s2 business - institucional - 2013

27

Upload: danilo-gallo

Post on 02-Jun-2015

181 views

Category:

Business


3 download

DESCRIPTION

Conheça a empresa S2 Business, sua filosofia de trabalho e o foco em Business Intelligence (BI) como ferramenta de busca de resultado para as organizações.

TRANSCRIPT

Mais de 16 anos de experiência

• Ética • Transparência • Comprometimento • Confiança

Nossas sedes

Rua Diogo Moreira, 135 Pinheiros - 05423-010

Tel. +55 (11) 3813 2674

Rua Padre Duarte, 151 3º andar - 14800-360

Tel. +55 (16) 3333 5707

Av. Pres. Vargas, 2001 cj.141 - 14020-260

Tel. +55 (16) 3623 9101

O Grupo

• Experiência

• Qualificação

• Envolvimento

Equipes experientes e altamente qualificadas trabalham constantemente no aprimoramento das soluções e na construção de um relacionamento ainda mais sólido com seus clientes e parceiros.

04 empresas 80 colaboradores + de 350 clientes atendidos + de 170 projetos realizados somente nos últimos 12 meses

Quem somos? Através da aquisição de uma empresa especialista em negócios, a S2 Group cria a S2 Business, que conta com um grande histórico de sucesso na implementação de projetos.

O processo tem como foco principal o objetivo de atuação do cliente, sobre o qual se inicia a análise da real necessidade da empresa, pois conhecer o negócio é fundamental para a recomendação de metodologia e tecnologia.

A S2 Business não trabalha com “receitas de bolo”, já que cada negócio tem o seu diferencial e merece o conhecimento adequado.

Somos especialistas em implantação de projetos de Business Intelligence (BI) com foco total em busca de resultados ao negócio do cliente.

Pensamos principalmente em negócio e não em tecnologia simplesmente.

O que pensamos? Equívocos mais comuns

• Projetos de BI iniciam pela compra do software • Achar que conhece suficientemente bem o “seu negócio” • É um projeto grande, caro e distante da “nossa realidade” • É uma iniciativa da área de TI

Potenciais benefícios • Decisões baseadas em fatos • Menor tempo na obtenção da informação* • Quando, onde o no formato necessário • Unificação de informações de várias origens

Questões que podem ser respondidas Qual o comportamento dos seus clientes?

Qual a razão para o abandono dos seus clientes?

O que seus clientes tem em comum e por que?

Quem são os seus melhores vendedores?

Tem efetivamente lucro nos seus produtos & serviços?

Consegue comparar a performance da sua organização versus o orçamento para as várias áreas?

Qual a estrutura de receita por produto e pelas suas categorias?

Consegue seguir a estrutura de custos internos por mês versus orçamento?

Como obter resultado através das informações?

O valor da informação “no tempo”

Valor

tempo n

A gestão inteligente reduz o tempo...

...e aum

ente o

valor d

a info

rmação

• Buscar as informações na origem • Avaliar a qualidade do conteúdo

• Adequar ao formato correto • Tornar possíveis as análises

• Manter informações com segurança e em sigilo

• Armazenar em algum lugar acessível, com segurança, de forma padronizada, etc.

• Controlar alterações da origem, atualizar dados retroativos, unificar informações cadastrais, etc.

$

$

$ ?

Por que uma informação

demora pra ser obtida?

Como obter a informação rapidamente?

Através de painéis gráficos, chamados dashboards que são como verdadeiros cockpits para um piloto.

Neles as informações são organizadas e permitem de forma interativa com que sejam feitas análises rapidamente.

Além de permitir a análise “em profundidade” até o menor nível de detalhe possível de ser obtivo, por exemplo, um item de uma nota fiscal.

Também há a disponibilidade efetuar análises ad-hoc através de ferramenta de cruzamento de informações, como uma tabela dinâmica do Excel.

Vamos ver alguns exemplos nos próximos slides...

