saae serviÇo autonomo de Água e esgoto de … · saae – serviÇo autonomo de Água e esgoto de...

8

Click here to load reader

Upload: vanthien

Post on 21-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CANAÃ DOS CARAJÁS - PA JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

Processo de Licitação nº 027/2017 - SAAE

Pregão Presencial n. 014/2017/SRP.

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE HIDROMETROS, TUBETES E DISPOSITIVOS DE CORTES PARA USO NA OPERAÇÃO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Aos 20 de julho de 2017, às 09 hrs, no Prédio Administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás - PA, na sala onde é instalada a Comissão Permanente de Licitação, a Equipe de Pregão, por seus membros, procedeu à análise dos pleitos de RECURSO ADMINISTRATIVO apresentados pelas empresas PLANCOMSERV CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP e STIVAL & SPANHOL LTDA.

Decorrido o prazo previsto em lei, que fora devidamente notificado em sessão, as interessadas apresentaram, tempestiva e regularmente, as peças de RAZÕES DE RECURSO, sendo conhecidos os pleitos sob estes aspectos.

Garantida manifestações dos demais interessados, a empresa COMÉRCIO ALVORA DE FERRAGENS E MANGUEIRAS EIRELI EPP apresentou, tempestiva e regularmente, CONTRARAZÕES.

DOS FATOS

Insurgem-se as recorrentes por terem tido desclassificadas as suas propostas de preços em razão de não cumprirem às exigências editalícias para apresentação das propostas.

Ambas estão requerendo a reconsideração da decisão para que possam participar da fase de lances do certame.

Dos Argumentos da empresa PLANCOMSERV CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP quanto à regularidade de sua proposta:

Page 2: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

Em seus argumentos a empresa recorrente alega que sua proposta é válida e que atende aos requisitos editalícios. Assevera que o julgamento da Pregoeira foi excessivamente formal e rigoroso, em razão da regularidade de sua proposta.

Alega que no início da sessão, por ocasião do credenciamento, apresentou declaração de pleno atendimento aos requisitos da habilitação e que por este motivo declarou que cumpria à todas as exigências do edital.

Mais adiante ressalta que a Administração deveria cumprir os termos do edital ao qual está vinculada e que não deveria afastar-se das exigências que incluiu no edital fazendo julgamentos fora das exigências previamente determinadas, bem como que deveria respeitar ao princípio da Isonomia.

Alega ainda que a administração julgou as propostas com desigualdade, oferecendo tratamento diferenciado aos licitantes, sem, no entanto, explicar ou indicar que tratamento seria esse ou por que considera que a Administração agiu em desrespeito aos princípios que norteiam os procedimentos licitatórios.

Ao final requer a reconsideração da decisão por julgar que sua proposta está em perfeita consonância com às exigências do edital.

Dos Argumentos da empresa STIVAL & SPANHOL LTDA quanto à regularidade de sua proposta:

Alega a recorrente que teve sua proposta desclassificada, por rigorismo excessivo, em razão de ter cometido erro material, uma vez que errou a grafia da marca cotada para os lotes I e II do certame.

A própria recorrente ressalta que a marca a ser cotada deveria ser HIDROMETER e que a mesma cotou HIDROMATER.

Informa que por ocasião da sessão apresentou catálogos que indicam a marca que efetivamente quis cotar.

Ao final requer a reconsideração da decisão por julgar que sua proposta atende a todos os requisitos editalícios e que as irregularidades apontadas não a invalidam para a participação no certame.

Dos Argumentos das empresas MASTER MATERIAS DE CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS LTDA EPP e H NOGUEIRA DA SILVA & CIA LTDA quanto à regularidade de sua proposta:

As empresas acima indicadas manifestaram sua intenção de recorrer no momento da sessão, no entanto, não juntaram razões escritas, o que não impede a avaliação das alegações e suas respectivas respostas, em especial por que terão o mesmo tratamento e resposta da empresa PLACOMNSERV, visto ser o mesmo fato que motivou a desclassificação desta empresa.

Page 3: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

DA ANÁLISE DAS ALEGAÇÕES

DA AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DE QUE O FRETE ESTÁ INCLUÍDO NOS PREÇOS PROPOSTOS E DA AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO LOCAL DE ENTREGA – PLANCOMSERV, MASTER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO e H NOGUEIRA.

As empresas recorrentes tiveram suas propostas desclassificadas por não incluírem em sua declaração de composição de custos dos preços, o frete, nos termos do Anexo III – Modelo de Planilha de Formação de Preços, como valor componente dos custos sob responsabilidade da empresa ou por não indicarem o local para entrega dos bens, nos termos do mesmo anexo.

