municipal

posição entre os que mais estãonecessitando na região noroeste.Segundo a informação creditada

ao Ministério da Educação, esseseria o total de vagas necessáriopara zerar o déficit no setor.

Page 26: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

26 - RETROSPECTIVA 2012/POLÍCIA Sábado, 22 de dezembro de 2012 -

ANO VIOLENTO! “Da Leste” e os menores utilizaram cartão de crédito do diretor de marketing no Iquegami Supermercado.

Quatro são denunciados por prática de latrocínio

O diretor demarketing AntônioSérgio Roberto Vila,de 41 anos, foiassassinado emagosto.

DA REDAÇÃOO Ministério Público de Olím-

pia ofereceu denúncia contra osquatro acusados de terem pratica-do o latrocínio contra o diretor demarketing, Antônio Sérgio RibeiroVila (foto), de 41 anos, em agos-

TRIBUNAL DO JÚRI! O julgamento teve duração de aproximadamente nove horas, lotando o plenário do Fórum.

foi feita pelapromotora da 1ªVara, RenataSanches Fer-nandes. Depoisdo diretor demarketing sermorto o corpo foiatirado no rio Cachoeirinha, amar-rado em um bloco de concreto.

A promotora explicou que o

estelionato é de-vido “Da Leste”,juntamente comos menores, utili-zando o cartãode crédito dodiretor demarketing, te-

rem realizado compra noIquegami Supermercado.

Já os três menores foram de-

to, período de realização da Festado Peão de Barretos. Além do cri-me de latrocínio, eles também fo-ram denunciados pelos crimes deocultação de cadáver e estelio-nato.

A denúncia contra o maior Jé-ferson Wesley Marcelino de JesusLima, de 20 anos, vulgo “Quebra-da” ou “Da Leste”, que reside emGuaianses, na grande São Paulo,

nunciados pela promotora Da-niela Ito Echeverria, da Vara da In-fância e Juventude de Olímpia. Ostrês confessaram ter participadodo crime e estão internados naFundação Casa.

Como se sabe, Antonio Villa, de

41 anos, foi encontrado morto namanhã do último dia 18 de agos-to, no mesmo dia em que a políciahavia detido “Da Leste” e dois me-nores. Em seguida a Polícia Civil,descobriu a participação do tercei-ro menor.

Caminhoneiro é condenado a 16 anos por matar ex-mulherJulgamento lotou oplenário do Fórumde Olímpia, emjulgamentorealizado no iníciodeste mês dedezembro.

DA REDAÇÃOComposto por cinco homens e

duas mulheres, o corpo de juradosdo Tribunal do Júri da Comarcade Olímpia condenou o caminho-neiro Amilton Jacob, de 34 anos,morador em Severínia, por práticade homicídio duplamente qualifi-cado (motivo torpe e meio cruel).O juiz Sandro Ribeiro Barros Leite,que presidiu o julgamento, dosou apena em 16 anos de reclusão, semdireito de recorrer em liberdade.

Depois do final do julgamentoo advogado de defesa Galib JorgeTannuri, afirmou que iria recorrer,na tentativa de que o TJ - Tribu-nal de Justiça de São Paulo casse ojulgamento. O julgamento teveduração de aproximadamentenove horas, tendo começado às9h30 e o veredicto sendo divulga-do às18h45. O plenário, durantetodo o dia, permaneceu lotado.

O caminhoneiro Amilton Jacobfoi acusado de assassinar sua ex-companheira, com golpes de facae chave de roda, no dia 5 de no-vembro de 2010, em um canavialda fazenda Kanashiro, no bairroLaranjeiras.

Page 27: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

- Sábado, 22 de dezembro de 2012 RETROSPECTIVA 2012/POLÍCIA - 27

POUSO FRUSTRADO! Avião caiu no município de Altônia, no Paraná, por causa de uma pane seca.

O avião teve umapane seca a apenas10 quilômetros doParaguai. O piloto eseu acompanhantenão se feriram.

DA REDAÇÃOCom cenas de cinema, os re-

pórteres do programa DomingoEspetacular, da rede Record,

Piloto de Olímpia foi preso com R$ 1 milhãoem contrabando após avião cair no Paraná

DA REDAÇÃOA vendedora olimpiense Jose

Teresinha Gibelli (foto), de 30 a-nos de idade, que atualmente estáresidindo na Alameda FlausinoFerreira, número 413, no bairroNova Barretos, em Barretos, foipresa pela Polícia Militar daquelacidade no dia 17 de outubro. Con-tra ela foi constatado um manda-do de prisão expedido pela 3.ªVara de Olímpia.