Exemplos de dashboards

Neste exemplo, vejam quanta informação centralizada em um mesmo dashboard de forma organizada e permitindo a interatividade necessária.

A

C

A – Camada de Filtros que são aplicados a todo o painel. No exemplo filtros de períodos de tempo Ano e Mês.

B – Faixa de Indicadores mais importantes da empresa, são utilizados para dar uma visão

global da companhia independente do assunto

abordado no painel.

B

C – Sinalizador (bolinha verde). Quando em “vermelho” pode indicar “alguma coisa fora do

padrão” dependendo da regra de negócio.

D

D – Camada de filtros aplicados ao assunto específico do painel,

no caso CUSTO.

Exemplos de dashboards

No mesmo exemplo, temos a informação “Custo” sendo disponibilizada em várias análises diferentes, permitindo uma visão abrangente sobre a informação.

1º. – Gráfico a evolução dos últimos 3 períodos.

2º. – Gráfico o comparativo das filiais com a média.

3º. – Gráfico, o comparativo entre estados.

4º. – aqui já temos até um comparativo entre 2 informações, Custo e Fila de espera da filial selecionado no gráfico acima.

1º. 2º.

3º. 4º.

Exemplos de dashboards

Temos vários outros exemplos em formatos e disposições diferentes. Tudo feito de forma personalizada e adequando-se a necessidade de cada gestor, cada cliente. Aplicamos os conceitos de análise e gestão de negócios ao desenvolvimento de plataformas específicas para cada caso.

Clientes e seus cases... Teresa Perez Tours é uma empresa de consultoria em viagens voltada para

um mercado de “clientes exigentes” e que buscam viagens com programações e serviços diferenciados. Com 21 anos de história está localizada em São Paulo (capital) e também Brasília (DF). A S2 Business desenvolveu no ano de 2012 uma plataforma de análises de indicadores focada nas áreas comercial e financeira, cujo principal objetivo foi consolidar as informações relativas as vendas identificando o retorno financeiro proporcionado nesse processo e viabilizando melhor otimização dos custos e alavancando a rentabilidade, identificando sazonalidades e acompanhando a evolução das ofertas de serviço. O projeto foi desenvolvido com a utilização da plataforma Microsoft SQL Server Business Intelligence Development Studio (BIDS) e as análises feitas através de tabelas dinâmicas em planilhas MS-Excel conectadas diretamente ao banco de dados multidimensional (OLAP).

Clientes e seus cases... Com experiência em diversos segmentos industriais, a Intereng Automação

Industrial é uma empresa especializada em oferecer equipamentos que proporcionam a idealização de soluções, tanto para a área de manufatura como para processos industriais. Tem sua sede na cidade de Jaboticabal desde 1991 e possui unidades de negócio também em Americana e Baurú. Atua principalmente nos segmentos de Açúcar e álcool, alimentício e bebida, automotivo e borracha, papel e celulose, têxtil, metalúrgico e mineração. Em 2012 a S2 Business implementou na Intereng um projeto de gestão de indicadores e acompanhamento de metas comerciais, trabalho feito anteriormente através de consolidações manuais de informações obtidas do seu ERP através de arquivos de dados em formato texto. A nova plataforma de BI proporcionou a agilidade, segurança e flexibilidade de utilização das informações.

Clientes e seus cases... A Novitech é uma empresa especializada em gestão de serviços de

telecomunicações, presta serviços para as maiores operadoras de telefonia celular do país e gerencia grande parte do tráfego, acesso a dados, registro de informações de seus clientes e mantem toda a infraestrutura em funcionamento com altos índices de excelência e desempenho. Com o aumento do volume de telefones celulares no Brasil, a Novitech teve a necessidade de ter uma plataforma de gestão dos seus indicadores de forma integrada, em ambiente web e com um nível de carga de dados em regime de missão crítica. O Data Warehouse é atualizado a cada 15 minutos centralizando informações de mais de 100 servidores distribuídos por todo o Brasil e os painéis de indicadores apresenta constantemente as informações de um período de até 3 anos históricos. É realmente um projeto excepcional, pois conta com um nível considerável de complexidade. A parceria da equipe técnica da Novitech foi fundamental para a obtenção do excelente resultado.