Em síntese, analisando somente a questão principiológica da Vinculação ao instrumento convocatório, temos que a ausência de informações e a falta de atendimento aos requisitos do edital, por si só, já configuram em motivos para o afastamento das licitantes deste procedimento, em razão do não atendimento às exigências editalícias.

Pela simples e literal leitura do edital podemos verificar que a decisão da Pregoeira foi acertada na medida em que se deu dentro dos parâmetros definidos pelo edital, parâmetros esses de conhecimento público, e constantes da minuta de edital que estava em posse das recorrentes.

Se considerarmos, isoladamente, a obrigação que a administração pública tem em cumprir as normas editalícias que ela mesma determinou e considerando que não houve nenhuma impugnação quanto à forma ou ao conteúdo do referido edital, por certo que para garantir o atendimento aos princípios da legalidade e da isonomia, o pregoeiro e sua equipe devem cumprir às exigências a que estão vinculados por força do edital desta licitação.

Esse é o entendimento da doutrina e jurisprudência pátrias, vejamos:

Segundo Lucas Rocha Furtado, Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, o instrumento convocatório é a lei do caso, aquela que irá regular a atuação tanto da administração pública quanto dos licitantes. Esse princípio é mencionado no art. 3º da Lei de Licitações, e enfatizado pelo art. 41 da mesma lei que dispõe que “a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada”. (Curso de Direito Administrativo, 2007, p.416)

Sobre o tema, igual orientação pode ser encontrada no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e no Tribunal de Contas da União, como será a seguir demonstrado.

STF (RMS 23640/DF) EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA. PROPOSTA FINANCEIRA SEM ASSINATURA. DESCLASSIFICAÇÃO. PRINCÍPIOS DA VINCULAÇÃOAO

Page 4: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO E DO JULGAMENTO OBJETIVO. 1. Se o licitante apresenta sua proposta financeira sem assinatura ou rubrica, resta caracterizada, pela apocrifia, a inexistência do documento. 2. Impõe-se, pelos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo, a desclassificação do licitante que não observou exigência prescrita no edital de concorrência. 3. A observância ao princípio constitucional da preponderância da proposta mais vantajosa para o Poder Público se dá mediante o cotejo das propostas válidas apresentadas pelos concorrentes, não havendo como incluir na avaliação a oferta eivada de nulidade. 4. É imprescindível a assinatura ou rubrica do licitante na sua proposta financeira, sob pena de a Administração não poder exigir-lhe o cumprimento da obrigação a que se sujeitou. 5. Negado provimento ao recurso.

STJ - ADMINISTRATIVO. PROCEDIMENTO LICITATÓRIO. PREGÃO. PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO EDITAL. REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NÃO CUMPRIDO. DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA DIFERENTE DA EXIGIDA. O Tribunal de origem entendeu de forma escorreita pela ausência de cumprimento do requisito editalício. Sabe-se que o procedimento licitatório é resguardado pelo princípio da vinculação ao edital; esta exigência é expressa no art. 41 da Lei n. 8.666/93. Tal artigo veda à Administração o descumprimento das normas contidas no edital. Sendo assim, se o edital prevê, conforme explicitado no acórdão recorrido (fl. 264), "a cópia autenticada da publicação no Diário Oficial da União do registro do alimento emitido pela Anvisa", este deve ser o documento apresentado para que o concorrente supra o requisito relativo à qualificação técnica. Seguindo tal raciocínio, se a empresa apresenta outra documentação - protocolo de pedido de renovação de registro - que não a requerida, não supre a exigência do edital. Aceitar documentação para suprir determinado requisito, que não foi a solicitada, é privilegiar um concorrente em detrimento de outros, o que feriria o princípio da igualdade entre os licitantes.

O TRF1 também já decidiu que a Administração deve ser fiel ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório (AC 199934000002288)

“Pelo princípio da vinculação ao instrumento convocatório, ´a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada´ (Lei nº 8.666/93, art. 3º, 41 e 43, I). O edital é a lei da licitação. A despeito do procedimento ter suas regras traçadas pela própria Administração, não pode esta se furtar ao seu cumprimento, estando legalmente vinculada à plena observância do regramento”.

Igual é o entendimento do TCU quanto ao cumprimento das exigências editalícias:

TCU - Acórdão 966/2011 - Primeira Câmara. REPRESENTAÇÃO. LICITAÇÃO. POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM PREGÃO ELETRÔNICO. CONSTATAÇÃO DE ALGUMAS FALHAS RELACIONADAS À INOBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO. PROCEDÊNCIA PARCIAL. DETERMINAÇÃO.