De acordo com o site O Diáriode Barretos, Jose Gibelli foi presaquando estava na calçada defron-te sua casa, durante operação sa-turação pelo bairro Nova Barre-tos, depois da polícia receber de-núncia anônima de que a mulherque residia no local estava sendoprocurada pela Justiça.

Ela foi condenada a 3 anos de

mostraram a apreensão, no ini-cio de novembro de aproxima-damente R$ 1 milhão em con-trabando que seriam revendidosna região. O piloto do avião,que iria pousar numa pistaclandestina em Barretos, embo-ra não tenha sido divulgado seunome, segundo informações, émorador de Olímpia.

Os repórteres do domingo es-petacular acompanharam o tra-

balho conjunto entre membrosda policia rodoviária federal eda receita federal, com o apoiodo Centro Integrado de DefesaAérea e Controle de Tráfego(Cindacta), flagraram contra-bandistas esperando mercadoriaque seria descarregada numapista clandestina no meio de umcanavial em Barretos.

Segundo a reportagem, o pi-loto teria sido alertado antes de

REGIONALIZANDO! Contra ela foi constatado ummandado de prisão expedido pela 3.ª Vara de Olímpia.

Acusada de dezenas de estelionatosem Olímpia foi presa em BarretosJose AparecidaGibelli, de 30 anos,foi encarcerada nacadeia feminina deColina.

reclusão em regime fechado porcrime de estelionato (171 do Có-digo Penal). Segundo um levan-

tamento realizado pela repor-tagem no site do Tribunal deJustiça de São Paulo (TJ), há17 processos criminaisprotocolados contra a ven-dedora Jose Terezinha Gibelli.Somente no início do mês deagosto ela esteve envolvida emtrês ocorrências de estelionato,isto ainda enquanto residia emOlímpia na Rua Coronel Fran-cisco Nogueira, número 624,no centro, passando, na opor-

tunidade, a totalizar 23 casosque estavam sendo investigadoscontra ela.

pousar e teria tentado retornarpara o Paraguay.

O avião que transportava ca-iu poucas horas depois no muni-cípio de Altônia, no Paraná. Pi-loto e copiloto não se feriram. Omotivo foi uma pane seca, ocor-rida a apenas 10 quilômetros doParaguai. A carga avaliada emUS$ 500 mil ou aproximada-mente R$ 1 milhão em equipa-mentos eletrônicos.

Page 28: Sábado, 22 de dezembro de 2012 - ifolha.com.br 2012 flip/jornalempdf...02 - OPINIÃO Sábado, 22 de dezembro de 2012 - Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David

28 - RETROSPECTIVA/ESPORTE Sábado, 22 de dezembro de 2012 -

ANO NOVO VIDA NOVA! Milton Aparecido é sócio benemérito e já foi vice-presidente do alviceleste no início da década de 90.

Irmãos Silva devem assumir presidência e vice em janeiro

DA REDAÇÃOEstá marcado para o próximo

dia 5 de janeiro a data para os ir-mãos Milton Aparecido da Silva(foto) e Airton Francisco da Silvaassumirem os cargos de presiden-te e vice, respectivamente, doOlímpia FC. O atual presidente,Valter Joaquim Bitencourt e o

Os empresáriosMilton Aparecidodas Silva e AirtonFrancisco da Silvavão comandar oalviceleste.

vice Jesus Ferezim, deverão renun-ciar no próximo dia 31 de dezem-bro.

Por outro lado, o Olímpia FCterminou na oitava colocação docampeonato Paulista da Série Bnesta temporada. A equipe, no“Tapetão”, conquistou a vagapara a fase final do campeonato,ocupando o lugar do Tupã, queperdeu os pontos por utilizar umjogador de maneira irregular.

Na fase decisiva, o timeolimpiense não conseguiu nenhu-ma vitória, ficando apenas emdois empates com o Novori-zontino, sendo derrotado duas ve-

zes pelo Fefecêe duas peloVotuporan-guense. Duran-te todo o cam-peonato, pordecisão de Bru-no Garisto, só-cio-proprietá-rio da BrumedSports, respon-sável pelo de-partamento defutebol do clu-be, foi mantidono comando da equipe o treina-dor Leston Júnior, mesmo, não

tendo classificado a equipe paraa fase final.