Clientes e seus cases... Fundado por Marcelino Champagnat em 1817, o Instituto Marista se dedica

à educação de crianças e jovens com a missão declarada de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Presente em 79 países e no Brasil desde 1897, o Instituto atua em todo país e divide-se em unidades administrativas responsáveis por levar a missão adiante em diferentes regiões. Uma delas é o Grupo Marista, que está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal e na cidade de Goiânia e atua nas áreas de educação – da escola à universidade –, solidariedade, saúde e comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos com o objetivo de contribuir entre si, compartilhando boas práticas de gestão, com foco na mesma missão. A S2 Business desenvolveu para o Grupo Marista o projeto de integração dos Demonstrativos de Rentabilidade (DRE) substituindo o trabalho de consolidação e distribuição manuais de planilhas eletrônicas através de e-mail aos gestores dos Colégios Marista. Com o aumento da confiabilidade e uniformidade das informações o projeto proporcionou agilidade no processo decisório, aumentou a frequência com que as informações são analisadas, antes mensalmente agora diariamente.

Clientes e seus cases... A AACD é uma instituição sem fins lucrativos e que presta assistência à

criança deficiente. Gerenciar os seus recursos que são, em grande parte, recebidos através de doações é fator fundamental para o atendimento a grande demanda. Com um projeto inovador chamado “Sala Situacional” a alta gestão da instituição faz reuniões diretivas e assembleias para os doadores onde consegue através de gráficos apresentados em monitores de TV distribuidos pela sala. São 7 monitores no total onde constam também imagens de câmeras de vigilância “ao vivo” e uma das telas reservada a apresentações em slides. O projeto foi desenvolvido com tecnologia de software open-source sem qualquer custo de licenciamento e com pequeno investimento em infraestrutura computacional (servidores e desktops). Detalhes nos próximos slides...

A demanda:

A AACD, através do seu CEO, solicitou a criação de uma Sala Situacional onde poderiam ser visualizados os indicadores de desempenho da organização para a apresentação ao conselho administrativo.

Nesta sala deveria haver monitores onde seriam projetados os indicadores agrupados por assunto em forma de gráficos e contendo uma central de controle para a seleção dos parâmetros de seleção de informações.

As informações deveriam ser fornecidas por diversos sistemas de origem e bases de dados heterogêneas e unificadas em um data warehouse.

Sala Situacional

A implementação:

O aplicativo desenvolvido permitiu a distribuição dos indicadores em televisores utilizados como monitores de vídeo e ligados a um computador desktop dimensionado para até 8 monitores.

Sala Situacional

A implementação:

A central de controle onde os parâmetros são selecionados e atualiza os demais painéis:

Sala Situacional

A implementação: Painéis de indicadores:

Sala Situacional

A implementação: Outros painéis também foram desenvolvidos e estão disponíveis para a utilização. Basta selecioná-lo e projetá-lo em um dos monitores:

Sala Situacional

A metodologia e suas recomendações A metodologia

The Datawarehouse Life Cycle Toolkit - Ralph Kimball

Diferenciais Partir da necessidade de negócio

• Empresas que implementam tecnologias de BI normalmente são vendedores de software;

• A S2 Business tem o foco voltado totalmente para projetos recomenda o software de acordo com a necessidade do “negócio” do cliente;

Utilizar software livre em sistemas de Gestão Aplicar a metodologia adequada Buscar resultado para o cliente com o investimento em TI

Danilo Gallo (16) 3623-9101 / (16) 3446-4724

(16) 9236-8221 / (11) 9-7579-2599 [email protected]