Page 5: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

O princípio da vinculação ao instrumento convocatório obriga a Administração e o licitante a observarem as regras e condições previamente estabelecidas no edital

Por todo o exposto, conclui-se que a Administração Pública, no curso do processo de licitação, não pode se afastar das regras por ela mesma estabelecidas no instrumento convocatório, pois, para garantir segurança e estabilidade às relações jurídicas decorrentes do certame licitatório, bem como para se assegurar o tratamento isonômico entre os licitantes, é necessário observar estritamente as disposições constantes do edital ou instrumento congênere.

Passaremos, agora a analisar a questão sobre o prisma da obtenção da melhor proposta para a Administração Pública.

Alega a recorrente que a decisão da pregoeira acabou por excluir do processo licitatório potencial concorrente, o que acarretou na possível exclusão da proposta mais vantajosa, vejamos:

Por certo que a finalidade em si de um procedimento licitatório é a de conseguir a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, entretanto essa escolha não passa somente pela questão de formalidades das propostas ou do menor preço ofertado, deve ser obtida por meio do cotejo entre às exigências apontadas no edital e a garantia de que com o preço ofertado a licitante vencedora poderá cumprir satisfatoriamente com a execução do objeto licitado.

No caso em comento, temos que, uma das exigências para que a proposta fosse aceita era a de que o licitante incluísse em sua proposta uma declaração que informasse itens específicos de composição de custos (já listados pela administração) sendo estes tributos, encargos sociais e frete, e outros que se façam necessários ao cumprimento do contrato.

ANEXO III – PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

(...)

OBS: 1 – Declarar de que nos preços propostos encontra-se incluídos todos os tributos, encargos sociais, frete até o destino, e quaisquer outros ônus que porventura possam recair sobre a prestação dos serviços objeto da presente licitação; 2 – Acrescentar na tabela de preços, valores unitários, lote e global da proposta por extenso.

Se analisarmos o texto do anexo III em conjunto com o texto do item 31.8 do edital podemos verificar que o licitante poderá incluir informações e despesas que considerar relevantes para a formação do custo do objeto, mas não há nenhuma autorização para excluir as informações que já se encontram no edital ou para apresenta-las de forma genérica.

Cabe, ressaltar e entender o motivo pelo qual tal exigência é apontada como essencial para a formação do preço.

Page 6: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

O SAAE possui diversos fornecedores de várias partes do Brasil, fornecedores estes que atendem ao chamado de seus editais de licitação e se apresentam para participar dos certames licitatórios na expectativa de contratar com a Autarquia.

O que o órgão pretende com a exigência é o compromisso expresso dos licitantes de que estão cientes da necessidade de entrega dos objetos e serviços licitados nas dependências da autarquia sem custos adicionais ao órgão.

Ou seja, a autarquia considera primordial a declaração da licitante de que no caso de vir a contratar com a administração nada mais irá incluir de custos em suas faturas, e que o preço contratado já prevê despesas como frete, tributos e encargos sociais, tudo para manter a segurança jurídica do contrato e garantir que não haverá reclamações posteriores acerca de tais encargos.

Ocorre que em se tratando de direito administrativo, temos a premissa de que será aplicado o princípio da legalidade estrita valendo para fins jurídicos aquilo que está expressamente declarado e não aquilo que pode ser subentendido.

Ora, a recorrente alega que quando disse que todos os custos estavam incluídos quis dizer também o frete. Alegação que não pode prosperar em razão da própria declaração da recorrente.

Se assim fosse não haveria necessidade de elencar especificamente custos como encargos sociais e fiscais, material, mão de obra, licenças, ferramentas, equipamentos, entre outros citados na declaração pela licitante, bastaria dizer que todas as despesas estão incluídas.

Observamos que a licitante incluiu várias despesas não especificadas no edital e não incluiu aquela que é especifica e exigida para a classificação da proposta. Não fosse a declaração expressa necessária não haveria a recorrente indicado quais os itens com que se compromete especificamente.

Ressaltamos que cabe a Autarquia garantir que o contrato executado seja seguro e que não traga futuros problemas quanto aos custos de execução e litígios judiciais por cobranças que não estão devidamente estipuladas em seus editais e contratos. Ressaltamos que os custos aqui indicados são perfeitamente previsíveis e que cabe ao licitante informar que os considerou na formulação de sua proposta.

Por outro lado, o SAAE possui vários prédios em Canaã dos Carajás, sendo um deles, inclusive há aproximadamente 25km da sede do município no sentido da cidade de Parauapebas, e a definição do local aonde será entregue o material é necessária tanto para a Autarquia quanto para a licitante, visto que ambas terão a garantia de ver o contrato corretamente executado.

Ademais, o Anexo III, prevê a necessidade da informação do local de entrega dos produtos, incluindo inclusive campo específico para que a informação seja apresentada, era de esperar que as licitantes interessadas observassem as exigências do edital para que se apresentassem em condições de participar, o que não fizeram.

Quanto à alegação de que se trata de um erro formal, esta não deve proceder, em razão de que a consideração do frete, em razão do local de entrega, na formação do

Page 7: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

preço, poderá alterar sobremaneira a execução do objeto, aumentando o preço ofertado à limites que não serão suportados pela contratada e culminando em grande prejuízo para a administração pública.

Situação que se agrava quando a empresa está distante da sede da Autarquia e o edital de convocação veda a subcontratação do objeto do certame, situação que se amolda ao caso em tela.

Diante do exposto, seja pela consideração do princípio da Vinculação ao edital ou pelo princípio da busca da melhor proposta, ambos analisados sob o prisma da manutenção da segurança jurídica a decisão da desclassificação pela ausência de comprometimento da licitante com o frete ou pela falta de informações acerca do local de entrega dos bens deve ser mantida.

Nesta forma tem por bem esta Equipe de Pregão em julgar como IMPROCEDENTE o pleito apresentado.

Dos argumentos da empresa STIVAL & SPANHOL LTDA quanto ao erro na indicação da marca.

A empresa recorrente teve sua proposta desclassificada em razão de apresentar marca inexistente.

Para analisarmos a questão cumpre lembrar que a exigência da apresentação das marcas para os itens cotados pelas empresas em suas propostas é primordial para garantir a perfeita execução do objeto, visto que com a indicação as comissões de licitação podem verificar se o item atende ás especificações desejadas e se o preço apresentado se encontra dentro dos valores praticados pelo mercado.

Por outro lado, a indicação da marca na proposta permite que a administração fiscalize e exija o correto cumprimento do contrato evitando assim que uma empresa apresente cotação de produtos de qualidade equivalente aos exigidos no edital e depois entregue produtos de qualidade inferior pelo preço mais alto.

No caso em tela, a recorrente apresentou marca inexistente, o que não pode e não deve ser aceito pela administração, visto que sua recepção traz consigo a insegurança jurídica de um contrato cujo procedimento licitatório previa a entrega de uma marca e a contratada entregará outra ou outras durante a execução do fornecimento.

Ademais não se trata de erro material e sim de erro substancial, visto que a apresentação de uma marca inexistente invalida completamente a proposta, na medida em que a licitante não terá como executar o objeto e órgão não terá como avaliar o atendimento aos requisitos técnicos da mesma.

Consideremos também o fato de que não cabe complementação de documentos da proposta durante a sessão, ou seja, não cabe, no momento da proposta o licitante juntar documentos que já deveriam fazer parte da mesma.

Não é por outro motivo que o edital prevê na sessão da proposta que o licitante deverá indicar todas as informações que julgar necessárias a proposta, e não em momento posterior a sua desclassificação.

Page 8: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE … · SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ... RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCORRÊNCIA PÚBLICA ... alimento

Finalmente, cumpre esclarecer que a indicação de marca incorreta ou inexistente não é passível de correção pelo pregoeiro, como quer fazer acreditar a recorrente, e sim motivo de eliminação da proposta do certame em razão de não atendimento aos requisitos do edital.

Diante do exposto, esta comissão entende por bem julgar IMPROCEDENTE o recurso apresentado pela empresa STIVAL & SPANHOL LTDA.

II. Conclusão

Pelo apresentado, em face do Recursos Administrativos apresentados pelas empresas PLANCOMSERV CONTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP, STIVAL & SPANHOL LTDA, H NOGUEIRA DA SILVA & CIA LTDA e MASTER MATERIAS DE CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP, bem como das CONTRARAZÕES apresentadas pela empresa COMERCIO ALVORADA DE MANGEUIRAS E FERRAGENS EIRELI EPP, tem-se por bem em receber as peças recursais, vez que tempestivas e regulares e no mérito recomendar a apreciação para:

I. Julgar como IMPROCEDENTE o pleito de classificação das propostas apresentadas pelas recorrentes em face da inconsistência na declaração de composição do preço ofertado, visto ser o frete parte importante desta formação, da ausência de indicação do local de entrega e da inexistência de marca cotada. A manutenção da decisão de desclassificação das propostas das empresas PLANCOMSERV CONTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP, STIVAL & SPANHOL LTDA, H NOGUEIRA DA SILVA & CIA LTDA e MASTER MATERIAS DE CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA EPP se dá em razão da segurança jurídica da contratação, uma vez que os vícios apontados são relevantes e as informações omitidas ou informadas irregularmente são necessárias para a perfeita execução do objeto licitado.

Determina-se a publicação da presente decisão através dos meios de praxe, em especial o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará para sua plena divulgação e o regular prosseguimento do certame.

PATRÍCIA DOS SANTOS BRANCO Pregoeira – SAAE

Portaria 012/2017-SAAE